NEWSLETTER - SETÚBAL – UDIPSS de Setúbaludipssdesetubal.org › wp-content › uploads › 2018...

4
NEWSLETTER N.º 4 | Novembro 2017 Mensagem do Presidente Nas festividades, também se pensa o futuro O momento actual, a juntar aos anteriores, são momentos de grandes dificuldades para as IPSS-Instituições Particulares de Soli- dariedade Social. Cada vez nos exigem mais, mas não vemos com- pensação financeira para conseguirmos cumprir com tudo o que nos é solicitado. Somos Instituições Particulares de Solidariedade Social e quere- mos manter este nosso princípio, que é estar ao serviço das pes- soas mais carenciadas e excluídas, mas necessitamos de ter capa- cidade financeira para o trabalho que desenvolvemos junto das nossas comunidades. Somos leais e gostamos da lealdade! Entendemos que é preciso repensar algumas estratégias. E assim, na qualidade de parceiros, estamos disponíveis para, em conjunto, pensar o futuro. Aproveito para desejar a toda a família das IPSS do Distrito de Setúbal, um Santo e Feliz Natal, e que o ano de 2018, seja um ano mais justo e solidário. O Presidente da Direcção Fernando J. S. Sousa Nesta Edição Permanência da Chama da Solidariedade no Concelho de Almada Passagem da Chama da Solidariedade Para o Concelho de Palmela Programa - Entrega da Chama da Solidariedade ao Concelho de Palmela Grupo de Discussão - Reformulação da Estratégia Nacional Para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) Presença da UDIPSS de Setúbal em Eventos CNIS Adiou a Decisão de Aderir à Confederação da Economia Social Portuguesa As Nossas Associadas: Fundação COI

Transcript of NEWSLETTER - SETÚBAL – UDIPSS de Setúbaludipssdesetubal.org › wp-content › uploads › 2018...

Page 1: NEWSLETTER - SETÚBAL – UDIPSS de Setúbaludipssdesetubal.org › wp-content › uploads › 2018 › 07 › 1... · 2018-07-04 · da, a festa do 40º Aniversário da AIPICA-Associação

NEWSLETTER N.º 4 | Novembro 2017

Mensagem do Presidente

Nas festividades, também se pensa o futuro

O momento actual, a juntar aos anteriores, são momentos de grandes dificuldades para as IPSS-Instituições Particulares de Soli-dariedade Social. Cada vez nos exigem mais, mas não vemos com-pensação financeira para conseguirmos cumprir com tudo o que nos é solicitado.

Somos Instituições Particulares de Solidariedade Social e quere-mos manter este nosso princípio, que é estar ao serviço das pes-soas mais carenciadas e excluídas, mas necessitamos de ter capa-cidade financeira para o trabalho que desenvolvemos junto das nossas comunidades.

Somos leais e gostamos da lealdade! Entendemos que é preciso repensar algumas estratégias. E assim, na qualidade de parceiros, estamos disponíveis para, em conjunto, pensar o futuro.

Aproveito para desejar a toda a família das IPSS do Distrito de Setúbal, um Santo e Feliz Natal, e que o ano de 2018, seja um ano mais justo e solidário.

O Presidente da Direcção Fernando J. S. Sousa

Nesta Edição

Permanência da Chama da Solidariedade no Concelho de Almada

Passagem da Chama da Solidariedade Para o Concelho de Palmela

Programa - Entrega da Chama da Solidariedade ao Concelho de Palmela

Grupo de Discussão - Reformulação da Estratégia Nacional Para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)

Presença da UDIPSS de Setúbal em Eventos

CNIS Adiou a Decisão de Aderir à Confederação da Economia Social Portuguesa

As Nossas Associadas: Fundação COI

Page 2: NEWSLETTER - SETÚBAL – UDIPSS de Setúbaludipssdesetubal.org › wp-content › uploads › 2018 › 07 › 1... · 2018-07-04 · da, a festa do 40º Aniversário da AIPICA-Associação

Permanência da Chama da Solidariedade no Concelho de Almada

A Chama da Solidariedade Chegou a Almada em 10-10-2017, onde permane-ceu até 10 de Novembro (dia em que viajou até ao concelho de Palmela).

Durante o mês de Outubro, muitas foram as iniciativas que ocorreram no concelho de Almada, tendo como pano de fundo a Chama.

Destacamos a Missa Campal, presidida pelo Sr. Bispo D. José de Ornelas, em 18 de Outubro, que iniciou pelas 11h, na Praça São João Batista, que acolheu centenas de pessoas.

Em 5 de Novembro decorreu, no Com-plexo Municipal dos Desportos de Alma-da, a festa do 40º Aniversário da AIPICA-Associação de Iniciativas Populares Para a Infância do Concelho de Almada.

Programa - Entrega da Chama da Solidariedade ao Concelho de Palmela 10-11-2017, 10h00, Largo de São João

2

Passagem da Chama da Solidariedade Para o Con-celho de Palmela

A Chama da Solidariedade saiu de Almada e chegou a Palmela no dia 10 de Novembro, onde irá permanecer até ao dia 7 de Dezembro. Nessa data viajará até ao concelho de Santiago do Cacém.

A delegação oficial do Con-celho de Almada, foi lidera-da pela Presidente da Câmara Municipal de Alma-da, Inês de Medeiros, com a presença de Centro Paro-quial Padre Ricardo Gamei-ro e da AIPICA, IPSS onde a chama esteve residente e outros dirigentes de Institui-ções. A delegação oficial do Concelho de Palmela foi liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, acompanhado pelos vereadores Adilo Costa (presidente do CLAS de Palmela), Pedro Taleço, Raúl Cristóvão, e pela Vereadora Mara Rebelo, e ainda pelos Presidentes das Juntas de Palmela, Jorge Mares, e de Quinta do Anjo, António Mestre, e pelos Presidentes do Conselho de Administração da Fundação COI do Pinhal Novo, Carlos Taleço, e Fundação Robert Kalley, Pastor José Salvador, bem como dirigentes, técnicos/as e utentes das IPSS do Con-celho.

Após a chegada da Chama, ao som do grupo de tambores da APPACDM de Setúbal, assistiu-se a dois outros momentos musicais, que antecederam a cerimónia oficial da transmissão da Chama ao Concelho de Palmela.

A cerimónia terminou com um Moscatel de Honra, oferecido pela Câmara Municipal de Palmela, na Casa Mãe da Rota dos

Vinhos. O calendário encontra-se completo para o percurso da Chama pelas IPSS do Concelho de Palmela.

10h00 Chegada de Convidados/as e Participantes

10h20

Chegada do Presidente da Câmara Municipal de Palme-

la, Presidente do CLAS de Palmela e do Presidente da

UDIPSS de Setúbal

10h30 Recepção pelos Bombos APPACDM de Setúbal - Cen-

tro de Animação Jovem

10h30

Chegada da Comitiva do Concelho de Almada e da Via-

tura da UDIPSS de Setúbal com a Chama da Solidarie-

dade

10h35

Presidente da UDIPSS de Setúbal recebe a Chama da

Solidariedade, vinda do Concelho do ALMADA, das

mãos da Presidente da AIPICA

10h45 Intervenção do Presidente da UDIPSS de Setúbal

10h45

Presidente da UDIPSS de Setúbal entrega a Chama da

Solidariedade ao Presidente da Câmara Municipal de

Palmela

10h50 Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Pal-

mela

11h00

Presidente do CLAS de Palmela entrega a Chama da

Solidariedade ao Presidente do Conselho de Adminis-

tração do Fundação COI

11h05 Intervenção do Presidente do Conselho Administração

da Fundação COI

11h15 Animação CAO da FCOI - Peça de Teatro

11h40 Animação Musical

12h00

Bombos APPACDM - Centro de Animação Jovem

acompanham a Chama até à viatura da UDIPSS de

Setúbal

12h05 Saída da viatura da UDIPSS de Setúbal em desfile até à

Fundação COI

Page 3: NEWSLETTER - SETÚBAL – UDIPSS de Setúbaludipssdesetubal.org › wp-content › uploads › 2018 › 07 › 1... · 2018-07-04 · da, a festa do 40º Aniversário da AIPICA-Associação

Presença da UDIPSS de Setúbal em Eventos:

04-11-2017

Lançamento do livro "A Criação de Valor na Gestão Estratégica das Ins-tituições Sociais da Igreja em Portu-gal", de Tiago Abalroa-do, presidente da UDIPSS Évora.

08-11-2017

Fórum do Empreendedorismo ADREPES, AIP e EUROPE Direct Espaço Fortuna, Palmela, Setúbal

17-11-2017 Semana do Empregador (13-24 Novembro) IEFP Setúbal

Grupo de Discussão - Reformulação da Estratégia Nacional Para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC)

A Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC) 2016-2020, foi aprovada em 27 de Março de 2013, através da Resolução do Concelho de Ministros n.º 25/2013, sendo a mesma coordenada pelo Alto Comissaria-do para as Migrações (ACM). Esta Estratégia surgiu na sequência de um desafio lançado pela UE aos Estados-Membros, reconhecendo as graves dificuldades de integra-ção que ainda afetam as comunidades ciganas.

Para esta reformulação, o ACM conta com a colaboração do Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS), que é o responsável pela organização e dinamização de grupos de discussão que permitam refletir sobre as questões associa-das à inclusão das pessoas ciganas, estabelecer objetivos e formas de intervenção.

O Grupo de Discussão de 31-10-2017, teve lugar nas instala-ções da UDIPSS-Setúbal, entre as 09h e as 13h. Foi organizado pelo CESIS, em parce-ria com o Centro Distrital da Segu-rança Social de Setúbal e a UDIPSS-Setúbal. Contou com a presença de representantes da Segurança Social, de Municí-pios e de várias Instituições de Solidariedade. Foi efectuada pelo CESIS uma breve apresentação histórica e contextual da presença das Comunidades Ciganas em Portugal, ocor-rendo espaços para debate e reflexão.

Estas comunidades representam menos de 1% da popula-ção portu-guesa e são das mais jovens ao nível das faixas etá-rias, sendo e s s e n c i a l p e r c e b e r que razões bloqueiam a integra-

ção e passar de uma Estratégia Nacional para estratégias constantes nos Planos Municipais de cada Conselho.

Ocorrerão mais duas sessões para aprofundar estas proble-máticas em cada grupo de discussão. Estes grupos estão a ser dinamizados de Norte a Sul do país.

3

CHAMA E FESTA DA SOLIDARIEDADE 2017/2018

A Chama da Solidariedade é uma iniciativa da CNIS e da UDIPSS de Setúbal, que convidam toda a população do distrito de Setú-bal a acarinhar esta iniciativa.

Esta maratona de solidariedade teve início em Junho de 2017 e tem o seguinte percurso:

8 Set 2017 Entrega da Chama ao Presidente da Câmara Municipal do Seixal

10 Out 2017 Entrega da Chama ao Presidente da Câmara Municipal de Almada

10 Nov 2017 Entrega da Chama ao Presidente da Câmara Municipal de Palmela

7 Dez 2017 Entrega da Chama aos Presidentes das Câmaras Munici-pais de Santiago do Cacém e Sines

10 Jan 2018 Entrega da Chama aos Presidentes das Câmaras Munici-pais de Alcácer do Sal e Grândola

2 Fev 2018 Entrega da Chama aos Presidentes das Câmaras Munici-pais do Barreiro e Moita

2 Mar 2018 Entrega da Chama aos Presidentes das Câmaras Munici-pais de Alcochete e Montijo

6 Abr 2018 Entrega da Chama à Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra

4 Mai 2018 Entrega da Chama à Presidente da Câmara Municipal de Setúbal

8 Jun 2018 10h30 Passagem da Chama da Solidariedade: a UDPSS de Setúbal entregará a Chama à CNIS e esta a outra UDIPSS de Portugal

Page 4: NEWSLETTER - SETÚBAL – UDIPSS de Setúbaludipssdesetubal.org › wp-content › uploads › 2018 › 07 › 1... · 2018-07-04 · da, a festa do 40º Aniversário da AIPICA-Associação

AS NOSSAS ASSOCIADAS:

Fundação COI - Centro de Ocupação Infantil

A Fundação COI é uma Instituição Particular de Solidariedade

Social, fundada em 1980, na Freguesia de Pinhal Novo, cujo

objetivo principal é a promoção do Concelho de Palmela e, em

particular, da Freguesia de Pinhal Novo e da sua população,

através da concessão de bens e da prestação de serviços de

apoio ao cidadão e às famílias, durante todo o seu ciclo de

vida.

Iniciou a ativi-

dade com a

criação de res-

postas sociais

na área de

I n f â n c i a e

J u v e n t u d e

(Creche, Pré-

Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e Centro de Atividades de

Tempos Livres), tendo alargado a sua intervenção à área de

Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens em Perigo

(dispõe de dois Centros de Acolhimento Temporário e de um

Lar de Crianças e Jovens), Idosos (através da Residência de

Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Banco de Ajudas Téc-

nicas), Inserção Social (desenvolvida pelo Centro de Apoio

Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), Rendimento

Social de Inserção (RSI), Loja Social, Cantina Social, Casa

Abrigo Dolores (para mulheres vítimas de violência) e Apoio a

Refugiados, Educação Ambiental (através da Quinta Pedagógi-

ca da “Casa Caramela”), e ao Centro Integrado de Apoio à

Pessoa com Deficiência (composto pelo Lar Residencial, Resi-

dência Autónoma, Centro de Atividades Ocupacionais e Centro

de Fisioterapia (aberto à comunidade).

Dispõe ainda de uma área de Sustentabilidade Económico-

Financeira, que disponibiliza serviços de saúde à comunidade,

através da parafarmácia Farmatural e da clínica médica Clini-

coi.

As respostas sociais e serviços da Fundação COI estão instala-

dos em Pinhal Novo, mas a sua intervenção social estende-se

à União de Freguesias de Poceirão e Marateca. Paralelamente,

participa em projetos nacionais e internacionais, no âmbito da

educação e formação, com o intuito de combater os fenóme-

nos que conduzem à exclusão e desprotecção social.

Fundação COI | Avenida Zeca Afonso, 2955-220 Pinhal Novo | www.fundacao-coi.pt | www.facebook.com/fundacaocoi

Protocolos de Colaboração da UDIPPSS de Setúbal:

4#ALL http://www.4all-health.pt/

F3M Information Systems https://www.f3m.pt/

Gomedia http://2013.gomedia.pt/

Odulisser http://www.odulisser.pt/

Orangeways https://www.orangeways.pt/

P21 https://pt-pt.facebook.com/www.p21.com.pt/

Trivalor http://www.trivalor.pt/

Universidade de Évora http://www.uevora.pt/

Xecsul https://xecsul.pt/

CNIS Adiou Decisão de Aderir à Confederação da Economia Social Portuguesa

Existirão em Portugal, cerca de 60 mil entidades da economia social, como IPSS, Misericórdias, Associações sem fins lucrativos, Mutualidades, Coopera-tivas e Fundações. Sendo o objectivo do CNES-Conselho Nacional Para a Economia Social, agre-gar todas estas entidades numa confederação mais vasta, que será formalmente constituída no próximo ano.

A sessão final do Congresso Nacional Para a Economia Social, ocorreu em 14 de Novembro, em Lisboa, tendo este decorrido de uma proposta do CNES.

Segundo o Comunicado da CNIS-Confederação Nacio-nal das Instituições de Solidariedade, de 13-11-2017, esta decidiu adiar a votação da adesão à Confederação da Economia Social Portuguesa, em Assembleia Geral Extraordinária, de 11-11-2017, em Fátima. Esta decisão ocorreu após debate, por proposta aprovada pela maioria das Instituições presentes.

Tendo em conta que a CNIS é a principal organização ao nível da representação de Instituições de Solidarie-dade em Portugal, com mais de 1900 IPSS associadas, reconheceu-se a necessidade imperiosa de promover uma discussão mais profunda e informada sobre a adesão, para posterior votação em Reunião Magna Extraordinária, que virá a ser marcada pela mesa da Assembleia Geral.

Ficha Técnica: Newsletter Propriedade da UDIPSS (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social) de Setúbal R. Brancanes 62/64—2900-282 Setúbal | Telefone/Fax: 265 534 213 | [email protected] | www.udipssdesetubal.org Nota: Isenta de registo na ERC ao abrigo do Dec. Regulamentar 8/99 de 9/6, art. 12º n.º 1-A Os textos desta Newsletter são escritos com o antigo e o novo acordo ortográfico, de acordo com cada autor/a. Edição: Débora V. Oliveira