M&E 256 - Suplemento Roadshow

12
1 Setembro de 2014 - 2ª quinzena Setembro/2014 - 2ª quinzena - Ano XII - Nº 256 - Tiragem: 16.400 exemplares FOLHA DO TURISMO mercadoeeventos.com.br Roadshow Turismo capacita quase 300 agentes em Porto Alegre Luppa destaca valor do conhecimento para as vendas

description

M&E 256 - Suplemento Roadshow

Transcript of M&E 256 - Suplemento Roadshow

Page 1: M&E 256 - Suplemento Roadshow

1

Setembro de 2014 - 2ª quinzena

Setembro/2014 - 2ª quinzena - Ano XII - Nº 256 - Tiragem: 16.400 exemplares

FOLHA DO TURISMOm

erca

doee

vent

os.c

om.b

r

Roadshow Turismo capacita quase 300 agentes em Porto Alegre

Luppa destaca valor do conhecimento para as vendas

Page 2: M&E 256 - Suplemento Roadshow

2

Sete

mbr

o de

201

4 - 2

ª qu

inze

na

Page 3: M&E 256 - Suplemento Roadshow

3

Setembro de 2014 - 2ª quinzena

Luana da Silva, da LC Tur“O evento foi ótimo e vai contribuir muito para o meu crescimento pessoal. Se eu não tivesse comparecido iria me arrepender. A palestra do Luppa desperta a vontade de querer vender mais e me superar a cada dia”.

Giovana Borba, da Conquista Turismo“O evento foi excelente e a palestra do Luppa nota mil. O debate também foi muito importante, principalmente as informações sobre aviação e da própria Avianca. Levo para o meu cotidiano muita motivação”.

Carla Hencke, da Executive“Esta é uma possibilidade de entender qual é real-mente o papel do agente de viagens em um mercado

altamente competitivo. Podemos identificar, além da situação real do mercado, onde o agente pode crescer e se diferenciar da concorrência”.

Rita Vasconcelos, vice-presidente da Abav-RS“Sou fã de palestras e já tinha ouvido o Luis Paulo Luppa falar outras vezes. Ele reforçou uma ideia que está sendo muito discutida, que é que o agente de viagens não vai acabar. Eu sempre digo que não existe nenhum site no mundo que possa substituir o meu trabalho”.

Marisete Leschmann, da Infinitty Turismo“Este é o primeiro evento que participamos em busca de renovar nossas ideias e ampliar o nosso conhecimento, não somente em produtos, mas como profissionais”

Mateus Ocanha, da MA Travel“Foi uma ótima oportunidade, pois o painel integrou diversos segmentos e as discussões e troca de ideias são muito importantes para o Turismo”.

Celyta Botton de Souza, da Zaffari Turismo“O agente que não buscar novas ferramentas e credi-bilidade está com os dias contatos. O Luppa nos abriu os olhos quando falou em vender valor e não preço”.

Ana Lucia Voges, da Flytour American Express“A palestra foi muito boa. O Luis Paulo Luppa colocou os assuntos de uma forma divertida e muito motivacional. Gostei muito do aprendizado ligado a área de vendas e que pode ser aplicado no nosso dia-a-dia na agência”.

Agentes destacam “transmissão de conhecimento” durante o eventoA sexta etapa do Roadshow Turismo motivou os profissionais a repensar os diferencias competitivos da profissão. Os agentes participantes aprovaram o formato e o conteúdo do evento. Veja os depoimentos:

O Roadshow Turismo 2014 já passou por Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS), sempre com sucesso de público. Somente a última etapa, na capital do Rio Grande do Sul, contou com cerca

VEJA AS DATAS DAS PRÓXIMAS ETAPAS:

14 de outubro – Belo Horizonte25 de novembro – Curitiba

Inscrições: www.roadshowturismo.com.br

Roadshow teve quase 3 mil participantes em seis etapasde 300 profissionais. No total, quase 3 mil agentes de viagens já participaram do evento.

O diretor Comercial e de Marketing da Trend, Vitor Bauab, ressaltou que Porto Alegre é uma cidade muito especial para o Turismo no país, com características únicas. “A receptividade é muito grande e favorece o mercado”, comentou. Além disso, o executivo afirmou que o objetivo do evento é realizar um encontro e um treinamento diferente, que englobe o mercado de maneira geral, promo-vendo o turismo como um todo. “Vocês são fundamentais”, disse aos agentes de viagens.

Já o vice-presidente executivo do Mercado & Eventos, Roy Taylor, destacou a abran-gência do Roadshow Turismo, que ao seu final terá passado por oito cidades em três regiões do país. Ele explicou que o evento foi concebido com o objetivo de ajudar no desenvolvimento profissional dos agentes, levando conhecimento e informações re-levantes para o exercício da atividade. “Já estamos pensando em aumentar as praças

no próximo ano, incluindo etapas em cidades das regiões Norte e Centro Oeste”, revelou.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Mercado & Eventos e Trend Operadora. A iniciativa tem o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Governo do Estado da Bahia, com correalização da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e apoio da Best Western e Avis. A Avianca é a transportadora oficial.

Vitor Bauab, diretor de Marketing e Comercial da Trend, e Roy Taylor, vice-presidente execitivo do M&E

Auditório lotado durante edição do Roadshow em Porto Alegre

Page 4: M&E 256 - Suplemento Roadshow

4

Sete

mbr

o de

201

4 - 2

ª qu

inze

naGA

LERI

A DE

FOT

OS

Agentes foram recepcionados com música ao vivo Paulo Dutra e Rodrigo Napoli, da Avianca, com Roy Taylor e Rosa Masgrau, do M&E

Tatiane Romero, da Claritur, Juliana Brochi, da CWT, e Diuliane Vilela, da UniworldOsmar Fonte, da Trend, entre Jessica Toledo e Carla Von Hohendorff, do Continental Business

Rita Vasconcelos, vice-presidente ds Abav-RS, e Vera Schranck, da RCTur

Vitor Bauab, diretor de Marketing da Trend Operadora Karen Schimidt, da Best WesternPaulo Dutra, da Avianca

Agentes de viagens de Porto Alegre durante o coquetel de encerramento do evento Guto Jones, da Bahiatursa, Vitor Hugo, da Trend, e Ricardo Kaiser, da Avis

Thais Medina e Rogério Martini, da Trend Luis Paulo Luppa autografou livros para os participantes Rodrigo Napoli, da Avianca, e Ricardo Kaiser, da Avis

Page 5: M&E 256 - Suplemento Roadshow

5

Setembro de 2014 - 2ª quinzena

Page 6: M&E 256 - Suplemento Roadshow

6

Sete

mbr

o de

201

4 - 2

ª qu

inze

na

“Estamos começando a pensar em fazer turismo”, afirmou o presidente da Trend, Luis Paulo Luppa, logo no início de sua palestra no Roadshow Turismo 2014 em Porto Alegre. Segundo ele, o setor tem um leque imensurável de oportunidades e o segmento no Brasil ainda é embrionário. “Hoje não temos nenhum indicador que mostre o declínio do mercado de viagens nos próximos anos. Essa é uma oportunidade para crescer, vender e buscar o sucesso. O turismo no país nem começou”, definiu.

O executivo ressaltou que no mercado existem apenas dois perfis de consumidores que compram viagens: “os que precisam e os que querem viajar”. “Os turistas de lazer são aqueles que sonham e querem viajar e os corporativos o fazem porque precisam”, disse, lembrando que os agentes vendem sonhos e devem agregar valor aos seus produtos de acordo com o perfil dos clientes e não apenas divulgar preços. “É necessário ‘o saber’, ‘o saber fazer’ e ‘o querer fazer’ para se diferen-

Entre os temas discutidos pelos executivos da indústria do turismo, questões como a transparência da imprensa do trade, o alto custo da hotelaria no país, serviços de loca-ção de veículos, distribuição de produtos em canais com tecnologia de ponta, reinvenção de destinos consagrados e as oportunida-des do segmento de aviação chamaram a atenção dos agentes de viagens presentes ao Hotel Plaza São Rafael, em Porto Ale-gre na sexta etapa do Roadshow Turismo.

O vice-presidente do M&E, Roy Taylor, destacou que a imprensa do trade tem um desafio diário para manter o mercado abastecido de informações relevantes para o setor. “Nossa parte está focada em promover, participar e noticiar todas estas ações da maneira mais transparente possível”, afirmou.

Com relação à hotelaria, a gerente de Ven-das para América Latina da Best Western International, Karen Schmidt, apresentou a tecnologia como o principal desafio para o segmento hoteleiro. “Hoje temos que estar conectados para transmitir informações de qualidade com rapidez e assim garantir a oportunidade de distribuição e fidelização junto aos nossos produtos”, salientou. Na carona do segmento, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, falou sobre a questão das altas tarifas da hotelaria no país, pouca

Agentes devem valorizar o conhecimento e agregar “valor” às vendas

ciar do mercado convencional”, aconselhou.Competitividade - Com relação a concor-

rência com as agências online, Luppa acredita que o diferencial está na mãos dos profissionais atualizados e especialistas em viagens. “Temos que dar espaço para as OTAs venderem viagens na internet”, diz encorajando os agentes a tro-carem o preço pelo serviço. “O serviço agrega

valor à venda”, falou aos agentes. “Precisamos nos movimentar e oferecer um serviço de quali-dade. Não há site humanizado na internet. Esse papel está na mão do bons agentes”, pontuou.

Luppa falou ainda do tripé formado pela habilidade [atitude para fazer o que tem que ser feito], análise [estar um passo à frente] e diferencial [o que eu faço melhor que os outros], que pode ser o fiel da balança para o sucesso. O palestrante destacou ainda o “valor” do conhecimento aplicado ao produto no ato da venda. “Vender serviço ou valor está ligado a prestação de serviço de qualidade. Preço, qualquer um vende”, afirmou. O execu-tivo finalizou a apresentação com o argumen-to de que a linguagem correta, a fidelidade aos clientes e a habilidade de gostar do que faz transformam o ambiente da negociação.

Lançamento - Ele anunciou ainda o lançamento do seu 18º livro - que será feito na Abav 2014. Luppa não divulgou o nome, mas disse que a obra fala sobre vida, família e negócios.

Painel discute “Tendências, Oportunidades e Desafi os” com players nacionais

oferta e alta demanda que empurram as tarifas para cima. “A divulgação equivoca-da da Embratur sobre os preços assustou muitos turistas domésticos e internacionais. Por isso, nossa demanda na Copa foi muito menor do que poderia”, afirmou. No entanto, o executivo ressaltou que a hotelaria no país não é cara se buscada com antecedência.

Transporte - Segundo o diretor Comercial da Avianca, Rodrigo Napoli, para a companhia aérea o desafio está presente todos os dias. “O mercado aéreo do país deve dobrar nos próximos dez anos. Vamos chega a 200 mi-lhões de passageiros”, disse. Segundo ele, a tecnologia [é a tendência e] veio para ficar no segmento, auxiliando agentes de viagens e pas-sageiros. Já no setor de carros, o diretor Geral de Vendas da Avis, Ricardo Kaiser, ressaltou que “somente 2% das vendas das agências de

Luis Paulo Luppa, presidente da Trend, durante a sua palestra

Participantes do painel que discutiu tendências, desafi os e oprtunidades no Turismo

viagens incluem locação”, comentou, mostran-do a grande oportunidade que o segmento oferece para incrementar o faturamento.

Operação - O diretor de Vendas da Trend, Vitor Hugo, ressaltou que os “players” não devem colocar os ovos na mesma cesta, oferecendo um leque diferencial de produtos. “Temos que diversificar o mix de produtos e receitas. Quanto mais dispomos de opções distintas para atender os clientes, mais pul-verizado é o risco de mercado”, comentou. Para o coordenador de Mercado Nacional da Bahiatursa, Guto Jones, o desafio da Bahia é divulgar o destino focando nas 13 regiões turísticas do Estado. “Apresentar esse portfólio de produtos aos agentes de viagens é um grande desafio”, afirmou.”Contamos com a sensibilidade de cada operadora no país para a divulgação dos nossos produtos”, emendou.

Page 7: M&E 256 - Suplemento Roadshow

7

Setembro de 2014 - 2ª quinzena

Page 8: M&E 256 - Suplemento Roadshow

8

Sete

mbr

o de

201

4 - 2

ª qu

inze

na

Megui Travi, da BMZ, e Marcelo Zingalli, da Travel Mix

Paulo Silva e Jaina de Bortoli, da Original Way

Sandra Vieiras, Andréia Moretto e Francine Souza, da SBTur

Luciane Jantsch, da Estelatur, entre Paulo Dillenburg e Leandro Schimitz, da Executive

Roberto Gallicchio, da BioTur, e Francisco Muller

Marjorie Azevedo e Giovana Borba, da Conquiste Turismo

Paulo Bica, da Trend, com Marisete Leschmann, da Infi nitty

Sonia Rembold e Rose Pertile, da Turismo Isatto

Sérgio Krziminski e Alexandro Rodrigues, da Turismo Viagens

Ieda Freitas e Patrícia Brognu, da Clube Turismo

Emilly Moraes, da Trend, e Osmar Moraes, estudante

Laura Lima e Mara Pinto, da Planitur

Melissa e Cintia Martins, da MC Turismo

GALE

RIA

DE F

OTOS

Jennyce Michalski e Michele Roldão, da Travel Mix

Loiri Pereira, da Infi nitty, e Leomar Marques, da Avianca

Page 9: M&E 256 - Suplemento Roadshow

9

Setembro de 2014 - 2ª quinzena

GALERIA DE FOTOS

Bruno Lopes e Rafael Soraes, da Consultur

André Landsmann, da Atenas Viagens e Turismo, com Wilian Serrano, Thiago Monteiro e Paulo Bica, da Trend

Alexandre Tedesco, da Trend, e André Barcelos, da Continental Business

Alice Bringhenthi, da Turismo Isatto, e Fabiene Mendes, da União Alternativa

Darlene Fhybeen, da Detravel, Carla Alende, da Sul Viagens, e Mirian Descovi, da Infi nity

Géssica Barth, Ana Paula e Cristian Webber, da Green Tur

Danilo Martins, presidente da Abav-RS,e Daiana Beutler, da Art Travel

Celyta Botton de Souza, Juliano Junqueira e Rudnei Junqueira, da Zaffari Turismo

Guto Jones e Margarida Marques, da Bahiatursa, com a baiana

Elisabete Cerveira, da Ícaro Viagens, e Lucena Kessler, da Pan Tur

Fernanda Menezes, da 79 Turismo, com Andreia Feider e Leticia Oliveira, da Mundo do Vinho

Claudia Oliveira e Luciane Atti, da Plaza Hotéis

Claudia Severo e Paola Belon, da Avis

Débora Athaide, da Senda, com Simone e Camila Balestro, da Balestri Lua de Mel

Elias Rodrigues e Vanderlei Kempf, da Gazzola Travel

Page 10: M&E 256 - Suplemento Roadshow

10

Sete

mbr

o de

201

4 - 2

ª qu

inze

na

Economia de energia é um dos focos do setor

A palestra “Eficiência Energéti-ca na Hotelaria” abriu a etapa do Encontro realizada na capital do Rio Grande do Sul. O consultor da FBHA, Ricardo Benzemat, explicou que há uma série de medidas que os hoteleiros podem tomar para economizar energia sem perder a qualidade nos serviços. “Racionar é diferente de racionalizar”, disse. “Podemos diminuir os desperdícios e pagar menos pelo que se compra, pois companhias impõem custos aos consumidores. Podemos ter um gasto menos sem mexer no conforto da uti-lização do serviço”, complementou.

Encontro FBHA foca na atualização e profi ssionalizaçãoNo início de novembro foi a vez da cidade

de Porto Alegre (RS) receber o “Encontro – Excelência na Qualidade em Serviços para os segmentos de Hospedagem e Gastrono-mia”. O evento, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), visa levar informações técnicas e de mercado aos empresários de todo o país e faz parte do Roadshow Turismo 2014. O presidente da entidade, Alexandre Sampaio, destacou a importância da atualização dos associados e da qualidade do evento, que busca profissionalizar a gestão, inserir pa-drões de excelência no atendimento e apoiar as empresas em questões jurídicas do setor.

“Temos focado em temas que hoje são de

alta relevância a todos hoteleiros do país”, disse Sampaio. “Esses eventos, nos desper-tam a entender o nível de importância e profissionalismo que tem o nosso segmento. Isso nos obriga a compreender o que esta acontecendo no planeta para atuarmos de acordo, proporcionando uma melhora significativa ao setor”, complementou o pre-sidente da ABIH-RS, Abdon Barretto Filho.

A etapa gaúcha abordou “Diferencial na Hospedagem Atrelado a Produtos Específi-cos e Fornecedores Qualificados”, “Produção Legislativa Brasileira para os setores de Hos-pedagem e Alimentação” e “Ações para Agi-lidade na Concessão de Alvarás e Lei Kiss”.

Entre os pontos que mais chamaram a

atenção dos hoteleiros estiveram questões legislativas e projetos de Lei acompanhados pela FBHA. O consultor jurídico da entidade, Ricardo Rielo, apresentou um panorama do processo legislativo para os setores de hospe-dagem e alimentação do país. “Cerca de 3 mil projetos de lei foram propostos em 2013, e somente 150 deles foram efetivamente cria-dos”, disse. Ele ressaltou ainda questões sobre multa sobre cancelamentos e outras propos-tas de normas relevantes para o segmento.

Abdon Barretto Filho, presidente da ABIH-RS, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, e Carlos Schimidt, presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre

César Silva, do SindGastro de Novo Hamburgo, e Ricardo Benzemat, consultor da FBHA

Jan Aranha, da Sun Guider, Marluce Balbino, da FBHA, e Cleide Andrade, da Central do Hoteleiro

Juan Dassatti, da Ritter Hotéis, e Fábio Camargo, do Collins Trade Hotel

Maroles Vadara Matos, do Nicos Bar, e Juliano Barretti, do Unicasa

Humberto Golçalves e Marlon Slinn, do Plaza San Rafael

Maria Isabel, da Nehme, e Angelica Ritter, da Ritter Hotéis

Alonso Blanco, da Consultec, entre Maiga Reck e Ana Cristina, do Senac

Marcelo Kestering, do Ibis Novo Hamburgo, e Wilson Paiva, do Mais Pastel

Page 11: M&E 256 - Suplemento Roadshow

11

Setembro de 2014 - 2ª quinzena

Page 12: M&E 256 - Suplemento Roadshow

12

Sete

mbr

o de

201

4 - 2

ª qu

inze

na