Marcela Karam - Projeto Moradia Estudantil

2
TÉRREO ESCALA 1:400 BICICLETÁRIO CAIXAS DE CORREIO WC ALMOXARIFADO ADMINISTRAÇÃO/RECEPÇÃO MEZANINO/BIBLIOTECA ÁREA DE ESTAR LANCHONETE IMPLANTAÇÃO ESCALA 1:500 ESCADA ESCADA Exemplo de pavimento tipo ESCALA 1:400 ESCADA ESCADA Exemplo de pavimento tipo superior ao exemplicado ao lado ESCALA 1:400 1 2 3 4 A forma do L usada para congurar a edicação é usada também para congurar verticalmente as unidades, tornando facilitada a identicação delas no todo. unidades coletivas unidades padrao Essa disposição permite a heterogeneidade de tipos de habitação e habitantes num mesmo pavimento. Não há a segregação das tipologias. 1 Elevação sudeste 2 Elevação nordeste 3 Elevação noroeste 4 Elevação sudoeste Conguração horizontal. Em destaque o pavimento exemplicado abaixo. Composição e relação entre as unidades padrão, coletiva e familiar. MORADIA ESTUDANTIL UFSC ÁREA TOTAL ~ 11000 m² ÁREAS ÍNTIMAS ~ 7000 m² ÁREAS COLETIVAS ~ 4000 m² habitantes/área² ~ 1/30 = 0,03 hab/m² padrão coletivo familiar áreas coletivas A implantação da nova edicação se encontra na porção menos irregular do terreno, tomando a parte da frente da moradia existente. O acesso à edicação se dá através de uma praça com lojas e serviços, nivelada com a rua, onde é separado o público dos estudantes/moradores. Rampa e escada ligam os 5m de desnível entre a praça e os edifícios. O nível da rua é servido de árvores frutíferas para toda a comunidade. As unidades habitacionais estão localizadas nas fachadas nordeste e norte, devido a melhor orientação solar. É proposta uma intervenção nos prédios existentes com a colocação de painéis de madeira em toda a fachada noroeste que funcionam como brise nessa fachada de maior insolação no período da tarde. UFSC A sobreposição e união das unidades são conguradas de modo a não gerar um pavimento que á somente replicado em altura, como mostrado nas guras. Nesse projeto, propõe-se blocos-tipo que são compreendidos na sua verticalidade, de forma a não gerar um pavimento igual a outro, proporcionando dinâmica nas circulações horizontais (sem congurar corredores «enclausurantes») e também na fachada da edicação. Os blocos-tipo são: - 8 Blocos-tipo padrão. Formado por 5 unidades padrão em L e capacidade total de 160 alunos. - 1 Bloco-tipo familiar. Formado por 5 unidades familiares em L e capacidade total de 20 alunos. - 9 Blocos-tipo coletivo. Formado por 3 unidades coletivas e acessíveis a todos e capacidade total de 180 alunos. Total 360 alunos N

description

Projeto Moradia Estudantil - Projeto 5 - Arquitetura e Urbanismo UFSC

Transcript of Marcela Karam - Projeto Moradia Estudantil

Page 1: Marcela Karam - Projeto Moradia Estudantil

TÉRREOESCALA 1:400

BICICLETÁRIO

CAIXAS DECORREIO

WC

ALMOXARIFADO

ADMINISTRAÇÃO/RECEPÇÃO

MEZANINO/BIBLIOTECA

ÁREA DEESTAR

LANCHONETE

IMPLANTAÇÃOESCALA 1:500

ESCADA

ESC

AD

A

Exemplo de pavimento tipoESCALA 1:400

ESCADA

ESC

AD

A

Exemplo de pavimento tipo superior ao exemplicado ao lado ESCALA 1:400

1

2

3

4

A forma do L usada para congurara edicação é usada também paracongurar verticalmente as unidades,tornando facilitada a identicação delasn o t o d o .

unidadescoletivas

unidadespadrao

E s s a d i s p o s i ç ã o p e r m i t e a hete rogene idade de t ipos de habitação e habitantes num mesmopavimento. Não há a segregação dastipologias.

1 Elevação sudeste

2 Elevação nordeste

3 Elevação noroeste

4 Elevação sudoeste

Conguração horizontal.Em destaque o pavimento exemplicado abaixo.

Composição e relação entre as unidades padrão, coletiva e familiar.

MORADIA ESTUDANTIL UFSCÁ R E A T O T A L ~ 1 1 0 0 0 m ²Á R E A S Í N T I M A S ~ 7 0 0 0 m ²Á R E A S C O L E T I V A S ~ 4 0 0 0 m ²habitantes/área² ~ 1/30 = 0,03 hab/m²

padrão coletivo familiar áreas coletivas

A implantação da nova edicação se encontra na porção menos irregular do terreno, tomando a parte da frente da moradia existente.O acesso à edicação se dá através de uma praça com lojas e serviços, nivelada com a rua, onde é separado o público dos estudantes/moradores. Rampa e escada ligam os 5m de desnível entre a praça e os edifícios. O nível da rua é servido de árvores frutíferas para toda a comunidade.

A s u n i d a d e s h a b i t a c i o n a i s e s t ã o l o c a l i z a d a s n a s f a c h a d a s n o r d e s t e e n o r t e , d e v i d o a m e l h o r o r i e n t a ç ã o s o l a r .

É proposta uma intervenção nos prédios existentes com a colocação de painéis de madeira em toda a fachada noroeste que funcionam como brise nessa fachada de maior insolação no período da tarde.

UFSC

A sobreposição e união das unidades são conguradas de modo a não gerar um pavimento que á somente replicado em altura, como mostrado nas guras. Nesse projeto, propõe-se blocos-tipo que são compreendidos na sua verticalidade, de forma a não gerar um pavimento igual a outro, proporcionando dinâmica nas circulações horizontais (sem congurar corredores «enclausurantes») e também na fachada da edicação.

Os blocos-tipo são:- 8 Blocos-tipo padrão. Formado por 5 unidades padrão em L e capacidade total de 160 alunos.- 1 Bloco-tipo familiar. Formado por 5 unidades familiares em L e capacidade total de 20 alunos.- 9 Blocos-tipo coletivo. Formado por 3 unidades coletivas e acessíveis a todos e capacidade total de 180 alunos.

Total 360 alunos

N

Page 2: Marcela Karam - Projeto Moradia Estudantil

FAMILIAR PADRÃO

COLETIVO

VISTA GERAL OESTE

VISTA DA ENTRADA DO NOVO EDIFÍCIO

PERSPECTIVA NA ALTURA DO PEDESTRE/FACHADAS SUL E SUDESTE

PERSPECTIVA NA ALTURA DO PEDESTRE/FACHADA SUDESTE E NORTE

VISTA GERAL COM ENTORNO

PLANTA BAIXAUNIDADE PADRÃOESCALA 1:200

PLANTA BAIXAUNIDADE COLETIVAESCALA 1:200

Pro

po

sta

pa

ra a

MO

RA

DIA

EST

UD

AN

TIL

da

UFS

C -

Pro

jeto

de

Ma

rce

la M

ac

ha

do

Ab

i Ka

ram

09131041

UFS

C -

Arq

uite

tura

e U

rba

nis

mo

- P

roje

to V

- P

rofs

. R

ica

rdo

So

ca

s e

Jo

ão

Se

rra

glio

2012-2

A circulação vertical é composta por 3 caixas de escada e 1caixa de elevador + escada, distribuídos de 36 em 36m, de forma a cumprir as distâncias máximas exigidas e norma.

A circulação horizontal proposta tem relação direta com a composição das unidades habitacionais.Onde se localizam as unidades padrão, a circulação é afastada da fachada e tem 1m de largura, ela possibilita a observação de outros pavimentos da moradia.

Já na localidade das unidades coletivas a circulação alcança a fachada, sendo esta, nessa porção um jardim vertical,formando locais de estar para todos os moradores.

A proposta proporciona ao estudante a variação e a dinâmica no percursoaté a sua unidade.

HORTA NO ÚLTIMO PAVIMENTO

LAVANDERIA

SALÃO DE FESTAS/DANÇA

A lavanderia é composta por 16 máquinas de lavar e quatro tanquesde apoio, uma mesa cent ra l e armários para a locação de materiaisde limpeza. Está localizada no último pavimento para diminuir a possibilidadede inltração, já que demanda muitaágua.

O salão de festas, localizado noprimeiro pavimento, que também podeser utilizado como sala para dança,contempla uma copa e banheiros, alémda área livre.

A horta está localizada no último pavimento, com grande área para p l a n t a ç ã o . S e u f e c h a m e n t olateral é composto por painéis demadeira na fachada sudeste, e guarda-corpo a noroeste.

1 bloco-tipo padrão e composto por 5 unidades com capacidade de 4 alunos, em quartos individuais,c a d a u m a . Esses 4 moradores compartilham a cozinha, o banheiro e a área d e e s t a r e x t e r n a .

A circulação horizontal externa, que permite acesso a essas unidades tem aproximadamente 1m de largura e é d i s tanc iada da fachada, proporcionando dinâmica interna. Os moradores terão a visibilidade dos outros pavimentos da edicação.

1 bloco-tipo coletivo e formado por 3 unidades coletivas. As unidades coletivas tem capacidade para 8 alunos cada uma, dispostos em beliches divididas em 4 quartos. Essas unidades se conguram na forma de duplex de forma que a parte intima/os quartos se localizam em cima e as áreas comuns no pavimento inferior. A transição pode ser feita tanto pelas escadas e elevadores da edicação, quanto por escadas menores e externas (uma por bloco).

Esse bloco-tipo congura, em sua circulação horizontal externa locais de estar, quando faz tal circulação, de aproximadamente 3m, encontrar a fachada da edicação.

CIRCULAÇÃO

ABERTURAS

As aberturas são compostas pelo vão de 80 x 250 cm. As esquadrias são do tipo guilhotina, que permitem a colocaçãosobreposta de painéis de madeira cuja função é controlar a passagem de luz,como um brise, sem impedir a circulaçãode ar e a visibilidade da paisagem.

FACHADA PLANIFICADA

A fachada se congura at ravés da compos ição das un idades e mesc la mate r ia i s . No fechamentodestas, no encontro com as suas esquadrias, são utilizadas placas cimentícias. A dinâmica da fachada é reforçada pelos painéisd e m a d e i r a q u e t ê m a f u n ç ã o d e b r i s e - d i m i n u e m a q u a n t i d a d e d e l u z d i r e t a n o s q u a r t o s . O fechamento das fachadas de circulação horizontal é feito pos painéis metálicos perfurados, que possibilitam a entrada de luz e passagem do vento e por jardins verticais.