NÚMERO DO DIA 50 telecomunicações BT no patrocínio às ... · Detentora dos direitos do Tour da...

5
A dez dias da volta de um torneio internacional de futebol no Brasil, as marcas finalmente deram partida nas ações relacionadas à Copa Améri- ca. E o evento inaugural foi uma parceria entre GOL e Mastercard para promover a chegada da taça da competição sul-americana ao território brasileiro. Detentora dos direitos do Tour da Taça, a Mastercard se uniu à GOL para realizar o voo da taça. Após passar por Argentina, Chile, Colômbia e Peru, a taça desem- barcou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã de terça-feira (4). Ela ficou exposta no portão de embarque 34, atraindo os torcedores. Depois, partiu para São Paulo no voo 2019 da GOL, em alusão ao ano de realização do torneio. "Para a GOL é muito bacana começar as ativações da Copa América trazendo o ícone do torneio, que é a taça, do Rio de Janeiro para São Paulo. Essa é a primeira O BOLETIM DO MARKETING ESPORTIVO DO POR ERICH BETING, DO RIO DE JANEIRO* Voo da taça abre ações para a Copa América 1 NÚMERO DO DIA EDIÇÃO 1260 - QUARTA-FEIRA, 5 / JUNHO / 2019 de libras por cinco anos de contrato é o quanto pagará a empresa de telecomunicações BT no patrocínio às seleções da Inglaterra até 2024 50 mi

Transcript of NÚMERO DO DIA 50 telecomunicações BT no patrocínio às ... · Detentora dos direitos do Tour da...

Page 1: NÚMERO DO DIA 50 telecomunicações BT no patrocínio às ... · Detentora dos direitos do Tour da Taça, a Mastercard se uniu à GOL para realizar ... Os números são da medição

Adez dias da volta de um torneio internacional de futebol no Brasil, as marcas finalmente deram partida nas ações relacionadas à Copa Améri-ca. E o evento inaugural foi uma parceria entre GOL e Mastercard para

promover a chegada da taça da competição sul-americana ao território brasileiro.Detentora dos direitos do Tour da Taça, a Mastercard se uniu à GOL para realizar

o voo da taça. Após passar por Argentina, Chile, Colômbia e Peru, a taça desem-barcou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na manhã de terça-feira (4). Ela ficou exposta no portão de embarque 34, atraindo os torcedores. Depois, partiu para São Paulo no voo 2019 da GOL, em alusão ao ano de realização do torneio.

"Para a GOL é muito bacana começar as ativações da Copa América trazendo o ícone do torneio, que é a taça, do Rio de Janeiro para São Paulo. Essa é a primeira

O B O L E T I M D O M A R K E T I N G E S P O R T I V O

DO

POR ERICH BETING, DO RIO DE JANEIRO*

Voo da taça abre ações para a Copa América

1

N Ú M E R O D O D I A EDIÇÃO 1260 - QUARTA-FEIRA, 5 / JUNHO / 2019

de libras por cinco anos de contrato é o quanto pagará a empresa de telecomunicações BT no patrocínio às seleções da Inglaterra até 202450mi

Page 2: NÚMERO DO DIA 50 telecomunicações BT no patrocínio às ... · Detentora dos direitos do Tour da Taça, a Mastercard se uniu à GOL para realizar ... Os números são da medição

de várias ativações que faremos. Começaremos a trazer, uma vez por semana, di-ferentes aspectos da Copa América, como a torcida, a garra, a celebração. Vai ter novidade toda semana", disse German Carmona, gerente de marketing da GOL.

A ação da companhia é uma espécie de desdobramento da estratégia que já havia sido um sucesso em 2018, no período da Copa do Mundo da Rússia. Naque-la ocasião, a GOL fez a transmissão de jogos do Brasil ao vivo e, também, levou ex-jogadores em alguns voos, interagindo com os passageiros em trânsito. O con-junto de ações, inclusive, rendeu o prêmio de "Melhor Ativação de Patrocínio" na votação dos "Melhores do Ano" da Máquina do Esporte. Agora, os jogos ao vivo serão de toda a competição, uma vez que a GOL patrocina a Copa América.

"A gente vai fazer uma série de ativações a bordo para promover e torcer com os clientes durante os jogos", completou Carmona.

Desembarcada em São Paulo, a taça também ficará em exposição na capital paulista até o dia 13 de junho. No dia seguinte, ela estará no estádio do Morumbi, palco do jogo entre Brasil e Bolívia, pela abertura da competição sul-americana.

Em ação promovida pela Mastercard, a taça ficará exposta a partir desta quarta--feira na entrada do Shopping da Cidade, na avenida Paulista, até 10 de junho. De-pois, entre os dias 11 e 13, a Copa América estará na CIAB, maior feira sobre meio de pagamentos, que acontece no EXPO Transamérica, também em São Paulo.

"Essa ação faz parte de nossa campanha que convida as pessoas a se aproxima-rem para que possam começar o que não tem preço no mais importante campe-onato da América do Sul", diz Sarah Buchwitz, VP de marketing da Mastercard.

*O repórter viajou a convite de GOL e Mastercard

PA R A T E S TA R C O PA , F I FA L E VA C L U B E S A Q ATA R

I N G L AT E R R A F E C H A C O M B T P O R C I N C O A N O S

A Fifa decidiu que o Mundial de Clubes será disputado no Qatar nos dois próximos anos (2019 e 2020). A ideia da entidade é que a competição funcione como teste para a Copa do Mundo de 2022, que ocorre no país.

A decisão foi tomada durante o Congresso da entidade, em Paris. Além de decidir levar o Mundial para o Qa-tar, a Fifa fará com que o país do Ori-ente Médio flexibilize as leis que proi-bem o consumo de bebida alcoólica.

Já nos jogos entre clubes será per-mitido o consumo de álcool em algu-mas áreas. O comitê da Copa de 2022 também quer usar o evento para testar o funcionamento da Fan Fest.

A Federação Inglesa de Futebl (FA) anunciou um acordo para a empresa de telecomunicações BT apoiar nos próximos cinco anos as seleções inglesas de futebol.

O acordo já vale para o time feminino que disputa a Copa do Mundo feminina a partir do final de semana. A marca da BT estará na camisa de treino das jogadoras.

Segundo a empresa, o patrocínio servirá para mudar a imagem que o público tem da BT. A ideia é realizar diversas ações de ativação de marca para conseguir isso.

Page 3: NÚMERO DO DIA 50 telecomunicações BT no patrocínio às ... · Detentora dos direitos do Tour da Taça, a Mastercard se uniu à GOL para realizar ... Os números são da medição

O P I N I Ã O

Neymar já não vale o risco para marcas

Patrocinar Neymar, o principal atleta do esporte brasileiro, já não vale mais a pena. Favorito do mercado há uma década, o jogador somou diversas marcas nos últimos anos e, muitas delas, permanecem com ele. Mas elas

terão que tomar uma decisão importante nos próximos meses, e dificilmente irão rumar o caminho da manutenção de parceria. Já não há mais por quê.

São três motivos centrais. O primeiro é o mais fácil de ser percebido: há muito tempo que Neymar se envolve muito mais em polêmicas do que em esporte; hoje, o atleta parece longe da elite do futebol mundial. A considerar apenas o último ano, o jogador virou piada na Copa do Mundo, deu soco em torcedor, recebeu suspensão por falar demais nas redes sociais e, agora, é acusado de estupro.

Neymar, na verdade, é bastante protegido por seus parceiros. Qualquer uma das polêmicas citadas já seria suficiente para uma marca romper com uma celebrida-de. O jogador, no entanto, parece que se mantém sob a esperança de um retorno triunfal, que o colocaria novamente aos holofotes com condição de astro mundial e herói nacional. Algo que parece muito distante neste momento.

O segundo fator está na desastrosa gestão de imagem de Neymar, algo que se repete nos últimos anos. O vídeo com as imagens da mulher que o acusa de estupro

mostra o quão inconsequente são as ações de quem deveria prezar pela imagem do atleta. A marca que investe em Neymar convive com uma certeza desagradável: caso ocorra uma nova crise, ela será potencializada pelo estafe do atleta brasileiro.

Por fim, talvez o mais importante de todos: Neymar não é confiável. Antes, suas polêmicas eram abafadas pela juventude, mas hoje isso não faz nenhum sentido. O jogador age de maneira que é difícil de entender. Dias após a agressão ao torcedor e a um mês da Copa América, o atleta chamou uma mulher desconhecida, pelo Insta-gram, com viagem paga, e a recebeu embriagado. E admitiu tudo isso. Independen-temente se houve ou não estupro, as atitudes são de alguém pouco comprometido com a carreira, com o profissionalismo. Em bom português, faz "coisa de moleque".

Ainda ficarão empresas baseadas na tal aposta de recuperação. E pode ser que dê certo, com o retorno esportivo de Neymar. Mas isso não deveria ser suficiente. Os episódios passados e o modo como o jogador e equipe lidaram com as mais diversas situações não somam nada à imagem de qualquer marca envolvida.

Status de ídolo tem sido assombrado

por diversas polêmicas e casos seguidos

de péssima gestão de imagem

POR DUDA LOPES

diretor de novos negócios da Máquina do Esporte

Page 4: NÚMERO DO DIA 50 telecomunicações BT no patrocínio às ... · Detentora dos direitos do Tour da Taça, a Mastercard se uniu à GOL para realizar ... Os números são da medição

Champions bate recorde na TV paga no Brasil

A ESPN dos Estados Unidos cri-ou uma transmissão exclusiva para o público adolescente das finais da NBA, que acontecem nesta semana.

Os jogos tem sido transmitidos pela apresentadora Katie Nolan, que é quem apresenta o SportsCen-ter, principal produto da casa, no Snapchat. Ela tem a companhia do youtuber Mike Korzemba, que tem mais de 1,4 milhões de seguidores.

Nas transmissões, os rostos dos dois apresentadores ficam em tem-po real na parte inferior da tela, como acontece nos streamings de jogos eletrônicos nas redes sociais.

Além disso, a ESPN tem usado gráficos diferentes em jogadas, a ex-emplo do que faz o NBB no Brasil.

E S P N C R I A U M A T R A N S M I S S Ã O ' T E E N ' D E F I N A I S D A N B A N O S E U A

O Vitória oficializou a mudança de fornecedor de material esportivo.

A Kappa substituiu a Topper, que tem reduzido o aporte feito a clubes de

futebol este ano. Foi o próprio Vitória o responsável por desenhar o layout

da camisa, que será fabricada pela marca de origem italiana e confeccio-

nada no Brasil pela SPR. A camisa apresenta uma grande

mudança. As listras preto e vermelha são na vertical, diferentemente do

tradicional uso na horizontal.

VITÓRIA TORNA KAPPA SUA

FORNECEDORA NO LUGAR DA

TOPPER

POR REDAÇÃO

A partida entre Tottenham x Liverpool, que garantiu aos Reds o sexto título na história da Champions League, foi a mais assistida da história do torneio no Brasil na TV paga.

A final da temporada 2019 teve média de 10,65 pontos de audiência e pico de 12,62 entre domicílios com TV paga no país. Isso representa cerca de 3,7 milhões de pessoas assis-tindo à final. Os números são da medição do Kantar Ibope.

Durante a transmissão da TNT, canal onde a Turner passou a transmitir os jogos após a decisão de encerrar o Esporte Interativo na TV paga, o canal se consolidou em primeiro lu-gar no ranking que lista toda a televisão (aberta e fechada) e também entre o público domiciliar (pessoas com 4 anos ou mais e homens) que possuem TV paga em casa.

A final entre os times ingleses alcançou ainda a maior au-diência de um jogo de futebol transmitido pela TV por assi-natura desde 2016 para domicílios com TV paga e, entre o público masculino, o maior desde a Copa de 2014.

O jogo foi transmitido ao vivo também na página oficial do Esporte Interativo no Facebook e bateu novos recordes de minutos assistidos e visualizações de vídeo na temporada. Além disso, foram 1,3 milhão de interações e 7,4 milhões de usuários únicos, números que nunca haviam sido alcançados.

Apesar do recorde histórico, o alcance do torneio foi me-nor esse ano, com a ausência da TV aberta. Em 2018, a final entre Liverpool e Real Madrid havia obtido 28 pontos de au-diência na soma das exibições de Band (5) e Globo (23).

Page 5: NÚMERO DO DIA 50 telecomunicações BT no patrocínio às ... · Detentora dos direitos do Tour da Taça, a Mastercard se uniu à GOL para realizar ... Os números são da medição

POR ERICH BETING

O Itaú lançou nesta terça-feira (4) uma campanha em que provoca o tor-cedor a conhecer mais sobre a seleção brasileira que disputa a Copa do Mundo feminina a partir do próximo domingo, dia 9. A peça publicitária

é protagonizada por Andressa Alves (Barcelona) e Cristiane Rozeira (São Paulo) e procura fazer o torcedor conhecer as atletas e torcer por elas no Mundial.

A mensagem que as jogadoras passam é impactante: "A gente busca reconheci-mento. A gente busca se superar. E você, já buscou sobre nós", questionam.

O banco, então, convoca os torcedores a se informarem mais sobre as jogado-ras que defenderão o Brasil no Mundial. Além de trazer a pergunta das atletas, o Itaú mostra dados sobre os gols marcados por Cristiane (mais de 70) e de jogos disputados por Andressa (mais de 40) com a camisa brasileira. Depois disso, a propaganda questiona se já comemoramos esses gols ou assistimos a esses jogos.

A ideia do Itaú é mostrar que o futebol feminino precisa ser mais reconhecido pelas pessoas. Para reforçar a mensagem, o banco patrocina também a exposição "Contra-Ataque! As mulheres no futebol", criada pelo Museu do Futebol e que reconta a história de superação das mulheres para se inserirem no futebol.

"No país do futebol, pouco se fala sobre as equipes femininas. Como patroci-nador de todas as Seleções, para nós é muito importante mostrar quem são essas jogadoras e incentivar a torcida a reconhecê-las e estar junto com elas. Apoiar a Seleção, projetos que ensinam futebol e promover exposição sobre o futebol femi-nino são ações essenciais para dar luz ao exemplo forte e inegável do poder trans-formador do esporte", diz Juliana Cury, superintendente de marketing do Itaú.

Itaú 'provoca' torcida pelo futebol feminino

5

POR REDAÇÃO