Enfoque alvorecer abril de 2015

4
Associação de moradores é um tipo de or- ganização criada por moradores de qualquer rua, bairro, quarteirão, vila etc; em qualquer cidade do território nacional. Tem o objetivo de centralizar os problemas: estruturais, de segurança, educa- cionais, de saúde, etc., que ocorrem no bairro e através de um representante eleito pelos mora- dores, estes problemas são levados ao conheci- mento do poder executivo municipal e cobradas as necessárias providências. As associações de moradores caracterizam- se preferencialmente como um espaço comunitá- rio de grande importância que o povo tem a seu favor nos momentos de reivindicar e lutar pelos seus direitos básicos. É uma entidade sem fins lucrativos a serviço do bem comum com a função de unir e organizar. Portanto, sendo um instrumento de soli- dariedade entre os moradores e um espaço pri- vilegiado onde podemos discutir e determinar as nossas prioridades comuns, é importante que a comunidade valorize a sua associação de mora- dores participando das reuniões com opiniões e sugestões. Isto fortalece e é fator determinante para que as nossas reivindicações sejam ouvidas e que posteriormente possam vir a ser realidade. O Enfoque Alvorecer, nestes nove anos de circulação, está cada vez mais integrado às comu- nidades da Cidade Alta. Nosso objetivo tem sido cumprido com imparcialidade e determinação. Te- mos o orgulho de compartilhar com a comunida- de, informações que vão de encontro às nossas necessidades. A luta é constante. Somos decidi- dos e empenhados no projeto, e ousadia não nos faltam. A versão on-line do Enfoque Alvorecer já atinge cerca de 10 mil visualizações mensais. Para nós, é motivo de satisfação, e a partir destes dados, temos a certeza que estamos no caminho certo. Estamos firmes em nossos propósitos e a participação dos leitores e patrocinadores é de vi- tal importância. Venha fazer parte do nosso time! Anuncie seus produtos e serviços aqui! Enfoque Alvorecer, um jeito novo de informar. Carlos Henrique - Casé Como cuidar bem dos cães – pág. 2 Esporte em foco pág. 2 Em dia com a saúde – pág. 4

description

O Enfoque Alvorecer é um informativo das comunidades de São Pedro e Caiçaras, Juiz de Fora/MG.

Transcript of Enfoque alvorecer abril de 2015

Page 1: Enfoque alvorecer abril de 2015

Associação de moradores é um tipo de or-ganização criada por moradores de qualquer rua, bairro, quarteirão, vila etc; em qualquer cidade do território nacional. Tem o objetivo de centralizar os problemas: estruturais, de segurança, educa-cionais, de saúde, etc., que ocorrem no bairro e através de um representante eleito pelos mora-dores, estes problemas são levados ao conheci-mento do poder executivo municipal e cobradas as necessárias providências.

As associações de moradores caracterizam-se preferencialmente como um espaço comunitá-rio de grande importância que o povo tem a seu favor nos momentos de reivindicar e lutar pelos seus direitos básicos. É uma entidade sem fins lucrativos a serviço do bem comum com a função de unir e organizar.

Portanto, sendo um instrumento de soli-dariedade entre os moradores e um espaço pri-vilegiado onde podemos discutir e determinar as nossas prioridades comuns, é importante que a comunidade valorize a sua associação de mora-dores participando das reuniões com opiniões e sugestões. Isto fortalece e é fator determinante para que as nossas reivindicações sejam ouvidas e que posteriormente possam vir a ser realidade.

O Enfoque Alvorecer, nestes nove anos de circulação, está cada vez mais integrado às comu-nidades da Cidade Alta. Nosso objetivo tem sido cumprido com imparcialidade e determinação. Te-mos o orgulho de compartilhar com a comunida-de, informações que vão de encontro às nossas necessidades. A luta é constante. Somos decidi-dos e empenhados no projeto, e ousadia não nos faltam.

A versão on-line do Enfoque Alvorecer já atinge cerca de 10 mil visualizações mensais. Para nós, é motivo de satisfação, e a partir destes dados, temos a certeza que estamos no caminho certo. Estamos firmes em nossos propósitos e a participação dos leitores e patrocinadores é de vi-tal importância. Venha fazer parte do nosso time! Anuncie seus produtos e serviços aqui! Enfoque Alvorecer, um jeito novo de informar.

Carlos Henrique - Casé

Como cuidar bem dos cães – pág. 2

Esporte em focopág. 2

Em dia com a saúde – pág. 4

Page 2: Enfoque alvorecer abril de 2015

O Aedes é parecido com o pernilongo co-mum, e pode ser identificado por algumas carac-terísticas que o diferencia como: corpo escuro e rajado de branco e possui hábito de picar durante o dia.

Febre alta, dor de cabeça, principalmente na região ocular, dores nas articulações, músculos e muito cansaço são sintomas que o indivíduo pode estar com a dengue. Também é comum náuseas, falta de apetite, dor abdominal, podendo até ocorrer diarreia e vermelhidão na pele.

Muitas pessoas picadas pelo mosquito Ae-des aegypti infectado não apresentam sintomas. Outras apresentam sintomas brandos que podem passar despercebidos ou confundidos com gripe, existindo ainda, aquelas que são acometidas de forma acentuada, com sintomatologia exacerba-da.

Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue. Porém a aplicação dos inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, sur-tindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração.

A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contém em sua fórmula, ácido acetilsalicílico, como a as-pirina, devem ser evitados, porque estes medi-camentos têm efeitos anticoagulantes e podem causar sangramentos.

Mãe, que te recolhes no lar, atendendo à Divina Von-tade, não fujas à renúncia que o mundo te reclama ao coração.Recebeste no templo familiar o sublime mandato da vida.Muitas vezes, ergueste cada manhã, com o suor do tra-balho, e confiaste à noite, lendo a página branca das lagrimas que te emanam da lama ferida.Quase sempre, a tua voz passa desprezada, com vazio rumor o alarido das discussões doméstica, e as tuas mãos diligentes servem com sacrifício, sem que nin-guém lhes assinale o cansaço...Lá fora, os homens guerreiam, entre si, disputando a posse efêmera do ouro ou da fama, da evidencia ou da autoridade...Além, a mocidade, em muitas ocasiões,gri-ta festivamente, buscando o mentiroso prazer do mo-mento rápido...Enquanto isso, medita e esperas, na solidão da prece,-com que te elevas ao Alto, rogando a felicidade daque-les de quem te fizeste o gênio guardião.Quando o santo sobe às eminências do altar, ninguém te vê nas amarguras da base, e quando o herói passa, na rua, coroado de louros, ninguém se lembra de ti, na retaguarda de aflição.Deste tudo e tudo ofereceste, entretanto, raros se re-cordam de que teus olhos jazem nevoados de pranto e de que padeces angustiosa fome de compreensão e carinho.No entanto, continuas amando e ajudando, perdoando e servindo...Se a ingratidão te relega à sombra na Terra, o Criador de tua milagrosa abnegação vela por ti dos Céus, através do olhar cintilante de milhões de estrelas.Lembra-te de que Deus a fonte de todo o amor e de toda a sabedoria, é também o Grande Anônimo e o Grande Esquecido entre as criaturas.Tudo passa no mundo...Ajuda e espera sempre.Dia virá em que o Senhor, convertendo os braços da cruz de teus padecimentos em grandes asas de luz, transformará tua alma em astro divino e iluminar para sempre a rota daqueles que te propuseste socorrer.

FELIZ DIA DAS MÃES

Page 3: Enfoque alvorecer abril de 2015

Economize petróleo utilizando o veículo da sogra.

O amor é um sonho... O casamento é o des-pertador. “Fede pra danar, mas é gostoso.” Estava es-crito num caminhão que transportava peixe.

Ingredientes1 caixa de bis, 1 pote de 2 litros de sorvete (de preferência sabores que combinam com chocola-te, por exemplo, flocos), 1 lata de leite conden-sado, 1 lata de creme de leite , 3 pedaços de chocolate ao leite (aquele que vem em barra de 1 kg), 1/2 pedaço de chocolate meio amargo (se desejar) , 1 colher de margarina

Modo de preparo:Primeiro, comece fazendo o brigadeiro. Coloque numa panela o leite condensado e o creme de leite e misture rapidamente para se agregarem, pois do contrário não ficará um líquido homogê-neo. Corte os pedaços de chocolate ao leite em duas ou quatro partes para derreterem mais rá-pido. Se desejar, acrescente o chocolate meio amargo, para um brigadeiro não muito doce. Mas não é obrigatório. Acrescente também a marga-rina. Leve ao fogo baixo sem parar de mexer até que fique num ponto cremoso como o de leite condensado. Desligue o fogo e deixe esfriar. En-quanto isso, pique cada bis em quatro pedaços aproximadamente e forre o fundo de uma traves-sa. Por cima do bis picado, despeje o pote de sor-vete. Para facilitar, o sorvete não pode estar mui-to congelado. E por último, despeje o brigadeiro por cima. Você verá que o brigadeiro vai penetrar pelo sorvete e as laterais da travessa e se mistu-rar com o bis que está no fundo. Leve ao freezer e deixe gelar como um sorvete comum.

Tô no Rango

Waldelice Tagliatte

O Projeto Amigos da Bola está realizando com sucesso o torneio de futebol, versão Campeona-to Mineiro, com intensa participação da garotada dos bairros São Pedro e Caiçaras. Mais informa-ções no Facebook: Projeto Amigos da Bola.

Moradores do Caiçaras reivindicam junto a Pre-feitura de Juiz de Fora o asfaltamento de todo o trecho da Av. Senhor dos Passos, sentido Tus-mil/Capitão Altamoré e Av. Dnar Rocha. Com as obras da nova adutora, o asfalto existente está afundando e em alguns trechos já nem existem mais. Em virtude disso, acidentes são frequentes na via.

A comissão de moradores dos Caiçaras e Par-que São Pedro pedem ao Demlub que faça a capi-na na região e agradecem à Settra, a mudança do ponto de ônibus da Rua “O”.

Com o término do Campeonato Mineiro 2015, no Parque São Pedro/Caiçaras, a decisão ficou assim: Tupi x América-MG fazem a final e Atlético-MG x Cruzeiro disputam o terceiro lugar. Os jo-gos estão marcados para dia 9 de maio, sábado, a partir das 15h30, no campinho do Parque São Pedro. Você é nosso convidado, participe!

Riso SoltoFrases de parachoques de caminhões

Page 4: Enfoque alvorecer abril de 2015

DICAS PRÁTICAS: COMO CUIDAR BEM DE UM CÃO

AMO OS BICHOS

Tratar bem dos animais não significa simplesmen-te não maltratá-los, o mais importante e preocu-par-se com eles.1.Treine seu cão em comandos básicos para que ele esteja sempre sob seu controle.2.Alimente seu cão em intervalos regulares, não de guloseimas entre as refeições e não permita sua presença quando estiver fazendo suas refei-ções, isto evitará que ele se torne um pedinte.3.Alimente seu cão em recipientes próprios, que devem ser mantidos e lavados separadamente dos da família. Deixe sempre a disposição água fresca para ele beber.4.Mantenha sempre seu cão na guia, em qualquer circunstância, quando levá-lo a rua.5.Não deixe que seu cão suje calçadas, jardins ou espaços livres onde crianças brincam.6.Não deixe seu cão ser barulhento e incomodar seus vizinhos.7.De ao seu cão uma cama própria. Não deixe dormir em sua cama.8.Nunca leve seu cão a uma loja de alimentos.9.Mantenha seu cão limpo e tratado com regula-ridade. Observe os períodos de vacinação que seu veterinário prescrever.10.Se não desejar que seu cão reproduza, siga a orientação do seu veterinário.11.Tome providências antecipadas para que seu cão continue bem tratado quando você sair para viajar.12.Procure o veterinário, só ele está apto a lhe orientar sobre qualquer dúvida quanto ao bem es-tar do seu animal e para que em casos de emer-gência ele tenha informações sobre sua saúde.13.Procure manter seu animal sempre limpo e asseado, principalmente os de pêlos longos que devem ser escovados e tosados frequentemente.14.Cuide das doenças infecto-contagiosas, que seu cão pode passar para alguém de sua família, ou que alguém possa transmitir para ele.

O documentário que conta sobre a trajetória da corredora negra, Irenice Maria Rodrigues, foi um dos vencedores do IV Concurso da Memória do Esporte Olímpico e será transmitido nos canais ESPN até as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Este projeto é fruto da pro-posta da produtora paulistana Memória Viva e a direção encarregada por Thiago Mendonça.

Nascida em Itabirito (MG), a atleta olímpica quebrou o recorde sul-america-no feminino dos 400 metros, em 1967, e foi corredora dos 800 metros, represen-tando o Brasil nas olimpíadas de 1968, no México. Por diversos incidentes, como o enfretamento da ditadura brasileira e a expulsão da delegação, fizeram que pou-cos jornais da época noticiassem algo so-bre a sua história.

Outros cinco documentários foram contemplados, sendo dois de São Paulo, dois do Rio de Janeiro e um de Pernam-buco.

Confira a matéria sobre o evento no site do canal esportivo ESPN (http://espn.uol.com.br/noticia/496992_memo-ria-do-esporte-olimpico-anuncia-os-docu-mentarios-contemplados-no-4-concurso

Colaborador : Lucas Ignacio

Colaborador: Lucas Inácio

LATICÍNIOS ENLATADOS EM GERAL

Rua Papa João Paulo II, 145 Caícaras I

Tel.: (32) 3061-1698

Email: [email protected]