O MANUAL DO INVESTIDOR...O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14 2. Investimentos de curto...

4
módulo 4 AULA O MANUAL DO INVESTIDOR Investimentos para cada prazo 14 1 O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14

Transcript of O MANUAL DO INVESTIDOR...O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14 2. Investimentos de curto...

  • módulo 4

    AULA

    O MANUAL DO INVESTIDORInvestimentos para cada prazo

    141O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14

  • O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14

    INVESTIMENTOS PARA CADA PRAZO

    Agora que já ficou muito claro para você que cada investimento possui um horizonte de maturação intrínseco a si próprio, vou detalhar aqui como separar esses investimentos de acordo com as necessidades de cada investidor.Inicialmente, é importante lembrar que existem investimentos adequa-dos para o curto, o médio e o longo prazos.

    2O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14

  • Investimentos de curto prazoOs investimentos de curto prazo são aqueles que possuem um horizon-te de investimento de até dois anos. Considero dois anos como curto prazo na medida em que nessa fase ainda há diferenças de alíquotas de imposto de renda entre os investimentos e, sendo assim, refere-se a um prazo muito curto.São exemplos de investimentos com horizonte de curto prazo:aTesouro Selic;aCDB com liquidez diária;aFundo de renda fixa (com benchmark CDI);aLCI;aLCA.

    Investimentos de médio prazoOs investimentos de médio prazo são aqueles que possuem horizonte de investimento entre dois e cinco anos.São exemplos de investimentos com horizonte de médio prazo:aTesouro prefixado;aRenda fixa bancária com carência (CDB de dois a cinco anos);aFundos multimercados.

    3O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14

  • Escolha dos investimentos por prazoComo você pode observar, agora você tem um mapa que separa de maneira organizada os investimentos e o respectivo horizonte de tempo a que se destinam. Assim sendo, agora o que precisa ser feito é pegar os seus objetivos pessoais, com os respectivos prazos, e encaixar na escolha de investimentos apropriada.Assim você poderá com facilidade selecionar aqueles investimentos que melhor se adequam às suas necessidades pessoais, colocando seus ob-jetivos no centro da decisão.

    Investimentos de longo prazoOs investimentos de longo prazo, por sua vez, possuem horizontes de investimento superiores a cinco anos.No decorrer do tempo, com o hábito de investir e pensar no futuro se popularizando e com uma possível estabilização econômica, pode ser que essa divisão se modifique para prazos mais longos.São exemplos de investimentos com horizonte de longo prazo:aTesouro IPCA+;aDebêntures;aCRI;aCRA;aFundo de renda fixa (com benchmark IMA-B);aFundos multimercados;aFundos imobiliários;aFundos de ações;aAções.

    4O Manual do Investidor - Módulo 4 - Aula 14