Mídias sociais - EY você pode encontrar outros perfis da EY que podem ser bastante úteis no seu...

11
Mídias sociais Guia de melhores práticas

Transcript of Mídias sociais - EY você pode encontrar outros perfis da EY que podem ser bastante úteis no seu...

Mídias sociais Guia de melhores práticas

32

Introdução 5

Confidencialidade e privacidade são fundamentais 6

Como posso compartilhar os materiais da EY em minhas redes sociais? 6

Gostaria de contribuir com um artigo sobre a EY no Wikipedia. Posso fazer isso? 9

Devo seguir ou aceitar a amizade de meus colegas, gerente ou funcionários nas mídias sociais? 10

Como posso separar minha vida pessoal da vida profissional? 10

Posso compartilhar percepções profissionais em grupos externos de discussão? 13

Posso oferecer recomendações para outras pessoas em sites como o LinkedIn? 14

LinkedIn como diferencial 17

Nossos canais 18

Índi

ce

54

O uso de mídias sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, tem se tornado cada vez mais difundido entre os nossos colaboradores. Você pode e deve fazer uso dessas mídias para divulgar o conhecimento produzido pela EY e também para construir network. Antes, no entanto, preste atenção a essas dicas de bom uso dessas ferramentas.

Míd

ias s

ocia

is | G

uia

de m

elho

res p

rátic

as

5

Menu

76

Confidencialidade e privacidade são fundamentais.Não divulgue informações que não devem se tornar públicas. Ao usar uma mídia social, imagine a seguinte situação: está em um elevador lotado, em que todos estão prestando atenção ao que irá falar. Se for um assunto que você não quer tornar público, não compartilhe na web. Se não tiver certeza, não poste. É melhor errar por excesso de cautela.

Em qualquer atividade online, tenha em mente três pontos importantes: risco, responsabilidade e divulgação. 1 Qual o risco envolvido no que você está compartilhando? 2 Quais são as implicações da divulgação? 3 Qual é a sua responsabilidade com relação àquela informação?

Se você acha que postou algo online que não deveria ter sido compartilhado – seja um check-in no Foursquare em um local confidencial do cliente ou qualquer outra informação –, entre em contato com seu RM local imediatamente. Lembre-se que mesmo apagando a informação imediatamente, os dados podem continuar online. Só porque a informação não é mais visível, não quer dizer que não esteja mais lá.

Como posso compartilhar os materiais da EY em minhas redes sociais? Para começar, você pode adicionar/seguir a EY no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram (confira os endereços ao final desta publicação) e curtir, comentar ou compartilhar os assuntos que considera relevantes, e que oficialmente foram postados ali.

Menu

Míd

ias s

ocia

is | G

uia

de m

elho

res p

rátic

as

98

Dentro do site da EY, em home/entre-em-contato/midias-sociais, você pode encontrar outros perfis da EY que podem ser bastante úteis no seu dia a dia. Nesses canais, é possível acessar os principais insights e novidades em diferentes indústrias e setores, países e programas globais promovidos pela EY (a exemplo do Empreendedor do Ano e Strategic Growth Forum).

Além disso, recomendamos que compartilhe o pensamento de nossa liderança e outros materiais de marketing que talvez interessem aos membros de sua rede e que promovam a EY. Quando possível, ofereça o link para os materiais da EY em ey.com.br, em vez de baixar ou postar as suas cópias: é preferível que os visitantes procurem em nosso website, onde podem encontrar outros materiais relacionados, além de dicas para webcasts, eventos e contatos de interesse.

Gostaria de contribuir com um artigo sobre a EY no Wikipedia. Posso fazer isso? O Wikipedia é um excelente recurso para compartilhamento de conhecimento. Se você achar que poderá agregar valor, verifique com o seu líder e a equipe de marketing antes de editar qualquer material. Procure fazer edições com sensibilidade e respeito sobre o assunto. Cite constatações ou percepções que contribuam para a base de conhecimento do artigo. Somente o link para ey.com.br deve ser incluído. Como regra geral, não inicie nenhuma página no Wikipedia.

Seja autêntico! Isso torna a sua ação em mídias sociais mais cativante.

Menu

Míd

ias s

ocia

is | G

uia

de m

elho

res p

rátic

as

1110

Devo seguir ou aceitar a amizade de meus colegas, gerente ou funcionários nas mídias sociais? É importante manter bons relacionamentos com os colegas, mas você deve ficar atento sobre quais informações pessoais quer e deve compartilhar com os colegas de trabalho, seus subordinados diretos, ou o seu gerente.

Se não quiser que sua vida particular se misture com o trabalho, o melhor é apenas estabelecer relações entre colegas nos locais de trabalho ou mesmo ter práticas diferentes em mídias sociais diferentes – uma para trabalho outra para vida pessoal. Internamente, o Yammer oferece uma forma de formar redes com seus colegas, compartilhar informações e colaborar.

Como posso separar minha vida pessoal da vida profissional? Esse é um desejo compreensível, e apoiamos a sua preferência. Nunca iremos exigir que use sua rede pessoal para divulgar a organização.

A melhor forma de separar o pessoal do profissional é se ater a um deles. Por exemplo, você pode usar o LinkedIn para contatos profissionais e o Facebook para os amigos e família. Verifique suas configurações de privacidade para que você saiba o que está sendo publicado, e seja seletivo sobre quem adicionar à sua rede. Google+ e Facebook introduziram a possibilidade

Menu

Míd

ias s

ocia

is | G

uia

de m

elho

res p

rátic

as

1312

de adicionar e compartilhar atualizações com grupos específicos, permitindo que você administre os colegas de trabalho, a família e os amigos na mesma rede. Entretanto, nem sempre é obvio com quem você está compartilhando algum assunto e um deslize pode acontecer com um simples clique. Portanto, tome sempre muito cuidado.

Lembre-se de que ao compartilhar algo em mídias sociais, você está publicando para o mundo, e há sempre uma chance de que saia da privacidade de sua própria rede, podendo ser facilmente compartilhado por outras pessoas fora de sua rede; print-screens e citações circulam livremente pelas redes. Há muitas histórias de constrangimento, ou coisa pior, de profissionais que, devido ao uso inadequado de mídias sociais, acabaram sendo demitidos. É sempre melhor assumir que tudo que compartilhar será visto por todos, e que é possível relacionar você à EY.

Posso compartilhar percepções profissionais em grupos externos de discussão? Grupos de discussão são uma grande oportunidade para aprender com outros profissionais e demonstrar seus conhecimentos, agregando valor à conversa.

Em primeiro lugar, encontre o grupo certo de discussão. Usar o LinkedIn é um bom começo, então procure um grupo ativo e que esteja sendo usado por outros profissionais, com enfoque sobre o assunto desejado. Crie respeito e influência na comunidade, participando das discussões em andamento, respondendo a perguntas, em vez de simplesmente lançar novas discussões.

Lembre-se que, ao compartilhar algo nas mídias sociais, você está publicando para o mundo, e há sempre uma chance de que saia da privacidade de sua própria rede.

Menu Menu

Míd

ias s

ocia

is | G

uia

de m

elho

res p

rátic

as

1514

É importante ser transparente, portanto, ao discutir assuntos relacionados ao seu trabalho, certifique-se de que o seu perfil esteja atualizado e sua ligação com a EY esteja identificada corretamente. Esteja sempre atento para não divulgar informações que sejam confidenciais ou que não devam tornar-se públicas, e lembre-se que seus comentários podem ser citados fora de contexto. Inclua sempre uma declaração de isenção de responsabilidade e não ofereça conselhos específicos que possam trazer problemas para você ou para a EY no futuro.

Posso oferecer recomendações para outras pessoas em sites como o LinkedIn? Consulte o RM local antes de oferecer recomendações online, pois isso pode levantar questões de responsabilidade legal para você e a EY. Em caso de dúvida, não ofereça recomendação.

Outro ponto de importância crítica: profissionais da EY não devem ser encorajados a curtir ou compartilhar conteúdos de companhias Canal 1. E sócios e demais líderes que fazem a administração de seus perfis de mídias sociais não podem curtir ou compartilhar tais conteúdos.

Menu

Míd

ias s

ocia

is | G

uia

de m

elho

res p

rátic

as

1716

LinkedIn como diferencialHoje, o LinkedIn é a melhor das mídias para fomentar e criar novas relações.

Primeiramente, verifique se seu perfil está correto e atualizado – trate-o como se fosse seu currículo. Nos campos de resumo e experiência (fundamentais quando as pessoas olham o seu perfil) inclua palavras-chave.

Seja autêntico! Isso torna a sua ação em mídias sociais mais cativante e leva a um maior engajamento para suas postagens.

Aumente a sua rede convidando pessoas para se conectar (você pode baixar a sua agenda de endereços para começar). Quanto maior a sua rede, maior será a sua influência e capacidade de contatar outras pessoas; no entanto, convide somente pessoas que irão reconhecer seu nome. Convidar contatos que não te conhecem pode ser considerado spam, o que viola os termos de uso da plataforma. Os grupos do LinkedIn são uma ótima forma de se apresentar a novas pessoas, ou mesmo para dar continuidade no universo online a um relacionamento que você teve no universo off-line – você conheceu uma pessoa em um evento e agora que convidá-la para um grupo de LinkedIn, por exemplo.

E por fim, quando o momento for adequado, marque um encontro. Convide-o para tomar um café ou pergunte se você pode ligar. Se o contato acabar se tornando um cliente potencial, use os canais regulares da EY para levar a relação mais adiante, e não use o LinkedIn para tratar de assuntos de trabalho. M

ídia

s soc

iais

| Gui

a de

mel

hore

s prá

ticas

17

Menu

1918

/EYBrasil

/TraineesEY

@EY_Brasil

@EY_Trainees

/EYBrasil

/company/ernstandyoung

/eybrasil

Jorge Menegassi @jorge_menegassi /Jorge Menegassi

Sérgio Romani /Sérgio Romani

Paul Sutcliffe /Paul sutcliffe

Antonio Vita /Antonio Vita

José Carlos Pinto /José Carlos Pinto

Tatiana da Ponte /Tatiana da Ponte

Eliezer Serafini /Eliezer Serafini

Rogério Villa

/Rogério Villa

Liliana Junqueira /Liliana Junqueira

Cláudia Valenzuela /Cláudia Valenzuela

André Viola Ferreira /André Viola Ferreira

Marly Parra @Marly_Parra_EY

/Marly Parra

Para saber mais sobre como usar mídias sociais e conhecer melhores práticas, acesse a Branding Zone.

E, em caso de dúvidas, fale com:

Clarissa Wahl Gerente de Marketing Digital +55 11 2573 6679 [email protected]

Juliano Domingues Analista de Marketing Digital +55 11 2573 5685 [email protected]

Menu

Míd

ias s

ocia

is | G

uia

de m

elho

res p

rátic

as

19

Nos

sos

cana

is

Acompanhe o pensamento de nossa liderança no LinkedIn:

EY Auditoria | Impostos | Transações | Consultoria

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Nossos insights e os serviços de qualidade que prestamos ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. Desenvolvemos líderes excepcionais que trabalham em equipe para cumprir nossos compromissos perante todas as partes interessadas. Com isso, desempenhamos papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades.

No Brasil, a EY é a mais completa empresa de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com 5.000 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande portes.

A EY Brasil é Apoiadora Oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e fornecedora exclusiva de serviços de Consultoria para o Comitê Organizador. O alinhamento dos valores do Movimento Olímpico e da EY foi decisivo nessa iniciativa.

EY refere-se à organização global e pode referir-se também a uma ou mais firmas-membro da Ernst & Young Global Limited (EYG), cada uma das quais é uma entidade legal independente. A Ernst & Young Global Limited, companhia privada constituída no Reino Unido e limitada por garantia, não presta serviços a clientes.

© 2015 EYGM Limited. Todos os direitos reservados.

Esta é uma publicação do Departamento de Marca, Marketing e Comunicação. A reprodução deste conteúdo, na totalidade ou em parte, é permitida desde que citada a fonte.

ey.com.br

Baixe o app EY Insights gratuitamente na Apple Store

ou no Google Play e conheça nossos estudos e publicações.

facebook | EYBrasiltwitter | EY_Brasillinkedin | ernstandyoungapp | ey.com.br/eyinsights