Nova Odivelas 362

16
BLOCO DE ESQUERDA JÁ TEM SEDE EM ODIVELAS Sexta-feira, 08 de Outubro de 2010 // N.º 362 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional Entre Tanto Horóscopo Odivelas Turística Posto de Comando Directas Automóveis antigos em desfile pela cidade BE já tem sede Odivelas ACUP continua a lutar pelos irmãos Aldeia Soares Cortejo evocativo em Caneças Directas Ponto e Vírgula Dualidades Mundo das Tropelias Re/max York Centenário da República na AMO Já abriu o Complexo Escolar Isabel de Portugal Forno e Talho da Cidade Futebol: Torneios no Tenente Valdez Futebol: Jogo e Torneio do Centenário Futsal: Jogos de apresentação do PSAAC e GDRPCR Directas Agenda Desportiva Sado Rent agora no Mendinhas Car Caminhada pela inclusão Muralha de Cores Hacienda D. Luisa Odivelas Life Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do Reino Consilcar 2 2 3 3 4 4 4 5 5 5 6 6 6 7 8 9 10 11 11 11 11 11 12 12 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB NESTE NÚMERO PUB PUB ISABEL DE PORTUGAL JÁ ABRIU ASSEMBLEIA MUNICIPAL ASSINALOU CENTENÁRIO DA REPÚBLICA ESCOLA DESACTIVADA DEU NOME AO NOVO COMPLEXO ESCOLAR NA ARROJA

description

08 de Outubro 2010

Transcript of Nova Odivelas 362

Page 1: Nova Odivelas 362

BLOCO DE ESQUERDA JÁ TEM SEDE EM ODIVELAS

Sexta-feira, 08 de Outubro de 2010 // N.º 362 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional

Entre TantoHoróscopoOdivelas TurísticaPosto de ComandoDirectasAutomóveis antigosem desfile pela cidadeBE já tem sede OdivelasACUP continua a lutarpelos irmãos Aldeia SoaresCortejo evocativoem CaneçasDirectasPonto e VírgulaDualidadesMundo das TropeliasRe/max YorkCentenário da Repúblicana AMOJá abriu o ComplexoEscolar Isabel de PortugalForno e Talho da CidadeFutebol: Torneiosno Tenente ValdezFutebol: Jogo e Torneiodo CentenárioFutsal: Jogosde apresentaçãodo PSAAC e GDRPCRDirectasAgenda DesportivaSado Rent agorano Mendinhas CarCaminhada pela inclusãoMuralha de Cores Hacienda D. LuisaOdivelas LifeRealmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do ReinoConsilcar

22334

44

5

556667

8

910

11

11

111111

12121314141515151516

PUB

NESTE NÚMERO

PUB

PUB

ISABEL DE PORTUGAL JÁ ABRIU

ASSEMBLEIA MUNICIPAL ASSINALOUCENTENÁRIO DA REPÚBLICA

ESCOLA DESACTIVADA DEU NOME AO NOVO COMPLEXO ESCOLAR NA ARROJA

Page 2: Nova Odivelas 362

08 Outubro 20102 NovaOdivelas

Mas que piada tem isso?As gargalhadas voltam esta noiteao Centro de Exposição de Odive-las. Sob o comando do capitãoJosé Duarte os guerrilheiros doriso vão combater a tristeza e amonotonia com loucuras nuncaantes imaginadas na gravação aovivo do programa da NO TV, Masque piada tem isso? Começa às22h00 e todos podem participar.

Palestras Jardinse SociedadeA segunda palestra do ciclo Jardins eSociedade vai realizar-se, às 15h00,no auditório dos Paços do Conce-lho e terá como oradora CristinaCastel-Branco do Instituto de Agro-nomia, Universidade Técnica deLisboa que falará de Jardins Urbanos,sua importância e ligação à sociedade.

Assembleia de Freguesiade Odivelas Com início às 20h00, no PavilhãoPolivalente de Odivelas vai terlugar uma reunião da Assembleiade Freguesia de Odivelas, que temna sua ordem de trabalhos os con-tratos leasing celebrados pela au-tarquia, a Gestão Autárquica eInformação Financeira e a apre-sentação do Plano Municipal deEmergência de Odivelas. Todas asreuniões da assembleia de Fre-guesia são abertas ao público.

Exposição na RamadaÀs 19h00 vai ser inaugurada noCentro de Exposições da Junta deFreguesia da Ramada a exposi-ção de artes plásticas de TâniaMarcelino que pode ser vista até22 de Outubro.

InformalidadesÀs 22h00 começa no auditório aoar livre do Centro de Exposições

de Odivelas o programa da NOTV, Informalidades, com AntónioPedro, Graça Peixoto, MiguelRamos e Xara Brasil. A modera-ção será de Henrique Ribeiro. Oprograma é aberto à participaçãodos webespectadores.

Teatro AmadorDe 01 a 17 de Outubro vai decor-rer no Centro Cultural Mala-posta a 5ª Festa do TeatroAmador com espectáculos deQuarta a Sexta-feira às 21h30,aos Sábados às 16h00 e 21h30 eaos Domingos às 11h00 e 16h00.Preço único 5 euros.

Instituto de Odivelasna MalapostaNo âmbito da 5ª Festa de TeatroAmador da Malaposta, as alunasdo Instituto de Odivelas sobemao palco pela primeira vez naMalaposta nos dias 08 e 09 deOutubro com duas peças: IstoNão Tem Nada a Ver Com Moran-gos Com Açúcar e Mulheres Vicen-tinas. Os espectáculos começamàs 21h30. Preço único 2 euros.

Centenário da RepúblicaNo âmbito das comemoraçõesdo Centenário da República quea Câmara Municipal de Odivelasestá a promover, vão ter lugarvárias conferências sobre a his-tória da 1ª República e os ideaisrepublicanos.No dia 12 de Outubro, às 15h00Alfredo Caldeira, administradordo Arquivo e Biblioteca da Fun-dação Mário Soares vem falarde 3, 4 e 5 de Outubro – O Movi-mento Revolucionário Republicano.No Centro de Exposições deOdivelas.No dia 13, à mesma hora, será avez de António Ventura, Directordo Centro de História da Univer-sidade de Lisboa e de TeresaNunes, doutoranda da Faculdadede Letras de Lisboa virem falarde A República. No Centro de Ex-posições de Odivelas.No dia 15, também as 15h00, LuísFarinha, investigador no Insti-

ENTRE TANTOde 08 a 14 de outubro

CarneiroCarta Dominante: 5 de Espadas, que significa Avareza.Amor: Não seja mal-humorado, cultive diariamente o optimismo.Saúde: Faça alguns exercícios físicos, mesmo em sua casa.Dinheiro: Não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje.

touroCarta Dominante: Os Enamorados, que significa Escolha.Amor: Exprima os seus sentimentos sem medo de ser ridículo.Saúde: Cuidado com o frio. Dinheiro: Momento favorável.

GémeosCarta Dominante: A Justiça, que significa Justiça.Amor: Deixe o orgulho de lado e peça desculpa quando errar.Saúde: Agasalhe-se mais, pois as constipações andam por aí.Dinheiro: Cuidado com os gastos supérfluos.

CaranGuejoCarta Dominante: A Estrela, que significa Protecção, Luz.Amor: Não seja injusto com os seus amigos, pense bem naquiloque diz.Saúde: Procure o oftalmologista, pois essas dores de cabeçapodem estar relacionadas com os seus olhos.Dinheiro: Tudo estará dentro da normalidade.

LeãoCarta Dominante: 3 de Copas, que significa Conclusão.Amor: Se existir desconfianças entre o casal, será difícil a harmonia.Saúde: Na saúde em geral não se sentirá muito bem.Dinheiro: Poderá ter tendência para gastar mais do que habitualmente.

VirGem Carta Dominante: Ás de Espadas, que significa Sucesso.Amor: Sentir-se-á irresistível e sentimental.Saúde: Poderão surgir bloqueios de ordem psicológica.Dinheiro: Oportunidade para executar aquele projecto com êxito.

baLança Carta Dominante: 3 de Paus, que significa Iniciativa.Amor: Não viva obcecado com a ideia de perder a pessoa que temao seu lado.Saúde: Não se desleixe e cuide de si.Dinheiro: As suas economias estão a descer, tenha algum cuidado.

esCorpiãoCarta Dominante: 5 de Ouros, que significa Perda, Falha.Amor: Procure ser mais extrovertido, só tem a ganhar com isso.Saúde: Cuidado com as correntes de ar, está com tendência parase constipar.Dinheiro: Se pretende investir, esta é uma boa altura para o fazer.

saGitárioCarta Dominante: Rei de Ouros, que significa Inteligente, Prático.Amor: Festeje as datas importantes da sua relação. Saúde: Vá ao médico, nem que seja por rotina.Dinheiro: Pense bem antes de tomar qualquer tipo de decisãonesta área.

CapriCórnioCarta Dominante: 10 de Paus, que significa Sucessos Tempo-rários, Ilusão.Amor: A harmonia reina na sua família.Saúde: Previna-se contra otites.Dinheiro: As suas finanças poderão sofrer uma quebra acentuada.

aquárioCarta Dominante: Rainha de Copas, que significa Amiga Sincera.Amor: Se não disser aquilo que sente verdadeiramente, ninguémo poderá adivinhar.Saúde: Cuidado com o excesso de açúcar no seu sangue, poispoderá ter tendência para diabetes.Dinheiro: Este é um período em que pode fazer uma pequena ex-travagância, mas não se exceda.

peixesCarta Dominante: 10 de Ouros, que significa Prosperidade, Ri-queza e Segurança.Amor: Não deixe que o seu orgulho fira a pessoa que tem a seu lado.Saúde: Faça uma caminhada por semana e verá como a sua cir-culação sanguínea vai melhorar.Dinheiro: Tente fazer um pé-de-meia, pois mais tarde poderá vir aprecisar de um dinheiro extra.

Horóscopo

SEXTA 08 DE OUTUBRO

AGENDA.Mais eventos emwww.diariodeodivelas.com

> Até 08 de Outubro: Exposição dePintura de Jorge Nogueira, Retros-pectiva: de 1998 a 2010, no Centrode Atendimento e Exposições eJunta de Freguesia da Ramada.

> Até 13 de Outubro: Exposi-ções das Comemorações doCentenário da República noCentro de Exposições de Odive-las. Os Artistas e a República,Quem fez a República?; SímbolosNacionais; Fotografias dos Presi-dentes da República.

> Até 17 de Outubro: Exposiçãofotográfica Pó de Palcos, de PedroSoares. Para ver de Segunda a Sá-bado das 11h00 às 23h00 e aosDomingos das 14h00 às 19h00 noCentro Cultural Malaposta.

> Até 21 de Outubro: Inscriçõespara o Workshop de Sevilhanasque decorre na Casa da Juven-tude, nos dias 22 e 23 de Outubro.

> Todo o ano: Exposições Co-nhecer para Proteger e Pedraspara a História do Território deOdivelas no Centro de Exposi-ções de Odivelas.

> Descontrai-te – Sessões de Yoga:A pensar em todos os que que-rem bem-estar… Terças e Quin-tas-feiras, das 19h às 20h30, eSábados, das 08h00 às 09h30, naCasa da Juventude. Informaçõespelo 219 320 480.

> Visitas ao Moinho da Lau-reana: Às Quartas-feiras, das10h00 às 12h00. Informações einscrições pelos telefones 219 320800. (CMO) ou 219 347 880 (JFF).

OUTROS DIAS

MAIS INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

PDF INTEGRAL DO NOVA ODIVELAS EMwww.novaodivelas.ptFOLHEAR A EDIÇÃO IMPRESSAwww.jornal.novaodivelas.ptAS NOTÍCIAS DIÁRIAS PARA LER EMwww.diariodeodivelas.comAS NOTÍCIAS COM ROSTO PARA VER EMwww.novaodivelas.tv

+

+

+

+Um Mundo de Comunicação

SÁBADO 09 DE OUTUBRO

E AINDA...

tuto de História Contemporâneada Faculdade de Ciências Sociaise Humanas da UNL vai estar noNúcleo Museológico do Posto deComando do MFA, no RE1 daPontinha, para falar de O 25 deAbril e a República.

SEGUNDA 11 DE OUTUBRO

TERÇA 12 DE OUTUBRO

QUARTA 13 DE OUTUBRO

Page 3: Nova Odivelas 362

08 Outubro 2010 3NovaOdivelas

Programas integraiswww.novaodivelas.tv

Escrevo justamente no diado centenário da tão cele-brada República. Tal como ajuventude de hoje poucasreferências tem em relaçãoao 25 de Abril, à juventudeda minha geração apare-ciam muito estranhas as ro-marias junto à estátua deAntónio José de Almeida, re-primidas pelo Estado Novo.Realmente, somos um povosem memória, a não ser doheróico período dos Desco-brimentos. E isto porque aditadura salazarenta nosandou a vender a “históriaque interessava à Nação”.Do mesmo modo, apren-díamos que a Repúblicatinha sido uma confusãogerada pela existência departidos. E assim se perdeua memória da 1ª República.E a liberdade!Em momentos como este, ospolíticos manifestam muitapreocupação pela ignorânciageneralizada em relação ànossa História. Mas, na ver-dade, nada continuam afazer para atacar o problemaa montante, quer dizer, adotar os currículos escola-res, de todos os níveis,duma presença determi-nante da História de Portu-gal na formação dos nossosestudantes. Depois, admi-ram-se muito das confusõesque os jovens (e os adultos)fazem entre, por exemplo, o5 de Outubro e o 25 de Abril.E, como sabemos, um povosem memória é um povosem futuro! E a coisa estápara durar, apesar dos dis-cursos de conveniência.Mas, quanto a celebrações,não falta, hoje como sempree em todos os regimes polí-ticos, o aproveitamento daHistória por parte do poderinstituído para se justificar asi próprio. E as oposições,idem. As esquerdas só virammaravilhas na República eas direitas puseram uma ve-linha pela Monarquia.Como não há regimes per-feitos – só as utopias sãoperfeitas –, celebremos osvalores republicanos de1910: a cidadania, a laici-dade, a educação, a liber-dade. E, acima de tudo,procuremos hoje afirmá-los.Quanto ao resto, deixem aHistória para os historiadores.

Jorge [email protected]

O Centenárioda República

DEBATENDO

NO TV. Na próxima semana falamos de Espectacularmente…

TURISMO

Parceria NO TV/ISCE produz programas de qualidade

m Maio deste ano o Depar-tamento de Turismo doISCE convidou a Simprus

Press, grupo de comunicação so-

cial que detém o Nova Odivelas ea NO TV para media partners lo-cais das Jornadas de Turismo doISCE que se vão realizar em No-vembro no Centro de Exposições.Nesse contacto surgiu a possibili-dade da concretização de um pro-jecto da Direcção de Programasda NO TV para a criação de umprograma semanal sobre turismoem Odivelas. Nuno Abranja, di-rector do Departamento de Tu-rismo do ISCE aceitou de formaentusiástica o convite para essaparceria, assumindo a produção eapresentação do programa em

Henrique [email protected]

Odivelas Turística é umprograma semanal da NOTV produzido em parceriacom o Departamento deTurismo (DT) do InstitutoSuperior de Ciências Edu-cativas (ISCE) e apresen-tado por Nuno Abranja eAna Marques e que pre-tende sensibilizar para aspotencialidades turísticasdo concelho de Odivelas epara o trabalho a desenvol-ver no sentido de tornarreal o desejo colectivo decolocar Odivelas no mapado turismo nacional.

E

conjunto com Ana Marques, tam-bém do DT.Assim em Junho de 2010, sur-giu a primeira edição do pro-grama onde os apresentadoresexplicaram o que seria o Odive-las Turística e saíram à rua paraconversar com alguns odivelen-ses anónimos.

No segundo programa falou-se doúnico Curso Superior de Turismoexistente no concelho. O cursoexiste desde 1995 começando porser um Bacharelato. Em 2002 pas-sou a licenciatura e há projectospara avançar também com ummestrado. Vários professoresdeste curso falaram das suas va-lências bem como Luís Picado,presidente do ISCE. Na terceira edição o Odivelas Tu-rística foi à Escola Secundária deCaneças para conhecer melhor oCurso Técnico Profissional de Tu-rismo ministrado naquela escola.A directora do curso, Luísa Azevedoexplicou o funcionamento destecurso que nasceu em 2007 «Poruma necessidade que foi sentida pelanossa escola de enveredar por outrasáreas e alargar a nossa oferta».Nuno Abranja e Ana Marques fala-ram ainda com alguns alunos destecurso que, apesar de ainda não oterem completado já têm váriasperspectivas de trabalho. Também a Escola SecundáriaPedro Alexandrino, tem um CursoTécnico Profissional de Turismo.Por isso, a quarta edição do pro-grama foi à na Póvoa de SantoAdrião para falar com RosárioVelez, subdirectora da escola ecoordenadora do curso técnicoprofissionais; Ana Paula Dantas,directora do curso de turismo eIrene Baltazar professora no cursodesde a sua criação. O quinto programa foi conhecer oParque de Merendas da Serra daAmoreira para mostrar este exce-lente espaço de lazer da freguesiada Ramada. Nuno Abranja e AnaMarques percorreram o parque, fi-zeram exercícios no circuito demanutenção, cozinharam o al-moço e merendaram no parque. A 24 de Julho aconteceu a pri-meira edição da Mostra de Artesa-nato Urbano que decorreu noJardim da Música. O Odivelas Tu-rística esteve lá e conversou comSusana Amador, presidente da Câ-mara de Odivelas, Mário Máximo,vereador do Turismo, Maria Má-xima Vaz, historiadora, vários ar-tesãos e visitantes do evento.O sétimo programa acompanhou aapresentação das Linhas Orienta-doras para o Turismo em Odivelasque decorreu em Setembro noCentro de Exposições de Odivelas.

Às sextas marcamosencontro consigo!

ODIVELAS TURÍSTICA

www.postodecomando.blogspot.com

Imagens: NO TV

> Nuno Abranja e Ana Marques apresentam o programa

> Luís Picado, presidente do ISCE > Luísa Azevedo directora do curso de Turismo da ESC

> Rosário Velez, subdirectora da Pedro Alexandrino > Os apresentadores no Parque de Merendas da Amoreira

> Susana Amador na Mostra de Artesanato Urbano > Produtos da Escola Agrícola da Paiã

Page 4: Nova Odivelas 362

08 Outubro 20104 NovaOdivelas

POLÍTICA

QUOTIDIANOSDIRECTAS

A Invasão do 3D no Cinemae na Televisão em livroCarlos Alberto Henriques tem umnovo livro, chama-se A Invasão do3D no Cinema e na Televisão e é aprimeira obra portuguesa sobre atemática da estereoscopia. Nas li-vrarias estará disponível dia 7 deOutubro e o lançamento seráfeito em seguida, dia 11 de Outu-bro, no Centro Cultural da Mala-posta, num evento público.O actual desenvolvimento tecno-lógico no Cinema e Televisão,graças à opção digital, vê de novolançada a polémica do sim/nãodo 3D.Para alguns o 3D veio, definitiva-mente para ficar, contudo, para agrande maioria o sentimento é ode que uma vez mais Hollywoodquer impor o que já várias vezesfalhou, tendo como único objec-tivo o aumento, a curto prazo,dos lucros de bilheteira.Face ao actual e futuro estado daarte neste domínio, Carlos AlbertoHenriques dedicou-se a um estudoaprofundado sobre o tema, tendoresultado um livro que irá ter a de-signação: A Invasão do 3D no Ci-nema e na Televisão. Com prefácio do jornalista JoséAlberto Carvalho, o primeirolivro Português sobre 3D vaiestar à venda a partir de 7 deOutubro, nas livrarias Bertrand,Bulhosa e FNAC. Dia 11 de Outubro, às 18H30,será a vez de se proceder aoseu lançamento, o qual terálugar no Centro Cultural daMalaposta, no Olival Basto, emOdivelas. CERTV homenageadoem LouresA Câmara Municipal de Loureshomenageou, no dia 04 de Outu-bro, o Centro Escolar RepublicanoTenente Valdez (CERTV), com aentrega de uma medalha alusivaao Centenário da República.Rui Teixeira, presidente da direc-ção deste clube centenário da fre-guesia da Pontinha sublinhou aimportância desta medalha quelembrou a participação doCERTV na Junta Revolucionáriado Concelho de Loures, a quena altura a Pontinha pertencia econsiderou esta atribuição umahomenagem a todas as pessoasque nestes 100 anos contribuí-ram para o importante trabalhosocial, educativo, cultural, edesportivo que clube sempredesenvolveu.

Bloco de Esquerda já tem sede em OdivelasBE de Odivelas assinalou oCentenário da República,esta Terça-feira com o 1º

Concurso Internacional de Pesca daRibeira de Odivelas, a inauguração dasua sede no centro da cidade e umatertúlia sobre Os 100 anos do 05 deOutubro. O líder nacional do BE,Francisco Louçã, esteve presente. O concurso de pesca foi a «Forma iró-nica que o BE encontrou para alertarpara as questões ambientais do conce-lho e em particular da Ribeira de Odi-velas» explicou José Falcão, deputadomunicipal do BE. Equipados a rigor e com canas «Àprofissional» quatro militantes doBE acompanhados de mais seis pes-

cadores «Fizeram uma boa pescaria,desde garrafões de água a sapatilhas».José Falcão disse ainda que «Mais de100 pessoas passaram por lá para vere fez-se uma conversa sobre o quefazer. As pessoas protestaram sobre asituação em que aquela ribeira se en-contra». Para o bloquista «As pessoasnão querem saber de quem é a respon-sabilidade da limpeza querem é a ri-beira limpa. Se a Câmara diz que aresponsabilidade é dos outros entãoque obrigue os outros a fazer porque aribeira está no território do concelho».O local escolhido pelos bloquistas foina Av. D. Dinis, na Ponte que liga oBairro Olaio ao Bairro Lima Pimen-tel, perto do C. C. Oceano.

Após esta iniciativa teve lugar ainauguração da sede do Bloco emOdivelas, na Rua Rovisco Pais, ao pédas Finanças, que contou com a pre-sença de Francisco Louçã que na suaintervenção fez uma análise da si-tuação do país, atribuindo responsa-bilidades ao PS e apontando aspropostas bloquistas. «Aproveitámosa data para inaugurar a sede para re-cordar a luta que hoje continua a terde ser feita».À noite, Luís Farinha, ComissárioNacional da Exposição 100 anos deRepública, que vive em Odivelas,falou nos Cem Anos do 05 de Outu-bro, na primeiratertúlia promo-

vida pelo BE nas suas novas insta-lações no concelho. José Falcão anunciou para breve aedição de um boletim «Que vai cha-mar à atenção para as coisas quevamos fazendo em Odivelas e paraas questões nacionais». Para o blo-quista «É preciso mobilizar as popula-ções que é o nosso grande problema.Falta a participação política das pes-soas. Falar do Centenário da Repú-blica é lembrar que as pessoas forampara rua fazer a revolução de 05 deOutubro de 1910, tal como depois no25 de Abril de 1974. São duas revolu-ções que é preciso recordar, não só pelo

que foram mas pelo quetem de ser feito». HR

O

AUTOMÓVEIS

Clássicos desfilaram em Odivelas or iniciativa da Junta deFreguesia de Odivelas emparceria com o Clube Portu-

guês de Automóveis Antigos, asruas de Odivelas viram passar 33automóveis clássicos que, partindodo Rio da Costa atravessaram vá-rios locais da cidade, terminandono Largo D. Dinis onde ficaram emexposição até às 18h00. A viaturamais antiga é de 1928. Foram muitas as pessoas que aolongo do percurso de juntaramnas ruas para ver passar o desfileque animou as ruas de Odivelas.A exposição também contou commuitos visitantes que além dosautomóveis puderam ver tambéma peça O Mistério da Madre Paula,pelo grupo de Teatro e um pe-queno concerto pela Banda da So-ciedade Musical e Desportiva deCaneças.Vítor Machado, presidente daJunta de Freguesia de Caneçasexplicou que esta iniciativa se in-sere nas comemorações do DiaMundial do Turismo e na intençãoda Junta de revitalizar o Largo D.

P

Dinis com vários eventos, dandocomo exemplo a Feira de Antigui-dade e Velharias que ali aconteceno segundo Domingo de cadamês. Quanto às participações, oautarca disse ter ficado muitoagradado porque vieram automó-veis de vários pontos do país e doisda própria cidade de Odivelas. Há onze anos, já tinha havido umoutro desfile organizado pela Co-missão instaladora do Município

de Odivelas com o Clube Portuguêsde Automóveis Antigos e agoraVítor Machado voltou a estabelecercontactos para novos eventos.«Pensámos em organizar este desfilepara trazer pessoas de fora à nossacidade e também proporcionar aosodivelenses um dia magnífico».No âmbito deste evento estavatambém prevista uma visita aoMosteiro S. Dinis que acabou pornão se realizar por falta de auto-

rização do Instituto de Odivelas.Vítor Machado lamentou «Quemais uma vez o Instituto nãotenha autorizado a visita à ca-pela. É pena que as entidades ofi-ciais não entendam que a capeladeva abrir ao público. Fazia todoo sentido. Nós pedimos ao Insti-tuto para abrir pelo menos nestedia e não fomos atendidos». O au-tarca apelou «Ao Ministério daDefesa e ao Instituto de Odivelasque se entendam e abram a capelaà população». HR

Fotografia: P

ulk

> Duas das muitas “vedetas” do desfile

Pub

Reportagemtambém na NO TV

Prémios atribuídos

Condutor mais idoso:António SilvérioCondutor mais jovem:João Paulo SilvaSócio mais antigo:José Guilhermino SantosCarro mais antigo:Orlando Borrego – Ford Ade 1928

Page 5: Nova Odivelas 362

08 Outubro 2010 5NovaOdivelas

Pontinha e a RepúblicaA Secção da Pontinha do PartidoSocialista promoveu no dia 04 deOutubro um jantar para assinalaro Centenário da Implantação daRepública. José Guerreiro, presi-dente da junta de freguesia disse apropósito que «Já é hábito a ponti-nha assinalar o 04 de Outubro,onde os valores da revolução nosuniram num mesmo objectivo: Li-berdade; Igualdade e Fraternidade».

Dia Mundial da Música IA Câmara Municipal de Odivelasfestejou o Dia Mundial da Música,no dia 01 de Outubro, «De umaforma diferente, original e inovadora.Dois espectáculos, em forma “flashmob”, encantaram quem aproveitoua hora de jantar para estar no CentroComercial Odivelas Parque».Com dois espectáculos de 15 minu-tos cada, «Um grupo de bailarinos daBallet Viva da Póvoa de SantoAdrião, irrompeu inesperadamentepela zona da restauração, promo-vendo uma coreografia de dança,contagiante e cheia de energia que ca-tivou todos os presentes, espalhandouma vontade súbita de dançar».Os espectáculos, intitulados Deixa-te levar pela música, decorreram às20h e às 21h30.

Duplos na MalapostaA nova peça Grupo Teatro Séniorde Odivelas, intitulada Duplos es-treou dia 01 de Outubro na Ma-laposta no programa da 5ª Festade Teatro Amador.Nota da CMO lembra que «Na se-quência do Projecto Municipal deTeatro Sénior – Grupo de Teatro Sé-nior de Odivelas, foi proposto aos seusparticipantes que formassem parescom os alunos da licenciatura de Ani-mação Sociocultural do Instituto Su-perior de Ciências Educativas (ISCE)e que, através da exploração da suarelação intergeracional, ambos parti-lhassem as suas histórias e as traba-lhassem criativamente. Durante doismeses, os alunos do ISCE desenvolve-ram personagens, enquanto os mem-bros do GTSO criaram situações eescreveram textos. Duplos nasceudeste encontro, muito aplaudido nodia da estreia pelos espectadores queencheram a Malaposta».O presidente do Conselho de Ad-ministração da Municipália, RuiNascimento, sublinhou a honra daparceria que possibilitou a estreiade Duplos e a vereadora dos As-suntos Sociais, Fernanda Franchi,assinalou «O excelente desempenhodos bons actores que estiveram empalco, deslumbrando os presentes

com uma peça que ficarána memória de todos».

DIRECTAS

CORAÇÃO SOLIDÁRIO. Campanha do MOC em reportagem na NO TV

IRMÃOS ALDEIA SOARES

ACUP quer encontrar solução

quotidiano dos dois ir-mãos sem-abrigo que ocu-param um dos principais

cruzamentos da cidade de Odi-velas é de uma profunda misé-ria. Subsistem à custa dacaridade de alguns, mas já fize-ram perder a paciência à grandeparte dos moradores, confronta-dos diariamente com o cheironauseabundo e um cenário deso-lador. O poder local, em parceriacom outras instituições, já ten-tou demovê-los do local, ofere-cendo-lhes inclusive alternativasem lares de acolhimento, masambos se recusam a sair.A esperança de uma solução me-lhor tem vindo a desvanecer-se,até porque para os internar com-pulsivamente seria necessário quea Autoridade de Saúde Públicaassim o determinasse, mediante aentrega de pareceres médicos. A

única hipótese parece residir numespecialista que comprove a exis-tência de doenças do foro psico-lógico ou contagiosas, o queainda não aconteceu.

Há esperançaContudo, a Associação de Comba-tentes do Ultramar Português(ACUP), que acompanha o casodesde Setembro de 2009 (os ir-mãos lutaram nas ex-colónias),acredita que finalmente há luz aofundo do túnel. Depois de algu-mas diligências para resolver a si-tuação – inclusive a entrega deum abaixo-assinado – reuniramrecentemente com a delegada doMinistério Público do Tribunal deLoures que ao fim de duas horas

de conversa, mostrou interesseem acelerar o processo. «Devo realçar a disponibilidade e sen-sibilidade da delegada», referiu JoséAntunes, presidente da ACUP, que sefez acompanhar à audiência pelovice-presidente Adriano Nunes, alémde António Agostinho Pinto (cidadãoque se tem revelado incansável noapoio diário aos irmãos). A 29 de Se-tembro foi-lhes mesmo transmitidoque antes do Natal haveria novida-des, já que a delegada pretenderiaenvolver-se mais activamente nocaso que se prolonga há anos.A ACUP recordou que os manos se-xagenários foram reformados porinvalidez, pelo que poderá existirum relatório que decrete que nãoestão na posse total das suas facul-

dades mentais e que, portanto, per-mita o internamente compulsivo.

«Pouca sensibilidade»«As coisas têm de ser resolvidasdentro da legalidade», frisou JoséNunes. Porém, está exasperadocom «A pouca sensibilidade das en-tidades locais para a situação deJosé e António Aldeia Soares», bemcomo pela intransigência dos ir-mãos, que António AgostinhoPinto alega estarem traumatiza-dos com a guerra e terem prova-velmente sido vítimas de maustratos (passado que, aliás, temsido difícil de reconstituir).A Associação sedeada em Castelode Paiva, distrito de Aveiro, avançaque «Jamais» os abandonará. Jáconseguiu integrar alguns sem-abrigo em lares – como os centrosda Comunidade Vida e Paz – e lidaneste momento com três processosdelicados: o caso dos irmãos e umoutro, semelhante, em Esposende,que também se recusa a sair dolocal onde se encontra.José Nunes ainda se lembra do quea delegada lhe disse quando pediuuma resposta para esta situaçãoaté ao Natal: «Adiantou que espe-rava qualquer coisa de conclusivobem antes, lá pela altura das pri-meiras chuvas do Inverno».

Lina [email protected]

Há anos que José e Antó-nio Aldeia Soares vivem aorelento, na cidade de Odi-velas. De livre vontade nãoabandonam as ruas. E en-quanto a entidade deSaúde Pública local nãoordenar o internamentocompulsivo, não é possívellevá-los para um espaçomais condigno. Após umaaudiência recente com adelegada do Ministério Pú-blico do Tribunal de Lou-res, a Associação deCombatentes do UltramarPortuguês revelou que hámotivos para ter esperançade que o caso seja resol-vido ainda este ano.

O

Pub

Fotografia: H

enrique Ribeiro

> Os irmãos Aldeia Soares na sua “casa”.

CENTENÁRIO DA REPUBLICA

Caneças em cortejo evocativoara assinalar o Centenário daRepública, os alunos da EscolaSecundária de Caneças (ESC)

realizaram um cortejo evocativo «Emhomenagem às grandes figuras queparticiparam na instalação da Repú-blica ou que desempenharam papel re-levante na sua primeira década». Vestidos a rigor, como as figuras daépoca, os alunos pretenderam comeste cortejo «Reconstituir os desfiles cí-vicos tão ao gosto da época», com trêscarros alegóricos (República, Educa-

P ção, e Actividades Económicas) emuitas figuras do passado como Teó-filo Braga ou Manuel de Arriaga.Aos alunos e professores da ESCjuntaram-se a Junta e Assembleiade Freguesia; a Fanfarra dos Bom-beiros Voluntários de Caneças; a As-sociação Amigos de Caneças; oAgrupamento de Escolas de Cane-ças; a Associação Portuguesa deEmergência Rádio; o Núcleo Spor-tinguista de Caneças e o ProjectoTávola Redonda.

Partindo da Escola Secundária ocortejo percorreu a Rua Major RosaBastos, Largo Vieira Caldas, Rua doArco, Largo da Infância, Rua dosBombeiros e Rua da República, ter-minando no Largo do Coreto. Aolongo do percurso foram muitos oscanecenses que vieram para a ruaver e aplaudir o desfile. HR

Reportagem também emwww.novaodivelas.tv

Page 6: Nova Odivelas 362

Ponto& Vírgula

as será que adianta continuarmosa indignarmo-nos? A lutar peloque achamos justo? Por um país

mais digno? Mais igualitário?E na semana em que nos avisam que que-rem aumentar os encargos e as dificulda-des, e diminuir os ordenados, os partidosda oposição, da esquerda à direita, conti-nuam a brincar aos políticos.Aliás, vou sugerir aos senhores da Kidza-nia que acrescentem naquele parque dediversão para crianças, onde as profissõessão o mote, a de político… os kidzos queeles iriam ganhar aí!!!E nessa mesma semana, o senhor ex-pre-sidente da Assembleia da República e so-cialista Almeida Santos afirmou paraquem o quis ouvir, e para quem não quis,que o povo também tem de pagar a crise.Mas, pergunto eu, quem é que a tem an-dado a pagar? Os ex-ministros? Os altosdirigentes da política? Os directores dasempresas públicas? Os banqueiros?... Mastenho de lhe tirar o chapéu. O senhor temcoragem em dizer em público uma barbari-dade destas!Mas não é o único. O nosso primeiro-mi-nistro continua a presentear os portu-gueses com verdadeiras pérolas. Agoraresolveu apelar a um empreendedo-rismo, sem medos. Mas com que di-nheiro, senhor José, quer o senhor que amaioria dos portugueses invista dentrode Portugal? Só se for com mais emprés-timos. Só se for com quem menos pode aendividar-se (ainda mais!).E pelo caminho gostaria que me esclare-cessem quantos euros dos meus, e dos ou-tros portugueses como eu, foram gastosnas megalómanas comemorações do cen-tenário da República.E, a atalho de foice, nos novos carros mi-nisteriáveis? E nas reformas milionárias dealguns dos ex-deputados?Só nos falta eleger para deputado na As-sembleia da República um qualquer pa-lhaço Tiririca analfabeto, como fizeram noBrasil. E desenganem-se se vou fazeralgum tipo de comentários ou compara-ções entre políticos e palhaços. Até porquerespeito muito os verdadeiros palhaços. E,infelizmente, de analfabetos e iletradosestá este país cheio… e alguns em cargosde elevada responsabilidade.Volto a questionar-me… adianta continuara lutar? A levantar a voz?Adianta… Adiantará sempre. Mais não sejaà nossa própria consciência (a quem aindasabe o que isso é!).

O ponto-e-vírgula marca umapausa mais longa que a da

vírgula (para que se aprenda arespirar), no entanto menor que

a do ponto (para que não seperca a oportunidade de agir).

08 Outubro 20106

mudar numeração

NovaOdivelas

Mundo das Tropelias

Estas sãoas primeirasActividades

feitas noJardim-de-infância doMundo dasTropelias,

neste iníciode Outono…

87

Chegou o Outono

Adianta?

M

Dualidades

anúncio pelo Governo de um novo pacote de medidasconstitui um passo brutal na escalada que PS e PSDtêm em curso para a pretexto da crise e em nome dos

mercados financeiros, aumentar a exploração, liquidar direitose favorecer a acumulação capitalista.Esta receita não é nova, já na década de 70, seguindo as reco-mendações do FMI, o mesmo PS, pela mão de Mário Soares,sob a capa da conjuntura económica dirigiu violentos ataquesaos trabalhadores portugueses liquidando importantes con-quistas sociais.Agora, o mesmo PS protagoniza um ataque aos salários e re-munerações enquanto elemento essencial para o aumento daexploração; um ataque à protecção social com novos cortes emsubsídios, congelamento do valor das reformas e pensões e re-dução da comparticipação nas despesas de saúde e nos medi-camentos; um ataque à sobrevivência de milhares de pequenase médias empresas pela retracção do investimento público; umataque ao poder de compra da população com este novo au-mento do IVA de 21 para 23% e um ataque à segurança socialcom a negociata que envolve a transferência do fundo de pen-sões do grupo PT para o Estado.A par de todos estes insuportáveis sacrifícios impostos aos tra-balhadores, PS e PSD preparam-se para manter intocáveis osprivilégios e as condições de acumulação do lucro pelos prin-cipais grupos económicos e financeiros. Não admira pois queestas medidas tenham sido de imediato aplaudidas por ban-queiros e patrões.Estas medidas não só não resolverão nenhum dos problemascom que o país está confrontado, como constituirão factor deagravamento. São medidas e orientações que conduzirão o paísà estagnação e recessão económicas, a mais desemprego e in-justiças sociais.Quando se ouve defender o brutal pacote de ataque aos traba-lhadores, ao povo e ao País e apelar à união e ao compromisso,isso mais não é que uma união e um compromisso para prosse-guir e acelerar o rumo de injustiças sociais e declínio nacional.Claramente que, para Portugal, o caminho tem de ser outro. O compromisso que se exige é o da responsabilidade da mu-dança. A ruptura e mudança para pôr Portugal a produzir, acriar emprego com direitos e a distribuir a riqueza com justiça. Há um outro rumo e um outro caminho para responder aosproblemas com que o país se confronta e dar-lhe solução. É fundamental uma mudança de política. Um rumo que en-frente as pressões do capital, que imponha uma política fiscalorientada para ir buscar recursos aos lucros construídos sobrea especulação financeira e a cada vez mais intensa exploraçãodo trabalho. Um rumo que defenda e dinamize a produção nacional e o apa-relho produtivo enquanto condição para aumentar a riquezanacional, um rumo que aposte na valorização dos salários epensões e no investimento público enquanto factor de dinami-zação económica.Um rumo patriótico e de esquerda.O que se pretende apresentar como inevitável é, no fundo, amesma opção de sempre, uma opção determinada pelos inte-resses de classe que PS, PSD e CDS-PP há muito prosseguem. Ainda esta semana, a propósito do centenário da Revolução Re-publicana de 1910, Mário Soares afirmou que «Pouco podemosfazer senão seguir as orientações da União Europeia», como se ocapitalismo fosse o fim da história, como se nós, portugueses,não fossemos capazes de construir o nosso próprio futuro. No mesmo dia, no parlamento, Francisco Lopes, deputado doPCP e candidato à Presidência da República, afirmava, «O 05de Outubro e a Revolução de Abril de 1974 mostram que o povoportuguês será o obreiro do seu futuro. Um futuro de soberania,justiça e progresso social, cuja concretização está e estará sem-pre nas suas mãos».É pois tempo de agir e construirmos esse futuro.

O povoportuguêsserá o obreirodo seu futuro!

O

PUBLIRREPORTAGEM

Teresa [email protected]

António Pedro

Page 7: Nova Odivelas 362

08 Outubro 2010 7NovaOdivelasPUB

Page 8: Nova Odivelas 362

8 NovaOdivelas 08 Outubro 2010

ACTUALIDADECENTENÁRIO DA REPÚBLICA

Para assinalar o Centená-rio da República, a As-sembleia Municipal deOdivelas reuniu extraordi-nariamente nos Paços doConcelho, numa sessãoonde usaram da palavra osrepresentantes das váriasforças políticas e os presi-dentes da Câmara e As-sembleia Municipal e osoradores a sublinharam osvalores da República.

Sobre os dias de hoje, SusanaAmador sublinhou a realidade deo «Município não estar imune aosproblemas e também atravessar di-ficuldades» afirmando no entantoque essas dificuldades «Não nosatemorizam nem nos diminuem. Li-mitam-nos é um facto; mas dão-nosum dever acrescido de nos empe-nharmos mais, de modo a ultrapas-sarmos quanto antes este períododifícil». Para a edil «Compete atodos nós autarcas e políticos, ser-mos ousados, imaginativos e reno-vadores e não faltar ao encontrocom o futuro, que os novos e com-plexos tempos requerem» e por issoafirmou: «Não faltaremos!».Após a intervenção da presidenteda câmara usaram da palavra osrepresentantes das várias forçaspolíticas com assento na Assem-bleia Municipal. Armando Fer-reira, do PPM optou por sublinharos 867 anos do nascimento da pá-tria portuguesa.Para José Falcão, do BE, as duas re-

voluções do século passado, 05 deOutubro de 1910 e 25 de Abril de1974 «São complementares e impor-tantes para nos lembrar que o que hápara fazer hoje, em 2010, é exacta-mente o que estava no ideário dosque só organizaram para implantara República e dos que se organiza-ram para derrotar o fascismo». André Carreira, do CDS/PP, co-meçou a sua intervenção dizendo:«05 de Outubro de 2010 e eis quePortugal desperta para o regimeque há 100 anos nos governa, comose durante todo este tempo o país ti-vesse assistido ao passar da históriasem se dar conta dos porquês, semse questionar, sem se assumir, ousequer se responsabilizar. Nemmesmo a revolução de Abril nos fezatingir a maioridade».Fátima Amaral da CDU, afirmou que«Ao assinalarmos cem anos sobre aRevolução Republicana de 1910, nóscomunistas sublinhamos o signifi-cado desta data enquanto marco im-portante inscrito num longo percurso

Henrique [email protected]

de luta do povo português pela sua li-bertação». Os comunistas, disseainda Fátima Amaral, valorizam«Tudo quanto de democrático e pro-gressista foi alcançado com a Revo-lução Republicana de 1910 ecombatemos com firmeza as linhasde ataque reaccionárias, que visamjustificar o golpe militar de 1926, ainstauração do fascismo e o bran-queamento dos seus crimes». Pelo PSD falou Luís Salmoneteque fez uma análise dos aconteci-mentos e factores que levaram ao05 de Outubro de 1910. Miguel Cabrita, do PS considerouque «A melhor homenagem que po-demos fazer à coragem, ao incon-formismo e ao impulso de progressodos revolucionários de 05 de Outu-bro é lembrar as conquistas que aRepública nos trouxe, os valores edesígnios que a norteavam, mastambém reabilitar a memória dessefugaz regime e de um período tan-tas vezes criticadoin jus tamente» .

Para o deputado municipal socia-lista, nos escassos quinze anos eoito meses que a 1ª Repúblicadurou «A nobreza dos ideais doprogresso e da modernização e a ex-celência dos projectos políticos e in-telectuais de figuras como TeófiloBraga, que chefiou o primeiro go-verno provisório, viu-se confron-tada com uma dura realidade. Doponto de vista económico a Repú-blica herdou uma profunda crise fi-nanceira, a eclosão da 1ª guerramundial e a decisão de nela entrarforam um rude golpe na possibili-dade de a resolver». O presidente da Assembleia Munici-pal, Sérgio Paiva, considerou que«Comemoramos hoje nesta sessão umdos momentos mais marcantes danossa história. Associamo-nos destaforma singela ao amplo movimentoque ao longo do último ano percorreuo país convocando cada cidadão alembrar a história, os heróis e os va-lores da República». A implantação da República repre-sentou na época «A concretizaçãodo sonho de um país mais justo emais fraterno. Portugal é hoje umanação em que cada português é livrede desenvolver plenamente todas assuas capacidades, pela educação,pelo desenvolvimento científico e cul-tural e pela sua prosperidade mate-rial. Uma nação em que cadaportuguês tem a oportunidade departicipar de forma igual na vida cí-vica independentemente da sua raça,credo, ideologia, condição social, gé-nero ou orientação sexual. Umanação em que cada português depode sentir unido, de forma fraternaem torno da concretização das nos-sas ambições colectivas».

usana Amador, presidenteda Câmara considerou a im-plantação da República «Um

dos momentos mais marcantes dosquase nove séculos de história donosso país» e que trouxe impor-tantes transformações ao país e àvida das pessoas. «Na repúblicatodos têm as mesmas oportunidadesindependentemente da sua condiçãosocial, económica ou cultural» su-blinhou a edil para quem «A mu-dança de regime em 1910 marca oantes e o depois de Portugal» em-bora «As causas da República fica-ram muito longe de passar àprática. Os valores foram assumi-dos mas a sua concretização ficoumuito distante de acontecer». De entre os avanços que a Repú-blica trouxe a Portugal, a presidenteda Câmara destacou «A Lei da Fa-mília, com a protecção dos filhos e dealgo que hoje é quase inexistente,mas na época frequente, a assistên-cia às mães dos filhos ilegais».

S

Valores da República sublinhadosna Assembleia Municipal

Pub

> Poucas presenças na Sessão Evocativa

Reportagem também emwww.novaodivelas.tv

Fotografia: H

enrique Ribeiro

Page 9: Nova Odivelas 362

08 Outubro 2010 9NovaOdivelas

MOTOCICLISMO. Doninhas do Asfalto, Moto Clube de Odivelasna próxima edição.

Pub

Reportagem também emwww.novaodivelas.tv

EDUCAÇÃO

Em meados de Setembrofoi inaugurado o Jardim-de-infância do OlivalBasto. No primeiro dia deOutubro foi a vez daEB1/JI do Casal dosApréstimos, na freguesiada Ramada, e do Jardim-de-infância da Escola doVale Grande, na freguesiada Pontinha. Nas come-morações do Centenárioda República cortou-se afita do Complexo EscolarIsabel de Portugal.

muitos pais não têm margem fi-nanceira para colocar os filhos narede privada.

Escola da RamadaA comitiva que acompanhou a edilseguiu depois para a nova EB1/JICasal dos Apréstimos (Ramada),que recebe cerca de 400 criançasem 12 salas de 1º ciclo e três depré-escolar. Possui ainda umaunidade de multideficiência eoutra de autismo, além de umrefeitório com cozinha.A directora do Agrupamento deEscolas Vasco Santana, AngélicaLourenço, frisou que as insta-lações garantem agora a existên-cia da «Escola a tempo inteiro nafreguesia da Ramada, com três Ac-tividades de Enriquecimento Cur-ricular para todos os alunos».Susana Amador relembrou queesta infra-estrutura, com um in-vestimento superior a 6, 3 milhõesde euros, resultou de uma parce-ria público-privada com a empresaMRG – Engenharia e Construção.Referiu que à semelhança do quevai acontecer com o PavilhãoMultiusos, em Odivelas, a Câmaraterá de pagar uma renda mensalaquela empresa, durante os próx-imos 25 anos. A MRG comprom-ete-se, nesse período, a fazer amanutenção dos equipamentos.

Auxiliares de acçãoeducativaSobre os cinco auxiliares de acçãoeducativa para 400 crianças naEB1/JI do Casal dos Apréstimos,a edil avançou que se estão acumprir os rácios estipulados porLei. Contudo, disse que foramabertos dois procedimentos con-cursais (um a concluir em finaisde Outubro) que visam «Re-forçar» o número de funcionáriosdesta área no parque escolar doconcelho. De referir que ambas as iniciativascontaram com a presença de

vários vereadores e dos presi-dentes das Juntas de Freguesia daPontinha e da Ramada, José Guer-reiro e Francisco Bartolomeu, re-spectivamente.

Complexo do PortoPinheiroHá muitos anos que a Escola Is-abel de Portugal estava num es-tado de degradação que tornavaheróis os alunos, professor e aux-iliares que ali passavam grandeparte dos seus dias. O sonho deuma nova escola era antigo e con-cretizou-se a 05 de Outubro coma inauguração do novo ComplexoEscolar do Porto Pinheiro, tam-bém chamado de Isabel de Portu-gal. Susana Amador, presidenteda Câmara de Odivelas e MarcosPerestrelo, Secretário de Estadoda Defesa e Assuntos do Mar,foram recebidos por um grupo dealunos que cantou o Hino Na-cional. Depois seguiram-se os de-

Henrique RibeiroLina Manso

scerramentos das placas das esco-las do 1º, 2 e 3º ciclo e do jardim-de-infância. Depois de uma visitaao moderno complexo escolar acomitiva foi recebida no PavilhãoGimnodesportivo por alunos, paise professores, realizando-se umpequeno espectáculo com demon-strações de karaté por alunos doCentro de Karate Do Shotokan daArroja, duas canções e um poemapor alunos do Agrupamento Moin-hos da Arroja e a actuação dajovem aluna acordeonista AnaCatarina Vicente. Fernanda Barreiro, directora doAgrupamento de Escolas Moi-nhos da Arroja, desejou que nassuas palavras pudessem ir «Todoo carinho, amor e empenho queforam colocados para a constru-ção deste complexo escolar». A di-rectora deixou o seu agradeci-mento pelo «Esforço conjunto daCâmara Munici-pal e do Ministé-

rio da Educação que permitiucumprir um sonho antigo». Marcos Perestrelo, Secretário deEstado, sublinhou a importânciada inauguração destas escolas,«Com valências para vários anos,com crianças de várias idades» e ofacto de nesse dia se terem inau-gurado mais de cem escolas emtodo o país, umas novas, outras re-qualificadas. «Estamos a honrar aRepública, numa dupla perspectiva,fazendo valer uma das suas princi-pais preocupações, uma escola dequalidade, uma escola pública e umpaís onde o progresso fosse imagemde marca». Susana Amador dirigindo-se àscrianças, disse que «Esta escolafoi feita com muito amor e car-inho a pensar em vocês» e desejouque estimem a escola e sejambons alunos. Ao governo, a edilagradeceu, «A capacidade de son-har uma escola pública de quali-dade, conscientes que a afirmaçãode Portugal na Europa e noMundo depende de cidadãos maisqualificados». Para SusanaAmador «A escola pública estádiferente, é uma escola a tempointeiro, é uma escola onde as cri-anças independentemente da suaclasse social ou económica podemter ginástica, música ou inglês».A Marcos Perestrelo pediu que«Transmita ao Governo oagradecimento dos 155 mil habi-tantes do concelho de Odivelas,dos pais, das famílias».Este Complexo engloba Jardim-de-infância e Escola Básica de 1ºCiclo Porto Pinheiro e Escola Bá-sica de 2º e 3º Ciclos Moinhos daArroja, servindo uma populaçãoestudantil de 1063 crianças e jo-vens (75 de JI, 288 de 1.º Ciclo e700 de 2.º e 3.º Ciclos) e teve umcusto de 8.315.000,00 euros.

Escola do Vale Grande, naPontinha, passa agora adispor de duas salas de

pré-escolar, além das quatro de 1ºciclo já existentes. As obras novalor de quase um milhão deeuros (40% investimento munici-pal e 60% do QREN), incluíramainda a requalificação de toda aEB1, bem como a construção deuma sala polivalente e de umrefeitório com cozinha. Até aofinal do mês será aberta a bib-lioteca escolar.Na sua intervenção, a presidentede Câmara Susana Amadorreferiu que a anexação de um ter-reno contíguo ao equipamentopermitirá alargar a zona derecreio (que terá um parque in-fantil e um ringue).O director-adjunto do Agrupa-mento de Escolas da Pontinha,Paulo Mendes, avançou ao NovaOdivelas que o Jardim-de-infância era fundamental, masque continuam a existir «60/80crianças em lista de espera», pois

A

Ano Lectivo com novas escolas

> Jovens recebem entidades com Hino nacional

Fotografia: H

enrique Ribeiro

Page 10: Nova Odivelas 362

08 Outubro 201010 NovaOdivelasPUB

Page 11: Nova Odivelas 362

08 Outubro 2010 11NovaOdivelas

FUTSAL

Jogos de preparação do PSAACs equipas de futsal de infan-tis e juniores femininos defutsal do PSAAC realizaram

jogos de preparação com vista aoinício dos campeonatos distritaisdos respectivos escalões.A equipa júnior feminina deslocou-se ao Montijo para defrontar a Aca-demia Bairro Miranda. Num jogobem disputado a equipa forasteirarealizou uma exibição agradáveltendo no entanto averbado umaderrota por 2-1 mercê das imensasoportunidades desperdiçadas pelassuas atletas que durante todo o jogomantiveram elevados índices deconcentração denotando uma evo-lução significativa em relação àépoca transacta. Hugo Vitória, trei-nador das povoenses, mostrava-semuito satisfeito pelo jogo realizadopelas suas jogadoras não relevandoo resultado final, enaltecendo so-bretudo a atitude defensiva dassuas atletas.Os infantis do PSAAC, por sua vez,receberam no Pavilhão da EscolaSecundária Pedro Alexandrino aequipa do CRC Forte da Casa e parasurpresa de muitos realizou uma

A

exibição de encher o olho. Jogadasbem delineadas, atletas muito con-certados e boas oportunidades degolo foram apanágio deste jogo queteve como factor primordial o equi-líbrio entre as equipas. A vitória doForte da Casa por 6-4 aceita-se pelaparte final do encontro em que atreinadora do PSAAC, Sandra Silva,fez rodar e bem todo o seu plantelde 17 jogadores dando a oportuni-dade aos seus atletas mais inexpe-rientes de se estrearem em jogos a“doer”! Destaque final para o repór-ter de serviço do Jornal Nova Odi-velas presente no recinto que foiconvidado a arbitrar o jogo e que,passe a imodéstia, efectuou um tra-balho de grande nível! DB

Colabore com o desenvolvimento do desporto no concelho.Envie-nos as notícias do seu clube.

[email protected]

DESPORTIVAMENTE HÓQUEI EM PATINS. Árbitro prejudicou Ginásio Clube de Odivelas.Leia no Diário de Odivelas.

Jogo e Torneiodo CentenárioPromovido pela Divisão deDesporto da Câmara de Odive-las, com o apoio dos clubesparticipantes, realizou-se nodia 03 de Outubro, no Campoda Lapa, em Caneças, um tor-neio de futebol escolas e umjogo de juniores no âmbito dascomemorações do Centenárioda República. O Jogo do Centenário colocoufrente a frente equipas de junio-res dos dois clubes centenáriosdo concelho de Odivelas, o Cen-tro Escolar Republicano TenenteValdez e a Sociedade Musical eDesportiva de Caneças. No Torneio do Centenário par-ticiparam as equipas do ClubeAtélico e Cultural da Pontinha,a União Desportiva e Recrea-tiva de Santa Maria, o CentroEscolar Republicano TenenteValdez e a Sociedade Musical eDesportiva de Caneças. Para aorganização o importante erao convívio e a confraterniza-ção, por isso, respeitando esseespírito não publicamos os re-sultados dos jogos. O mau tempo não impediu quese produzisse bom futebol masos espectadores acabaram porser poucos. No final todos os jo-vens jogadores receberam lem-branças oferecidas pelo CMO.

DIRECTAS

o fim-de-semana de 02 e03 de Outubro o Departa-mento de Formação do

Centro Escolar Republicano Te-nente Valdez, chefiado pelo ex-internacional Luís Andrade,organizou vários torneios nosescalões de formação, Escolas,Infantis, Iniciados, Juvenis eJuniores.Foram dois dias de festa do fu-tebol jovem que terminaram emgrande. Na tarde de Domingo ojogador do Benfica e internacio-nal angolano Pedro Mantorrasesteve a assistir ao torneio e foiconvidado por Luís Andradepara padrinho do clube. O joga-dor ainda não aceitou mas o Te-nente Valdez tem esperança queainda o venha a fazer porque«Figuras como o homem Man-torras incentivam os atletas,tanto os mais jovens como osmenos jovens». Os torneios, que tinham por fina-lidade afinar as equipas para oinício dos respectivos campeona-tos, foram muito interessantes,pelo empenho das equipas empraticar bom futebol, com umaorganização bastante positiva epor continuarem a entregar-se e aapoiar a juventude.

Arbitragem sem reparos.Bom início de época e para-béns a todos pela iniciativa.António Mota

Resultadose Classificações

Escolas ATenente Valdez 4 X Linda-a-Velha 0Linda-a-Velha 0 X Carcavelos 0Carcavelos 0 X Tenente Valdez 51º Tenente Valdez2º Linda-a-Velha3º Carcavelos

Escolas BTenente Valdez 2 X Tojal 2Tojal 2 X Linda-a-Velha 1Linda-a-Velha 0 X Tenente Valdez 61º Tenente Valdez2º Atlético Tojal3º Linda-a-Velha

InfantisTenente Valdez 3 X Arrudense 0Arrudense 0 X Atlético 2Atlético 2 X Tenente Valdez 01º Atlético Clube Portugal2º Tenente Valdez3º Arrudense

Torneios no Tenente Valdez

Fotografia: A

ntónio Mota

N

FUTEBOL

AGENDAFIM-DE-SEMANA [09 e 10 OUT]

SábadoANDEBOLSeniores: Sines ● Gin. OdivelasInfantis: Mafra ● Gin. Odivelas

FUTEBOLJuniores: Benfica CB ● CACJuniores: Odivelas FC ●TomarJuniores: Tenente Valdez ● Linda-a-Velha

FUTSALSeniores: Abrunheira ● FamõesJuniores: ACO ● Porto SalvoJuniores: Portela ● Bons DiasJuvenis: Benfica ●ACO

DomingoFUTEBOLSeniores: Fontainhas ● CACSeniores: Tojal ● Odivelas SADJuvenis: Alverca ● CACJuvenis: Estoril ● Odivelas FCIniciados: CAC ● Ponte FrielasIniciados: Odivelas FC ● Estoril

RESULTADOSFIM-DE-SEMANA [02 e 03 OUT]

ANDEBOLJuvenis: Boa Hora 24 ● 13 Gin. OdivelasIniciados: Gin. Odivelas 23 ● 16 Bairro JaneiroIniciados: Benfica B 28 ● 35 Gin. OdivelasInfantis: Almoçageme 20 ● 20 Gin. Odivelas

FUTEBOLSeniores: CAC 1 ● 1 CascaisSeniores: Odivelas SAD 0 ● 0 SintrenseJuniores: CAC 2 ● 2 Odivelas FC

FUTSALSeniores: CAD 7 ● 2 FamõesJuniores: Vila Saloia 6 ● 7 ACOJuniores: Bons Dias 1 ● 6 SassoeirosJuvenis: ACO 4 ● 1 Alto Eira

Iniciados ATenente Valdez 0 X Atlético 1Atlético 1 X Linda-a-Velha 0Linda-a-Velha 0 X Tenente Valdez 11º Atlético Clube Portugal2º Tenente Valdez3º Linda-a-Velha

Iniciados BTen. Valdez 1 X Olivais e Moscavide 1Olivais e Moscavide 5 X Murteirense 0Murteirense 0 X Tenente Valdez 41º Olivais e Moscavide2º Tenente Valdez3º Murteirense

> CERTV quer Pedro Mantorras para padrinho

FUTSAL

Apresentação dos Infantisdo Casal do Rato

equipa de infantis do GRCPCasal do Rato apresentou-seno passado sábado no Pavi-

lhão Municipal Susana Barroso de-frontando a sua congénere doPSAAC perante uma assistência nu-merosa e animada.Com uma primeira parte bastantemovimentada mas nem semprebem jogada atendendo ao facto deestarmos no inicio da época, aequipa da casa tomou conta dasoperações conseguindo ser mais ob-jectiva e aproveitando os erros de-fensivos dos povoenses chegandoao intervalo a vencer por 4-1.A parte complementar foi maisequilibrada, onde os treinadoresaproveitaram para fazer rodar todosos atletas disponíveis baixandoassim o ritmo de jogo. Apesar dissoa entrega total dos atletas de ambas

A

as equipas foi a nota de maior des-taque com algumas jogadas vistosase bem desenhadas num jogo pau-tado pela correcção e fair-play,tanto dentro como fora das quatrolinhas. O resultado final de 5-1aceita-se pela maior maturidadedos atletas do Casal do Rato quemais uma vez disputarão o cam-peonato da 1ª divisão da respectivacategoria.Arbitragem sem problemas.

Page 12: Nova Odivelas 362

08 Outubro 201012 NovaOdivelas

PUBLIRREPORTAGEM

Sado Rent Odivelasresulta de uma parce-ria entre esta marca

consolidada no mercado na-cional, especializada no alu-guer de automóveis e aMendinhas Car empresa vo-cacionada para a venda e re-paração de todo o tipo deviaturas. Nas novas instala-ções da Mendinhas Car nasColinas do Cruzeiro, a SadoRent Odivelas continua a dis-por de um vasto stock de via-turas recentes com preçosmuito competitivos (umSmart custa pouco mais de20 euros dia) e do serviço deentrega de viatura.A Mendinhas Car em parceriacom a Sado Rent Odivelasprestam um serviço de altaqualidade a todos os seusclientes, com a disponibiliza-ção de uma vasta gama deautomóveis para venda e alu-guer e ainda competentes erápidos serviços de manuten-ção. Esta vasta oferta de ser-viços, aliada à qualidade e áforma honesta de estar nomercado, levam a que emcada mês que passe aumenteo número de alugueres e declientes novos que chegam àSado Rent Odivelas recomen-dados por outros clientes sa-tisfeitos. A Sado Rent Odivelas nasceuda «Consciência das necessi-dades sentidas no concelhode Odivelas de um serviço de

aluguer de automóveis ligei-ros de passageiros ou merca-dorias, sem condutor, parasuprir necessidades de loco-moção de curta, média elonga duração, por parte departiculares e empresas» ex-plicou-nos Jorge Mendinhas,gerente da Mendinhas Car.Na Sado Rent Odivelas osOdivelenses encontram umavasta frota de veículos paratrabalho ou lazer, desde osmais económicos aos com-pactos, a diesel ou a gasolina,os monovolumes de sete ounove lugares, os comerciais eainda os veículos de merca-dorias e todo o terreno. Qual-quer que seja a necessidadedo cliente, a Sado Rent Odi-velas está em condições deresponder á procura, com veí-culos modernos e aos preçosmais competitivos do mer-cado com a possibilidade denegociação de packs de vá-rios dias, semanas ou meses.Mas, para além do Rent aCar, a Mendinhas Car temainda para si um competenteserviço de manutenção, comprofissionais experientes quetratam com eficiência da suaviatura, nas revisões, mudan-ças de óleo, problemas eléc-tricos, recuperação daimagem ou apenas numasimples lavagem e aspiraçãode interiores.Na Sado Rent Odivelas ocliente pode ter um carrosempre que precisa sem apreocupação e os encargosque resultam da aquisição deviatura própria. Comparandoo renting ao aluguer na SadoRent Odivelas, Jorge Mendi-nhas disse-nos que alugar émuito mais vantajoso para ocliente, que por preços iguaisou até inferiores, pode «Terhoje um carro e amanhãoutro, sem ficar obrigado aconduzir o mesmo carro vá-rios anos». Com a opção alu-guer pode ter o carro quemais se adapta às necessida-des do momento, em trabalhoou lazer, num fim-de-semana nas soalheiras planí-cies alentejanas ou emmontanhas cobertas de neve,optando por um todo-o-

terreno ou, por exemplo, paraum passeio na Europa com afamília ou amigos, utilizandoum veículo de sete ou novelugares. Claro que tambémencontra o Smart para as des-locações na cidade ou um ca-brio para aproveitar em plenoo verão. Quer o mais recentemodelo automóvel que che-gou ao mercado? A Sado RentOdivelas também tem….Pode optar pelo aluguer deum dia, de vários dias, de se-manas ou meses. Pode andarcom um veículo de cidadedurante a semana e ter “ummaquinão” para usufruirbem do fim-de-semana.Pode alugar uma viaturacomo substituição do seu au-tomóvel durante revisões oureparações. Na Sado Rent Odivelas asempresas também contamcom um serviço de aluguerpara necessidades pontuaisde uma viatura, tendo acordocom várias seguradoras e em-presas de reparação automó-vel para fornecimento deviatura de substituição.A Sado Rent Odivelas sabeque os condutores são cadavez mais exigentes e por issoadequou a sua frota a essasexigências dando-lhes a pos-sibilidade de experimentar osvários tipos de condução queo mercado hoje proporciona.A evolução tecnológica e me-cânica permitem que o con-dutor tire um maior partidoda viatura gozando em plenodas performances da “má-quina” que conduz.Para além da qualidade doserviço, dos preços competi-tivos e de uma assistênciapermanente aos seus clien-tes, a Sado Rent Odivelastem um lema: «Se é automó-vel nós temos!».

Sado Rent OdivelasNovas instalações para servir melhor

Há quase um ano aoperar no concelho aSado Rent Odivelasregistou um cresci-mento acima das ex-pectativas levando auma mudança de ins-talações para poderresponder com maiseficácia à elevadaprocura e aos muitosclientes que foi gran-jeando nestes mesescomo um Rent a Carsólido e de qualidade.

EMPREENDEDORES

Henrique [email protected]

SADO RENT ODIVELASMORADA: Av. das Acácias, nº 3 – Lj 2Colinas do Cruzeiro 2675-221 OdivelasTEL.: 219 315 135 FAX: 219 343 857 TEL.: 219 315 135 E-MAIL.: [email protected]: www.mendinhascar.comwww.sadorent.ptREFERÊNCIAS: Supermercado Mo-delo, Vazconstroi, Vitamix

DESPORTIVAMENTE

evento, organizadoem parceria com aAssociação Portu-

guesa de Desporto para De-ficientes (FPDD) e a câmarade Odivelas, contou com aparticipação de centenas depessoas, entre as quaismembros do Clube do Mo-vimento, do grupo organi-zador e do Grupo 19 dosEscoteiros da Pontinha,atletas da FPDD, Leila Mar-ques, presidente da FPDD edos vereadores da CMO,Hugo Martins (Desporto) eIlídio Ferreira. A caminhada teve como pa-trono o atleta olímpico resi-dente em Odivelas, NelsonÉvora que deu os parabénsaos presentes «Por se associa-rem a este tipo de causas. Fiqueicontente por me terem feito esteconvite porque cresci aqui, soude Odivelas». O atleta felici-tou também o Grupo 11 daAEP pelo seu 31º aniversárioe desejou que o projectotenha continuidade convi-dando todos os odivelensesa virem para o próximo ano.

Hugo Martins, manifestou oseu «Orgulho e gratidão porestar nesta iniciativa de muitomérito social. Foi com muitoorgulho que a Câmara se as-sociou a este evento. Iniciati-vas destas vindas domovimento associativo e dapopulação têm de ser agarra-das». A câmara «Vê com bonsolhos estas iniciativas e apoiao escotismo, nomeadamenteatravés do PAJO (Programade Apoio ao AssociativismoJuvenil de Odivelas) e os esco-teiros até são as associaçõesmais organizadas no associa-tivismo juvenil». Para os es-coteiros Hugo Martinsdeixou palavras de encoraja-mento, dizendo que «Vale apena continuar» e que «A so-ciedade precisa cada vezmais destes grupos. Numasociedade cada vez maisegoísta e desinteressada porestas causas é importanteque os escoteiros, instituiçõesde transmissão de valores, decondutas, comportamentos econsciência cívica, consigamatrair e ganhar mais pessoaspara estas causas». Hugo Martins confessou-segrande admirador do traba-lho efectuado pelos escotei-ros e disse ser «Combastante gosto que vejo estascaras de felicidade, de boavontade e de entrega à causasocial que os escoteiros reve-lam». O vereador defendeuum incentivo cada vezmaior a estas causas e su-blinhou «O papel fundamen-tal» que a câmara deOdivelas tem no apoio aeste tipo de eventos. Para Leila Marques, presi-dente da FPDD, esta mar-cha foi um momento deextrema importância e«Desde cedo a federação

achou que foi uma óptimaideia dos escoteiros de Odive-las e por isso demos a nossatotal colaboração. Os escotei-ros têm valores importantís-simos e que necessitam de serapregoados, como a solida-riedade que é fundamentalpara as pessoas portadorasde deficiência que muitasvezes não têm as mesmasoportunidades. Por isso esteseventos são importantespara os por na rua a prati-car desporto e realizar acti-vidades que por vezes nãolhes são acessíveis». Leila Marques considerouque a câmara de Odivelas«Tem tido as portas abertasa estas pessoas e tem facili-tado e ajudado a federação,desde sempre, a criar condi-ções para a prática do des-porto por pessoas comdeficiência». A presidente daFPDD considerou esta ini-ciativa «Fulcral no pano-rama do desporto de pessoascom deficiência». Nuncatendo sido escoteira LeilaMarques conhece o Grupo11 há muitos anos e «Seique foi sempre um grupomuito dinâmico e acreditoque os valores são muito se-melhantes aos que nós prati-camos no desporto. Estasduas causas têm, por isso, deestar associadas», defendeu.Diogo é o Chefe dos Explo-radores do Grupo 11 e de-fendeu que «É sempre muitoimportante mostrar à socie-dade que o grupo 11 está cápara contribuir para a socie-dade e transmitir os valoresque são muito importantesnuma sociedade cada vezmais desfalcada deles».

Correr por todos e para todos

Fotografia: H

enrique Ribeiro

O

INTEGRAÇÃO

Para assinalar a pas-sagem do seu 31º ani-versário e promover oDesporto para Todos oGrupo 11, de Odive-las, da Associação deEscoteiros de Portugal(AEP), promoveu, nodia 02 de Outubro, acaminhada Correr porTodosque teve lugar aolongo do Rio da Costa.

> Centenas de pessoas disseram sim à iniciativa

Reportagem emwww.novaodivelas.tv

A

Page 13: Nova Odivelas 362

PUB

08 Outubro 2010 13NovaOdivelas

Page 14: Nova Odivelas 362

08 Outubro 201014 NovaOdivelas

Odivelas Fashion

Pub

Rui Manuel Andrade Teixeira, nascido a12 de Junho de 1971 nas Patamei-ras, é pai de Ana Cláudia Ta-vares Teixeira de 16 anos.Começou a trabalhar muito jovem com apenas 12 anos naPastelaria Mordido (Patameiras). Filiado no Partido SocialDemocrata desde 2000, foi candidato do PSD à Presidênciada Junta de Freguesia da Pontinha, nas Autárquicas de 2005e 2009. Foi Presidente do Núcleo da Pontinha do PSD, deJunho 2004 a Junho 2010. É Vogal da Comissão Política Con-celhia da Secção de Odivelas do PSD, desde 2006. É Adjuntodo Gabinete da Vereadora Sandra Pereira na Câmara Muni-cipal de Odivelas. É Secretário do Executivo da Junta de Fre-guesia da Pontinha, desde 2005. Está ligado ao movimentoassociativo desde Dezembro de 2005 no Centro Escolar Repu-blicano Tenente Valdez, onde exerceu até Julho de 2009 ocargo de Vice-Presidente, foi o grande obreiro na concretiza-ção do sonho de muitos ex-dirigentes, da requalificação doComplexo Desportivo do C.E.R. Tenente Valdez, com a coloca-ção do novo Piso Sintético inaugurado a 21 de Novembro de2009. Com o objectivo de terminar a segunda fase do Com-plexo Desportivo, assumiu candidatar-se a liderar os destinosdo clube, tendo sido eleito no passado dia 9 de Julho, Presi-dente do Centro Escolar Republicano Tenente Valdez.

Rui Teixeira

1. Qual foi o último livro que leu?O Regresso de Deus – Como o regresso da fé está a mudar o mundo,de Jonh Micklethwait e Adrian Wooldridge.2. Qual é a sua viagem de sonho?Ilhas Seichelles.3. Que personalidade mais admira?Duas, os meus Pais.4. Qual foi o filme que mais o marcou?O primeiro que vi num cinema, em 1984: Lagoa Azul.5. A que prato de comida não resiste?Cozido à Portuguesa, cozinhado pela minha querida mãe.6. Prefere praia ou campo?Praias de águas acima dos 20 graus!7. Bebida?A melhor do mundo: Água.8. Qual é o seu clube desportivo?De Portugal, Spoooorting! Regional, o grandioso Tenente Valdez.9. Não dispensa a companhia de…Os que mais amo.10. O que o faz feliz?Sentir que com o meu contributo pessoal, consigo fazer alguémmais feliz um pouco. 11. De que tem medo?De nada! Enfrento todos os problemas e situações que a vidanos reserva, com naturalidade, mesmo os mais graves emocio-nalmente e sentimentalmente. 12. Orgulha-se de…Ter a melhor e mais linda filha do mundo, a Ana Cláudia de 16 anos.13. Qual é a sua maior ambição?É poder contribuir sempre, para a melhoria das condições devida daqueles que sirvo e fazer crescer, dinamizar e credibilizaras instituições que a cada momento vou servindo.14. E o maior sonho?Depois das dificuldades que todos os Portugueses têm passadonos últimos 20 anos, sonho, que os nossos Governantes ga-nhem tento na cabeça e de uma vez por todas, tomem as deci-sões certas (sejam mais ou menos dolorosas), com vista amelhoria das condições de vida dos cidadãos, mas que sefaçam sentir essas melhorias definitivamente. 15. Um lugar para descansar…Praia da Galé.16. Onde se sente melhor?A trabalhar e junto dos amigos.17. Se não fosse Gestor Comercial o que seria?Não me preocupa tanto a função ou o cargo, mas sim, ter saúdee trabalho, seja o que for, é assim, que encaro a vida à 27 anos.Pois trabalho desde os 12 anos e já passei por diversas activida-des profissionais, sempre a trabalhar e a contribuir à 23 anospara a sustentabilidade da Segurança Social! O importante é tertrabalho.18. Não vive sem…Trabalho, indiscutivelmente. É a melhor forma de crescermosenquanto cidadãos e de contribuir para o crescimento da nossasociedade.19. Quem gostaria de conhecer?Pessoalmente, a actriz Alexandra Lencastre. 20. Por último, um desejo…Desejo muito, concluir o projecto da 2ª fase do Complexo Des-portivo do Centro Escolar Republicano Tenente Valdez, protoco-lado e apoiado pela Câmara Municipal de Odivelas, deconstrução de novos balneários com bancada superior, atéJunho de 2012, final do meu mandato directivo.

Page 15: Nova Odivelas 362

Assembleia Municipal fez uma Sessão Solene comemorativado 05 de Outubro. A Ricardina foi lá ver… Adorei aquilo masnão gostei quando me disseram que não tinha direito à senha

de presença. Então mas eu sou menos que os senhores deputados?Aquilo não era uma sessão de trabalho, era de festa… Se eles tive-ram direito porque não eu também. Vou-me vingar. Vou falar como Armando Ferreira e candidatar-me nas próximas eleições. Juro-vos que se conseguir o lugar do doutor Sérgio Paiva comemorotodas as efemérides. Davam-me tanto jeito as senhazitas.

Vejam bem que no programa Informalidades a ex-presidenta da ci-dade, senhora dona Graça até disse que com reuniões das comis-sões e sessões da Assembleia chegam a levar mil e tal euros por mês.Ui, porque nasci eu viscondessa e tesa?Mas certamente nem todos os senhores deputados precisam dasenha, digo eu, porque vi com os meus olhinhos que só estavam 29dos mais de 40 deputados. Tá mal, nem a receber puseram lá os pés.Coitada da República…Não sei se os senhores do executivo municipal recebem senha massei que dos onze membros só lá estavam sete. Coitada da República…

udemos de assunto… No Facebook foi convocada uma ma-nifestação silenciosa para a porta dos Paços do Concelho nodia da República. Já me contaram que mesmo quem lançou

as achas para a fogueira não meteu lá as muletas. Que pena até haviajá pessoal a comparar com a manifestação em Espanha que man-dou o Aznar do burro abaixo… E a sonhar d’alto!

udemos mais uma vez de assunto. Adorei ver o 1º ConcursoInternacional de Pesca Desportiva promovida pelo Bloco deEsquerda na Ribeira de Odivelas. Sim senhor aquela malta

tem engenho e criatividade. Se ele não tivesse a barba por fazer atédava o beijinho ao Zé Falcão. Estava tão giro equipado a rigor…

Bem, tinha mais umas coisitas para dizer mas ainda estou agoniadacom o 05 de Outubro. Vou recompor-me com umas compressas deágua de rosas… Ai que pena não haver água de azuis!

Fiquem bem que eu fico também

Nobres Confissões Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE: [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Helena Martins [[email protected]] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var-ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL N.º: 105904/9 ||IMPRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interditaa reprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1508 Outubro 2010 NovaOdivelas

Confesso, sim confesso…

oje estou muito mal disposta e com uma vontade intrínsecade dizer mal. Perdoem-me leitores mas mesmo sendo vis-condessa também tenho aqueles dias do mês.

Viva a República, foi o que mais ouvi gritar nos últimos dias. Que so-frimento Deus meu… E eu que até não sou, nem quero ser… Re-publicana! Deus me a mim livre!Em nome da República muita coisa se fez em Odivelas na últimasemana. Até se inauguram umas escolas que ficaram com a placa doCentenário. Ufa, que peso para as crianças de sangue azul… Mascomo estamos na terra das oportunidades certamente a maioria dascrianças terá sangue… Rosa. Ui… coitaditas!No dia 03 de Outubro a Câmara lembrou-se de organizar um tor-neio e mais um jogo do centenário do Campo da Lapa em Caneças.Parece que as coisas não correram bem… Primeiro S. Pedro resol-veu chatear e mandar chuva. Depois os jogos começaram uma horaatrasada que não havia árbitros. Depois havia árbitros e não haviaapitos. Depois, o Odivelas confirmou presença e não apareceu. De-pois… Bom não conto mais que os depois eram tantos que eu ficavazonza. Mas antes de abandonar este assunto vou só dizer uma coisaque me deixou baralhadita: Um senhor mais idoso que resistiu àchuva e viu os jogos todos olhou para aquilo e disse: «Organizações José

Rocha». Confesso que não percebi nada. Sou novita ainda…

o dia 04 de Outubro os alunos da Escola Secundária de Ca-neças fizeram um Cortejo Evocativo da República. Nos fo-lhetos anunciava-se a participação da Banda Filarmónica da

Sociedade Musical e Desportiva de Caneças. Gosto tanto de bandasque até me fui misturar com o cheiro a sovaco das multidões só para vera banda passar… mas, não vi nada! A banda não apareceu. Isso nãose faz à Ricardina. Ainda por cima quando o desfile passou à portada SMDC o dirigente/músico Ricardo estava a ver o desfile passaracompanhado por cinco músicos… É pá isto não se faz à Ricardina.Ainda o desfile… Estão de parabéns alunos e professores. O desfileestava muito bonito, os trajes muito bem escolhidos e confecciona-dos e os temas consentâneos com o momento que se invocava. Masno melhor pano cai nódoa e ali também caiu. Marcado para as 18h30o desfile começou quase uma hora depois. Foi mau porque entre-tanto anoiteceu, o que deu cabo das fotografias e pior ainda deucabo da cabeça aos automobilistas com o monumental engarrafa-mento de causou. Senhora professora para a próxima não escolha ahora de ponta. Caneças já está suficientemente entupida sem desfi-les a essa hora…

Realmente!

H

~ Flash do Reino ~~ Guarda Real ~

«O consultório do Médico Vete-rinário Municipal é um serviçode primazia da Câmara Munici-pal de Odivelas. Descobri-o e devopublicitá-lo. A sua qualidade me-rece-o. Acreditava que o seu ser-viço tinha uma especificidademais ou menos limitada.Pisar os terrenos ajuda-nos a co-nhecer e a perceber os dossiers.Paulo Bernardo e Sousa quefoi coordenador do Gabinetedo Médico Veterinário Munici-pal durante mais de 3 anos,sugeriu-me que levasse o meuamigo inseparável, o Noopy,para obter um diagnóstico auma maleita mais estranha.Encontrei três surpresas numdos departamentos do Verea-dor Carlos Bodião:- Um serviço preferido por cen-tenas de donos de todas ascondições sociais;- Paixão pelo trabalho e muitoparticularmente pelos animaisque começa à porta com CarlaGonçalves, passa pela clínicaMaria João Nabais e porven-tura por um BackOffice comprofissionais que não conheci;- O consultório na forma, nosequipamentos e na limpeza…com uma imagem de actuali-dade e modernidade a transpi-rar confiança;E as consultas nas manhãs dassegundas, quartas e sextas-fei-ras dificilmente chegam paraas encomendas. É claro que ashoras fora das consultas sedestinam a outras interven-ções e ao cumprimento deuma lista de marcações de ci-rurgias e tratamentos vários.O trabalho é tão mais intensose atendermos que a Dra.Maria João Nabais acumulafunções com as de Autori-dade Sanitária VeterináriaMunicipal. Porventura valiaprever, mesmo em tempo decrise, o sacrifício financeiroem ter um outro(a)clínico(a) a meio tempo paradar uma mãozinha aqueleconsultório que é digno dosmelhores comentários.Não há que ter vergonha em opublicitar e ter a ousadia em orentabilizar. É um facto quefalamos num serviço público,onde se impõe a descrição e re-gras… Mas acredito na neces-sidade em mudar esteparadigma, sobretudo numaépoca de dificuldades que nãovai dissipar-se de um dia parao outro e se impõem novosmodelos e criatividade paraobter mais receitas».

José Maria Pignatelliem A minha cidade

no Diário de Odivelas

N

A

M

M

Page 16: Nova Odivelas 362

NovaOdivelas Informação credível e completaPub