material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS...

24
IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL Material de Estudo Interno da Igreja Messiânica Mundial do Brasil

Transcript of material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS...

Page 1: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIALDO BRASIL

Material de Estudo Interno da Igreja

Messiânica Mundial do Brasil

Page 2: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

2

Page 3: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

3

Material de Estudo

INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 5

ORIGEM E SIGNIFICADO DO KYOSHU E DO TRONO ........................................ 5

ADOçãO DA DESIGNAçãO KYOSHU DENTRO DA NOSSA IGREjA ................................................ 5

A MUDANçA DA ESTRUTURA ORGANIzACIONAl DA IMM EM 1950, ApóS A pRISãO DE MEISHU-SAMA .................................................................................... 6

O ESTAbElECIMENTO DO TRONO DE KYOSHU ...................................................................... 7

CONSTITUIçãO DA IGREjA MESSIÂNICA MUNDIAl – IGREjA MãE E IGREjAS COlIGADAS ...................................................................... 7

NASCIMENTO DA IGREjA MãE E IGREjAS COlIGADAS (“IGREjAS FIlIAIS”) ..................................... 7

ESTRUTURA DA IGREjA MãE ATé jANEIRO DE 2018 ............................................................... 8

O “NOvO” TRONO DE KYOSHU ...................................................................................... 8

CÂNONES DA IMM ....................................................................................................... 9

A ATUAl pURIFICAçãO DA IGREjA .................................................................... 10

DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA .. 12

Page 4: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

4

Page 5: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

5

INTRODUÇÃO

Senhores Ministros, Missionários, Membros, Funcionários e amigos da Igreja Messiâ-nica Mundial do Brasil, como é do conhecimento de muitos dos senhores, nossa igreja está passando por um intenso processo de purificação, iniciado no Japão, envolvendo a Igreja Mãe e o Quarto Líder Espiritual, Sr. Yoichi Okada. Naturalmente, esse processo produz consequências nas igrejas de todo o mundo, incluindo nosso país.

Ante nossas limitações humanas, acatamos esse processo purificador como mais uma oportunidade concedida por Deus e Meishu-Sama para aprofundarmos nossa fé e aprimorarmos nossas condições de servir. Neste sentido, a Direção da Igreja Mes-siânica Mundial do Brasil, cuidadosamente preparou o material que agora compar-tilha, apontando os esclarecimentos necessários para que todos os senhores possam refletir e compreender de maneira abrangente o contexto de todo o processo. Bem como, as razões do posicionamento adotado por nossa igreja no Brasil, perante os fatos apresentados.

Na alternância entre purificação e crescimento, sigamos dedicando incansavelmen-te para corresponder a Vontade Divina, buscando fortalecimento espiritual e sabedoria para que, o quanto antes, possamos todos testemunhar a desarmonia aparente ser con-vertida em verdadeira harmonia, como nos ensina Meishu-Sama.

Origem e significado dos termos Kyoshu e Trono de Kyoshu Inicialmente, é importante esclarecermos a origem e significado dos termos Kyoshu

e Trono de Kyoshu dentro da nossa Igreja. A palavra Kyoshu significa, em sua origem, “senhor dos Ensinamentos”. Na nossa

Igreja, ela ganhou o significado de “líder espiritual”. “Trono de Kyoshu” é a expressão que utilizamos para designar a posição de líder espiritual da Igreja.

Nesse sentido, a palavra “trono” simboliza o “lugar” no qual a pessoa que virá a desempenhar a função de líder toma assento. Portanto, quando dizemos “Kyoshu” ou Trono de Kyoshu é a posição e não a pessoa.

Adoção da designação Kyoshu dentro da nossa Igreja

Para compreendermos a origem do uso do termo Kyoshu dentro da nossa Igreja, é importante conhecer um pouco do seu contexto histórico.

Após o término da Segunda Guerra Mundial e com a promulgação da lei de liberda-de religiosa, Meishu-Sama institui, em 1947, a Igreja Kannon do Japão e se torna seu conselheiro, continuando a ser chamado de Grão-Mestre, Dai Sensei.

Porém, em 4 de fevereiro de 1950, ao fundar a Igreja Messiânica Mundial [Sekai Meshiya (Kyusei) Kyo], Meishu-Sama declarou que, a partir daquele momento, deve-

Page 6: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

6

riam se referir a ele como Kyoshu. Nesse mesmo dia, numa entrevista que concedera a uma jornalista, ao ser perguntado sobre a razão para ele ter se tornado Kyoshu naquela ocasião, Meishu-Sama respondeu: “Isto significa que eu cheguei até o ponto de me manifestar como “representante de Deus” (kami no daikosha).”(Shinkan, 148) É impor-tante ressaltar que Meishu-Sama se referiu à sua pessoa.

A mudança da estrutura organizacional da IMM em 1950, após a prisão de Meishu-Sama

Alguns meses após a fundação da Igreja, Meishu-Sama fora preso devido a falhas na estrutura organizacional daquela época. A esse respeito, temos a seguinte passagem no livro Luz do Oriente:

“em junho de 1950, a Igreja deu início à reforma da Organização, pois fica-ra claro que a perseguição religiosa fora motivada pela falta de estruturação necessária à expansão da Igreja e pelo desconhecimento das leis. Paralela-mente, refletindo-se sobre a inesperada prisão do Fundador, concluiu-se que ela ocorrera por ser ele o Líder Espiritual e, ao mesmo tempo, o Responsável e o Representante [legal] da entidade jurídica denominada Igreja Messiânica Mundial.Logo depois que ele voltou da prisão, todos os cargos foram extintos e, em seu lugar, foi instalada a “Comissão Organizadora da Reconstituição da Igre-ja Messiânica Mundial”, que, acatando as idéias do Fundador, estabeleceu o seguinte projeto:- Abolir o sistema em que o Líder Espiritual acumula o cargo de Represen-tante [legal] e adotar o sistema de Presidência do Conselho Administrativo;- Estabelecer o sistema de diretores, em número fixo de onze pessoas (entre os quais, o Presidente do Conselho Administrativo e três diretores executi-vos);- Criar o cargo de fiscal, em número de três pessoas;- Implantar o sistema de diversos conselheiros.Com isso, o Fundador deixou a posição de Responsável [legal] da Igreja, sen-do substituído por Naoyoshi Okussa. Assim, foi organizado um sistema em que todas as responsabilidades burocráticas ficavam ao encargo dos fiéis.” (LO, vol. 2)

Uma vez estabelecida a nova forma de organização da Igreja, Meishu-Sama, naque-la época, implantou um sistema de colegiado adequado à Lei da Pessoa Juríca Religio-sa que seria promulgada no ano seguinte, em 1951.

Page 7: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

7

O estabelecimento do Trono de KyoshuNa literatura messiânica, não consta nenhum registro sobre a utilização da expressão

“Trono de Kyoshu” por Meishu-Sama, que também não expressou claramente como seria sua sucessão. O registro que consta é o de um diálogo com sua esposa, Yoshi Okada no qual ele diz: “Se, por desígnio Divino, eu vier a ascender, estarei protegen-do-a do Mundo Espiritual. Por isso, aqui no Mundo Material, você deve dedicar-se à sagrada obra de salvação do mundo — a construção do Paraíso Terrestre.”

Com a Ascensão de Meishu-Sama, os diretores da Igreja realizaram, na mesma noite, uma reunião extraordinária e, com o desejo de manter a união da Igreja, tomaram a decisão de acolher, provavelmente, baseando-se no ensinamento Elo Espiritual, Yoshi Okada como Líder Espiritual. Assim, foi instituído o Trono de Kyoshu dentro da nossa Igreja. Após a ascenção da Segunda Líder, quem a sucedeu foi Itsuki Okada, Terceira Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

CONSTITUIÇÃO DA IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL – IGREJA MÃE E IGREJAS COLIGADAS

Em 1985, quando a Igreja estava sob a liderança da Terceira Líder Espiritual, a Igreja passou por uma grande purificação que a dividiu em três grupos: Shinsei (Renascimen-to), Saiken (Reconstrução) e Goji (Proteção).

Nascimento da Igreja Mãe e Igrejas Coligadas (Igrejas Filiais)Como havia discordância entre os três grupos sobre uma série de assuntos, inclusive

com relação as atribuições do Líder Espiritual, e sobre as atividades a serem desenvolvi-das por cada grupo, visando ao desenvolvimento da Igreja, chegou-se à conclusão que cada grupo deveria se empenhar no trabalho de difusão de acordo com suas convic-ções, desde que continuassem respeitando estritamente a base da Doutrina Messiânica.

Em 2000, graças ao acordo de reconciliação, nasceu o sistema de Igreja Mãe e Igrejas Coligadas (Igrejas Filiais). As Igrejas Coligadas eram: Toho no Hikari (Saiken), Izunome (Shinsei) e Su no Hikari (Goji).

O novo sistema Igreja Mãe e Coligadas é regido pelo estatuto que foi elaborado em comum acordo entre as três Igrejas e referendado pelo Quarto Líder Espiritual, Kyoshu--Sama.

O Trono de Kyoshu está estabelecido dentro da Igreja Mãe e seu jishoi [a posição que ele ocupa no tempo/espaço] está vinculado a ela, que é dirigida pelos represen-tantes das Igrejas Coligadas. Sendo que o número de diretores de cada Igreja é propor-cional ao número de fiéis de cada uma. O mandato da presidência da Igreja Mãe é de três anos.

Page 8: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

8

Estrutura da Igreja Mãe até janeiro de 2018

O “novo” Trono de KyoshuPara compreendermos qual era o entendimento de todas as partes acerca do proces-

so de restabelecimento e da missão do Trono de Kyoshu dentro da Igreja reconciliada, é de fundamental importância olharmos para as palavras da Terceira Líder Espiritual, proferidas no Culto do Início da Primavera de 1998, no Templo Messiânico de Atami:

[...] Hoje, é a nomeação do Quarto Líder. Após o longo período de conflitos que atravessamos, o Trono que lega a Sagrada Obra de Meishu-Sama, foi restabelecido sob novo acordo e o Quarto Líder Espiritual – Kyoshu-Sama – assumirá sua função e ocupará este trono.

[...] Agora, Meishu-Sama já se encontra solidamente assentado no coração de cada um dos senhores. É lógico que esse sentimento deverá ser sempre renovado através das peregrinações ao Solo Sagrado, porém, é preciso dei-xar a postura de “fazer para Deus, para Meishu-Sama”, para a de “fazer pelo bem da humanidade”, “pela salvação do maior número de pessoas possí-vel”, “pela felicidade das pessoas”, “pela saúde das pessoas”, “pela purifica-ção das pessoas”, enfim, é preciso que as nossas atividades de dedicação se ampliem voltadas sempre para fora. Isto, sim, é ser útil a Deus, útil a Meishu--Sama. Foi por este motivo que Meishu-Sama criou o novo Trono de Kyoshu.[...] (Terceira Líder Espiritual, Itsuki Okada, no Culto do Início da Primavera, 4/02/1998)

Igreja Messiânica Mundial

(Coligada)Igreja Izunome

(Coligada)Igreja Su no Hikari

(Coligada)Toho no Hikari

Trono de Kyoshu

(Igreja MãeIgreja Messiânica Mundial

Igreja MãeIgreja Messiânica Mundial

Diretoria:

Toho no Hikari:3 representantes

Izunome:3 representantes

Su no Hikari:1 representante

Page 9: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

9

Cânones da IMM

Com o objetivo de elucidar as principais funções atribuídas ao Líder Espiritual da IMM, transcrevemos alguns capítulos e artigos do texto dos “Cânones da Igreja Messiâ-nica Mundial” referentes a este assunto.

Capítulo I - (...)

Artigo 4 – A Doutrina da Igreja Messiânica Mundial será fundamentada nos Ensina-mentos Originais e Ensinamentos Editados pela Igreja Messiânica Mundial.

Parágrafo Único - Ensinamentos Originais são os Ensinamentos apresentados pelo próprio Fundador, e os Ensinamentos Editados são Ensinamentos compilados e edita-dos pela Igreja Messiânica Mundial, com base nos Ensinamentos Originais.

Artigo 5 – O Líder Espiritual dá continuidade à Sagrada Obra do Fundador e unifica a Igreja Messiânica Mundial fundamentada na Doutrina da mesma.

Parágrafo Primeiro – O Líder Espiritual é o símbolo da união de todos os membros da Igreja.

Parágrafo Segundo – O Líder Espiritual utilizará o sobrenome Okada.

Artigo 6 – O Líder Espiritual será escolhido com base nas Normas da Família do Fundador e será empossado pela Diretoria da Igreja.

Capítulo II – Do Líder Espiritual.

Artigo 7 – O Líder Espiritual outorgará as Imagens Sagradas e os “Ohikari”.

Artigo 8 – O Líder Espiritual oficializará os atos litúrgicos da Igreja.

Artigo 9 – O Líder Espiritual definirá os princípios fundamentais sobre a Doutrina, os Atos Litúrgicos e a construção do Solo Sagrado.

Artigo 10 – O Líder Espiritual realizará o reconhecimento dos Certificados de Quali-ficação Sacerdotal de acordo com a solicitação feita pelas Igrejas Filiais.

Artigo 11 – O Líder Espiritual realizará o reconhecimento daquele(s) que aprova-rá(ão) a escolha do Presidente da Igreja, dos Diretores da Igreja Mãe e dos Presidentes das Igrejas Filiais.

Artigo 12 – O reconhecimento a ser realizado pelo Líder Espiritual conforme está defini-do nestes cânones, é um ato religioso e solene concernente à Sagrada Obra do Fundador.

Artigo 13 – O Líder Espiritual poderá, com a aprovação da Diretoria, indicar um representante que executará suas funções em seu nome.

Page 10: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

10

A ATUAL PURIFICAÇÃO DA IGREJA

Como mencionamos anteriormente, entre 1985 e 1997, nossa Igreja viveu 12 longos anos de purificação. Por volta do início da década de 1990, diante da falta de diálogo e acordo entre os três grupos, a Terceira Líder Espiritual tomou a decisão de se retirar e permanecer em oração, até que os três grupos entrassem em um acordo e voltassem a se unir em prol de um só objetivo dentro da Obra Divina.

Nesta fase da purificação, a diretoria da nossa Igreja, junto com seu corpo de minis-tros, missionários e membros envidou todos os esforços no desenvolvimento da Obra de Salvação da humanidade e construção do Paraíso Terrestre. E, graças à permissão e proteção de Deus e Meishu-Sama, conseguimos realizar, durante esse período, uma grande expansão de nossa Igreja no mundo todo.

No Brasil, tivemos a permissão de ampliar de forma significativa o número de mem-bros, de unidades religiosas e de igrejas. Tivemos a permissão de estabelecer e expan-dir a Agricultura Natural, bem como de iniciar e concluir a construção do primeiro Solo Sagrado fora do Japão. Nesse período, vimos ser inaugurado o Solo Sagrado da Tailândia, o início da difusão na África, no Sri Lanka, enfim, a expansão da Luz de Sal-vação de Meishu-Sama e seus ensinamentos para mais de 80 países.

Movidos pela convicção que herdamos de nossos antecessores, de que o Trono de Kyoshu herda a sagrada obra de Meishu-Sama e representa o símbolo da unificação dos membros, a diretoria dos três grupos se empenhou de corpo e alma para consoli-dar o acordo de reconciliação e merecer o retorno de Sandai Kyoshu-Sama, superando mágoas e ressentimentos surgidos dos conflitos vivenciados.

Outra questão delicada que tiveram que enfrentar naquele momento foi com re-lação a quem seria o Líder Espiritual. Afinal, para nós, da Igreja Izunome (Shinsei), o Kyoshu ainda era a Terceira Líder Espiritual, Itsuki Okada. Mas para a Igreja Toho No Hikari (Saiken) o Líder Espiritual instituído já era o atual Quarto Líder Espiritual, neto de Meishu-Sama, Sr. Yoichi Okada.

Porém, através do acordo de reconciliação, institui-se o sistema de Igreja Mãe e Igre-jas Coligadas, estabelecendo o Trono de Kyoshu dentro da Igreja Mãe. Acordou-se que a Terceira Líder abdicaria do Trono em favor do Quarto Líder, e este se tornaria o Líder Espiritual das três Igrejas sob o aconselhamento da Terceira Líder.

Neste momento, é importante ressaltar que, apesar deste acordo ter sido celebrado entre as diretorias das três igrejas coligadas, na Igreja Izunome, foi necessário um gran-de esforço por parte da direção para o Quarto Líder ser aceito no coração dos mem-bros, pois, como mencionamos há pouco, a Terceira Líder ainda estava viva e, para muitos, naturalmente, a Líder Espiritual era ela.

Entretanto, graças, em grande parte, à interlocução do reverendíssimo Tetsuo Wa-

Page 11: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

11

tanabe, as palavras do Quarto Líder Espiritual começaram a ganhar ressonância no coração dos membros, dando origem, através da orientação do presidente Watanabe, a importantes práticas como a Prática do Sonen, que foram incorporadas na vivência cotidiana da fé messiânica, permitindo-nos alcançar grandes milagres.

Porém, com o passar do tempo, as palavras do Líder Espiritual, começaram a apre-sentar, pouco a pouco, conceitos que divergem da doutrina messiânica, o que co-meçou a causar preocupação na 3ª Líder Espiritual, no reverendíssimo Watanabe e diretores. Para agravar a situação, como o Quarto Líder designou o filho, Sr. Masaaki Okada, para representá-lo como seu assessor e portador do seu pensamento – confor-me é possível verificar no texto datado do dia 08/01/2016, que consta nos anexos deste material –, as palavras do Sr. Masaaki devem ser consideradas como a própria forma de pensar do Quarto Líder Espiritual.

Conforme os cânones da Igreja estabelece, uma das atribuições do Líder Espiritual é “definir os princípios fundamentais sobre a Doutrina”, porém, é necessário lembrar que “a Doutrina da Igreja Messiânica Mundial será fundamentada nos Ensinamentos Originais e Ensinamentos Editados pela Igreja Messiânica Mundial” e que, os “Ensina-mentos Originais são os Ensinamentos apresentados pelo próprio Fundador, e os En-sinamentos Editados são Ensinamentos compilados e editados pela Igreja Messiânica Mundial, com base nos Ensinamentos Originais.”

Portanto, todo e qualquer conteúdo doutrinário da nossa Igreja deve estar claramen-te fundamentado nas escrituras sagradas, que nos foram legadas por Meishu-Sama.

Sendo assim, no cumprimento de suas responsabilidades e prerrogativas, a direto-ria da Igreja Mãe solicitou ao Líder Espiritual, por mais de 20 vezes, esclarecimentos sobre os fundamentos dos novos conceitos e definições que ele e o seu representante, Sr. Masaaki, vinham apresentando sobre vários temas consolidados dentro da doutrina messiânica. Contudo, não foram atendidos.

É importante ressaltar que a Igreja Mãe é guardiã de todos os ensinamentos de Meishu-Sama, publicados e não publicados. Mesmo ainda não estando traduzidos para outros idiomas, todos os ensinamentos de Meishu-Sama que o Quarto Líder Espiritual tem em mãos são do conhecimento da Igreja.

Além disso, faz-se necessário esclarecer também que o conteúdo das palavras pro-feridas pelo Quarto Líder Espiritual em cada Igreja Coligada nem sempre é o mesmo. Portanto, algumas divergências apontadas pela Igreja Mãe, até a presente purificação, não era do nosso conhecimento, mas estão devidamente documentadas nos registros das Igrejas, como é o caso da Igreja Su no Hikari. Outro ponto a ser observado é que, a partir de 2014, o conteúdo das palavras do Quarto Líder Espiritual no original em japonês, diferem um pouco dos textos traduzidos para o inglês e o português.

Existe também o registro das palavras do Sr. Masaaki, proferidas na ocasião de en-contros (mesa redonda) com ministros, funcionários e seminaristas do exterior ligados

Page 12: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

12

à Igreja Izunome. Os registros dessas palavras foram distribuídos para todos os funcio-nários da Igreja Izunome após terem sido devidamente conferidos e corrigidos pelo Sr. Masaaki. Portanto, eles estão de acordo com a intenção do autor e com o pensamento do Quarto Líder Espiritual.

A partir de agora, citaremos alguns trechos dessas palavras, cujos originais em japo-nês e respectivas traduções serão apresentados na íntegra, nos anexos deste material que serão disponibilizados à medida que todas as traduções forem concluídas.

Divergências entre as orientações de Kyoshu-Sama e os ensinamentos de Meishu-Sama

Palavras do Quarto Líder Espiritual

“No budismo, chama-se de transmigração das almas ou metempsicose o pensamento de que todas as formas de vida repetem ciclos de renascimentos por meio de diferentes formas e assim vivem eternamente.

Meishu-Sama também nos ensinou que o ser humano renasce (no sentido de reencarnar).

Porém, na ocasião em que Meishu-Sama anunciou sobre a vinda do Mes-sias, em 5 de junho de 1954, com relação a si mesmo, ele afirmou “não se trata de renascer [no sentido de reencarnar], mas de “nascer de novo”1 . Pen-so que o fato de ele ter nos esclarecido esse ponto significa que Meishu-Sa-ma nos legou um novo ensinamento, ou seja, em essência, não se tratava de uma existência que renasce (reencarna) como na transmigração das almas.

Dentro de cada um de nós, existem fatores hereditários que foram criados por Deus e são transmitidos de geração em geração, da parte dos antepas-sados para seus descendentes. Nesse sentido, é certo que as influências de pessoas de um passado específico são fortemente manifestadas em nós. Por exemplo, creio que o fato de Meishu-Sama ter mencionado que ele próprio é a reencarnação do Princípe Shotoku guarda este sentido.

Entretanto, a nossa alma não é algo criado. Ela é a própria alma do Deus Criador. A alma de Deus - que é a nossa essência - de forma alguma renasce ou reencarna. Após nós deixarmos esse mundo, não retornamos ao plano terrestre novamente.2” (Edição extra do informativo Shin Zen Bi, publicada pela Igreja Su no Hikari, 1º/08/2017)

1 Na tradução deste texto em português, consolidada historicamente no livro Luz do Oriente, a expressão original “nascer de novo” [em japonês se diz atarashiku umareru] recebeu um acréscimo que não consta do original em japonês: a expressão “nesta vida”. Em suas palavras, mesmo nas traduções para a língua inglesa, o Quarto Líder Espiritual, não menciona a expressão “nesta vida”.2 No original: 私たちは、この世を去った後、再びこの地上に戻ってくることはないのです。[Watashi tachi ha, kono yo wo satta ato, futatabi kono chijo ni modotte kuru koto ha nai no desu.]

Page 13: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

13

Afirmações do Sr. Masaaki:

Em 5 de junho de 1954, Meishu-Sama declarou: “O Messias nasceu”, “Nasceu de novo”. Então, nesse momento, ele disse: “Não é reencarnar.” “Não é reencarnar”, viu? Isto é uma grande reviravolta. Afinal, a maioria dos ensinamentos de Meishu-Sama, até então, tem a reencarnação como premis-sa. Inclusive os ensinamentos relacionados às camadas do Mundo Espiritual. (...) Eu acredito que, com um sentimento totalmente renovado, Meishu-Sama recebeu um novo ensinamento de Deus e sentiu: “Puxa! É isto. Era totalmen-te diferente. Eu estava enganado”, referindo-se inclusive às coisas que ele próprio viera pregando até então. (22 de fevereiro de 2016)

Em vários Ensinamentos, Meishu-Sama pregou sobre diversos assuntos tendo como premissa a “reencarnação”. Por exemplo, ele se dizia a reen-carnação do Príncipe Shotoku. Finalmente, porém, em 1954, quando ele nasceu de novo, nos falou: “Não é reencarnar. É nascer de novo”. Penso que isso ocorreu porque Deus lhe ensinou, naquele momento que, “a sua consciência não é uma vida eterna de reencarnação contínua e, sim, uma existência que, como Messias, filho de Deus, perdurará eternamente.

Sendo assim, para nós, talvez, aquela expressão “Não é reencarnar” soava como uma simples afirmação, mas, para Meishu-Sama, era algo inusitado, era uma reviravolta muito, muito grande. Tanto que Meishu-Sama declarou: “eu também me assustei”. Isto porque o seu pensamento até aquele momen-to sempre foi o da reencarnação. (14 de abril de 2016)

Page 14: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

14

Ensinamentos de Meishu-Sama

Assim, o espírito vive no Mundo Espiritual durante alguns anos ou dezenas deles, quando for por um período breve, ou centenas de anos, quando for por um tempo mais prolongado, e renasce no Mundo Material. Desse modo, o homem nasce e morre por muitas e muitas vezes. Creio que a expressão “Rin-ne Tensho” (transmigração das almas e reencarnação) que os budistas usam, se refere a isso.

“Vida e Morte” 5 de fevereiro de 1947 – Alicerce do Paraíso vol.3 edição revi-

sada

Deus, concedendo diferentes missões e características a cada pessoa e alternando a vida e a morte, está fazendo evoluir Seu plano em direção ao objetivo estabelecido. Portanto, concluímos que o bem e o mal, a guerra e a paz, a destruição e a construção, não passam de processos necessários à evolução.

“Camadas do Mundo Espiritual”, 5 de fevereiro 1947

vol.3, edição revisada

“O tempo que o homem leva para reencarnar é bastante variável, podendo a reencarnação ocorrer cedo ou tarde. A rapidez ou atraso são determinados pela própria vontade da pessoa. Quando alguém morre e tem muito apego a este mundo, reencarna mais cedo. Mas isso não traz bons resultados, porque no Mundo Espiritual a purificação é mais rigorosa e, quanto mais tempo o espírito lá permanecer, mais será purificado. Quanto mais purificado estiver, mais feliz será ao reencarnar. No caso de reencarnação prematura, a puri-ficação não foi completa, restando impurezas que deverão ser purificadas neste mundo.” (Reencarnação, Alicerce do Paraíso, Vol. 3, 23/10/1943)

Page 15: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

15

A afirmação de que, após desencarnar, uma “pessoa” não retorna mais ao plano terrestre, não somente diverge completamente do ensinamento de Meishu-Sama como também, desconstrói vários outros conceitos fundamentais da fé messiânica, pois, como o próprio Sr. Masaaki afirma: “a maioria dos ensinamentos de Meishu-Sama, até então, tem a reencarnação como premissa”. Ou seja, os alicerces dos ensinamentos de Meishu-Sama estão sendo demolidos. Logo, no que se sustentará a “fé completamente nova” que está sendo proposta?

Negar a existência da reencarnação compromete, por exemplo, o conceito de “des-tino e pré-destino”, a relação da “lei de causa e efeito com as purificações”, o conceito de “afinidade espiritual”, dentre outros.

Porém, tão grave quanto negar a reencarnação, é a seguinte interpretação do Sr. Masaaki: “Eu acredito que, com um sentimento totalmente renovado, Meishu-Sama re-cebeu um novo ensinamento de Deus e sentiu: “Puxa! É isto. Era totalmente diferente. Eu estava enganado”, referindo-se inclusive às coisas que ele próprio viera pregando até então.

Meishu-Sama, em 15 de junho de 1950, alcançou a “unidade Deus-homem”. No ensinamento “Eu escrevo a Verdade”, de 1951, ele afirmou: “finalmente, o tempo che-gou. Deus esclarecerá a Verdade à humanidade através de minha pessoa. Sendo essa a razão da instituição da nossa Igreja Messiânica, os textos que eu escrevo são orientados por Deus de tal forma que todas as pessoas possam compreender. Assim sendo, o que escrevi até agora é Verdade.” Como podemos constatar, não só Meishu-Sama afirma que não há erros em seus escritos, como também valida os ensinamentos que ele es-creveu até aquele momento.

Se, em 5 de junho de 1954, conforme o Sr. Masaaki afirma, Meishu-Sama realmen-te tivesse chegado à conclusão de que ele estava totalmente enganado em relação à reencarnação e às “coisas” que ele viera pregando até então, por que razão ele não anunciou este fato claramente antes de Ascender ao Mundo Divino em 10 de fevereiro de 1955? Se isto não ocorreu, devemos aceitar que esta foi a Vontade Divina.

Não faltaram oportunidades. Apesar da rigorasa purificação física, Meishu-Sama continuava lúcido e dedicando na Obra Divina, principalmente, inspecionando o can-teiro de obras do Solo Sagrado de Atami, e orientando detalhadamente seu desenvol-vimento.

Além disso, vejamos o que Meishu-Sama escreveu no prefácio do livro Tengoku no Fukuinsho (O Evangelho do Paraíso), publicado em agosto de 1954, dois meses após a Cerimônia Provisória de Comemoração ao Nascimento do Messias:

“o presente é um livro explicativo, baseado na inteligência divina, que versa sobre religião e a essência dos acontecimentos. Trata-se de uma compilação feita entre as numerosas teses que escrevi até hoje e a seleção realizada pe-los meus discípulos sob a minha orientação. Por se tratar de esclarecimen-

Page 16: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

16

tos realmente sem precedentes e único, não há nele sequer um mínimo de erro. Doravante serão produzidas sucessivamente em grande quantidade, portanto, á medida que forem acumulando uma certa quantidade pretendo apresentar novas publicações. Em suma, esta é a Bíblia da Igreja Messiânica Mundial, portanto, sinto que no futuro, ela deve ser transmitida ao mundo, de geração após geração, como um livro-tesouro.”

A título de informação, o ensinamento “Camadas do Mundo Espiritual”, também faz parte do livro Tengoku no Fukuinsho. (Anexo: Prefácio e índice do livro)

Em 11 de dezembro de 1954, durante a inauguração do Palácio de Cristal, Meishu--Sama proferiu as seguintes palavras aos presentes: “Em poucas palavras, diria que a Obra Divina vai entrar em plena atuação. Daqui para frente, acontecerão muitos fatos estranhos, por isso não vacilem”. Em seguida, por intermédio de seu secretário, trans-mitiu a todos o seu desejo de que, de ali em diante, a seleção de elemento humano para qualificação sacerdotal fosse feita com base em três pontos: destacada força de Johrei; capacidade de salvar e converter muitas pessoas e relevante desempenho no Servir a Deus.

Esta foi uma das últimas orientações que Meishu-Sama deixou. Será que Meishu-Sa-ma estava realmente pensando que as revelações que ele recebera de Deus estavam erradas? Nos parece que não. Afinal, os três pontos estabelecidos como critérios para a qualificação sacerdotal é uma síntese que enaltece a importância do Johrei, da prática do amor altruísta (porque quem não se empenha pelo bem do próximo não consegue servir como instumento de salvação e encaminhamento de pessoas) e do acúmulo de virtudes, que ocorre por meio do servir a Deus em Sua Obra de salvação e de constru-ção do Paraíso Terrestre.

Outro ponto que causa perplexidade e gera grande questionamento são as coloca-ções do Quarto Líder Espiritual e do Sr. Masaaki a respeito da prática do amor altruísta.

Palavras do Quarto Líder EspiritualMeishu-Sama não está dizendo que possui um coração bondoso e

nem que precisamos fazer do amor ao próximo um ensinamento reli-gioso, como fazemos hoje[...] (CULTO PELA PAZ MUNDIAL E CULTO ÀS ALMAS

DOS ANTEPASSADOS (01/08/2016), Templo Messiânico, Atami)

Page 17: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

17

O amor ao próximo é um conceito fundamental da fé messiânica, é um ensinamen-to. As palavras do Sr. Masaaki relativas a esse assunto, nos faz entender que para o Quarto Líder Espiritual a prática do amor altruísta tornou-se um ensinamento ultrapas-sado. Vejamos:

Afirmações do Sr Masaaki:Nem uma vez sequer Kyoshu-Sama disse que o objetivo do homem fosse

“ser útil às pessoas”. Aliás, ele disse que “a missão do homem de ser útil ao seu próximo” é algo que pertence a um mundo antigo e, que precisam liber-tar-se dele. Creio que Kyoshu-Sama deseja que percebam isso. (14 de abril de 2016)

Eu tenho dito que devemos passar “do bem aos homens para o bem a Deus” porque a afirmação de que “a alegria do homem se torna a alegria de Deus” não é de forma alguma assim. Aliás, é exatamente o oposto. E gostaria que os senhores se libertassem desse ponto.

“Dizer: estou me empenhando para ser útil às pessoas” ou ainda “estou me empenhando para dar alegria às pessoas” são frases que demonstram o quanto estão ignorando a Deus”. Portanto, desejando que o maior número de pessoas perceba esse ponto, através de minha posição, sempre tenho feito esta colocação. (18 de março de 2016)

O Sr. Masaaki afirma, repetidas vezes, que precisamos nos “libertar” desse pensamento. Porém, esse pensamento ao qual ele se refere é o pensamento de Meishu-Sama, é o ensinamento de Meishu-Sama. As palavras do Quarto Líder Espiritual e do Sr. Masaaki relativas às práticas do altruísmo, além de divergirem do ensinamento de Meishu-Sama, rompem também com a pró-pria missão do Trono de Kyoshu, que ele herdou da Segunda e da Terceira Líder Espiritual, conforme vimos há pouco nas palavras da Terceira Líder.

Mais uma vez, fica claro para nós que a “fé completamente nova” que está sendo proposta, apesar de utilizar o nome de Meishu-Sama, contraria o seu sentimento, expresso claramente nos ensinamentos que ele nos deixou, como podemos observar nos textos abaixo:

Page 18: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

18

Ensinamentos de Meishu-Sama:

“Se você deseja corresponder à Vontade de Deus, torne-se uma pessoa que deseja a felicidade do próximo.”

“Quando vejo alguém se empenhando pelo bem do próximo e do mundo, tenho a sensação de estar vendo um diamante entre o cascalho.”

“A felicidade que sentimos quando fazemos outras pessoas felizes é uma felicidade inigualável.”

“Empenho-me, com todas as forças, para concretizar aquilo a que a humanidade aspira.”

“Nobre é o homem que, desejando o bem do próximo, coloca-se em segundo plano.”

(livro: “Poemas de Meishu-Sama e de Nidai-Sama”)

“A consolidação da fé faz com que a pessoa assuma uma aparência co-mum. Isto significa que ela se identificou plenamente com a fé. Chega a tal ponto, que seus atos ou palavras jamais ferem o bom senso. Sempre inspira simpatia, sem dar indícios da religião a que pertence. No seu contato com os outros, assemelha-se à suave brisa da primavera. Suas maneiras são afáveis, modestas e gentis. Deseja crescente bem ao próximo e trabalha em favor do bem-estar da comunidade.

Sempre afirmei e continuo afirmando: quem deseja ser feliz, deve primei-ramente tornar feliz seus semelhantes, pois a Divina recompensa que disto provém, será a verdadeira felicidade. Buscar a própria felicidade com o sa-crifício alheio, é criar infelicidade para si mesmo.” (Bom senso, Alicerce do Paraíso, vol. 4, 25 de janeiro de 1949)

“Tudo se enquadra dentro da Lei de Causa e Efeito, e a felicidade não foge a essa lei. Descobrir sua causa será, pois, descobrir a chave do problema. A solução da incógnita está na compreensão do amor altruísta. Lutar pelo bem-estar do próximo é a condição essencial para nos tornarmos felizes. O mundo, entretanto, está repleto de pessoas que buscam a felicidade apenas para si, indiferentes à desgraça alheia.

É uma tolice almejar a felicidade semeando a infelicidade. É como a água de um recipiente: se a empurramos, ela volta; se a puxamos, ela se afasta. A necessidade da Religião reside nesse ponto. O amor pregado pelo cristianismo

Page 19: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

19

e a caridade búdica têm por propósito infundir a fraternidade no coração humano. Contudo, essa verdade tão simples é difícil de ser reconhecida pelo homem. (Felicidade, Alicerce do Paraíso, vol. 3, 1º de dezembro de 1948)

“Sabemos que serão mais felizes aqueles que praticarem maior número de ações louváveis. Já imaginaram que povo e que nação surgiriam, se todas as pessoas se unissem para praticar o bem? Um país assim seria alvo de respeito universal. Poderia ser considerado como uma parcela do Paraíso Terrestre, pois, com o tempo, desapareceriam todos os problemas de ordem moral, toda doença, toda pobreza e todo conflito. Seria como “bater com o martelo no chão” – a pancada não poderia falhar.” (O Segredo da Felicidade, Alicer-ce do Paraíso, vol. 3, 1º de outubro de 1949)

Nas seguintes palavras do Sr. Masaaki, que foi nomeado pelo Quarto Líder Espiritual como o portador do seu pensamento, fica claro também o quanto os ensinamentos de Meishu-Sama são distorcidos para justificar a “fé completamente nova”:

Afirmações do Sr Masaaki:Em 1935, quando instituiu a Igreja, em suas palavras iniciais, Meishu-Sa-

ma pronunciou algo com o seguinte sentido: “Um grande número de pesso-as veio realizando as práticas altruístas comumente ditas na sociedade. Mas, mesmo assim, o Paraíso Terrestre não se estabeleceu; com práticas altruístas isto não é possível. Eu acho que a intenção de Meishu-Sama é dizer isso cla-ramente. São palavras realmente muito rigorosas, mas são os ensinamentos, não é mesmo? Viemos até hoje ignorando esses ensinamentos, mas acho que isso não vai mais ser possível, não acham? (18 de março de 2016)

Ao usar expressões como “pronunciou algo no seguinte sentido” ou “eu acho que a intenção de Meishu-Sama é...”, o Sr. Masaaki deixa claro que está fazendo uma in-terpretação do texto de Meishu-Sama. Vejamos, então, o que realmente, Meishu-Sama falou naquela palestra:

Page 20: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

20

Ensinamento de Meishu-Sama[...] Hoje, gostaria de falar sobre a construção do Mundo da Grandiosa

Luz, que é o objetivo da Kannon Kai [nome da associação religiosa que deu origem à futura IMM]. Conforme o seu nome indica, trata-se de um mundo sem trevas, construído através da Luz de Kannon, e mundo sem trevas é um mundo sem sofrimento, um mundo sem pecados e males. Com o desejo de verem surgir um mundo assim, há milhares de anos que santos, grandes religiosos e outros mentores vêm pregando muitos ensinamentos e desenvol-vendo grandes atividades. Entretanto, ele não se concretizou até hoje; não apareceu sequer nada de semelhante. Considerando-se que esse mundo não passava de um ideal da humanidade, até o presente duvidava-se de seu ad-vento. Entretanto, eu afirmo que ele vai se concretizar.” [...]

Qual a base disso? É o Poder de Kannon.

Até o momento, esse poder nunca havia se manifestado realmente. Sakyamuni pregou a piedade, Jesus Cristo, o amor, e diversos santos ensina-ram ao homem o Caminho, mas nenhum deles tinha poder suficiente para fazer com que seus ensinamentos fossem praticados. Ou melhor: consegui-ram que muitas pessoas os praticassem, mas não toda a humanidade. Assim, tudo se limitou a simples profecias e ideais, e o mundo almejado não se concretizou até hoje. A sociedade humana se degradou, entrando num es-tado de extrema confusão, porque essas religiões ou morais tinham bastante poder, mas não o Poder Absoluto. Isto é, elas perdiam para o Mal por faltar--Ihes poder. Finalmente chegou a hora: daqui para a frente, o Poder Absoluto vai se manifestar na Terra. Surgirá um poder desconhecido pela humanidade durante milhares de anos e acontecerão fatos que ninguém sequer imagina. (...) (A construção do Mundo da Grandiosa Luz, Luz do Oriente, vol.1)

Como podemos constatar, o texto de Meishu-Sama é claro: o problema não é que o Paraíso Terrestre não se estabeleceu com as práticas altruístas, mas, sim, que, devido à prematuridade do tempo, as religiões não tinham poder suficiente para fazer com que seus ensinamentos – inclusive sobre o amor ao próximo – fossem praticados. Porém, como finalmente a hora chegou, a Luz e o Poder de Kannon [leia-se: de Deus] está se manifestando na Terra e o mundo ideal se concretizará. Quem foi salvo por Meishu--Sama sabe que é ele quem tem o poder para fazer com que seus ensinamentos sejam praticados.

Quando procedemos a uma leitura atenta e lúcida das palavras do Quarto Líder Es-

Page 21: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

21

piritual e do Sr. Masaaki, infelizmente, constatamos que a ideia de que os ensinamen-tos de Meishu-Sama são “antigos” e “ultrapassados” está presente em vários momentos, como vimos até aqui.

Quando ouvimos o Quarto Líder afirmar que o “nosso entendimento dos ensina-mentos de Meishu-Sama esteve errado até hoje”, não podemos deixar de pensar no quanto Meishu-Sama se empenhou para escrever os ensinamentos da maneira mais clara possível e do esforço que seus discípulos, nossos pioneiros, fizeram para desen-volver esta Obra. Quantos milagres já ocorreram graças ao Johrei, à Agricultura Natural e às práticas ligadas ao Belo? Quantas vidas já foram salvas? Quantos destinos já foram transformados graças à prática dos ensinamentos de Meishu-Sama? Será que todos es-tavam completamente errados?

Admitimos que, em muitos aspectos, a nossa prática do ensinamento de Meishu-Sa-ma ainda não atingiu o nível ideal. No entanto, o problema não são os ensinamentos, mas sim, cada um de nós, o nosso nível espiritual.

Palavras do Quarto Líder Espiritual“[...] eu pensava que entendia as palavras de Meishu-Sama e os seus ensinamentos.

Como eu fui presunçoso! Eu sinto muito remorso quando penso sobre minha pre-

sunção e gostaria que os senhores também sentissem o mesmo. Nosso entendimen-

to dos ensinamentos de Meishu-Sama esteve errado até hoje. Nossa interpretação e

entendimento sobre eles estiveram equivocados até hoje. Precisamos mudar com-

pletamente a forma como compreendemos os ensinamentos.” (Culto do Natalício

de Meishu-Sama, 23/12/2016 – Templo Messiânico, Atami)

“Agradecendo por termos sido criados e educados, até o presente momento, a

voltar os nossos corações para Deus por meio de vários ensinamentos, eu acredito

que é melhor nós devolvermos a Deus, por intermédio de Meishu-Sama, os ensi-

namentos de até hoje, como ensinamentos que vieram de Deus.3” (Encontro de

Kyoshu-Sama com os representantes dos caravanistas do exterior na Igreja Izuno-

me, 30/06/2016)

3 No original: 我々は、今までのいろいろな教えを通して、我々が神様に心を向けることができるように養い育てて下さっていたことに感謝し、今までの教えを神様から出た教えとして、明主様を通して神様にお返しした方がいいと思います。[Ware ware ha, ima made no iroiro na oshie wo tooshite, wareware ga kamisama ni kokoro wo mukeru koto ga dekiru youni yashinai-sodatete kudasatteita kotoni kansha shi, ima made no oshie wo kamisama kara deta oshie toshite, Meishu Sama wo tooshite kamisama ni okaeshi shita hou ga ii to omoimasu.

Page 22: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL DO BRASIL

22

Afirmações do Sr. Masaaki

Mesmo estando sempre dizendo: “são ensinamentos, ensinamentos de Meishu-Sama”, se eles forem apresentados da forma como estão colocados hoje, há, realmente, a possibilidade de passarmos vergonha. Se percebemos esse ponto, ainda está bom, porque somos astutos, não é? Habilmente, es-condemos o que precisa ser escondido para não passarmos vergonha; inter-pretamos habilmente os pontos que dão para serem interpretados e, como de costume, sem nada mudar, vamos selecionando somente os ensinamentos que nos convém, dizendo: “Temos que praticar ao máximo o Johrei”, “Pre-cisamos somar méritos”, “Precisamos realizar práticas altruístas”. A sensação é a de que precisamos resguardar a forma que se teve até hoje. (22/02/2016)

“Devolver os ensinamentos de até hoje a Deus”, “escondemos o que precisa ser es-condido para não passar vergonha” são expressões que nos causam profundo lamento, porque ignoram e negam a qualificação divina a partir da qual Meishu-Sama escreveu os ensinamentos e desqualificam o próprio trabalho de edição dos ensinamentos e es-tabelecimento da Doutrina que veio sendo desenvolvido por cada Líder Espiritual que ocupou o Trono de Kyoshu desde a Ascenção do Fundador.

Para relembrarmos o real significado dos ensinamentos e o que Meishu-Sama nos deixou orientado a respeito da maneira como interpretá-los, recorremos ao próprio texto do Fundador.

Ensinamentos de Meishu-Sama: “Contudo, com a chegada do tempo, Deus revelou Sua Vontade e, por

meu intermédio, está explicando e demonstrando a Verdade. Neste sentido, meus diversos escritos esclarecem a Verdade de maneira que qualquer pes-soa possa compreender com facilidade. Portanto, certamente, a correta visão sobre a Verdade aflorará naqueles que lerem atentamente minhas palavras com a mente livre de preconceitos. [...] talvez alguns achem que há muitos pontos controversos em minha teoria, mas na realidade não é nada disso. Tudo o que eu digo é muito óbvio. Se esses pontos parecerem estranhos é porque a análise parte da perspectiva da pseudoverdade. Quanto mais controversa minha teoria parecer, mais evidente é o contrassenso vigente na sociedade. Portanto, podemos dizer que aquele que aceita minha teoria sem objeções, é alguém que assimilou a Verdade.” (Esclarecimento da Verdade [an-

tigo Concretização da Verdade], Alicerce do Paraíso, vol. 2, ed. Revisada, 30/01/1950)

Page 23: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

MATERIAL DE ESTUDO

23

Perante os fatos apresentados, reafirmamos o nosso compromisso de nos man-termos fieis aos ensinamentos e às práticas messiânicas que nos foram legadas por Meishu-Sama.

Continuaremos orando e dedicando para que a vontade de Deus e Meishu-Sama se concretize em Sua Igreja e em nossos corações.

Agradecemos a compreensão, o empenho e a confiança de todos os senhores.

Igreja Messiânica Mundial do Brasil

São Paulo, 14 de setembro de 2018

Page 24: material de estudo trono de kyoshu · DIvERGêNCIAS ENTRE AS ORIENTAçõES DE KYOSHU-SAMA E OS ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA..12. ... Líder Espiritual, filha de Meishu-Sama e de Nidai-Sama.

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIALDO BRASIL

IGREJA MESSIÂNICA MUNDIALDO BRASIL

SEDE CENTRALRua Morgado de Mateus, 77

Vila Mariana - São Paulo - SPCEP 04015-050 - Tel. 11 5087-5000

www.messianica.org.br