O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

16
Com ajuda de especialistas, O Alvoradense apresentou propostas dos três candidatos à Prefeitura. Conheça as principais diferenças e tenha acesso aos documentos na íntegra. Página 4 Entenda a importância do plano de governo nas eleições O ALVORADENSE Artesanato alvoradense pode ser reconhecido pela Unesco Apesar do risco de explosão, ninguém se feriu. Página 3 Prefeito, vereadores e empresários afirmam que denúncia feita por associação se trata de manobra política. Página 6 Famílias tentam a sorte após desapropriação Página 8 LOTEAMENTO MORUMBY Caminhão pega fogo próximo à divisa da Capital com Alvorada GENTE NOSSA Página 12 Vôlei brasileiro estreia sem sustos na busca pelo ouro A criadora do projeto Eu Amo Muito Alvorada Avenida Piratini, 639 Aberto domingos e feriados TELE ENTREGA 3044-3090 MP investiga possíveis irregularidades em projeto do futuro shopping Centro Pda 50: 3483-3171|Piratini Pda 60: 3443-6724|Santa Barbara: 3483-0010 Convênio SIMA Nesta edição a Redlar preparou uma promoção imperdível para a sua família! Confira na página 3. Entenda as mudanças. Página 7 O Alvoradense traz novidades para os leitores em agosto Alvorada, de 30 de Julho a 5 de Agosto de 2012 | Edição 20 | Ano 1 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

description

Informação gratuita pra quem é daqui

Transcript of O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

Page 1: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

Com ajuda de especialistas, O Alvoradense apresentou propostas dos três candidatos à Prefeitura. Conheça as principais diferenças e tenha acesso aos documentos na íntegra. Página 4

Entenda a importância do plano de governo nas eleições

O ALVORADENSE

Artesanato alvoradense podeser reconhecido

pela Unesco

Apesar do risco de explosão, ninguém se feriu. Página 3

Prefeito, vereadores e empresários afirmam que denúncia feita por associação se trata de manobra política. Página 6

Famílias tentam a sorte após desapropriação

Página 8

LOTEAMENTO MORUMBY

Caminhão pega fogo próximo à divisa da Capital com Alvorada

GENTE NOSSA

Página 12

Vôlei brasileiro estreia sem sustos na busca pelo ouro

A criadora do projeto Eu Amo Muito

Alvorada

Avenida Piratini, 639

Aberto domingos e feriados

TELE ENTREGA 3044-3090

MP investiga possíveis irregularidades em projeto do futuro shopping

Centro Pda 50: 3483-3171|Piratini Pda 60: 3443-6724|Santa Barbara: 3483-0010

Convênio SIMA

Nesta edição a Redlar preparou uma promoção imperdível

para a sua família!Con�ra na página 3.

Entenda as mudanças. Página 7

O Alvoradense traz novidades para os leitores em agosto

Alvorada, de 30 de Julho a 5 de Agosto de 2012| Edição 20 | Ano 1

DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

Page 2: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

Rosana Cavalheiro Parabéns, Governo do Estado e do Município!

Prefeitura abre edital para projeto de construção de UPA 24h

Lisiane BragaSó para se aparecer em campanha. Só querem o mal do povo sem atendi-mento à saúde.

Mais de 500 pontos ficarão sem luz na Americana nesta quarta

Flávio Souza A CEEE tem que fazer redes para que a Corsan não precise desligar a

Preocupe-se, mas não enlouqueça

A lvorada tem, sim, muitos casos confirmados de Gripe A no Rio Grande do Sul em 2012. É dever

de todos redobrar a atenção e tomar medidas que evitem o contágio da doença, mas não há – pelo menos por enquanto – motivos para pânico.

Especialistas dão dicas preciosas de como evitar a proliferação do vírus da Influenza H1N1.

É bem verdade também que a vacinação ainda é de pouca abrangência, mas ao que tudo indica o pior já passou, e os casos da doença neste ano não chegarão nem perto do que ocorreu em 2009. Certa-

mente todos lembram do clima de medo e apreensão que tomou as ruas de cidades em todo o mundo. Se-gundo as últimas estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus causou a morte de mais de 18 mil pessoas desde o seu aparecimento, em abril de 2009, em mais de 70 países.

Alvorada deve receber nos próximos dias novos lotes da vacina, mas a vacinação seguirá critérios de prioridade definidos pelo Ministério da Saúde.

Neste momento, cabe à população redobrar os cuidados e não esquecer do básico: lavar sempre as mãos, ato que deveria ser rotineiro não só no in-verno.

E repetimos: não há motivos para pânico!

OPINIÃO Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.br2editorial começo de conversa

Um homem com três armas entra numa sala de cinema lotada e, durante uma cena de tiroteio, sai atirando aleatoriamente. Doze pessoas mor-rem e mais de cinquenta ficam feridas. O atentado cometido na última sexta-feira foi nos Estados Uni-dos, mas poderia ter acontecido aqui. Um belo dia uma pessoa perturbada decide que é certo matar algumas dezenas de pessoas, e as mata. A pessoa pode ser nosso vizinho, nosso colega de trabalho, nosso filho. Os perfis dos criminosos variam, mas o questionamento que eles provocam é unânime: por quê?

As respostas à pergunta são variadas: “Não gosto de segundas-feiras”, “Sofri bullying”, “Eles mereceram”. Nenhuma delas responde de fato à nossa inquietação. O que estamos fazendo de errado para permitir que psicopatas de tal calibre cresçam entre nós sem que ninguém perceba que algo vai errado? Será que é possível evitar essas tragédias? O que fazer para evitar novos atenta-dos?

Algumas hipóteses podem ser descartadas de imediato. Sendo os Estados Unidos o país que mais sofre com esses ataques, não podemos imaginar que uma lei severa impeça a ação de novos psico-patas: todos sabem que serão condenados à pena de morte, e isso não os impede de agir. O principal suspeito deste último atentado não cometeu suicí-dio (ainda), mas a prática é relativamente comum após o crime. Ou seja, eles não temem a morte. Causar a morte de outras pessoas, talvez, permita que eles a considerem uma brincadeira e a en-carem sem temores. Para essas pessoas, a vida (a própria e a alheia) parece não ter valor algum.

O que teria valor para eles, então? O que po-deria convencê-los a escolher outro caminho, outra forma de manifestar isto que eles tentam expres-sar através do crime? Será que estamos dando a devida atenção àqueles que aparentam distúrbios? Ou estamos mais preocupados em enjaulá-los e nos vermos livres de suas ameaças?

Apavorante é saber que nossa técnica para lidar com o problema, seja ela qual for, está se revelando completamente ineficaz. No Brasil, somos abençoados: casos de atentados podem ser conta-dos nos dedos; mas nada nos garante que eles não se tornarão rotina. Não existe mais lugar, horário ou companhia que possam garantir nossa segurança. A qualquer momento podemos virar uma estatísti-ca, um número a mais entre as vítimas, sem sequer perceber a situação de perigo (os sobreviventes de sexta-feira, por exemplo, ainda assistiram ao filme por alguns momentos, imaginando que o barulho do tiroteio na sala fosse apenas efeito sonoro).

O que podemos fazer, por enquanto, é torcer para não estar na frente do próximo que decidir sair atirando (ou bombardeando...) e para que esses ataques não se popularizem ainda mais, en-quanto tentamos evitar que o respeito à vida alheia se torne uma raridade.

Atentados: como lidar?

JONATHAS [email protected]

Envie seu artigo para [email protected]. Os textos devem conter 970 caracteres com espaço e serão selecionados, podendo sofrer alterações para adaptação de espaço.

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1253 – sala 201 Alvorada – RS

94810-000

www.oalvoradense.com.br

Empresa Jornalística Soares da Costa Ltda.

CNPJ: 15.077.362/0001-58

Jornal publicado todas as segundas-feiras e distribuído

de forma gratuita.

VENDA PROIBIDA

Redaçã[email protected].: [email protected].: 3044.4741

[email protected]

LAÍS MEDEIROS

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/laismedeirosOs artigos e comentários desta página são de responsabilidade de

quem os assina, não representando necessariamente a opinião do jornal. Participe por e-mail ou pelas redes sociais.

Loteamento Mo-rumby deverá ser desocupado até terça-feira

Ricardo Oliveira FranciscoE a função social da propriedade? Quantas áreas existem aban-donadas em Alvorada, que os senhores propri-etários apenas deixam mato crescer e também utilizam como depósitos de lixo! E a prefeitura não tinha uma área para realocar essas pessoas? Tristemente as coisa che-gam a esse ponto!

Jose MoraesEsqueceram de citar a

Guarda na matéria.

Carlos MachadoE tem isso aí em Alvo-rada?

Digitel inaugura fá-brica já com planos de expansão

Marcos Fabiano Da Silva Jaques Que esta empresa traga muito mais emprego para nós que somos mo-radores daqui. Parabéns a todos os envolvidos nesse investimento!

Gisele LimaQue a Digitel traga mui-tos empregos para nossa cidade.

[email protected]ÃO DO LEITOR

água para não molhar a rede da CEEE, pois o alvoradense sempre sai prejudicado quando chove!

Catiusa Caldieraro Já estou até me acos-tumando, pois todos os dias falta luz onde moro. Inventaram de construir um condomínio de apar- tamentos na minha rua, bem nos fundos da Ra- dan, na Gustavo Valente, com apenas um transfor- mador disponível para várias casas mais os a- partamentos. O que já queimou de eletrodomés-ticos nossos! Ninguém mais está aguentando isso e ninguém dá um jeito. Acho um absurdo!

Page 3: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

OPINIÃOAlvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012 www.oalvoradense.com.br 3editorial começo de conversa

[email protected] DA SEMANA

PONTO ALTO

PONTO BAIXO

PREVISÃO DO TEMPO

É FOGO. Um caminhão pegou fogo no final da manhã da sexta-feira, dia 27, na zona Norte de Porto Alegre, próximo à divisa com Alvorada. Os Bombeiros combateram as chamas na Avenida Assis Brasil, próximo à Fiergs, e, apesar do risco de explosão, ninguém se feriu. No site d’O Alvoradense você pode conferir um vídeo com imagens das chamas.

Chegou para ficarMal chegou à cidade e a Digitel já tem planos para o futuro. O terreno locali-zado no Distrito Industrial deverá abrigar um pólo tecnológico. Boa notícia!

DesapropriaçãoAs quase 300 pessoas do Loteamento Morumby foram jogadas à própria sorte. É impossível que ninguém possa fazer algo por aquelas famílias.

Sol a partir de terça-feiraA partir de terça-feira, uma grande massa de ar seco que vem predominando por quase todo o Brasil começa a avançar sobre o Estado. A entrada deste ar seco vai dissipando as áreas de instabi-lidade. A chuva e a nebulosidade começam a di-minuir. O sol volta a predominar a partir de quarta-feira, e a temperatura tem rápida elevação.

AMANDA FERNANDES / OA

JONATHAS COSTA / OA

Segunda Terça

10ºC18ºC

8ºC 17ºC

15ºC 26ºC

10ºC 17ºC 13ºC 22ºC

16ºC 25ºC 18ºC 26ºC

Quarta Quinta

Sexta Sábado Domingo

TERÇA É DIA DEMEGAOFERTAS NA REDLAR.

UM DIA INTEIRO COM ASMELHORES CONDIÇÕES.

Cozinha Jazz4 peças Itatiaia

R$10x97,90

De: R$

Por: R$à vista

979,001.699,00

ou

Roupeiro ArezzoMoval

R$à vista

Total: R$ 999,00

999,00

R$10x99,90

2

ou

2,32 x 2,30 x 0,53m

Ofertas válidas somente para 31.07. Pagamento em cheque ou cartão. Imagens meramente ilustrativas.

Page 4: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

E leitores que dese-jarem ter acesso aos dados dos

candidatos a prefeito e vereador de Alvorada podem fazer isso através do portal DivulgaCand.

O site, que apresenta as informações de todos os candidatos do Bra-sil, possui informações quanto à formação e o patrimônio dos candi-datos à Prefeitura de Alvorada.

Além disso, os elei-

tores podem ter acesso aos planos de governo dos candidatos e avaliar, antes de decidir o voto, quem será o melhor pre-feito da cidade a partir de 2013.

Segundo especialistas, um bom plano de gover-no deve contemplar as necessidades do Municí-pio sem focar possíveis intenções individuais ou de grupos específicos.

Através de um plane-jamento estratégico projetando soluções além dos quatro anos de administração, um plano de governo deve buscar a melhora da qualidade de vida da população.

O pós-doutor em administração municipal Denis Rezende afirma que “pensar estrategica-mente essas temáticas municipais, de forma integrada, factível e participativa, muito além do ‘plano de governo’, significa propiciar aos munícipes uma qualidade de vida mais adequada e de longo prazo”.

Rezende afirma tam-bém que um bom plano de governo deve con-templar as mais diversas áreas da administração pública.

De acordo com o por-tal Política para Políticos, que presta consultoria

e assessoramento para campanhas no Estado, o documento deve criar compromissos que o candidato aceita para tentar se eleger, mas que podem se tornar desafios na hora de governar.

O documento deve ser elaborado por técnicos, que devem apresentar uma análise das ne-cessidades e prioridades observadas na cidade.

Outro ponto impor-tante destacado por Francisco Ferraz é a atenção à coerência entre o plano de governo e as ações que serão apresentadas à popu-lação através das ações

de marketing de busca de votos.

De acordo com o especialista, os eleitores têm de estar atentos aos planos de seus candida-tos e buscar as devidas explicações diante de uma incoerência entre o que está no papel e o que se ouve pelas ruas.

Para Rezende, a elaboração de um plano de governo não se limita à equipe do partido ou coligação que o apre-senta, mas sim de toda população, que deve participar do processo para que os documentos atendam às necessidades da cidade em inúmeras

e divergentes temáticas municipais.

Para ele, é preciso que a população exerça seu direito e participe das decisões dos seus candidatos, deixando um pouco de lado o hábito de reclamar, para con-tribuir efetivamente na administração da cidade.

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

4 Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012. Com ajuda de especialistas, O Alvoradense comparou os planos de governo dos três candidatos à Prefeitura

Entenda a importância do plano de governo na escolha do seu voto

Conteúdo extra no site

www.oalvoradense.com.br

Confira os planos de governo de cada candi-dato na íntegra pelo site

d’O Alvoradense.

Líder da maior coligação que disputa a prefeitura de Alvorada, Edson Borba apresen-tou o plano de governo mais extenso dos três.

O programa de governo da coligação liderada por Borba é, de acordo com o docu-mento, o resultado do trabalho de mais de 3 mil pessoas que partici-param e encaminha-ram alternativas para mudar a cidade. O documento, construído desde o começo do ano com a ajuda da co-munidade, conta com mais de 40 páginas.

As propostas de governo do candidato do PTB são apresen-tadas através de cinco eixos principais: Desen-volvimento Urbano; Desenvolvimento So-

cial; Finanças e Gestão Pública; Desenvolvi-mento Econômico Sus-tentável; Emancipação Social e Cidadania.

Promover a acessi-bilidade, saúde e ações sustentáveis estão entre as propostas do candidato. De acordo com o documento, a ideia de governo do candidato é tornar Alvorada uma cidade focada no desen-volvimento pessoal e econômico.

Tendo a educação como um dos principais pontos de seu plano de governo, Borba pre-tende investir também na qualificação e na ca-pacitação do quadro de servidores da Prefeitu-ra, garantindo, assim, um melhor serviço à população.

O plano de governo do candidato petista para a prefeitura de Al-vorada contempla três diretrizes principais: Gestão Democrática e Participativa; De-senvolvimento Sus-tentável; Promoção da Igualdade e da Inclusão Social.

De acordo com o plano, a proposta de uma administração democrática e popular valoriza as experiências de democracia partici-pativa, de transparên-cia e de controle social, assim como busca uma gestão moderna, efi-ciente e de qualidade. Pontos como a imple-mentação de um novo formato de Orçamento Participativo foram con-templados pelo candi-dato petista, visando

à modernização e qualificação da gestão pública municipal.

O incentivo à vinda das indústrias também foi contemplado pelo candidato. A promoção dos investimentos industriais e comerciais na cidade, as práticas da economia solidária e o incentivo à utilização de energias limpas são pontos abordados pelo candidato petista.

De acordo com o documento, pro-mover a administração pretende erradicar os efeitos causados pelo domínio da cultura patriarcal, racista e homofóbica. O plano apresenta também alternativas voltadas para a preservação da saúde e bem-estar da população alvoradense.

O único candidato à Prefeitura de Alvorada que apresentou can-didatura única possui seu plano de governo dividido em seis áreas: Saúde; Viação e Obras; Transportes; Esporte e Cultura; Educação; Meio Ambiente; Indús-tria e Comércio.

Em seu plano, Mário apresenta uma série de obras estruturais para Alvorada, prevendo o desenvolvimento da cidade nos próximo quatro anos, além de contemplar áreas como o desenvolvimento econômico e humano da cidade. Investimen-tos em ampliação da área industrial e incen-tivos para o comércio foram abordados no documento, além da construção de escolas e

qualificação dos profis-sionais da educação, visando ao desenvolvi-mento da população. Para a saúde, Mario prevê a construção de um hospital infantil, contratação de médicos e ampliação dos horári-os de atendimento dos postos de saúde.

É, no entanto, na área de transportes que o candidato apre-senta sua mais ousada proposta: continuação da linha do metrô do Terminal Triângulo (Av. Assis Brasil – POA), até a parada 63 de Alvo-rada via Av. Baltazar de Oliveira Garcia e Av. Getúlio Vargas. Na mesma área há ainda a readequação das linhas de ônibus e a viabilização de novos horários.

Professor Borba (PTB) Professor Serginho (PT) Mário do Metrô (PSC)

Páginas:49

Estrutura:Dividido em cinco eixos: Desenvolvi-mento Urbano; Desenvolvimento Social; Finanças e Gestão Pública; Desenvolvimento Econômico Susten-tável; Emancipação Social e Cidadania.

Páginas:1

Estrutura:Dividido em três eixos estratégicos: Gestão Democráti-ca e Participativa; Desenvolvimento Sustentável; Pro-moção da Igual-dade e da Inclusão Social.

Páginas:2

Estrutura:Dividido em sete áreas: da Saúde; de Viação e Obras; de Transportes; de Esporte e Cultura; da Educação; de Meio Ambiente; da Indústria e Comér-cio.

Page 5: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

OPINIÃOAlvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012 www.oalvoradense.com.br 5

AGORA VOCÊ PODE RECEBER EM CASA O SEU ALVORADENSEPOR APENAS

POR MÊS*.

ASSINATURA ANUAL EM 1x R$ 60 OU 2x R$ 30

R$

VOCÊPEDIU E

O SEU JORNALPREFERIDOATENDEU

*: Valor referente ao pacote anual.

Page 6: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

O Ministério Público do Rio Grande do Sul está coletando

dados preliminares sobre o projeto de construção do shopping Praça Al-vorada Center, na divisa com Porto Alegre, para verificar se há indícios de irregularidades relaciona-das às questões urbanís-ticas.

Para a Federação Gaú-cha das Associações de Moradores (Fegam-RS), o empreendimento ficará localizado muito próximo ao Arroio Feijó, o que poderia trazer grande impacto à qualidade de vida dos moradores da região. “Por isso a preocupação com a contrapartida para essas populações que sofrerão o impacto do inves-

timento”, destacou o presidente da Federação, Wilson Valério Lopes.

O promotor de Justiça de Habitação e Urbanis-mo de Porto Alegre Luciano de Faria Brasil recebeu representantes da Prefeitura de Porto Alegre e da Fegam-RS, além do vereador Comasseto, para uma reunião, na semana pas-sada.

Conforme Luciano Brasil, a promotoria está coletando dados nos dois municípios envolvidos no empreendimento. Na ocasião, foi determinada a realização de levan-tamento fotográfico de identificação dos locais e, após, serão solicitadas novas informações às Prefeituras.

NOTÍCIAS Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

6

Projeto do futuro shopping gera polêmicaINVESTIGAÇÃO. Portal de notícias d’O Alvoradense revelou que Ministério Público está analisando possíveis irregularidades urbanísticas no projeto do Praça Alvorada Center

Através do portal do Procon-RS, usuários podem solicitar o bloqueio das ligações de tele-marketing. O serviço é válido para números de telefone fixo ou móvel do Estado do Rio Grande do Sul que estiverem no nome do solicitante.

Após a inscrição, que pode ser feita através do endereço eletrônico www.proconbloqueio.rs.gov.br, as empresas de telemarketing têm 30 dias para retirar os contatos do solicitante dos seus registros, e só poderão voltar a ligar com autorização por escrito.

O bloqueio a serviços de telemarketing está previsto na Lei Estadual 13.249, de 8 de setem-bro de 2009.

Através do pedido feito pela internet, o Pro-con-RS poderá expedir comunicações às empre-sas e impor sanções no caso de transgressão ou violação das regras do Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, mas não indeniza ou repara eventuais danos individu-ais causados.

Após preencher o cadastro on-line, o consu-midor receberá um email informando seu login e senha de acesso ao sistema. Com login e senha, ele pode cadastrar até três números de telefone fixo ou móvel, desde que seja o titular de todas as contas. Após 30 dias de o telefone ser ca-dastrado, o mesmo ficará impedido de receber ligações de telemarketing.

Após o portal de notí-cias d’O Alvoradense revelar que o Ministério Público está analisando possíveis irregularidades no projeto do futuro shopping, entidades do Município manifesta-ram indignação com a abertura do processo de investigação.

Segundo o prefeito Carlos Brum, tanto ele quanto a secretária de Planejamento Urbanístico e Habitação, Solange

Pereira, não foram convi-dados ou informados do encontro na sede do MP.

A Câmara de Vere-adores chegou a divulgar nota onde afirma que “estranha que a Asso-ciação Gaúcha das As-sociações de Moradores não tem auxiliado na busca de recursos para o desenvolvimento da cidade, e neste momento parece estar defendendo os interesses do comér-cio de Porto Alegre”.

O empresário Valdir Silveira também re-chaçou as informações divulgadas e questionou a atitude das entidades. “Estou estranhando muito a atitude da União de Associações de Moradores de Alvorada (Uama) e do vereador do PT em serem contra a instalação do shop-ping, pois Alvorada tem soberania e capacidade para suportar um projeto como esse. Talvez seja

uma questão política”, avaliou.

Para Brum, “o empreendimento vai valorizar a área, criar empregos, aumentar o recolhimento de impos-tos para o Município, melhorar a estrutura do local, garantir o respeito ao meio ambiente e con-tribuir para a elevação da autoestima dos alvoradenses, e, conse-quentemente, das suas condições de vida”.

O crescimento produ-tivo e econômico bra-sileiro reduziu os índices de desemprego entre os jovens brasileiros. Se-gundo dados do relatório “Tendências Mundiais do Emprego Juvenil em 2012”, publicado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), o índice caiu de 21,8% para 15,2% no período de 2007 a 2011. Embora os números sejam positivos, a Federação das Câmaras Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) alerta que é necessário investir

em qualificação profis-sional para que o mer-cado absorva os novos colaboradores.

Segundo a direção da FCDL Jovem, o dinamis-mo dessa nova geração e o acesso à tecnologia aumentam o potencial do jovem para o mercado de trabalho.

De acordo com o estudo, a queda do desemprego juvenil no Brasil coloca o país em um espaço mais prestigi-ado que diversos países desenvolvidos, inclusive na União Européia, que

devem apontar índices em torno de 18% em 2012. O relatório revela ainda que existe uma es-tagnação no mercado de trabalho mundial desde 2008, conseqüência da crise econômica que não causou tantos danos à economia nacional quanto em outros países.

A busca por trabalhos temporários e de baixa produtividade ainda é o preferido de grande parte dos jovens, que acabam recebendo sa-lários mais baixos do que o desejado. De acordo

com o estudo, ainda são poucos os postos que exigem pouca ou ne- nhum tipo de quali-ficação diferenciada. Segundo a FCDL-RS, o varejo possui vagas para contratação imediata – o que falta são pessoas aptas a preencher os postos de trabalho.

Segundo a Organi-zação Mundial do Traba-lho, 12,7% dos jovens no mundo estarão desem-pregados em 2012. O índice equivale a aproxi-madamente 75 milhões de pessoas.

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/seusdireitos

Bloqueio de ligações de telemarketing

[email protected]

SEUS DIREITOS

ArroioFeijó

Ministério Público quer rever contrapartidasApós a denúncia da Fegam, o MP quer reavaliar as obras de contrapartidas que o empreedimento fará para minimizar o impacto na região. Já estão previstas mudanças no cruzamento da rua Elpídio Correa da Silveira com a Getúlio Vargas, mas a entidade quer mais modificações.

Praça AlvoradaCenter

Prefeito, vereadores e empresários acusam interesse político

Índice de desemprego entre os jovens cai

Page 7: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

A fim de continuar oferecendo um jornalismo de

qualidade e voltado para as expectativas dos seus milhares de leitores, O Alvoradense sofrerá mudanças em sua circu-lação a partir do mês do setembro.

A expectativa é am-pliar ainda mais a área de abrangência do jornal e garantir ao leitor fiel, que não deixa de ler nenhuma edição, prê-mios especiais.

É preciso desenvolver modelos de financia-mento que sustentem

um jornalismo indepen-dente, que requer cada vez mais investimentos em tecnologia e quali-dade em geral – por isso, durante todo o mês de agosto, promotores estarão nos principais pontos da cidade ven-dendo assinaturas.

Os interessados também poderão aderir ao serviço pelo telefone 3044-4741, ou pelo site www.oalvoradense.com.br/assine.

Vantagens

A partir da próxima

edição os assinantes terão prioridade na en-trega do jornal. A expec-tativa é proporcionar ao leitor a oportunidade de levar O Alvoradense para a mesa do café.

Os novos assinantes também poderão par-ticipar do sorteio de três bolsas de viagem Mc-Queen. Para participar, o leitor deverá curtir nossa página no Facebook (www.facebook.com/oal-voradense). Esta etapa da promoção poderá ser feita diretamente no quiosque que o jornal montará na praça João

Goulart para a venda das assinaturas durante o mês de agosto.

E não é só isso.Anunciar no jornal

também se tornará mais fácil para quem for assinante. O jornal passa a oferecer, de maneira permanente, 10% de desconto em qualquer tipo de anúncio, seja ele classificados ou no-ticiário.

Nos próximos meses, novas promoções e van-tagens serão anunciadas, fortalecendo ainda mais a parceria entre o jornal e seus leitores.

NOTÍCIASwww.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

7Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012

O Alvoradense passa a oferecer assinaturasPROMOÇÃO. Novos assinantes poderão participar do sorteio de prêmios em agosto

CCS / DIVULGAÇÃO / OA

Uma comissão do Fórum Regional de Tu-rismo de Porto Alegre e Delta do Jacuí estiveram em Alvorada na manhã da quinta-feira, dia 26, para avaliar o potencial turístico da cidade.

O grupo foi recepcio-nado pelo prefeito Carlos Brum, pela secretária de Cultura e Turismo, Elaine Carvalho, e pela dire-tora do Coral Municipal, Cláudia Oliveira, além de assessores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Eles visitaram al-guns pontos turísticos destacados pelo projeto Descobrindo Alvorada, da SMCT, que destaca pon-tos relevantes da cidade sob os aspectos culturais, ecológicos e econômicos.

Entre outros locais, o grupo foi apresentado ao Chimarródromo, à Academia de Ginástica ao ar livre, às futuras instalações do shopping Praça Alvorada Center, ao Centro de Treinamento do Sport Club Internacio-nal, à Lagoa do Cocão,

à Gruta Nossa Senhora Aparecida, à Pousada da Figueira, ao Horto Munici-pal, ao Distrito Industrial e à Capela Santo Onofre.

Durante o percurso, os visitantes avali-aram requisitos como infraestrutura, serviços e equipamentos, atra-tivos turísticos dos locais destacados.

A comissão ainda visitará os municípios de Cachoeirinha, Canoas, El-dorado do Sul, Glorinha, Porto Alegre, Triunfo e Viamão.

A Secretaria Municipal de Obras e Viação está intensificando os traba-lhos de desassoreamento no Arroio Feijó, como medida de prevenção ao período de chuvas que se aproxima.

Conforme o titular da pasta, José Luis Corrêa, a máquina que trabalha no local é emprestada pelo Estado, e os tra-balhos vão cobrir toda a extensão do Arroio.

O secretário também enfatiza a importância da parceria com a comu-nidade do entorno, no sentido da não colocação de lixo, resíduos, caliça

ou móveis nas margens ou no leito do arroio, como forma de permitir a livre vazão das águas.

A preocupação do secretário está ba-

seada nas previsões dos serviços de meteorologia que preveem a aproxi-mação de chuvas inten-sas, o que pode ocasio-nar alagamentos.

Três ruas do Bairro Germania I começaram a receber a preparação para a colocação de asfalto na manhã da sexta-feira, dia 27.

As equipes da Secre-taria Municipal de Obras e Viação (Smov) estão trabalhando nas ruas C, D e E, colocando brita-base para a colocação do asfalto.

De acordo com a Secretaria, os trabalhos acontecem em ritmo acelerado e, caso o tempo continue colabo-rando, a colocação do as-falto deve ser concluída em poucos dias.

A Farmácia Municipal vai se mudar nos próxi-mos dias.

O novo endereço será a Rua Nilzo Ramires, ao lado da Praça Central. Segundo a Secretária de Saúde, Neuza Abruzzi, o local possibilitará maior comodidade e agilidade nos serviços. Atualmente, ela está localizada na Avenida Presidente Var-gas, 1024.

Potencial turístico da cidade é avaliado por comissão

Ruas começam a receber asfalto no Germânia

Farmácia Municipal em novo endereço

Arroio Feijó recebe desassoreamento preventivo

LIXO. Arroio sofre com o descarte irregular de entulhos.

Reaproveitamento de diferentes materiais podem surtir em ótimos resultados. Confira no blog invenções práticas passo a passo.

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/ecodebate

Ideias sustentáveis

POR LISIANE VAZ [email protected]

ECODEBATE

Page 8: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

8

SEM RUMO. Algumas das famílias que deixaram o Loteamento Morumby na terça-feira não haviam planejado para onde levar a mudança. Parte deles iria tentar a sorte em outra área desocupada.

Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012

O céu cinza e pesado da última terça-feira parecia

imaginar com olhos tristes o que seria das vidas das 90 famílias que tiveram que deixar o pouco que tinham no Loteamento Morumby.

A operação grandiosa envolvendo aproximada-mente 250 agentes da Brigada Militar vai ficar na lembrança de todos aqueles que assistiram à ação. A ordem de despejo foi expedida pela juíza de direito Nara Cristina Neumann Cano Saraiva, titular da 1ª Vara Cível de Alvorada, cumprindo uma liminar datada de 13 de setem-bro de 2011. De acordo com informação passada pela Polícia Militar, cerca de 300 pessoas foram retiradas da área.

Os moradores, em sua maioria pessoas de baixa renda, deixaram o local de forma pacífica. Apesar de todos demonstrarem descontentamento com o poder público, que não apresentou nenhuma alternativa de mudança e apenas exigiu a saída das famílias do terreno, não houve nenhum tipo de protesto.

Desolada e com seis filhos, Fabiana de Melo só se perguntava se ainda existem amor e caridade no mundo. Ela havia se mudado para o local há pouco mais de

um mês e foi uma das primeiras moradoras a receber a ordem de despejo.

Sem ter para onde ir, ela está com quatro dos seis filhos de forma improvisada na casa da mãe. Os outros dois estão com o pai, em uma casa cuja compra eles conseguiram negociar de última hora.

A questão é que, ape-nas com o trabalho de pedreiro do marido, ela teme que eles não con-sigam cumprir a parcela dos R$ 500 mensais que o dono quer pela residência na Stela Maris. Assim como ela, outros tantos moradores do local conseguiram alugar casas que não sabem se terão condições de pagar. Outros, gozando de menos sorte, ficaram sem ter para onde ir.

Sara Martins, que morava no loteamento há um ano, conseguiu alojar a filha de 14 anos e a mãe de 70 em casas de parentes, mas ela e o marido não têm destino. Ela já havia adquirido a pequena casa no lotea-mento por não querer mais morar de favor, e havia depositado ali as esperanças de um futuro mais tranquilo para sua família.

Sem destino

Desesperada, Juliana Vieira dos Santos não sa-bia o que fazer na terça-

feira quando a ordem de despejo foi entregue em sua casa. Com o avô, cadeirante, três crianças pequenas e a mãe, ela esperava enquanto vizi-nhos e amigos auxilia-vam na mudança. Sem ter para onde ir, o marido saiu sem rumo em busca de uma solução que pudesse aparecer mila-grosamente. “Eu não sei o que fazer. Só por Deus mesmo, só por Deus”, afirmava, desolada.

Esse é o caso tam-bém de Tiago Solari. Aos 28 anos, o auxiliar de serviços gerais que agora está desempregado viu-se em uma das situações mais difíceis de sua vida. Com esposa e quatro fi-lhos pequenos, era visível em seus olhos e nos de sua esposa o desespero de perder a casa de ma-deira que acabaram de adquirir. Ele, que viveu durante sete meses em um casebre improvisado sobre o terreno, havia conseguido construir a casa há pouco mais de quatro meses, e agora com o despejo e sem ter como reconstruir a casa no terreno da sogra, que também é pequeno, ele estava sem rumo.

Histórias como es-sas compadeceram inclusive o tenente-coronel Florivaldo Pereira Damasceno. Chefe do Comando de Policia-mento Metropolitano, ele confessou que lhe dói o coração fazer esse

tipo de trabalho. Mesmo com mais de 30 anos de Brigada Militar e tendo participado de inúmeras operações como essa, ele afirma que sempre pensa nos netos quando presencia tanta tristeza. Para ele, o poder público deveria prever e evitar determinadas situações. Esta, segundo ele, é uma delas. “Que tipo de violência não será injetada nas mentes dessas crianças peque-nas com uma situação dessas?”, questionava. “A casa é um lugar sagrado e um direito de todos”, completou.

Outra dificuldade enfrentada com a desa-propriação é a situação das crianças. Parte das famílias que moravam no loteamento tem como única fonte de renda o benefício do Bolsa Família, concedido pelo Governo Federal. Com

o despejo, algumas crianças serão obrigadas a deixar de frequentar a escola por dificuldades de deslocamento.

É o caso dos 12 netos da senhora Eva Maria Rodrigues. A família de 16 pessoas cuja renda provém somente do benefício teme que, com a mudança para o Bairro São Pedro, as crianças não possam continuar frequentando as aulas no Érico Veríssimo.

No mesmo local, outras 230 famílias que convivem em um terreno da Prefeitura podem ter de deixar suas casas nos próximos três meses. A Prefeitura, que garante não ter recursos para oferecer aluguel social ou casas populares, con-seguiu uma liminar que dá prazo de 90 dias para que os moradores providenciem suas mu-danças.

Entregues à própria sorte

LOTEAMENTO MORUMBY. Mais de 300 pessoas foram despejadas, na semana que passou, de área que antes era zona de prostituição e tráfico

Conteúdo extra no site

www.oalvoradense.com.br

Em áudio slide especial, moradores contam como chegaram ao local, há um ano, e o que pretendem do

futuro de suas famílias daqui para a frente.

Av. PresidenteGetúlio Vargas

Ginásio MunicipalTancredo Neves

LoteamentoMorumby

A área invadidaO local é particular e, segundo moradores da região, há anos servia como depósito de lixo, zona de prostituição e tráfico.

AMANDA [email protected]

SAMUEL SILVEIRA / OA

Page 9: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

imóveis veículos empregos serviços

ClassificadosAlvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012

imóveis

VENDO terreno de esquina na Getúlio Vargas, próximo à prefeitura. Excelente ponto comercial. Dire-to com o proprietário. Telefone: 8536-5583

Para anunciar aqui é muito fácil. Ligue 30444741 e escolha a melhor forma de vender o seu imóvel de maneira rápida e segura. Anuncie.

Fiat Uno Fire. Ano 2002/2002. Branco. 4 Portas. Com GNV. Som MP3. Roda Liga. Óti-mo Estado. R$ 9 mil. Estudo proposta. Con-sigo financiamento. Tratar com Salvador. Telefone: 93752605 ou 34432939.

VENDE-SE Monza 93. Completo. Ótimo estado. R$ 7800,00. Telefone: 8199-5475.

religiosos

Endereço: Rua Ricardo F. Nunes, 444.Telefone: 3483-9975

Sexta: 15hSábado: 19h30min – Culto JovemDomingo: 19h – Culto da Família

Igreja Quadrangular

Vivendo o princípio do ReinoVenha viver o Reino de Deus conosco

Pastora Marineusa

serviços

veículos

automobilísticos elétricas

VENDO Kit Gás para Kombi injetada. Barbada. Telefone: 3483-9506.

E L E T R I C I S T A Postes, plantas, sen-sores, chave hotel, disjuntores e venti-ladores. Telefones: 8494-2036 (OI), 9646-8306 (VIVO), 3442-3093. Com Em-ilso. “Não deixe de brilhar a tua luz”.

VENDO Compres-sor de ar. Telefone: 3483-9506.Anuncie n’O Alvo-radense. Ligue 3044-4741.

ORÇAMENTO SEM COMPROMISSOPAGAMENTO: ENTRADA 30 E 60 DIASCOM CHEQUE PRÉ-DATADO

floricultura

Centerciclo

BisonhinBisonhinBicicletas - Peças - Acessórios

Mão de Obra Especializada

Av. Pesidente Getúlio Vargas, 2550 - Alvorada/RSFone: 3411-6544 Email: [email protected]

Tudo para sua bicicleta.

bicicletas

fretamentos

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 ebons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISADE DESTAQUE.

Veja como é fácil anunciar:1º ESCOLHA O MODELO

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

Classificados d’O Alvo-radense: Vende mais porque é daqui. Ligue30444741.

SuaMarca

Modelo Simples | R$ 8,90 / edição Modelo Com Borda | R$ 9,90 / edição

Modelo Fundo Amarelo | R$ 10,90 / edição Modelo Destacado | R$ 0,78 cm²/ edição

[email protected]

2º ENTRE EM CONTATO

WWW.OALVORADENSE.COM.BR/CLASSIFICADOS

3º AGUARDE O RETORNO

São 5 mil exemplaresdistribuídos gratuitamentetodas as segundas-feiras

Seu anúncio ainda é veiculado no site

Classi�cadosO Alvoradense

Vende maisporque é daqui.

gerais

VENDO Fogão à Lenha número 2. Torro: R$ 300. Vendo também uma bito-nera 350L R$ 1 mil com rodado. Tele-fone: 96723932. Ica-raí, 711.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Neste espaço pode estar a sua oportuni-dade de fechar bons negócios. Anuncie.

Neste espaço pode estar a sua oportuni-dade de fechar bons negócios. Anuncie.

Neste espaço pode estar a sua oportuni-dade de fechar bons negócios. Anuncie. Ligue 30444741.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio.

Anuncie n’O Alvo-radense. Vende mais porque é daqui. Ligue 30444741 e feche bons negócios. Va-lores especiais para todo tipo de anúncio. Saiba mais.Casa da Vó

GERIATRIA

RUA VINTE, 127 - JARDIM ALGARVE - ALVORADA

9906-24409179-6651

geriatria

pesca

MIRACAÇA & PESCA

Mira na aventura com você.

3483.2251AV. PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, 1231

MATERIAL PARA SEGURANÇAMOCHILASBARRACAS

BOTASLANTERNAS

COLETE SAVA-VIDASVARA DE PESCA

CARRETILHASMOLINETES

INFLÁVEIS E BOTESTARRAFAS E REDES

MATERIAL PARA CAÇACARABINA DE PRESSÃO

CHUMBINHOS

JR

empregos

Vagas para promo-tores externos de vendas para traba-lhar quatro dias por semana. Contrato temporário. Telefone: 30444741.

Vagas para entrega-dores, separadores e motoboys. Para trabalhar um dia por semana. Contrato temporário. Telefone: 30444741.

Page 10: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

É desde a seleção mágica pentacampeã do mundo de 2002 que a Canarinho não vem sendo bem vista pelo olhar de seu próprio torcedor. Muita festa e pouco futebol. Muito holofote para pouca ação. Mais uma vez, por mais que a vitória esteja vindo em suces-são, que os jogadores não estão conseguindo convencer o público que são suficientes o bastante para levantar o ouro inédito para o Brasil nas Olimpíadas.Os bielorrussos jogaram

numa espécie de 5-4-1, com três zagueiros, dois laterais recuados e três volantes. Mesmo assim, surpreenderam e abriram o placar logo aos 7 min., gol de cabeça do brasileiro Renan Bres-san, naturalizado no país do leste europeu. Alexandre Pato empatou de cabeça aos 14 min. Na etapa final, Neymar virou em uma cobrança de falta, aos 20 min, e tocou de calcanhar para Oscar anotar o terceiro gol, aos 48 min. Quem sorri no momento são os cartolas colorados,

que assistem seus ex-atletas darem um “show” no gramado, já que o atuante do clube gaúcho, Leandro Damião, estava no banco. Por mais que Pato tenha feito o gol, os torcedores não concorda-ram com a idéia de que

Damião ficasse no banco. O Brasil já está classifi-cado para as quartas de final da Olimpíada. Na quarta-feira, um empate contra a Nova Zelândia, em Newcastle, será suficiente para garantir o primeiro lugar no grupo.

E stava tudo indo tão certinho com o Tricolor gaúcho,

mas uma coxa polenteira chegou nos caminhos do Grêmio e acabou com aquela sequência boa de invencibilidade. O Coritiba bateu os azuis com um placar de 2 a 1. E uma vitória no final do segundo tempo, para desespero do técnico Luxemburgo.

Os gols demoraram para aparecer. Tanto é que no primeiro tempo todo o embalo foi morno. O frio estava contagi-ando os presentes no Couto Pereira. Só mesmo o segundo tempo para salvar.

Ele veio, e com ele os 3 gols. O primeiro do Coxa Branca. Ayrton co-brou falta de pé direito e acalorou a galera. A água do chimarrão gremista

ficou fria, mas não por muito tempo, pois André Lima, de cabeça, empa-tou a partida 3 minuti-nhos depois.

O jogo já estava se ensaiando para um

empate quando, aos 44 min., o Coritiba sacra-mentou a vitória.

O atacante Leonardo bateu colocado e balan-çou as redes. Infeliz-mente o bom embalo

Tricolor foi freado, e o então resultado empata-do, que levaria o Grêmio à terceira posição, deixa o mesmo na quarta.

Menos mal que se-guem no G4.

Alvorada, de 30 de julho a 5 de agostowww.oalvoradense.com.br10

Boa sequência de vitórias é interrompida2 a 1. Com gol no apagar das luzes, Coritiba freou o Grêmio no Couto Pereira

EMPOLGANTE. Com o resultado, Grêmio subiu para a sétima posição da tabela, com 15

NEYMAR. Jogador comemora gol da virada da Seleção.

RAFAEL RIBEIRO / CBF / OA

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/lauratoscani

POR LAURA [email protected]

A SEMANA DA DUPLA

Diagnosticado com uma lesão no músculo pos-terior da coxa direita, o jogador DAGOBERTO ficará sem jogar nos próximos 20 dias. O ata-cante sentiu um desconforto muscular diante do Figueirense, na quarta-feira, e foi substituído por Marcos Aurélio. Problema para Fernandão, já que, com a ausência de Leandro Damião à frente, o camisa 20 vinha sendo decisivo nos últimos dois jogos, com um gol em cada partida.

Falando em lesionados, ainda falta o exame derradeiro, mas o Internacional já calcula que não poderá contar com D’ALESSANDRO por quatro semanas. Depois de desabar no campo com dores na coxa esquerda, o meia foi avaliado pelos médicos e teve constatada uma lesão no músculo anterior. A coxa esquerda vem deixando D’Alessandro na mão durante toda a temporada. Esta já é a quarta lesão muscular. O histórico fica ainda maior se forem somados os desconfortos.

Mal terminou a novela do jogador OSCAR entre São Paulo e Inter e o jogador já arrumou as ma-las para ir embora de vez. O meia foi comprado pelo Chelsea (time que irá disputar o Mundial no fim do ano). A venda dele foi concretizada em 26,5 milhões de euros (cerca de R$ 65 milhões), e 50% desse valor é do Internacional, o que vale aproximadamente R$ 31 milhões.

O argentino Facundo BERTOGLIO chegou ao Grêmio na sexta-feira em novo período de em-préstimo cedido pelo Dínamo, de Kiev. O clube agiu rápido, e o novo contrato foi publicado pelo BID (Boletim Informativo Diário) no mesmo dia. Inscrito na Sul-Americana, ele depende de treinamentos para reestrear. Agora, por mais um ano, o atacante ficará disponível. O vínculo atual vai até 30 de junho de 2013. O jogador faz parte da lista de jogadores do Grêmio para a Copa Sul-Americana, por isso corre para ficar disponível.

ESPORTESfutsal

LUCAS UEBEL / GRÊMIO / OA

brasileirão libertadores

LAURA [email protected]

Brasil vence e garante vaga nas quartas

FELIPE GABRIEL / LANCENET / OA

Page 11: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

C ostuma-se dizer que quando o jogo termina em

0 a 0 é como se tivesse duas bocas enormes bocejando. E, quando se trata de um jogo em casa, nada mais frus-trante para o torcedor.

Para o colorado que foi ver a estreia de Diego Forlán, de fato viu. O camisa 7 do Inter arriscou alguns lances perigosos. Chegou bastante no ataque vas-caíno. Porém, a balança estava pendente para ambos os lados.

Foi difícil centrar uma ligação do meio para a frente, já que D’Alessandro se ma-chucou sozinho ainda no primeiro tempo. Ficou aquele vazio sem

uma ajuda na ligação dos volantes, meias e atacantes. Numa partida que teve mais de 70 passes errados, nada se poderia esperar de muita emoção.

Jajá, no final do jogo, ainda tentou fazer Dedé cansar com o seu “gin-gado”. Mas foi só isso mesmo.

Os dois lados utiliza-ram o 4-4-2 e ninguém aproveitou a sua abertu-ra para finalização. Tudo igual para todo mundo.

Vasco segue na se-gunda posição tentando chegar próximo ao líder Atlético-MG.

O Inter está em quinto, com 23 pontos – um ponto a menos que o rival Grêmio.

ALEXANDRE LOPS / INTER / OA

ESPORTESwww.oalvoradense.com.br 11Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012

0 a 0. Na estréia de Forlán, Colorado tem atuação mediana e frustra torcida

ESTREIA. Forlán criou chances claras de gol no primeiro tempo, mas placar acabou inalterado no Beira-Rio.

JOGOS OLÍMPICOS. Brasil arrasa a Tunísia na estreia do vôlei masculino por 3 sets a 0.

olimpíadas brasileirão

Vôlei estreia sem sustos em busca do ouro em Londres

Inter faz empate fraco e sem gols

A seleção brasileira masculina de vôlei estre-ou nos Jogos Olímpicos de Londres e, no ginásio Earls Court, superou a Tunísia por 3 sets a 0. A equipe dirigida pelo técnico Bernardinho teve boa atuação e venceu com parciais de 25/17, 25/21 e 25/18, em 1h15 de partida.

“O objetivo principal era que o time pudesse trabalhar o saque no ginásio para que hou-vesse uma adaptação melhor. Era um treina-mento importante, e a entrada de todos foi positiva. Todos entraram

bem e ganharam ritmo, e isso é fundamental, já que só vamos conseguir alguma coisa com o grupo completo”, desta-cou Bernardinho, que busca uma evolução do time.

“Tivemos altos e baixos. É importante que o saque funcione bem para continuidade. Ainda enfrentaremos adversários muito duros e vamos precisar do nosso saque. Acho que precisamos um pouco mais de continuidade e não ter apagões em mo-mento nenhum, porque contra times mais fortes,

eles não vão perdoar”, afirmou o técnico.

Estreante em Jogos Olímpicos, o meio de rede Lucão destacou a presença da torcida no Earls Court. “A torcida brasileira compareceu e nos apoiou. A emoção é grande”, disse Lucão, que avaliou o jogo do Brasil. “O primeiro set foi praticamente perfeito, jogamos muito bem, principalmente na parte ofensiva. Depois, é, o time deu uma desligada, mas sempre colocando o jogo. Foi uma boa estreia”, complementou o jogador.

FIVB / DIVULGAÇÃO / OA

Page 12: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

C om 23 anos de sala de aula, Lisiane Biscaíno

Guedes é, com certeza, uma daquelas educa-doras da qual os alunos guardam lembranças para sempre. Filha de professora, ela afirma que ingressou em sala de aula por amor pela profissão da mãe e por vocação. Ela, que já foi bancária, percebeu há muito tempo que era em sala de aula que se sen-tia completamente feliz e realizada.

A professora, que escolheu Alvorada para trabalhar, veio para a cidade por influência da mãe, que sempre deu aulas na rede municipal da cidade.

As constantes vin-das para Alvorada para acompanhar a mãe e as histórias que ouvia da cidade fizeram com que Lisiane se apaixonasse por Alvorada e escolhes-se a cidade para traba-lhar. Parte desse amor se transformou em um projeto quem tem como principal objetivo mostrar a todos tudo de bom que a cidade tem.

O projeto Eu Amo Muito Alvorada surgiu como uma alternativa para mostrar aos alu-nos alguns aspectos de Alvorada que sequer os alvoradenses conhecem. Os passeios pelos pontos

turísticos dão às crianças uma nova perspectiva da cidade, e fazem com que elas aprendam a amar a cidade onde crescem. Em todos es-ses anos trabalhando no município, Lisiane percebeu o quanto era preciso mostrar os pon-tos positivos de Alvorada, resgatando a autoestima da população da cidade. Iniciar esse trabalho com os mais jovens cria uma nova geração de cidadãos completamente diferente. Uma geração de pessoas que sentirá orgulho da cidade onde vive.

O sonho de Lisiane é fazer a diferença na vida dos alunos e, de que-bra, fazer a diferença na cidade, que vai ter uma nova geração orgulhosa do local onde foi criada. “Quando tu ama o que faz, acaba envolvendo a comunidade”, afirma Lisiane, que percebe a importância de uma aula que extrapole os concei-tos de “quadro e giz” e que leve os alunos a ex-plorarem outros aspectos da cidade onde crescem. Essa técnica utilizada pela professora é conhe-cida como pedagogia do bom-senso e leva os alu-nos a aulas-passeio, que para ela são fundamen-tais. “Entendo que não tem sentido mostrar a história e as origens das outras cidades se não conhecermos a nossa”, declara.

Eu Amo Muito Alvo-rada, o livro

Depois de um ano documentando junto com os alunos todos os pontos turísticos de Alvo-rada, o projeto deve virar um livro neste ano.

A primeira publicação construída totalmente dentro da cidade servirá para auxiliar professores em projetos semelhantes no futuro.

Para Lisiane, que se

considera uma privilegia-da por conseguir fazer de seu trabalho um prazer, o livro é um sonho reali-zado.

O livro, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação, pretende cumprir um papel de referência para que outros professores possam dar continuidade ao trabalho iniciado por Lisiane, multiplicando o número de jovens que passarão a ver a cidade

com outros olhos. A publicação deve ser

lançada na Feira do Livro Municipal e possui, além da história da cidade e dos pontos visitados pela professora e seus alunos, as fotos dos passeios. Lisiane acredita que “só fala mal de Alvorada quem não a conhece”.

No último mês Alvo-rada passou a ser, de uma vez, o lar da profes-sora. Recentemente ela adquiriu um imóvel na

cidade e ela, que já era apaixonada, fica ainda mais encantada com o nascer do sol da varanda do apartamento.

O brilho dos olhos ao falar dos alunos, do projeto e do lançamento do livro ela justifica com o amor que sente pela profissão e com um antigo provérbio africano que afirma: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, acredita.

GENTE NOSSA

Alvoradense de corpo e almawww.oalvoradense.com.br

12 Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto de 2012

AMANDA [email protected]

LISIANE GUEDES. A professora que escolheu lecionar aqui conta de onde veio a inspiração para criar o projeto Eu Amo Muito AlvoradaAMANDA FERNANDES / OA

ESCOLHA CERTA. Ex-bancária, Lisiane escolheu se dedicar às salas de aula alvoradenses por influência da mãe.

Page 13: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

V era Junqueira, artista osoriense de nascimento,

mas alvoradense de coração, está concor-rendo a uma certificação junto à Unesco. Sua obra, batizada de Cesto Tupi, foi selecionada juntamente a outros 13 trabalhos brasileiros. O prêmio Reconhecimento de Excelência da Unesco para os produtos arte-sanais do Mercosul será realizado em Montividéu até o dia dois de agosto.

Esse reconhecimento tem como objetivo incentivar os artesãos à criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacio-nais de modo inovador, incentivando a continui-

dade e a sustentabilidade das tradições culturais. A premiação, que marca os 50 anos do Conselho Mu-nicipal do Artesanato na América Latina, além de um instrumento de pro-moção que avalia a quali-dade e autenticidade dos produtos, é uma maneira de Vera se voltar nova-mente para a expansão do seu negócio dentro do mercado nacional.

É a primeira vez que artesãos brasileiros puderam se inscrever para o prêmio, que tem a participação de outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. As peças escolhidas pelos Comitês Nacionais dos cinco países participantes foram encaminhadas para Montividéu na última semana, para a

comissão julgadora es-colhida pela Unesco.

Para Vera, o simples fato de estar entre os 13 finalistas brasileiros já é uma grande vitória. Ela, que passou muito tempo voltanto sua confecção para o mercado europeu, vê no prêmio a chance de adquirir o reconheci-mento dentro da America Latina que ainda não havia che-gado mes-mo depois de mais de 20 anos se dedi-cando à tecela-gem.

Além disso, ela faz questão de levar o nome da cidade de Alvorada para todos os lugares que recebem suas peças, e afirma que é preciso que as pessoas conheçam Alvorada pelas coisas boas que ela produz, pelos aspectos positivos.

Implementado no

biênio 2007-2008, o prêmio foi criado para incentivar a produção artesanal nos países do Mercosul, além de pro-mover o uso de materiais sustentáveis nas obras. Os critérios são de ex-celência, autenticidade, inovação, responsabili-dade ambiental e poten-cial de comercialização. A única peça gaúcha que concorre à certificação

possui a particu-laridade de ter uma técnica comple-tamente criada por Vera.

Planos para o futuro

Vera é uma artista reconhecida dentro e fora da cidade que

a acolheu e sempre faz questão de dizer e

mostrar a todos todas as coisas boas que Alvorada pode ter ou criar. Pen-sando nisso ela já tem planos para uma nova coleção, utilizando a cidade onde mora como referência e inspiração. A ideia é transformar a ci-dade em arte e utilizar as particularidades e cenas comuns ao cotidiano de quem é daqui em peças completamente únicas.Sem revelar muitos detalhes, Vera apenas afirma sorridente que pretende “fazer barulho” com a nova coleção e mostrar para todos, sejam eles alvoradenses ou não, todo o potencial criativo que pode ser encontrado dentro da cidade.

Acompanhe pelo site d’O Alvoradense o re-sultado da premiação.

[email protected]

+ Alvorada, de 30 de julho a 5 de agosto

+ Edição 19 + Ano 1

AMANDA [email protected]

SORRISO LARGO. Expectativa pelo resultado da premiação que pode garantir o reconhecimento de excelência da Unesco deixa a artesã eufórica. Parecer deve sair nos próximos dias.

SAMUEL SILVEIRA / OA

A arte alvoradense em busca de reconhecimento

Page 14: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

“A Adriana Esteves sou eu amanhã.”Frase de Semana

Suzana Vieira, achando que elogia a colega de profissão

A SEMANA DOS FAMOSOS+

SAÚDE+

Deborah Secco esta há mais de dois anos com parte de seus bens blo-queados pela Justiça.

Enquanto não consegue o desblo-queio de R$ 967 mil e de alguns bens, ela tenta vender seu apartamento. O imóvel, que tem vista para o mar, está à venda há mais de um ano.

Além de alfinetar Viviane Araújo, Nicole Bahls faz outras coisas no reality show A Fazenda. Coisas nojentas!

Ao sair do banheiro, a fofa confessou aos colegas que havia entupido o vaso. Querendo usar o banheiro, Penélope Nova pediu uma salva de palmas para Nicole.

Apesar do constrangimento, a ex-panicat também fez brincadei-ras. “Coisas de Nicole Bahls, vai fi-lhinho, parte sem deixar saudades”, disse.

Casadá há dez anos com o cantor Xanddy, Carla Perez deu provas de que a união do casal vai muito bem, obrigada.

Antes de gravar o primeiro episó-dio de seu programa infantil, ela se emocionou com uma mensagem que recebeu do maridão no celular. “Gente, meu amor é um lindo”, disse a apresentadora aos prantos.

Atriz está na pindaíba!

Nojinho!

O amor é lindo

#2

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/gurizada

Primeiro emprego, e agora?

Muitos jovens estão em busca do seu primeiro está-gio ou emprego, mas aí bate aquela dúvida: como

fazer um currículo profissional que cause uma boa im-pressão?

Colocar ou não foto? Vale mentir inventando experiên-cias anteriores? O Gurizada, com a parceria do gestor de relações institucionais do Ciee-RS Cláudio Bins, tira essas dúvidas para você.

Primeiro as informações básicas e importantes, como nome, endereço, cidade, endereço eletrônico (se tiver) e telefone para contato.

DICA: fruto de uma era da internet, de redes sociais, a foto no currículo se torna opcional. Ela apenas facilita a identificação do candidato.

Depois disso, coloque sua formação, colocando o nome de sua escola e a escolaridade. Cite cursos feitos, pode ser informática, inglês, palestras frequentadas.

Deixe claro o seu objetivo e no que você pode con-tribuir para aquela empresa ou organização.

DICA: acesse o site, tente saber mais sobre a empresa, antes de se candidatar a uma vaga.

E, para fechar, coloque sobre suas experiências. Você não tem nenhuma? Calma! Se não tem, diga a verdade. Conforme Cláudio, o mais importante é não mentir, tem de haver seriedade, é uma questão de postura ética.

Experiências em grêmios estudantis ou iniciativas co-munitárias também contam no currículo.

Para encerrar, a dica mais importante é que um bom currículo deve ser sucinto, claro e objetivo, sem rasuras ou informações inúteis, pois ele é uma das melhores for-mas de marketing pessoal.

Você sofre de dor nas costas? Esse é um problema comum e responsável por boa parte das consultas médicas, mas também é um dos mais fáceis de serem evitados.

Na maioria dos casos, esse incômodo está ligado a um es-pasmo muscular, que pode acontecer por má postura, movimentos

repetitivos, inflamação crônica ou tensão.

Veja cinco dicas para evitar a dor nas costas:

• Alongue-se antes de praticar exercí-cios

O alongamento deve ser levado a sério. Antes de sair para uma caminhada ou malhar, estenda a região lom-bar, deitando de costas

e puxando um dos joe-lhos para o seu peito.

• Solte os músculos tensos

Usar um rolo de espuma pode trabalhar as torções musculares antes que elas causem mais problemas. Coloque o rolo no chão e use o peso do corpo para massagear as áreas doloridas.

Conheça cinco maneiras para evitar a dor nas costas

Page 15: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

POR ANE SOARES

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/luznapassarela

#3

Suzana Vieira, achando que elogia a colega de profissão

A SEMANA DOS FAMOSOS

O apresentador Zeca Camargo afirmou à im-prensa que a notícia de que teria um affair com o ex-jogador Raí é nada mais do que uma suposição.

“Eu sei do que vocês estão falando e é sobre uma suposição. Falar sobre suposição é ajudar a espalhar o boato. Eu, como jornalista, respeito meu entrevistado e não falo sobre boatos, só sobre fatos”, afirmou.

Raí recentemente se separou da esposa, o que gerou boatos de que seria para viver com o apre-sentador da TV Globo.

Depois de vencer uma pesquisa que apontou que o seu corpo é o mais desejado por 59% das brasilei-ras, desbancando Juliana Paes e Gisele Bündchen, Geisy Arruda acabou recebendo algumas críticas sobre sua forma física.

Satisfeita com seu corpo, a loira preparou um ensaio sensual e alfinetou quem falava sobre a sua forma física: “Este ensaio foi pra calar a boca de quem falou mal de mim e fez piada porque ganhei a pesquisa... Agora eu pergunto: ‘Quem é a piada agora?’ As invejosas que se cortem.” UI!

Apresentador nega affair

Preferência nacional

• Pratique iogaVocê só precisa ir

uma vez por semana. Segundo especialistas, quando uma pessoa com dor lombar pratica 75 minutos de ioga por semana durante três meses, o incômodo diminui 50%.

• Bolsas térmicasA dor nas costas

também pode ser tra-

tada com compressões de frio e calor.

• Movimente-seClaro, um músculo

tenso precisa de tempo para se recuperar, mas ficar parado não vai ajudá-lo nesse pro-cesso.

Se ainda assim a dor persistir, o melhor é procurar um médico.

Conheça cinco maneiras para evitar a dor nas costas

O estilo das empreguetesSucesso na novela e fora dela, o estilo das empreguetes Cida, Penha e

Rosário mudou desde que elas alcançaram o sucesso. Descubra qual das empreguetes tem o estilo que mais combina com você e

inspire-se!

A mais jovem do trio, Cida é romântica e imprime o mesmo estilo em seu modo de vestir. Diminuiu o comprimento das madeixas e adotou ao salto alto. É fã dos tons pastel e estampas florais.

+ Peça chave: saia rodada

Cida: a romântica

Rosário: a popstarA líder do grupo adora brilhos

e paetês. Peças com presença são constantes em seu look, in-dependentemente da ocasião. Os cabelos ganharam um tom mais loiro e um aumento no compri-mento.

+ Peças chave: short curto

Penha: a sensualCores fortes, decote e calça

colada são constantes no look da empreguete, assim como brincos de argola e cintos dourados.

+ Peça chave: calça justa

Page 16: O Alvoradense #20 | 30 de Julho de 2012

#4

CRUZADAS+

TIRINHAS+

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 18

CACCHURRASCO

GRANAEONLITERARIAS

SAPORTECATRESBALH

OVLIMPOTRAINAODE

ELEIMESDCOMPETE

MERAPSAGUUNAASR

TURISTICAMOLASAPN

RPREGUIÇA

Estadocriado em

1988(sigla)

(?)-line:conectadoà internet

Escolas (?):Arcadismoe Realis-mo (BR)

Enxofre(símbolo)

Apoiofinanceiro(para umprojeto)

Diz-se do combustívelque poluimenos

MárioQuintana,por seuofício

Tipo decama

portátil(pl.)

Formatode bume-rangues

Situaçãode difícilsolução

Línguado (?): é

falada porcrianças

Investigadenúnciasde corrup-ção (BR)

Parceirode

Guarabyra(MPB)

PabloNeruda,escritorchileno

Peça dasuspen-são do

automóvel

Mamíferode movi-mentoslentos

ÍntegraA atraçãomostradapelo guia

Etiqueta,em inglês

Amidoextraídode pal-

meira, éusado emmingaus

(?) Gil,apresen-tador do

SBT

Normajurídica

Entra emdisputa

Trem, eminglês

Pura;simples

“Amigadocom fé,casado

(?)” (dito)

Jogadorade vôlei

Obralírica

Ladeira (para quemestá subindo)

Gênero musical de Jay-Z

FutebolistaargentinoDivisão do calendário

Órgão da ONU aoqual o Brasil pleiteiaassento permanente

Paletó, em inglês

Avaliação (?): deter-mina as condições

cardiorrespiratóriasde atletas

Dinheiro(gíria)

Albino(bras.)

“Novo”, em“neologia”

Pratotípico dogaúcho

Monumento cariocaeleito uma das Sete

Maravilhas do MundoModerno Associa

Sala debate-papo(Inform.)

M E S

3/tag — una. 4/chat — coat — mari. 5/messi — train. 6/aclive. 7/aeróbia — impasse.

A �U�I���A?

Você quer falar com quem?

Seja quem for o seu público, nós atingimos todos.

Lojista, agora você tem como falar diretamente com o seu público alvo de maneira rápida e e�ciente. Anuncie no

Caderno Mais. Todas as segundas-feiras encartado no seu O Alvoradense.Ligue: 3044.4741

O P�����L�LTE��A�I�O?

�S ��LHER�S?

aricleison

luluzinha teen

AGENDA+ [email protected]

No mês de agosto, a ONG Embrião irá promover uma série de eventos para divul-gar o xadrez nas escolas e entre os alunos da rede pública de Alvorada. As atividades que envolvem jovens enxadristas e educa-dores se estendem ao longo de todo o mês promovendo a arte milenar de desenvolvi-mento e educação.

03/08 – Torneio de Xadrez Regional – JERGS – Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Ginásio Municipal, a partir das 9h.

Cerca de 300 pessoas, entre esportis-tas, treinadores, professores e arbitragem participam do trabalho, que já é realizado pelo segundo ano consecutivo em Alvora-da. Crianças e jovens entre nove e 18 anos competem nas modalidades mirim, infantil e juvenil pelos municípios de Alvorada, Ca-choeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão.

11/08 – E.M.E.F. Normélio Barcelos, Bairro Umbu – Palestra e Simultânea de Xadrez com o Ex-Presidente da Federação Gaúcha de Xadrez (FGX) Professor Aragão.

13/08 – 2ª Etapa da Conferência sobre o Xadrez Escolar, às 18h, no Auditório da Secretaria de Educação. O Professor Fernando Barros vai contar sua experiência com xadrez escolar no Estado de Santa Catarina para ver o que podemos fazer para utilizar esta ferramenta maravilhosa na Sala de Aula em todas as disciplinas.

18/08 – E.M.E.F Gentil de Godoy, a partir das 14 horas, 3ª Etapa Circuito EcoLógico de Xadrez Escolar.

30/09 – 3º Campeonato Rotary de Xadrez, na Acial, a partir das 9 horas, mostra do Xadrez Gigantes e brinquedos pedagógicos.

Alvorada no Circuito Estadual de Xadrez

Festa Funk Luxo e Poder no Radar Club. A festa, com entrada franca até as 20h, terá em seu set list o melhor do funk nacional, batalhas entre os DJs e passinhos de funk. No set list, Nego Blue, Mr. Catra e Mulher Filé. Além de DJs convida-dos, MC Vinho, MC Blade, Sincera Pegada e EuroFunk.A Radar Club fica Av. Getulio Vargas, 1151, parada 45.

Domingo, 5/08Sexta, 3/08Abertura oficial da Radar Club, com a festa House Sensation trazendo para Alvorada um line-up com o melhor da música eletrônica. Com os DJs Juciano Rosa, residende do Wish Club, Segredo e Save; mais Jonny Hunter, Jonh Sky e Jennifer Costa. A festa começa às 23h, e as entradas masculinas custam R$ 15. Femininas, R$ 10. A casa fica na Getúlio Vargas 1151, parada 45.