O Enfoque - Abril 2011

4
Informativo do Consórcio CONPAR :: 1 Ano 4 – Abril de 2011 Consórcio CONPAR revitaliza CMEI Califórnia Foram realizadas diversas reformas no local No dia 14 de abril, o Consórcio CONPAR inaugurou a obra de revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil Califórnia - CMEI, em Araucária. O trabalho é fruto de uma parceria com o Centro de Atendimento Integral à Criança Jd. Califórnia, instituição ligada à Prefeitura Municipal de Araucária e da qual o CMEI faz parte. A ação contemplou a reforma e revitalização do parque infantil, a construção de um lactário e algumas melhorias na rede elétrica. “A revitalização do CMEI Califórnia foi uma iniciativa muito admirável do Consórcio CONPAR. É muito satisfatório ver a preo- cupação que o Consórcio tem com Respon- sabilidade Social”, disse Paulo Ruiz, Gerente de Planejamento e Controle de Implementa- ção de Empreendimentos para REPAR. Conforme a obra era feita, outras necessida- des ficaram evidentes, e a lista de reformas cresceu: foram consertados pisos que esta- vam soltos, limpeza dos toldos, troca dos vidros quebrados, realizada nova pintura da área inter- na, reformado o refeitório, instalada uma nova máquina de lavar roupas. Além dis- so, foi feita a doação e instalação de toldos, um fogão industrial de quatro bocas e duas casas de brinquedo. O CAIC também foi be- neficiado com uma tela para o gol do campo de futebol. Durante a solenidade, Maria José Dietrich, Secretária Municipal de Educação de Arau- cária, ressaltou a importância do CMEI para a comunidade local. Atualmente, ele atende cerca de 230 crianças de 1 a 4 anos e é o maior do município. “Nós temos trabalha- do muito para ampliar os CMEIs, tanto com estrutura quanto com recursos humanos. Contudo, as necessidades são maiores”, completou a Secretária. “Por isso, mais do que nunca, temos precisado de grandes par- cerias. Agradeço e parabenizo a Responsa- bilidade Social do Consórcio CONPAR.” A parceria entre o Consórcio CONPAR e o CAIC já resultou em diversas outras obras, como a instalação de uma sala do Programa Caia na Rede, a realização do Cozinha Bra- sil e a distribuição de presentes para as crianças em datas festivas. “É com imensa satisfação que nós agradecemos à equipe do CONPAR. É uma parceria muito gra- tificante”, disse Elda Jane Tuleski, Diretora Geral do CAIC. “A obra já está em fase de conclusão, po- rém faremos o possível para continuar re- alizando ações de Responsabilidade Social enquanto estivermos aqui no município. Espero que estas ações incentivem outras empresas e consórcios a unir esforços no sentido de beneficiar a comunidade de Arau- cária”, concluiu Antonio Costa, Diretor de Contrato do Consórcio CONPAR. Após a solenidade, os integrantes do Con- sórcio foram homenageados pelas crianças e funcionários do CMEI. Em seguida, o parque foi aberto às crianças e cada uma recebeu um presente, contendo uma foto dela e di- versos doces.

description

Informativo interno do Consórcio CONPAR (Odebrecht, UTC e OAS) lançado em Abril de 2011

Transcript of O Enfoque - Abril 2011

Page 1: O Enfoque - Abril 2011

Informativo do Consórcio CONPAR :: 1

Ano 4 – Abril de 2011

Consórcio CONPAR revitaliza CMEI CalifórniaForam realizadas diversas reformas no local

No dia 14 de abril, o Consórcio CONPAR inaugurou a obra de revitalização do Centro Municipal de Educação Infantil Califórnia - CMEI, em Araucária. O trabalho é fruto de uma parceria com o Centro de Atendimento Integral à Criança Jd. Califórnia, instituição ligada à Prefeitura Municipal de Araucária e da qual o CMEI faz parte.

A ação contemplou a reforma e revitalização do parque infantil, a construção de um lactário e algumas melhorias na rede elétrica.

“A revitalização do CMEI Califórnia foi uma iniciativa muito admirável do Consórcio CONPAR. É muito satisfatório ver a preo-cupação que o Consórcio tem com Respon-sabilidade Social”, disse Paulo Ruiz, Gerente de Planejamento e Controle de Implementa-ção de Empreendimentos para REPAR.

Conforme a obra era feita, outras necessida-des ficaram evidentes, e a lista de reformas cresceu: foram consertados pisos que esta-vam soltos, limpeza dos toldos, troca dos

vidros quebrados, realizada nova pintura da área inter-na, reformado o refeitório, instalada uma nova máquina de lavar roupas. Além dis-so, foi feita a doação e instalação de toldos, um fogão industrial de quatro bocas e duas casas de brinquedo. O CAIC também foi be-neficiado com uma tela para o gol do campo de futebol.

Durante a solenidade, Maria José Dietrich, Secretária Municipal de Educação de Arau-cária, ressaltou a importância do CMEI para a comunidade local. Atualmente, ele atende cerca de 230 crianças de 1 a 4 anos e é o maior do município. “Nós temos trabalha-do muito para ampliar os CMEIs, tanto com estrutura quanto com recursos humanos. Contudo, as necessidades são maiores”, completou a Secretária. “Por isso, mais do que nunca, temos precisado de grandes par-cerias. Agradeço e parabenizo a Responsa-bilidade Social do Consórcio CONPAR.”

A parceria entre o Consórcio CONPAR e o CAIC já resultou em diversas outras obras, como a instalação de uma sala do Programa

Caia na Rede, a realização do Cozinha Bra-sil e a distribuição de presentes para as crianças em datas festivas. “É com imensa satisfação que nós agradecemos à equipe do CONPAR. É uma parceria muito gra-tificante”, disse Elda Jane Tuleski, Diretora Geral do CAIC.

“A obra já está em fase de conclusão, po-rém faremos o possível para continuar re-alizando ações de Responsabilidade Social enquanto estivermos aqui no município. Espero que estas ações incentivem outras empresas e consórcios a unir esforços no sentido de beneficiar a comunidade de Arau-cária”, concluiu Antonio Costa, Diretor de Contrato do Consórcio CONPAR.

Após a solenidade, os integrantes do Con-sórcio foram homenageados pelas crianças e funcionários do CMEI. Em seguida, o parque foi aberto às crianças e cada uma recebeu um presente, contendo uma foto dela e di-versos doces.

Foram realizadas diversas reformas no local

vidros quebrados, realizada nova pintura da área inter-nova pintura da área inter-

Page 2: O Enfoque - Abril 2011

2 :: Informativo do Consórcio CONPAR

Ano 4 – Abril de 2011

CONPAR inicia 5ª turma do PDMO

No dia 31 de março, o Consórcio CONPAR, em parceria com a Petrobras e com o SENAI, iniciou a 5ª turma do Programa de Desenvol-vimento de Mão de Obra da Petrobras (PDMO).

“Em 18 dias de curso, os alunos aprenderam mais sobre seguran-ça, procedimentos administrativos, técnicos e de liderança”, explica Paulo Ruiz, Gerente de Planejamento e Controle da IERP. Além de Ruiz, também estiveram presentes Antonio Costa, Diretor de Contrato do Consórcio CONPAR, Gilson Luiz Magno, Gerente do SENAI, e João Henry Müller, Gerente Administrativo Financeiro do CONPAR.

A turma, composta por 26 alunos, contou com um diferencial: pela pri-meira vez, houve mulheres participando do PDMO. “Fui convidada pelo Consórcio e fiquei muito contente com a possibilidade de participar. A expectativa era grande”, conta Juliane Andrade, Encarregada de Servi-ços Gerais do Consórcio CONPAR e integrante há três anos e meio. Além de Juliane, também participou a integrante Luciane Pires, Encarre-gada do Almoxarifado.

Até o momento, cinco turmas se formaram neste curso, tota-lizando 108 encarregados.

Pela primeira vez, o curso teve a presença feminina entre os alunos

Integrantes recebem Prêmio de Produtividade OAS

Cinco integrantes membros da construtora oas receberam o Prêmio Produtividade OAS: Augustinho da Silva (Mestre de Obras), Cassiano Luiz Moraes Gomes (Responsável de Produção), Edson Cruz de Almeida (Coordenador de Obras), Fernando Clemencio da Silva (Coordenador de Planejamento) e Luis Felipe Bolpetti (Coordenador de Planejamento). Eles apresentaram o trabalho “Planejamento atuante com adoção de metas premiadas”, na categoria Desenvolvimento tecnológico e conquistaram o 1º lugar dentre todos os trabalhos apresentados dentro da empresa.

O Prêmio de Produtividade OAS é realizado anualmente entre todos os colaboradores da empresa, com o objetivo de estimular e valorizar a produção e disseminação do conhecimento interno.

CONPAR recebe visitantesNo meses de Março e Abril, o Consórcio CONPAR recebeu nove visitantes: Eduardo Pedreira, Ricardo Carneiro e Hassan Lue-dy, da Odebrecht Realizações Imobiliárias S.A.; Augusto Greco e Aulo Lolla, da Technip; e Otávio P. de Magalhães, Cristiane Rabelo Santos e Daniel Netto Gomes, da Construtora oas. Eles conhe-ceram as instalações do Consórcio, tanto o setor administrativo quanto a área industrial. Os visitantes foram acompanhados por Antonio Costa, Diretor de Contrato do Consórcio.

Sobre as empresas:

A Odebrecht Realizações Imobiliárias faz parte da Organização Odebrecht e desenvolve empreendimentos residenciais, empresa-riais, comerciais e de turismo.

A Technip é uma empresa europeia de engenharia com filiais em diversos países, inclusive o Brasil.

Page 3: O Enfoque - Abril 2011

Informativo do Consórcio CONPAR :: 3

Ano 4 – Abril de 2011

No dia 15 de Março, durante o TDT geral, foram realizadas premiações de dois progra-mas do Consórcio CONPAR: “Eu Cuido das Minhas Mãos” e “Usina de Ideias”. O evento ocorreu na Área de Vivência e contou com a participação de centenas de integrantes.

Do programa “Eu Cuido das Minhas Mãos”, foram premiados 14 integrantes, de diversas funções: Mecânico Ajustador, Solda-dor TIG, Encarregado de Tubulação e vários outros. O programa reconhece integrantes que trabalham com segurança e evitam aci-

dentes envolvendo as mãos, sua principal ferramenta de trabalho. Depois da entrega dos prêmios, foi feito um sorteio de brindes entre esses integrantes.

Em seguida, foi realizada a entrega de prê-mios para participantes do programa “Usina de Ideias”. No total, 8 integrantes foram premiados de acordo com o impacto de suas ideias: um recebereu 800 reais; dois, 400 reais; e cinco receberam 200 reais. Na cerimônia, foram entregues cheques simbó-licos, correspondentes ao valor do prêmio. Este mês, mais de 150 ideais foram avaliadas.

Para Geraldo Macena Linhares, premiado com R$ 800,00 pela ideia de montar siste-mas menores para lubrificação de abraçadei-ras, o trabalho em equipe é essencial para o surgimento de boas ideias. Ele faz parte da obra há um ano e seis meses, trabalhando no Coque. “A gente tinha uma dificuldade imen-sa: precisava mandar as abraçadeiras para outra pessoa e esperar por dois ou três dias, o que atrasava as coisas”, explica Geraldo. “Ficamos pensando em como melhorar isso.” A ideia foi desenvolvida em parceria com Sérgio Stefani Filho, Técnico em Meio Ambiente.

Dupla premiação: Eu Cuido das Minhas Mãos + Usina de IdeiasConsórcio CONPAR premia 22 integrantes

Consórcio CONPAR passa por duas auditoriasForam mantidas as certificações das normas SA 8000 e ISO-TS 29001

No dia 31 de Março e entre 15 e 17 de Abril, o Consórcio CONPAR passou por duas auditorias: a primeira, de manutenção da cer-tificação ISO-TS 29001, norma que avalia o Sistema de Gestão da Qualidade; e a segunda, de manutenção da certificação do sistema de gestão de SA 8000:2008, norma de Respon-sabilidade Social. A primeira avaliação durou um dia e foi realizada pelo Auditor Alberto da Silva Mehes; a segunda durou três dias e foi realizada pelo Auditor José Sanches. Am-bos os Auditores pertencem ao Bureau Veri-tas Certification.

Entre os diversos requisitos avaliados, esta-vam a saúde e segurança dos integrantes e o sistema de gestão do Consórcio. De acordo com os Auditores, todos os itens, das duas normas, estavam em conformidade com as exigências e, por isso, a certificação foi man-tida em sua totalidade.

Para Antonio Costa, Diretor de Contrato do Consórcio, as certificações confirmam o esforço dos integrantes na manutenção das normas dentro do Consórcio.

Page 4: O Enfoque - Abril 2011

4 :: Informativo do Consórcio CONPAR Após a leitura leve o informativo para casa, não jogue no chão.

Ano 4 – Abril de 2011

Expediente: O Enfoque é uma publicação do Consórcio CONPAR, com fins de publicação e divulgação de assuntos inteiramente restritos no âmbito da empresa. Editoração e Projeto Gráfico André Stevam, Jornalista Responsável Carolina Tassinari MTB 41318/SP, Colaboração Guilherme de Souza. Contato [email protected] Internet www.consorcioconpar.com.br Impressão Oficina do Impresso, Tiragem 3.000 exemplares.  

Fazendo arte no CMEIEm meio às reformas típicas da engenha-ria civil, um trabalho artístico chamou a atenção de todos: a pintura do CMEI. A Arca de Noé, brincadeiras de criança e versões divertidas de letras e números passaram a fazer parte da decoração. Os desenhos foram feitos pelo integrante Cristóvão Alves dos Santos, Auxiliar Técnico de Pintura e que trabalha no Consórcio há quase dois anos.

Quando você começou a desenhar? Comecei quando ainda era criança, aos 7 anos, e não parei mais.

Como você aprendeu? Aprendi a fazer desenhos artísticos na prática. Por conta, sem curso. Cheguei a cursar Desenho Industrial por dois anos, mas a proposta deles era outra, mais técnica

Como você se sentiu ao ver esse seu trabalho reconhecido pela co-munidade do CMEI? Fiquei bastante feliz com o reconheci-mento. O que fiz lá foi de coração, algo que gosto de fazer.

Alguma mensagem para quem quer seguir na área artística? Meu conselho é o seguinte: praticar, praticar, praticar

CONPAR inaugura duas salas do programa Caia na Rede em AraucáriaNo total são cinco salas no Paraná, sendo duas em Curitiba e três em AraucáriaForam inauguradas em Março, nos dias 16 e 17, mais duas salas do programa Caia na Rede em Araucária, uma no Sindimont (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Monta-gem, Manutenção e Prestação de Serviços nas Áreas Industriais do Estado do Paraná) e outra na Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego de Araucária.

“É um trabalho muito importante para a Re-finaria e para a Cidade. Temos acompanhado o desenvolvimento do projeto e a satisfação e crescimento das pessoas atendidas”, diz Antonio Costa, Diretor de Contrato do Consórcio. Para Albanor José Gomes, Pre-feito de Araucária, a inclusão digital é de grande importância para o desenvolvimento da Cidade. “É bastante satisfatório ver em-presas que tenham a preocupação de ajudar no crescimento de Araucária”, ressalta.

Para Antônio Lemos do Prado, Presidente do Sindimont, a parceria foi uma surpresa muito bem-vinda, já que houve poucas ini-ciativas semelhantes com outras empresas. “O Consórcio não vai ficar aqui para sempre, mas essa colaboração vai continuar, e vai ser lembrada por muitos anos”, diz Antônio.

O programa Caia na Rede oferece a morado-res da região e a integrantes do Consórcio a oportunidade de aprender as bases da infor-mática, hoje indispensáveis para se inserir no mercado de trabalho e para atuar na socie-dade. “Testemunho todos os dias, na Agên-cia do Trabalhador, pessoas que enfrentam dificuldades causadas pela exclusão digital”, aponta Clodoaldo Sizenando, Gerente da Agência do Trabalhador de Araucária. “Por isso, fico feliz em ver uma parceria como essa, que traz para nossa comunidade uma qualidade de vida melhor, uma possibilidade de crescimento”, diz.

Com diversas iniciativas, o Consórcio busca valorizar a região. Até o mo-mento, o programa já qualificou mais de 2.000 pessoas em Araucária.

Não perca, na proxima edição: Uma materia especial sobre as ações do COERGO