Na crise não nos restam muitas alternativas a não ganhou ... · Foto do Mês Novos protestos de...

8
Opinião Acontece Economia Empreendedorismo Cuidado para não ampliar a crise para você. Na crise não nos restam muitas alternativas a não ser enfrentá-la com força e coragem. {pág 2} 13º salário deverá injetar R$ 173 bilhões na economia {pág 6} Como o feed- back do cliente melhora o seu negócio? {pág 7} Último Almoço da Acise de 2015 reuniu associados no Garimpo {pág 8} Interação Informativo da ACISE | Ano XVII | nº 174 | novembro 2015 Desde maio de 1967 ACISE Confraternização Almoço Acise promove 2ª Edição da “Noite de Descontos” No último dia 27 de Outu- bro a Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes (Acise) rea- lizou a 2ª Edição da Noite de Descontos, uma iniciativa inédita e que gera a oportu- nidade de comprar produ- tos e contratar serviços com descontos especiais. Dessa vez, o encon- tro aconteceu na unidade do Colégio Adventista de Embu das Artes, sob a co- ordenação do Pr. William Meira que recebeu os convi- dados com grande hospita- lidade e, ao término do en- contro, ofereceu um coque- tel para todos. “É uma gran- de satisfação poder receber esse encontro da Acise em nosso colégio”, afirmou. A Noite de Descontos é uma oportunidade para a troca de cartões. {pág 3} Evento aconteceu no Colégio Adventista de Embu das Artes Acise continua seu trabalho como núcleo de formação profissional, junto com o SENAI Acise e Senai certificam mais 94 alunos na própria sede da Acise, numa parceria que aconte- ce desde os anos 80. A entrega de certificados aconteceu no dia 11 de no- vembro de 2015, e os pro- fessores desejaram suces- so aos alunos e incentiva- ram a continuidade dos es- tudos. Valdecir Sant’Ana afir- mou que ninguém pode nos roubar o conhecimento e todo o esforço que os alu- nos tiveram não ficam em vão. “Vocês se esforçaram, parabéns, enquanto mui- tos não vieram, vocês se es- forçaram e ninguém poderá roubar de vocês esse conhe- cimento adquirido. Para- béns!”, disse ele. {pág 5} Associação Comercial, In- dustrial e Serviços de Embu das Artes – Acise - realizou mais uma entrega de cer- tificados aos alunos dos cursos de NR 10, Eletri- cista Instalador, Operador de Empilhadeira, Coman- dos Elétricos e a novidade Eletricista Automotivo. Os cursos são ministrados por professores do Senai Jantar da Acise O Jantar de Confraterni- zação de 2015 acontece no dia 11 de Dezembro de 2015, na Churrasca- ria Gramado Grill, às 19h30. Venha brindar conosco mais um ano de realiza- ções e mais um ano que vai se iniciar! {pág 8} Jantar da Acise é um evento tradicional na cidade de Embu das Artes Inauguração do Spazio Verde Bem Estar O Spazio Verde em Embu das Artes foi inaugurado no últi- mo sábado, dia 14. A cidade ganhou mais uma empresa e a Acise, mais um associado {pág 4} foto: Marcelo Sousa foto: Marcelo Sousa foto: Marcelo Sousa foto: Divulgação

Transcript of Na crise não nos restam muitas alternativas a não ganhou ... · Foto do Mês Novos protestos de...

Interação | novembro 2015visite www.embu.com.br 1Opinião AconteceEconomia Empreendedorismo

Cuidado para não ampliar a crise para você.Na crise não nos restam muitas alternativas a não ser enfrentá-la com força e coragem. {pág 2}

13º salário deverá injetar R$ 173 bilhões na economia

{pág 6}

Como o feed-back do cliente melhora o seu negócio?

{pág 7}

Último Almoço da Acise de 2015 reuniu associados no Garimpo

{pág 8}

InteraçãoInformativo da ACISE | Ano XVII | nº 174 | novembro 2015Desde maio de 1967

ACISE Confraternização

Almoço

Acise promove 2ª Edição da “Noite de Descontos”

No último dia 27 de Outu-bro a Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes (Acise) rea-lizou a 2ª Edição da Noite de Descontos, uma iniciativa inédita e que gera a oportu-nidade de comprar produ-tos e contratar serviços com descontos especiais.

Dessa vez, o encon-tro aconteceu na unidade do Colégio Adventista de Embu das Artes, sob a co-ordenação do Pr. William Meira que recebeu os convi-dados com grande hospita-lidade e, ao término do en-contro, ofereceu um coque-tel para todos. “É uma gran-de satisfação poder receber esse encontro da Acise em nosso colégio”, afirmou.

A Noite de Descontos é uma oportunidade para a troca de cartões. {pág 3}Evento aconteceu no Colégio Adventista de Embu das Artes

Acise continua seu trabalho como núcleo de formação profissional, junto com o SENAI

Acise e Senai certificam mais 94 alunosna própria sede da Acise, numa parceria que aconte-ce desde os anos 80.

A entrega de certificados aconteceu no dia 11 de no-vembro de 2015, e os pro-fessores desejaram suces-so aos alunos e incentiva-ram a continuidade dos es-tudos.

Valdecir Sant’Ana afir-mou que ninguém pode nos roubar o conhecimento e todo o esforço que os alu-nos tiveram não ficam em vão. “Vocês se esforçaram, parabéns, enquanto mui-tos não vieram, vocês se es-forçaram e ninguém poderá roubar de vocês esse conhe-cimento adquirido. Para-béns!”, disse ele.

{pág 5}

Associação Comercial, In-dustrial e Serviços de Embu das Artes – Acise - realizou mais uma entrega de cer-

tificados aos alunos dos cursos de NR 10, Eletri-cista Instalador, Operador de Empilhadeira, Coman-

dos Elétricos e a novidade Eletricista Automotivo. Os cursos são ministrados por professores do Senai

Jantar da AciseO Jantar de Confraterni-zação de 2015 acontece no dia 11 de Dezembro de 2015, na Churrasca-ria Gramado Grill, às

19h30.Venha brindar conosco mais um ano de realiza-ções e mais um ano que vai se iniciar! {pág 8}

Jantar da Acise é um evento tradicional na cidade de Embu das Artes

Inauguração do Spazio Verde Bem Estar O Spazio Verde em Embu das Artes foi inaugurado no últi-mo sábado, dia 14. A cidade ganhou mais uma empresa e a Acise, mais um associado

{pág 4}

foto: Marcelo Sousa

foto: Marcelo Sousa

foto: Marcelo Sousa

foto

: Div

ulga

ção

Interação | novembro 2015 visite www.embu.com.br2

(11) 4781-1044 / 4781-06594781-2054

(11) 4781-1830 (Certificação Digital)

[email protected]

Jornalista Responsável:Marcelo Valladão de Sousa(MTB 31.840) Imprensa Fácil | (11) 4259 [email protected]

Projeto Gráfico e Diagramação: guataestudio.com.brLuana Lacerda (MTB 54.901)

O jornal Interação é uma pu-blicação mensal da Associa-ção Comercial, Industrial e de Serviços de Embu | ACISE

Tiragem: 8 mil exemplares Distribuição Gratuita

Al. Fernando Batista Medina, nº 69 - Centro - Embu das Artes

Presidente: José Batista Rodrigues

Vice Presidente do Comércio: Edson Benotti

Vice Presidente da Indústria Hillmann C. H. Albrecht

Vice Presidente de Serviços:Regina F. de M.Oliveira

Primeiro Secretário e DiretorTécnico: Spencer M. Rodrigues

Editorial & Opinião

“Frases da vez

Gosto do ambien-te empresarial, de me sentar a uma mesa de reunião e tomar deci-sões”, Giovanna Anto-nelli, atriz, ao falar de seus negócios – ela dá nome a coleções de es-maltes, óculos e relógios, além de ser sócia de um restaurante e de uma clí-nica de depilação – na revista ESTILO de no-vembro, que chega às bancas nesta semana.

Não vejo a Dilma pessoalmente envol-vida (em corrupção). Quanto ao Lula, tenho que esperar para ver, tem muita coisa pra ser passada a limpo”, Fernando Henrique Car-doso, ex-presidente da República, no programa Roda Viva, da TV Cul-tura.

Tem vindo bastante peixe”, Sergio Moro, juiz responsável pela Lava--Jato, respondendo, com bom humor, num semi-nário em São Paulo, ao comentário de que há críticas às prisões pre-ventivas ordenadas por ele, pois estariam funcio-nando como “pescaria” para o desenvolvimento da operação.

Posso dizer que peço desculpas pelo fato de as informações dadas pelos serviços secre-tos (sobre as armas de destruição em massa) serem falsas. Mas pa-rece difícil me descul-par por ter derrubado Saddam (Hussein)”, Tony Blair, ex-premiê in-glês, no canal americano CNN.

A coluna Frases do Mês é composta pelas frases publicadas nas

maiores revistas sema-nais do Brasil e edita-da especialmente para

o Jornal Interação.

Cuidado para não ampliar a crise para você

Uma lei contra o comércio e os bons pagadores

Se a crise é pequena, mé-dia ou grande, você, leitor, provavelmente já tem sua opinião e não quero discu-tir com você sobre isso. Se a crise é muito ou pouco grave na sua região, no seu negócio ou até na sua vida, também não quero discutir. O que quero pedir é para você tomar cuidado para não aumentar ainda mais a crise, seja ela do tamanho que você veja.

O que quero dizer é que na crise, seja ela qual for, do tamanho que for, não nos restam muitas alterna-tivas a não ser enfrentá-la com força e coragem e tra-balhar ainda mais e melhor para não deixar que ela au-mente e acabe por nos des-truir. Pouco importa, para nós, no nosso dia a dia, fi-car pesquisando e queren-do saber o tamanho da cri-se. É preciso agir, pois o pe-rigo é que durante o tem-po em que estivermos dis-cutindo e pesquisando seu tamanho, ela cresça ain-da mais. Agora é tempo de pensar em ações práticas e eficazes para diminuir a crise e não aumentá-la com a nossa inércia. Repito, é preciso agir!

Muitos me dirão, o que fazer se sou um simples empregado? Meu conse-lho é que você faça tudo o que puder para man-ter o seu emprego atual e não acredite que por você ser muito bem formado(a), ter experiência e até au-toestima elevada será fá-

Uma lei que passou a valer neste ano, no Estado de São Paulo, vem causando uma enorme dor de cabeça para o comércio e serviços que vendem a crédito, gerando efeitos prejudiciais à eco-nomia e aos próprios con-sumidores.

A Lei Estadual 15.659/2015 determina, entre outros pontos, que o consumi-dor inadimplente, residen-te no Estado de São Paulo, somente poderá ser nega-tivado após assinar o Aviso de Recebimento, o chama-do (AR).

Por outro lado, sabemos muito bem que o credor faz de tudo para receber, pro-põe acordo, oferece descon-to, a última alternativa que tem, é apelar para a inclu-são do nome do devedor no

cil conseguir outro empre-go igual ao que tem hoje. Muitas pessoas se iludem e se acham capazes e mere-cedoras e pensam que será fácil conseguir novo em-prego assim que deixar o atual. As dezenas de his-tórias pessoais mostram exatamente o contrário e a pessoa acaba aceitando fazer qualquer coisa, por qualquer salário, para po-der sobreviver.

A verdade é que a maio-ria das pessoas tem uma autoimagem, isto é, acre-ditam ser, muito melhores do que realmente são. Mui-tas pessoas acreditam que no dia que deixarem suas empresas, seus chefes não saberão o que fazer e cai-rão de joelhos imploran-do sua volta. Muitas pesso-as se acham insubstituíveis e como diz o velho ditado, “o cemitério está cheio de pessoas insubstituíveis...”. Assim, cuidado! Não au-mente a crise para você! Ande o quilômetro extra e faça mais para garantir o seu emprego.

E se você é empresário, pense também que ago-ra não é hora de perder as pessoas realmente boas que trabalham em sua em-presa. Aquelas que real-mente fazem a diferença e que, portanto, ajudarão você a não aumentar sua crise. Cuide delas!

Pense nisso. Sucesso!Luiz Marins é

Antropólogo e escritorwww.marins.com.br

Foto do Mês

Novos protestos de Caminhoneiros neste início do mês pararam rodovias em 14 estados do país. Pedem a renúncia da presidente Dilma

cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito. Nem isso ele conse-gue no atual momento, sem o AR assinado.

A grande maioria dos consumidores que tem difi-culdades em pagar suas dí-vidas é constituída de pes-soas de bem, não quita o dé-bito por falta de condições financeiras, ocasionada por diversos motivos, principal-mente nesse momento que passa o país com a econo-mia estagnada.

Mas e a outra parcela que não tem responsabilida-de? Faz dívidas sem a me-nor preocupação se terá ou não condições de pagar! Vo-cês acham mesmo que assi-nariam um aviso de débito? Dificilmente!

A lei é tão descabida que

José Batista RodriguesPresidente da Acise

o Governo do Estado de São Paulo e a Confedera-ção Nacional do Comércio (CNC) entraram no Supe-rior Tribunal Federal, pe-dindo a sua inconstitucio-nalidade.

Conclusão: Tem leis que jogam contra a ordem pú-blica, protegendo aqueles que não merecem proteção.

Primeiro Tesoureiro: Amadeu De Almeida

Diretora Social:Edna Maria G. Casoni

Diretor de Capacitação e Qualificação e Segundo Se-cretário: Valdecir Sant’anna

Diretor Jurídico e Segundo Tesoureiro: Paulo Bonadies

Diretor de Mobilidade Urbana:Alessandro Rocha

foto: Divulgação

foto: Marcelo Camargo ABr

11 4781-1830

Você gostou do jornal Interação?

Aproveite para anunciar! Na crise a imagem da

sua empresa tem que ser consolidada!

Ligue: 4781-1044

Interação

Interação | novembro 2015visite www.embu.com.br 3

AciseFaça cursos de capacitação e atualização na Acise, e con-quiste um futuro melhor! A Acise disponibiliza cursos certificados pelo SENAI. Veja a seguir a lista de cur-sos com incrições abertas:

ELETRICISTA INSTALADOR160 horas2ª a 6ª das 18h30 às 22h30Pré Requisitos: Ensino fun-damental, 18 anos completos

ASSISTENTE ADMINIS-TRATIVO COM RECURSOS HUMANOS240 horas2ª a 6ª das 19h às 22hPré Requisitos: Ensino fun-damental concluído, idade mínima 16 anos

OPERADOR DE EMPILHA-DEIRA32 horas - TARDE e NOITE3ª a 6ª das 13h às 17h e das 18h às 22hPré Requisitos: Ensino fun-damental completo, ter 18 anos completos, possuir Car-teira Nacional de Habilita-ção – CNH ( não serão aceitos candidatos habilitados so-mente na categoria A)

EXCEL AVANÇADO40 horas2ª a 5ª das 18h às 22hPré Requisitos: Ensino Funda-mental completo, idade Míni-na 16 anos, ter conhecimen-to na área de informática bá-sica em cursos, trabalhos ou outros meios informais

MARTELINHO DE OURO40horas2ª a 6ª das 13h às 17h ou 18h às 22hPré Requisitos: ter concluído a 6ª série e estar com 16 anos.

AUTO CAD 2D 48 horasAUTO CAD 3D 48 horas 2ª a 5ª das 18h às 22hPré Requisitos: Ensino Fun-damental concluído, idade mínima 16 anos, conheci-mento em informática básica e Desenho Técnico Mecânico.

INVERSORES104 horas - TARDE e NOITECLP - SIEMENS – STEP 7 e SIE-MENS – STEP 7 (AVANÇADO)2ª a 6ª das 13h às 17h e das 18h às 22hPré Requisitos: Estar cursando nível médio,18 anos completos, possuir curso eletricista insta-lador e comandos elétricos.

COMANDOS ELÉTRICOS120 horas2ª a 6ª das 18h45 às 22h45Pré Requisitos: 18 anos com-pletos, concluído 5ª série do ensino fundamental, concluído curso na área de eletrotécnica.

NR-10 SEGURANÇA EM INS-TALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE40 horas2ª a 6ª das 18h30 às 22h30Pré Requisitos: Maiores de 18 anos, ter concluído o nível fundamental, ter concluído curso na área de eletricidade

ELETRICISTA AUTOMOTIVO160 horas2ª a 6ª das 13h às 17h ou 18h às 22hPré Requisitos: Estar cursan-do a 6ª série ou 7º ano do En-sino Fundamental, 16 anos completos

+ Informações:Informe-se na Acise sobre estes e outros cursos(11) 4781-1044 [email protected]

CursosAcise promove 2ª Edição da “Noite de Descontos” Evento aconteceu no Colégio Adventista de Embu das Artes

No último dia 27 de Outu-bro a Associação Comercial Industrial e Serviços de Embu das Artes (Acise) rea-lizou a 2ª Edição da Noite de Descontos, uma iniciativa inédita e que gera a oportu-nidade de comprar produ-tos e contratar serviços com descontos especiais.

Dessa vez, o encon-tro aconteceu na unidade do Colégio Adventista de Embu das Artes, sob a co-ordenação do Pr. William Meira que recebeu os convi-dados com grande hospita-lidade e, ao término do en-contro, ofereceu um coque-tel para todos. “É uma gran-de satisfação poder receber esse encontro da Acise em

nosso colégio”, afirmou.A Noite de Descontos

é uma oportunidade para cada empresário oferecer seus produtos e serviços,

efetuar a troca de cartões e networking que poderão significar novos negócios para suas empresas.

A condução do encontro foi do Diretor de Capacita-ção e Qualificação da Acise, Valdecir Sant’Anna, da KSV Palestras e Treinamentos e contou também com a pre-sença do presidente da Aci-se, José Batista Rodrigues.

“A Acise aceitou de bom grado essa proposta, dada pelo Valdecir para aquecer-mos as vendas, e teremos novidades nas próximas edições, dando oportunida-

de de participação pra quem é associado da Acise”, afir-ma o presidente.

Atendendo a pedidos a Acise irá repetir a Noite de Desconto a cada dois meses, então você empresário e as-sociado da Acise, prepare--se para se inscrever! E você que gosta de aproveitar um bom desconto, prepare-se para participar! Fique aten-to à data do próximo evento que será divulgado pela Aci-se aqui no Jornal Interação e também através do Facebook e do site da entidade. Mais informações: 11 4781 1044.Convidados puderam expor seus materiais

Cada empresa pode falar sobre seu produto ou serviço

fotos: Divulgação

Veja mais fotos dos participantes:

Interação | novembro 2015 visite www.embu.com.br4

AconteceCoquetel marca a inauguração do Spazio Verde Bem Estar em Embu das Artes

Acise participa de evento do SINDISERV de Embu das Artes

Música ao vivo e apresenta-ções de dança marcaram o coquetel de inauguração do Spazio Verde em Embu das Artes no último sábado, dia 14. Clientes, amigos e polí-ticos estiveram presentes. A cidade ganhou mais uma em-presa e a Associação Comer-cial, Industrial e Serviços de Embu das Artes – Acise, mais um associado. Presentes à inauguração o presidente da entidade empresarial, José Batista Rodrigues, e os vice--presidentes da Indústria, Hillmann Albrecht e o do Co-mércio, Edson Benotti.

Também estiveram no co-quetel os vereadores Ney Santos e João Leite.

O Spazio Verde oferece serviços voltados à saúde e ao bem-estar como yoga, pi-lates, massoterapia, nutri-ção e treino funcional. Para André Ferreira, idealizador do projeto, o espaço é a re-alização de um sonho. “Eu era uma pessoa sedentária, tinha problemas de saúde, era obeso, e eu comecei todo um trabalho de reeducação alimentar com nutricionis-ta que, inclusive está hoje

O vice-presidente da Indús-tria da Associação Comer-cial, Industrial e Serviços de Embu das Artes - Acise, Hillmann Albrecht, repre-sentando os empresários da cidade, participou do ato promovido pelo Sindica-to dos Servidores Públicos Municipais de Embu das Artes – SINDSERV – para marcar o início das obras da construção de sua sede própria, na manhã dessa segunda-feira, dia 9 de no-vembro de 2015.

Com a presença de seu presidente, Sebastião Ca-etano da Paixão e vários membros de sua direto-ria, o SINDSERV recebeu no terreno doado pelo De-creto Municipal Nº 866 de 29/10/2014 o prefeito Chico Brito, o deputado estadual Geraldo Cruz.

Participaram também re-presentantes da Federação dos Sindicatos dos Servido-res e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereado-res, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de São Paulo – Fess-pmesp, entre os quais o di-retor de finanças da enti-dade, Cláudio Santos (Ted), que também preside o Sin-dicato dos Funcionários e Servidores de Suzano (SS-PMS), além do presidente do Sindicato dos Func. Púb. Mun. de Itapecerica da Ser-ra, Adalberto Félix Rocha.

Paixão agradeceu a pre-sença de Hillmann e o apoio da Acise, que é praticamen-

aqui”, disse. Para Ferreira, “outras pessoas também po-dem conseguir”.

O empresário optou por Embu das Artes por acredi-tar no potencial da cidade. As danças flamenca e ciga-na foram apresentadas por dançarinas renomadas e contou com a admiração dos

te vizinha do terreno em que será erguida a sede e enalteceu que ter um ter-reno próprio para a sede do SINDSERV é um sonho que se torna realidade. “Esse so-nho não é só meu, mas é de todos os servidores e de to-dos que passaram por aqui, desde que éramos uma as-sociação”, afirma Paixão.

O terreno, localizado ao lado do Estádio Munici-pal Hermínio Espósito, tem cerca de 1400 m², e poderá comportar tranquilamen-te a sede do sindicato. “A ideia é colocarmos todos os nossos serviços aqui, por que essa vai ser a nossa casa”, explica o presiden-te. “Nós temos hoje dois advogados, vamos trazer o atendimento jurídico, nos-sos benefícios e também os cursos que queremos man-ter, como informática, por exemplo, e não só para os associados, mas para todos os servidores”.

O SINDSERV tem hoje 1780 associados de um total de cerca de 4 mil servidores (de carreira) na Prefeitura de Embu das Artes.

O presidente Paixão ex-plicou que já dispõe de re-cursos para iniciar as obras imediatamente, através de financiamento da empresa Policard.

Serão investidos inicial-mente R$ 100 mil, e a en-tidade conta com a colabo-ração dos servidores para enfrentar mais esse desafio em conjunto.

convidados. “Hoje, todos nós forma-

mos uma linda melodia com passos únicos, fazendo cir-cular toda a energia positiva que trouxemos para este es-paço”, disse Ferreira em dis-curso. “Que ao som de cada música, possamos também nos movimentar e criar la-

Várias opções para quem procura a saúde física e mental

André Ferreira, ao lado de Batista e Hillmann

Acise marca presença em evento do Sindicato dos Funcionários Públicos de Embu das Artes

ços, tornando esse um dia de grande celebração”, fina-lizou.

O Spazio Verde está loca-lizado na Rua Maria Auxilia-dora, 64, Embu das Artes, e funciona de segunda à sexta das 7h às 21h. Telefone: (11) 4241-6823 Site: www.spa-zioverdebemestar.com.br

fotos: Divulgação

foto: Divulgação

Interação | novembro 2015visite www.embu.com.br 5

Aniversariantes de novembro

Aniversariantes de dezembro Primeira Quinzena

02 Luis Aguirre Prado Indeca Ind. e Com. de Cacau 06 Israel de Oliveira Lima Israel de Oliveira Lima 06 Reinhard Mario Vogel Metalurgica Albras 08 Karel H Langermans Alexa Cultural 08 Marcia de Sousa Cardoso Nucleo Profis. de Apoio Adm 09 Thiago P. de Albuquerque Tapathi Comercial 10 Adrielle da Conceicao Gp Diesel Com. Pecas12 Luiz Scaccio Neto Instituto Integ.Cult. Ieda Picon 13 Alessandro B. do Carmo Alessandro Barbosa do Carmo 13 Ideli Donini Apiario Embu Cidade das Abelhas 15 Vanei Silva Moraes Cellab Lab. de Analises Clinicas 16 Annis Neme Bassith Annis Neme Bassith 16 Nilda S dos Reis America Do Sul Imoveis S/C Ltda 17 Joel Jr Joel Augusto Chiavegatto Jr. Papelaria17 Rodnei B. Riscali Riscali Imoveis 18 Claudio Roger Embu Optica 20 Guilherme de P. Souza Guilherme de Paula Souza 21 Edimaldo Antero AFR - Construcao e Pavimentacao 21 Hiroshi Osaki Kanaflex 24 Liciane F Chaskel Testor Equipamentos 26 Henrique S. Branco Dottore Oticas 29 Angela Maria S Chaves Everauto Com. Pecas Eletricas 30 Cecilia Grecco Acf Santa Tereza

Acise

01 Alice K. Yamato Mary Hill Perfumes 01 Ilidio De Ameida Auto Posto Hud Art Ltda 02 Lucia V. Martins Pinto Embuferr - Com. de Ferros e Ferragens02 Sandra Florio Florio Prod. Alimenticios 03 Jose Roberto Terassi Rest. e Churr. Recanto Gaucho 03 Thais Da Silva Cabral Contabily Assess. Contab. e Fiscal 04 Selma Pereira L Passinho Escritorio de Advocacia Dr. Aurino 04 Silvana CSR Otica 06 Eduardo Tomaz Optica Canal 1 07 Ana Paula Correia Bach Paulo Bonadies Advogados 08 Jose Valentim R. Neto J.F Comercio Pecas para Tratores 12 Walkiria H. Bueno EPS Empresa Paulista de Servicos 16 Jonas Penedo Sandoval Contact Contab. Assess. Empresarial 16 Regina Salvi Decasa 17 Sueli Cerveira Zanella Documentalista Zanella 17 Thiago Gentil Abacus Consultoria e Projetos 18 Jose Carlos Sousa Santos Miranda Feliciano Soc. de Advo.19 Milene Machado Uniportas Comercial 19 Nathasha A. Langermans Alexa Cultural 20 Maria do Carmo Polis Colegio

Acise e Senai certificam mais 94 alunosNo dia 11 de novembro de 2015, a Associação Comer-cial, Industrial e Serviços de Embu das Artes – Acise - realizou mais uma entrega de certificados aos alunos dos cursos de NR 10, Eletri-cista Instalador, Operador de Empilhadeira, Coman-dos Elétricos e a novidade Eletricista Automotivo. Os cursos são ministrados por professores do Senai na própria sede da Acise, numa parceria que aconte-ce desde os anos 80.

Representando a Aci-se, o Diretor de Capacita-ção da entidade, Valdecir Sant’Anna.

O coordenador de Rela-cionamento com a Indús-tria do Senai, José Erlan, os professores Caio Pascuzzi, Ulrich Treichl, Diego Brava e o coordenador dos cursos, professor Francisco Pascu-zzi participaram do even-to.

Os professores deseja-ram sucesso aos alunos e incentivaram a continuida-de dos estudos.

Valdecir Sant’Ana afir-

mou que ninguém pode nos roubar o conhecimento e todo o esforço que os alu-nos tiveram não ficam em vão. “Vocês se esforçaram, parabéns, enquanto mui-tos não vieram, vocês se es-forçaram e ninguém pode-rá roubar de vocês esse co-nhecimento adquirido. Pa-rabéns!”, disse ele.

José Erlan falou sobre os cursos e a longa parceria firmada com a Acise. “De-sejo sucesso a vocês, a Aci-se e o Senai têm uma gran-de parceria nesse local, há

mais de 20 anos. O que pos-so dizer é que vocês devem buscar o sonho de vocês, seja como empreendedo-res, pois vocês podem pres-tar serviços com esses cur-sos ou em uma carreira cor-porativa”, disse Erlan.

“Nesta época de crise econômica, o fato de dar-mos atenção à qualificação profissional poderá fazer toda a diferença na hora que as empresas voltarem a contratar”, lembrou o pro-fessor Pascuzzi.

A Acise também está ofe-

recendo o curso de Auto-Cad, único da região certi-ficado pelo selo AutoDesk, ou seja, o único que tem a certificação oficial do cur-so. A segunda turma já re-cebeu o certificado, mas para os associados que têm interesse em matricu-lar seus colaboradores, ou mesmo, para os profissio-nais que desejam se gradu-ar para terem uma melhor qualificação, entrem em contato com a Acise pelo telefone 11 4781 1044 e ob-tenham mais informações.

Auditório da Acise, mais uma vez, com ótimo público

Valdecir falou aos presentes

José Erlan e professor Francisco, mensagens de

incentivo

O diretor Valdecir Sant’Ana, professor Ulrich

e aluno durante o evento

Você gostou do jornal Interação?Aproveite para anunciar! Na crise a imagem da

sua empresa tem que ser consolidada!

Ligue: 4781-1044

fotos: Marcelo Sousa

Cursos de Martelinho de Ouro e Excel Avançado!

Interação | novembro 2015 visite www.embu.com.br6

Economia Com informações Agência Brasil e Fecomercio SP

Em tempos de crise uma boa notícia: fim da cobrança de roaming no celular

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Se-nado aprovou projeto que extingue a cobrança de  roaming  em ligações de celular. O valor, pago pelo consumidor quando ele está fora da área para a qual o aparelho foi habili-tado, também é chamado de tarifa de deslocamento.

O relator da proposta, senador Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a ini-ciativa como uma forma de baratear as tarifas te-lefônicas. “Aqui no Brasil, o minuto do celular é um dos mais caros do mun-do, principalmente para a camada da população que mais utiliza o celu-lar. O Brasil tem mais de 270 milhões de celula-res. Desses, 80% são apa-relhos pré-pagos, com o minuto mais caro. E para baratear as ligações esta-mos vencendo, por etapas, com a aprovação de medi-das como a proposta apro-vada hoje”, afirmou.

Durante o encaminha-mento da votação, o sena-dor lembrou também que a extinção da cobrança vai ao encontro de deba-te mundial sobre redução de custos e simplificação de processos das ligações das telefonias contratadas pelos consumidores.

O Projeto de Lei do Se-nado 85/2013 foi aprova-do em caráter terminati-vo e segue para análise da Câmara dos Deputados.

*Com informações da Agência Senado e www.

taboaodigital.com.br

Você gostou do jornal Interação?

Aproveite para anun-ciar! Na crise a imagem

da sua empresa tem que ser consolidada! Ligue: 4781-1044

Interação

13º salário deverá injetar R$ 173 bilhões na economia, diz Dieese

Produção industrial cai em 10 dos 14 locais pesquisados em setembro

Exportação de carne bovina em outubro foi a maior no ano

O pagamento do décimo terceiro salário deve inje-tar na economia brasileira cerca de R$ 173 bilhões até dezembro de 2015, segundo estimativa do Departamen-to Intersindical de Estatísti-ca e Estudos Socioeconômi-cos (Dieese).

Em 2014, foram R$ 158 bilhões. O valor represen-ta  2,9% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Dieese, aproximadamen-te  84,4 milhões de brasilei-ros devem receber o décimo terceiro salário este ano, o que irá significar renda extra de R$ 1.924. O número de trabalhadores que irão rece-ber o benefício é 0,3% infe-rior ao de 2014, por redução no estoque de vagas formais.

O Dieese explica que o

impacto é uma “projeção do volume total de  13º sa-lário que entra na economia ao longo do ano, e não ne-cessariamente nos dois  úl-timos meses de 2015”, ape-sar de a maior parte do va-lor ser pago no final do ano.

No cálculo, o Dieese con-sidera os trabalhadores do mercado formal. Não leva em conta os autônomos, as-salariados  sem carteira as-sinada ou trabalhadores com outros contratos que recebem algum tipo de abo-no no fim do ano.

Dos trabalhadores que irão receber o benefí-cio, cerca de 33,6 milhões são aposentados ou pensio-nistas do INSS, que somam R$ 51,5 bilhões (29,7% do montante total a ser pago).

“Considerando-se apenas os beneficiários do INSS, o quantitativo chega a 32,6 milhões  de pessoas e um

A produção industrial em setembro caiu em dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísti-ca (IBGE). As quedas mais acentuadas foram regis-tradas na Bahia (-7,6%) e no Rio de Janeiro (-6,6%). Os resultados positivos foram verificados no Pará (12,6%), Paraná (5,1%), Es-pírito Santo (1,3%) e Ama-zonas (0,1%).

A indústria nacional teve queda de 1,3% em setem-bro, em relação ao mês an-terior, e manteve a traje-tória descendente iniciada em outubro de 2014. Onze locais apresentaram ta-xas negativas, com os re-cuos mais acentuados ve-rificados no Rio de Janei-ro (-2,5%), Paraná (-1,3%), Amazonas (-1,2%), em São Paulo (-1,2%), na Bahia

O Brasil exportou em outu-bro 138,7 mil toneladas de carne, com faturamento de US$ 557,3 milhões. Este é o melhor resultado mensal de 2015, segundo levantamen-to divulgado hoje (11) pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Na comparação com se-tembro, o aumento foi de 14,7 % em volume e 5,36% em faturamento.

Em outubro, Hong Kong foi o maior importador de carne bovina brasileira, com mais de 33 mil toneladas e faturamento de US$ 114 mi-lhões, 80% a mais que no

valor de R$ 32,7 bilhões. Outros R$ 121,7 bilhões, ou 70,3% do total, irão para os empregados formalizados;

(-1,2%), no Ceará (-1,0%) e em Minas Gerais (-1,0%). O Pará, com expansão de 2,4%, registrou o princi-pal avanço em setembro de 2015.

Na comparação com o mesmo mês do ano an-terior, o setor industrial apresentou queda de 10,9% em setembro, com resulta-dos negativos em 12 dos 15 locais pesquisados. Nes-se mês, o recuo mais in-tenso foi no Rio Grande do Sul (-19,7%), pressionado, em grande parte, pela que-da na produção dos seto-res de veículos automoto-res, reboques e carrocerias, máquinas e equipamen-tos, metalurgia e de pro-dutos do fumo. Os estados do Amazonas (-13,1%), de São Paulo (-12,8%), do Ce-ará (-11,9%), de Santa Ca-tarina (-11,6%), do Rio de

mês anterior. A China ocu-pou a segunda posição, com a compra de 17 mil tonela-das e faturamento para as indústrias brasileiras de US$ 83 milhões.

De janeiro a outubro, as exportações de carne bo-vina atingiram US$ 4,8 bi-lhões em faturamento, re-presentando a exportação de 1,1 milhão toneladas de carne. O resultado é inferior ao mesmo período de 2014, com queda de 18% em fatu-ramento e 11% em volume.

De acordo com a associa-ção, a carne in natura é o tipo mais exportado, seguida de miúdos e industrializada.

incluindo os empregados domésticos. Aos  aposenta-dos e pensionistas da União, caberá o equivalente a R$ 8 bilhões (4,6%), aos aposen-tados e pensionistas dos Es-tados, R$ 8,6 bilhões (5,0%) e R$ 2,1 bilhões aos aposen-tados e pensionistas dos re-gimes próprios dos municí-pios”, informa o Dieese.

Distribuição por regiãoConforme o Dieese, 51,3% do benefício ficarão nos estados do Sudeste, região com maior número de tra-balhadores, aposentados e pensionistas. O maior valor médio do décimo terceiro será pago no Distrito Fede-ral (R$ 3.590) e o menor no Maranhão e Piauí (média de R$ 1,3 mil).

Janeiro (-11,2%) e de Mi-nas Gerais (-11,1%) tam-bém apresentaram re-sultados negativos mais acentuados do que a média nacional (-10,9%). A Bahia (-9,0%), o Paraná (-7,8%), a Região Nordeste (-7,4%), Pernambuco (-7,2%) e Goi-ás (-4,7%) completaram o conjunto de locais com ta-xas negativas nesse mês.

Mato Grosso (18,3%) e o Pará (12,3%) tiveram os maiores avanços em se-tembro, impulsionados pelo comportamento po-sitivo dos setores de pro-dutos alimentícios e de coque, produtos deriva-dos do petróleo e biocom-bustíveis, no primeiro lo-cal, e de indústrias extrati-vas, no segundo. O Espírito Santo, com ligeira variação de 0,1%, também mostrou taxa positiva em setembro.

Cerca de 84,4 milhões de trabalhadores irão receber o décimo terceiro salário em 2015

foto: Banco de imagens/SXC

Interação | novembro 2015visite www.embu.com.br 7

Empreendedorismo Com informações capitalsocial.cnt.bre saiadolugar.com.br

ASSOCIE-SE À ACISE!Uma associação só é forte com a sua participação, faça parte desta importante entidade empresarial da região. Informações: 4781 1044

Entenda como o feedback do cliente pode otimizar o seu negócioO sucesso de um negócio depende de inúmeros fato-res, mas o principal deles é a satisfação do cliente. É o cliente que serve de ter-mômetro para avaliar o de-sempenho da empresa, se o serviço está prestado com excelência, se o produto produzido ou comerciali-zado é de qualidade, se a equipe de vendas está bem preparada para lidar com o mercado e por aí vai.

Um erro cometido por muitas empresas é deixar que o feedback do clien-te a respeito de seus servi-ços e produtos passe batido, quando, na verdade, pode-ria utilizar essa ferramenta a seu favor. A seguir, enten-da a importância do feedba-ck do cliente para as empre-sas no mundo atual e pre-pare-se para aprimorar suas estratégias de vendas e oti-mizar o seu negócio:

Entendendo o que é um feedbackChamamos de feedback o retorno, ou opinião, de al-guma pessoa a respeito de algo que ela vivenciou ou consumiu em algum mo-mento de sua vida. No caso das relações comerciais, o feedback do cliente é jus-tamente a opinião sobre determinado bem ou servi-ço que lhe foi oferecido — e este comentário pode ser positivo ou negativo.

O feedback do cliente é essencial para demonstrar o seu grau de satisfação e o quão inclinado ele está em fazer negócios com deter-minada empresa no futuro. A resposta do cliente en-volve tanto serviços quanto produtos e geralmente diz respeito a padrões de qua-lidade, validade, diligência do prestador de serviço, fi-delidade à oferta e tempo de espera para atendimento ou resposta.

Aprendendo com o feedback do clienteAo receber o feedback dos clientes, a empresa deve fi-car atenta aos comentários que se referem não apenas aos aspectos materiais do negócio — como reclama-ções ou elogios sobre a qua-lidade do produto ou serviço — mas também aos aspectos técnicos, funcionais e estru-turais da empresa.

Todo negócio é formado

por um conjunto complexo de procedimentos que de-vem funcionar em harmo-nia para atingir os seus ob-jetivos. Ter isso em mente é muito importante no mo-mento de receber o feedback de um cliente, pois este pode fazer comentários relevan-tes sobre a forma com que a empresa lida com deter-minados assuntos — como questões ambientais, tom e conteúdo publicitário, inte-ração via redes sociais, etc — e estes pontos devem ser le-vados em consideração.

A partir dos vários feed-backs obtidos através dos comentários de clientes é possível mapear alguns as-pectos extremamente re-levantes para o sucesso da empresa — como qualida-de, eficiência, compromisso com resultado, atendimen-to no pós-venda, dentre ou-tros — e traçar planos de ação para futuras melhorias e otimização do negócio.

Filtrando os comentá-rios recebidosNão é de hoje que é possível observar uma figura muito comum em nossa socieda-de: o cliente insatisfeito por natureza. Ainda que algo esteja sendo desenvolvido e desempenhado dentro dos mais rígidos padrões ou até mesmo beirando a perfei-ção, sempre haverá alguém pronto para apresentar crí-ticas — por vezes construti-vas, outras vezes nem tanto.

Principalmente em uma época onde o feedback do cliente é amplamente di-vulgado e incentivado pe-las redes sociais — notada-mente o Twitter, Facebook e sites especializados como o Reclame Aqui — é muito im-portante saber filtrar o tipo

de feedback que está sendo recebido, verificar a sua ra-zoabilidade e estudar a for-ma mais adequada de retor-nar uma resposta ao cliente.

O cliente espera que seu comentário ou crítica pro-voque alguma reação na em-presa e esta reação e sua con-sequente resposta ao consu-midor devem ser muito bem pensadas. As pessoas tendem a exprimir seus sentimentos de frustração ou até mesmo excitação nos comentários ou mensagens enviadas, mas o tom da resposta do servi-ço de atendimento ao clien-te deve sempre ser educado e condizente com os valores da empresa.

Absorvendo os feed-backsUma vez identificado o ob-jetivo do feedback do cliente — qualidade, experiência do usuário, pré-venda, pós-ven-da, crítica ou elogio — saiba como estas informações fa-rão a diferença no momento de promover mudanças ou guiar um novo planejamento do seu negócio.

A melhor forma de lidar com esta situação é desig-nar pessoas — ou até mes-mo equipes, dependendo do tamanho da empresa — para trabalhar os comen-tários recebidos e tratar as questões de forma mais es-

pecífica e direcionada. Des-ta forma, é possível mapear os assuntos mais críticos e identificar ações de forma mais eficaz.

É sempre bom lembrar que, quando o assunto é satisfação do cliente, estra-tégias claras e simples po-dem ser mais eficazes do que soluções mirabolantes e arriscadas.

Mantendo um canal de comunicação abertoAs pessoas que consomem seus produtos e serviços são as mais adequadas para emitir uma opinião clara e objetiva sobre o seu negó-cio. Demonstrar atenção às necessidades e preocupa-ções destes consumidores, oferecendo um canal de comunicação aberto para troca de experiências e fee-dback de ambos os lados, é uma boa forma de conquis-tar seus clientes.

Manter um canal de co-municação aberto com seus clientes facilita a operacio-nalização de mudanças na empresa, pois o fluxo de in-formações se torna mais rá-pido e acessível aos admi-nistradores e responsáveis pelos processos de toma-da de decisão. Aproveite as vantagens do nosso mun-do conectado e ofereça uma experiência de atendimen-to ao consumidor diferente aos seus clientes, certamen-te a resposta será positiva.

Tendo o cliente como o maior aliadoComo falamos no início do post, o cliente é um dos grandes responsáveis por impulsionar qualquer ne-gócio. Por este motivo, é

muito importante enten-der as necessidades do seu público-alvo, ouvir o que eles têm a dizer sobre suas expectativas e frustrações, saber encontrar maneiras de entregar para seus clien-tes exatamente aquilo que eles esperam do seu negó-cio a fim de construir uma relação de confiança com seus consumidores fazendo com que eles se sintam va-lorizados.

A forma com que as ne-cessidades das pessoas são entendidas e tratadas pelas empresas são determinantes para futuras interações en-tre cliente e estabelecimen-to. Portanto, compreenda a experiência de seus clien-tes e os comentários que eles têm a fazer sobre o seu negócio como uma grande vantagem a seu favor.

O dia a dia de uma em-presa pode representar de-safios para muitos adminis-tradores, portanto, contar com o auxílio de uma equi-pe especializada e pronta para oferecer soluções ade-quadas para a tomada de decisões é essencial para que um negócio cresça e se estabeleça com sucesso.

Você tem alguma experi-ência com feedback de clien-tes que gostaria de com-partilhar? Mande-nos um email: [email protected]

Regina Fernandes é vice--presidente de Serviços

da Acise, contadora, pós graduada em Marketing

com especialização em Gestão de Projetos. É sócia

proprietária da Capital Social Contabilidade e

Gestão - www.capitalso-cial.cnt.br

Três características de pessoas persuasivas

O artigo de hoje foi escri-to por Alexandre Campos, editor do sitehttp://www.negociacaoninja.com.br1 - Pessoas Persuasivas são bons ouvintesBons negociadores são capazes de articular suas posições de forma con-vincente, mas isso é só a primeira parte da equa-ção.  Pessoas altamente persuasivas estão  ouvin-do ativamente  o que as pessoas com quem nego-ciam estão dizendo.

Perceba que existe uma diferença infinita-mente grande entre “ou-vir” e “escutar”. De nada adianta você escutar ou simplesmente fingir que está escutando o que a pessoa dizendo enquan-to, na verdade, você está pensando nos argumen-tos que irá utilizar em se-guida.2- Pessoas persuasivas criam uma conexãoÉ fácil julgar ou recusar argumentos de pessoas que estão tentando con-vencê-lo se você não tem envolvimento emocional com elas. As pessoas que utilizam bem as técnicas da persuasão em suas vendas sabem disso, en-tão procuram ao máximo serem simpáticos e esta-belecerem vínculos emo-cionais.

Uma técnica muito utilizada nesse caso é o  rapport, uma linha da psicologia utilizada por negociadores para criar uma ligação de sinto-nia com a pessoa com quem se dialoga, fazen-do com que ela sinta de forma inconsciente uma maior  semelhança  em relação a você. 3 - Pessoas Persuasivas são pacientesAnsiedade e imediatismo são muitas vezes os pio-res vilões de um fecha-mento de vendas.  Gran-des negociadores sabem disso e não tem pressa em concretizar suas ven-das. Muito embora utili-zem técnicas de escassez do tipo “Últimas unida-des!!”, sabem que exis-tem alguns compradores que precisam de tempo para refletir e  assimilar os argumentos do ven-dedor.

Ignorar o desejo do cliente pode ser fatal

4704-4823 / 4704-6975

quando o assunto é satisfação do cliente, estratégias claras e simples podem ser mais eficazes do que soluções mirabolantes e arriscadas.

foto: Banco de imagens/SXC

Interação | novembro 2015 visite www.embu.com.br8

Almoço

28ª CIHAT - 2015 - Con-gresso Internacional de Gastronomia, Hospita-lidade e TurismoCongresso Internacional cujo objetivo é a transfe-rência de conhecimento, ampliar relações de mer-cado entre as entidades do trade e a iniciativa privada, com foco na ino-vação em soluções para gestão e a promoção das empresas de viagens, hos-pedagem, gastronomia e lazer. Durante os três dias, são apresentadas uma série de atividades, pales-tras técnicas, conferên-cias, talk-shows, fóruns, festivais de gastronomia, debates e mostra de pro-dutos e serviços, com par-ticipação do empresário do setor, personalidades do trade, acadêmicos, po-líticos, representantes de órgãos públicos e profis-sionais da gastronomia, hotelaria e turismo.• de 16/11 a 18/11 no Centro de Convenções Rebouças

ESC Brazil - 2015 - Maior feira de Design Eletrô-nico da América LatinaO ESC Brazil reúne os principais especificadores e compradores de diver-sas indústrias fabricantes de equipamentos eletrô-nicos no Brasil. Todos os anos, recebe mais de 3000 profissionais que vêm em busca dos principais lan-çamentos do mercado de componentes eletrônicos. Além de muitos negó-cios, os engenheiros têm a oportunidade de adquirir conhecimento a partir do programa de conferências e de diversas apresenta-ções ministradas pelos expositores.• de 17/11 a 18/11 no Tran-samérica Expo Center

AUTO SHOW COLLEC-TION• de 01/12 a 01/12 - To-das as terças-feiras, a partir das 18h. no Sam-bódromo

20 ANOS DA ABRAPHE• de 01/12 a 02/12 no Pa-lácio de Convenções

Agenda Último Almoço da Acise de 2015reuniu associados no GarimpoO último Almoço da Acise em 2015, reuniu associados, amigos e convidados na úl-tima sexta-feira do mês de Outubro, dia 30, na chope-ria e restaurante O Garimpo e contou com a participação de cerca de 40 pessoas. No mês de novembro não te-remos a edição do almoço porque já estaremos nos preparando para o Jantar de Confraternização da Acise 2015, que será realizado no dia 11 de Dezembro, sexta--feira, no Gramado Grill.

A diretoria da Acise mar-cou presença, com o pre-sidente da entidade, José Batista Rodrigues e dos vi-ce-presidentes do Comér-cio, Edson Benotti e da In-dústria, Hillmann Albrecht, que sempre têm prestigiado o almoço. Também presen-tes os ex-presidentes Ro-berto Terassi, e Dr. Flavio Abu Izze.

O almoço da Acise, é sem-pre uma ótima oportuni-dade para o fechamento de

negócios, fazer uma divul-gação espontânea de sua empresa e ainda, rever os amigos.

Também foi promovido o “bolão”, em que cada convi-dado contribui com R$ 5,00 e o montante é sorteado ao final do evento. Cada em-presa também pode ofere-cer brindes e promoções que também são sorteadas. Nes-ta edição, a empresa pro-dutora de agregados para a construção civil, Embu S.A. ofereceu algumas camisetas para serem sorteadas entre os participantes.

Participaram também representantes da Esco-la Curumim. O Sr. Gustavo agradeceu a oportunidade e falou um pouco da escola.

O novo gerente da Cai-xa Econômica Federal, Sr. Carlos, também convidou os empresários para visita-rem a agência e afirmou ter boas condições para cuidar das contas jurídicas das em-presas. O presidente da Aci-

mente orgânicos que deve-rá ser inaugurada nos pró-ximos dias. Bem como o Sr. André, que inaugurará no dia 14/11, às 15h o Spazio Verde, um espaço dedicado ao Pilates, Yoga, Estética e Nutrição (R. Maria Auxilia-dora, 64 - Vila Maria Auxi-

liadora - Embu das Artes – T. 4241 6823)

O sorteio do bolão atingiu o montante de R$ 195,00, e o engenheiro Walter, da Abacus, foi o grande ven-cedor. Esperamos todos em 2016, no próximo Almoço da Acise.

Reserve já seu Ingresso para o Jantar da AciseO Jantar de Confraterni-zação de 2015 acontece no dia 11 de Dezembro de 2015, na Churrascaria Gramado Grill, às 19h30.

O convite custa R$ 80,00 por pessoa, com direito a entrada, churrasco, buffet de saladas, pratos quentes, bebidas (água, suco, refri-gerante, cerveja Skol ou Brahma e o vinho da casa), sobremesa, música ao vivo e sorteio de prêmios!

Faça já sua reserva! In-formações 114781 1044/ 4781 0659 / 4781 2054.

Venha brindar conosco mais um ano de realizações e mais um ano que vai se iniciar!

se, Sr. Batista, agradeceu a participação de todos e re-forçou o convite para nosso jantar no final do ano.

A Diretora Edna Casoni também aproveitou e fez o seu merchandising, anun-ciando a inauguração de sua loja de hortifrútis, total-

Empresários, autoridades políticas, todos marcando presença

Olmaro e Paulo Ayres bem recebidos pelos nossos anfitriõesAmigos se encontraram no eventoAlessandro da AFR

e Hillmann da Mary Hill

ANTONIA PATRICIA MAURICIO SANTOS

Empresária

Novo associado

fotos: Marcelo Sousa