newfile1

2
Recomendações para elaboração do relatório rela- tivo ao experimento 1. Bom, meus queridos, como tivemos muitos problemas com o aparato nessa ex- periência, resolvi ajudá-los com algumas dicas para elaboração do relatório, ok? Com relação a resultados e discussões, vocês podem registrar como valores nominais fornecidos pelos fabricantes, 9V para a bateria, e 1,5V para a pilha. A diferença percentual se calcula assim: seja VN o valor nominal da bateria, e M 1 o valor da medida feita na escala 1. Então, a diferença percentual DP entre as duas é dada por DP = VN - M 1 VN × 100%. Uma possível explicação para discordâncias seria o descarregamento da ba- teria, que é inevitável com o passar do tempo. Com relação às medidas AC, eu acompanhei a medida de um grupo, e do que me lembro, creio que encontraram 137V como valor mais frequente (não tenho certeza disso). O intervalo de tolerância estabelecido pela ANEEL para a tensão nominal de 127V é de 116V a 133V, e se for assim, o valor medido indica que a companhia de distribuição não está respeitando essa norma. Esse valor pode também ser enquadrado na faixa de valores precários da rede. Vejam a página http://www.sms.com.br/respostas-sms/sobre-energia/disturbios-energia/ tensao-na-rede/tensao-na-rede.asp. Com relação às medidas de resistência, a tolerância informada pelo fabri- cante é de 5%, então, por exemplo, do resistor com resistência de 47Ω, isso dá um intervalo 4.46 × 10 1 Ω, 4, 94 × 10 1 Ω . Daí, vocês tem de dizer se os valores encontrados estão dentro desse intervalo. Com relação às questões, a dica que eu dou é que o amperímetro deve ser inserido em série no circuito para se realizar a medida da corrente, e para que ele não interfira nessa medida, ele tem uma resistência muito menor que a do ramo considerado. Logo, se ele for inserido em paralelo para se realizar uma medida de tensão, pode ocorrer de toda a corrente passar pelo aparelho, e queimá-lo. Da mesma maneira, não se pode selecionar o aparelho como ohmímetro para realizar medidas de tensão ou corrente porque nessa função, o dispositivo está preparado para suportar um valor específico de corrente, e portanto, dependendo do que for medido, ele pode ser queimado. Com relação a pergunta sobre as medidas de resistências colocando-se a mão nos terminais onde se faz a medida, considere que o corpo humano tem uma resistência entre 300 a 1000Ω. Sendo assim, essa resistência é muito menor que a resistência de 560kΩ, e estando em paralelo com essa, irá rebaixá-la muito, pois R eq = 1000Ω × 560kΩ 1000Ω + 560kΩ 998Ω, e irá bastante o resultado. Já se for inserido com o resistor de menor resistência, o impacto na medida será menor. 1

Transcript of newfile1

Page 1: newfile1

Recomendações para elaboração do relatório rela-tivo ao experimento 1.Bom, meus queridos, como tivemos muitos problemas com o aparato nessa ex-periência, resolvi ajudá-los com algumas dicas para elaboração do relatório, ok?

Com relação a resultados e discussões, vocês podem registrar como valoresnominais fornecidos pelos fabricantes, 9V para a bateria, e 1,5V para a pilha.

A diferença percentual se calcula assim: seja V N o valor nominal da bateria,e M1 o valor da medida feita na escala 1. Então, a diferença percentual DPentre as duas é dada por

DP =

∣∣∣∣V N −M1

V N

∣∣∣∣× 100%.

Uma possível explicação para discordâncias seria o descarregamento da ba-teria, que é inevitável com o passar do tempo.

Com relação às medidas AC, eu acompanhei a medida de um grupo, e do queme lembro, creio que encontraram 137V como valor mais frequente (não tenhocerteza disso). O intervalo de tolerância estabelecido pela ANEEL para a tensãonominal de 127V é de 116V a 133V, e se for assim, o valor medido indica quea companhia de distribuição não está respeitando essa norma. Esse valor podetambém ser enquadrado na faixa de valores precários da rede. Vejam a páginahttp://www.sms.com.br/respostas-sms/sobre-energia/disturbios-energia/tensao-na-rede/tensao-na-rede.asp.

Com relação às medidas de resistência, a tolerância informada pelo fabri-cante é de 5%, então, por exemplo, do resistor com resistência de 47Ω, isso dáum intervalo

[4.46 × 101Ω, 4, 94 × 101Ω

]. Daí, vocês tem de dizer se os valores

encontrados estão dentro desse intervalo.Com relação às questões, a dica que eu dou é que o amperímetro deve ser

inserido em série no circuito para se realizar a medida da corrente, e para que elenão interfira nessa medida, ele tem uma resistência muito menor que a do ramoconsiderado. Logo, se ele for inserido em paralelo para se realizar uma medidade tensão, pode ocorrer de toda a corrente passar pelo aparelho, e queimá-lo.

Da mesma maneira, não se pode selecionar o aparelho como ohmímetro pararealizar medidas de tensão ou corrente porque nessa função, o dispositivo estápreparado para suportar um valor específico de corrente, e portanto, dependendodo que for medido, ele pode ser queimado.

Com relação a pergunta sobre as medidas de resistências colocando-se a mãonos terminais onde se faz a medida, considere que o corpo humano tem umaresistência entre 300 a 1000Ω. Sendo assim, essa resistência é muito menor quea resistência de 560kΩ, e estando em paralelo com essa, irá rebaixá-la muito,pois

Req =1000Ω × 560kΩ

1000Ω + 560kΩ≈ 998Ω,

e irá bastante o resultado. Já se for inserido com o resistor de menor resistência,o impacto na medida será menor.

1

Page 2: newfile1

Com relação as possíveis fontes de erro das experiências, vocês podem citar,descarga das baterias, oscilação da rede doméstica na medida DC, entre outras.

2