Manual Shift

7

Click here to load reader

description

Esse é o manual de uso do sistema shift.

Transcript of Manual Shift

Page 1: Manual Shift

UFRA - Informát ica Agrár ia

Shift - Logística Reversa

Manual de Uso

Page 2: Manual Shift

S H I F T

qual animal a ração a ser produzida se destina,

desta forma aproveitando da melhor maneira os

nutrientes destes alimentos. Com o aproveitamento

de restos de alimentos que antes iriam para o lixo ou

na melhor das hipóteses alimentariam apenas porcos,

pode-se aproveitar melhor os restos proporcionando

a produção de ração para diversos animais, desta

forma contribuindo para a diminuição desta onda de

desperdícios que de acordo com Fernandes (2001) no

Brasil chega a 150 bilhões por ano.

L O G Í S T I C AR E V E R S A

Em casa, na feira, nos restaurantes. Poucas

pessoas têm a completa consciência sobre o

desperdício de alimentos que produzem todos os

dias. Desperdiçar é o mesmo que extraviar o que

pode ser aproveitado para benefício de outrem, de

uma empresa ou da própria natureza (VAZ, 2006).

conhecimentos de logística reversa que consiste

em usar o sistema para,(ecplicar o conceito

de logistica reversa) a partir de cardápios

prontos retirar todos os possíveis nutrientes

ali empregados, para conforme o cardápio ou

(características dos alimentos do dia) definir para

De acordo com Teixeira (2000) o desperdício é

proveniente da sobra de alimentos (alimentos

preparados e não distribuídos). O projeto consiste

no aproveitamento dos restos de alimentos

desperdiçados por restaurantes universitários

para o preparo de ração ou adubos. Aplicando

Tecnologia a favor da Sutentabilidade

SOBRE O PROjETO

O Projeto Shi f t consiste no desenvolv imento de um sof tware que monitora o processo d e a p r o v e i t a m e n t o d o s r e s t o s d e a l imentos desp erdiçados p or res t aurantes univers itár ios para o preparo de ração ou adubos .

P O R q U E é ú T I l E S S E S I S T E m A ?

T E C n O l O g I A E F E R R A m E n TA S

XP-DEVé um sistema de controle de versão livre/open-source. Isto é, o Subversion gerência arquivos e diretórios, e as modificações feitas neles ao longo do tempo. Isto permite que você recupere versões antigas de seus dados, ou que examine o histórico de suas alterações. Devido a isso, muitas pessoas tratam um sistema de controle de versão como uma espécie de “máquina do tempo”. NETBEANS

O NetBeans IDE é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software nas linguagens Java, C, C++, PHP, Groovy, Ruby, entre outras. O IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS.

MYSQLO MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGDB), que utiliza a

linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do ingles Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.

O s i tema é uma fer rament a de cont role de logist ica reversa a lém de monitorar o processo de aproveitamento, o s itema faz a rastreabi l idade do produto gerado, locais onde foram rea l izado as estapas do processo. , reg istro de componentes do pro duto, méto dos ut i l i zados , e quip amentos usados , Apl icação do produto, nutr ientyes cont idos e t ipo de embalagem.

Page 3: Manual Shift

T E C n O l O g I A E F E R R A m E n TA S

JAVA

java é uma linguagem orientada a objetos. Tem um conjunto de bibliotecas de classes que implementam a funcionalidade básica para tipos de dados básicos, I / O,interface de rede e gráficos. java tem uma sintaxe próxima da linguagem C + + para facilitar a sua adoção por designers. (ECKEl, 2009). Algumas bibliotecas e componentes utilizadas no projeto foram:

JAVA P E R S I S T E N C E API -jPA define um caminho para mapear Plain Old java Objects POjOs para um banco de dados, estes POjOs são chamados de beans de entidade. Beans de Entidades são como qualquer outra classe java, exceto que este tem que ser mapeado usando java Persistence metadata, para um banco de dados.

JUNIT FR AMEWORk

Para criação de testes automatizados na linguagem java, facilitando a criação dos testes com apresentação dos resultados onde pode ser verificado se o comportamento dos métodos de uma classe funcionou da forma esperada.

PRIMEFACESPrimefaces um componente visual pronto que compõe o jSF ( java Server Faces ) que possibilitou customizar o projeto com um pouco menos de esforço.

SE L E N I UM Ferramenta para testes de aplicação Web.

Hibernate framework para mapeamento de objeto-relacional escrito em java, que pos-sibilitou o mapeamento dos atributos en-tre a base de dados e os modelos objetos da relação.

TELA INICIAL

A Tela inicial vem com apresentação do problema em e recomendações de possiveis soluções. Possui um menu lateral esquerdo com três categorias Inicio, Cadastro e Lote.

Na categoria cadastro possui nove sub-categorias, Cardápio, Item, Local, Etapa, método de trituração, equipa-mento, aplicação, nutrientes e embal-agem.

Page 4: Manual Shift

TELA CADASTRO

A Tela Cadastro, podemos cadastrar um item no qual o usuário ao clicar na sub-categoria item, o sistema irá mos-trar uma tabela com todos os itens ca-dastrado, para inserir clicar em novo insira o nome e clique em salvar.

O cadastro cardápio usuário entra com dados nome, e atravez de uma lista de itens cadastrados o usuario in-sere no cardápio.

No cadastro local na primeira tela o sis-tema lista todos os locais cadastrados. No botão novo o usuário entra com nome e detalhes depois clica em salvar.

No cadastro etapa na primeira tela o sistema lista todas as etapas cadastra-das. No botão novo o usuário entra com nome e adiciona os locais dis-poniveis um uma lista.

TELA CADASTRO

Page 5: Manual Shift

TELA CADASTRO

No cadastro metodo de trituração na primeira tela o sistema lista todas os metodos cadastrados. No botão novo o usuário entra com nome e detalhes depois clica em salvar.

No cadastro equipamentos na primei-ra tela o sistema lista todas os equipa-mentos cadastrados. No botão novo o usuário entra com nome e detalhes depois clica em salvar.

TELA CADASTRO

No cadastro aplicação na primeira tela o sistema lista todos as aplicações cadas-trados. No botão novo o usuário entra com nome e detalhes depois clicar em salvar.

No cadastro nutrientes na primeira tela o sistema lista todas os nutrientes cadastrados. No botão novo o usuário entra com nome e detalhes depois cli-car em salvar.

Page 6: Manual Shift

TELA CADASTRO

No cadastro embalagem na primeira tela o sistema lista todas as embala-gens cadastradas. No botão novo o usuário entra com nome, massa e de-talhes depois clica em salvar.

No cadastro pesagem na primeira tela o sistema lista todos as pesagens ca-dastradas. O usuário entra com mas-sa, data da pesagem, cardapio e local depois clica em salvar.

TELA CADASTRO

Após salvar pesagem o sistema mostrará proxima etapa que será secagem, trit-uração, pelotização e embalagem. Todas as etapas, deveram ser transportada ao interagirem, pois o sistema irá fazer o rastreamento do processo.

Page 7: Manual Shift

EqUIPE:A l c i n ê s J u n i o rC a r l o s H u g o L o p e sF a b i o B e z e r r aJ o e l C a s t r oR a f a e l T a v a r e sL u i s R e i sV a n c l e s s i o C u n h aV i c t o r P e r e s