Modelo Projeto Interprograma

5
Projeto CIÊNCIA & TECNOLOGIA interprogramas Objetivo Geral Criar uma série de interprogramas para a difusão da Ciência e Tecnologia, a ser veiculado na TV NBR, com vistas a democratizar o acesso à informação sobre a produção de conhecimento em C&T no país. Objetivos Específicos Realizar interprogramas com 1 minuto e 45 segundos de duração abrangendo temas relevantes em C&T para o conhecimento público, de modo a tornar mais próximos esses temas do cotidiano do público; Levar aos telespectadores, de forma acessível, temas nacionais em ciência e tecnologias que estejam em pesquisa, desenvolvimento ou já instaladas; Divulgar pesquisas produzidas no Brasil por universidades e empresas; Divulgar os programas de acesso a financiamento a projetos de inovação; Estimular o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil. Justificativa O desenvolvimento econômico brasileiro e a crescente participação no mercado internacional requer desenvolvimento e superação de fragilidades tecnológicas. O Brasil tem investido em pesquisa, e tem uma crescente presença em publicações e grupos de pesquisa internacionais. Houve estímulo e reforço a atividades relacionadas à educação, ciência e tecnologia, e à cooperação entre empresas e entidades de pesquisa, prestadores de serviços tecnológicos, instituições governamentais e entidades no esforço de dinamizar as

description

modelo de projeto de programa de televisão

Transcript of Modelo Projeto Interprograma

Page 1: Modelo Projeto Interprograma

Projeto CIÊNCIA & TECNOLOGIAinterprogramas

Objetivo Geral

Criar uma série de interprogramas para a difusão da Ciência e Tecnologia, a ser veiculado na TV NBR, com vistas a democratizar o acesso à informação sobre a produção de conhecimento em C&T no país.

Objetivos Específicos

Realizar interprogramas com 1 minuto e 45 segundos de duração abrangendo temas relevantes em C&T para o conhecimento público, de modo a tornar mais próximos esses temas do cotidiano do público;

Levar aos telespectadores, de forma acessível, temas nacionais em ciência e tecnologias que estejam em pesquisa, desenvolvimento ou já instaladas;

Divulgar pesquisas produzidas no Brasil por universidades e empresas;

Divulgar os programas de acesso a financiamento a projetos de inovação;

Estimular o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil.

Justificativa

O desenvolvimento econômico brasileiro e a crescente participação no mercado internacional requer desenvolvimento e superação de fragilidades tecnológicas. O Brasil tem investido em pesquisa, e tem uma crescente presença em publicações e grupos de pesquisa internacionais.

Houve estímulo e reforço a atividades relacionadas à educação, ciência e tecnologia, e à cooperação entre empresas e entidades de pesquisa, prestadores de serviços tecnológicos, instituições governamentais e entidades no esforço de dinamizar as tecnologias do setor industrial, produtivo e de interesse direto da população.

E entre os esforços de fortalecimento da ciência e da tecnologia, é fundamental a difusão dos conhecimentos e tecnologias e também a disseminação das possibilidades reais de resposta técnico-científica instaladas a questões da sociedade brasileira.

A pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”, promovida em 2010, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e outras instituições do setor, destacou que a percepção e o interesse da população brasileira pela ciência aumentou nos últimos quatro anos, passando de 41% em 2006 para 65% em 2010.

Page 2: Modelo Projeto Interprograma

Mas cerca de 40% dos entrevistados responderam que não estavam satisfeitos, ou estavam apenas parcialmente satisfeitos com a divulgação científica feita pelos meios de comunicação, seja pelo pequeno número de matérias, ou pelo conteúdo pouco acessível.

Neste contexto a série “Ciência e Tecnologia” pretende ser uma ponte entre a demanda por essas informações e a necessidade do governo de levar ao cidadão os resultados dos investimentos públicos e os benefícios reais que a ciência pode trazer para o seu dia a dia.

NBR

A NBR é a TV do Governo Federal e tem por missão informar e noticiar as ações do Poder Executivo, com foco no cidadão, atendendo aos princípios constitucionais da transparência, eficiência, legalidade e impessoalidade.

A TV pode ser captada por cabo ou por parabólica, além de ter sua programação retransmitida por emissoras de sinal aberto em várias localidades do País.

Sinopse

A série de interprogramas - em formato de mini documentário - torna temas das mais diversas áreas de Ciência & Tecnologia mais próximos a realidade do cidadão. Depoimentos de cientistas apresentam pesquisas e tecnologias brasileiras, contextualizando seus resultados no cotidiano do país.

Duração

Um minuto e trinta segundos

Um desdobramento possível para o projeto é a finalização em um segundo formato, um programete de cinco minutos, para ser exibido entre programas, ou ao final de transmissões ao vivo.

Veiculação

Diária na NBR, com reprises.

Pautas gerais

Pesquisas Nacionais: divulgação de pesquisas realizadas no Brasil através de universidades, empresas públicas e privadas;

Capacidade tecnológica instalada: divulgação de tecnologias em funcionamento no Brasil através de universidades, empresas públicas e privadas;

Page 3: Modelo Projeto Interprograma

Inclusão Científica e Tecnológica: Divulgação de ações visando a inclusão da população brasileira – carente, idosos, ensino básico, médio e superior – na área da Ciência e Tecnologia;

Pautas transversais no caso do desdobramento em um programete de cinco minutos:

Institutos de fomento à pesquisa

Institutos, empresas e agências do Ministério de Ciência e Tecnologia

Empresas Juniores: Demonstração de empresas juniores da área científico-tecnológica cadastradas em universidades;

Publicações: divulgação de livros, artigo publicados, revistas, sites e outros.

Patentes

Inventores brasileiros

Temas

A série pode ter temas variados ou ser subdividida em séries temáticas por temporada.

Uma referência importante é a pesquisa “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil” em que alguns assuntos foram apontados pelos entrevistados como de maior interesse.

Assuntos de interesse em Ciência e Tecnologia

Ciência da Saúde 30.3%

Informática e Computação 22.6%

Agricultura 11.2%

Engenharias 8.4%

Ciências Biológicas 6%

Ciências Físicas e Químicas 3.8%

Matemática 3.7%

Ciências da Terra 3.7%

Ciências Sociais 3.7%

História 3.3%

Page 4: Modelo Projeto Interprograma

Astronomia e Espaço 1.6%

Os temas também podem ter desdobramento e trazer aplicações mais específicas relacionados a temas relevantes da sociedade brasileira ou da agenda nacional.

Avanços da previsão Meteorológica Tecnologia para transportes coletivos Tecnologia para controle do trânsito Tecnologia para acessórios esportivos visando melhoria na performance de atletas Pesquisa de energias e redução de impacto ambiental Diminuição no custo de alimentos a partir de modificações

Produção

No desenvolvimento da série serão necessárias viagens para captações de imagens específicas para cada produto, como sonoras e imagens de cobertura feitas em loco em laboratórios ou ambientes com tecnologia instalada. Também pode ser necessária a aquisição de produção audiovisual em agências e instituições especializadas para captações que exijam equipamentos específicos ou simulações gráficas, além de material cedido pelas instituições.

Contato

(61) 3799-5411

www.ebcservicos.ebc.com.br