Newsletter Nº 57 - janeiro/2017 -...

11
Cursos ministrados na ESSM: (ESCOLA DO SERVIÇO DE SAÚDE MILITAR) Cursos de Emergência e Catástrofe; Cursos Socorrismo/Soc. Com- bate; Suporte Básico de Vida (SBV); Suporte Avançado de Vida (SAV); Técnicas de Emergência Médica para Profissões de Alto Risco/ Técnicos de Am- bulância Transporte (TEMPAR/TAT); Curso Higiene e Segurança Alimentar (CHSA); Curso Operadores de Pre- venção de Alcoolismo e Toxicodependência (COPATD); Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CFPIF); Progressão na Carreira Área Saúde. 1º CURSO DE PRIMEIROS SOCOR- ROS PARA PROFISSÕES DE ALTO RISCO (CPSPAR) 1 1º CURSO DE TRIPULANTE DE AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE (TAT) 2 1º CURSO DE HIGIENE E SEGU- RANÇA ALIMENTAR (CHSA) 3 CURSO DE INDIVIDUAL COMMON CORE SKILLS 4 5º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DAE (SBV-DAE) 5 1º CURSO DE TÉCNICAS DE EMER- GÊNCIA MÉDICA PARA PROFIS- SÕES DE ALTO RISCO (TEMPAR) 6 6º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DAE (SBV-DAE) 7 CERIMÓNIA DE PROMOÇÃO DE MILITAR DA ESSM 8 VISITA COMENTADA À ESSM 9 ATIVIDADE FORMATIVA (FEVEREIRO/2017) 10 MISSÃO E HISTORIAL 11 Nesta edição: janeiro de 2017 Newsletter Nº 57 ESCOLA DO SERVIÇO DE SAÚDE MILITAR Newsletter Nº 57 - janeiro/2017 FORMAÇÃO CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSÕES DE ALTO RISCO (CPSPAR) (estrutura curricular deste curso, consultar link: CPSPAR) Decorreu de 09 a 17 de janeiro de 2017, na Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM), o 1º Curso de Primeiros Socorros para Profissões de Alto Risco. O curso integrou 16 militares (1 oficial, 2 sargentos e 13 praças). Esta formação destina-se a habilitar os formandos a prestar auxílio efi- caz e evitar o agravamento da vítima, em situação de guerra ou de exce- ção (ambiente hostil).

Transcript of Newsletter Nº 57 - janeiro/2017 -...

Cursos ministrados na ESSM:

(ESCOLA DO SERVIÇO DE SAÚDE

MILITAR) Cursos de Emergência e

Catástrofe;

Cursos Socorrismo/Soc. Com-bate;

Suporte Básico de Vida (SBV);

Suporte Avançado de Vida (SAV);

Técnicas de Emergência Médica para Profissões de Alto Risco/ Técnicos de Am-bulância Transporte (TEMPAR/TAT);

Curso Higiene e Segurança Alimentar (CHSA);

Curso Operadores de Pre-venção de Alcoolismo e Toxicodependência (COPATD);

Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CFPIF);

Progressão na Carreira Área Saúde.

1º CURSO DE PRIMEIROS SOCOR-

ROS PARA PROFISSÕES DE ALTO RISCO (CPSPAR)

1

1º CURSO DE TRIPULANTE DE

AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE (TAT)

2

1º CURSO DE HIGIENE E SEGU-

RANÇA ALIMENTAR (CHSA)

3

CURSO DE INDIVIDUAL COMMON

CORE SKILLS

4

5º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE

VIDA COM DAE (SBV-DAE)

5

1º CURSO DE TÉCNICAS DE EMER-

GÊNCIA MÉDICA PARA PROFIS-SÕES DE ALTO RISCO (TEMPAR)

6

6º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE

VIDA COM DAE (SBV-DAE)

7

CERIMÓNIA DE PROMOÇÃO DE

MILITAR DA ESSM

8

VISITA COMENTADA À ESSM 9

A T I V I D A D E F O R M A T I V A

(FEVEREIRO/2017)

10

MISSÃO E HISTORIAL 11

Nesta edição:

janeiro de 2017 Newsletter Nº 57

E S C O L A D O S E R V I Ç O D E S A Ú D E M I L I T A R

Newsletter Nº 57 - janeiro/2017

FORMAÇÃO

1º CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSÕES DE ALTO RISCO (CPSPAR) (estrutura curricular deste curso, consultar link: CPSPAR)

Decorreu de 09 a 17 de janeiro de 2017, na Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM), o 1º Curso de Primeiros Socorros para Profissões de Alto Risco. O curso integrou 16 militares (1 oficial, 2 sargentos e 13 praças). Esta formação destina-se a habilitar os formandos a prestar auxílio efi-caz e evitar o agravamento da vítima, em situação de guerra ou de exce-ção (ambiente hostil).

Newsletter Nº 57

FORMAÇÃO

Decorreu na Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM), de 09 a 18 de janeiro de 2017, o 1º Curso de Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT). Integraram o curso dez militares do Exército. Esta formação é comum aos três Ramos das Forças Armadas e é certificada pelo Instituto Naci-onal de Emergência Médica (INEM). Tem como finalidade capacitar o formando com conheci-mentos teóricos e práticos que lhe permitam exercer a atividade de Tripulante de Ambulância de Transporte, de acordo com o regulamento de transporte de doentes.

1º CURSO DE TRIPULANTE DE AMBULÂNCIA DE TRANSPORTE (TAT) (estrutura curricular deste curso, consultar link: TAT)

Newsletter Nº 57

FORMAÇÃO

Decorreu de 16 a 19 de janeiro de 2017, o 1º Curso de Higiene e Segurança Alimentar (CHSA). O curso foi constituído por quinze militares do Exército (cinco sargentos e dez praças). Este curso destina-se a sensibilizar os formandos para as responsabilidades e atividades ineren-tes à garantia da higiene e segurança dos alimentos em U/E/O, em aquartelamento ou em cam-panha, dando cumprimento com o preconizado no regulamento (CE) Nº852/2004 que obriga à existência de formação na área da Higiene e Segurança Alimentar.

1º CURSO DE HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR (CHSA) (estrutura curricular deste curso, consultar link: CHSA)

Newsletter Nº 57

FORMAÇÃO

A Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM) apoiou a Força Aérea Portuguesa no curso de In-dividual Common Core Skills, que decorreu no período 09 a 19 de janeiro de 2016, no Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, assegurando a formação da componente de primeiros socorros. O módulo de primeiros socorros teve como objetivo atribuir competências na correta abordagem da vítima de trauma e doença súbita bem como na prevenção das doenças provocadas pelo meio ambiente, condições de higiene individual e coletiva. O módulo de primeiros socorros foi ministrado por formadores das Forças Armadas reconheci-dos pela ESSM e incluiu 10 formandos sendo 9 oficiais e um sargento. Foi atribuído pela Escola um certificado de Suporte Básico de Vida reconhecido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

CURSO DE INDIVIDUAL COMMON CORE SKILLS

Newsletter Nº 57

FORMAÇÃO

Decorreu no dia 26 de janeiro de 2017, na Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM), o 5º Cur-so de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE) para agentes da Autoridade Marítima certificado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O curso de SBV-DAE é certificado pelo INEM e foi ministrado por formadores da ESSM. Integraram o curso 11 agentes da Autoridade Marítima.

5º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA (SBV-DAE) (estrutura curricular deste curso, consultar link: SBV-DAE)

Newsletter Nº 57

FORMAÇÃO

Decorreu de 23 a 27 de janeiro de 2017, o 1º Curso de Técnicas de Emergência Médica para Profissões de Alto Risco (TEMPAR). O curso foi constituído por dezoito militares do Exército: um oficial, cinco sargentos e doze pra-ças. Esta formação teve como objetivo administrar conhecimentos básicos em emergência médica a qual contempla formação certificada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

1º CURSO DE TÉCNICAS DE EMERGÊNCIA MÉDICA PARA PROFISSÕES DE ALTO RISCO (TEMPAR) (estrutura curricular deste curso, consultar link: TEMPAR)

Newsletter Nº 57

FORMAÇÃO

Decorreu no dia 31 de janeiro de 2017, a quarta edição, correspondente ao 6º Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), ministrado a militares do Es-tado-Maior da Força Aérea (EMFA), no âmbito do Programa de Desfibrilhação Automática Exter-na para as Forças Armadas (PDAE-FFAA). O curso foi frequentado por 5 oficiais, 8 sargentos e 1 praça.

6º CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM DESFIBRILHAÇÃO AUTOMÁTICA EXTERNA (SBV-DAE) (estrutura curricular deste curso, consultar link: SBV-DAE)

Newsletter Nº 57

CERIMÓNIA DE PROMOÇÃO DE MILITAR DA ESCOLA DO SERVIÇO DE SAÚDE MILITAR (ESSM)

Decorreu no dia 10 de janeiro, na Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM), a cerimónia de promoção ao posto de Primeiro-Cabo, do seguinte militar: Segundo-Cabo 09675612 Luís Silvestre Santos Cálix. A cerimónia foi presidida pelo Exmo. Sr. Capitão TTRANS Pedro Veríssimo.

NOTÍCIAS

Newsletter Nº 57

VISITA COMENTADA À ESCOLA DO SERVIÇO DE SAÚDE MILITAR (ESSM)

Realizou-se no dia 25 de janeiro de 2017, a primeira de duas visitas comentadas à Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM). Esta visita ocorreu no âmbito do projeto Visitas Comentadas da Divisão de Promoção e Comuni-cação Cultural (Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa). Este projeto tem como principal objetivo promover uma aproximação do público a espaços cultu-rais e locais de interesse na cidade de Lisboa. Esta visita foi conduzida pelo Capitão-Tenente Vítor Mendonça, militar que prestou serviço nesta Escola englobando todo o valioso património histórico desta Unidade.

NOTÍCIAS

Newsletter Nº 57

ATIVIDADE FORMATIVA (FEVEREIRO/2017)

FORMAÇÃO

NOTA

Os cursos divulgados nesta página fazem parte do planeamento da atividade formativa da Escola do Serviço de Saúde Militar (ESSM) e como tal já se encontram preenchidos. Poderá consultar todos os cursos disponíveis na Intranet através da seguinte ligação: Cursos ESSM A manifestação de interesse na frequência dos cursos deverá ser efetuada pelos canais hierárquicos respetivos, em caso de entidades militares. As entidades externas/civis deverão solicitar a possibilidade de frequência dos referidos cursos dirigindo um ofício para o Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército (Gab. CEME), através dos seguin-tes contatos: Contatos Gab. CEME

Foi criada em 2 de Agosto de 1979 pelo Decreto-Lei nº 266/79, ficando colocada na dependência direta do Chefe do Estado-

Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), e classificada como um estabelecimento de ensino técnico-militar.

Com a sua criação foram extintas a Escola de Enfermagem da Armada e a Escola do Serviço de Saúde do Exército, sendo por-

tanto a herdeira destas escolas, revertendo para si os respetivos patrimónios escolares.

O ensino nesta Escola abrange essencialmente três áreas distintas, dependentes de uma direção de ensino: a enfermagem, os

cursos de tecnologias de saúde e os cursos de saúde militar.

O curso de enfermagem foi sempre o de maior expressão, sobretudo pelo número de alunos que o frequentaram e frequentam,

relativamente aos outros cursos. Foi também o que sofreu maiores transformações, acompanhando a evolução do ensino de

enfermagem ocorrida a nível nacional. Passou a conferir o grau de bacharel em 1998 e o grau de licenciatura em 2001. Desde

esta data, e à semelhança de outras escolas de enfermagem, são ministrados, paralelamente, cursos de Complemento de For-

mação em Enfermagem, destinados à aquisição do grau de licenciados, pelos profissionais detentores do grau de bacharel. Os

cursos de Tecnologias de Saúde, nas áreas de Análises Clínicas, Saúde Pública, Cardiopneumologia, Farmácia, Fisioterapia e

Radiologia conferem o grau de bacharel desde 1998.

Os cursos de saúde militar, não são conferentes de grau académico e envolvem diversas áreas de formação, nomeadamente

socorrismo, emergência médica e patologia de adição (alcoolismo e toxicodependência).

Na sequência de uma reforma operada em 1993, a ESSM transitou para a dependência do Chefe do Estado-maior do Exército,

ficando hierarquicamente dependente do seu Comando de Instrução e Doutrina. Manteve-se como um órgão de apoio a mais

que um ramo, cuja missão primária é assegurar a formação na área da saúde, dispondo para isso de recursos humanos faculta-

dos pelos ramos (Decreto-Lei nº 50/93 de 26 de Fevereiro).

O Decreto Regulamentar nº4/94 de 18 de Fevereiro classificou-a como um estabelecimento militar de ensino superior politécnico

e aprovou o seu Estatuto, estabelecendo a aprovação nos cursos de ensino superior politécnico. A ESSM passou a conferir o

grau académico de bacharel ou o diploma de estudos superiores especializados (pós-graduação), enquanto que a aprovação

nos cursos de formação de nível não superior conferia um diploma de frequência e aproveitamento. Desde 2001 (Portaria nº

853/2001, de 37 de Julho), a ESSM passou a conferir o grau de licenciado nos cursos de enfermagem.

Em junho de 2004 foi estabelecido um protocolo com a Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Lisboa .

Em 2005 foi superiormente decidida a externalização dos cursos de licenciatura, na sua vertente técnica. Nesse mesmo ano foi

estabelecido um protocolo de formação de licenciatura em enfermagem com a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gul-

benkian.

O decreto-Lei nº 186/2014, de 29 de dezembro determina a extinção da Escola do Serviço de Saúde Militar na data da entrada

em funcionamento da Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM), integrada na estrutura orgânica

do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

A Diretiva nº 70/CEME/15 determina que a partir de 1 de julho de 2015 e até à sua extinção (data ainda não definida), a ESSM

fique na dependência direta do Comandante do Pessoal do Exército.

A partir da presente data (01JAN17), a ESSM deixou de ministrar os cursos de licenciaturas em enfermagem e de tecnologias de

diagnóstico e terapêutica. Em face do descrito, deixou de ser classificado como Estabelecimento de Ensino Superior Público

Militar.

Mantêm-se os Cursos de Formação em Saúde Militar (link) para os três Ramos das Forças Armadas, Forças de Segurança e

entidades civis com as quais tem protocolos.

Historial

Endereço

Rua da Infantaria 16, Nº.30

1269-091 Lisboa

Portugal

Tel: 213 871 514

Fax: 212 468 005

Correio eletrónico:

[email protected]

[email protected]

[email protected]

“INTER ARMA DOCENDO “

E S C O L A D O S E R V I Ç O D E S A Ú D E M I L I T A R

O Decreto Regulamentar n.º 4/94 de 18 de Fevereiro, consigna como Missão Prin-cipal da ESSM a formação superior para os QP das Forças Armadas e Forças Mili-tarizadas nos domínios da Enfermagem e das Tecnologias da Saúde. Compete ainda à ESSM a realização de cursos de formação profissional não superior na área da saúde noutros domínios como socorrismo, veterinária, farmácia, tripulante de ambulância de transporte/técnico de emergência médica e estágio de socorris-mo em campanha para as Forças Nacionais Destacadas, assim como a organiza-ção de estágios e tirocínios de aperfeiçoamento, reciclagem ou atualização no âm-bito da saúde.

Missão

Visite a nossa página na Internet: LINK

Facebook ESSM: https://www.facebook.com/Escola-do-Serviço-de-Saúde-Militar-663750513777863/