Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das...

29
Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa. Critérios de Excelência. A natureza e propósito das organizações Teoria da Agência: Separação de propriedade e controle.

Transcript of Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das...

Page 1: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 1

A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa. Critérios de

Excelência.  A natureza e propósito das organizações

Teoria da Agência: Separação de propriedade e controle.

Page 2: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 2

PNQ --Ciclo de Premiação 2010 -- Usa 8 Critérios de Excelência.Esses critérios também são referenciados para aintegração de governança corporativa com os processos gerenciais.

.

Page 3: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 3

LIDERANÇA

ESTRATÉGIAE PLANOS

CLIENTES

SOCIEDADE

INFORMAÇÕESE CONHECIMENTO

PESSOAS

PROCESSOS

RESULTADOS

Page 4: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 4

PNQ --Ciclo de Premiação 2010 -- Usa 8 Critérios de Excelência.Esses critérios também são referenciados para aintegração de governança corporativa com os processos gerenciais.

.

Page 5: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 5

1. LiderançaEste Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.

.

Page 6: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 6

2. Estratégias e PlanosEste Critério aborda os processos gerenciaisrelativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentesao estabelecimento de metas e à definiçãoe ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.

Page 7: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 7

3. ClientesEste Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientese mercado e à comunicação com o mercado eclientes atuais e potenciais.

Page 8: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 8

4. SociedadeEste Critério aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidadesmais influenciadas pela organização.

Page 9: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 9

5. Informações e ConhecimentoEste Critério aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda porinformações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.

Page 10: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 10

6. PessoasEste Critério aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.

Page 11: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 11

7. ProcessosEste Critério aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio,tratando separadamente os relativos a fornecedorese os econômico-financeiros.

Page 12: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 12

8. ResultadosEste Critério aborda os resultados da organização naforma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

Page 13: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 13

Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens.

Vamos verificar alguns, relacionados mais a governança corporativa e processos gerenciais.

Page 14: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 14

1.Liderança 1.1 Governança corporativa 1.2 Exercício da liderança e promoção da cultura

da excelência 1.3 Análise do desempenho da organização

Page 15: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 15

5. Informações e Conhecimento 5.1 Informações da organização 5.2 Ativos intangíveis e conhecimento organizacional

Page 16: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 16

7. Processos 7.1 Processos principais do negócio e processosde apoio 7.2 Processos relativos aos fornecedores 7.3 Processos econômico-financeiros

Page 17: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 17

8. Resultados 8.1 Resultados econômico-financeiros 8.2 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 8.3 Resultados relativos à sociedade 8.4 Resultados relativos às pessoas 8.5 Resultados dos processos principais 8.6 Resultados relativos aos fornecedores

Page 18: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 18

EXEMPLO DE UM CASO PRÁTICO DEINTEGRAÇAO ENTRE GOVERNANÇACORPORATIVA E PROCESSOS GERENCIAIS: EMPRESA VCP

Page 19: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 19

Listada no Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa desde 2001 e certificada pela adequação às normas da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), a atuação da VCP é conduzida com base nas boas práticas de governança corporativa. Em seu relacionamento com acionistas, investidores e mercado de capitais privilegia a transparência, a prestação de contas e o tratamento igualitário, buscando o constante aperfeiçoamento desse modelo.

Page 20: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 20

A gestão é profissionalizada, distinguindo a atuaçãodos acionistas (representados no Conselho deAdministração) e as responsabilidades dos gestores. São adotadas normas nacionais e internacionais de registros contábeis e de manutenção de registrode empresa aberta, tanto na Comissão de Valores Mobiliários quanto na SEC (Security ExchangeCommission, nos Estados Unidos).

Page 21: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 21

Um dos avanços recentes foi a criação do Comitê deSustentabilidade, responsável por assegurar comoparte integrante da estratégia do negócio, que permeia todos os processos gerenciais da Empresa. Esse compromisso foi reconhecido pela inclusão, desde 2005, no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa e posteriormente em 2008, no Dow Jones Sustainability Index. Também foi constituído o Comitê de Inovação, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e processos.

Page 22: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 22

No aprimoramento dos processos internos, todas as áreas da Empresa envolveram-se no diagnóstico deriscos e controles internos necessários para a certificação da SOX, legislação que busca assegurara confiabilidade das demonstrações contábeis e financeiras das companhias listadas nas bolsas de valores norte-americanas. Acompanhada pelo Comitê de Auditoria, a Pricewaterhouse Coopers certificou conformidade com a SOX pelo segundo ano consecutivo.

Page 23: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 23

Em Julho de 2008, a VCP, em cerimônia realizada pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), recebeu o prêmio de destaque setorial em Criação de Valor. Esta foi aprimeira edição do “Prêmio ABRASCA de Criação de Valor”, que utilizou uma metodologia desenvolvida para o mercado de capitais nacional, com base em estudos da Universidade de Navarra(Espanha).

Page 24: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 24

Essa metodologia, desenvolvida pela GRC Visão, privilegia ações de governança orientadas para a criação de valor.  O vencedor do Prêmio assim como os Destaques Setoriais foram  referendados pelo Comitê de Premiação composto por membros da Abrasca, Abrapp, Amec, Anbid, Ancor, Andima, Anefac, Apimec, BM&F Bovespa, Ibgc, Ibracon e Ini. O acompanhamento e auditoria de resultado foram feitos pela Ernst &Young.

Page 25: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 25

Sites e links: http://www.grupotreinar.com.br/videos.aspx

(acesso a exemplos de diversos vídeos de treinamento, inclusive de processos de negócio

http://www.grupotreinar.com.br/videos/processos--qualidade/oficina-de-processos.aspx

(vídeo de oficina de processos)http://www.grupotreinar.com.br/videos/gestão-de-ti/

fábio-duarte-sobre-governança-de-ti.aspx vídeo sobre governança de TI

 

Page 26: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 26

http://www.grupotreinar.com.br/videos/gestão-de-ti/a-importância-da-engenharia-de-requisitos.aspx

(vídeo sobre a importância da engenharia de requisitos)http://www.grupotreinar.com.br/videos/processos--qualidade/

valentino-bergamo-fala-sobre-six-sigma.aspx (vídeo sobre six sigma)

http://www.grupotreinar.com.br/videos/processos--qualidade/visão-geral-sobre-gestão-por-processos.aspx

(vídeo sobre gestão por processos)   

Page 27: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 27

Exercícios

Page 28: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 28

Exercícios1)O PNQ- Prêmio Nacional da Qualidade, noCiclo de Premiação 2010, usa 8 critérios de ex-celência. Mencione e explique 5 deles. 2) Esses critérios também são referenciados ao que?3) Esses critérios são subdivididos em ítens.

Mencione a subdivisão de dois deles que sejam relacionados mais a governança corporativa e processos gerenciais.

Page 29: Memórias de Aulas 4 e 5 Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger1 A evolução das organizações. Conceitos, origem e direcionadores da Governança Corporativa.

Memórias de Aulas 4 e 5

Governança Corporativa Prof.Ms.Alfredo Senger 29

Exercícios4)Comente o exemplo de um caso prático de

integração entre governança corporativa e processos gerenciais: o da empresa VCP.