Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

12
Dezembro/2014 - 1ª quinzena - Ano XII - Nº 261 - Tiragem: 16.400 exemplares FOLHA DO TURISMO mercadoeeventos.com.br Roadshow Turismo 2014 Evento chega ao fim com a capacitação de mais de 2,4 mil agentes em oito cidades do país “Mais importante que o caminho é o rastro que você deixa”

description

Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

Transcript of Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

Page 1: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

1

Dezem

bro de 2014 - 1ª quinzena

Dezembro/2014 - 1ª quinzena - Ano XII - Nº 261 - Tiragem: 16.400 exemplares

FOLHA DO TURISMOm

erca

doee

vent

os.c

om.b

r

Roadshow Turismo 2014 Evento chega ao fi m com a capacitação de mais

de 2,4 mil agentes em oito cidades do país

“Mais importante que o caminho é o rastro que você deixa”

Page 2: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

2

Dez

embr

o de

201

4 - 1

ª qu

inze

na

Page 3: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

3

Dezem

bro de 2014 - 1ª quinzena

Capacitação e aprimoramento. Esta “dobra-dinha” foi a chave do sucesso dos principais parceiros do M&E e da Trend, que evidenciaram a divulgação de ferramentas e produtos turísticos de destinos, locadores, operadores, companhias aéreas, hoteleiros e de órgãos ligados ao go-verno durante a realização das oito etapas do Roadshow Turismo 2014. O evento passou pe-las cidades de Salvador, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba, qualificando mais de 2,4 mil agentes.

O gerente de mercado Nacional da Bahiatur-sa, Guto Jones, destacou o formato do Roadshow Turismo 2014. “Esse tipo de roadshow atingiu todos os polos emissores de turistas para a Bahia”, disse. Segundo ele, a Bahia conseguiu mostrar que o destino não se resume a sol e praia. “Esperamos reposicionar a Bahia no cenário nacional e espero que no Roadshow Turismo 2015 a Bahia possa estar presen-te novamente entre os parceiros”, concluiu.

“O balanço foi extremamente positivo”, disse o vice-presidente executivo do M&E, Roy Taylor. “Não fazíamos isso antes e, junto com nossos parceiros, conseguimos implementar um ciclo novo de capacitação dentro do M&E, que sempre se preocupou com a difusão da notícia junto ao trade turístico”, emendou.

Etapa do Roadshow sorteia prêmios para agentes

A ultima etapa do “Roadshow Turismo 20014 – Tendências, Desafios e Oportu-nidades”, sorteou prêmios aos agentes de viagens presentes. O diretor de Marketing do Grupo Trend, Vitor Bauab, junto com o gerente de Mercado Nacional da Bah-iatursa, Guto Jones, e o gerente Geral de Vendas e Marketing, do Mabu, Douglas Menezes, ofereceram aos mais de 200 agentes de viagens presentes o sorteio de cinco pares de ingressos para a etapa da Stockcar que acontece em Curitiba, dentro do camarote da Bahia e com hospedagem de uma noite no Mabu Curitiba Business. Entre os premiados, Diovana Alves, da Mice Trip; Tabatha Pereira, da Primeira Classe Turismo; Simone Pontes, da Zest Turismo; Santiago Rodrigues, da Focus Viagens e Turismo; e Silvia Kovalechuck, da MB Travel.

Tabatha Pereira, da 1a Classe Viagens, Simone Pontes, da Zest Turismo, Santiago Rodrigues, da Focus Viagens & Turismo, Diovana Alves, da Nice Trip, e Silvia Kovalechuck, da MB Travel

Balanço positivo: mais de 2,4 mil agentes capacitados em oito cidades

Além disso, Taylor ressaltou o diferencial e o conhecimento levado até os agentes. “Estamos desenhando um novo formato, parecido com este, e daremos continuidade a este tipo de evento”, finalizou.

Além de receber o feedback dos agentes que passaram pelas oito etapas do Roadshow, o diretor de Marketing da Trend, Vitor Bauab, destacou o prestigio da operadora e dos par-ceiros do evento pelo país. “Este evento não fala dos parceiros, ele fala do mercado. Com

isso, transformamos nossas apresentações para se adaptar de acordo com o público. Isso é a realidade do mercado”, comentou.

Bauab ressaltou a carência do mercado em informação e treinamento, além do sucesso das etapas que, deste o princípio, tiveram recorde de participação. “Trouxe-mos players de todos os segmentos e isso resulta em credibilidade junto aos agentes. O resultado foi extremamente positivo”, disse.

Ricardo Kaiser, da Avis; Leomar Marques, da Avianca, e Karen Schimidt, da Best Western, também acreditam no modelo e creditam à capacitação e o conhecimento como diferencial do modelo do Roadshow.

Palestras - Com relação às palestras, o presidente da Trend e palestrante das etapas do evento, Luis Paulo Luppa, destacou o envolvimento dos parceiros na vontade de ajudar e compartilhar o conhecimento. “A pa-lavra-chave para este evento é: valeu”, disse. Segundo ele, o papel dos painelistas era de provocar uma mudança no comportamento dos agentes e isso foi alcançado”, ressaltou.

Luppa destacou inda que mais importante que o caminho é o rastro deixado por ele e, isso, segundo o executivo, foi absorvido pelo público. “Deixamos um rastro muito rico na in-gestão do conhecimento e na quebra de para-digmas”, comentou. “Viemos de um ano difícil e creio que 2015 será muito bom”, emendou.

O Roadshow Turismo 2014 foi o fruto de uma parceria do Mercado & Eventos com a Trend Operadora e contou com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Governo do Estado da Bahia. A correalização foi da Federação Brasileira de Hospedagem e Ali-mentação (FBHA) e apoio da Best Western e Avis. A Avianca foi a transportadora oficial.

Parceiros e agentes comemoram última etapa do Roadshow Turismo 2014

Page 4: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

4

Dez

embr

o de

201

4 - 1

ª qu

inze

na

Novidades para 2015. Na verdade, os exe-cutivos da indústria do turismo levantaram questões - durante a 8ª etapa do Roadshow Turismo 2014 - que focaram no diferencial competitivo e na mudança do perfil de consu-mo [cultural] do brasileiro nos últimos anos.

Na área hoteleira, o gerente Geral de Vendas e Marketing do Mabu, Douglas Menezes, ressaltou os investimentos da rede na inauguração de novos hotéis e em novos lançamentos em Foz do Iguaçu. Já a gerente de Vendas para América Latina da Best Western International, Karen Schmidt, apresentou a nova estrutura da rede com a divisão de classes Best Western, Plus e Pre-mier como diferencial de venda e a disponibi-lidade de 100% do inventário da rede dentro do sistema de reservas da Trend Operadora.

Locação e Aéreo - No setor de carros, o gerente Geral de Vendas da Avis, Ricardo Kaiser, ressaltou que “somente 2% das vendas das agências de viagens incluem locação”, mostrando a grande oportunidade que o segmento oferece para incrementar o faturamento. “Apostamos em renovação da frota e na reestruturação da empresa. Mas ainda perdemos vendas junto aos agentes e o pax final prefere usar o táxi”, comentou.

Para o gerente Regional de Vendas da Avianca, Leomar Marques, o crescimento da companhia em 25% projetado para 2015 vai oferecer e possibilitar muito mais mer-cado para os agentes de viagens como, por

exemplo, o aumento de frequências para o Paraná e Santa Catarina. “Esse mercado do sul é muito importante para nós”, comentou.

Operação - O diretor de Vendas da Trend, Vitor Hugo, ressaltou que os “players” não devem colocar os ovos na mesma cesta, oferecendo um leque de diferentes produtos. “Temos que diversificar o mix de produtos e receitas. Quanto mais dispomos de opções diferenciadas para atender os clientes, mais pulverizado é o risco de mercado”, comentou. Hugo ressaltou ainda a criação de novos pro-dutos para venda de carros compartilhados aos pacotes. “Precisamos estimular estes 2% que representa a locação de carros”, disse.

Para o coordenador de Mercado Nacional da Bahiatursa, Guto Jones, o desafio da Bahia é divulgar o destino com foco na capacitação a distância, roadshows pelo país e com o incremento de famtours e presstrips pelas 13 regiões turísticas do estado. “Apresentar esse portfólio de produtos aos agentes de viagens é um grande desafio”, afirmou. “Contamos com a sensibilidade de cada operadora no país para a divulgação dos nossos produtos”, emendou.

Famtour - Além disso, durante o início do painel, Leomar Marques, gerente Regional da Avianca, Vitor Bauab, diretor de Marke-ting da Trend, e Guto Jones, da Bahiatursa, anunciaram um famtour para 2015 para que os agentes de Curitiba possam conhecer, in loco, os diferencias da Bahia.

Luppa destaca adaptação ao mercado como fonte de sucesso

O ponto alto da noite da 8ª etapa do Roadshow Turismo 2014 foi a palestra do presidente do grupo Trend, Luis Paulo Luppa, que ressal-tou a importância da compreensão de mercado, entendendo que há oportunidades e ameaças, mas que é necessário identificar os problemas e se adaptar aos novos momentos. “Hoje a mudança é veloz. Suas es-colhas definem a sua vida”, disse.

Luppa ressaltou que o evento - reali-zado em parceria com o M&E - é estri-tamente para a capacitação dos agen-tes e que no mercado existem apenas dois perfis de consumidores : “os que precisam e os que querem viajar”.

O executivo ressaltou que o apren-dizado e a reciclagem de informações são formas dos profissionais saírem da zona de conforto. “Vocês [agentes] de-vem sair da zona de conforto”, comen-tou, referindo-se que é necessário cui-dar do cliente como se ele fosse íntimo. “Há clientes analíticos, outros pragmá-ticos, outros já são loucos”, emendou.

Luppa falou ainda do tripé formado pela habilidade [atitude para fazer o que tem que ser feito], análise [estar um passo à frente] e diferencial [o que eu faço melhor que os outros], que pode ser determinante na balança para o sucesso. O palestrante desta-cou ainda o “valor” do conhecimento aplicado ao produto no ato da venda.

Curitiba: painel destaca perspectiva para o mercado em 2015

Painelistas debateram futuro do Turismo

Page 5: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

5

Dezem

bro de 2014 - 1ª quinzena

Page 6: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

6

Dez

embr

o de

201

4 - 1

ª qu

inze

naGA

LERI

A DE

FOT

OS

Noemi Siqueira, da Smart Trip, Niceli Pereira e Cristina Carlini, da Wallesch Turismo

Vitor Bauab, da Trend OperadoraFernando da Silva, do Lira Hotel, Monica Arns e Aline Lopes, da Atlantica Hotels, e Jefferson Luz, da Trend Operadora

Jessica Maibuk, Amanda Brandão, Suelen Pessoa, e Luciana Reis, da Lufer

Igor Barreto e Ligia Horcaio, da Viva Clube de Viagens

Tabatha Pereira e Estela Maris, da 1ª Classe

Jefferson Costa, do Século XXI Turismo, e Ivanildo Nascimento

Dragan Andelkovic e Wagner Rodrigues, da WK Viagens

Claudina Fuentes, da Turitur, Fernanda Boing, da Domus Viagens, e Rute Volpato, da Travel Mate

Josimar Bussolaro e Lani Podzwto, do Hotel Petras, e Jefferson Luz, da Trend Operadora

Bernado Souza, da Multiplux lê as novidades do trade no Mercado & Eventos

Aline Souther e Cláudia Pallaro, do Clip Guapas Turismo

Francisco Regis e Bruno Miranda, da Fnac Viagens

Diego Galvan e Lie Aoki, do Costa Blanca

Daniela Almeida e Micheli Orcelli Reis, da Omega Travel

Rosa Masgrau, do M&E

Guto Jones, Silvia Kovalechuck, Diovana Alves, Douglas Meneses, Simone Pontes, Vitor Bauab, Tabatha Pereira, e Santiago Rodrigues

Page 7: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

7

Dezem

bro de 2014 - 1ª quinzena

Jane Niehues e Aristides, da Happy Tur, e Thalita Driessen, da Mundial

GALERIA DE FOTOS

Patricia Carvalho e Vitor Bauab, da Trend Operadora

Renato Senna, Marly Trindade, e Guto Jones, da Bahiatursa

Patricia de Barros e Geziel Macharete de Almeida, da Paraisotur

Rosangela Vieira e Bianca Gusso, do SBTur Viagens

Rodrigo Andrade e Júlio César Lanza, do Grupo Eastman

Jeison Torres e Augusto Pereira, do Bourbon

Gizeli Melo, da Trend, Alceu José, da Ajbj Hostel Turismo, Isabel Trevisan, da Viannatour, e Sonia Grimaldi, da Grimaldi Turismo

Paola Belon e Claudia Severo, da Avis

Marcio Fernandes e Patricia Graciano, da Nova Era Turismo

Marlon Noll, da Via G, e Mario Rogerio, da Star Over Viagens

Paulo Peretti, do Alta Reggia Plaza Hotel, e Laercio Henrique, da Trend Operadora

Roy Taylor, do M&E, e Ricardo Kaiser, da AvisRafael Wink, do Verde Brasil Ecoturismo, Isabela Eduarda França e Odair da Veiga, da Otur

Simone Pontes Saar, do Zest Turismo & Eventos

Leomar Marques, da Avianca

Rafael Clasen, da Havan

Santiago Rodrigues, da Focus Viagens & Turismo

Vadis Luiz da Silva, da Gestour Travel Brasil

William Mariano, da Interassist

Page 8: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

8

Dez

embr

o de

201

4 - 1

ª qu

inze

na

Os agentes foram unânimes quanto ao conteúdo deixado pelos painelistas e parceiros do Roadshow Turismo 2014 e, é claro, pelo palestrante da noite, Luis Paulo Luppa. Vejam o que disseram os entrevistados:

“Eu já conhecia o Luppa pela TV e pelo youtube, mas vê-lo de perto e sentir toda essa relação foi um aprendizado. Agora, no meu dia a dia, será possível transmitir essa capacitação para as pessoas que trabalham comigo e ainda, agregar um leque imenso de apoio às vendas dentro da agência”. Luciana Reis, da Lufer Viagens

“Todos os patrocinadores e participantes do evento são óti-mos. Agora vou adotar uma postura diferente em relação ao atendimento dos meus clientes. Hoje entendi que o agente de viagens, infelizmente, ainda vende preço ao invés de produto, diferencial, experiência”. Noemi Siqueira, da Smart Turismo

“O evento nos dá uma nova perspectiva para observarmos o comportamento dos nossos clientes de maneira diferente. Agora é possível estar mais próximos, agregando valor às ven-das e entendendo o comportamento de cada um”. Luciano Freitas, do Hotel Nacional Inn

“Fui impactada pela palestra pelo momento que estou vivendo profissionalmente. Hoje a dinâmica do atendimento que os agentes dão aos seus clientes está completamente equivocada. Este evento, com certeza, vai mudar a minha rotina”. Pryscilla Porrus, agente freelancer

“Extremamente motivador o evento. Além da projeção para o mercado do próximo ano, pudemos compreender a rotina de atendimento e as mudanças que precisam ser provocadas dentro de nós para que haja verdadeiramente uma mudança”. Álvaro Oliveira, do Hotel Canto Europeu

Agentes: evento proporciona oportunidade de crescimento

Com uma presença forte no Paraná, a rede Mabu Hotels & Resorts expande suas atividades para as regiões Sul e Sudeste do país. No total, serão mais de R$400 milhões em investimentos em novos empreendimentos de bandeira econômica com a inauguração, até 2018, de 22 novos hotéis que levam a marca Mabu Express.

Segundo o CEO da rede, Wellington Estruquel, já no segundo semestre de 2015 a rede inaugura três novos hotéis. “Teremos um hotel em Cascavel e Guarapuava (PR) e um terceiro em Pelotas, no Rio Gran-de do Sul”, disse, com exclusividade, ao M&E. Outra inauguração que acontece no primeiro semestre de 2017 será um hotel em Campinas, interior de São Paulo.

Estruquel destacou ainda a última inauguração da rede que aconteceu no

Mabu investe mais de R$ 400 milhões em novos empreendimentos

dia 20 de novembro, em Foz do Iguaçu. “O Mabu Interludium, de categoria midscale, re-cebeu investimentos de R$ 17 milhões. Ainda com relação à inauguração, no próximo dia 7 de dezembro, vamos inaugurar a primeira praia termal do Sul do país, com investimen-

tos de R$ 15 milhões”, ressaltou. Outros avanços, segundo o CEO, foi o aumento da ocupação dos hotéis em Curitiba que somam uma média de 67% e os investi-mentos na renovação dos apartamentos que somaram mais de R$ 6,7 milhões.

Wllington Estruquel, Dayanne Rodrigues e Douglas Meneses, do Mabu Hotéis & Resorts

8

Dez

embr

o de

201

4 - 1

ª qu

inze

na

Page 9: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

9

Dezem

bro de 2014 - 1ª quinzena

Page 10: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

10

Dez

embr

o de

201

4 - 1

ª qu

inze

na

A 10ª edição do projeto “Encontro – Ex-celência na qualidade em serviços para os segmentos de hospedagem e gastronomia” realizado pela Federação Brasileira de Hos-pedagem e Alimentação (FBHA) chegou à capital curitibana. Durante a abertura, o vice-presidente da FBHA, Marcos Fatuche, destacou a importância da atualização dos associados e da qualidade do evento que busca, cada vez mais, profissionalizar a gestão, inserir padrões de excelência no atendimento e apoio as questões jurídicas e legislativas do segmentos de hospedagem e alimentação.

No início das apresentações, a técnica em eventos do Ministério do Turismo, Cinthia Marques, destacou aos associados da FBHA , no Paraná, as novas estratégias de marke-ting do MTur para o país. “Não havia uma política de marketing ou de comercialização interna. Hoje, nosso foco é poder transformar o Departamento de Marketing do ministério em ferramenta de apoio à comercialização de produtos e destinos ligados ao turismo em todo o país”, comentou. “Temos que fazer o brasileiro viajar pelo país. Isso começou na época da Copa do Mundo”, emendou.

Palestras - Distribuição de reservas, com-pras, suprimentos, gestão, controle de energia e participação na decisão política dos segmen-tos de hotelaria e alimentação. Foram destas maneiras que as palestras da 10ª edição do projeto ofereceram novas oportunidades de negócios aos associados da entidade.

Entre os destaques, a gestão da hotelaria apresentada pela presidente da Central do Hoteleiro em São Paulo, Cleide Andrade.

SEHA apoia FBHA e prevê incremento no sindicato no PR

O presidente do Sindicato Empre-sarial de Hospedagem e Alimentação do Paraná, João Jacob Mehl, destacou a importância da realização do En-contro como ferramenta de fomento para o aprendizado do empresariado local e para a capacitação do trade, visando atrair mais turismo para a região do Estado e, principalmente, à capital Curitiba. Joacb destacou que hoje o sindicato tenta retomar as ações junto ao trade se aliando com entidades como a ABIH-PR, Abav-PR, Abrasel, entre outras.

João Jacob Mehl e Ernesto Villela Neto, do Sindicato Empresarialde Hospedagem e Alimentação

MTur abre edição do encontro FBHA em Curitiba

“A Central do Hoteleiro otimiza custos e minimiza intermediários, além do contro-le e gerenciamento do hotel”, comentou. Já Samira Macedo, diretora da Preciatti, destacou a qualidade e a importância de fornecedores e parceiros eficazes para a consolidação do negócio de alimentação.

A palestra “Eficiência Energética na Ho-telaria”, realizada pelo consultor da FBHA, Ricardo Bezamat, explicou que há uma série de medidas que os hoteleiros podem tomar para economizar energia sem perder a qualidade nos serviços. “Racionar é diferente de racionalizar”, disse. “Podemos diminuir os desperdícios e pagar menos pelo que se compra, pois companhias impõem custos aos consumidores. Podemos ter um gasto menor sem mexer no conforto da utilização do serviço”, complementou. Bezamat disse ainda que o aumento da energia elétrica para 2015 terá acrescimento de 35%.

Outros assuntos em destaques foram os diferenciais da assessoria comercial para a hotelaria, ministrada por Karyn Cápua, e a

produção legislativa para o segmento de ho-telaria e alimentação, sob responsabilidade de Ricardo Rielo. Rielo destacou projetos de Lei que envolvem gorjeta, utilização de calçadas, férias, relações do trabalho, e Ecade. “Cerca de 3 mil projetos de lei foram propostos em 2013, e somente 150 deles foram efetivamente criados”, disse. Ele ressaltou ainda questões sobre multa sobre cancelamentos e outras propostas de normas relevantes para o segmento. O advogado ainda apresentou inúmeros PLs de 2014 que tramitam no Congresso nacional.

João Carlos Rosas, da Simplice Soluções em Energia

Cleide Andrade, da Central do Hoteleiro, Marluce Magalhães e Alexandra Mato, da FBHA, e Viviane Maçaneiro, da SEHA

Ariadne Gomes e Simone Acras, da SEHA

Samira Macedo e Luccas Farias, do Preciatti Segurança Alimentar

Ricardo Bezamat, da FBHA, e Cinthia Marques, do MTur Marcos Fatuche, da FBHA

Karyn Cápua, do Blue Tree Hotels, e Camila Simioni, da Unicasa

Page 11: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

11

Dezem

bro de 2014 - 1ª quinzena

Page 12: Mercado & Eventos Edição 261 Suplemento Roadshow

12

Dez

embr

o de

201

4 - 1

ª qu

inze

na