Newsletter JAP_ediçao_04

20
TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR! EDIÇÃO 04 TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

description

Newsletter JAP_ediçao_04

Transcript of Newsletter JAP_ediçao_04

Page 1: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

EDIÇÃO04

TARDE TE AMEINEWSLETTER JAP

Page 2: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

GUIA DE VIAGEM - CAMINHO DE SANTIAGO

para proteger o túmulo do após-tolo que se tornou um símbolo da resistência cristã aos ataques dos mouros. A partir do ano 1000 as per-egrinações a Santiago popularizam-se, tornando-se a cidade num dos principais centros d peregrinação cristão.

A história de São Tiago, Sant’loago, San Jacob ou simplesmente lago é a de uma personagem histórico: era um dos doze Apóstolos, conhecido sob o qualitativo de “maior” para se distinguir de outro Tiago, igualmente Apóstolo e chamado de “menor”.

Tiago era filho de Zebedeu e Sa-lomé e irmão do apóstolo São João Evangelista. Nasceu em Betsaida, Galileia. Tal como o seu pai e o irmão, o apóstolo João, era pescador no Mar da Galileia, onde trabalhava com André e Simão Pedro. Tiago, Pedro e João seriam, de resto, os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus como seus discípulos, tendo sido dos seus mais próximos colaboradores, ao participarem na Transfiguração, na Agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras. Santiago é citado entre os testemunhos da terceira aparição de Cristo após a sua morte e res-surreição, nas margens do lago de Tiberíades.

- O CAMINHO -O Caminho de Santiago começou a ser criado com a morte do Santo e começou a ser trilhado pelos primei-ros peregrinos cerca de 800 anos depois da sua morte.

Do século XI ao XVEntre os séculos XI e XV, o trânsito intenso de peregrinos transformou

Compostela no mais importante cen-tro político e económico do noroeste da Espanha. Em 1139, o Caminho foi brindado com o Livro Codex Calis-tinus e que ficou conhecido como o primeiro guia do Caminho, iniciando o processo de condução orientada dos peregrinos na sua peregrinação.Em 1188, a Catedral de Santiago de Compostela tornou-se ainda mais imponente com a construção do seu famoso Pórtico da Gloria.

Contudo, as pestes (séc. XIV) e as guerras religiosas europeias tor-naram a caminhada muito perigosa e diminuíram a procura pelo Caminho. Com o encerramento da rota fran-cesa como via de peregrinação e comércio, em virtude da guerra entre os reinos de Castela e de França, o Caminho entrou em declínio.

Do Século XVI ao XIXEm 1588 com a cidade sitiada pelo corsário inglês Francis Drake e sob o risco da invasão iminente, o Ar-cebispo San Clemente retirou da Catedral e escondeu a arca com os restos mortais de Santiago para evi-tar que fosse profanada pelo invasor. A arca permaneceu em lugar igno-rado por mais de 300 anos, sendo reencontrada pelo Cardeal Palay no final do século XIX, 1878, quando o culto a Santiago foi retomado com a redescoberta das relíquias e com a pacificação da região.O Caminho, com a redescoberta dos restos de Santiago e com uma política de reconstruções e reor-ganizações do território espanhol, retomava o seu vigor. O século XX apresentou novos períodos som-brios para o país, sofrendo com duas guerras mundiais e com a sangrenta Guerra Civil (1936-1939) em solo

DICAS - História de Santiago de Compostela

- O SANTO -Segundo reza a Lenda, após a dis-persão dos Apóstolos pelo mundo, Santiago foi pregar em regiões longínquas, passando algum tempo em Espanha, na Galiza.Quando voltou à Palestina, no ano 44, foi preso e decapitado, a mando de Herodes Agrippa I, neto de Herodes o Grande. Dois de seus discípulos, Teodoro e Atanásio, rou-baram o corpo de Santiago e embar-caram-no (num barco com tripulação angélica). Em sete dias chegaram à Galiza e a Iria Flávia onde o sepulta-ram, secretamente, num bosque de nome Libedrón.

Não há certezas quanto à data da descoberta do sepulcro apostólico, mas a maioria das fontes católicas apontam datas entre 813 e 820. A lenda conta que um eremita do bosque de Libredón observou du-rante algumas noites seguidas uma “chuva de estrelas” sobre um monte do bosque. Avisado pelas luzes, o bispo de Iria Flávia, Teodomiro, or-denou escavações e encontrou uma arca de mármore com os ossos do santo e dos seus discípulos.

No Campus Stellae [Campo de Estre-las] – de onde se crê provir a palavra Compostela – foi erigida uma capela

Page 3: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

espanhol. O Caminho ressentiu-se, mas não se abateu diante desse horizonte caótico.

Do Século XX em diante

O Caminho tomou novo fôlego a partir do século XX. A multissecular peregrinação a Compostela, pelo Caminho de Santiago, gerou desde o princípio uma prosperidade espiri-tual, cultural e económica. Fomen-tou a literatura, a música, a arte e a história e, emconsequência, apareceram cidades e vilas, além de inúmeras igrejas, cat-edrais e hospitais, com o objectivo de apoiar e confortar os peregrinos. O Caminho sempre funcionou como catalisador de culturas, transmissor de ideias e promotor de encontro de povos elínguas, o que foi acentuado forte-mente no século XX. Sedenta de paz e de harmonia, a segunda metade

do século XX assinalou o apogeu da abençoada rota de Compostela. So-bretudo a partir do início da década de 70, com os movimentos pacifistas quetomaram conta do mundo, capita-neados por jovens, a peregrinação ao encontro de Santiago intensificou-se pois representava o lema dos jovens que procuravam a paz interior.

No mundo inteiro, as pessoas têm voltado a procurar apoio existencial na religião. O Conselho Europeu outorgou ao Caminho de Santiago no ano de 1987, o título de Primeiro Itinerário Cultur-al Europeu, e mais tarde Património Cultural da Humanidade.

Page 4: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

ACTIVIDADES DE VERÃO

C a r l o s E s t e v e s | A l e m a n h a 1 9 9 8

D e c o r r i a o a n o d e 1 9 9 8 , a E x p o 9 8 e s t a v a n o a u g e e u m g r u p o d e i n t r é p i d o s e i n q u i -e t o s j o v e n s , d e c i d i r a m r u m a r à A l e m a n h a p a r a u m e n c o n t r o i n t e r n a c i o n a l d e j o v e n s a g u s -t i n i a n o s . A o d i s s e i a c o m e ç o u d e c a r r o a t é M a d r i d e s e g u i u d e a u t o c a r r o d u r a n t e 1 d i a e m e i o c o m o g r u p o e s p a n h o l , a t é à d e s c o n h e c i d a M ü n n e r -s t a d t . F o m o s r e c e b i d o s p o r j o v e n s l o c a i s c o m o s e d e u m a d e s c o b e r t a s e t r a t a s s e . Tu d o p a r a n ó s e r a n o v o , m a s t a m -b é m t u d o e r a i n t e r e s s a n t e . D e s d e n o s s e r v i r e m s e m p r e á g u a c o m g á s e n g a r r a f a d a a t é a o s a m e r i c a n o s à s 8 h 0 0 d a m a n h ã d e C o c a - C o l a n a m ã o , i n c l u s i v e a s e p a r a ç ã o d i á r i a e d e d i c a d a d e l i x o p o r p a r t e d e u m g r u p o d e p e s s o a s q u e s ó f a z i a i s s o . A t é p o d i a f a l a r d o s a n i t a t o r, m a s i s s o d a r i a u m a l o n g a h i s t ó r i a …

E m b o r a t e n h a h a v i d o u m a l e s ã o f u t b o l í s t i c a s é r i a , q u e o b r i g o u a u m p o r t u g u ê s r e -g r e s s a r d e a v i ã o p a r a L i s b o a , o e s p í r i t o a g u s t i n i a n o q u e s e v i v e u n e s s e s d i a s e a p a r t i l h a d e e x p e r i ê n c i a s f o r a m t ã o m a r c a n t e s p a r a t o d o o g r u p o , q u e s e r á i m p o s s í v e l e s q u e c e r e s s e a n o d e 9 8 . D e s c o b r i r q u e p a r a a l é m d a n o s s a G á l i a a g u s t i n i a n a p o r t u g u e s a , e x -i s t i a u m m u n d o l á f o r a q u e p a r t i l h a v a t u d o o q u e n ó s a c r e d i t á v a m o s e s e g u í a m o s , f o i p a r a n ó s u m a a l e g r i a e u m e n c o r a j a m e n t o p a r a s a b e r q u e e s t á v a m o s n o c a m i n h o c e r t o .

D i o g o M a c h a d o | J M J R o m a 2 0 0 0

J u b i l e u d o s J o v e n s R o m a

“ O v e r b o f e z - s e c a r n e e h a b i t o u e n t r e n ó s ( J o 1 , 1 4 ) . E s t e f o i o l e m a d a D é c i m a Q u i n t a E d i ç ã o d a s J o r n a -d a s M u n d i a i s d a J u v e n t u d e , q u e s e r e a l i z o u e m I t á l i a n a C i d a d e d e R o m a e n t r e 1 5 e 2 0 d e A g o s t o d o a n o 2 0 0 0 c o m s u a s a n t i d a d e P a p a J o ã o P a u l o I I , t e n d o r e u n i d o q u a s e t r ê s m i l h õ e s d e j o v e n s . E s t a s j o r n a d a s t i n h a m c o m o o b j e -

t i v o p r o p o r c i o n a r u m a f o r t e e x p e r i ê n c i a , e e n t r e g a o n d e o s p r o t a g o n i s t a s f o r a m s e m d ú v i d a o s j o v e n s . O a n o 2 0 0 0 a s s i n a l o u o g r a n d e a n o J u b i l e u , q u e s e t o r n o u t a m b é m o J u b i l e u d a s J o r n a d a s M u n d i a i s d a J u v e n -t u d e .

F o i u m e n c o n t r o e n t r e c o n t i -n e n t e s , p o v o s e c u l t u r a s d e t o d o o m u n d o o n d e s e c o n -s t r u i u g r a n d e s a m i z a d e s e o n d e a a l e g r i a e a b o a d i s -p o s i ç ã o e s t a v a m s e m p r e b e m p a t e n t e s . C o n t u d o u m d o s

Page 5: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

e l e m e n t o s i m p o r t a n t í s s i m o s e r a s e m d ú v i d a a p r o c u r a d e D E U S . N u m a j o r n a d a m a r c a d a p o r m o m e n t o s e s p e c i a i s , n ã o p o d e r í a m o s d e i x a r d e f o r a a V i g í l i a d e O r a ç ã o e a E u c a -r i s t i a d e E n c e r r a m e n t o p r e -s i d i d a s p o r J o ã o P a u l o I I , e m To r Ve r g a t a , q u e o s j o v e n s p a r t i c i p a r a m d e a l m a e c o r a -ç ã o .

A d a n ç a e a m ú s i c a f o r a m d o i s e l e m e n t o s q u e e s t i -v e r a m s e m p r e p r e s e n t e s a o l o n g o d a s j o r n a d a s . O H i n o q u e f i c o u n a m e m ó r i a d e t o -d o s e q u e e m b a l o u o s p e r -

e g r i n o s f o i “ E m m a n u e l ”.

P a s s a r a m - s e m o m e n t o s i n e s q u e c í v e i s p e l a p a r t i l h a d e e x p e r i ê n c i a s , m a s j a m a i s s e r á e s q u e c i d a a m e n s a -g e m q u e J o ã o P a u l o I I e s s e g r a n d e h o m e m , n o s d e i x o u a t o d o s n ó s . “ A o v o l t a r e s p a r a c a s a n ã o v o s d i s p e r s e i s ; o p a p a a c o m p a n h a - v o s c o m a s u a a m i z a d e . S e f o r e s o q u e t e n s q u e s e r, a t e a r e i s d e f o g o o M u n d o I n t e i r o ”.

L u í s Tr i n d a d e | L a V i d 2 0 0 1

L a V i d 2 0 0 1 . . . a a v e n t u r a c o m e ç a e n ã o a c a b a !

F o i c o m g r a n d e e n t u s i a s m o q u e n o s m e t e m o s n u m a u t o -c a r r o n a g a r e d o O r i e n t e a c a m i n h o d e B u r g o s , a f i m d e p a s s a r m o s 9 d i a s e s p e c t a c u -l a r e s n o M o s t e i r o d e L a V i d .F i z e m o s p a r a g e n s e m M a d r i d ( e s t a ç ã o S u r ) e e m A r a n d a d e l D u e r o e s e g u i m o s p a r a L a V i d .

L a V i d é a q u e l e s i t i o o n d e h á d i a s q u e s e n t i m o s a s 4 e s t a -ç õ e s d o a n o . M a r a v i l h o s o s ó d e p e n s a r, m e n o s m a r a v i l h o s o p a r a q u e m q u e r f a z e r a c t i v i d a d e s a o a r l i v r e q u a n d o a e s t a ç ã o d a q u e l e m o m e n t o é o i n v e r n o

O o b j e c t i v o d e s d e a c a m p a -m e n t o e r a s e m d ú v i d a o c o n -v í v i o e u n i ã o e n t r e o s m e m -b r o s d a J A P, n ã o e s q u e c e n d o t o d a a c o m p o n e n t e r e l i g i o s a i n e r e n t e , a t é p o r q u e i r í a m o s , n u m d o s d i a s , a s s i s t i r a o s v o t o s d e u m a m i g o .E n t r e t e m a s , m i s s a s , g u e r r a s d e b a l õ e s d e á g u a , g u e r r a s

Page 6: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

ACTIVIDADES DE VERÃO

n a l a m a , n o i t e d o t e r r o r n o m o s t e i r o e n a q u i n t a , d e s -c i d a e s u b i d a d o r i o a b a r c o o u a n a d o , o e n t u s i a s m o f o i m e s m o m u i t o , a c a m a r a d a -g e m f o i e x c e l e n t e e t o d o s n o s s e n t i m o s m u i t o p r ó x i m o s n a q u e l e s d i a s e a p a r t i r d a í .É i m p o s s í v e l e s q u e c e r - m e d a q u e l e a c a m p a m e n t o . Q u e m v a i a L a V i d n ã o e s q u e c e L a V i d e s ó p e n s a e m l á v o l t a r.

H u g o L o p e s | C a m i n h o d e S a n t i a g o d e C o m p o s t e l a 2 0 0 2

O c a m i n h o d e S a n t i a g o d e 2 0 0 2 m a r c o u c l a r a m e n t e a s a c t i v i d a d e s d e v e r ã o p a r a o s c a m i n h a n t e s q u e t i v e r a m o p o r t u n i d a d e d e n e l e p a r -t i c i p a r. P e r c o r r e r o c a m i n h o d e S a n t i a g o é u m m o m e n t o

e s p e c i a l d e c r e s c i m e n t o i n t e r i o r e f o r t a l e c i m e n t o d a s r e l a ç õ e s h u m a n a s , a s a l e g r i a s e t r i s t e z a s , b o l h a s e e n t o r s e s d o s c o m p a n h e i r o s t o r n a m - s e t a m b é m n o s s a s .

D u r a n t e t o d o o c a m i n h o t i v e a o p o r t u n i d a d e d e m e d e s l u m b r a r d i a r i a m e n t e . . . O a c o r d a r s o b r e a s n u v e n s n a “ P a l h o t a d o C e b r e i r o ”, o r i a c h o q u e m e a c o m p a n -h o u d u r a n t e u m a e t a p a q u e p e r c o r r i a s ó s c o m D e u s , a s p a l h a ç a d a s q u e f a z í a m o s u n s

a o s o u t r o s p a r a n o s m o t i v a r -m o s , o e s p a n t o d a c h e g a d a à p r a ç a d o O b r a d o i r o .

O c a m i n h o é u m a o p o r t u n i -d a d e ú n i c a d e c r e s c e r e s p i r i -t u a l m e n t e e d e s e n v o l v e r u m a v e r d a d e i r a a m i z a d e .

A n a P o n t e | G e r ê s 2 0 0 6

U m a d a s m u i t a s a t i v i d a d e s d e v e r ã o o r g a n i z a d a p e l a J A P ( J u v e n t u d e A g o s t i n i a n a P o r -t u g u e s a ) o c o r r e u n o a n o d e 2 0 0 6 , n o G e r ê s .

E s t a a v e n t u r a q u e p r o m o v e u a u n i ã o d o s s e u s m e m b r o s p a r t i c i p a n t e s e o c a s i o n o u d i v e r s a s e x p e r i ê n c i a s m a g n í -f i c a s ( c a n o a g e m , B T T, r a p p e l , s l i d e , e q u i t a ç ã o , c a m i n h a -d a s , e n t r e o u t r a s ) , t e n d o

Page 7: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

c o m o p a n o d e f u n d o a b e l a s e r r a p o r t u g u e s a , n ã o n o s f e z e s q u e c e r o v e r d a d e i r o m o t i v o d a a t i v i d a d e . To d a a q u e l a b e l e z a q u e e s t a v a a o a l c a n c e d e u m o l h a r a c r e s -c i d a d a c a l m a c a r a c t e r í s t i c a d o e s p a ç o , f i z e r a m c o m q u e o s m o m e n t o s d e a p r o x i m a ç ã o c o m D e u s f o s s e m p e r f e i t o s e ú n i c o s . M o m e n t o s q u e j a m a i s a b a n d o n a r ã o a l e m b r a n ç a d e t o d o s o s q u e p a r t i c i p a r a m .

U m a a t i v i d a d e i n o v a d o r a , q u e p r o p o r c i o n o u m o m e n -t o s d e p u r a d i v e r s ã o e q u e p o t e n c i a l i z o u a n o s s a f é e n q u a n t o c r i s t ã o s d e v i d o a o l o c a l p o i s e s t e e r a p r o p í c i o a

b e l o s m o m e n t o s d e r e f l e x ã o e o r a ç ã o .

J o ã o M a r q u e s | C a m i n h o d e S a n t i a g o d e C o m p o s t e l a 2 0 0 8

A n o 2 0 0 8 , é a n u n c i a d o a a t i v i d a d e d e Ve r ã o … P e r e -g r i n a ç ã o a S a n t i a g o d e C o m -p o s t e l a . N ã o h e s i t e i , a m i n h a i r m ã , A n a M a f a l d a j á t i n h a i d o e f i q u e i d e s d e e n t ã o c o m o b i c h i n h o , m o s t r e i - m e i n t e r e s s a d o d e s d e o i n í c i o . O g r u p o q u e i a r e p r e s e n t a r P o r t u g a l e r a f o r m a d o p o r P a -d r e L u í s , E u , X a n a , C l á u d i o , T i a g o D u a r t e e A n a L u í s a , u m g r u p o p e q u e n o , m a s b e m a n i -m a d o e b e m d e t e r m i n a d o .

D e s d e o i n í c i o c o m e ç á m o s a t r e i n a r, j á c o m a s c o m p r a s f e i t a s , m e i a s e b o t a s o r e q -u i s i t o m í n i m o p a r a e s t e s t r e i n o s . B e l a s c a m i n h a d a s à n o i t e c o m o t r e i n a d o r B r u n o P i r e s p a r a d a r a c o n h e c e r a o s n o s s o s p é s o n o v o c a l ç a -d o . E u a i n d a t i v e u m t r e i n o

s u p l e m e n t a r c o m o p a d r e A r t u r o , d e s a f i o a q u e m f o r a S a n t i a g o , d i g a m o s q u e f o i p u x a d o . S ã o e s s e n c i a i s e s t e s t r e i n o s , p o i s c o m i s t o v ã o e v i t a r o u s o d e “ c o m p e e d s ”. N ã o s a b e s o q u e s ã o c o m -p e e d s ? R e s u m i n d o o m á x i m o p o s s í v e l , e l e s s e r ã o o s t e u s m e l h o r e s a m i g o s p a r a o s t e u s p é s t e n h a s o u n ã o t r e i -n a d o . B e m n a v e r d a d e n ã o é n a d a m a i s q u e u n s p e n s o s e c o m p e e d é s ó u m a m a r c a , j á e s t o u a f a z e r p u b l i c i d a d e , m a s a v e r d a d e é q u e a q u i l o f u n c i o n a m e s m o , a c o n s e l h o a t e r e m i s s o n a v o s s a l i s t a d e c o m p r a s , e u t r e i n e i , f i z a l g u n s p a s s e i o s e m e s m o a s -s i m u s e i .

C h e g a d o a P o n f e r r a d a f i c á -m o s p o r l á , p o i s t a m b é m j á e r a t a r d e , d e u p a r a c o n -v i v e r e c o n h e c e r o g r u p o c o m q u e m i r í a m o s p a s s a r o s p r ó x i m o s 1 0 d i a s , a p a r t i r d a i j á s ó f a l t a v a m 2 2 0 k m .

C h e g o u a n o i t e e f o m o s t o d o s d o r m i r m a s v i s t o q u e é r a m o s u m g r u p o g r a n d e e o a l b e r g u e j á a l b e r g a v a p e s s o a s n ã o h o u v e c a m a s p a r a t o d o s , t i v e m o s a n o s -s a p r i m e i r a d o r m i d a a o a r l i v r e , d i g o p r i m e i r a p o i s n ã o f o i a ú n i c a , a s o r t e é q u e e r a Ve r ã o e e n t ã o f o i m u i t o a g r a d á v e l , s e n d o o ú n i c o p r o b l e m a a h u m i d a d e . N e s s a n o i t e n ã o d o r m i , n ã o p o r c a u s a d e n ã o t e r u m a c a m a , m a s p e l a a n s i e d a d e d e c o m e ç a r a a n d a r e c o n h e c e r n o v o s l u g a r e s .

Page 8: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

ACTIVIDADES DE VERÃO

To d o s o s d i a s l e v a n t a r c e d o e c o m e ç a r à s 7 h o r a s a a n d a r p a r a a p a n h a r o f r e s c o d a m a n h ã e a m e i o d a c a m i n -h a d a t í n h a m o s s e m p r e u m a c a r r i n h a à n o s s a e s p e r a p a r a n o s d a r u m r e f o r ç o d o p e q u e n o - a l m o ç o , u m a b e l a b a g u e t e c o m u m s u m o e b o l a c h a s , d e s c a n s a r u m p o u c o , r e a g r u p a r a s p e s s o a s e p o r m o - n o s a c a m i n h o n o v a -m e n t e , j á s ó s e p a r a v a p a r a a l m o ç a r e f i c a v a a e t a p a f e i -t a . A t a r d e e r a t e m a s , e c o m o n ã o e r a d u r a n t e a t a r d e t o d a , o r e s t o d o d i a e r a p a r a a b e l a d a s i e s t a e / o u u m b e l o p a s s e i o p e l a s l o c a l i d a d e s .

E m t o d o s o s d i a s e r a e s t e o r i t u a l o q u e v a r i a v a e r a m o s l o c a i s d u r a n t e a e t a p a , p o r m e i o d a n a t u r e z a , p o r c a m -p o s v e r d e j a n t e s , v i l a s c o m p r a i a f l u v i a l e / o u p i s c i n a p ú b l i c a c o m a f a m o s a s i e s t a d e p o i s d o m e r g u l h o p a r a r e v i t a l i z a r a s f o r ç a s e p a i s a -g e n s ú n i c a s e m q u e o u t r o r a s ó v i a e m f o t o s e d a s q u a i s d i z i a s e r s ó f o t o s h o p , n e s s e s d i a s e u c o m p r o v a v a q u e e r a p o s s í v e l e x i s t i r t a i s s í t i o s .

É u m a e x p e r i ê n c i a m u i t o b o a e q u a n d o s e c h e g a a C o m p o s -t e l a é u m a s e n s a ç ã o ú n i c a , a c i d a d e é l i n d a a s r u a s s ã o … n ã o d i g o m a i s , n ã o q u e r o e s t r a g a r a s u r p r e s a , d e p o i s v o c ê s m e c o n t a m e a í i r e m o s c o m p a r a r o s s í t i o s e e x -p e r i ê n c i a s .

J á s e p a s s o u u m t e m p o d e s d e q u e f u i , f o i a t é a g o r a u m a e x p e r i ê n c i a ú n i c a e e s p e r o v o l t a r a r e p e t i r u m a c a m i n -

h a d a d e s t a s , p o i s q u a n d o c h e g u e i a C o m p o s t e l a p o r m i m v o l t a v a n o v a m e n t e a p é p a r a c a s a . P a r e c i a q u e t i n h a r e v i t a l i z a d o e g a n h o n o v a s f o r ç a s .

B o a V i a g e m

D a n i e l H e n r i q u e | J o r n a d a s M u n d i a i s d a J u v e n t u d e 2 0 1 1

A s J M J 2 0 1 1 , f o r a m t a l v e z o e v e n t o , p o r a s s i m d i z e r, o n d e m e r e c o r d o d e v e r m a i s a s s o c i a d o s d a J A P a p a r -t i c i p a r, ( d e s d e o m e u a i n d a c u r t o p e r c u r s o p o r c á ) . E r a -m o s 7 8 , j á d i z i a a t - s h i r t … P o d i a p e g a r p o r v a r i a d o s p o n t o s p a r a f a l a r s o b r e e s t a a c t i v i d a d e , m a s c e r t a m e n t e

Page 9: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

n ã o f a l a r i a d e t o d o s e e s -q u e c e r i a a l g u n s b a s t a n t e i m p o r t a n t e s . Vo u e n t ã o f a l a r u m p o u c o d o q u e s e p a s s o u p o r t e r r a s m a d r i l e n a s n o v e r ã o d e 2 0 1 1 . A a n s i a q u e s e s e n t i a n o a r e n t r e t o d o s , c o m o o b j e t i v o c o m u m d e v e r o P a p a , n ã o d a v a p a r a e s c o n d e r, n ã o f o s s e e s s e o o b j e c t i v o n u m e r o 1 q u e n o s l e v a r a a t á a l i . E q u a n d o o d i a c h e g o u , p o d e - s e d i z e r q u e t i v e m o s l u g a r V I P p a r a o v e r p o i s t i v e m o s a s o r t e d e a r -r a n j a r u m b e l o s i t i o p a r a o e f e i t o .

C o m o j á f o i r e f e r i d o e m a r -t i g o s d a s p a s s a d a s N e w s l e t -

t e r ’s , e s t á v a m o s d i v i d i d o s p o r g r u p o s p a r a q u e f o s s e m a i s f a c i l o a c e s s o a o s l o -c a i s q u e p r e t e n d i a m o s v i s i -t a r, e f a l a n d o c o m o m e m b r o d e L u a n d a , p o d e - s e d i z e r q u e e s t e g r u p o v i s i t o u M a -d r i d a t é o n d e p o d e , s ó n ã o i n d o a o s s i t i o s s o b r e l o t a d o s p e l o s o u t r o s p e r e g r i n o s , m a s e s t e s p e q u e n o s g r u p o s a c a b a v a m s e m p r e p o r s e j u n t a r a o u t r o , e a o u t r o , e a o u t r o e q u a n d o d á v a m o s c o n t a , j á a J A P e s t a v a q u a s e t o d a j u n t a n o m e s m o s i t i o , e e r a s e m p r e u m a g r a n d e a n i m a ç ã o , e c o m o t o d o s s a -b e m o n d e s e j u n t a m Tu g a s , a f e s t a e a a n i m a ç ã o e s t á

g a r a n t i d a , n u n c a e s q u e c e n d o c l a r o o m o t i v o p e l o q u a l l á e s t á v a m o s , e r e s p e i t a n d o s e m p r e o s m o m e n t o s d e o r a -ç õ e s , c e l e b r a ç õ e s e v i g i l i a s .

E m j e i t o d e c o n c l u s ã o p o d e -s e d i z e r q u e f o r a m a l g o d e f a s c i n a n t e o s d i a s p o r l á p a s s a d o s , a a m i z a d e , o c o m -p a n h e i r i s m o , m e s m o c o m p e s s o a s d e o u t r o s p a í s e s , q u e s e n t i a f o i f o r m i d a v e l . S e g o s t a v a d e r e p e t i r u m a e x p e r i e n c i a c o m o a q u e l a ? A c h o q u e q u a l q u e r u m d o s 7 8 d a r i a a m e s m a r e s p o s t a … C L A R O Q U E S I M ! !

Page 10: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

M ú s i c a , a l e g r i a , c o n v í v i o e m a n j e r i c o s e m p l e n o m ê s d e S a n t o s P o p u l a r e s ? ? ? Tu d o i s t o c h e i r a a f e s t a , s a r d i n h a s e f e b r a s . . . C h e i r a a A r r a i a l J A P ! O s c a r t a z e s e s p a l h a d o s a n u n c i a v a m u m a f e s t a b e m c o m p o s t a p a r a o s d i a s 2 3 e 2 4 d e J u n h o n o L a r g o d a I g r e j a d a P o r t e l a d a A z ó i a . [ m a i s 1 d i a q u e n a e d i ç ã o p a s s a d a ] o r g a n i z a d a p e l a J u v e n t u d e A g o s t i n i a n a P o r t u g u e s a .A s p r o m e s s a s c u m p r i r a m - s e l o g o n o i n í c i o d a t a r d e d e S á b a d o , p o i s a i n d a n o s t r a -b a l h o s f i n a i s d e m o n t a g e n s , j á s e p o d i a o u v i r m ú s i c a p a r a a l e g r a r o s p r i m e i r o s v i s i -t a n t e s , c o m a F r a t e r n i d a d e “ S a n t a R i t a ” n a B a r r a q u i n h a d o C a f é .O p r o g r a m a c o n t o u , c o m o p r i m e i r a a c t u a ç ã o d a n o i t e ,

MEGA ARRAIAL JAP

Page 11: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

c o m a Tu n a M i s t a d o I n s t i -t u t o S u p e r i o r Té c n i c o q u e e n t r e a n e d o t a s e “ p i a d a s ” c a n t a r a m c e r c a d e 6 m ú s i -c a s . S e g u i u - s e o k a r a o k e c o m a p a r t i c i p a ç ã o e s p e c i a l d o a s s o c i a d o Te l m o N a b a i s , e m b o r a q u e m t e n h a a b e r t o a s e s s ã o t e n h a s i d o a p e q u e -n a B á r b a r a . O s Tu n a s n ã o q u i s e r a m f i c a r a t r á s e t a n t o m e n i n a s c o m o m e n i n o s t i -v e r a m o s e u t e m p o d e a n t e -n a . A f e s t a j á e s t a v a m o n t a -d a q u a n d o o P a u l o O r g a n i s t a , d e p o i s d o c h e c k s o u n d a b r i u a n o i t e , c o m o b a i l a r i c o q u e a q u e c e u a n o i t e f r e s c a q u e s e f a z i a s e n t i r.A s m e n i n a s d a A c a d e m i a d e D a n ç a “ A i ! a D a n ç a ” s e g u i r a m - s e c o m o n ú m e r o d e C u a d r o F l a m e n c o . A i n d a

f o i p o s s í v e l a s s i s t i r a u m m o -m e n t o e s p e c i a l e i n e s p e r a d a “ a i s e e u t e p e g o ” a o e s t i l o e s p a n h o l . To d a s a s a c t u a ç õ e s f o r a m s e m p r e a c o m p a n h a d a s p e l o s i l u s t r e s a p r e s e n t a d o r e s d o A r r a i a l J A P : R i c a r d o B r a z e M ó n i c a D i a s q u e t ã o b e m d e -s e m p e n h a r a m o s e u t r a b a l h o . P a r a d o p r o g r a m a m u s i c a l , o s s o n s d o p r e g o a b a t e r n o t r o n c o , o s r i s o s d a s c r i a n ç a s e a d u l t o s n o s m a t r a q u i l h o s , a a n i m a ç ã o d a f r a t e r n i d a d e q u e a c o m p a n h o u o s e u d i a c o m a j u d a d a “ L i m o n i l l a ”, a g e n t e q u e s e a p r o x i m a v a d o b o m c h e i r o a c o m i d a q u e v i n h a d o b a r, a s c a r a s l a r o -c a s q u e e s t a v a m n a q u e r -m e s s e , e o v e n t o q u e s e f a z i a s e n t i r n e s s e d i a , f i z e r a m

c o m e s t e p r i m e i r o d i a t e n h a s i d o m u i t o e s p e c i a l , e c o n v i -d a t i v o p a r a a t a r d e d e d o -m i n g o q u e s e f a z i a p r e v e r.

R e c u p e r a d o s d a f e s t a d a n o i t e d e S á b a d o , o b a r d o A r r a i a l a b r i u b e m c e d o , c o n -v i d a n d o a s p e s s o a s q u e p a r -t i c i p a r a m n a m i s s a d a s 1 1 h 0 0 d a P o r t e l a a i r e m b e b e r u m c a f e z i n h o e u m b o l i n h o , o u u m a i m p e r i a l p a r a o s m a i s a t r e v i d o s . P o r v o l t a d a s 1 4 h 3 0 , a s c r i -a n ç a s d o c o r o c o m e ç a r a m a a p a r e c e r c o m o s s e u s p a i s , a s s i m c o m o a F r a t e r n i d a d e “ M ã e d o B o m C o n s e l h o ” q u e i r i a a p r i m o r a r a n o s s a b a r r a -q u i n h a d o c a f é . P o u c o d e p o i s d a s 1 5 h 0 0 c o m e ç o u o C o r o d a s C r i a n ç a s d a P a r ó q u i a d e

Page 12: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

S a n t a I r i a , a b r i n d o u m a t a r d e q u e s e v i n h a a p r e v e r s e r e s p e c t a c u l a r. A o s p o u c o s a s p e s s o a s f o r a m a p a r e c e n d o , t o r n a n d o a q u e l e m o m e n t o d e d o m i n g o m u i t o e s p e c i a l . O s p a i s e m ã e s q u e n ã o t i v e r a m m e d o d o s o l a p r o x i m a r a m - s e d o p a l c o p a r a a p o i a r a s s u a s c r i a n ç a s .L o g o d e p o i s , a p r o f e s s o r a L u c í l i a e n t r o u e m a c ç ã o , c h a m a n d o o p ú b l i c o a d a n ç a r c o m e l a .

E n t r e r i f a s e l e i l õ e s d e w i s h k y , o c a l o r d o m e i o - d i a b a i x a v a u m p o u c o . S e g u i r a m -s e a s M a r c h a s P o p u l a r e s d o U D R C a s a l e n s e – q u e t a l c o m o e l e s d i s s e r a m a o s n o s -s o s a p r e s e n t a d o r e s , s ã o u m g r u p o d e a m i g o s q u e s e j u n t a p a r a f o r m a r e s t a s m a r c h a s . O P r o j e c t o + 6 5 a c t u o u d e s e g u i d a , t a m b é m e l e s c o m u m a s m a r c h a s , e m q u e a s d e c o r a ç õ e s e r a m a i n d a m a i s p r e c i o s a s p o i s t i n h a m s i d o

f e i t a s n ã o s ó p o r e l e s , m a s p o r t o d a s a s p e s s o a s q u e c o n t r i b u e m p a r a e s t a m a r a -v i l h o s a a c t i v i d a d e . P a r a t e r m i n a r a s f e s t i v i -d a d e s , o A r r a i a l c o n t o u c o m a p a r t i c i p a ç ã o d a E s c o l a d e M ú s i c a d a S o c i e d a d e R e c r e -a t i v a e C u l t u r a l d e P i n t é u s q u e d e l i c i o u o p ú b l i c o c o m u m s o m e s p e c t a c u l a r, r e -c o r d a n d o a o s m a i s a t e n t o s , m o m e n t o s d e i n f â n c i a .

> A quermesse esteve a dar prémios durante todo o Arraial da JAP.

> Os caracóis da D. Violeta, os grelhados do Menino Nabais, as moelas do Senhor Lopes e a Sangria do Senhor Nabais foram alguns dos pratos mais requisitados do Bar.

> As pinturas faciais alegraram as carinhas larocas da crian-çada.

> Os matraquilhos são um must-have, já se sabe! São sempre um sucesso.

> O jogo do prego cria muita rivalidade entre os seus par-ticipantes, proporcionando momentos muito divertidos e terminando muitas das vezes como a ida ao Bar por conta do perdedor do jogo.

> A banca JAP mostrou fotogra-fias das muitas actividades que preparam.

Page 13: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Te m o s m u i t o q u e a g r a d e c e r p a r a q u e t u d o f o s s e p o s s í v e l :> Q u e r í a m o s a g r a d e c e r a t o d a s e s t a s p e s s o a s q u e p a s s a r a m p e l o n o s s o p a l c o – s ã o o s a c -t o r e s p r i n c i p a i s d e s t a f e s t a e g r a ç a s a v o c ê s a p r i m o r a m e s t e m o m e n t o d a n o s s a a s s o c i a -ç ã o ;> A g r a d e c e r à C â m a r a M u n i c i p a l d e L o u r e s p e l a s L i c e n ç a s ;> À J u n t a d e F r e g u e s i a d e S a n t a I r i a d e A z ó i a p e l a s I n f r a - e s t r u t u r a s ;> A o s t r a n s p o r t e s C h o r ã o e G r a ç a p e l o s u p o r t e ;> A o M i n i - p r e ç o p e l o s p r o d u t o s a l i m e n t í c i o s ; > À C e n t r a l d e C e r v e j a s p o r i s s o m e s m o - c e r v e j a ;> À C o m i s s ã o d e F e s t a s d a P o r t e l a e t o d a s a s p e s s o a s q u e a c o m p õ e m ;> A t o d a s a s p e s s o a s q u e v i e r a m a s s i s t i r : c o m u n i d a d e , p a r o q u i a n o s e a m i g o s ;> E à s f a m í l i a s q u e p e r m i t e m c o m q u e i s t o s e j a p o s s í v e l – a m a i o r p a r t e d a s v e z e s n ã o c o n -s e g u i m o s s e m v o c ê s !> À s F r a t e r n i d a d e s A g o s t i n i a n a s “ M ã e d o B o m C o n s e l h o ” e “ S a n t a R i t a ” p e l o e t e r n o c a r i n h o e t r a b a l h o ;> À C o m u n i d a d e d e P a d r e s A g o s t i n h o s p o r t u d o o q u e n o s d e i x a m s e r e c r e s c e r ;> À A s s o c i a ç ã o – J u v e n t u d e A g o s t i n i a n a P o r t u g u e s a : a o s q u e a s s i s t i r a m , a o s q u e n o s d e r a m a p o i o , e a o s q u e t r a b a l h a r a m e q u e d ã o o l i t r o s e m p r e – “ A d ú v i d a n ã o t e m l u g a r q u a n d o t e e n t r e g a s d e c o r p o e a l m a ! ”> A D e u s p o r t u d o o q u e n o s p r o p o r c i o n a , e p o r f a z e r c o m q u e m a i s u m a n o t e n h a c o r r i d o p e l a p e r f e i ç ã o .

Page 14: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Como JAPianos, sabemos que há personagens que fazem parte do nosso imaginário, mas estamos constantemente a tentar torná-las reais.

Nesta edição, vasculhámos os álbuns antigos de fotos de Acampamentos e Retiros para retirar os melhores trajes já util izados pelos nossos As-sociados.

Não podemos deixar de en-altecer a categoria do mes-tre Luís Reyes em todas as personagens que veste! Ele personifica a expressão cé-lebre entre os nossos maio-res “Por amor à arte”, e é por este amor que continuamos a ir à roupa da acção social , colocar uns alfinetes e enro-larmo-nos em fita-cola, para fazer surgir no imaginário de crianças e jovens, o mundo maravilhoso que é o Tagaste.

Acampamento 2003

BEST OUTFIT

Page 15: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Miguel Angel Bruno Pires e Hugo Lopes

Luis Reyes

Catarina Nunes e Tiago Alberto

Page 16: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Patrícia Henriques e Catarina Nunes Luis Reyes João Reis

Xavier Carreras e João Nunes

Page 17: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

Dia Monográfico - Senhor dos Aneis

João Reis

Page 18: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

ORAÇÃO

Visita a Página da JAP no Facebook

http://jap-osa.com/

RICARDO BELO

Ficha do Sócio nº 86

> Idade:19 anos.

> Grupo:Cassiciaco 2

> Profissão:Estudante.

> Para ti a JAP é...... uma maneira de me aproximar de Deus que me ajuda a ligar aos out-ros jovens e a toda a comunidade.

> Actividade favorita: Páscoa Juvenil Agostiniana.

> Lema de vida: Sê e faz os outros felizes.

> Filme preferido:"Uma Mente Brilhante" (2001).

> Música preferida:"Somewhere only we know" - Keane.

Tu estás sempre comigo!Ele está sempre connosco!Com Ele somos FELIZES!

Tu estás sempre comigo,Mesmo que o meu coração se esqueça de que me amas.

Tu estás sempre comigo,Mesmo que o meu coraçãote falhe e recomece de novo.

Tu estás sempre comigo,

Mesmo que o meu coração se canse de seguir os teus passos.

Tu estás sempre comigo,Mesmo que o meu coraçãoàs vezes não se aperceba.

Vou-me entregar a Ti, pois a minha vida a Ti pertence.Sei que guardas todos os meus caminhos.Com a Tua força vou ser feliz.

Page 19: Newsletter JAP_ediçao_04

TARDE TE AMEI NEWSLETTER JAP

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

apbook

Acampamento Tagaste

Page 20: Newsletter JAP_ediçao_04

EDIÇÃO 04

A JAP É O NOSSO GRANDE AMOR!

> Carlos Esteves > Ricardo Belo > Hugo Lopes

> Ana Ponte > Ana Ponte> Diogo Machado > João Marques > Daniel Henrique> Luís Trindade

Esta edição da Newsletter TARDE TE AMEI teve a colaboração de: