O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

8

Click here to load reader

Transcript of O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

Page 1: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

Nas borbulhas do champanhe

Ano XX - no 230 - JAneiro de 2012Publicação Mensal da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Estado de São Paulo - SOBRAMES-SP

O BandeiranteJornal

Josyanne Rita de Arruda FrancoMédica PediatraPresidente da Sobrames SP / Biênio 2011-2012

Brindar feliz e aliviado a uma nova jornada, sorver com euforia as borbulhas do champanhe en-quanto os fogos de artifício se di-rigem ao céu na súplica ensurde-cedora que afasta maus espíritos, ilumina caminhos e promete bo-nança são comportamentos que fazem parte da magia dos festejos de fim de ano.

Despertar para novos momen-tos, acordar para outras oportuni-dades e sorrir só pelo fato de estar vivo no raiar de um novo tempo promovem o restauro da esperan-ça e a vontade de realizar mudan-ças. Promessas fáceis em momen-tos vãos...

E de repente, mal o ano se inicia, percebe-se um imediato esvaziamento das propostas, um desalento sem perspectivas, uma ociosidade entediante para rea-lizar esforços. Como é volúvel o ser humano, inebriado pelo apelo fácil das graciosidades mundanas movidas a álcool que rapidamen-te se desfazem em dissipação invi-sível de qualquer motivação, feito gás que se esvai em silêncio e efei-to nocivo.

Benefícios, direitos, benesses: aqui e acolá são mantras de uma sociedade que acredita que o es-forço não vale a pena. Agravan-

do a situação, uma compreensão equivocada de que o trabalho foi feito para quem não tem sorte, para quem está destinado a ser ninguém no efêmero mundo das celebridades fortuitas.

Algumas pessoas nascem para brilhar em determinado aspecto de seus talentos naturais, o que não causa estranheza. Porém, quando um jovem se deixa levar pela inércia, acreditando que o hálito da fortuna soprará em suas faces enquanto repousa seu sono restaurador depois de horas de vi-gília nas redes sociais (onde vive parte do mundo de outrem em absorção de conceitos e imagens atraentes, quase sempre em con-sonância com sua apatia laboral) é necessário que nos questionemos o quanto estamos fazendo pela juventude na atualidade, contin-gente de poucos horizontes que se arrasta com dificuldade na desco-nhecida busca pela sobrevivência.

A história renova o mundo e o mundo constroi a história. Velhos e jovens brindam o novo disparan-do rolhas de champanhe para o alto. Corações também se agitam em batidas apressadas, ansiosas, animadas: amores, viagens, di-nheiro, felicidade e saúde. Quase ninguém clama pelo esforço reco-

nhecido, a justa promoção no tra-balho, a oportunidade de mostrar seu valor. Então o ano que chega será apenas gratuidade?

Pede-se muito, dá-se quase nada. Na balança, o equilíbrio não está restaurado: pesa o pra-to que esmola facilidade em tudo, tornando os olhos do homem grandes e suas mãos pequenas. Mas a vida não é fácil: é preciso mudar, transformar, adaptar para vencer. Bilhões de anos de evolu-ção da vida neste planeta foram necessários para que um dia che-gássemos a navegar sem precisar sair de casa... não acabemos feito dinossauros!

Page 2: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

2 O BANDEIRANTE - Janeiro de 2012

eXPeDienTe

CUPOM DE ASSINATURAS*

*Disponível para o público em geral e para não sócios da SOBRAMES-SP Preencha este cupom, recorte e envie juntamente com cheque nominal à SOBRAMES-SP para REDAÇÃO “O Bandeirante” R. Francisco Pereira Coutinho, 290, ap. 121 A - V. Municipal - CEP 13201-100 - Jundiaí - SP

Dê uma assinatura de “O BANDEIRANTE” de presente para um colega

Preço de 12 exemplares impressos: R$ 36,00Nome:___________________________________________________________

End.completo: (Rua/Av./etc.) _______________________________________

________________________________ nº. _______ complemento _________

Cidade:_____________ Estado:_____ E-mail:___________________________

Grátis: Além da edição impressa que será enviada por correio, o assinante receberá por e-mail 12 edições coloridas em arquivo digital (PDF)

Em tempos de pós-modernidade, com os avanços cada vez maiores nas diversas áreas do saber, graças às pesquisas e estudos; o desenvolvimento da tecnologia, com equipamentos mais sofisticados e úteis aos seus usuários, cabe uma reflexão a respeito da qualidade de vida que deles advém.

Os inúmeros e-mails recebidos, a imensa quantidade de informações com as quais temos contato dia a dia estão contribuindo para o nosso bem-estar? Estão favo-recendo uma comunicação efetiva e eficaz entre nós?

Uma vez li num texto sem identificação do autor: “É preciso amar as pessoas e usar as coisas.” Se invertermos a ordem, ou seja, se amarmos as coisas corremos o risco de usar as pessoas para obter mais coisas e essa não é a ordem natural, uma vez que acabaremos por machucar as pessoas e a nós mesmos.

Dosar tecnologia com seu bom uso parece ser a fórmula ideal, uma vez que resulta em ganho de melhor qualidade de vida.

Jornal O Bandeirante ANO XX - no 230 - Janeiro 2012

Publicação mensal da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores - Regional do Estado de São Paulo SOBRAMES-SP. Sede: Rua Alves Guimarães, 251 - CEP 05410-000 - Pinheiros - São Paulo - SP Telefax: (11) 3062-9887 / 3062-3604 Editores: Josyanne Rita de Arruda Franco e Carlos Augusto Ferreira Galvão. Jornalista Responsável e Revisora: Ligia Terezinha Pezzuto (MTb 17.671-SP). Redação e Correspondência: Rua Francisco Pereira Coutinho, 290, ap. 121 A – V. Municipal – CEP 13201-100 – Jundiaí – SP E-mail: [email protected] Tels.: (11) 4521-6484 Celular (11) 9937-6342. Colaboradores desta edição: Alcione Alcântara Gonçalves, Geovah Paulo da Cruz, Hildette Rangel Enger, José Jucovsky, Josyanne Rita de Arruda Franco, Ligia Terezinha Pezzuto, Márcia Etelli Coelho.

Tiragem desta edição: 300 exemplares (papel) e mais de 1.000 exemplares PDF enviados por e-mail.

Diretoria - Gestão 2011/2012 - Presidente: Josyanne Rita de Arruda Franco. Vice-Presidente: Luiz Jorge Ferreira. Primeiro-Secretário: Márcia Etelli Coelho. Segundo-Secretário: Maria do Céu Coutinho Louzã. Primeiro-Tesoureiro: José Alberto Vieira. Segundo-Tesoureiro: Aida Lúcia Pullin Dal Sasso Begliomini. Conselho Fiscal Efetivos: Hélio Begliomini, Carlos Augusto Ferreira Galvão e Roberto Antonio Aniche. Conselho Fiscal Suplentes: Alcione Alcântara Gonçalves, Flerts Nebó e Manlio Mário Marco Napoli.

Matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião

da Sobrames-SP Ligia Terezinha Pezzuto

Editores: Josyanne R. A. Franco e Carlos A.F. GalvãoRevisão: Ligia Terezinha PezzutoDiagramação: Mateus Marins CardosoImpressão e Acabamento: Expressão e Arte Gráfica

Editores de O Bandeirante

Flerts Nebó – novembro a dezembro de 1992Flerts Nebó e Walter Whitton Harris – 1993-1994Carlos Luiz Campana e Hélio Celso Ferraz Najar – 1995-1996Flerts Nebó e Walter Whitton Harris – 1996-2000Flerts Nebó e Marcos Gimenes Salun – 2001 a abril de 2009Helio Begliomini – maio a dezembro de 2009 Roberto A. Aniche e Carlos A. F. Galvão - 2010Josyanne R. A. Franco e Carlos A.F. Galvão - janeiro 2011

Presidentes da Sobrames – SP

1º. Flerts Nebó (1988-1990)2º. Flerts Nebó (1990-1992)3º. Helio Begliomini (1992-1994)4º. Carlos Luiz Campana (1994-1996)5º. Paulo Adolpho Leierer (1996-1998)6º. Walter Whitton Harris (1999-2000)7º. Carlos Augusto Ferreira Galvão (2001-2002)8º. Luiz Giovani (2003-2004)9º. Karin Schmidt Rodrigues Massaro (jan a out de 2005)10º. Flerts Nebó (out/2005 a dez/2006)11º. Helio Begliomini (2007-2008)12º. Helio Begliomini (2009-2010)13º. Josyanne Rita de Arruda Franco (2011-2012)

Aida L. P. Dal Sasso Begliomini – 13/01

Evanil Pires de Campos – 06/01

José L.L. de Oliveira Sobrinho – 16/01

José Rodrigues Louzã – 01/01

Rodolpho Civile – 25/01

AniversárioJANEiRO: nesta data

querida, nossos parabéns!

Grandiosa, cheia, deliciosa. Velhos colegas, que há muito não vinham, de-ram o ar de suas graças. E, além de tudo, vinho delicioso e gratuito, oferecido por um anônimo companheiro.

Brindes, enfeites, Natal. E os textos!!! Densos e curtos, lindos, provocantes.

Enfim, uma grande Pizza. Das melhores

O Malho

Page 3: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

O BANDEIRANTE - Janeiro de 2012 3 SUPLeMenTo LiTerÁrio

Notícias

A Pizza Literária de Natal foi uma linda festa de ami-gos. A família Sobrames-SP sentiu falta de associados muito queridos que estavam em viagem de férias ou tiveram outros compromissos, mas foram lembrados com carinho e amizade.

Houve sorteio de presentes variados em grande quantidade e um brinde com excelente vinho, cortesias oferecidas por muitos sócios carinhosos e colaborativos, cujas atitudes realçam o compromisso de amizade com os membros da sociedade e o apoio às iniciativas da diretoria. A todos devemos eterna gratidão.

Na celebrada Pizza Literária de Natal, a senhorita Elza Yoshie Otomo recebeu o Certificado Colaborador da Sobrames 2011 por sua atuação, interesse, divulgação e apoio às ações da sociedade durante o ano. Parabéns e muito obrigado pela parceria!

O destaque da noite foi a entrega do Prêmio Flerts Nebó: a grande cronista vencedora da Melhor Prosa 2010-2011 foi Ligia Terezinha Pezzuto, com seu sensível trabalho “A Florista”. Parabéns pela honrada e merecida conquista da nossa querida confreira.

O desafio da Superpizza de novembro passado que teve como tema “Uma ideia de felicidade” foi vencido pela confreira Josyanne Rita de Arruda Franco, atual presidente da Sobrames-SP.

Para conhecer mais a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional São Paulo e o trabalho em verso e prosa do repertório de seus associados, acesse http://sobramespaulista.blogspot.com

O boletim literário “O Bandeirante” é uma publicação mensal da Sobrames-SP e está disponível para assinatura. Anuncie seu consultório, empresa ou empreendimento para um público diferenciado.

Os acontecimentos que focalizam a atividade literária dos associados são relevantes para nossa sociedade e merecem divulgação e destaque. Para enviar notícias sobre lançamento de livros, homenagens e outros eventos, envie mensagem para o e-mail de um dos diretores ou editores do boletim informativo.

A Antologia Paulista 2011, nossa publicação que reúne os trabalhos literários que foram publicados no informativo da sociedade nos últimos dois anos, está disponível para aquisição por meio de contato com os endereços eletrônicos [email protected] e [email protected]

As Pizzas Literárias, reuniões festivas consagradas da Sobra-mes-SP, acontecem sempre às terceiras 5ª feiras de cada mês e têm lugar na Pizzaria Bonde Paulista, Rua Oscar Freire 1.597, Pinheiros. Venha saborear deliciosas pizzas na companhia de poetas e prosadores. Participe.

Page 4: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

4 O BANDEIRANTE - Janeiro de 2012 SUPLeMenTo LiTerÁrio

Perfil 2012 Sobrames-SP

Josyanne Rita de Arruda Franco

Atuação profissional: Médica Pediatra Cidade de Nascimento: Macapá – APComida preferida: Adoro a simplicidade dos peixes e a sofisticação do bacalhau bem preparado.Esporte que pratica: Não pratico esportes, mas gosto de dançar e não resisto a uma partida de tênis de mesa.Livro de cabeceira atual: História da Vida Privada (do império Romano ao Ano Mil) – Philippe Ariès e George Duby.Filme: Homens e Deuses, de Xavier Beauvois.Fim de semana: Conversar com amigos em um café, ir ao cinema, distrair.Viagem Inesquecível: rodar pela itália de carro, sem preocupação. Sonho: Eu quero uma casa no campo...Intolerância: Oportunismo. Características pessoais: Equilíbrio razão/emoção.Projeto futuro: Eu quero uma casa no campo... Filosofia de vida: A Vida é Arte, Beleza e Poesia!

Quem é? Quem é?(resposta da edição de dezembro)

Nossa confreira brilhante e participativa Aida Lúcia Pullin Dal Sasso Begliomini.

Page 5: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

O BANDEIRANTE - Janeiro de 2012 5 SUPLeMenTo LiTerÁrio

Natal! É festa do Amor!João, o Evangelista, assim nos revelou:“Porque Deus amou o mundo de tal maneira”,Trazendo o seu filho, Jesus!Único, Amado, Adorado e idolatrado,Para viver conosco como homem,Sofrer as consequências do nosso pecado,Expurgando as impurezas de nossas ações,Atraindo para si e levando consigoAs nossas dores e imperfeições,Depurando assim toda a raça humana, Do original pecado, cometido por Adão,E deixando-nos o caminho livre,Dando-nos também o livre-arbítrio,Para alcançarmos e também exercer,Os anseios que nos levam à prática concreta,Do AMOR sem fronteiras e preconceitos,Combustível Universal da FRATERNiDADE,Da LiBERDADE e da iGUALDADE supremaQue impulsiona o homemPara doar-se ao próximo, sem medir consequências,Seguindo o exemplo do Deus filho, o AmadoCordeiro de Deus que pelo holocausto foi imoladoPor ter sido julgado no tribunal dos homens,Assumindo, de forma única e invulgar,A culpa pelas nossas transgressões e pecados,Cumprindo, assim, a profecia de isaías,Que nos falou da vinda de Emanuel, o MessiasComo um presente de Deus para nós,E para todo aquele que nele crerNão perecer, mas ter a certeza da ViDA ETERNA!

Natal

Alcione Alcântara Gonçalves

Eu quero, mas não vou...

Hildette Rangel Enger

Às vezes, eu queroTe estender as mãos,Te ajudarNesta caminhada áridaMas não vouPorque sou covardeTenho medo da rejeição...

Às vezes eu quero sorririnocentementePara alguém que passaSó para dizer que estou felizMas não sorrioNão vou me exporAo julgamento do outroPensar que enlouqueci,Ao sorrir assim, à toa...

Às vezes e quantas vezesEu quero voltar a sonharUm mundo diferenteCheio de paz e amor

Mas eu não vouPorque os jornais contaramQue morrem criançasDe fomePelo mundo afora

Tantas coisas quero aindaMas não vou mais me iludirAssim é a vidaE não tem como mudar.

Page 6: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

6 O BANDEIRANTE - Janeiro de 2012 SUPLeMenTo LiTerÁrio

Essa tal felicidade...

Márcia Etelli Coelho

“Eu era feliz e não sabia...”

Que sentimento mais triste traduz a letra dessa antiga canção popular! Primeiro, por denotar um passado ingenu-amente não aproveitado. Depois, por confessar um presente também insatisfatório.

Mas, afinal, o que é essa tal felicidade que o ser humano tanto almeja?

Vicente de Carvalho teria razão ao poetizar que “a feli-cidade está sempre onde a pomos e nunca a pomos onde nós estamos”?

incontáveis expectativas... Sonhos com visão no futuro... O “aqui e agora” negligenciado...

Bem interessante é a ideia de Osho de que a felicidade é uma decisão pessoal. Cada um escolhe se quer ser feliz ou infeliz. E, se alguém decidir ser infeliz, assim permanecerá até mesmo ao realizar os seus sonhos.

Milionários transformam suas vidas em um profundo vazio... Moças lindíssimas se desesperam ao notar o primeiro sinal de celulite... Por outro lado, eu já presenciei alguns pobres reacendendo o brilho nos olhos ao compartilhar o pouco que tinham. E me comovi com doentes em plena quimioterapia esboçando um sorriso autêntico que só a fé pode proporcionar.

E por falar em fé... Segundo a doutrina espiritualista, períodos de privação contribuem para valorizar o lado bom da vida já que a felicidade geralmente é momentânea – a pluma de Vinicius “que o vento vai levando sem parar”.

De fato, por um instante, acho que ninguém foi mais feliz do que aquele nadador africano nas Olimpíadas de 2000 em Sidney. Não, ele não conquistou a medalha de ouro. Pelo contrário, ficou em último lugar e, o que poderia resultar em um vexame, entrou nos anais esportivos como um fato inusitado. Sendo o único representante de seu continente, ele nadou sozinho na eliminatória, sem muito estilo, perdendo o fôlego, mas sob os aplausos incentiva-dores de todo o público.

Fugaz ou duradoura, Dalai Lama relaciona felicidade com paz de espírito e afirma categoricamente que a paz de espírito é o principal indício de se estar no rumo certo.

Jean Paul Sartre, por sua vez, acrescenta: “A felicidade não está em fazer o que a gente quer e sim gostar do que a gente faz”.

E eu, que não sou filósofa, apenas uma aprendiz da vida, arrisco algumas suposições:

Felicidade é estar de bem consigo mesmo. É aceitar a dádiva da vida tal como ela se apresenta (mas sem comodis-mo). É caminhar passo a passo, respeitando o seu ritmo e aproveitando todos os momentos da trilha. É sentir a alma leve até mesmo diante de alguns tropeços. E, principalmente, é olhar-se no espelho e, com o coração aberto, dizer:

Apesar de tudo e por tudo, eu amo você...

Page 7: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

O BANDEIRANTE - Janeiro de 2012 7 SUPLeMenTo LiTerÁrio

O sopro da vida na moradia do nascenteAbre o encontro de si mesmo culturalmente Refletindo luz, comunhão, sentimentosNorte e centelha dos sete firmamentos.

A aurora num admirável cenário abençoadoEm alegóricos voos como pássaro aladoFlutua em virgens plagas do saber originalLegado de Filon, razão e fé, do existir espiritual.

Do mito ao logos, caminha estoica filosofiaNa sétima maravilha do Farol de Alexandria,Dual cartesiana almas platônicas estilizadasTropeçam nas atuais dantescas visões dilaceradas.

Girassóis, douradas flores giram harmoniosasEm busca das caloríficas cores luminosas,Exuberantes, coerentes, beleza da natureza oscilanteOpõe-se à soberba loucura do mundo arrogante.

Nobre postura do “Cavaleiro de Triste Figura”,Sonhador, idealista quixotesca ingênua bravuraA rebelar-se contra o mundo diverso da verdadeMaculado pela plenitude temporal da maldade.

No incontido universo dos encrespados oceanosPersonagens sonhadoras bafejam pensamentos humanosArtes e cultura, em acadêmica ética reflexão,Poéticos rebentos da mente em filosófica ação.

Personagens sonhadoras

José Jucovsky

Nesta hora importante, não deixe de consultar a rUMo eDiToriAL. Publicações com qualidade impecável, dedicação, cuidado artesanal e preço justo. Você não tem mais desculpas para deixar seu talento na gaveta.

Terminou de escrever seu livro? então publique!

[email protected](11) 9182-4815

de textos em geral

Ligia PezzutoEspecialista em Língua Portuguesa

(11) 3864-4494 ou 8546-1725

reViSÃo

PUBLICIDADE TABELA DE PREÇOS 2009

(valor do anúncio por edição)1 módulo horizontal R$ 30,00 2 módulos horizontais R$ 60,003 módulos horizontais R$ 90,002 módulos verticais R$ 60,004 módulos R$ 120,006 módulos R$ 180,00Outros tamanhos sob consulta

[email protected]

Dr. Carlos Augusto GalvãoPsiquiatria e PsicoterapiaRua Maestro Cardim, 517Paraíso – Tel: 3541-2593

Walter Whitton HarrisCirurgia do Pé e Tornozelo

Ortopedia e Traumatologia GeralCRM 18317

Av. Pacaembu, 1.02401234-000 - São Paulo - SPTel.: 3825-8699

Cel.: 9932-5098

longevità (11) 3531-6675

Rua Maria Amélia L. de Azevedo, 147 - 1o. andar

estética facial, corporal e odontológica * Massagem * Drenagem * Bronze Spray *

nutricionista * rPG

Page 8: O Bandeirante - n.230 - Janeiro de 2012

8 O BANDEIRANTE - Janeiro de 2012 SUPLeMenTo LiTerÁrio

A Hora

Geovah Paulo da Cruz

A hora que chega, é agoraA que passou, foi outroraA que não chega, demoraA que não veio, foi-se emboraA que faltou, me paga moraA do futuro, se ignora A da dor, tudo piora A da fome, me devora A da tristeza, então chora A do sofrimento, não minora A de Deus, em que se ora A da alegria, me melhoraA de viver mundo aforaA do valor é penhoraA do lutar, que revigoraA da glória, se comemoraA da derrota, se deploraA da esperança, que não gora A de amar, a quem se adora A do amor, a que se implora A do encanto, enamora A da paixão é que vigora A de sentir, dentro e fora A da emoção que no peito afloraA do destino é senhora:A do viver é onde moraA da minha alma, por ora.Há de chegar a minha hora...

Tarde de primavera, entardecer de outo-no ou noite de inverno. Cenários para um momento único. Pretextos, os mais variados, ou mesmo nenhum.

A satisfação de saborear intensamente a sua companhia é o suficiente que sempre pede uma vez mais. Presença. Olho no olho. Partilha. Da vida, das dificuldades, das conquistas. Falar de você para mim. Falar de mim para alguém atento aos meus movimentos de mãos, de lábios, com sorriso sentido, certa tensão, pensamento ora vago, ora atento. Alguém que me compreende e me aceita assim mesmo como sou e estou.

Partilha de sentimentos, de atitudes, de emoções, do que vier à mente ou ao coração. Nos momentos em que trocamos palavras, silêncios e risos, força renovada em mim e em você.

Serenidade, leveza. Campo fértil para novos sonhos. Horizonte a delinear-se em um amanhã promissor porque novo fôlego para viver a vida de cada dia foi tomado. Por estarmos juntos, por trocarmos risos, por estarmos um na presença amorosa do outro.

Nada substitui você estar aqui, comigo, agora. Você e seu mundo, suas escolhas, seus projetos, seu querer. Especial confluência de objetivos ou de divagações.

Meu querer incentiva seus projetos, mi-nha ponderação acompanha suas escolhas e juntos, numa sagrada comunhão, vamos construindo nossa relação de amizade em que a confiança se faz sentir cada vez mais.

A você, meu amigo; a você, minha amiga, um brinde ao nosso momento. E que muitos outros ainda possam acontecer, repletos de encanto, neste café com você.

Um café com você

Ligia Terezinha Pezzuto