Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

19
Simulador de ECG Manual do usuário Revisão D - Abril/2001

description

Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20Marca EMAIFabricante TRANSMAI

Transcript of Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

Page 1: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

Simulador de ECG

Manual do usuário Revisão D - Abril/2001

Page 2: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

2

Índice Capítulo 1 – Introdução 04 Nota de propriedade 04 Retirando o simulador da embalagem 04 Uma visão rápida do simulador 06 Capítulo 2 - Operação do equipamento 06 - 09 Ligando o simulador 07 Utilizando as funções do simulador 08 Restrições ao uso 09 Capítulo 3 - Dicas 10 - 14 Aferição do cardiotacômetro 11 Ajuste da velocidade do papel 11 Ajuste de ganho 11 Ajuste de amortecimento 12 Testes de condições de alarme 12 Ajuste da linha de base 13 Aferição de linearidade dos amplificadores 13 Verificação dos filtros passa-altas 13 Verificação dos filtros passa-baixas 14 Verificação da rejeição da freqüência da rede elétrica 14 Capítulo 4 - Cuidados e manutenção 15 - 19 Cuidados 16 Armazenamento do simulador 16 Limpeza do simulador 16 Manutenção 16 Problemas? 16 Especificações 17 Suporte Técnico 18 Certificado de Garantia 19

Page 3: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

3

Capítulo 1

Introdução

Page 4: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

4

Nota de propriedade

As informações contidas neste documento são de propriedade da Transmai Equipamentos Médicos Hospitalares Ltda e não podem ser duplicadas em parte ou em sua totalidade sem autorização por escrito da Transmai. Até a data desta publicação, todos os esforços foram feitos para garantir a exatidão das informações contidas neste manual. Entretanto, nenhuma garantia é dada de que este manual esteja livre de erros. Transmai reserva-se no direito de fazer as alterações que julgar necessárias no manual ou no produto sem qualquer aviso prévio. SX-20 é marca registrada da Transmai Equipamentos Médicos Ltda.

Retirando o simulador da embalagem Verifique se a caixa do simulador contém os itens abaixo relacionados em boas condições:

• Simulador de ECG modelo SX-20; • 1 bateria de 9V.; • Manual de instruções. Caso qualquer um dos itens acima relacionados, apresentar algum dano visível notifique o revendedor ou a transportadora imediatamente. Observações: O simulador deve ser armazenado ou transportado em sua embalagem. Guarde a literatura impressa para referência. Envie a ficha de registro, que se encontra no final do manual, para a Transmai o mais rápido possível.

Page 5: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

5

Uma visão rápida do simulador O painel frontal do simulador é o responsável pela interação do operador com o equipamento, através dele o operador realiza os ajustes necessários do simulador. A seguir, observe o desenho do painel frontal do simulador em detalhes.

O painel traseiro apresenta as informações de modelo e número de série do

equipamento, além de conter o compartimento da bateria de 9 volts. Observe-o com detalhes a seguir:

Page 6: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

6

Capítulo 2 Operação do equipamento

Operação do equipamento

Page 7: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

7

Ligando o simulador Abra o compartimento da bateria e conecte a mesma ao clip interno. Ao fechar, tome cuidado para não prender o cabo do clip na tampa de fechamento do compartimento. Ligue o simulador colocando a chave liga/desliga na posição “ON”. O display mostrará o número 2, indicando que está na função de ECG com 80 BPM (batimentos por minuto). Após alguns segundos, o número apaga (para economizar a bateria), ficando apenas um ponto no display. Este ponto estará piscando na mesma freqüência da onda que está sendo gerada. Conecte o cabo de ECG nos pinos do simulador, sendo que as terminações devem ser ligadas como descrito na tabela abaixo:

Ligações das terminações Pino do Simulador Padrão Americano Padrão Europeu RA - Braço Direito RA - Branco R - Vermelho LA - Braço Esquerdo LA - PRETO L - Amarelo LL - Perna Esquerda LL - Vermelho F - Verde RL - Perna Direita RL - Verde N - Preto CHEST - Tórax V - Marron C - Branco As siglas utilizadas no simulador são equivalentes ao padrão americano, significando respectivamente: RA - “Right Arm” - Braço Direito LA - “Left Arm” - Braço Esquerdo LL - “Left Leg” - Perna Esquerda RL - “Right Leg” - Perna Direita CHEST - Tórax

Page 8: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

8

Utilizando as funções do simulador O SX-20 é de fácil utilização, pois todas as suas funções são selecionadas através de uma única tecla. O conjunto completo de suas funções aparece no painel frontal, e segue abaixo para referência.

Função Curva Freqüência 0 30 BPM 1 60 BPM 2 80 BPM 3 120 BPM 4

ECG

240 BPM 5 10 Hz 6 40 Hz 7 50 Hz 8 60 Hz 9

SENOIDAL

100 Hz A 2.0 Hz B TRIANGULAR 2.5 Hz C 0.125 Hz D QUADRADA 2 Hz E PULSO 1 Hz

O SX-20 sempre que é ligado, inicializa com a função 2 selecionada. Após aproximadamente 5 segundos ligado, sem que se pressione a tecla SELECT, o display se apaga para economia da bateria, ficando apenas o ponto indicador de freqüência piscando, sincronizado com a freqüência selecionada. Ao pressionar a tecla SELECT com o display indicativo da função apagado, visualiza-se a última função selecionada; reassionando-se novamente a tecla, troca-se para a função seguinte. Após a última função do conjunto de seleções (função E), retorna para a função 0. O ponto indicador de freqüência, sempre piscará na freqüência selecionada. Para as freqüências mais altas, parecerá estar continuamente aceso, pois o olho humano não consegue acompanhar. Para as ondas de ECG, o ponto piscará sincronizado com a onda R.

Page 9: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

9

Quando o display está apagado, o segmento central é o indicador de bateria fraca. Se ele acender, significa que a tensão da bateria está abaixo de 6,8V. Nestas condições, o simulador ainda continuará funcionando por aproximadamente 20 horas (com bateria alcalina), só que a amplitude das ondas decairá gradualmente com a tensão. Entretanto, a estabilidade da freqüência continuará garantida até que a bateria não consiga mais manter o simulador funcionando. Se a exatidão da amplitude for necessária, troque a bateria logo que o indicador de bateria fraca acender. Caso contrário, ela poderá ser utilizada até o fim.

Restrições ao uso Jamais utilize este simulador em testes com desfibrilador ou bisturi elétrico, sob risco de danificá-lo permanentemente.

Page 10: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

10

Capítulo 3 Dicas

Dicas

Page 11: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

11

Todas as ondas geradas pelo SX-20 possuem ±5% de exatidão (exceto para função pulso, que é de ±10%) na amplitude, e ±0,5% de exatidão na freqüência. O SX-20 gera 5 formas de onda em 15 combinações, com amplitudes e freqüências bem conhecidas. Com isto, é possível realizar os procedimentos descritos a seguir.

Aferição do cardiotacômetro Como a freqüência do simulador apresenta uma exatidão muito boa, pode-se aferir a calibração de cardiotacômetros de monitores, utilizando as ondas de ECG do simulador e verificando o desvio da freqüência cardíaca apresentada pelo monitor.

Ajuste da velocidade do papel Os eletrocardiógrafos mais antigos utilizavam um motor diretamente ligado à rede, com velocidade determinada por sua construção, e velocidade do papel obtida pela redução de engrenagens. Os eletrocardiógrafos mais modernos utilizam motores C.C. ou motores de passo, e geralmente possuem um ajuste de velocidade. Para calibrar a velocidade de 25 mm/s, injete uma onda quadrada de 2 Hz (função D) através do simulador e faça o ajuste para que a distância entre 8 ciclos consecutivos seja de 100 mm. Exemplo da impressão:

Ajuste de ganho

Colocando-se o monitor ou eletrocardiógrafo na derivação DIII, onde se tem uma amplitude de 1 mV para o sinal de saída do simulador, pode-se ajustar tanto o ganho do monitor, como o ganho do eletrocardiógrafo, sendo que para o último deve-se ter uma deflexão de 1 cm no papel do mesmo. Este ajuste deve ser feito com os filtros desligados, e pode ser feito com o sinal de ECG do simulador, embora o mais indicado seja fazê-lo com ajuda das ondas quadradas.

Page 12: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

12

Ajuste de amortecimento Este ajuste é muito importante em eletrocardiógrafos, pois permite compensar a atenuação do sinal para altas freqüências. Esta atenuação é devida ao atrito do estilete com o papel, pressão do estilete, temperatura do estilete e velocidade de deslocamento do eixo do galvanômetro. É necessário que a posição, a pressão e a temperatura do estilete sejam calibradas previamente. Selecione no simulador a onda quadrada de 2 Hz (função D) e calibre o eletrocardiógrafo de modo a obter, no centro do papel, uma onda quadrada com no máximo 0,5 mm de “overshoot” (picos). Observe a figura abaixo:

Testes de condições de alarme

Devido à larga faixa de freqüências de ECG apresentadas pelo simulador (30 a 240 BPM), pode-se testar as condições de alarme do monitor, selecionando as diversas freqüências do simulador e observando os alarmes de bradicardia e taquicardia do monitor. Também é possível testar o alarme de assistolia do monitor, simplesmente desligando o simulador. Para testar a detecção de eletrodo solto do monitor ou eletrocardiógrafo, basta desconectar, uma a uma ou combinadas, as terminações do cabo de paciente dos pinos do simulador. Note que nem todos os eletrodos são usados em todas as derivações, como mostra a tabela abaixo:

Derivação Eletrodos usados para captar o sinal de ECG

Eletrodo de referência

D I RA LA LL D II RA LL LA D III LA LL RA a VR LA & LL RA RL a VL RA & LL LA RL a VF RA & LA LL RL

V RA & LA & LL V RL

Page 13: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

13

Ajuste da linha de base Consiste em posicionar a linha de base do sinal no centro da área destinada ao seu traçado. No caso do eletrocardiógrafo, consiste no alinhamento do estilete com a linha central da gratícula do papel, permitindo que o galvanômetro trabalhe sempre na porção central da faixa de movimento. Para este ajuste, conecte o monitor ou o eletrocardiógrafo no simulador desligado e ajuste o sinal.

Aferição de linearidade dos amplificadores Para que o sinal mostrado não sofra distorções, é necessário que os amplificadores do sinal do paciente sejam lineares em toda sua faixa de atuação. Ligue o monitor ou o eletrocardiógrafo no simulador com a onda triangular de 2 Hz (função A) e na derivação V, e verifique se a onda mostrada pelo equipamento sob teste é perfeitamente linear, ou seja, tanto na subida quanto na descida, a onda triangular deve apresentar retas sem distorções.

Verificação dos filtros passa-altas Todo monitor ou eletrocardiógrafo tem internamente um filtro passa-altas responsável pela rejeição de níveis C.C. do sinal captado do paciente. Para testá-lo utilize a onda quadrada de 0,125Hz do simulador (função C), sendo que o equipamento sob teste apresentará a onda representada abaixo:

Medindo-se o tempo t em segundos, pode-se determinar aproximadamente a freqüência de corte inferior do filtro de sinal, a partir da equação:

f [Hz] = 1/((2*Π/5)*t[s])

Page 14: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

14

Verificação dos filtros passa-baixas Todo monitor ou eletrocardiógrafo tem internamente um filtro passa-baixas responsável pela limitação da faixa de freqüências do sinal de ECG. Para testá-lo use o conjunto de ondas senoidais do simulador. Para tanto, coloque o simulador na onda senoidal de 10Hz (função 5) e faça a medição da amplitude do sinal apresentado pelo equipamento. Para um monitor que apresenta um filtro passa-baixas de 100Hz, com os filtros desligados, injete a senóide de 100Hz do simulador (função 9), e meça a amplitude do sinal apresentado pelo equipamento, que deve ser aproximadamente multiplicada por 0,7 do valor apresentado para a senóide de 10Hz. Para um monitor que apresenta um filtro passa-baixas de 40 Hz, com os filtros ligados, injete a senóide de 40 Hz do simulador (função 6), e faça a medição da amplitude do sinal apresentado pelo equipamento, que deve ser aproximadamente multiplicada por 0,7 do valor apresentado para a senóide de 10Hz.

Verificação da rejeição da freqüência da rede elétrica Como o ruído induzido pela rede elétrica no paciente atinge valores elevados, todo monitor ou eletrocardiógrafo apresenta um filtro de rejeição para a freqüência da rede, que dependendo da localidade pode ser de 50Hz ou de 60Hz. Para testar a rejeição à freqüência da rede, injete pelo simulador uma senóide de 50Hz (função 7) ou 60Hz (função 8), dependendo da configuração do equipamento sob teste, e verifique a rejeição do sinal apresentado nas condições de filtros ligados e desligados.

Page 15: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

15

Capítulo 4 Cuidados e manutenção

Cuidados e Manutenção

Page 16: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

16

Armazenamento do simulador Como outros equipamentos eletrônicos, o SX-20 deve ser guardado em lugar seco e com limites normais de temperatura (0°C a 60°C). Remova a bateria sempre que o simulador for guardado por longo período de tempo.

Limpeza do simulador O simulador deve ser limpo apenas com um pano macio levemente umedecido com álcool ou água e sabão neutro. Tenha o cuidado de utilizar um pano sem impurezas a fim de não riscar o gabinete de ABS e o painel de policarbonato.

Manutenção O simulador somente deve ser reparado pela Assistência Técnica ou pessoal autorizado. Uma manutenção inadequada pode causar um funcionamento do equipamento fora de suas especificações.

Problemas? A tabela seguinte apresenta os problemas mais comuns encontrados durante a monitoração. Leia com atenção antes de enviar o equipamento para Assistência Técnica.

Problema Causa provável Solução Sem Bateria Verifique se existe bateria conectada,

em caso negativo coloque uma bateria. Simulador não liga

Bateria esgotada Troque a bateria Filtros do monitor ligados

Haverá uma redução da amplitude quando da simulação com filtros ligados, portanto, se eles estiverem ligados, desligue-os. Use ondas quadradas para verificar a amplitude com melhor precisão.

Terminais conectados de forma incorreta

Verifique a ligação dos terminais, de acordo com o especificado no painel do simulador.

Ajuste da derivação Verifique se está na derivação correta para a amplitude desejada.

Amplitude incorreta

Bateria fraca Verifique a indicação de bateria fraca, se acesa, troque a bateria.

Page 17: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

17

Especificações Alimentação:

Bateria de 9V, com acesso externo e 80 horas de uso contínuo com bateria alcalina (sendo 60 horas de uso normal e 20 horas de uso com indicação de bateria fraca).

Dimensões: Altura: 25 mm Largura: 60 mm Profundidade: 95 mm

Temperatura de operação: 0°C a 50°C.

Temperatura de armazenamento: 0° a 60°C.

Peso: 0,08 kgf (sem bateria).

Ondas geradas pelo simulador:

Amplitude:

DI (LA-RA): 1,75 mV DII (LL-RA): 2,75 mV DIII (LL-LA): 1,00 mV C-RL: 5 mV

Page 18: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

18

Exatidão: Amplitude: ± 10% Freqüência: ± 0,5%

Na função pulso, o simulador gera uma seqüência de pulsos, com as características abaixo: Amplitude:

DI (LA-RA): 6,35 mV DII (LL-RA): 10,0 mV DIII (LL-LA): 3,65 mV C-RL: 18,2 mV

Largura de pulso: 4,0 ms Freqüência: 1,0 Hz Exatidão:

Amplitude: ± 10 % Freqüência: ± 0,5% Largura de pulso: ± 1,0%

Suporte Técnico

Se o seu simulador SX20 apresentar problemas na operação, contate a Transmai imediatamente. Você pode telefonar para nosso Serviço de Assistência Técnica entre 8:00 hs e 17:00 hs, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados. O telefone é:

(11) 2335-1000 Quando for entrar em contato conosco, por favor, tenha sempre a mão as seguintes informações: • Número de série da unidade que apresenta problema. • Os passos específicos que reproduzem seu problema. • Um telefone para contato. Se você preferir, pode entrar em contato com a Transmai através de carta, enviando-a para: Transmai Equipamentos Médicos Hospitalares Ltda. Av. Maria Estela, nº 33 04180-010 São Paulo - SP - Brasil A/C: Departamento de Assistência Técnica Ou ainda, enviando sua mensagem através do correio eletrônico no endereço: [email protected]

Page 19: Manual do Usuário Simulador de ECG SX-20

19

CERTIFICADO DE GARANTIA

Este aparelho tem garantia de 1 (um) ano a partir da data de compra, contra defeitos de fabricação desde que observados as seguintes condições: A-) Devolução do Cartão-Aviso devidamente preenchido à fábrica no prazo de 10

(dez) dias após a compra. B-) Uso correto, cuidadoso e somente em voltagem indicada. C-) Consertos somente em revendedores autorizados ou na própria fábrica. D-) Apresentação da Nota Fiscal de Compra, deste certificado corretamente

preenchido na eventual necessidade de reparos. Em caso de conserto na fábrica enviar junto com o aparelho: A-) Revendedores: Nota fiscal de remessa para conserto. (nenhum outro

documento terá validade) ATENÇÃO: B-) Hospitais, Médicos, Clinicas, Santas Casas: Carta em papel timbrado contendo

nome e assinatura do proprietário ou responsável, endereço, telefone, cidade e estado, CNPJ, CPF ou CRM e indicar se deseja orçamento prévio.

Revendedor: ______________________________________________________ Endereço: ________________________________________________________ Cidade: _________________________ Estado: __________________________ Aparelho: _____________________________________ Nº: ________________ Nota Fiscal: _______________________ Data: _____________________________

Av. Maria Estela, 33 - Jd. Maria Estela - Cep.: 04180-010 - São Paulo - SP

Brasil (0**11) 2335.1000 - Fax: Ramal 210 E-mail: [email protected]