Mitologia anastasia nadia

25
A Mitologia do conto A Mitologia do conto “A Perfeição” “A Perfeição” de de Eça de Queirós Eça de Queirós Escola E.B.2,3 Rio Arade–Parchal Ano Lectivo 2006/2007 Disciplina de Língua Portuguesa–Prof. Eva Antunes Anastasia Ambroci Nº1 9ºB Nadia Silva Nº12 9ºB

Transcript of Mitologia anastasia nadia

Page 1: Mitologia anastasia nadia

A Mitologia do conto A Mitologia do conto “A Perfeição”“A Perfeição”

de de Eça de QueirósEça de Queirós

Escola E.B.2,3 Rio Arade–Parchal

Ano Lectivo 2006/2007

Disciplina de Língua Portuguesa–Prof. Eva Antunes

Anastasia Ambroci Nº1 9ºB

Nadia Silva Nº12 9ºB

Page 2: Mitologia anastasia nadia

ApoloApolo Apolo Apolo é um deus grego (Febo, em Roma), filho de é um deus grego (Febo, em Roma), filho de

Zeus e Leto e irmão gémeo de Ártemis (deusa da Zeus e Leto e irmão gémeo de Ártemis (deusa da caça). Numa época mais tardia foi identificado caça). Numa época mais tardia foi identificado

com Hélios, deus do sol, pois era antes o deus da com Hélios, deus do sol, pois era antes o deus da luz e, por arrastamento, a sua irmã foi luz e, por arrastamento, a sua irmã foi

identificada com Selene, deusa da lua. Mais identificada com Selene, deusa da lua. Mais tarde ainda, foi conhecido, primordialmente, tarde ainda, foi conhecido, primordialmente,

como uma divindade solar. Na mitologia etrusca, como uma divindade solar. Na mitologia etrusca, foi conhecido como Aplu.foi conhecido como Aplu.

Page 3: Mitologia anastasia nadia

Apolo

Page 4: Mitologia anastasia nadia

Aquiles Aquiles Na mitologia grega, Aquiles foi não só o maior Na mitologia grega, Aquiles foi não só o maior guerreiro em Tróia como o ponto central do guerreiro em Tróia como o ponto central do poema épico poema épico IlíadaIlíada, de , de HomeroHomero. A sua lenda é . A sua lenda é conhecida sobretudo através deste poema, cujo conhecida sobretudo através deste poema, cujo tema não é a tomada de Tróia, mas a cólera de tema não é a tomada de Tróia, mas a cólera de Aquiles, que quase causou a derrota dos Aquiles, que quase causou a derrota dos exércitos gregos. Aquiles era filho de Peleu, rei exércitos gregos. Aquiles era filho de Peleu, rei dos mirmidões na Tessália e da ninfa Tétis. Zeus dos mirmidões na Tessália e da ninfa Tétis. Zeus e Posídon levaram-na até um oráculo que viu na e Posídon levaram-na até um oráculo que viu na sua mão que ela teria um filho que seria maior sua mão que ela teria um filho que seria maior que o próprio pai, e por isso resolveu dá-lo a que o próprio pai, e por isso resolveu dá-lo a outra pessoa.outra pessoa.

Page 5: Mitologia anastasia nadia

Aquiles

Page 6: Mitologia anastasia nadia

Júpiter Júpiter Júpiter (em latim, Iuppiter) era o deus romano Júpiter (em latim, Iuppiter) era o deus romano do dia, vulgarmente identificado com o deus do dia, vulgarmente identificado com o deus grego Zeus. Também era chamado de Jovis grego Zeus. Também era chamado de Jovis (Jove). Filho de Saturno e de Cíbele, foi dado por (Jove). Filho de Saturno e de Cíbele, foi dado por sua mãe às ninfas da floresta onde havia nascido.sua mãe às ninfas da floresta onde havia nascido.

Page 7: Mitologia anastasia nadia

Júpiter e tétis

Page 8: Mitologia anastasia nadia

MercúrioMercúrioMercúrio era o deus romano encarregado de Mercúrio era o deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter. Era filho de levar as mensagens de Júpiter. Era filho de Júpiter e de Bona Dea e nasceu em Cilene, Júpiter e de Bona Dea e nasceu em Cilene, monte de Arcádia. Os seus atributos incluem monte de Arcádia. Os seus atributos incluem uma bolsa, umas sandálias e um capacete com uma bolsa, umas sandálias e um capacete com asas, uma varinha de condão e o caduceu.asas, uma varinha de condão e o caduceu.Era o deus da eloquência, do comércio, dos Era o deus da eloquência, do comércio, dos viajantes e dos ladrões, a personificação da viajantes e dos ladrões, a personificação da inteligência. Correspondia ao Hermes grego, inteligência. Correspondia ao Hermes grego, protector dos rebanhos, dos viajantes e protector dos rebanhos, dos viajantes e comerciantes; como era muito rápido, era o comerciantes; como era muito rápido, era o mensageiro de Júpiter.mensageiro de Júpiter.

Page 9: Mitologia anastasia nadia

Mercúrio

Page 10: Mitologia anastasia nadia

penélopepenélopeNa mitologia grega, Penélope é a esposa de Na mitologia grega, Penélope é a esposa de Ulisses. Era filha de Icarius e de Periboea. Ela Ulisses. Era filha de Icarius e de Periboea. Ela aguardou por Ulisses durante o longo retorno da aguardou por Ulisses durante o longo retorno da Guerra de Tróia, narrado na Odisseia, de Guerra de Tróia, narrado na Odisseia, de Homero. Enquanto Ulisses guerreava nos altos Homero. Enquanto Ulisses guerreava nos altos mares, o pai de Penélope sugeriu que a sua filha mares, o pai de Penélope sugeriu que a sua filha se casasse novamente. Ela, uma mulher se casasse novamente. Ela, uma mulher apaixonada e fiel ao seu marido, decidiu que o apaixonada e fiel ao seu marido, decidiu que o esperaria até à sua volta.esperaria até à sua volta.

Page 11: Mitologia anastasia nadia

penélope e os pretendentes

Page 12: Mitologia anastasia nadia

polifeMopolifeMoSegundo a mitologia grega, Polifemo é um Segundo a mitologia grega, Polifemo é um Ciclope (gigante de um só olho), filho de Ciclope (gigante de um só olho), filho de Posídon, que aprisionou Ulisses e os seus Posídon, que aprisionou Ulisses e os seus companheiros numa gruta, aquando da sua companheiros numa gruta, aquando da sua viagem de regresso a casa, depois da conquista viagem de regresso a casa, depois da conquista de Tróia. Os gregos só conseguiram escapar de Tróia. Os gregos só conseguiram escapar depois de cegarem o gigante. A sua história depois de cegarem o gigante. A sua história constitui o tema do Livro dos Onze da constitui o tema do Livro dos Onze da OdisseiaOdisseia de Homero.de Homero.

Page 13: Mitologia anastasia nadia

polifeMo

Page 14: Mitologia anastasia nadia

teléMAco teléMAco Na mitologia grega, Telémaco era filho de Na mitologia grega, Telémaco era filho de Penélope e Ulisses e saiu em busca do pai na Penélope e Ulisses e saiu em busca do pai na Odisseia, de Homero. Quando o seu pai foi lutar Odisseia, de Homero. Quando o seu pai foi lutar na guerra de Tróia, Telémaco ainda era um bebé. na guerra de Tróia, Telémaco ainda era um bebé. Na volta de Ulisses, Telémaco já tinha vinte Na volta de Ulisses, Telémaco já tinha vinte anos. Telémaco e seu pai mataram todos os anos. Telémaco e seu pai mataram todos os pretendentes à mão de Penélope. Conta o mito pretendentes à mão de Penélope. Conta o mito que, quando Telémaco era bebé, o pai quase o que, quando Telémaco era bebé, o pai quase o matava porque fingia que estava louco. Tudo não matava porque fingia que estava louco. Tudo não passava de uma tentativa inútil de evitar a ida de passava de uma tentativa inútil de evitar a ida de seu pai para o cerco de Tróia.seu pai para o cerco de Tróia.

Page 15: Mitologia anastasia nadia

teléMAco e Mentor

Page 16: Mitologia anastasia nadia

A ilhA de ogígiAA ilhA de ogígiA A Ilha de Ogígia é uma ilha mítica. Homero, em A Ilha de Ogígia é uma ilha mítica. Homero, em OdisseiaOdisseia, descreve a mítica Ilha de Ogígia que se , descreve a mítica Ilha de Ogígia que se refere, segundo alguns entendidos, à Ilha de refere, segundo alguns entendidos, à Ilha de Mljet que se encontra no Adriático. A Ilha de Mljet que se encontra no Adriático. A Ilha de Mljet é considerada como a mais bela ilha do Mljet é considerada como a mais bela ilha do Adriático, com praias encantadoras, extensas Adriático, com praias encantadoras, extensas florestas de pinheiros e carvalhos-verdes e uma florestas de pinheiros e carvalhos-verdes e uma riquíssima variedade de espécies vegetais e riquíssima variedade de espécies vegetais e animais.animais.

Page 17: Mitologia anastasia nadia

A ilhA de ogígiA

Page 18: Mitologia anastasia nadia

ZéfiroZéfiroZéfiro é o vento do Oeste.Também Zéfiro é o vento do Oeste.Também considerada uma brisa suave ou vento considerada uma brisa suave ou vento agradável. É filho de Eos (a aurora) e agradável. É filho de Eos (a aurora) e Astreu. Foi casado com Íris. Os seus Astreu. Foi casado com Íris. Os seus irmãos são Bóreas, Notus e Eurus e todos irmãos são Bóreas, Notus e Eurus e todos são Titãs. O mito do vento Zéfiro ou são Titãs. O mito do vento Zéfiro ou Favónio diz que este fecundava as éguas de Favónio diz que este fecundava as éguas de certa região da Lusitânia tornando os certa região da Lusitânia tornando os cavalos dessa zona invulgarmente velozes. cavalos dessa zona invulgarmente velozes.

Page 19: Mitologia anastasia nadia

o triunfo de Zéfiro e florA

Page 20: Mitologia anastasia nadia

ulissesulissesOdisseu (na Grécia) ou Ulisses (em Roma) é um Odisseu (na Grécia) ou Ulisses (em Roma) é um personagem da Ilíada e da Odisseia de Homero. personagem da Ilíada e da Odisseia de Homero. É a personagem principal desta última obra. É a personagem principal desta última obra. Odisseu é uma figura à parte em Tróia. É um dos Odisseu é uma figura à parte em Tróia. É um dos mais ardilosos guerreiros de toda a epopeia mais ardilosos guerreiros de toda a epopeia grega em Tróia, e mesmo depois dela, aquando grega em Tróia, e mesmo depois dela, aquando do seu longo retorno ao seu reino, Ítaca, uma das do seu longo retorno ao seu reino, Ítaca, uma das numerosas ilhas gregas.numerosas ilhas gregas.

Page 21: Mitologia anastasia nadia

ulisses enfrentAndo As sereiAs

Page 22: Mitologia anastasia nadia

tróiAtróiATróia é uma cidade lendária e centro da guerra Tróia é uma cidade lendária e centro da guerra de Tróia, como descrito especialmente na de Tróia, como descrito especialmente na IlíadaIlíada, , um dos dois poemas atribuídos a Homero. Hoje um dos dois poemas atribuídos a Homero. Hoje é o nome de um sítio arqueológico, a localização é o nome de um sítio arqueológico, a localização tradicional da Tróia homérica, na costa em que tradicional da Tróia homérica, na costa em que está hoje a província turca de Çanakkale, a está hoje a província turca de Çanakkale, a sudoeste do Monte Ida.sudoeste do Monte Ida.

Page 23: Mitologia anastasia nadia

locAliZAção dA lendáriA tróiAlocAliZAção dA lendáriA tróiA

Page 24: Mitologia anastasia nadia

cAlipsocAlipsoCalipso, na mitologia grega, é uma ninfa do mar. Calipso, na mitologia grega, é uma ninfa do mar. Segundo alguns autores, seria filha de Oceano e Segundo alguns autores, seria filha de Oceano e de Tétis, vivia numa gruta, na encosta de uma de Tétis, vivia numa gruta, na encosta de uma montanha na ilha de Ogígia. A entrada da sua montanha na ilha de Ogígia. A entrada da sua morada era cercada por um bosque sagrado, morada era cercada por um bosque sagrado, onde havia uma fonte, também sagrada. Para onde havia uma fonte, também sagrada. Para outros, seria filha de Atlas e Pleione, ou mesmo outros, seria filha de Atlas e Pleione, ou mesmo ainda de Hélios e Perse. Os seus filhos mais ainda de Hélios e Perse. Os seus filhos mais importantes eram Áuson, Nausítoo e Nausínoo e importantes eram Áuson, Nausítoo e Nausínoo e Latino. Sendo uma das deusas fiandeiras, era um Latino. Sendo uma das deusas fiandeiras, era um poderosa feiticeira e trazia em si o poder da vida poderosa feiticeira e trazia em si o poder da vida e da morte.e da morte.

Page 25: Mitologia anastasia nadia

ulisses e cAlipso