Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

18
Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XVI - No 131 - Novembro/Dezembro - 2014

description

Compartilhar Pastoral - Novembro / Dezembro 2014

Transcript of Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Page 1: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XVI - No 131 - Novembro/Dezembro - 2014

Page 2: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Editorial

Expediente

Ano XVI – Nº 131Novembro / Dezembro – 2014Compartilhar Pastoral é uma publicação bi-mestral da Igreja Metodista na Região Missio-nária do Nordeste

Coordenação Regional de AçãoMissionária – CoreamBispa Marisa de Freitas Ferreira, presidenteRev. Francisco Porto de Almeida JúniorRev. Emerson de Oliveira ValenteRev. Sílvio RochaLuís Fernando Souza Morais (Fliper)Luís Carlos AraújoJorge José da SilvaNosan Cavalcante

Administrador da Sede RegionalMarcus Vinicius Brandão Costa

Departamento de Comunicação Luís Augusto Mendes Patrícia Monteiro Mendes

Jornalista ResponsávelPatrícia Monteiro Mendes - DRT 1097 SE

Editoração EletrônicaLuís Augusto Mendes - DRT 1956 PBLuan Matias

Colaboradores/as de ComunicaçãoIsabelle FreitasLuana MirandaManoel Pires (Capa)Nilson LacerdaPaloma Faustino

Remne na Webremne.metodista.org.brFale com a redação do [email protected](83) 9613 9734Sede Regional Rua Desembargador Goés Cavalcante, 331Parnamirim, Recife/PE, CEP 52060-140 Fone: (81) 3202 3050

Compartilhar Pastoral Nov / Dez 2014

Os artigos são de responsabilidade dos/as auto-res/as e não refletem necessariamente a opinião do jornal ou da Igreja Metodista.

1

O conhecido texto de Lamentações 3.21 é um lema para aquecer a fé e fortalecer os sonhos de muitos/as cristãos/ãs em todo o mundo. Daqui a pouco, quando os presentes trocados no Natal estiverem envelhecidos pela passagem do tempo, quando a ansiedade do estar-junto for novamente substituída pelas mensagens trocadas nas redes sociais e quan-do a engrenagem do dia a dia, com suas lutas e buscas, tentar colocar a esperança e o sonho no final da fila...lembremos do texto acima! Para a Região Missionária do Nordeste, 2014 foi um ano de expansão, de novos come-ços. Aqui destacamos a abertura de dois novos campos missionários, em importantes cidades nordestinas: a capital alagoana, Maceió, e a segunda maior cidade da Bahia, Feira de San-tana. Foi um ano de fortalecer parcerias para manter a missão, com a expectativa, para o ano que vem, do projeto nacional Uma Semana Pra Jesus, na cidade de Porto Seguro (BA). Já no final do ano, o Treina Malta – realizado pela Confederação de Jovens – foi um oásis para o sertão piauiense, oferecendo ainda uma oportunidade para jovens metodistas exer-cerem o chamado missionário. Outra boa notícia foi a inauguração da creche Gente Nova, uma instituição que nasceu no coração do pastor norte-americano David Blackburn (falecido esposo da irmã Jane) e que há mais de 25 anos abençoa crianças e suas fa-mílias na periferia de Olinda, em Pernambuco. E é com esse “espírito” de esperança e fé que o Compartilhar Pastoral chega nesse finalzinho de ano, trazendo, em forma de notí-cias, expressões de uma igreja que aprendeu a vivenciar o sentido do Natal o ano inteiro. Para além das festas, das luzes e dos banquetes que nos rodeiam, lembremo-nos de compartilhar a boa nova do Menino Jesus que é vivo e reina entre nós. Feliz Natal e um 2015 de boas memórias e frutos missionários.

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança...”

Page 3: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

COMPARTILHAR PASTORAL SET / OUT 2014

2

Nov / Dez 2014

Page 4: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

CO

MPA

RTIL

HAR

PAST

ORA

LSE

T/O

UT20

143

No

v / D

ez

2014

Page 5: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Liderança nacional define alvo da Oferta Missionária

Fonte: Rev. José Geraldo Magalhães/ Sede Nacional

A Coordenação Geral de Ação Missioná-ria (Cogeam), reunida dias 14 e 15 de novembro de 2014 definiu os valores da

Oferta Missionária Nacional de 2015. A mobi-lização nacional acontecerá no mês de maio de 2015 e outras informações serão disponibilizadas nos próximos meses. O alvo de arrecadação da Remne é R$ 29.900,00.

Durante a reunião, a Cogeam decidiu anteci-par o valor de 230 mil reais para a Remne (Re-gião Missionária do Nordeste) para a aquisição de um terreno em Porto Seguro/BA para futura construção de templo.

Outras decisões: a Cogeam criou um órgão editorial da Igreja Metodista para concentrar a produção literária, dando maior visibilidade, bem como atendimento às questões legais. Elegeu o pastor Paulo Pontes, da 5ª Região, Secretário de Expansão Missionária, para dar sequência ao tra-balho inicial desta pasta, organizado pelo pastor Luis Carlos Araújo, da 3ª Região.

4

Nov / Dez 2014

Co

mp

arti

lha

r Pa

sto

ral

Missão

Page 6: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

COMPARTILHAR PASTORAL SET / OUT 2014

5

Nov / Dez 2014

Page 7: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

CO

MPA

RTIL

HAR

PAST

ORA

LSE

T/O

UT20

14

6

No

v / D

ez

2014

Page 8: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

SET

/OUT

2014

MISSÃO & CIDADANIA

17 SET / OUT 2014

18

No

v / D

ez

2014

7

Page 9: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

SET / OUT 2014

18

Nov / Dez 2014

8

Page 10: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Compartilhar PastoralNov/ Dez 20149

Luan Matias

OOs meses de outubro e novembro foram de muitas atividades para a juventude da Remne. Com a decisão da Federação de

Jovens em investir no fortalecimento dos distritos, as programações de nível regional deram lugar aos Encontros Distritais de Jovens - alguns foram feitos em parceria com os juvenis.

Criado há apenas um ano, o Distrito 8 teve pela primeira vez sua juventude reunida. Para o SD Pa-trick Ramon, essa foi uma ótima oportunidade para fortalecer a união e o propósitos comuns entre os participantes. “Deus falou com os Juvenis e Jovens da nossa Paraíba. Foram tratados temas como a postura cristã em meio as redes sociais, em nossos empregos, escolas e universidades. Saímos motiva-dos a sermos pequenos Cristos além dos templos”, contou empolgado ao término do encontro.

A Mesa Executiva da Federação esteve presente em todos os Distritais, sempre representada por um

ou dois dos seus membros, que vale destacar, custe-aram suas viagens por conta própria. O Presidente da Fejorem, Iannick Curvelo, explicou a importân-cia dos encontros: “Esse ano a Federação teve um trabalho de organizar a casa. Fizemos as nomeações dos SDs, mas durante a caminhada alguns não pu-deram continuar e foram substituídos. Os Distritais foram oportunidades de consolidar a juventude e as lideranças dos distritos”, explicou.

A expectativa da Fejorem é poder continuar se aproximando dos jovens que se encontram nas igrejas locais e continuar avançando. “Eu só tenho a agradecer ao trabalho realizado por cada SD e pelos membros da Mesa. É preciso também citar a Fede-ração de Juvenis e destacar o apoio que tivemos da Sede Regional e da Bispa Marisa. Apesar de todas as dificuldades, podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor”, concluiu Iannick.

Juventude

Juventude ReunidaEncontros Distritais movimentam jovens e juvenis por toda Região

Page 11: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Compartilhar Pastoral

Co

mp

arti

lha

r Pa

sto

ral

No

v/ D

ez

2014

10

Sheslla Almeida

O período entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro foi de alegria e confronto para jovens do Brasil inteiro. Em uma parceria entre a Agência Malta e a Federação de Jovens da Remne, aconteceu em Teresina o Treina Malta, um encontro direcio-nado à capacitação e identificação de chamado e vocação. Marcado por experiências sobrenaturais e palestras que proporcionaram o despertamento missionário, o Treina Malta deixou uma marca em cada coração presente naqueles dias.

Nas diversas palestras realizadas sobre libertação e evangelismo - com um momento especial para a evangelização de muçulmanos - estiveram presen-tes, entre outras preletores, o Bispo Adonias Pereira do Lago, o Pr. Carlos Queiroz, o Pr. Paulo Amendo-la (5° região) e Edson Teixeira.

Segundo Iannick Curvelo, Presidente da Fe-jorem, era notório o direcionamento do Espírito Santo sobre cada ministração. “Apesar dos prega-dores não terem a oportunidade de se encontrarem previamente, todas as palavras estavam encaixadas e uma complementava a outra. Esse período trouxe esclarecimento sobre a vida com Deus e deixou ex-plícito a confirmação no coração de muitas pessoas sobre o seu chamado”, comentou.

Essa foi a primeira vez que Treina Malta aconte-ceu no Nordeste. A próxima edição da capacitação missionária ocorre em 2015 e o local deverá ser confirmado pela Confederação de Jovens no pri-meiro semestre do próximo ano.

Com a Graça de Deus, teremos a presença da Remne na Juname 2015. Cerca de 30 juvenis se empe-nharam, economizaram na mesada, fizeram cantina, venderam doces, confeccionaram caixinha de contri-buição na igreja, e assim caminhamos rumo a nossa tão sonhada e esperada Juname! Como região missio-nária nossos juvenis terão muito a contribuir e agre-gar valores e experiências nesse encontro que busca alcançar a Missão como nosso estilo de vida!

Treina MaltaCapacitação Missionária aconteceu pela primeira vez no Nordeste

JunamePor Amanda Cezar - Presidente da Federação de Juvenis da [email protected]

Page 12: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Nov / Dez 2014Co

mp

arti

lha

r Pa

sto

ral

Mulheres

11

Nos dias 16 a 19 de outubro aconteceu a Assembleia Geral da Confederação de Mulheres Metodistas do Brasil, em

Gramado/RS. Com uma delegação de 83 Mulhe-res, a Remme se uniu a quase mil mulheres e fez diferença naquele lugar. Um dos momentos im-portantes para nós foi a eleição da nova diretoria, na qual participamos com 55 delegadas. A nossa gratidão a Deus pelo privilégio de poder partici-par de tamanha graça.

Também quero expressar a minha gratidão a todas as mulheres guerreiras, comprometidas com a obra do Senhor, mesmo aquelas que por algum motivo não puderam estar na assembleia, mas estiveram orando por todas nós. A Deus toda honra e toda Glória.

Planejamento 2015

A mesa da Federação reuniu-se nos dias 05,06 e 07 de dezembro na Igreja Metodista em Cascavel/CE para planejar ações para 2015. Foco para o Congresso Regional, que ocorrerá no segundo semestre, em local a ser definido. Dias de tomada de decisões, e acima de tudo de ouvir a voz do Senhor para proporcionar às mulheres tempo de mais união, busca, intimidade com Deus. Durante a reunião fizemos a avaliação dos Distritais realizados em 2014. A nossa gratidão a Deus por termos cumprido o que Ele nos cha-mou a fazer.

Por Amparo Freitas, Presidente da Federação de [email protected]

Tempo de GraçaMais de 80 mulheres representam a Remne em Gramado

Page 13: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Co

mp

arti

lha

r Pa

sto

ral

No

v / D

ez

2014

Crescimento

12

A Região Missionária do Nordeste celebra a presença da Igreja Metodista em mais uma cidade nordestina. Por meio da visão missionária da Igreja Metodista em Mossoró, conduzida pelo pastor Kleber de Souza Cabral, o município de Assú, no Rio Grande do Norte, é o novo trabalho metodista do distrito NE 4. A inauguração do novo ponto missionário ocorreu dia 25 de outubro, com a presença de todas as congregações e pastores do distrito, além da SD, Revda. Maria Monteiro. Segundo o pastor Kleber Cabral, os cultos têm ocorrido às terças e aos domingos, com uma média de cinco visitantes. “Já estamos preparando uma senhora para o batismo. Não conseguimos realizar o casas de paz este ano lá, mas no raiar de 2015 esse projeto ocorrerá”, afirmou o pastor.

Ministério Depois de um ano de aulas, trabalhos e projetos desen-volvidos nas igrejas locais como parte das atividades do Programa de Orientação Vocacional (POV), foram aprovados os seguintes irmãos/ãs, com recomendação para estudo na Faculdade de Teolo-gia da Igreja Metodista (Fateo): Gabriela Piloto, Gilmar Azevedo, Cristiane Cruz, Pedro Moura e Isabelle Freitas. A irmã Pollyana Indiamara termina o curso em 2015. O Rev. Ricardo Pereira compartilhou a alegria pela forma-tura de três turmas do Curso de Formação de Evangelista (CFE), nas cidades de Vitória da Conquista (BA), Aracaju (SE) e Teresina (PI).

Distrito IV inaugura ponto missionária em Assú (RN)

Vitória da Conquista (BA)Aracaju (SE)

Teresina (PI)

Programa de Orientação Vocacional

Page 14: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

13N

ov

/ De

z 20

14C

om

pa

rtilh

ar P

ast

ora

l

Ensino

Por Liliane Priscila, Coordenadora Regional de Escola [email protected]

Ocorreu no dia 20 de novembro um sábado de convivência com coordenadores/as de Escola Dominical do Distrito II (Pernam-

buco). Contamos com a presença de 13 partici-pantes, representando as Igrejas de Guararapes, Nova Descoberta, San Martin, Varjada (Agreste), Limoeiro, Caixa D´agua (Olinda) e Araçoiaba. Compreendemos que foi um dia desafiador, onde foi preciso sai da sua zona de conforto para juntos buscarmos respostas no proposito da “Escola Do-minical, ser feita para MIM e para VOCÊ”.

Queremos agradecer a participação de todos/as pela dedicação para com esse ministério. Jun-tos/as, podemos fazer a diferença na nossa região (Sl. 133.1).

Renovação e serviço Opinião dos participantes: “A capacitação foi uma benção, renovei

minhas forças para colocar aqueles meninas pra trabalhar e ganhar vidas pra o reino de Deus.” (Ana Cristina, Igreja Metodista de Varjada) “Tivemos a oportunidade de trocar experi-ências, e aprendemos a encarar os pontos positivos e negativos das Escolas Dominicais(ED) das igrejas locais, e também aprendemos a planejar o melhor momento de aprendizado e comunhão para a ED. “(Aryane Bernardino, Guararapes)

CAPACITAÇÕES EM 2015NE 1- 09 de Maio de 2015 NE 2- 22 de Novembro 2014NE 3 - Julho de 2015NE 4 -14 de Março de 2015NE 5- 13 de Junho de 2015NE 6- 11 de Julho de 2015NE 7 - 16 de Maio de 2015NE 8 - Março de 2015

Aprendendo para ensinarCoordenadores/as de ED participam de capacitação

Page 15: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Por Sueleide Costa, Coordenadora Regional de Ação [email protected]

A Secretaria Executiva de Ação Social da Remne esteve reunida na Sede Regional, no início de novembro, com as coordenações

distritais para avaliar o trabalho que realizaram e planejar futuras atividades. Na ocasião esteve pre-sente Fabiana Chacon, representante do distrito IV, Ceiça Santana, distrito III, a coordenadora regional do projeto Sombra e Água Fresca, Marleide Olivei-ra, Jadilma Vicente, coordenadora do Projeto Mães

Sozinha com Crianças, o Evangelista Fernando, de Rio do Fogo, distrito IV. O encontro foi um impor-tante momento de renovação de forças e motivação para o serviço amoroso a Deus, através de nosso próximo. A partir do texto Josué 1:7, que diz “tão somente esforça-te e tende bom ânimo”, todos/as fomos motivados/as a “atravessar o Rio Jordão” com todas as dificuldades e alcançar a vitória, as-sim como Josué.

Ação Social faz avaliação e planejamento

Compartilhar Pastoral

14

No

v/ D

ez

2014

Social

Manoel Pires (à esquerda) e Josemir Cavalcante (à direita)

Conquista Os estudantes de Jornalismo Manoel Pi-res e Josemi Cavalcante, colaboradores da equi-pe de Comunicação da Remne, conquistaram o primeiro lugar em fotojornalismo e telejorna-lismo, respectivamente, na categoria universi-tária do Prêmio ALPB de Jornalismo. No caso de Josemi, a reportagem foi feita com outros dois colegas de curso (Suenya e Wallisson) e sob a orientação da professora Carla Arantes. O resultado foi anunciado dia 10 de dezembro. Parabéns aos nossos irmãos pela conquista!

Page 16: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

Nov / Dez 2014Co

mp

arti

lha

r Pa

sto

ral

Visita Episcopal

15

De passagem pelo Nordeste, onde foi um dos preletores do Treina Malta, o Bispo Adonias Pereira

do Lago, Presidente do Colégio Episco-pal, conheceu de perto alguns dos traba-lhos desenvolvidos pela Remne.

Ao visitar o povo Tremembé de Al-mofala, no Ceará, o Bispo teve a oportu-nidade de encontrar-se com o Evangelis-ta Wilson José dos Santos e a Missionária Marly Schiavani, líderes Metodistas que trabalham diretamente com os indíge-

nas. Na oportunidade, a equipe da Sede Nacional conheceu a Escola Indígena Tremembé Mangue Alto, construída pela Igreja Metodista no ano de 2005.

Vale destacar que o ensino é uma das marcas da Missão Metodista no local.Através de parcerias realizadas desde o ano de 1997, a Igreja tem constrído uma relação de respeito e confiança com o povo Tremembé, desenvolvendo o servi-ço e a Missão em todas as suas esferas.

Presidente da Igreja Metodista visita povo Tremembé de Almofala, no Ceará

Page 17: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

COMPARTILHAR PASTORAL

SET

/OUT

2014

No

v/ D

ez

2014

16

Page 18: Nov / Dez 2014 - Compartilhar Pastoral

UM ANO NOVO DE FÉ E ESPERANÇA

Ano novo é tempo de renovar esperanças. Não por causa do tempo que vem, e sim de um tempo oportuno presenteado por Deus, acolhido por nós em gratidão. Este dom é a chance de começar, recomeçar; fazer e con-tinuar fazendo; trabalhar e descansar; amar e perdoar; orar e servir; meditar e comparti-lhar o estudo; sobretudo, andar nos passos de Jesus de Nazaré e se envolver na cons-trução do Reino de Deus. Temos a graça de Deus que nos fortalece dia a dia: a doce pre-sença consoladora do Espírito Santo que nos transforma e nos leva a ser agentes de trans-formação. Assim sendo, ano novo de bênçãos para você e sua família.

Rev. Ivan CarlosSD NE 1

Muitas vezes queremos ga-nhar e, não percebemos que al-gumas perdas são necessárias, um exemplo é a poda que Jesus faz referencia em João 15, 2015 será um ano de muitos frutos, mais fiquem atentos para as po-das, elas acontecem antes dos frutos.

Rev. Samuel LuizSD NE 2

Sempre que nos aproximamos de um novo ano criamos expectativas e sonhamos sonhos. Certamente 2015 não será diferente, por isso pedimos ao Senhor que nasceu e mora em nossos corações através do seu Espí-rito que nos conceda um ano de co-munhão e obediência a Deus, forta-lecimento dos laços familiares, amor ao próximo, frutificação no espírito, zelo pelas coisas de Deus e muito ar-dor missionário.

Rev. Dilson Dias SD NE 3

Minha esperança e oração é que, em 2015, nós, povo de Deus, esteja-mos mais conscientes de Sua missão. A missão que Deus nos confiou de ir e fazer discípulos e discípulas e que o Senhor envie o Seu sopro sobre a Igreja, para que ela se levante na for-ça do Espírito, para cumprir a missão de “espalhar a santidade bíblica por toda a terra”.

Rev. Maria MonteiroSD NE 4

Espero uma igreja em busca da ma-turidade. Sendo desafiada, edificada, assumindo lutas que valem a pena se-rem travadas. Com os olhos atentos ao que Deus está fazendo através de seus servos e servas. E que assim, maduros, juntos, trabalhando para construir algo de qualidade que vai durar por toda a eternidade. “A sabedoria de um homem não está em não errar, chorar, se an-gustiar e se fragilizar, mas em usar seu sofrimento como alicerce de sua matu-ridade”. Agusto.Cury

Rev. Augusto Piloto SD NE 5

Tenho esperança que cada cristão metodista assuma a sua condição de discípulo de Cristo e anunciador das boas notícias de salvação. Que mais e mais pessoas conheçam o infinito amor de Cristo e sejam alistadas no reino dos céus, participando do Corpo de Cristo, assumindo compromisso de membro da nossa querida Igreja Me-todista. Desperta Igreja!! Seja teste-munha da graça do nosso Deus! Esta é a minha oração e desejo para 2015.

Rev. André LuizSD NE 6

Nossa expectativa para este novo ano é que seja um tempo de avanço mis-sionário. Uma igreja missionária que ame pessoas e desejam ir ao encon-tro destas, anunciando o evangelho e fazendo discípulos/as. Minha oração para que nossa Região avance por todo o nosso Nordeste. Feliz 2015.Rev. Emanoel Bezerra

SD NE 7

“Agora pois permanecem a fé, a esperan-ça e a caridade, estas três, mas a maior des-tas é a caridade” ICo 13.13 No texto citado, Paulo orientou e desejou que a comuni-dade de fé de Corinto não apenas conhe-cesse a fé, mas a vivesse mediante ações concretas que levassem à prática do amor, da caridade e mantivesse viva a chama da esperança nos corações dos/a cristãos/a. Quero também esperar e aguardar com fé no ano próximo uma igreja mais amável, compreensiva e atuante na vivência do amor abnegado; uma igreja comprometi-da com a missão de espalhar a santidade de Deus por toda a terra. Feliz Natal e um 2015 cheio de paz, fé, esperança e amor.

Rev. Gilmara MichaelSD NE 8