nestle 37- 2008

38
ANO 10 • N o 37 MARÇO 2008 Venha comemorar com a gente o ano 10 da revista Conheça as novidades da Páscoa NESTLÉ É festa! As idéias vencedoras do concurso Faça Arte, Faça Sua Parte Reciclagem

Transcript of nestle 37- 2008

Page 1: nestle 37- 2008

ANO 10 • No 37MARÇO 2008

Venha comemorar com a gente o ano 10 da revista

Conheça as novidadesda Páscoa NESTLÉ

Venha comemorar com a gente o

É festa!

As idéias vencedoras do concurso Faça Arte, Faça Sua Parte

Reciclagem

36_01_Capa_Anuncio.indd 2 2/20/08 2:35:50 AM

Page 2: nestle 37- 2008

Com um carinhoso abraço de toda a equipe do SERVIÇO NESTLÉ AO CONSUMIDOR

Nestlé faz bemconselho editorial

Ivan Zurita, Izael Sinem, Salvador Pimentel, Márcia Abreu, Irene Alves

Ribeiro, Maria Lúcia Ortiz, Alice Hirose

colaboradoresDora Hosokawa, Thais Manzione,

Fernanda Tartarella, Vanessa Moreira, Adriana Yonamine, Natália Miyamoto,

Miriam Chagas, Fernanda Lopes, Claudia Yoshida, Dirce P. Silva

produção editorialTrade Comunicação

Pedro Frazão (coordenação), Paula Ganem (edição), Camila Sipahi Pires

(direção de arte), Luiz Fernando Macian (fotografia), Rodrigo Silva (revisão),

Andréia Eleutério (produção)

colaboradoresAlessandra Bosco (assistência de arte),

Dora Dias Murano (diagramação), Breno Faber Soares, Thyago Rodrigues, DORFO, Lucas Cavalheiro, Chicophoto/Lagoa Santa, Vinicius Valadão (fotos),

Ciro Augusto Silva (assistência de fotografia), Juliana Florentino (revisão), Silas de Oliveira Silva (ilustração), Carol

Miranda (produção), Trade Prepress (tratamento de imagens), Agência Tobias

(casting), Adílson Vital (maquiagem), Amazonrai (cabeleireiro)

Lojas de São Paulo que gentilmente cederam material para a produção

de fotos desta edição: Barra Doce (11 5543-6652),

Casa do Churrasqueiro (11 3044-5100), Cinerama (11 3168-5455), Cromus Embalagens (11 6823-8023), Fucsia Casa (11 5533-5045), M. Dragonetti

(11 3846-8782), Pepper (11 3073-0333), Roupa de Mesa (11 3811-9715), Suxxar

(11 3032-0188), Utilplast (11 3088-0862)

jornalista responsável Paula Ganem (MTb 27910)

impressãoLeograftiragem

300.000 exemplares

Foto da capa: Luiz Fernando Macian (foto), Renata Jábali (modelo)

Nestlé com Você é uma publicação trimestral da Nestlé, coordenada pela

área de Serviço ao Consumidor, de distribuição gratuita, dirigida aos seus

consumidores.

Telefone: 0800-770-2411 Correspondência:

Serviço Nestlé ao ConsumidorCaixa Postal 21.144, CEP 04602-970

São Paulo – SP E-mail: [email protected]

Portal Nestlé na internet: www.nestle.com.br

imagem em tratamento

Com um carinhoso abraço de toda a equipe do

imagem em tratamento

Querido leitor, esta edição da NESTLÉ COM VOCÊ é especial. Ela re-presenta a entrada no ano 10 da revista, um marco que conseguimos alcançar graças à relação de carinho e confiança que construímos, lado a lado, com você. Desde nosso primeiro número, lançado em março de 1999, trocamos inúmeras receitas, compartilhamos idéias, ouvimos e contamos histórias. A cada nova edição, reforçamos os laços de amizade que nos unem a todos os leitores.

Por isso, nesta data tão importante e alegre, queremos agradecer o enorme afeto que recebemos e homenagear você, que é a razão pela qual estamos aqui, sempre em busca de novos pratos e das melhores dicas de Nutrição, saúde e bem-estar. É pensando em cada um dos que nos lêem agora que nós, da Equipe do Serviço Nestlé ao Consumidor, erguemos as taças e brindamos ao décimo ano de vida da revista!

Nesta festa, você é convidado a brindar com a gente e a comemorar muito, aproveitando as receitas de salgados e doces das seções VOCÊ E MAGGI e ÁGUA NA BOCA. Para relembrar alguns dos melhores momen-tos de nossa trajetória, preparamos também a matéria RETROSPECTIVA, uma deliciosa viagem pelas páginas que escrevemos até hoje.

Confira ainda na seção VIDA SAUDÁVEL os depoimentos emocio-nantes de leitores que de alguma forma melhoraram sua qualidade de vida. Estas são só algumas das surpresas que reservamos para esta edição. E vem muito mais por aí. Afinal, o ano 10 está só começando! Parabéns a todos!

Luiz

Fern

ando

Mac

ian

02-03.indd 1 2/20/08 8:07:02 PM

Page 3: nestle 37- 2008

Sumário

12

8

4 RetrospectivaNo ano 10 da Nestlé com Você, relembre páginas que marcaram a nossa história.

8 Vida SaudávelOs depoimentos de quem adquiriu hábitos mais saudáveis com a ajuda da revista.

12 Harmonia à MesaReceitas para manter a alimentação equilibrada durante a Páscoa.

15 Equilíbrio AlimentarOpções de cardápios Prático, Econômico, Vegetariano e Tradicional para a Páscoa.

16 Água na BocaUma festa de doces para você comemorar com a gente o nosso ano 10.

20 Você e MaggiPratos salgados para animar a nossa comemoração!

22 ResponsabilidadeO Programa Nutrir amplia as suas fronteiras e passa a promover também educação ambiental.

25 Espaço Mais DivertidoAs crianças aprendem a fazer Bombons Estrelitas e descobrem curiosidades e brincadeiras para a Páscoa.

28 Da Nestlé pra VocêA alegria da Páscoa e outros lançamentosque chegam às lojas.

32 Reciclar Faz BemÉ hora de conhecer os vencedores do concurso Faça Arte, Faça Sua Parte.

34 Espaço do LeitorDepoimentos, elogios, sugestões de quem sempre nos acompanha: você!

Foto

s: Lu

iz Fe

rnan

do M

acia

n

3

02-03.indd 2 2/20/08 8:07:18 PM

Page 4: nestle 37- 2008

4

RetrospectivaRetrospectiva

04-07.indd 1 2/20/08 3:00:07 AM

Page 5: nestle 37- 2008

5

Era 1999 e a data não poderia ser mais apro-priada, 15 de março, o Dia do Consumidor. A revista Nestlé com Você chegava pela primeira

vez às mãos de 100 mil leitores, com o objetivo de levar a eles serviço, informação e conceitos de saúde e de retribuir a confi ança e o carinho que demonstravam pela empresa. Naquelas linhas já estava impressa a fi losofi a que guia a publicação até hoje: a de ouvir você e contribuir para atender às suas expectativas e aos seus interesses. De lá para cá, a tiragem da revista triplicou, sem contar com

os internautas que acessam a versão on-line. Foram muitas trocas de idéias para defi nir matérias, escolher receitas, tirar fotos, redigir textos. Mas se o trabalho é muito, o prazer em cumpri-lo é ainda maior. Em especial porque, a cada nova revista, recebemos cartas, e-mails e telefonemas de todo o Brasil, com elogios, sugestões e comentários. São esses registros, com a fundamental participação dos leitores, que nos indicam o caminho a seguir para que possamos sempre realizar a nossa maior missão: fortalecer cada vez mais os nossos laços de confi ança!

Ao comemorar o ano 10 da Nestlé com Você, homenageamos todos os leitores e lembramos alguns dos capítulos mais marcantes que escrevemos até aqui

Tempo deFesta

Por dentro da NESTLÉA Cozinha NESTLÉ serviu de berço para a criação de receitas que se tornaram clássicos da culinária nacional, como o Brigadeiro e o Strogonoff. Esse celeiro de grandes idéias e deliciosos resultados é comandado por mulheres, muitas delas mães, que como tantos leitores e leitoras identificam na arte de cozinhar uma forma de reforçar os elos de cari-nho e união entre familiares e amigos. Na edição de dezembro de 2003, nos-sas nutricionistas e culinaristas – que também fazem questão de repetir em casa os pratos que criam no trabalho – foram apresen-tadas ao público.

Alinhada com o seu tempoA Nestlé com Você já nasceu mo-derna, alinhada com tendências e necessidades do consumidor. Logo na primeira edição, trouxe uma matéria com as qualidades nutricionais do açaí, fruta da re-gião amazônica que virou mania entre a geração saúde do Sul e do Sudeste do país. Em setembro de 2002, deu dicas que seguiam o feng shui para har-monizar a cozinha e, na edição seguinte, inovou ao sugerir minibolos como presentes de Natal.

Em outras palavrasOs 80 anos da NESTLÉ no Brasil foram comemorados nas edições de setem-bro e dezembro de 2001. Enquanto a empresa deu 80 casas a consumi-dores, a revista resgatou momentos importantes vividos por seus leito-res com o concurso “Minha História com a Nestlé”. Oito mil cartas, com relatos emocionantes sobre o tema, foram recebidas.

Alinhada com o seu tempo já nasceu mo-

derna, alinhada com tendências e necessidades do consumidor.

feng shui para har-

Primeiras páginas

Receitas inéditas e inesquecíveis saíram da Cozinha NESTLÉ

Em outras palavrasOs 80 anos da comemorados nas edições de setem-bro e dezembro de 2001. Enquanto a empresa deu 80 casas a consumi-dores, a revista resgatou momentos importantes vividos por seus leito-res com o concurso com a relatos emocionantes sobre o tema, foram recebidas.

04-07.indd 2 2/20/08 3:00:14 AM

Page 6: nestle 37- 2008

6

Retrospectiva

2004Capas e matérias com imagens do cotidiano reforçam o relacionamento com os leitores

2005Variedade, proporcionalidade e moderação: os princípios da pirâmide alimentar em detalhes

Acompanhe a evolução da

revista nos últimos anos

Desvendando a pirâmideEm 2005, a Nestlé com Você utilizou uma pirâmide para esclarecer de modo eficiente e didático os con-ceitos da boa alimentação. Criada nos Estados Uni-dos, a pirâmide foi adaptada à realidade brasileira por pesquisadores da USP. Em sua base (formada pelos alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade) estão principalmente cereais, grãos e farinhas. Um pouco mais acima vêm fru-

tas, legumes e verduras. No meio temos feijões, carnes, ovos, leite e derivados. E, no topo, as gorduras, óleos, açúcares e doces. Comer de forma moderada esses diferentes tipos de alimen-tos, privilegiando aqueles dos quais mais precisamos, é o segredo do equilíbrio alimentar.

Formas suntuosasQue moça não gostaria de ter um corpo com contor-nos mais bem definidos? Foi e x a t a m e n t e o que aconte-ceu com o LEITE MOÇA, em 2004.

Depois de dois anos de pesquisas, a embalagem ganhou nova versão e passou a chamar ainda mais atenção nas prateleiras dos supermercados. Latinha por latinha, as mudanças que envolveram o LEITE MOÇA fo-ram assunto de matéria da edição 24.

Que moça não gostaria de ter um corpo com contor-nos mais bem definidos? Foi e x a t a m e n t e o que aconte-ceu com o MOÇA

Depois de dois anos de pesquisas, a embalagem ganhou nova versão e passou a

Hora dereformular

Todo mundo está em cons-tante evolução. Assim tam-bém é a Nestlé com Você, que acompanha os novos hábitos dos consumidores, os avanços tecnológicos e de comunicação. Muda para re-forçar cada vez mais o vínculo

com seus leitores. Em 2004, a revista veio com uma nova proposta editorial, retratando na capa situações do cotidiano. Nas páginas in-ternas, a edição de março sugeriu que o leitor fizesse um SPA em casa. Em setembro, uma matéria sobre gravidez deu dicas de alimen-tação, sexo e beleza. Era uma nova maneira de abordar as preocupações que sempre teve: Nutrição, saúde e bem-estar.

Hora dereformular

Todo mundo está em cons-tante evolução. Assim tam-bém é a que acompanha os novos hábitos dos consumidores, os avanços tecnológicos e de comunicação. Muda para re-forçar cada vez mais o vínculo

com seus leitores. Em 2004, a revista veio com

Reciclar Faz BemA seção que leva no nome a preocupação com o mundo em que vivemos foi criada em setembro de 2005 com o objetivo de estimular o uso de emba-lagens NESTLÉ em objetos úteis e criativos e, assim, contribuir para que a sociedade possa evoluir de maneira ecologicamente respon-sável. Dessa forma, o meio ambiente sai favorecido, já que diminui o volume de lixo, e as comunidades também: depoimentos de leitores comprovam que as dicas da Reciclar Faz Bem ajudam até a aumentar a renda de famílias.

tas, legumes e verduras. No meio temos feijões, carnes, ovos, leite e derivados. E, no topo, as gorduras, óleos, açúcares e doces. Comer de forma moderada esses diferentes tipos de alimen-tos, privilegiando aqueles dos quais mais precisamos, é o segredo do equilíbrio alimentar.

maneira ecologicamente respon-

04-07.indd 3 2/20/08 4:58:04 PM

Page 7: nestle 37- 2008

7

Nossa história em números:

1921 foi o ano em que a NESTLÉ chegou ao país

1 milhão é o número de contatos feitos por consumidores com a empresa por ano

12 milhõesé a quantidade de visitas que o Portal Nestlé recebe anualmente

300 mil são as pessoas que recebem a revista, que chega a 84% dos municípios do Brasil

97% é a porcentagem de lares brasileiros em que há pelo menos um produto NESTLÉ

Por toda a vidaCada fase da vida tem carac-terísticas próprias. Mas em todas a atividade física e a ali-mentação saudável devem ser estimuladas – como mostrou a Nestlé com Você ao longo de 2006. A conjugação desses dois fatores é determinante para o bem-estar de adultos,

jovens e crianças. Aliás, a preocupação com elas – as crianças – foi o que levou o suíço Henri Nestlé a criar a nossa empresa há mais de 140 anos. Muito preocupado com a desnutrição infantil, ele decidiu formular um alimento à base de leite e cereais que ajudasse na luta contra o problema. Assim nasceu a FARINHA LÁCTEA, o primeiro de uma série de produtos NESTLÉ.

2006Sugestões imperdíveis para quem quer fi car de bem com a vida em todas as idades

2007Dicas para aproveitar refeições que são pratos cheios de saúde

2008No ano 10, você é a estrela!

Respeito às refeiçõesCafé da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Há quem insista em pular uma das re-feições – por falta de tempo, porque quer ema-grecer ou simplesmente porque acha que não é importante comer de forma equilibrada. Mas em 2007 a Nestlé com Você conseguiu chamar a aten-ção de muitos leitores para a questão. A revista mostrou o valor de todos esses “rituais”, tanto para o corpo quanto para a alma. Por exemplo: o almoço em família, além de nutritivo, é um mo-mento propício a tornar o relacionamento entre pais, filhos e irmãos mais intenso.

Pelo BrasilO país é marcado por diferenças de paisagem, clima e culinária. É isso o que mostramos na seção Passeio. O objetivo é contribuir para que os leitores conheçam o Brasil e descubram bons motivos para viajar por ele. Na nossa edição 25, contamos a história da Es-trada Real, aberta há sécu-los para escoar o ouro de Minas Gerais. No seu en-torno, cidades históricas, que merecem ser conheci-das, foram formadas.

Por toda a vidaCada fase da vida tem carac-terísticas próprias. Mas em todas a atividade física e a ali-mentação saudável devem ser estimuladas – como mostrou a Nestléde 2006. A conjugação desses dois fatores é determinante para o bem-estar de adultos,

jovens e crianças. Aliás, a preocupação com elas –

97%

feições – por falta de tempo, porque quer ema-grecer ou simplesmente porque acha que não é

Pelo BrasilO país é marcado por diferenças de paisagem, clima e culinária. É isso o que mostramos na seção os leitores conheçam o Brasil e descubram bons motivos para viajar por

2008

04-07.indd 4 2/21/08 2:48:48 PM

Page 8: nestle 37- 2008

8

Vida Saudável

O depoimento que você vê acima, e os outros que encontrará no decorrer deste texto, são alguns entre as centenas que recebemos a cada

nova edição. Muitos e-mails e cartas trazem sugestões de matérias, pedidos para entrar no mural ou dicas de receitas. A maioria revela histórias emocionantes da vida de nossos leitores. São o retrato mais fiel de como a NESTLÉ com Você ajuda pessoas do Brasil inteiro a melhorar a sua alimentação, adquirir hábitos saudáveis e colecionar momentos gostosos de lazer.

Mas todo o esforço só tem valor porque você se em-penha para pôr em prática os conselhos que damos. Por isso, nesta ocasião tão especial em que comemoramos o ano 10, queremos homenagear você. E homenagear também a Susana, o Cássio, a Maria e todas as milhares de pessoas que se informam pelas páginas da revista e

Mudançade hábito

Leitores contam como o seu dia-a-dia se tornou melhor com as dicas e receitas da Nestlé com Você

“Sou professora de Saúde e Qualidade de Vida

e costumo usar matérias sobre bem-estar e

alimentação de adolescentes na preparação

de minhas aulas.”

Cátia Cristina A. de O. Silva

Guaraci, SP

“Quero agradecer pela maravilhosa

revista, que está me ajudando muito. Eu

sempre pulava o café-da-manhã e não

conseguia emagrecer de jeito nenhum.”

Susana Lika Kumasaka – São Paulo, SP

“Depois da revista Nestlé com Você, minha

tarefa como bom pai e bom marido ficou

mais fácil. Nos fins de semana, minha

diversão é cozinhar para dar descanso à

minha esposa. Meus filhos sempre elogiam

quando faço as sugestões da revista.”

Alípio Leão – Fortaleza, CE

encontram nelas bons motivos para ter uma vida mais saudável. A seguir, selecionamos algumas histórias de leitores que representam todos nós e que, dentro de sua própria rotina, usam as dicas da NESTLÉ com Você para serem mais felizes.

Cássio Ferrari de SouzaCipóguaçu, SP

“Acabo de passar para a quarta série do colégio e já conquistei 20 campeonatos-mirins de Kung Fu, entre eles o Brasileiro e o Paulista. Tive duas convocações para com-petir na Ásia, mas não pude ir. Treino de segunda à sexta-feira, de uma hora a uma hora e meia por dia. Como me preparo para

as competições? Me alimentando bem. Desde que começou a receber a Nestlé com Você, minha mãe aprendeu a fazer coisas maravilhosas na cozinha e isso me ajuda a ter uma vida mais saudável. A revista é um incentivo ao atleta. Quero que as outras crianças possam também praticar esportes e se alimentar com qualidade, igual a mim e a vocês.”

“Acabo de passar para a quarta série do colégio e já conquistei 20 campeonatos-mirins de Kung Fu, entre eles o Brasileiro e o Paulista. Tive duas convocações para com-petir na Ásia, mas não pude ir. Treino de segunda à sexta-feira, de uma hora a uma hora e meia por dia. Como me preparo para

as competições? Me alimentando bem. Desde

Arqu

ivo

pess

oal

08-11.indd 1 2/20/08 5:12:14 PM

Page 9: nestle 37- 2008

Cássio é estudante e atleta. Em janeiro, completou 10 anos.

Parabéns para ele também!

Luiz

Fern

ando

Mac

ian

Com a internet, os videogames e as mui-tas opções de canais de TV, as crianças ten-dem a ficar mais tempo paradas. Porém é importante não deixar que se tornem sedentárias, estimulando entre elas a prá-tica de exercícios físicos. Uma boa idéia é que seu filho pratique, de duas a três vezes por semana, uma atividade que lhe dê pra-zer. Os esportes costumam abrir o apetite das crianças. Por isso, tenha ainda mais atenção com a alimentação delas.

08-11.indd 2 2/20/08 5:12:18 PM

Page 10: nestle 37- 2008

Vida Saudável

10

Dona de casa e costureira,

Maria Aparecida,

de 25 anos, e sua família

são fãs da Nestlé

com Você

“A revista fez a nossa família refletir sobre

os cuidados com a alimentação e temos

tentado reduzir as gorduras que sempre

faziam parte dos nossos pratos.”

Maeli Lisboa da SilvaAparecida do Taboado, MS

Maria Aparecida Sabino LourençoItápolis, SP

“Quero contar minha história sobre as páginas da (seção) Passeio. Quando a revista chega, que festa faz minha filha Damiana, de 6 anos! Nas fotos de lugares lindos, ela quer saber de cada um e aí, juntas, viajamos por cada foto. Há sete ou oito anos tenho o prazer de receber a revista em meu lar. Ela desperta em minha filha o desejo de conhecer coisas novas e de pesquisar comidas, bichos, rios, cachoeiras, peixes e tudo o que é diferente do seu dia-a-dia. O gostoso é que, a cada revista, cresce o elo entre mãe, filha, pai e irmãos, pois a minha outra filha, Glênda, de apenas 2 aninhos, se senta ao lado e fica nos observando quietinha e o pai também participa e gosta de falar sobre cada foto e cada deta-lhe. Não tínhamos o hábito de tomar café-da-manhã e almoçar juntos, era um para cada lado. Mas com os conselhos de vocês, o tempo na mesa ao almoçar, jan-tar, fazer lanche e café-da-manhã serve para a família contar coisas bonitas e juntos temos o prazer de sentir o carinho que existe nesses momentos.”

Dona de casa e costureira,

e sua família

“Tenho 12 anos e minha mãe recebe as revistas

desde o início. Acho que foram vocês que fizeram

eu passar a gostar de alimentação saudável.”

Gabryelle Moreira Luys

Varginha, MG

“Na minha casa, todo mundo é muito família”, conta a dona de casa e professora aposentada Luci, de 74 anos

Lembre-se de que as crianças estão em forma-ção e que recebem enorme influência dos pais. A hora das refeições, além de proporcionar deli-ciosos momentos de convívio, é ideal para você dar o exemplo da boa alimentação. Se o seu prato for bem variado e na proporção correta, será mais fácil educar o seu filho em relação à importância do equilíbrio alimentar.

Luci da Silva LealMagé, RJ

“Já nem lembro de quando comecei a receber a revis-ta. Faz bastante tempo... E, desde então, ela participa muito da minha vida. Nas minhas bodas de ouro, em fevereiro de 2007, pedi algumas receitas à Nestlé e recebi cada uma mais linda que a outra. Fiquei encan-tada, porque a empresa foi muito carinhosa. A festa das bodas – feita pelos meus quatro filhos, dez netos e uma bisneta – foi linda. Inesquecível mesmo e uma das sur-presas dos filhos foi um computador completinho, com internet e tudo. Uma vizinha minha preparou a mesa de doces inspirada nas receitas da Nestlé. Essa amiga também recebe a revista e parte da renda familiar dela vem inclusive da venda desses doces. Já eu preparo doces para os outros e até recorto algumas mensagens da revista para distribuir. Além de estimular o convívio em casa, as matérias da Nestlé com Você são sempre assunto de conversas com as minhas amigas, que en-contro no clube, e isso faz muito bem.”

Ao ler o depoimento da Dona Luci, chegamos a uma importante conclusão: a saúde não depende apenas da alimentação equilibrada – por mais essencial que esta seja. Ela depende também de interagir com as outras pessoas, de manter a mente sã. Trocar idéias com os amigos é uma ótima forma de fazer isso. Outras boas suges-tões são ler um livro, fazer palavras cruzadas, tocar um instrumento, escrever para parentes que moram longe. Essas atividades ajudam a estimular a memória e a imaginação.

Viní

cius v

alad

ão

Dorf

o

08-11.indd 3 2/20/08 5:07:30 PM

Page 11: nestle 37- 2008

11

NA INTERNETVocê quer mais dicas sobre como ter uma vida saudável? Visite o Portal Faz Bem: www.nestle.com.br/nestlefazbem. Não deixe também de conferir as outras maté-rias já publicadas nesta seção, no endereço www.nestle.com.br/revista.

Liliane também melhorou os próprios hábitos alimentares com as dicas da revista

“Estou ficando expert na cozinha graças às receitas da revista. Minha família está mais saudável e feliz com tantas novidades no cardápio, que antes era pouco variado.”Cátia Cilene Lima da Luz – Salvador, BA

“Minha alimentação mudou graças a vocês. Me reeduquei na alimentação diária, o que me rendeu a cura da anemia e uma gravidez segura.”Isabel Cristina S. Vieira dos SantosValinhos, SP

“A sugestão de alimentos que são fonte de fibras está ajudando a equilibrar meu organismo e a estimular meu intestino. Era o que eu precisava.”Vânia Regina Torres Nova Fátima, PR

“Estou aprendendo muito com as dicas de alimentação e com a pirâmide alimentar. Sei que a mudança é superdifícil, mas com a ajuda de vocês tenho certeza de que vou me alimentar bem e esbanjar saúde.”Rosimeire Correia Silva Itaquaquecetuba, SP

“Sou estudante de Pedagogia e o que mais gosto na revista é a seção Reciclar Faz Bem. Além de ser um trabalho rico e interessante para ser aplicado na sala de aula, desperta nas crianças a conscientização ambiental.” Delma do Nascimento Oliveira Fortaleza, CE

Liliane Maria de CarvalhoIpatinga, MG

“Terminei meus estudos em Fisioterapia em de-zembro. Antes, fiz um estágio no posto de saúde da cidade de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. Lá, desenvolvemos um trabalho com um grupo que era formado por 15 pacientes com hipertensão arterial e diabetes. Por dois meses, de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 9h, fazíamos diversas atividades – como alongamento, exercícios de força, equilíbrio, caminha-das, relaxamento, dinâmicas recreacionais e palestras sobre as doenças envolvidas e os tratamentos. Uma das maneiras de controlar a hipertensão arterial e a diabetes é a alimentação saudável e balanceada e a prática de atividade física regular. Como o curso de Fisioterapia não dá ênfase à alimentação, eu corria atrás das revistas Nestlé com Você para aprender e passar as informações necessárias. A revista era o elo de informação entre nós e os pacientes. Aliás, eles depois relataram melhoras na disposição e na auto-estima, melhora no condicionamento físico, perda de peso, diminuição dos níveis de pressão e de glicose.”

www.nestle.com.br/revista.

Thya

go R

odri

gues

A hipertensão arterial é popularmente conhe-cida como pressão alta. Os hipertensos devem controlar constantemente sua alimentação con-forme as orientações médicas. Já os diabéticos têm altos índices de glicose no sangue e precisam seguir dieta específica. Em ambos os casos, é fundamental agir preventivamente, associando hábitos de vida saudável e seguindo as orienta-ções dos profissionais de saúde.

08-11.indd 4 2/20/08 5:08:00 PM

Page 12: nestle 37- 2008

12

Harmonia à MesaHarmonia à Mesa

Os grãos integrais são importantes para regu-lar o trânsito intestinal, o que contribui para você se sentir bonito e disposto. Com esta receita, é possível incluí-los no seu dia-a-dia sem abrir mão do sabor.

Símbolo mundial da Páscoa, os ovos eram dados de presente para represen-tar o desejo de renovação da vida. Os ovos de chocolate tornaram a tradição ainda mais gostosa!

12-15.indd 1 2/19/08 11:07:56 PM

Page 13: nestle 37- 2008

13

Colomba pascal integral Rendimento: 2 unidades

da PáscoaTodos os sabores

É difícil resistir às tentações da Páscoa. A festa em que os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus é também uma oportunidade de confra-

ternizar com amigos e parentes por meio da habitual troca de ovos de chocolate e com almoços especiais. A boa notícia é que todos podem participar dessa comemoração, cada um do seu jeito. Este ano, ofe-

recemos o leque de opções para aqueles que querem manter o equilíbrio alimentar e, ao mesmo tempo, não abrem mão das delícias que se tornaram marca registrada da ocasião. As sugestões a seguir incluem receitas sem adição de açúcar ou rica em fibras para você curtir a Páscoa. E lembre-se: o consumo mo-derado é a base da alimentação saudável.

IngredIenTes Massa• 3 tabletes de fermento biológico (45g)• meia xícara (chá) de leite morno• 5 xícaras (chá) de farinha de trigo

(cerca de 600g)• 5 ovos• 200g de manteiga• 1 xícara (chá) de açúcar mascavo• 1 xícara (chá) de Aveia Neston

em Flocos Finos® • meia xícara (chá) de semente de

girassol sem casca torrada• meia xícara (chá) de flocos

de cevada pré-cozidos• meia xícara (chá) de damasco picado • meia xícara (chá) de uvas passas• meia xícara (chá) de ameixa seca picada

Cobertura• 2 claras • meia xícara (chá) de açúcar de

confeiteiro• 1 colher (chá) de canela em pó• meia xícara (chá) de Aveia Neston

Plus de Chocolate®

Modo de PrePararMassaColoque em uma tigela o fermento com o leite e uma xícara (chá) de farinha de trigo. Misture e deixe crescer por cerca de 2 horas. Mistu-re os ovos, a manteiga, o açúcar mascavo, o restante da farinha de trigo, a Aveia, as sementes de girassol e os flocos de cevada. Sove a massa até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa fique bem lisa. Deixe-a crescer por cerca de 1 hora. Adicione as frutas e misture bem. Divida a massa em duas partes iguais e forme duas bolas. Coloque cada massa em uma fôrma para Colomba. Modele-as no formato da fôrma e deixe-as reservadas.

CoberturaBata as claras levemente até ficarem esbranquiçadas, misture o açúcar e bata mais um pouco. Espalhe o suspiro na superfície das Colombas e polvilhe a canela e a Aveia Plus. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja bem dourada.

dICas1. A fôrma para Colomba pode ser encontrada em lojas especia-lizadas em chocolateria ou casas de artigos para festas. 2. Caso utilize uma fôrma de alumínio, antes de colocar a massa, unte-a com manteiga e farinha de trigo. 3. Pode-se salpicar frutas secas, castanhas ou pedaços de Chocolate Meio Amargo sobre a Colomba antes de assá-la.Fo

tos:

Luiz

Fern

ando

Mac

ian

Obje

tos:

Roup

a de

Mes

a (to

alha

e gu

arda

napo

s), C

rom

us Em

bala

gens

(enf

eites

, fita

s, pa

péis

dos o

vos),

M. D

rago

nett

i (pra

to d

a co

lom

ba).

Pratos típicos da época e os tradicionais ovos podem ser, além de muito gostosos, nutritivos e saudáveis

12-15.indd 2 2/19/08 11:08:03 PM

Page 14: nestle 37- 2008

14

Harmonia à Mesa

Ovinhos crocantes dietRendimento: 30 ovinhos

ingredienteS• meia xícara (chá) de castanha-de-caju triturada• 1 tablete de Cobertura de Chocolate

ao Leite Diet Nestlé® (500g)

modo de prepararPique a Cobertura de Chocolate, divida em três partes iguais e despeje duas partes em uma tigela bem seca. Torne a picar finamente a parte restante e reserve. Aqueça uma panela com água até que atinja a temperatura de 48°C, ou seja, suportável ao contato da mão. Retire do fogo. Coloque a tigela com as duas partes de Chocolate na panela de água quente, mexendo lentamente até derreter completamente. Retire a tigela do banho-maria e junte o restante do Chocolate picado. Mexa até derreter completamente. Continue mexendo para esfriar até 28°C (encostando um pouco de Chocolate no lábio, a sensação deve ser de frio). Espalhe uma camada de Chocolate em fôrmas para miniovos de Páscoa e leve-as à geladeira para secar com a cavidade voltada para baixo. Repita a camada de Chocolate e polvilhe com castanhas-de-caju. Leve à geladeira até secar e desenforme. Junte duas metades para formar um ovinho e embale em papel alumínio.

dicaSe desejar, substitua a castanha-de-caju por flocos de arroz ou outro tipo de castanha. Solte sua imaginação e surpre-enda a todos nesta Páscoa.

Peixe com molho de pápricaRendimento: 6 porções

ingredienteS• 3 batatas cortadas em rodelas finas• 1 colher (sopa) de Fondor Maggi®• 1 kg de cação em postas• 1 copo de Requeijão

Cremoso Light Nestl鮕 3 colheres (sopa) de leite• 1 colher (chá) de páprica • azeite para untar

modo de prepararEm um refratário retangular médio (20X30cm) untado distribua metade das batatas. Polvilhe com parte do Fondor Maggi. Distribua as postas de cação sobre as batatas e polvilhe novamente com Fondor. Cubra com o restante das batatas e polvilhe Fondor. Em uma tigela, misture o Requeijão com o leite e a páprica e despeje sobre as batatas. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, coberto com papel alumínio por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumínio e deixe gratinar por outros 20 minutos. Sirva com legumes cozidos.

dicaSe desejar, você pode substituir o cação por outro peixe de carne firme (namorado, pescada amarela, badejo...).

Foto

s: Lu

iz Fe

rnan

do M

acia

n Ob

jeto

s: Ov

inho

s cro

cant

es (t

oalh

a e g

uard

anap

o Ro

upa

de M

esa,

papé

is ch

umbo

Cro

mus

Emba

lage

ns),

Peix

e com

mol

ho d

e páp

rica

(toa

lha

e gua

rdan

apo

Roup

a de

Mes

a, Ta

lher

Util

plas

t e pr

ato

Suxx

ar)

A procura por peixes nesta época do ano aumenta bastante. Como são alimentos muito perecíveis, fique atento ao comprá-los.

NA INTERNETwww.nestle.com.br/cozinhaQue tal experimentar também o ovinho recheado com pistache? É só seguir a receita que está no portal cozinha Nestlé. Para achá-la, digite o nome da receita no primeiro campo do item “Buscar receita por”.

12-15.indd 3 2/20/08 5:26:14 PM

Page 15: nestle 37- 2008

15

Equilíbrio Alimentar

Feito para vocêprÁtico tradicional econômico vegetariano

bebi

da • Coquetel Moça frescor • Néctar espumante • Frapê Moça guaraná • Chá verde com la frutta

entr

ada

• Salada caprese • Pepino refrescante • Salada com molho cor-de-rosa • Quiche de abobrinha

prat

o pr

incip

al

• Bacalhau de Páscoa • Carneiro delícia • Peixe com molho de páprica

• Quibe de grão-de-bico e cenoura

acom

pa-

nham

ento

s

• Arroz bem-estar • Batatas aromáticas • Suflê de legumes • Risoto vegetariano

sobr

emes

a

• Cassata gelada de Páscoa

• Torta mousse Diplomata • Banana dengosa • Frutas de Páscoa

com baba-de-moça

agra

dos d

e pás

coa • Bombom Estrelitas • Colomba com

chocolate• Cenourinhas

do coelho• Colomba pascal

integral

• Bala de coco coberta com chocolate

• Ovinhos recheados com pistache • Bombom de goiaba • Ovinhos

crocantes diet

lege

nda Receitas disponíveis na internet, no portal cozinha Nestlé (www.nestle.com.br/cozinha)

Receitas que fazem parte desta edição da revistaColeção Receitas Nestlé Sabor & Saúde, encartadas no centro da revista

Ilust

raçõ

es: S

ilas d

e Oliv

eira

Silv

a

Curta a Páscoa com um cardápio que respeita o seu estilo de vida

12-15.indd 4 2/20/08 5:26:29 PM

Page 16: nestle 37- 2008

16

Água na Boca

Ainda que o bolo seja o momento mais esperado de uma festa de aniver-sário, não se esqueça dos detalhes! Do convite carinhoso à lembrança delicada, tudo demonstra como os convidados são importantes para você.

O doce saborda nossaamizade

16-19.indd 1 2/19/08 11:11:02 PM

Page 17: nestle 37- 2008

17

Bolo de aniversárioRendimento: 25 porções

IngredIentesMassa• 8 ovos• 1 xícara (chá) de açúcar• 1 xícara (chá) de leite• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo• 1 xícara (chá) de castanha-do-pará moída• 1 colher (sopa) de fermento em pó• manteiga para untar• farinha de trigo para polvilharRecheio de Chocolate• 1 lata de Creme de Leite Nestl鮕 1 tablete de Chocolate Nestlé

Classic® Meio Amargo Recheio de baba-de-moça• 1 lata de Leite Moça®• 1 vidro de leite de coco (200ml)• 4 gemasCobertura• 4 claras• 1 xícara (chá) de açúcar• castanha-do-pará moída para decorar

Modo de PrePararMassaEm uma batedeira, bata os ovos até dobrarem de volume. Adi-cione o açúcar e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o leite. Desligue e adicione a farinha, as castanhas moídas e o fermento e misture delicadamente. Despeje em fôrma redonda (28cm de diâmetro), untada e polvi-lhada. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e espere amornar. Reserve.Recheio de ChocolateEm uma tigela, aqueça o Creme de Leite em banho-maria e misture o Chocolate picado. Mexa até formar um creme homogêneo. Reserve.Recheio de baba-de-moçaEm uma panela, misture o Leite Moça com o leite de coco e as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Assim que ferver, cozinhe por cerca de 1 minuto, para engrossar. Retire do fogo e espere esfriar. Reserve.CoberturaEm uma panela, misture o açúcar com meia xícara (chá) de água e leve para ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio. Enquanto a calda se forma, bata as claras em ne-ve. Não desligue a batedeira e despeje a calda em fio quando estiver no ponto. Bata até que a tigela da batedeira esfrie.MontagemDesenforme e corte o bolo em três partes iguais. Sobre uma das partes, espalhe o recheio de Chocolate e cubra com a outra parte da massa. Espalhe o recheio de baba-de-moça e cubra com a última parte da massa. Espalhe o marshmallow sobre todo o bolo e cubra com castanha-do-pará moída.

dICaDecore com morangos ou frutas vermelhas e folhas de hortelã.

Marque dois minutos no relógio e aproveite cada segundo para pensar em momentos divertidos da sua vida.

Pensou? É muito provável que durante essa breve volta ao passado tenham vindo à sua me-mória lembranças de festas entre familiares e amigos. Comemorações simples ou grandiosas. De fato, celebrar proporciona emoções ines-quecíveis. É em momentos assim que botamos de lado os problemas e demonstramos todo o nosso carinho às pessoas queridas. E uma boa comemoração merece bolo saboroso, docinhos variados e, para brindar, uma bebida especial à base de champanhe. Na celebração do ano 10 da nossa revista, claro, tudo isso não poderia faltar. Prepare os ingredientes, siga as receitas e entre nessa festa com a gente!

É sempre bom ter motivos para celebrar. E por estarmos há tanto tempo juntos, gostaríamos de compartilhar com você mais este momento – o ano 10 da revista

Foto

s: Lu

iz Fe

rnan

do M

acia

n Ob

jeto

s: Ci

nera

ma

(tecid

o), B

arra

Doc

e (fo

rmin

has),

Fucs

ia C

asa

(taça

s e g

uard

anap

o pin

k), C

asa

do C

hurr

asqu

eiro

(pra

to d

e bol

o e c

olhe

res d

e vid

ro d

o br

igad

eiro)

e Ro

upa

de M

esa

(gua

rdan

apos

).

16-19.indd 2 2/19/08 11:11:16 PM

Page 18: nestle 37- 2008

18

Docinho de nozesRendimento: 35 porções

IngredIentes• 1 lata de Leite Moça®• 2 gemas• 1 xícara (chá) de nozes moídas• manteiga para untar• açúcar e nozes para decorar

Modo de PrePararEm uma panela, misture o Leite Moça com as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desprender da panela (cerca de 10 minutos). Acrescente as nozes moídas, misture bem e retire do fogo. Despeje a massa em um prato untado e deixe esfriar. Enrole em bolinhas e passe pelo açúcar. Sirva em forminhas de papel, decorado com nozes picadas.

Água na Boca

Brigadeiro de colherRendimento: 18 porções

IngredIentes• 1 lata de Leite Moça®• meio tablete de Chocolate

Nestlé Classic® Meio Amargo picado• 1 caixinha de

Creme de Leite Nestl鮕 granulado ou confeitos

coloridos para decorar

Modo de PrePararEm uma panela pequena, leve ao fogo baixo o Leite Moça com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml de capacida-de). Distribua os confeitos.

dICaPara fazer o Brigadeiro branco de colher, prepare a receita com uma colher (sopa) de manteiga, sem acrescentar o Chocolate Meio Amargo.

As nozes têm características antioxidantes e podem contribuir para o bom funcionamento do corpo.

Foto

s: Lu

iz Fe

rnan

do M

acia

n Ob

jeto

s: Do

cinho

de n

ozes

(for

min

has B

arra

Doc

e), B

riga

deir

o (c

olhe

r de v

idro

Cas

a do

Chu

rras

queir

o, g

uard

anap

os Fu

csia

Cas

a e R

oupa

de M

esa)

Néc

tar e

spum

ante

(te

cido

Cine

ram

a, ta

ça Fu

csia

Cas

a e J

arra

e M

exed

or Su

xxar

), Bal

a de

Coc

o e c

hoco

late

(Tec

ido

Cine

ram

a, pa

pel p

ara

bala

s Cro

mus

Emba

lage

ns e

prat

o Su

xxar

)

Surpreenda os seus convidados com docinhos diferentes dos tradicionais! Eles podem vir em sabores variados ou servi-dos de forma inusitada. O importante é adoçar esses momentos especiais!

Nutritivo, o chocolate proporciona a sensação de prazer e bem-estar. No entanto, seu consumo deve ser mode-rado devido ao alto valor calórico.

16-19.indd 3 2/19/08 11:11:46 PM

Page 19: nestle 37- 2008

19

Bala de coco coberta com chocolateRendimento: 40 unidades

IngredIentes• 2 tabletes de Chocolate

Nestlé Classic® Meio Amargo• 500g de bala de coco

Modo de PrePararPique a Cobertura de Chocolate, divida em três partes iguais e despeje duas partes em uma tigela bem seca. Torne a picar finamente a parte restante e reserve. Aqueça uma panela com água até que atinja a temperatura de 48°C, ou seja, suportável ao contato da mão. Retire do fogo. Coloque a tige-la com as duas partes de Chocolate na panela de água quen-te, mexendo lentamente até derreter completamente. Retire a tigela do banho-maria e junte o restante do Chocolate picado. Mexa até derreter completamente. Continue mexen-do para esfriar até 28°C (encostando um pouco de Chocolate no lábio, a sensação deve ser de frio). Mergulhe as balas de coco uma a uma. Escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel alumínio e leve para gelar por cerca de 1 hora ou até o Chocolate secar. Retire da geladeira e aguarde voltar à tem-peratura ambiente antes de embrulhá-las em papel para bala de coco ou celofane.

Néctar espumanteRendimento: 8 porções

IngredIentes• 3 xícaras (chá) de

Néctar de Laranja Nestlé® gelado• 1 garrafa de espumante bem gelado

Modo de PrePararColoque o Néctar em uma jarra, complete com o espumante e misture delicadamente. Sirva a seguir.

dICaSe quiser, bata o Néctar no liquidificador com duas metades de pêssego em calda.

NA iNTERNETOutra ótima idéia para deixar a festa mais gostosa é fazer Biscoitinhos recheados. Para conferir a receita, você pode acessar o Portal Cozinha Nestlé (www.nestle.com.br/cozinha) e digitar o nome da receita no primeiro campo do item “Buscar receita por”.

As balas são uma opção criativa e saborosa para valorizar a festa.

É sempre muito bom celebrar. Faça um brinde à união da família e dos amigos.

16-19.indd 4 2/19/08 11:12:19 PM

Page 20: nestle 37- 2008

20

Delíciaspara festejar

Entre no clima de alegria e reinvente a bandeja de

salgados com receitas que agradam a todos os gostos

NA INTERNETwww.nestle.com.br/cozinha

Quer experimentar tam-bém uma deliciosa re-ceita de Sanduichinho de festa? Então, acesse o Portal Cozinha Nestlé. Depois, é só digitar o nome da receita no pri-meiro campo do item “Buscar receita por”.

Os dias quentes pedem pratos leves e refrescantes, que ajudam a hidra-tar o corpo. Para prepará-los, recor-ra a alimentos sem gordura e que contêm muita água, como o pepino, o tomate e as verduras.

20 20 20 20

20-21.indd 1 2/20/08 4:56:26 PM

Page 21: nestle 37- 2008

21

Delíciaspara festejar

Uma das principais atrações de festas e encontros são os diferentes pratos servidos. Eles satisfazem a fome na

medida certa, podem ser bastante variados e saboreados pouco a pouco, no tempo próprio de cada um. Mas se a idéia é receber convi-dados para uma ocasião especial, esta é uma boa hora para experimentar novas receitas de petiscos nutritivos e feitos com ingredientes frescos e saborosos. Tudo muito prático, fácil de fazer, e, o melhor, sem frituras.As estrelas da temporada são o pepino e a abóbora, que valorizam as sugestões que apre-sentamos a seguir. Depois de fazer os petiscos, procure pensar na melhor forma de colocá-los na mesa. Aposte em pratos e recipientes bonitos e em uma decoração que tenha o seu estilo. Lembre-se de que o visual torna os pra-tos mais atraentes. Tomando esses cuidados, será possível surpreender os mais exigentes paladares e garantir que o seu evento seja um sucesso. Afinal, nessa comemoração da Nestlé com Você, a festa é sua!

Pepino refrescanteRendimento: 10 porções

INGREDIENTES• 1 copo de Requeijão

Cremoso Nestlé® • 2 colheres (sopa) de

cebolinha verde picada• 1 stick de Meu

Segredo Maggi®• 2 pepinos em

cubos pequenos• 50g de salmão

defumado em tiras

MODO DE PREPARARBata no liquidificador o Requeijão com a cebolinha e o Meu Segredo Maggi. Coloque o pepino em copos pequenos descartáveis e cubra com o creme de Requeijão. Decore com uma fatia de salmão defumado e leve à geladeira até o momento de servir.

DICASe desejar, decore com dill ou endro e uma tira de pepino.

Folhadinho brasileiroRendimento: 10 porções

INGREDIENTES• 1 pacote de massa folhada

laminada (300g)• 300g de carne-seca • 1 tablete de Caldo Maggi® de Carne • 300 g de abóbora pescoço

cozida e amassada• gema para pincelar

MODO DE PREPARARDe véspera, deixe a carne-seca de molho imersa em água, trocando a água algumas vezes. Leve-a ao fogo para cozinhar imersa em água, em panela de pressão, por cerca de 40 minutos após iniciar a fervura. Espere sair toda a pressão da panela, escorra a água e passe pelo processador. Reserve. Junte a abóbora amassada com o Caldo Maggi e a carne-seca e misture bem para dissolver o caldo. Corte a massa folhada em duas tiras e depois divida cada uma em cinco retângulos. Coloque porções do recheio no centro de cada retângulo e dobre as duas laterais. Coloque em uma assadeira, pincele com gema e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar.

A combinação de carne-seca com abó-bora é um clássico da cozinha brasilei-ra apreciado de norte a sul do país.

Foto

s: Lu

iz Fe

rnan

do M

acia

n Ob

jeto

s: Su

xxar

(pra

to d

e mad

eira

com

sand

uích

es e

prat

o so

b o fo

lhad

inho

), Cas

a do

Chu

rras

queir

o (tr

aves

sas v

erde

s),

Roup

a de

Mes

a (to

alha

e gu

arda

napo

s), M

. Dra

gone

tti (c

opos

do

pepin

o), P

eppe

r (tá

bua

de m

adeir

a na

foto

do

folh

adin

ho).

21

20-21.indd 2 2/20/08 4:56:36 PM

Page 22: nestle 37- 2008

22

Responsabilidade

1. Nas hortas, as crianças aprendem conceitos de saúde e ecologia 2. Alunos da Sociedade Alternativa, entidade apoiada pelo Nutrir em São Paulo, junto a voluntários do programa: (ao fundo) Vanessa Dezem, Thiago Franco, Samantha Bull, Juliana Lofrese, (à frente ) Karina Nascimento e Carmen Ferreira

Chri

stia

n Cr

avo

Éric

B.

22-25.indd 1 2/20/08 4:52:23 PM

Page 23: nestle 37- 2008

23

P romover a educação alimentar, combater a desnutrição e a obesidade. Com essas me-tas prioritárias, o Programa Nutrir (nutrir@

br.nestle.com) foi criado em 1999 pela Fundação Nestlé Brasil. Hoje, ele está entre as ações sociais da companhia mais bem-sucedidas no mundo e já levou conceitos de saúde a mais de 800 mil crianças e ado-lescentes, entre 5 e 14 anos, em situação f inanceira desfavorável. A meta é chegar a 1 milhão de benef iciados neste ano de 2008. Diante dos bons resultados, o pro-grama amplia o seu alcance e passa a promover também a educação ambiental.

A inclusão do novo tema é natural. Af inal, meio am-biente, alimentação e saúde, todas essas questões estão interligadas. “Sempre usávamos o cultivo de hortas para falar da alimentação saudável nas escolas, as-sociações e creches que participam do programa”, exemplif ica a diretora da Fundação Nestlé Brasil, Silvia Zanotti. “E aí pensamos: por que não usar isso para falar da água, da terra, enf im, para tratar também da questão ambiental?”.

Reciclagem

Lançado como piloto na cidade de Mirabela (MG), o novo enfoque do programa aborda ainda a importan-tíssima questão da reciclagem, com crianças e adultos. Em Caçapava (SP), por exemplo, esta era a fonte de renda de muitas famílias. Mas os catadores não estavam organizados e trabalhavam individualmente.

O Nutrir fez então uma parceria com a organização não-governamental Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) a f im de capacitar os catadores

e de fornecer a eles prensa e material de segurança para que as embalagens pudessem ser amassadas e mais facilmente transportadas. Dessa forma, o valor agregado ao produto aumentou, bem como a renda dos catadores. São Lourenço (MG) e Ubatuba (SP) são as próximas cidades onde a questão ambiental será trabalhada.

Ensinando a pescar

A essência do Nutrir está em levar in-formação às pessoas assistidas, em vez de simplesmente fornecer alimentos. Assim, é possível promover o desenvolvimento sustentável das comunidades e não apenas uma melhora passageira. Para alcançar a meta, o programa se estrutura sobre três pilares. “O coração é o voluntariado”, conta Silvia.

Colaboradores capacitados da Nestlé se dispõem a trabalhar junto a associações, creches e escolas. Eles comparecem, uma vez por mês, a essas instituições, onde organizam as chamadas Folias Culi-nárias. Os eventos consistem no desenvolvimento de

Com a expectativa de chegar a 1 milhão de crianças e jovens atendidos, o principal projeto social da Nestlé agora abrange educação ambiental

Nutrir, cada vez mais

Chri

stia

n Cr

avo

Meio Ambiente, alimentação

e saúde - todas essas questões

estão interligadas

O programa em três tempos

Mais de 800 mil crianças e adolescen-tes beneficiados

Educação alimentar e ambiental são os focos do Nutrir

Voluntariado, capacitação e parcerias sustentam o programa

22-25.indd 2 2/22/08 11:25:37 AM

Page 24: nestle 37- 2008

24

Responsabilidade

Brincadeira saudávelQue tal transformar legumes e palitos de fósforo em animais superbacanas para a criançada brincar? Depois é só lavar os alimentos, cozinhá-los e acrescentá-los ao almoço ou ao jantar.

atividades lúdicas com as crianças e os jovens, todas com temas que giram em torno da alimentação e do meio ambiente. Esse processo dura dois anos e inclui a preocupação com a merenda escolar.

Mil e quatrocentos colaboradores participam da ação nos lugares onde a Nestlé tem unidades no Brasil. Grande parte dos 16 mil profissionais da empresa tam-bém faz doações f inanceiras mensais para o programa. Para cada real doado, a Nestlé investe mais um real no programa.

O segundo pilar do Nutrir é o da capacitação: uma equipe de educadores, nutricionistas e culinaristas pas-sa os seus conhecimentos a profissionais como meren-deiras, professores e coordenadores. Eles retransmitem o que aprendem a outras pessoas, provocando uma es-pécie de efeito dominó. Até hoje, 8,5 mil profissionais de 3 mil instituições já foram capacitados.

Por f im, o programa baseia-se em parcerias, em especial com organizações não-governamentais. Isso permite ampliar o alcance de suas ações. Ao lado da ONG Educando para o Futuro, por exemplo, o Nutrir participa do Rally Internacional dos Sertões e leva seus serviços a populações carentes do Nordeste do Brasil. Outros parceiros também fundamentais são o Instituto Akatu, o Instituto Avisa Lá, a Pastoral da Criança e, mais recentemente, o Cempre.

Sucuri de quiabo e língua de tomate

Vaca de chuchuPorquinhos de batata

Cachorro de cenoura

Jacaré de quiabo com pés de palitos de fósforo

1. Merendeiras são envolvidas na ação 2. Cempre: parceria pela reciclagem

Éric

B.Ed

u M

ende

s

Edu

Men

des

As brincadeiras propostas aqui são de

autoria do pesquisador de cultura da infância Adelsin (foto ao lado),

que também atua como consultor do Nutrir

([email protected]).

22-25.indd 3 2/20/08 4:53:00 PM

Page 25: nestle 37- 2008

25

Espaço Mais Divertido

2. Ajude o nosso amigo a procurar também os objetos do quadro ao lado!(veja as respostas na página 27)

O André ganhou um monte de ovos nesta Páscoa. Mas os pais dele esconderam todos no quarto e o André está fazendo a maior bagunça para tentar encontrá-los. Vamos ajudá-lo?

1. Quantos ovos de Páscoa o André pode encontrar?

25

Ilust

raçõ

es Si

las d

e Oliv

eira

Silv

a

Espaço Mais Divertido

22-25.indd 4 2/20/08 4:53:03 PM

Page 26: nestle 37- 2008

BombomEstrelitasRendimento: 25 porções

INGREDIENTES• 1 tablete de Chocolate

Nestlé Classic ao Leite®• 3 xícaras (chá) de

Estrelitas Nestlé®

1. Quebre o Chocolate em pedaços, coloque em um recipiente refratário e leve ao microondas por 1 minuto e meio em potência alta.

2. Retire do microondas e misture bem até que fique liso e derretido por completo.

Seguindo a receita abaixo, você pode fazer docinhos deliciosos para presentear os amigos e os parentes nesta Páscoa

DICA Se quiser, coloque os bombons em saquinhos de celofane e ofereça para os amigos.

3. Espere esfriar, acrescente as Estrelitas e misture bem.

4. Forre uma fôrma ou travessa grande com papel alumínio.

5. Com duas colheres, modele os bombons e despeje-os sobre o prato.

6. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos ou até que estejam secos.

7. Retire e sirva a seguir em forminhas de papel ou embrulhados em papel de bombom.

Veja como fazer:

26

Seguindo a receita abaixo, você

26-27.indd 26 2/20/08 1:36:24 AM

Page 27: nestle 37- 2008

27

Que tal fazer uma caixa com a cara do coelhinho da Páscoa e encher de Bombons Estrelitas, ovinhos ou outras lembranças? Basta desenhar em uma cartolina o modelo abaixo, duplicando o tamanho ou seguindo as medidas propostas, cortar, dobrar e colar as partes indicadas.Depois, é só desenhar a cara do coelho, colorir as orelhas, colar o algodão no local indicado, inventar o que você quiser e pronto!

O Domingo de Páscoa comemora a ressurreição, o renascimento de Cristo. E o ovo da Páscoa representa exatamente nascimento e ressurreição.

A data da Páscoa variade ano para ano. O carnaval ocorre sempre 40 dias antes da chegada do coelhinho.

VOCÊ SABIA?

RESPOSTAS

FIQUE LIGADO!

NA INTERNETQuer aprender outras deliciosas receitinhas? Dê uma olhada no endereço www.nestle.com.br/maisdivertidoe clique no nome receitinhas

De cara novaO Portal Mais Divertido ficou ainda mais... divertido! Além de novas brincadeiras, ele agora está mais interativo. Lá, você encontra um montão de jogos, divercards para enviar para a turma, desenhos para colorir e muito mais.Quer conferir? É só acessar o endereço www.nestle.com.br/maisdivertido. Chame os amigos e curta para valer.

COLAR

COLAR

COLAR

COLAR

8 cm

8 cm

3,5

cm

3 cm

dobrar dobrardobrar

dobrar

dobr

ar

dobr

ar

dobrar dobrar

8 cm

Des

enhe

aqu

ia

carin

ha d

o se

u co

elho

Cole

aqu

i um

a bo

linha

de

alg

odão

Cole

aqu

i um

a bo

linha

de

alg

odão

Desenhe o esquema seguindo as medidas propostas ou amplie em 100% numa copiadora.Escala: 1 quadrado = 1 cm

1. São 6 ovos de Páscoa.

2.

Que tal fazer uma caixa com a cara

26-27.indd 27 2/20/08 1:36:34 AM

Page 28: nestle 37- 2008

28

Da Nestlé pra Você

Superlegal O Ovo do Homem-Aranha tem a cara do super-herói e traz uma máscara igualzinha à do personagem!

Como o Homem-Morcego O Ovo do Batman está de visual novo. E vem com uma capa preta radical!

PoderosasPara as garotas, a dica é o Ovo das Meninas Superpoderosas, com formato decoração e chaveiro colecionável.

Game imperdível De chocolate branco e preto com pedaços de biscoito, o Passatempo conta com um game eletrônico que faz o maior sucesso.

Diversão garantidaAlém de delicioso, o Ovo do Super-Homem tem como brinde um boneco voador. Os meninos vão adorar!

A Páscoa fica muito mais legal com os chocolates Nestlé. E os Ovos de nossas mar-cas mais tradicionais já estão nas prateleiras de lojas de todo o Brasil. Tem Galak, Diplomata, Crunch e Sem Parar. Chokito, Prestígio, Charge, Sensação e Especia-lidades. Mas este ano trazemos também novidades deliciosas e divertidas, com brindes especiais para a garotada, novos formatos, diferentes sabores e recheios. Um festival de chocolate para completar a alegria da sua festa!

A Páscoa fica muito mais legal com os chocolates cas mais tradicionais já estão nas prateleiras de lojas de todo o Brasil. Tem Diplomatalidadesbrindes especiais para a garotada, novos formatos, diferentes sabores e recheios. Um festival de chocolate para completar a alegria da sua festa!

28-31.indd 1 2/19/08 11:23:26 PM

Page 29: nestle 37- 2008

29

À base de pro-teína de soja, o Ovo Sollys é fonte de cálcio e fibras. Ele tem zero por cento de lactose e zero por cento de colesterol. É a escolha certa para pes-soas que têm restrição à lactose ou proble-mas de pressão, mas que não abrem mão de um bom Ovo de Páscoa.

Para colecionarUm ditado popular afirma que recordar é viver. E a história da Nestlé é recheada de bons momentos para relembrar. Por isso, nesta Páscoa, lançamos a Classic Coleção Retrô, que traz Ovos de chocolate ao leite – ou chocolate com leite, como se dizia nos velhos tempos. Eles vêm em quatro diferentes tipos de balde. São reproduções de embalagens antigas que mostram que desde 1870 a Nestlé tem paixão por chocolate. A linha Classic conta ainda com o Ovo tradicional, o Nestlé Classic Duo (de chocolate preto e branco) e o Ovo de Gianduia.

O mais queridoSucesso de vendas entre os consumidores de todo o país, o Ovo Alpino chega às lojas em diferentes versões para você escolher a sua: tem a clássica, o Ovo diet (sem adição de açúcar) e ainda uma caixa de mini-ovos com recheio Alpino. Outra sugestão de dar água na boca, e com embalagem especial, é o Alpino Tripla Camada – com chocolate ao leite entremeado por creme Alpino.

Escolha saudável

28-31.indd 2 2/19/08 11:23:30 PM

Page 30: nestle 37- 2008

30

Da Nestlé pra Você

30 30

Da Nestlé pra Você

Venha nos visitar

Ovos refrescantes Os fãs de sorvete podem comemo-rar. Nesta Páscoa, eles contam com duas opções de Ovos que, além de gostosos, são refrescantes: Ovo Sensação com sorvete de moran-go e minibombons e Ovo Alpino com recheio de chocolate e mi-

nibombons. O primei-ro é para os que não dispensam a dobra-dinha chocolate com morango. O segundo, para quem não resiste ao melhor sabor do

tradicional Alpino.

Dentro do conceito de sorvete cremoso, com muita calda e baixa ca-loria, a linha Heaven – disponível em algumas cidades do Sul e no Su-deste do país – traz o no-vo Heaven Zero que tem apenas 64 calorias por porção, 0% de gordura e é sem adição de açúca-res. A novidade pode ser encontrada nos sabores: Chocolate com calda de chocolate e Morango

com calda de morango. E para quem quer saborear a cremosidade da linha em um momento único, a versão Heaven Unik vem em embalagens com 4 bombons de 125 ml de sorvete de baunilha com recheio de doce de leite e uma deliciosa cobertu-ra crocante de chocolate com castanhas, embala-dos um a um para serem consumidos em diferen-tes situações.

Novas versões paradisíacas

Você pode conhecer as nossas lindas parreiras – os espa-ços para exposição dos Ovos de Páscoa – nos principais supermercados e lojas. Elas são vermelhas e contam com o nosso famoso coelhinho. Para encontrá-las, é só seguir as pegadas que o mascote da Páscoa deixou pelo chão!

Veja que o Ovo Alpino tem um espaço só para ele, superatraente. Você pode encon-trar ainda, no meio da parreira, os Ovos dos super-heróis voando! E se quiser mais informações sobre os Ovos, procure nos-sos representantes que poderão ajudá-lo a escolher a variedade de que mais gosta. Ou o ideal para presen-tear o netinho, a professora, o marido...

Venha também conhecer nosso site www.nestle.com.br/pascoa, onde vo-cê poderá encontrar as informações sobre todos os Ovos Nestlé, partici-par do nosso concurso cultural e de outras ativi-dades superdivertidas.

28-31.indd 3 2/20/08 5:41:53 PM

Page 31: nestle 37- 2008

31

Passatempo agora é chocolateUma deliciosa combinação do tra-dicional chocolate ao leite Nestlé com o biscoito que a criançada adora! Os tabletes Passatempo têm o formato dos persona-gens que caracterizama marca e trazem figurinhas adesivas com toda a turma. É para brincar, colecio-nar e saborear.

Duplamente saudável: Nesvita Light e Nesvita 1+1 A linha de leite fermentado Nesvita com ActiFibras, que auxiliam o fun-cionamento do intestino, acaba de ganhar uma versão sem açúcar e com 0% de gordura: o Nesvita Light, disponível nos sabores de Moran-go e Ameixa, em líquido e em polpa. Já o Nesvita 1+1 chega ao mercado em embala-

gens especiais nos sa-bores Nesvita com

granola, com pol-pa sabor mel de um lado

e granola de outro, e Nesvita com ameixa, com polpa

da fruta e uma deliciosa calda de ameixa do outro

lado do pote.

Mais saboresA linha de Iogurtes Naturais Nestlé ganhou dois sabores exclusivos: Maracujá com Camomila e Uva com Sálvia. Experimente!

Chamyto Big Citrus Seu leite fermentado preferido agora tem um novo e delicioso sabor: uma mistura perfeita de limão, laranja e tangerina com os lactobacilos vivos paracasei, exclusivos da Nestlé. Além disso, o Chamyto vem em embalagens BIG, com 50% mais produto.

O Chandelle ganhou uma nova linha de sensações e sabores: Brigadeiro, Prestígio, Beijinho e Papaia com cassis. Imperdíveis!

Hummm, Chandelle!

com o biscoito que a criançada Passatempo

“O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS SEIS MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.”

Passatempo agora é chocolateUma deliciosa combinação do tra-dicional chocolate ao leite Nestlé

“O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS SEIS MESES DE IDADE CONTINUE

Mais energia para vocêA linha PowerGel traz du-as novas versões: Cassis e Maçã Verde, ambas com adição de cafeína. Muito mais energia e disposição durante o exercício físico.

Especialmente para a 1ª infânciaPensando nas necessidades específicas para esta fase da vida, acaba de ser lançada a Minha 1a Farinha Láctea Nestlé, um produto inédito no mercado. Trata-se de uma versão nutricionalmente apropriada e dedicada a bebês a partir do sexto mês de vida, porque é suave, leve e não pesa na barriguinha. Afinal, o sistema digestivo deles ainda está em formação. Seu filho vai adorar: é uma delícia. E você, mais ainda: é rica em ferro e contém 11 vitaminas.

28-31.indd 4 2/20/08 5:42:39 PM

Page 32: nestle 37- 2008

É hora de conhecer os vencedores do concurso Faça Arte, Faça sua Parte

Foram centenas de sugestões para transformar em-balagens em objetos úteis e divertidos. O con-curso Faça Arte, Faça sua Parte mobilizou leitores

de todo o país que inscreveram projetos nas categorias Plástico, Vidro, Papel/Papelão e Metal. Os trabalhos foram tantos, feitos com tamanho capricho e criatividade, que foi uma árdua – ainda que divertida – tarefa selecionar apenas oito.

Mas, enf im, chegamos aos f inalistas: Maria Aparecida de Sousa Silva (Queluz, SP), Elza Berenice Machado Bussi (Tau-baté, SP), Deborah de Car-valho Pucci (São Paulo, SP), Conceição Fernandes Cordeiro Ferreira (Lagoa Santa, MG),

Maria Claudia da Silva de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ), Eliosnae Menezes Silva (Embu, SP), Sônia de Mendonça Silva (Mesquita, RJ) e Sabina Oliveira das Neves (Campinas, SP).

Gostaríamos de agradecer muito o carinho e a participação de todos e lembrar que a grande vitória em um concurso é usar, no dia-a-dia, o aprendizado que ele traz. Neste caso, isso

signif ica implementar a reciclagem como um hábito de vida. Também por isso f icam aqui os nossos parabéns aos participantes, que

ajudam a difundir e a conscientizar outras pessoas sobre a importância da reciclagem para a preservação do nosso planeta. A seguir, conheça os quatro trabalhos ven-cedores e os seus criadores.

Festival de boas idéias

Alimentador de pássarosElza B. Machado Bussi

Ela confessa que é iniciante na arte de criar novos objetos a partir de embalagens usadas. Ainda assim, saiu vencedora da ca-tegoria Papel/Papelão do nosso concurso. “Sempre dou embalagens para o pessoal de rua reciclar e agora vou fazer mais tam-bém por conta própria, utilizando as dicas da Nestlé com Você”, revela Elza. O trabalho que deu a vitória à dona de casa, de 39 anos, foi um alimentador de pássaros, fei-to com palitos de churrasco e de sorvete, cartolina e caixas tipo longa-vida.

A idéia de criar a casinha onde pode ser colocado alimento para os passarinhos veio de sua paixão por eles. “Mas só gosto de vê-los soltos”, pondera.

PAPELPAPELão

Os oito finalistas do concurso receberam em casa uma cesta recheada de produtos Nestlé!

Luiz

Fern

ando

Mac

ian

Luiz

Fern

ando

Mac

ian

32

Reciclar Faz Bem

32-33.indd 1 2/20/08 2:46:21 AM

Page 33: nestle 37- 2008

Festival de boas idéias

Um terrário que enfeita qualquer ambien-te é o campeão da categoria Vidro. Para criá-lo, a dona de casa – “com muito orgulho!”, ressalta – Conceição, de 41 anos, buscou inspiração na natureza. “Usei terra, areia, pedras decorativas, minicactos e suculentas. Uma fita e o vidro do Nescafé”, explica. Con-ceição não precisou nem pensar muito para saber com que peça iria concorrer no Faça Arte, Faça sua Parte, uma vez que já desen-volve esse tipo de trabalho com diferentes embalagens de vidro. “Tinha o material que utilizei em casa”, afirma. A idéia do terrário pode ser um presente bem bacana, fácil e barato de fazer!

Formada em Artes Plásticas, Maria Apare-cida encara a reciclagem como uma atitude natural. “Adoro transformar o que é feio em bonito”, diz. “Procuro colocar o meu eu em tudo.” Aos 50 anos, ela é mãe de Gabriel, de 3, e conta que foi nele que buscou a inspiração para criar o trenzinho campeão da catego-ria Plástico. O brinquedo utiliza tampas de requeijão, potes de sorvete, embalagem de Nestlé Farinha Láctea, tampas de Nescau e um pedaço de tubo PVC. Maria Aparecida levou cerca de uma semana para planejar e montar o brinquedo, que pode ser facilmente replicado para fazer a alegria da garotada – tanto na hora de montá-lo quanto depois!

Luminária Deborah de Carvalho Pucci

Terrário Conceição F. Cordeiro Ferreira

Trenzinho Maria Aparecida de Sousa Silva

METAL

PLÁSTICoVIDRo

De uma lata de cereais, pendurada sobre galhos de árvore, surgiu uma lumi-nária charmosa e moderna, daquele tipo que a gente vê em lojas. Foi a primeira vez que a estudante de Odontologia Deborah, de 24 anos, se arriscou como artista. O resultado foi o primeiro lugar na categoria Metal. “Não esperava, foi uma grande surpresa”, garante a jovem, que daqui para frente quer deixar o seu lado criativo fluir. “Agora, vejo as emba-lagens com outros olhos”, diz.

Mas a atitude responsável em relação ao meio ambiente Deborah sempre teve. Tanto que faz questão de separar o lixo antes que o caminhão passe pela sua casa para pegá-lo.

Luiz

Fern

ando

Mac

ian

Bren

o Fa

ber S

oare

s

chico

phot

o/la

goa

sant

a

33

32-33.indd 2 2/20/08 2:46:28 AM

Page 34: nestle 37- 2008

elogiosQuero parabenizá-los pelo trabalho.

Sempre que recebo uma revista f ico muito feliz, pois sei que com ela vou aprender novas idéias para viver cada dia melhor.

Vandenise Maria FigueiredoGuariba, SP

A edição de dezembro foi de muita valia para a minha ceia de natal, inspi-rada nas receitas da revista. A Bûche de Noël fez o maior sucesso!

Mariana Leite Paduanelli Ingai, MG

Eu e minha esposa gostamos da NESTLÉ com Você. A revista trouxe receitas úteis para comemorar nosso primeiro Natal juntos.

Josué Calixto da Silva FilhoFortaleza, CE

vicentinos Dia 28/12, minha mãe pegou seu

violão e foi até o Lar Ozanam (abrigo para idosos aqui em Itabira), passar a tarde com os moradores de lá. Ela levou a minha revista com a matéria sobre os vicentinos e quando voltou me surpre-endeu: o Lar Ozanam recebeu latas de Neston da campanha Torcer faz bem! Parabéns, parabéns e parabéns. Esse trabalho é, com certeza, uma semente muitíssimo bem plantada e que pode crescer muito. Divulgar o trabalho dos vicentinos, anjos da guarda mesmo, como vocês tão bem denominaram, os tornam anjos como eles...

Maria Marta Quintão Martins da CostaItabira, MG

Meus PriMeiros Pratos Gostaria muito de rece-

ber os folhetos da coleção Meus Primeiros Pratos. Te-nho uma filha de 9 anos que gosta muito de ler a revista NESTLÉ com Você e sempre quer fazer alguma das receitas que são enviadas na revista. Ela ficaria muito feliz de receber receitas que ela mesma pudesse fazer e eu, muito orgu-lhosa da minha mestre-cuca.

Ilmara Rodrigues dos Santos Salvador, BA

Tenho dois f ilhos, o Marcos Paulo, de 11 anos, e o Eduardo, de 10. Eles já me ajudam na cozinha. Gostaria de re-ceber o livro da coleção Meus Primeiros Pratos para que se empolguem mais pela arte da culinária.

Marjorye Cristiane CamposRio Claro, SP

Agradecemos o interesse na assinatura da coleção e já estamos providenciando o cadastro para que o envio seja feito. Os outros inte-ressados podem solicitar a Meus Primeiros Pratos pelo site www.nestle.com.br ou pela Caixa Postal: 21.144 CEP: 04602-970 São Paulo – SP.

sugestões de receitas Gostaria que vocês falassem mais

sobre as frutas. Sobre dicas de consumo e como fazer um bom aproveitamento de todas as suas vitaminas.

Elaine Cristina da SilvaRibeirão Preto, SP

Sou nutricionista e gostaria de para-benizá-los pelo ca-lendário de 2008: f icou prático, “nu-tr itivo” e l indo! Adoro os produtos da Nestlé e reco-mendo todos!

Thatiane Martins Coelho Campo Belo, MG

A NESTLÉ com Você de dezembro está muito linda, sem falar das re-ceitas. Fiz a Bûche de Noël aqui em casa e foi o maior sucesso. Receber a revista e o calendário 2008 foi o maior presente de Natal!

Débora da Silva Veroneze Antonina, PR

Adorei a última edição da revista NESTLÉ com Você, principalmente os potes de biscoito e o calendário, que veio com receitas bem brasileiras.

Maria José Andrade SousaDivinópolis, MG

O calendário é o meu diário. Nele, anoto consultas médicas, odontoló-gicas e também os aniversários. É muito útil para mim.

Olga Salomão da Silva São Luis, MA

Gostaríamos de agradecer por todas as manifestações de carinho e pelos votos de boas festas que recebemos no fim de 2007. Ficamos felizes por acompanhar vocês durante o ano todo e o calendário é mais uma forma de estarmos presentes no seu dia-a-dia.

Sou nutricionista e gostaria de para-benizá-los pelo ca-lendário de 2008: f icou prático, “nu-tr itivo” e l indo! Adoro os produtos da Nestlémendo todos!

Thatiane Martins Coelho Campo Belo, MG

Calendário 2008

desde seMPre...A Nestlé faz parte da nossa vida

desde sempre. Tenho um livrinho que acompanha as fases do bebê em que minha mãe anotou tudo: quando andei, quando meus dentes nasceram e, no fim, tem alguns produtos. Guardei para anotar as fases dos meus f ilhos. Imagi-nem que essa edição deve ter mais de 32 anos, que é a minha idade, mas ainda não tive o prazer de ser mãe...

Viviane de Jesus Conceição Salvador, BA

É um sonho receber esta revista que contém tantas informações para nós, mães, donas de casa, jornalistas, em-presárias, médicas, faxineiras, casadas, solteiras e até mesmo crianças. Receitas e curiosidades que nos fazem elaborar pratos apetitosos e nutritivos. Aprendi tanto nesses nove anos... Fico feliz pelo grande carinho que vocês nutrem por todos nós. A Nestlé proporciona aos seus clientes satisfação e bem-estar, porque a Nestlé faz bem.

Maria de Lourdes DahmerTaquara, RS

Recebo a revista desde a primeira edição. Adorei todas até hoje.

Andréa Fonseca DrumondItuiutaba, MG

É um prazer enorme compartilhar com vocês e com tantos outros

leitores, há todos esses anos, tantos momentos especiais. Gostaríamos de agradecer por estarem sempre ao nosso lado, passando com a gente por diferentes fases. Temos certeza de que ainda dividiremos muitas

histórias inesquecíveis.

e sempre quer fazer alguma das receitas

É um prazer enorme compartilhar com vocês e com tantos outros

leitores, há todos esses anos, tantos momentos especiais. Gostaríamos

34

Espaço do Leitor

34-35.indd 1 2/20/08 5:24:57 PM

Page 35: nestle 37- 2008

Gostaria que publicassem uma maté-ria sobre dietas, com receitas de frutas principalmente.

Luciana Karla de Sá Leitão Varela Açu, RN

Olá, Elaine e Luciana. Nossa proposta é levar aos leitores dicas de alimentação saudá-vel. Por isso, muitas de nossas receitas são à base de frutas – no calendário, vocês podem encontrar algumas. Quanto à recomendação de dietas, elas devem ser específicas para cada caso. Assim, é importante procurar um médico ou nutricionista.

Gostaria de uma matéria com receitas de bombons caseiros.

Fátima Soares F. de Jesus Cantagalo, RJ

Fátima, aproveite esta edição especial que está cheia de receitas saborosas com chocolate para a Páscoa!

PasseioSugiro que nas próximas edições

vocês façam uma reportagem sobre a Serra da Cantareira, na zona norte de São Paulo. A minha família mora lá e é um lugar lindo.

José Weltom Pirapora, MG

Mais sugestões Queria muito que a revista abordasse

temas sobre bons restaurantes, roteiros de viagem e informações sobre beleza e saúde.

Priscila Soares Rio de Janeiro, RJ

Gostaria de dar uma sugestão: colo-quem sempre na revista dicas de exercícios físicos para manter o corpo saudável.

Patrícia Dias da Silva Poços de Calda, MG

Queria que vocês f izessem uma ma-téria sobre comida vegetariana, como prepará-la e como combinar alimentos para que f ique mais saborosa.

Sayonara Duarte Soares Silva Itanhém, BA

Sayonara, não deixe de conferir as fichas da coleção Nestlé Sabor & Saúde desta edição. Há receitas vegetarianas para você saborear!

Gostaria de ver receitas com Nescafé (descafeinado), idéias de cobertura para bolos de aniversário e de casamento e também de docinhos f inos com cho-colate Nestlé.

Claudineia Trindade Souza Cruz das Almas, BA

Oi, Claudineia. Nesta edição você vai encontrar muitas receitas com chocolate – de docinhos a bolo e ovos de Páscoa. Dê uma olhada nas seções Água na Boca e Harmo-nia à Mesa e também nas fichas da coleção Receitas Nestlé Sabor & Saúde.

sobre o MuralAgradeço a Nestlé por ter o mural,

pois através dele pude me corresponder com a Roseli de Francisco Morato e hoje somos grandes amigas. Um grande abraço para a Nestlé e a Roseli.

Wanessa dos Santos Tapira, PR

revis ta nes tlé com você Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970,

São Paulo – SP e-mail: falecom@nes tle.com.br

Você tam bém pode se cadas trar pelo Portal Nestlé: www.nestle.com.br

con ver se co nos co

Mu ralGostaria de me corresponder com

leitoras que façam ponto cruz. Fiz uma promessa à Nossa Senhora Apa-recida que bordaria em ponto cruz a sua imagem. Se alguém puder me enviar essa imagem ficarei grata.

Cícera Edijane dos Santos Cavalcanti Sítio Bom Sucesso, Barra Funda

Ipiguá, SP – CEP: 15108-000

Peço receitas de bolo gelado, sal-gadinhos, como torta de frango, e torta de biscoito champanhe.

Berenice Marques dos Santos Rua Janaitila, 1025, São Geraldo

Belo Horizonte, MG – CEP: 31050-260

Quero trocar idéias com quem goste de artesanato, de preferência de f lores com meia de seda.

Rosinaura da Silva Rua da Estrela, 754

Araguanã, MA – CEP: 65368-000

Gostaria de me corresponder com pessoas que tenham receitas com produtos integrais e para diabéti-cos, e também de fazer amizades sinceras.

Jesus Rocha (Jesuizinha) Rua Alfredo Gama, 49, Casa Amarela

Recife, PE – CEP: 52070-570

Gostaria de me corresponder com pessoas de todo o Brasil que gostem e queiram trocar gráf icos de ponto cruz e desenhos para pintura em tecido.

Hilda A. Pacheco Rua Belo Horizonte, 209, Fidalgo

Pedro Leopoldo, MG – CEP: 33600-000

Gostaria de fazer amizades com pessoas de todo o Brasil que gostem de trocar cartas, receitas e informa-ções de biscuit (porcelana fria).

Karla Souza Rua Antonio Carreia de Araújo, 95

San Martin, Recife, PE – CEP: 50761-130

ca sa do con su Mi dor

35

34-35.indd 2 2/20/08 5:24:58 PM

Page 36: nestle 37- 2008

36_01_Capa_Anuncio.indd 1 2/20/08 2:35:45 AM

Page 37: nestle 37- 2008

Cenourinhas do coelho

Quibe de grão-de-bico e cenoura

Quiche de abobrinha

Salada com molho cor-de-rosa

Bolo de cenoura com aveia

receitas almoçoprático

receitas almoçovegetariano

receitas almoçoprático

receitas almoçovegetariano

Carneiro delícia

Bacalhau de Páscoa

Colomba com chocolate

receitas almoçoeconômico

receitas almoçotradicional

receitas almoçoeconômico

receitas almoçotradicional

Page 38: nestle 37- 2008

Bolo de cenoura com aveiaRendimento: 20 porções

ingredientes Modo de PrePararBolo: Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, o óleo e o Leite Ninho. Despeje em uma vasilha e misture o açúcar, a fa-rinha peneirada com o fermento e a Aveia. Coloque em uma fôr-ma retangular (20x30 cm) unta-da e enfarinhada. Leve ao forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 40 minutos. Cobertura: Misture o Choco-late em Pó com o açúcar, a manteiga e o leite e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por 2 minu-tos ou até engrossar. Desligue, misture a Aveia e bata bem a cobertura com uma colher ou garfo. Coloque sobre o bolo ainda quente.

Bolo• 2 cenouras grandes

cozidas (cerca de 250g)• 4 ovos• meia xícara (chá) de óleo• meia xícara (chá)

de Leite Ninho® • 2 xícaras (chá) de açúcar• 2 xícaras (chá)

de farinha de trigo• 1 colher (sopa)

de fermento em pó• meia xícara (chá) de Aveia

Neston em Flocos® Cobertura• 1 xícara (chá)

de Chocolate em Pó Solúvel Nestlé®

• meia xícara (chá) de açúcar

• 50g de manteiga • meia xícara (chá) de leite• meia xícara (chá) de Aveia

Neston em Flocos ®

Quibe de grão-de-bico e cenouraRendimento: 6 porções

ingredientes Modo de PrePararColoque o trigo em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho por cerca de 40 minutos. Escorra bem a água e misture com o restante dos ingredien-tes. Coloque em um refratário médio (20x30cm) untado, ali-sando bem a superfície. Pincele com azeite e molho de soja. Faça desenhos com a ponta de uma faca na superfície e leve ao forno médio (180ºC), preaque-cido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Espere amornar, corte em quadrados e sirva com gomos de limão.

• 1 xícara (chá) de trigo para quibe

• 2 colheres (sopa) de azeite

• 1 cebola picada• 1 dente de alho

amassado• suco de 1 limão• 2 xícaras (chá)

de grão-de-bico cozido e amassado

• 1 cenoura média ralada• 1 caixinha de Sollys®

Creme de Soja • 2 colheres (sopa)

de folhas de hortelã picadas

• 2 colheres (sopa) de salsa picada

• azeite para untar• molho de soja

para pincelar

Bacalhau de PáscoaRendimento: 7 porções

ingredientes Modo de PrePararDe véspera, deixe o bacalhau de molho em água, trocando-a várias vezes nesse período. No dia seguinte, troque a água e ferva o bacalhau por cerca de 20 minutos. Depois de frio, deixe-o em lascas. Tempere o tomate, as batatas, o pimentão, as cebolas e os brócolis com uma colher (sopa) de Fondor Maggi e reserve. Em um reci-piente refratário ou assadei-ra, disponha os ingredientes em camadas, alternando-os: tomate, batata, pimentão, ce-bola, bacalhau, brócolis, até acabar os ingredientes. Misture o Fondor restante com o azeite, regue os ingredientes e espalhe as azeitonas. Cubra com papel de alumínio e deixe em forno médio-alto (200°C), preaque-cido, por cerca de 30 minutos. Sirva a seguir.

• 1kg de bacalhau• 1kg de tomates sem pele

e sem sementes• 1kg de batatas

em rodelas• 1 pimentão

vermelho em rodelas

• 2 cebolas grandes em rodelas

• meio maço de brócolis limpos, aferventados

• 1 colher e meia (sopa) de Fondor Maggi®

• meia xícara (chá) de azeitonas pretas picadas

• meia xícara (chá) de azeite

Colomba com chocolateRendimento: 2 unidades

ingredientes Modo de PrePararColoque em uma tigela o fer-mento, o leite e uma xícara (chá) de farinha de trigo. Misture e deixe crescer por cerca de 2 ho-ras. Junte os ovos, a manteiga, o açúcar, a farinha de trigo restan-te e misture bem. Sove a massa até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa lisa. Deixe crescer por cerca de 2 horas. Adicione o Chocolate picado e misture bem. Divida a massa em duas partes e enrole-as em bolas. Coloque cada massa em uma fôrma para Colomba e modele nesse formato. Reserve. Bata as claras com um batedor até fica-rem esbranquiçadas, misture o açúcar. Espalhe o suspiro sobre a superfície das Colombas e polvi-lhe a canela. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Massa• 3 tabletes de fermento

biológico (45g)• meia xícara (chá) de leite

morno• 5 xícaras (chá) de farinha

de trigo (cerca de 600g)• 5 ovos• 180g de manteiga• meia xícara (chá) de

açúcar• 2 tabletes de Chocolate

Nestlé Classic® Meio Amargo, picado

Cobertura:• 2 claras • meia xícara (chá) de

açúcar de confeiteiro• 1 colher (chá)

de canela em pó

Carneiro delíciaRendimento: 10 porções

ingredientes Modo de PrePararEm uma panela de pressão, aqueça a manteiga e o azei-te. Acrescente os pedaços de carneiro e deixe dourar muito bem. Junte o vinho branco, o Gril Maggi, duas xícaras (chá) de água fervente e a noz-mos-cada. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos (após iniciar a fervura). À parte, doure as ba-tatas no óleo bem quente, até ficarem macias. Retire, escorra em papel absorvente; junte à carne as batatas, o alho-poró e o alecrim. Misture bem e sirva com arroz branco.

• 3 colheres (sopa) de manteiga

• 1 colher (sopa) de azeite• 1kg de carne de carneiro

em pedaços• 1 xícara (chá)

de vinho branco• 2 colheres (sopa)

de Gril Maggi®• 1 pitada

de noz-moscada• 5 batatas médias, sem

casca, cortadas ao meio• 2 xícaras (chá) de óleo• 2 alhos-porós em rodelas• 1 colher (sopa) de alecrim

Quiche de abobrinhaRendimento: 8 porções

ingredientes Modo de PrePararMassa: Em um recipiente, colo-que a farinha com a manteiga, o Creme de Leite, o fermento e o Fondor Maggi. Sove a massa até que fique lisa e não grude nas mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível (25cm de diâmetro). Fure a mas-sa com um garfo e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Recheio: Coloque em uma tigela a abobrinha com os ovos, o quei-jo, o Creme de Leite, a farinha e o Fondor. Despeje sobre a massa pré-assada e leve ao forno médio (180º C) por mais cerca de 1 hora, ou até dourar. Sirva.

dicaVocê pode substituir o queijo tipo suíço por queijo prato.

Massa• 1 xícara e meia (chá)

de farinha de trigo• 2 colheres (sopa)

de manteiga • meia lata de Creme

de Leite Nestlé ®• 1 colher (chá) de

fermento em pó• 1 colher (chá)

de Fondor Maggi®• farinha de trigo para

polvilharRecheio• 2 abobrinhas grandes

raladas no ralo grosso• 3 ovos• 1 xícara (chá) de queijo

tipo suíço ralado• meia lata de Creme

de Leite Nestl鮕 1 colher (sopa) de

farinha de trigo• meia colher (sopa) de

Fondor Maggi®

receitas almoçovegetariano

receitas almoçovegetariano

receitas almoçoprático

receitas almoçoprático

receitas almoçotradicional

receitas almoçotradicional

receitas almoçoeconômico

receitas almoçoeconômico

Pete

r Mich

ael L

eist

Pete

r Mich

ael L

eist

Luiz

fern

ando

Mac

ian

Salada com molho cor-de-rosa Rendimento: 5 porções

ingredientes Modo de PrePararEm uma taça grande ou tra-vessa coloque a alface picada, a cenoura, o pepino e a beter-raba. Reserve. Misture bem os ingredientes do molho e espalhe sobre a salada. Decore com croûtons. Sirva a salada gelada.

dicaCroûtons são pequenos cubos de pão torrados.

Salada• meio pé de alface picado• 1 cenoura ralada• 1 pepino cortado em

rodelas• 1 beterraba pequena

raladaMolho de iogurte:• 1 pote de Iogurte

Natural Nestl鮕 meia colher (chá) de

Fondor Maggi®• 1 colher (sopa) de

catchup• meia xícara (chá) de

croûtons

Luiz

fern

ando

Mac

ian

Éric

B.

Éric

B.

Fern

ando

Car

rera

Cenourinhas do coelho Rendimento: 35 unidades

ingredientesDocinho• 4 cenouras pequenas

raladas no ralo fino• 1 xícara (chá) de açúcar• 1 xícara (chá) de

Chocolate em Pó Solúvel Nestlé®

• óleo para untarCobertura • meio quilo de fondant

pronto• corante comestível

líquido laranja

Modo de PrePararDocinho: Em uma panela, misture a cenoura com o açúcar e uma xícara (chá) de água e cozinhe em fogo médio até começar a for-mar uma calda encorpada. Acrescente o Chocolate em Pó, misture e cozinhe em fo-go baixo, mexendo sempre,

até formar uma massa e despren-der do fundo da panela (cerca de 15 minutos). Despeje em um pra-to untado e espere esfriar. Com as mãos untadas pegue pequenas porções da massa e modele em formato de cenourinhas (cones). Reserve.Cobertura: Prepare o fondant de acordo com as orientações da embalagem, deixando-o bem fluido. Tinja com o corante no tom desejado, misturando bem para que fique uniforme. Com auxílio de um garfo, banhe as cenourinhas uma a uma no fon-dant. Escorra o excesso e seque sobre papel alumínio untado. De-pois de secas, sirva embrulhadas ou em forminhas de papel.

Éric

B.