medicamento homeopatico

2
medicamento homeopático Não é raro eu ouvir por aí, principalmente de quem não conhece, que "não faz efeito" porque o remédio homeopático nada mais é do que um substância ativa diluída em uma piscina de água... Esta afirmação está totalmente equivocada. A medicação homeopática é justamente isso que nos permite o uso dos mais diversos tipos de inclusive as tóxicas, como medicamento. Mas a característica mais i remédio homeopático não é só a diluição, mas o processo de DINAMIZA dinamização é que faz uma substância se transformar em medicamento Portanto, fitoterapia, decocções, antroposofia não são homeopatia, entender porque. Se observarmos uma prescrição homeopática clássica, veremos que na nome da substância (que pode ser do reino vegetal, animal ou minera pelo seu nome científico) vem a potência do medicamento Ex: Lycopodium clavatum 12 CH 12 CH é a potência, ou seja, o quanto aquela substância passou pelo diluição e dinamização. CH quer dizer centesimal hahnemaniana. A cada 1 CH a substância foi diluída 100 vezes e a cada diluição sofreu sucussões batidinhas, que tornam o remédio homeopático ativo. Portanto, qualq que não foi diluído e dinamizado, não é homeopatia. Acredita-se que através do processo de dinamização as impressões de determinada substância fiquem "gravadas na memória" daquela água qu (o álcool tem função apenas de conservação) Por isso, mesmo sem pod princípio ativo da substancia naquela amostra de remédio, ele faz e humano - e um efeito suave e sutil - pois é constituído apenas da i substância. E é por isso também, que o remédio homeopático não é tó alopáticos. Pode acontecer de causar efeitos indesejáveis, quando n corretamente, isso sim, mas não há toxicidade. Alguns cientistas tentaram explicar, através da teoria da memória da água, a maneira como funcionaria o medicamento homeopático. Apesar desta teoria est de uma explicação plausível, estes cientistas foram ridicularizados científica cartesiana e preconceituosa. Mas como homeopata, acredit direção correta e logo logo isso será mostrado cientificamente. Hoj mais nem um pouco com a suposta "invalidade científica" que muitos homeopatia, já que é muito fácil de notar clinicamente a ação do re homeopático. É claro, evidente e indubtável que homeopatia funciona no blog HOLOSGAIA tem um post muito bom sobre isso, vale a pena conferir: http://holosgaia.blogspot.com/2010/08/memoria-da-agua-hom O pai da homeopatia, Samuel Hahnemann, descobriu que a substância d dinamizada, poderia provocar no indivíduo são, sintomas parecidos c

description

A medicação homeopática é diluída sim, e é justamente isso que nos permite o uso dos mais diversos tipos de substâncias, inclusive as tóxicas, como medicamento. Mas a característica mais importante do remédio homeopático não é só a diluição, mas o processo de DINAMIZAÇÃO. A dinamização é que faz uma substância se transformar em medicamento homeopático. Portanto, fitoterapia, decocções, antroposofia não são homeopatia, e você vai entender porque.

Transcript of medicamento homeopatico

medicamento homeopticoNo raro eu ouvir por a, principalmente de quem no conhece, que a Homeopatia "no faz efeito" porque o remdio homeoptico nada mais do que uma gota de substncia ativa diluda em uma piscina de gua... Esta afirmao est totalmente equivocada. A medicao homeoptica diluda sim, e justamente isso que nos permite o uso dos mais diversos tipos de substncias, inclusive as txicas, como medicamento. Mas a caracterstica mais importante do remdio homeoptico no s a diluio, mas o processo de DINAMIZAO. A dinamizao que faz uma substncia se transformar em medicamento homeoptico. Portanto, fitoterapia, decoces, antroposofia no so homeopatia, e voc vai entender porque. Se observarmos uma prescrio homeoptica clssica, veremos que na frente do nome da substncia (que pode ser do reino vegetal, animal ou mineral e chamada pelo seu nome cientfico) vem a potncia do medicamento Ex: Lycopodium clavatum 12 CH 12 CH a potncia, ou seja, o quanto aquela substncia passou pelo processo de diluio e dinamizao. CH quer dizer centesimal hahnemaniana. A cada 1 CH a substncia foi diluda 100 vezes e a cada diluio sofreu sucusses, as famosas batidinhas, que tornam o remdio homeoptico ativo. Portanto, qualquer outro remdio que no foi diludo e dinamizado, no homeopatia. Acredita-se que atravs do processo de dinamizao as impresses de determinada substncia fiquem "gravadas na memria" daquela gua que a contm. (o lcool tem funo apenas de conservao) Por isso, mesmo sem pode identificar o princpio ativo da substancia naquela amostra de remdio, ele faz efeito no corpo humano - e um efeito suave e sutil - pois constitudo apenas da impresso sutil da substncia. E por isso tambm, que o remdio homeoptico no txico como os alopticos. Pode acontecer de causar efeitos indesejveis, quando no prescrito corretamente, isso sim, mas no h toxicidade. Alguns cientistas tentaram explicar, atravs da teoria da memria da gua, a maneira como funcionaria o medicamento homeoptico. Apesar desta teoria estar bem prxima de uma explicao plausvel, estes cientistas foram ridicularizados frente sociedade cientfica cartesiana e preconceituosa. Mas como homeopata, acredito que esta a direo correta e logo logo isso ser mostrado cientificamente. Hoje, no me angustio mais nem um pouco com a suposta "invalidade cientfica" que muitos julgam da homeopatia, j que muito fcil de notar clinicamente a ao do remdio homeoptico. claro, evidente e indubtvel que homeopatia funciona! s observar! no blog HOLOSGAIA tem um post muito bom sobre isso, vale a pena conferir: http://holosgaia.blogspot.com/2010/08/memoria-da-agua-homeopatia-e.html O pai da homeopatia, Samuel Hahnemann, descobriu que a substncia diluda e dinamizada, poderia provocar no indivduo so, sintomas parecidos com os do

indivduo doente, sem os efeitos txicos do remdio na sua forma de tintura. Por exemplo: Hahnemann percebeu que se uma pessoa sadia, tomasse China officinalis na forma homeoptica, desenvolveria os sintomas da malria. Baseado ento no princpio hipocrtico de que semelhante cura semelhante, ele aplicou a China ao doente de malria. A inteno fornecer ao doente uma doena artificial mais semelhante possvel sua natural, atravs do medicamento homeoptico, a fim de extinguir a doena original. Por isso tudo, o medicamento homeoptico muito mais do que apenas uma gota diluda em uma piscina de gua. Exite muita histria, muito estudo e muita evidncia clnica por traz dele. Concordo que ainda h uma lacuna a ser preenchida. Mas isso passa a ter uma importncia menor frente aos benefcios da prtica homeoptica que respeita os princpios de estudar o doente e no a doena, avaliar honestamente, ajudar a natureza e acima de tudo: Primo nil nocere, primeiramente no prejudicar.

Devido sutileza do medicamento homeoptico, so necessrios alguns cuidados, tanto ao tomar como para armazen-lo:

- Tomar os medicamentos longe das refeies procurando manter um tempo mnimo de 15 minutos, inclusive aps a escovao dos dentes; - No utilizar o mesmo conta-gotas para medicamentos diferentes; - No use produtos com cnfora (como Vicky Vaporub ou Gelol), pois este pe o antdoto da homeopatia;- Evite bebidas alcolicas, caf em excesso e condimentos.

Cuidados com o Medicamento Homeoptico - Guardar o frasco em local seco e ventilado; - Fora do alcance de crianas; - Longe de fontes de radiao (TV, microondas, computadores, celulares); - Longe de substncias que tenham cheiros fortes (produtos de limpeza, perfumes, etc.); - No se auto medique; - No recomende seu medicamento a outras pessoas, pois a homeopatia trata o doente e no somente a doena, e s o seu mdico homeopata est capacitado a fazer sua avaliao.

Fonte : http://pedintegral.blogspot.com/search/label/homeopatia

==============