o Meio TV Flexibilidade - Gazeta Onlinegazetaonline.globo.com/_midias/pdf/GuiaComercialTV.pdf ·...

8
3 Fechando Negócio 0 Meio TV O MEIO TV O meio televisão é soberano nos investimentos de mídia no Brasil, respondendo por 59,21% das verbas publicitárias. As emissoras tiveram ainda um aumento de 8.67% no faturamento obtido em 2007 em com- paração ao acumulado de 2006, registrando R$ 11.252.835, segundo o Projeto Inter-Meios, da Meio & Mensagem. A predominância na televisão dos investimentos em mídia no Brasil é creditada à eficiência do meio, amplamente demonstrada para agências e anunciantes. A TV aberta tem essa hegemonia porque possibilita cobrir todo o território nacional e oferece programação de qualidade, diversifi- cada e capaz de satisfazer todos os públicos. Com isso, pode atender, de forma econômica e eficaz, o anunciante tanto nacional quanto local, seja com grandes, médias ou pequenas verbas. Aliando som, imagem, cor, movimento e emoção, a TV possui uma capacidade insuperável de demonstrar um produto – sua embalagem, sua utilização e suas feições. Reunindo, em torno de si, todas as qualida- des presentes em outros meios, a TV tem a capacidade de estabelecer um elo emocional com o consumidor e motivar a compra por impulso. Boas razões para se anunciar em TV Imagem e som para vendas dinâmicas As demonstrações audiovisuais são um dos melhores métodos conhe- cidos de ensino. A combinação da imagem e do som dá ao anunciante o benefício de uma dinâmica. É também um dos melhores métodos de demonstração dos usos das vantagens de um determinado produto. Flexibilidade A rede de televisão oferece uma ampla cobertura nacional, enquanto e televisão local (spot) permite que o planejador use os mercados em várias combinações. A TV possui grande flexibilidade de segmentação; Alcance dos mercados seletivos e de massa A televisão pode ser usada para atrair tanto o mercado de massa quan- to o seletivo, pela seleção dos programas. Eficiência de custo A televisão tende a ter eficiência de custo. A televisão no período diur- no, por exemplo, costuma ter um custo baixo por mil, assim como os primeiro e últimos horários. Apesar de os custos em geral serem eleva- dos, as audiências são grandes. Predisposição para compra Assistir TV é um hábito de lazer, por isso o consumidor tem maior predisposição para assimilar as mensagens. Elo emocional Estabelece um elo emocional entre a marca ou produto anunciado, e os seus consumidores.

Transcript of o Meio TV Flexibilidade - Gazeta Onlinegazetaonline.globo.com/_midias/pdf/GuiaComercialTV.pdf ·...

3

Fechando Negócio

0 Meio TV

o Meio TVO meio televisão é soberano nos investimentos de mídia no Brasil,

respondendo por 59,21% das verbas publicitárias. As emissoras tiveram ainda um aumento de 8.67% no faturamento obtido em 2007 em com-paração ao acumulado de 2006, registrando R$ 11.252.835, segundo o Projeto Inter-Meios, da Meio & Mensagem.

A predominância na televisão dos investimentos em mídia no Brasil é creditada à efi ciência do meio, amplamente demonstrada para agências e anunciantes. A TV aberta tem essa hegemonia porque possibilita cobrir todo o território nacional e oferece programação de qualidade, diversifi -cada e capaz de satisfazer todos os públicos. Com isso, pode atender, de forma econômica e efi caz, o anunciante tanto nacional quanto local, seja com grandes, médias ou pequenas verbas.

Aliando som, imagem, cor, movimento e emoção, a TV possui uma capacidade insuperável de demonstrar um produto – sua embalagem, sua utilização e suas feições. Reunindo, em torno de si, todas as qualida-des presentes em outros meios, a TV tem a capacidade de estabelecer um elo emocional com o consumidor e motivar a compra por impulso.

Boas razões para se anunciar em TV

Imagem e som para vendas dinâmicas As demonstrações audiovisuais são um dos melhores métodos conhe-

cidos de ensino. A combinação da imagem e do som dá ao anunciante o benefício de uma dinâmica. É também um dos melhores métodos de demonstração dos usos das vantagens de um determinado produto.

FlexibilidadeA rede de televisão oferece uma ampla cobertura nacional, enquanto

e televisão local (spot) permite que o planejador use os mercados em várias combinações. A TV possui grande fl exibilidade de segmentação;

Alcance dos mercados seletivos e de massaA televisão pode ser usada para atrair tanto o mercado de massa quan-

to o seletivo, pela seleção dos programas.

Efi ciência de custoA televisão tende a ter efi ciência de custo. A televisão no período diur-

no, por exemplo, costuma ter um custo baixo por mil, assim como os primeiro e últimos horários. Apesar de os custos em geral serem eleva-dos, as audiências são grandes.

Predisposição para compraAssistir TV é um hábito de lazer, por isso o consumidor tem maior

predisposição para assimilar as mensagens.

Elo emocional Estabelece um elo emocional entre a marca ou produto anunciado, e

os seus consumidores.

4

Fechando Negócio

Porque anunciar na TV GazeTa

As emissoras de TV da Rede Gazeta são as preferidas dos telespec-tadores. Por isso, são também as preferidas dos anunciantes. Além de oferecerem a melhor qualidade de cobertura, liderança absoluta de au-diência e alta velocidade de alcance, as emissoras de TV da Rede Gazeta exibem programas de todos os gêneros que ao longo do dia informam e divertem os mais diversos públicos.

Dez bons motivos para se anunciar na TV GazetaGrade de programação diversificada, com padrão Globo de qualida- 0de, possibilita a comunicação direcionada para todos os públicos;As emissoras de TV da Rede Gazeta utilizam os espaços concedidos 0pela Rede Globo para programação local. Produções regionais de qualidade garantem a liderança de audiência e a empatia com o te-lespectador, além de divulgar a cultura do nosso Estado.Maior índice de exclusividade e estabilidade de audiência; 0Velocidade de cobertura; 0Qualidade na transmissão da programação; 0Break Inteligente: Intervalos comerciais mais bem cuidados, que au- 0mentam a visibilidade das mensagens publicitárias;Garantia de entrega: compromisso firmado com os anunciantes. 0Programação comprada = Programação entregue;Equipe comercial preparada para orientar o cliente; 0Investimento em pesquisas e treinamento; 0Comprometimento com o desenvolvimento do mercado publicitário. 0

Índices mais utilizados no meio TV

cPM

Custo por mil. Custo para se atingir mil pessoas em uma determinada campanha / programação.

Valor da campanha / programaçãoNúmero de telespectadores

x 1000CPM=

audiência doMiciliarPorcentagem de domicílios que assistiram a emisso-ra/programa em um determinado momento.

audiência indiVidual

Porcentagem de indivíduos que assistiram a emissora/programa em um determinado momento.

Share

É a participação que tem uma emissora so-bre o total de televisores ligados.

ParTiciPação do SeGMenTo

Mede a proporção de determinado target na audiência de um programa ou faixa horária.

alcance

Porcentagem de pessoas que assistiram pelo menos um minuto do programa.

iMPacToS

É o número de vezes que uma mídia foi vista.

GrPÉ o somatório da audiência domiciliar ao longo de uma campanha.

Porque anunciar na TV Gazeta

5

Fechando Negócio

TV GazeTa

Quem assiste a TV Gazeta Os 1.179.000 telespectadores da TV Gazeta são – predominantemente – jovens, distribuídos de forma equilibrada na faixa entre 10 a 39 anos; das

classes CB e com ensino fundamental/médio; muito semelhante ao perfi l da população da Grande Vitória.

Se vêem como consumidores cautelosos, pois dizem que têm muito cuidado com dinheiro, não se sentem dependentes de cartão de crédito, visitam várias lojas, pedem conselhos e tomam suas decisões antes de ir às compras;

Além disso, afi rmam que não ultrapassam o valor que defi nem para gastar com compras mensais, mas, ao mesmo tempo, eles informam que gostam de experimentar novos produtos/marcas. A disposição para experimentar talvez ajude a explicar o fato de não conseguirem guardar dinheiro.

Os números não indicam um grupo em especial que tenha afi nidade pela TV Gazeta. O veículo desperta o interesse de praticamente toda a população.

aFinidade

Veículo acessível a todos, prestador de serviços e comprometido com os valores e causas das comunidades, através de entretenimento de qua-lidade e informação séria e atualizada.

PoSicionaMenTo

Credibilidade; Qualidade da programação, especialmente séries, teledramaturgia e jornalismo;Jornalismo regionalizado; Qualidade técnica superior à concorrência; Envolvimento em causas sociais de interesse da comunidade.

diFerenciaiS

Tv Gazeta

Fonte: IPSOS Marplan - Aglomerado Vitória 30 trimestre de 2007 * 10+ anos = 1.179.000** 13+ anos = 1.086.000*** 18+ anos *** = 942.000

PerFil do TeleSPecTador da TV GazeTa

MASCULINO

48%

FEMININO

52%

565 mil 614 milPessoas

SEXO

Pessoas

201 mil

331 mil

POSSUI CARTÃODE COMPRADE LOJAS

POSSUICARTÃO DE CRÉDITO 31%

19%

POSSES

6

Fechando Negócio

Fonte: IPSOS Marplan - Aglomerado Vitória 30 trimestre de 2007 * 10+ anos = 1.179.000** 13+ anos = 1.086.000*** 18+ anos *** = 942.000

ProGraMação local daS eMiSSoraS de TV da rede GazeTa

PROGRAMAS DIÁRIOS

Bom Dia ES

Não é bom dia apenas para quem assiste, mas principalmente para quem anuncia.

Logo pela manhã, o Bom Dia Espírito Santo leva ao telespectador as notícias que serão destaque durante o dia, entrevistas ao vivo, cobertura esportiva e muito mais.

Bom Dia ES é um programa assistido por homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos da classe CB.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades de 30 e 49 anos e com mais de 60 anos, das classes BC, com ensino médio e curso superior/pós.

aFinidade

O Bom Dia ES deverá se posicionar como a primeira fonte de fac-tuais relevantes do dia, trazendo questões de interesse para a comu-nidade, através de um telejornalismo com credibilidade que ajuda o telespectador a formar sua opinião.

PoSicionaMenTo

diFerenciaiS

Factual relevante; »Qualidade no tratamento das matérias (redação, edição, formato, »linguagem, etc.);Prioriza questões de interesse da comunidade; »Tem credibilidade e imparcialidade; »Possui abrangência de conteúdo em nível estadual; »Exibe matérias ao vivo e integradas com o interior. »

Associa a marca a um jornalismo feito com seriedade, imparcialidade »e credibilidade;Visibilidade para os anunciantes; »Público com alto poder aquisitivo e formador de opinião; »Retorno de investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

Programação Local das Emissoras de TV da Rede Gazeta

7

Fechando Negócio

ESTV 1ª Edição

Escolha: classe, share ou audiência. Temos tudo isso e mais um pouco no cardápio.

O que aconteceu pela manhã e o que vai dar o que falar depois do almoço é pauta do ESTV 1ª Edição. Por todo o Estado e Grande Vitó-ria, as equipes de jornalismo da TV Gazeta levam ao lar do capixaba, a informação com transparência e imparcialidade.

ES TV 1ª Edição é um programa assistido por homens e mulheres com idade entre 10 e 49 anos, das classes CB, com ensino fun-damental e médio.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades de 20 e 29 anos e que, das classes BC, com ensino médio.

aFinidade

O ES TV 1ª Edição deverá se posicionar como um telejornal sério, comprometido com a comunidade, interativo e prestador de ser-viços, que informa sobre os principais assuntos e acontecimentos do ES.

PoSicionaMenTo

diFerenciaiS

Factuais da manhã; »Exibição de matérias ao vivo integradas com o interior do estado; »Credibilidade e imparcialidade; »Prestação de serviço (saúde, educação, transporte, segurança etc.); »Regionalização do telejornalismo (tem “a cara” do local). »

Associa a marca a um jornalismo feito com seriedade, imparcialidade »e credibilidade;Visibilidade para os anunciantes; »Retorno de investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

ESTV 2ª EdiçãoA maior audiência para quem procura os melhores resultados.

Todos os dias, o ESTV 2ª Edição traz as notícias do Estado, levan-do aos capixabas um jornalismo ágil, dinâmico e imparcial, mostrando todos os lados da informação. A maior audiência do Espírito Santo é o programa ideal para quem quer falar com os capixabas no início da noite.

ES TV 2ª Edição é um programa assistido por homens e mulheres, com idades entre 10 e 49 anos, predominantemente das classes CB.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades de 30 e 59 anos, classes CB, ensino médio.

aFinidade

O ES TV 2ª Edição deverá se posicionar como um telejornal sério, comprometido com as comunidades, prestador de serviços, infor-mando sobre os nos principais acontecimentos do dia.

PoSicionaMenTo

diFerenciaiS

Tem credibilidade e imparcialidade; »Factual relevante do dia; »Possui abrangência de conteúdo em nível estadual; »Objetividade; »Regionalização do telejornalismo (tem “a cara” do local). »

Associa a marca a um jornalismo feito com seriedade, imparcialidade »e credibilidade;Visibilidade para os anunciantes; »Melhor retorno de investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

Programação Local das Emissoras de TV da Rede Gazeta

Fonte: IPSOS Marplan - Aglomerado Vitória 30 trimestre de 2007 * 10+ anos = 1.179.000** 13+ anos = 1.086.000*** 18+ anos *** = 942.000

Globo Esporte

Um time tão bom que o cliente nem precisa torcer para ter bons resultados.

No Globo Esporte traz matérias com as feras do esporte capixaba, cobertura dos eventos que agitam o Esta-do, os gols da rodada, campeonatos locais e tudo sobre as mais diversas modalidades esportivas.

8

Fechando Negócio

PROGRAMAS SEMANAIS

ES Comunidades - Sábado

Espaço garantido para as comunidades e intervalos comerciais sob medida para seu cliente.

Reivindicações, participação popular e cidadania são presenças cons-tantes no ES Comunidades. Todo sábado, o programa mostra um bair-ro da Grande Vitória, com as queixas dos moradores e participação de representantes dos órgãos competentes; exibe matérias sobre geração de emprego e renda, receitas e projetos sociais. Tudo isso para aproximar o capixaba da sua realidade e seu cliente, dos consumidores.

O ES Comunidades é um programa de perfil “popular”, orien-tado pelos interesses coletivos, atingindo pessoas predominan-temente das classes ABC, com idade entre 10 e 29 anos, ensino médio e fundamental.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades de 20 e 29 anos e acima de 60 anos, das classes AB, com curso superior/pós.

aFinidade

O ES Comunidades deverá se posicionar como um programa inte-rativo que conecta comunidades e autoridades, promovendo a dis-cussão e encaminhando soluções para os problemas e dificuldades dos cidadãos capixabas.

PoSicionaMenTo

diFerenciaiS

Oportuniza interação “no ar” da comunidade e autoridades com- »petentes;Participação ativa na busca de soluções para os problemas das co- »munidades; Promove aquilo que as comunidades tem de melhor; »Prestação de serviços ligados à saúde, beleza e bem-estar. »

Associa a marca com questões relacionadas às comunidades e à res- »ponsabilidade social;Associa a marca a um programa que tem credibilidade, seriedade e »imparcialidade;Associar a marca junto ao público que assiste o programa. »Retorno do investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

Estação Esporte - Sábado

Audiência show de bola para seu cliente entrar em campo e arrebentar.

O sábado começa com muita disposição na TV Gazeta. O Estação Es-porte traz, de primeira, matérias especiais com desportistas locais, cober-turas e transmissão de eventos ao vivo, competições no Estado e muito mais. Uma opção e tanto para o anunciante que deseja bater recordes de vendas e chegar em primeiro nos bons negócios.

Estação Esporte é um programa de perfil jovem e popular, atin-gindo predominantemente as classes B e C, com idades entre 10 e 29 anos, com ensino fundamental e médio.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades de 10 a 29 anos, das classes AB.

aFinidade

O Estação Esporte deverá se posicionar como a melhor janela para o esporte regional.

PoSicionaMenTo

diFerenciaiS

Transmissões ao vivo; »Exibição de quadros de aventura; »Abrangência de conteúdo em nível estadual; »Pauta esportiva diversificada inclusive esportes não tradicionais. »

Associa a marca à comunidade esportiva; »Visibilidade diferenciada através das transmissões ao vivo; »Várias opções de merchandising e formatos comerciais. »Retorno do investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

Programação Local das Emissoras de TV da Rede Gazeta

Fonte: IPSOS Marplan - Aglomerado Vitória 30 trimestre de 2007 * 10+ anos = 1.179.000** 13+ anos = 1.086.000*** 18+ anos *** = 942.000

9

Fechando Negócio

Em Movimento – Sábado logo após Jornal Hoje

Os embalos de sábado a tarde tem grandes atrações também para os anunciantes.

Descontração, variedades, cultura, arte, atitude e muita agitação. Esses são os ingredientes que fazem do Em Movimento líder absoluto de audiência no seu horário e um dos programas mais vis-tos por todas as tribos. Sábado à tarde todo mundo tem programa certo: é ligar a TV e curtir a atração mais vibrante do Espírito Santo.

Em Movimento é um programa assistido pelos jovens “de cabe-ça” de todas as idades, atingindo sobretudo pessoas das classes CB, com idades entre 10 e 39 anos, com ensino médio e fundamental.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades entre 20 e 29 anos, das classes ABC com ensino médio e curso superior/pós.

aFinidade

O Em Movimento deverá se posicionar como um programa de entretenimento dinâmico e inovador, que comunica de maneira leve e descontraída, com ênfase nos acontecimentos regionais e es-timulando a visão cidadã.

PoSicionaMenTo

diFerenciaiS

Dinamismo, diversidade, leveza e descontração; »Estética (produção, plástica e linguagem); »Estimula a construção da cidadania e da sustentabilidade sócio- »ambiental;Valoriza as questões locais de cultura, lazer e entretenimento. »

Associa a marca a um programa jovem, que se preocupa com o »cidadão e com o meio ambiente;Associa a marca a um programa que possui identidade local e que »valoriza a cultura, o lazer e o entretenimento;Várias opções de merchandising e formatos comerciais; »Retorno do investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

Jornal do Campo – Domingo Fartura e variedade como só o campo pode oferecer.

O agronegócio tratado com toda a im-portância que merece. Esse é o compromisso do Jornal do Campo, um programa pioneiro que mostra as conquistas da agricultura capixaba. O seu cliente só colherá bons resultados.

Jornal do Campo é um programa assistido predominantemente por homens e mulheres interessados na vida rural, das classes BC e de todas as idades, entre 10 e 49 anos.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades acima de 40 anos, das classes AB, com curso superior e/ou pós.

aFinidade

O Jornal do Campo deverá se posicionar como um programa que expressa as necessidades, as dificuldades e as experiências bem-su-cedidas da vida do homem do campo.

PoSicionaMenTo

diFerenciaiS

Consegue transmitir o conteúdo com clareza, sendo útil ao ho- »mem do campo;É uma fonte de inovações sobre questões relacionadas ao »mundo rural.

Afinidade com segmento de agronegócios; »Horário de exibição adequado aos hábitos do telespectador; »Elevada penetração nas comunidades do interior; »Retorno do investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

Conexão Geral – DomingoConecta o capixaba ao Espírito Santo.

Um programa feito “no” e “para” o Espírito Santo, mostrando as curiosidades e peculiaridades de um estado que o próprio capixaba não conhece. Matérias especiais de norte a sul do Estado, atrações musicais que revelam a diversidade da cultura capixaba e uma platéia bem animada.

Conexão Geral é um programa assistido por homens e mulheres com idades entre 10 e 39 anos, predominantemente da classes BC, com ensino médio e fundamental.

PerFil

A eficiência do programa pode ser considerada boa entre pessoas com idades entre 20 e 29 anos, das classes AB, com ensino médio e curso superior/pós.

aFinidade

O Conexão Geral deverá se posicionar como um programa de en-tretenimento e notícias, regional e interativo.

PoSicionaMenTo

O posicionamento será construído a partir do desenvolvimento dos seguintes diferenciais competitivos em relação aos concorrentes:

diFerenciaiS

Valorização dos talentos capixabas; »Apresentações musicais ao vivo; »Interage com a platéia; »Exibição de resumo das notícias do final de semana. »

Associa a marca a um programa que valoriza e fomenta a cultura »capixaba (bandas, matérias, entrevistas, etc.);Várias opções de merchandising e formatos comerciais. »Retorno de investimento. »

TeleSPecTadoreS

anuncianTeS

Programação Local das Emissoras de TV da Rede Gazeta

Fonte: IPSOS Marplan - Aglomerado Vitória 30 trimestre de 2007 * 10+ anos = 1.179.000** 13+ anos = 1.086.000*** 18+ anos *** = 942.000

10

Fechando Negócio

Premium Marketing Promocional

PreMiuM MarKeTinG ProMocional

A Premium é a empresa de marketing promocional da Rede Gazeta. Com três anos de atuação no mercado de eventos e ações promocionais, a Premium oferece soluções de comunicação que vão além da mídia, atuando lado a lado com os contatos da Rede na execução de projetos dos mais variados tipos e tamanhos.

A Premium está plenamente estruturada para atender todo e qualquer projeto promocional que vá além do simples marcar “x” numa planilha de mídia. Desde uma festa de fim de ano de uma empresa, até um megaevento para milhares de pessoas, nós criamos, planejamos, organizamos e execu-tamos ações que aproximam as marcas dos públicos que interessam e trazem resultados para as empresas.

Dividida em três núcleos de atuação, a Premium procura oferecer um produto único e diferenciado, que tenha a “cara” do cliente e esteja adequado às suas necessidades e seu orçamento. Os núcleos são os seguintes:

NúClEO DE CONTEúDO

Desenvolve projetos de opinião pública, serviços, premiações e discussão de temas da atualidade, voltados para empresas públicas e privadas, ONGs e entidades da sociedade civil.

NúClEO DE ENTRETENIMENTO

Realiza eventos artísticos e culturais, shows, ações comunitárias e atra-ções populares.

NúClEO DE ESPORTES

Organiza competições esportivas das mais diversas modalidades, sejam elas abertas ao público ou feitas dentro de empresas.

A Premium realiza ações de marketing promocional que envolvam ou não a mídia tradicional. Possui projetos próprios e também atende demandas que não necessitem passar pela Rede Gazeta. Geralmente, nossos projetos são multimídia, envolvendo ao mesmo tempo vários veículos da Rede.

Com a Premium, você tem uma grande parceira para oferecer aos seus clientes um grande leque de ações promocionais. É fácil e simples falar conos-co. Estamos sempre à disposição para atendê-lo, através dos seguintes profissionais:

Álvaro Moura – Diretor Executivo 27 3212-7906 – [email protected]

Roberta Moura – Gerente do Núcleo de Conteúdo27 3212-7908 – [email protected]

Bruno Bourguignon – Gerente do Núcleo de Entretenimento27 3212-7918 – [email protected]

Fernando Zambom – Gerente do Núcleo de Esportes27 3212-7916 – [email protected]

Marina Monteiro – Atendimento27 3212-7912 – [email protected]

Exemplos de ações desenvolvidas pela Premium:Aniversários de cidades 0Aniversários de empresas 0Atividades recreativas 0Cafés da manhã, almoços e jantares 0Comemorações diversas 0Congressos 0Convenções 0Cursos 0Criação de concursos corporativos internos e externos 0Desfiles 0Encontros 0Endomarketing 0Eventos esportivos 0Exposições 0

Feiras 0Festas 0Festivais 0Fóruns 0Gincanas 0Homenagens 0Inaugurações 0Lançamento de produtos 0Recepções 0Palestras. 0Premiações 0Seminários 0Shows 0