O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

12
O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 62 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas QUINTA-FEIRA 07 DE AGOSTO DE 2014 R$ 1,00 jornalopioneiro.com.br Construir barragens para armazenamento d’água, com finalidade agropecu- ária (irrigação, reservação de água, ecoturismo ou turismo rural, dessedenta- ção de animais e aquicul- tura) e barragens de usos múltiplos (captação para abastecimento humano e regularização de vazão), está mais rápido. Pág. 04 A comunidade de Bebe- douro vai ganhar um novo Centro de Educação Infan- til que irá atender cerca de Já estão vigorando as novas regras para licenciar barragens | DENI | PANORAMA | INFORME O Saae abriu novo proces- so seletivo simplificado para contratação imedia- ta e composição de qua- dro de reservas. Pág. 09 Nomes inusitados escolhi- dos por alguns candidatos geraram debate no TRE/ RJ, como “Barack Obama”. Pág. 02 + colunas | Enfoque pag. 05 | Televisão pag. 06 | Lá & Cá pag. 07 O Diário Oficial de ontem, quarta-feira, 06, traz a Or- dem de Serviço n.º 144, que suspende a inscrição de 4.542 empresas em todo o Estado por não ter enca- minhado ao Fisco Estadual as DOTs referentes ao ano de 2013. Pág. 05 Mais de 4 mil empresas estão com inscrição suspensa pela Receita Estadual Hidroponia é destaque em congresso de resíduos orgânicos Pág. 03 224 crianças - até 6 anos de idade. A assinatura da ordem de serviço aconte- ceu na terça-feira, 5, junto com a entrega da amplia- ção do CEIM Leodovico Donatelli, que ganhou mais duas salas de aula, opor- tunizando 59 novas vagas para a região. Pág. 10 Divulgação Divulgação Bebedouro vai receber CEIM reformado para atender mais de 200 crianças O livro ‘Nossa Vida no Brasil’, lançado este ano pela Coleção Canaã do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APE- ES), traz as impressões de Julia Keys e permite adentrar em suas me- mórias sobre o período no qual almejou viver no Brasil em condições semelhantes à que tinha nos Estados Unidos. Pág. 08 Coleta seletiva tem vários Pontos de Entrega Voluntária Divulgação Tradutor de ‘Nossa Vida no Brasil’ comenta imigração em Linhares Pág. 10 Na visita que fará ao Es- pírito Santo, Aécio Neves, do PSDB, cumprirá agenda em Linhares. Pág. 12

description

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 07 de agosto de 2014

Transcript of O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

Page 1: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIROLINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 62 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

QUINTA-FEIRA07 DE AGOSTO DE 2014

R$ 1,00

jornalopioneiro.com.br

Construir barragens para armazenamento d’água, com finalidade agropecu-ária (irrigação, reservação de água, ecoturismo ou turismo rural, dessedenta-ção de animais e aquicul-tura) e barragens de usos múltiplos (captação para abastecimento humano e regularização de vazão), está mais rápido.

Pág. 04

A comunidade de Bebe-douro vai ganhar um novo Centro de Educação Infan-til que irá atender cerca de

Já estão vigorando as novas regras para licenciar barragens

| DENI | PANORAMA | INFORMEO Saae abriu novo proces-so seletivo simplificado para contratação imedia-ta e composição de qua-dro de reservas. Pág. 09

Nomes inusitados escolhi-dos por alguns candidatos geraram debate no TRE/RJ, como “Barack Obama”.Pág. 02

+ colunas | Enfoque pag. 05

| Televisão pag. 06

| Lá & Cá pag. 07

O Diário Oficial de ontem, quarta-feira, 06, traz a Or-dem de Serviço n.º 144, que suspende a inscrição de 4.542 empresas em todo o Estado por não ter enca-minhado ao Fisco Estadual as DOTs referentes ao ano de 2013.

Pág. 05

Mais de 4 mil empresas estão com inscrição suspensa pela Receita Estadual

Hidroponia é destaque em congresso de resíduos orgânicos

Pág. 03

224 crianças - até 6 anos de idade. A assinatura da ordem de serviço aconte-ceu na terça-feira, 5, junto

com a entrega da amplia-ção do CEIM Leodovico Donatelli, que ganhou mais duas salas de aula, opor-

tunizando 59 novas vagas para a região.

Pág. 10

Divulgação

Divulgação

Bebedouro vai receber CEIM reformado para atender mais de 200 crianças

O livro ‘Nossa Vida no Brasil’, lançado este ano pela Coleção Canaã do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APE-ES), traz as impressões de Julia Keys e permite adentrar em suas me-mórias sobre o período no qual a lmejou v iver no Brasil em condições semelhantes à que tinha nos Estados Unidos.

Pág. 08

Coleta seletiva tem vários Pontos de Entrega Voluntária

Divulgação

Tradutor de ‘Nossa Vida no Brasil’ comenta imigração em Linhares

Pág. 10

Na visita que fará ao Es-pírito Santo, Aécio Neves, do PSDB, cumprirá agenda em Linhares.Pág. 12

Page 2: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO2QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

O

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da ConceiçãoGRÁFICORenaldo dos Santos Alves

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Ar-lene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias

assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício

| OPINIÃO

| PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada

todas as quintas e domingosPOLÍTICO

GranExpoES 2014

GranExpoES 2014

GranExpoES 2014

Dia do advogado

Novo Código Comercial

GranExpoES 2014

A maior feira de negócio rural do Espírito Santo, a 38ª edição da GranExpoES, que será re-alizada no período de 14 a 17 de agosto próximo, no Carapina Centro de Eventos, no Parque de Exposição Floriano Varejão, no bairro de André Carloni, na Serra. É uma das maiores fei-ras do segmento do País e ain-da trará muitas novidades para encantar o público cativo deste grande evento.

Os espaços das cadeias produ-tivas, mostras, exposições, ven-das, práticas, concursos, lazer, esportes também estarão na área externa. Entre os destaques deste ano, estão o 4º Concurso Estadual de Queijos, 4º Festival da Cultura Capixaba, Torneio Lei-teiro, julgamentos ranqueados de animais, provas equestres, eco-nomia solidária, Feira dos Muni-cípios, Espaço Gourmet, restau-rantes, entre outras atrações.

“O Espírito Santo é um estado onde a agropecuária é muito for-te e pujante. Principalmente ago-ra em 2014, onde vivenciamos o Ano Internacional da Agricultura Familiar, é importante que essa integração entre o Campo e a Cidade se fortaleça ainda mais”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

No próximo dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado, mais conhecido como o “Dia da Pendura”. Os órgãos da Justiça fi-cam fechados neste dia, quando todos os prazos que se iniciarem ou se completarem nesse dia ficarão automaticamente prorro-gados para o dia 12, terça-feira. E os bares e restaurantes? Fi-cam abertos ou não?

Em artigo veiculado no Valor Econômico, Marcelo Guedes Nu-nes e Adilson Simonis criticam o estudo que apontava um custo vultoso com a aprovação do pro-jeto de Código Comercial. Fazen-do diversos apontamentos, eles avaliam que os custos atribuídos ao projeto do Código são, na ver-dade, uma manifestação de pre-ferências subjetivas e o trabalho não apresenta condições míni-mas de trazer qualquer contribui-ção ao debate quantitativo.

O formato da feira este ano es-tará mais moderno e dinâmico. A área externa do Carapina Centro de Eventos, antes dedicada às máquinas e animais, terá uma nova distribuição dos espaços. Logo na entrada do parque, por exemplo, o visitante poderá co-nhecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado para melho-rar a vida no campo e fortalecer a agricultura. A partir daí, o público poderá ver de perto os exemplos da força e diversidade do agrone-gócio capixaba.

Silêncio do PH

Bomba atômica

Desamparada Obama federal

Obama federal II

O ex-governador Paulo Har-tung (PMDB) evitou falar com a imprensa sobre a substitui-ção da marqueteira Bete Ro-drigues. Será que fez um bom negócio? Quem viver verá.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lan-çaram sobre o Japão, nas ci-dades de Hiroshima e Naga-zaki , duas bombas atômicas e puseram fim à 2ª Guerra Mundial. Dizem as más lín-guas, que uma “bomba” será lançada, ainda este mês, para implodir a eleição de um can-didato a governador! Promete sacudir a “guerra eleitoral”.Cruz credo! Está todo mundo querendo saber na cabeça de quem vai cair essa bomba!

A senadora Ana Rita (PT) teve que se contentar com o espa-ço de candidata a deputada estadual, após ter levado a maior pernada do partido, que lançou João Coser (PT), como candidato a Senado. Desam-parada, Ana Rita lança a partir das 19 horas de amanhã, dia 8, sua candidatura à deputada estadual, na Associação dos Empregados da Cesam, Cobi-lândia, Vila Velha.

Nomes inusitados escolhidos por alguns candidatos geraram deba-te no TRE/RJ. A magistrada Ana Tereza Basílio destacou o caso de um candidato a deputado Fe-deral que pediu para disputar com o nome de urna “Barack Obama”. Inicialmente, a juíza se manifes-tou contra o pedido, mas mudou de opinião, após o presidente da Corte, desembargador Bernardo Garcez, dizer que discutir sobre esse tipo de questão transforma-ria o tribunal em um “picadeiro”.

Para a juíza, o nome de urna po-deria confundir eleitores “mais hu-mildes”, que poderiam achar que o candidato seria, de fato, o pre-sidente dos EUA. O presidente do TRE argumentou que o referido candidato deveria ser conhecido assim pelas pessoas, o que justi-ficaria usar o nome de Barack na urna, e que polemizar sobre esse tipo de questão “levaria o tribunal ao ridículo”.

Luz, câmeras e inflação do PT

Luz, câmeras e inflação do PT II

Luz, câmeras e inflação do PT III

A conta de luz ficará 23,58% mais cara no Espírito Santo a partir desta quinta-feira (hoje, 07.08.2014). O reajuste apro-vado médio é de 23,58%. Para os clientes de alta tensão, que

A diretoria da Agência Nacio-nal de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na manhã da última terça-feira, durante reunião pública, o reajuste nas tarifas

Ao calcular o reajuste, a Aneel considera a variação de cus-tos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos de distribuição e outros custos que não acompanham neces-sariamente o índice inflacio-

são as indústrias, o aumento será de 21,99%. Já para os consumidores residenciais, o reajuste será de 24,71%. O aumento aprovado pela Aneel foi de quase 25% no Estado.

de clientes da Escelsa no Es-pírito Santo. Os novos valores serão aplicados para 1,4 mi-lhão de unidades consumido-ras localizadas no Estado.

nário, como energia compra-da, encargos de transmissão e encargos setoriais. Mais in-formações sobre os reajustes tarifários podem ser consul-tadas no endereço eletrônico oficial da www.aneel.gov.br.

Aécio vence Dilma

Vôo 1907

Aécio vence Dilma II

Uma pesquisa de intenção de voto feita nas sete cidades da região do ABC Paulista reve-lou que existe um empate téc-nico entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aé-cio Neves (PSDB) no primeiro turno. No segundo, no entanto,

Está na pauta de hoje, a par-tir das 13 horas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o julgamento dos Recursos Es-peciais e Medida Cautelar, no caso do acidente com o vôo 1907, pela Quinta Turma. Tra-ta-se de um Recurso Especial do Ministério Público Federal (REsp nº 1458012/MT) que pede o aumento de pena dos

Eduardo Campos (PSB), por sua vez, contou apenas com 8%. No segundo turno, no en-tanto, Aécio aparece mesmo à frente de Dilma, com 38,9% dos votos, contra 31,3%. A

a vitória pertence ao senador tucano. A petista conta com 26,3% dos votos, enquanto o tucano tem 24,2% dos eleito-res do seu lado. A margem de erro da pesquisa é de 1,9 pon-to percentual, o que resulta em um empate técnico.

dois pilotos norte-americanos, Joseph Lepore e Jan Paul Pa-ladino, que respondem a pro-cesso criminal no Brasil por causarem a queda do Boeing da GOL e a morte dos 154 passageiros do vôo 1907, em 29 de setembro de 2006. Nes-te acidente morreram 11 capi-xabas, moradores de Cacho-eiro de Itapemirim.

sondagem foi feita com 2 800 pessoas, distribuídos de forma igual pelos sete municípios da região. O trabalho foi pedido pelo “Diário do Grande ABC” ao instituto DGABC Pesquisas.

Matemática supremaInterrompendo abruptamente o mandato, o ministro Joaquim Barbosa ficou 4.055 dias minis-tro do Supremo Tribunal Federal - STF. Dos atuais integrantes da Corte, o ministro Toffoli deverá bater o recorde de dias na Casa. De fato, se ficar até a compulsó-ria, terá permanecido mais de 10 mil dias ministro. Mas, ainda assim, não superará o ministro Herminio do Espirito Santo, que ficou nada menos do que 10.951 dias no Supremo - pouco mais de 30 anos (1894/1924).

Page 3: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

3O

III CBROO III CBRO teve início se-gunda-feira, 04, no Hotel Golden Tulip, em Vitória, e encerra-se nesta quinta--feira, 07.

AGRICULTURA |

| Cultivo de hortaliças em hidroponia

"... a hidroponia tem crescido bastante nos grandes centros urbanos, pois se apresenta como solução para o cultivo em prédios, bairros

populares, entre outros". Gilberto Figueiredo

| Hidrocultura: plantas ornamentais e decoração verde

“O consumo e cultivo de hor-taliças está crescendo muito no país, sobretudo após a introdução de políticas pú-blicas de comercialização da agricultura familiar. No Estado de São Paulo, por exemplo, a atividade supe-rou a atividade leiteira e de fruticultura. Por isso, é im-portante discutir as técnicas de produção de cultivo, en-tre elas a hidroponia”, falou o gestor estadual do Projeto CATI – Olericultura, de São Paulo, Gilberto Figueiredo.De acordo com Figueiredo, o cultivo em hidroponia é de longa data, desde os famo-sos jardins suspensos da Babilônia e das sociedades maias e astecas. Porém, foi na Primeira Guerra Mundial que essa forma de cultivo expandiu-se, uma vez que era necessário proporcio-

A hidroponia também é utili-zada na produção de plantas ornamentais e paisagismo. “A produção de plantas para decoração pela hidroponia ainda é um campo pouco explorado, mas com grande potencial de mercado”, rela-tou o professor da Universi-dade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio Bliska Júnior.Ele disse que o uso comercial desse tipo de produção pode ser feito na agricultura urba-na e no agroturismo, como em parques, que preparam locais com produção hidro-pônica que se tornam locais atrativos para visitação. “Diversas espécies podem ser trabalhadas por hidro-cultura, tanto em ambientes internos e externos, sejam residenciais ou comerciais, como restaurantes, shop-ping, hotéis e fachadas de edifícios”, falou Antonio.A mesa de debates ainda contou com o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Nilton Nélio Co-metti, que abordou o tema Hidroponia em ambiente tro-pical.

nar a alimentação dos sol-dados diante de situações adversas para o cultivo em solo.Entre os benefícios da hi-droponia estão o melhor controle de doenças, redu-ção do consumo de água e de fertilizantes, e possibili-dade do cultivo em ambien-te interno. No entanto, o investimento inicial é maior, bem como o consumo de energia.“Atualmente, a hidroponia tem crescido bastante nos grandes centros urbanos, pois se apresenta como solução para o cultivo em prédios, bairros populares, entre outros”, disse Gilberto. A técnica tem sido bastante utilizada em países com di-ficuldade de produção agrí-cola devido à existência de áreas desérticas.

Na manhã de ontem o assunto de destaque no III Congresso Brasileiro de Resíduos Orgânicos (CBRO) foi hidroponia, ou seja, o cultivo de plantas em solução nutritiva, como a água com adição de nutrientes ou com algum outro substrato, como areia, fibra de coco, que dará sustentação à planta. A hidroponia é usada na produção de hortaliças, plantas ornamentais, entre outros

Hidroponia é destaque em congresso de resíduos orgânicos

Inovações tecnológicas, qualidade na pós-colheita, obtenção de alta produtivida-de, relato de experiências so-bre boas práticas e mercado e perspectivas para o cacau estão dentre os assuntos que serão abordados no encontro estão inovações tecnológicas, qualidade na pós-colheita, ob-tenção de alta produtividade, relato de experiências sobre boas práticas e mercado etc.. No segundo dia de simpósio, os participantes vão a campo conhecer lavouras do cacau em Linhares e verão os re-sultados positivos na adoção de tecnologias e manejo reco-mendado, tudo acompanhado por técnicos da Ceplac - Co-

missão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira e do In-caper - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.

A inscrição para quem quer participar é gratuita e pode ser feita no local do evento. O 1º Simpósio da Cacauicultura do Espírito Santo é organiza-do pela Acal - Associação dos Cacauicultores de Linhares, Apropeba - Associação de Produtores Rurais de Pero-bas, Bananal do Sul e adja-cências e Coopercau - Coo-perativa dos Cacauicultores do Espírito Santo, tem apoio de várias empresas, além da Secretaria Municipal de Agri-cultura, Ceplac e Incaper.

Começa hoje na UAB o simpósio da Cacauicultura do Espírito SantoO 1º Simpósio da Cacauicultura do Espírito Santo, cujo objetivo é difundir o conhecimento de técnicas relacionadas ao cultivo do cacau no Espírito Santo, que é o quarto maior produtor da fruta no Brasil e sofreu na última década com a vassoura-de-bruxa, acontece nesta quinta-feira, 7, na Universidade Aberta do Brasil, localizada no bairro Novo Horizonte

Page 4: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO4QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

O| GERAL

A Brametal participa pelo segundo ano consecutivo da feira Brazil Windpower, uma das principais conferências e exposições do setor de ener-gia eólica do mundo. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro de Con-venções Sulamérica, no Rio de Janeiro. E mais uma vez, a Brametal estará presente nes-te evento expondo seu produ-to inovador: o Suporte Treliça-do para Aerogeradores.

Este produto é resultado de uma parceria da Brame-tal com as empresas alemãs Conferdo e PEConcepts que prevê consultoria no desenvol-vimento do projeto. O principal benefício desta parceria é ofe-recer ao mercado um produto que, apesar de ser inovador no Brasil, já tem a segurança do apoio de empresas que já são reconhecidas mundial-mente por realizarem traba-lhos neste segmento.

Construir barragens para armazenamento d’água, com finalidade agropecuária (irri-gação, reservação de água, ecoturismo ou turismo rural, dessedentação de animais e aquicultura) e barragens de usos múltiplos (captação para abastecimento humano e regularização de vazão), está mais rápido. Agora, os procedimentos para obtenção do licenciamento estão mais simples e, para alguns casos, o licenciamento não é mais necessário, bastando apenas cadastro no Instituto de De-fesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

“Facilitar e acelerar o pro-cesso de licenciamento am-biental para o armazenamen-to de água é uma condição essencial para aumentar a produtividade das atividades agropecuárias, reduzir os riscos climáticos e ampliar a renda dos agricultores, pois nosso Estado tem déficit hí-drico em 67% do território”, destaca o secretário de Es-tado da Agricultura, Abaste-cimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

A nova legislação, que passou a vigorar a partir de terça-feira, 05, estabelece que todos os procedimen-tos de licenciamento serão realizados no Idaf, não mais precisando acionar o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para barragens superio-res a 15 hectares de lâmina d´água.

As novas modalidades de licenças emitidas pela Idaf serão a Simplificada (barra-gens Tipo I construídas ou a construir), de Regularização (barragens tipo II, III e IV já construídas) e Prévia e de Operação (barragens tipo II,

Já estão vigorando as novas regras para licenciar barragens

Durante a feira, a Brametal apresentará em seu estande um protótipo simulando a en-genharia real do produto. As estruturas treliçadas são indi-cadas para alturas superiores a 100 metros. O resultado é uma opção economicamen-te mais viável e com melhor desempenho visto que, as es-truturas utilizadas atualmente nos parques eólicos (tubu-lares em aço e tubulares em concreto) encontram dificul-dade com relação ao seu de-sempenho nessas altitudes.

O produto da Brametal possui diversos outros be-nefícios como logística sim-plificada (ideal para lugares de difícil acesso); montagem que não exige equipamentos especiais; fundações de fácil execução; menor barulho de-vido sua geometria vazada, entre outras vantagens liga-das, principalmente, ao meio ambiente.

III e IV a construir).“O Espírito Santo já tem,

possivelmente, a maior área irrigada e o maior número de barragens em proporção ao seu território, mas o objetivo é avançar ainda mais na re-

servação de água, que é um insumo essencial à vida das pessoas, dos animais e das plantas, que ofertam alimen-tos, fibras e energia renová-vel para o planeta”, afirma Enio Bergoli.

Brametal estará na feira internacional de energia eólica no Rio de Janeiro

| Energia Eólica

| Dispensa de Licenciamento

| Classificação das Barragens

A Energia Eólica é a fonte de geração de energia elétri-ca que mais cresce no Brasil. Com o volume total de Ener-gia Eólica contratado em 2013, a Energia Eólica con-tribuirá para a geração de mais de 70 mil empregos, R$ 21,2 bilhões em investimen-tos, 8,5 milhões de casas abastecidas e 4 milhões de toneladas de CO2 evitadas, segundo dados da ABEEóli-ca.

Em 2013, foram contrata-dos 4,7 GW, o maior recorde de contratação em leilões. O potencial eólico brasileiro

O novo decreto implanta ainda um sistema de dispensa de licenciamento, para as bar-ragens construídas e a cons-truir que possuírem represa menor ou igual a 1 hectare e volume armazenado menor ou igual a 10.000 m3. Para esse caso, o Idaf poderá restringir a dispensa desde que justificado tecnicamente e as barragens dispensadas de licenciamento deverão realizar cadastro (de-claratório) junto ao Idaf.

Tipo I: área inundada menor ou igual a 2,0 ha;Tipo II: área inundada maior que 2,0 ha e menor ou igual a 15,0 ha;Tipo III: área inundada maior que 15,0 ha e menor ou igual a 30 ha e/ou aquelas barragens cujos projetos requeiram a relocação de uma ou mais habitações familiares;Tipo IV: área inundada maior que 30 ha; e/ou: a) cuja área haja ocorrência de sítios arqueológicos, paleontoló-gicos, históricos, espeleológicos, paisagístico e cultural. b) cujos projetos exijam a relocação de pequenos núcleos popu-lacionais. c) cujos projetos exijam relocação de rodovias.

é estimado em 300GW e a expectativa do setor elétrico brasileiro é de contratar pelo menos 2,0 GW por ano até 2020, acrescentando, a par-tir de 2012, mais 20GW de Energia Eólica ao sistema e movimentando cerca de USD 50 bi.

“Essas barragens deverão cumprir as normas técnicas de segurança para barragens estabelecidas pelo Idaf. As normas para a realização do cadastro serão definidas em instrução normativa. Este pro-cedimento desburocratiza os procedimentos sem perder se-gurança, tendo em vista que continuamos a solicitar os me-canismos de segurança”, res-salta o diretor Técnico do Idaf, Eduardo Chagas.

Valorize sua empresa

Anuncie em

0 b

Os municípios do extremo Norte Capixaba registram déficit hídrico para abastecimento e fins agropecuários

Lé Júnior

Page 5: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

5O GERAL |

| [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas

Alice no país das maravilhas

O cineasta James Cameron apresentou segunda-feira, 4, documentário 3D “Deepsea challenge”, sobre sua imersão em num submarino, até a zona mais profunda conhecida do oceano Pacífico, situada a 10.898 me-tros, na Fossa das Marianas, em 26 de março de 2012. A exibição do filme, para cerca de mil pes-soas, ocorreu no cinema Lefrak do Museu Americano de História Natural, em Nova York. Came-ron, diretor de “Titanic” e “Avatar”,

Deepsea challengefoi ovacionado pela plateia. O documentário “Deepsea chal-lenge” traça todos os passos do projeto de Cameron: desde seus sonhos de criança e a concep-ção do submarino, desenhado por ele mesmo e construído em Sydney, até a expedição final. O filme tem duração de 90 minutos e foi realizado em parceria com a National Geographic. “Deep-sea challenge” estreia nas salas de cinema norte-americanas na sexta-feira, 8.

Bilheteria - Brasil

Guardiões da galáxia vai além das estimativas

‘O mercado de notícias’ discute pecados do jornalismo atual

O cineasta Jorge Furtado (“Sa-neamento básico: O filme”) foi buscar numa peça teatral da In-glaterra elisabetana do século 17 um paralelo para estabelecer uma perspectiva histórica para a aguçada discussão sobre cri-térios, falhas e importância da

imprensa no Brasil em seu novo documentário, “O mercado de notícias”.O filme estreia em dez cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Floria-nópolis, Curitiba, Salvador, João Pessoa, Santos e Juiz de Fora.

Divulgação

Abertura do filme foi de R$ 12,5 milhões, a décima do ano. Mé-dia de público nas salas IMAX passa de 2.600 espectadores. A culpa é das estrelas se con-firma como a segunda maior bilheteria de 2014, e apenas R$ 5,4 milhões o separam do número um, Malévola. No cir-cuito de arte, Amar, beber e cantar é o destaque.

Filme Renda (R$)

1 GUARDIÕES DA GALÁXIA 12.579.964,00

2 PLANETA DOS MACACOS 9.401.938,00

3 TRANSFORMERS: A ERA DA... 3.721.634,00

4 JUNTOS E MISTURADOS 2.703.123,00

5 COMO TREINAR SEU DRAGÃO 2 1.063.550,00

Mais de 4 mil contribuintes estão com a inscrição estadu-al suspensa por não ter apre-sentado as Declarações de Operações Tributáveis (DOT) à Secretaria de Estado da Fa-zenda (Sefaz). O Diário Oficial de ontem, quarta-feira, 06, traz a Ordem de Serviço n.º 144, que suspende a inscrição de 4.542 empresas em todo o Es-tado por não ter encaminhado ao Fisco Estadual as DOTs re-ferentes ao ano de 2013. Tais declarações devem, conforme a legislação, ser apresentadas até o dia 31 de maio do ano seguinte ao ano-exercício. No início do mês de julho, 6.629 contribuintes foram alertados

da possibilidade de suspensão no edital SUBSER 003/2014, que concedia prazo para as empresas sanarem suas pen-dências.

As DOTs contêm informa-ções destinadas à apuração do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que é utilizado para cálculo do Índice de Partici-pação dos Municípios (IPM). Sua correta apresentação é de grande importância para o crescimento e desenvolvi-mento dos municípios, pois contribui para que tenham di-reito à parte que efetivamen-te lhes cabe na divisão do ICMS feita pelo Estado junto às prefeituras.

Mais de 4 mil empresas estão com inscrição suspensa pela Receita Estadual

| REATIVAÇÃO

1) Recolher multa de 20 VRTEs (R$ 50,42) por DOT pendente (emissão do DUA no site http://e-dua.sefaz.es.gov.br/ nos links Multas Punitivas - Receitas Correntes - Multa por deixar de entregar informação econômico-fiscal, em meio magnético ou não - acima do 30º dia) e encaminhar a DOT, por meio eletrônico, à Receita Estadual;

2) Solicitar a reativação da inscrição na Agência da Receita Estadual onde a empre-sa estiver circunscrita. Devem ser apresentados os seguintes documentos: - Ficha de Atualização Cadastral (FAC) em duas vias, preenchidas, assinadas e com firma reconhecida do titular, ou do sócio responsável ou diretor, em se tratando de firma individual ou de sociedade comercial, respectivamente. O formulário está dis-ponível no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.es.gov.br). No link Downloads, clicar na opção Formulários. - Ficha Auxiliar de Sócios (FAS), em duas vias, preenchidas, quando houver mais de dois sócios. O formulário está disponível no site da Secretaria da Fazenda. No link Downloads, clicar na opção Formulários.- Certidão Simplificada da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees). - Comprovante de validação das DOTs pendentes. - Instrumento de Mandato (procuração), quando se tratar de pedido feito por seu representante legal, com firma reconhecida.Observações: - Antes de conceder a reativação da inscrição estadual, a Receita Estadual poderá exigir outros documentos. - Caso o contribuinte não solicite a reativação da inscrição no prazo de 60 dias a partir da publicação da suspensão da inscrição estadual no Diário Oficial, deverá, para reativação, apresentar toda a documentação exigida na concessão da inscri-ção estadual, conforme cada caso.

Para reativar a inscrição esta-dual, as empresas devem pagar multa de 20 VRTEs (R$ 50,42), apresentar a DOT (apenas por meio eletrônico, através do site da Sefaz) e solicitar a reativação da inscrição na Agência da Re-ceita Estadual onde a empresa estiver circunscrita.

Porém, os contribuintes lo-calizados nos municípios de Al-fredo Chaves, Anchieta, Cariaci-

ca, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Piúma, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória deverão solicitar a reativação de inscrição apenas na Agência da Receita Estadual em Vitória.

Confira a seguir o passo a passo para reativação das ins-crições dentro de 60 dias, após publicação no Diário Oficial:

Em Bollywood

A exigência de uso de camisi-nha em filmes adultos rodados em Los Angeles, em vigor des-de novembro de 2012, derrubou a produção local deste gênero no ano passado, com perspec-tivas de que o fenômeno se re-pita neste ano. Apenas 40 auto-rizações de filmagem na cidade foram concedidas em 2013, uma queda de mais de 90% em rela-ção às 480 dadas em 2012. No primeiro semestre deste ano, as

O filme “A culpa é das estrelas”, baseado no best-seller escrito por John Green, vai ganhar uma versão produzida em Bollywood, na Índia, um dos principais mer-cados de cinema do mundo. O longa vai ser falado em hindi. Di-retor e elenco ainda não estão definidos. O executivo da filial indiana da produtora Fox Stars Vijay Singh afirmou: “A versão original, em inglês, foi lançada

aqui algumas semanas atrás e ainda está em cartaz. O filme arrecadou cerca de US$ 1 mi-lhão. Na verdade, nós já havía-mos pensado numa adatapção local mesmo antes da estreia [do original] por aqui”. No Brasil, “A culpa é das estrelas” também fez boa estreia, com público de quase 1 milhão no primeiro final de semana de exibição, no iní-cio de junho.

Exigência de camisinhaautorizações somaram apenas 20. O correspondente em Los Angeles do serviço em espa-nhol da BBC, Jaime González, indicou que as produtoras estão mudando suas atividades para cidades mais ao sul na própria Califórnia, como San Diego, ou para outros Estados america-nos, como o vizinho Nevada e a Flórida. Em alguns casos, para o Leste Europeu, onda há me-nos regulamentação.

ABANDONO DE EMPREGOA.C.P. IND. DE MÓVEIS LTDA - empresa localizada na Fazenda Boa Sorte, s/n, Polo Moveleiro, Canivete, CEP 29.909-120 Linhares-ES, inscrita sob o CNPJ 30.746.945/0001-18 solicita o comparecimento de seu funcionário ADRIANO DOS SANTOS

FRAGAS, portador da CTPS Nº 1822178 SÉRIE 002, CPF

Nº 092.025.637-64 no prazo de 48 horas, sob pena de não o fazendo, ser enquadrado no Artigo 482, alínea I da CLT.

Linhares-ES, 07 de agosto de 2014

A Disney confirmou que a se-quência de “Alice no país das maravilhas” (2010) começará a ser rodada na semana que vem, no Reino Unido. Os ato-res principais são os mesmos do longa anterior. Já o diretor muda: sai Tim Burton, agora produtor, e entra James Bobin (“Os muppets” e “Muppets 2: Procurados e amados”). Em “Alice no país das maravilhas: “Através do espelho” (tradução do título original da continua-ção, que ainda não tem nome definido em português), Jo-hnny Depp volta a ser o Cha-peleiro Maluco. A estreia está programada para 27 de maio de 2016 nos Estados Unidos.

Page 6: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO6QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

O

Globo já tem substitutos para férias da Ana e da Fátima

A comédia “Se eu fosse você”, basea-da no sucesso do

cinema e da TV, entra em cartaz dia 15 no Teatro Cetip,

em São Paulo. No elenco estão

Nelson Freitas, Fafy Siqueira e Lua

Blanco (foto) e a temporada irá até 14 de dezembro.

Ontem aqui se falou que Ana Fur-tado, Fernanda Paes Leme e André Marques irão substituir a Ana Maria Braga no “Mais Você”, durante as fé-rias dela em janeiro.Por favor, apaga. É quase isso, mas não é isso. Desculpe a nossa falha.A informação certa e oficial é que

o André vai ficar no lugar da Ana e a Fernandinha, que se tornou uma polivalente das novelas e Entreteni-mento da Globo, vai fazer as maté-rias. Os dois, aliás, se saíram muito bem no recente “Superstar”.Outra coisa é o seguinte: a Fátima Bernardes vai tirar férias do “En-

Historinha do beijo - 2

É indiscutível que a Glo-bo, no caso dela quebran-do um tabu, permitiu que o beijo acontecesse em “Amor à Vida”, no caso de dois ho-mens, e depois na “Em Famí-lia”, entre duas mulheres.O SBT, antes, tinha feito isso com as atrizes Luciana Ven-dramini e Giselle Tigre.

| TELEVISÃOFlávio RiccoColaboração: José Carlos Nery

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

Foto: G

lobo

Divulgação R

ecord

Record

Historinha do beijo – 4Agora é a vez de “Império”. Em capítulo que chegou nas mãos da imprensa, informa-se que constava a cena de beijo dos per-sonagens do José Mayer e Kleb-ber Toledo. Só que não rolou. E, comenta-se, nem irá rolar.Houve o entendimento na Globo que não havia essa necessidade e que a existência de tal cena em nada iria acrescentar ou diminuir alguma coisa da história.

Historinha do beijo – 3

Historinha do beijo -1

Três casos que, no fim de tudo, acabaram comprovando a na-turalidade do ato, dentro e fora da TV. O virar uma obrigação é que agora se transformou em discussão. Botar homens ou mulheres, a qualquer momen-to, se atracando por se atracar, passará a vulgarizar algo que até aqui foi tratado com respeito e simples consequência.

Esse negócio de beijo de homem com homem ou mu-lher com mulher está viran-do novela na Globo e fora dela.Tem uma parte que passou a considerar o selinho ou o valendo de vez altamente imprescindível, porque é um simples retrato da vida atu-al, enquanto outros simples-mente entendem que não. Que não há necessidade de - em todo momento - se chegar a tanto. Transformar tal coisa em propaganda.

| ENTRETENIMENTO

contro” e a Ana Furtado, que tam-bém se defende muito bem nas duas – atriz e apresentadora, to-cará o programa na sua ausência. Simples assim. Está tudo organizado quanto aos dois casos e é esta a informação correta.

Divulgação R

ecordo

Foto: G

lobo

O elenco da comédia “Lascados”, que chega aos cinemas em 18 de setembro, vai se dividir entre Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória no seu trabalho de promoção.No elenco, as presenças de Paloma Bernardi (foto), Chay Suede, João Côrtes e Paulo Vilela, entre outros.

Cinema

Depois de uma passagem pelo “Hoje em Dia”, Giselle Itié (foto), agora, foi escalada para a série “Milagres de Jesus”. Ela viverá a protagonista do episódio “A Mulher Adúltera”.A atriz também está cotada para “Moisés – Os Dez Man-damentos”, estreia da Record em 2015.

C´est finiA faixa horária após o “Jornal da Globo” também é motivo de estu-dos na Globo. Já se constatou um aumento de audiência com exibi-ção de séries inéditas, principal-mente na ausência do programa do Jô. E tudo indica que alguma coisa vai ser feita por ali, uma ade-

quação de horário, para aportar também essas grandes produções de fora. Isso pode ser até reflexo desse festival de talk shows na mesma faixa. Cansa e motiva o público a procurar outra alternati-va. Então é isso. Mas domingo tem mais. Tchau!

Page 7: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

7O

Para iluminar esta quinta-feira de friozinho gostoso, a beleza es-tonteante de Monique Hemerly

SOCIEDADE |

Spazio Nogueira da Gama

Linharense no Miss Bumbum Brasil

A Lorenge já denominou o novo empreendimento que começa a construir em Linha-res: é o Spazio Nogueira da Gama. Será uma edificação

A linharense Ana Paula Costa, de 22 anos, representa o Espíri-to Santo na edição deste ano do concurso Miss Bumbum Brasil. Ela concorre com outras 26 can-

de 63 apartamentos de alto padrão, 18 lojas comerciais e uma área de lazer de conside-ráveis 600 metros quadrados. Linhares merece!

didatas de todo o Brasil. Quem quiser conhecer as concorren-tes da linharense deve acessar: www.missbumbumbrasil.com.br. O resultado sai em novembro.

| LÁ & CÁAlexandre Araú[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas

“Não levante a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão”Machado de Assis

Divulgação

Divulgação

Vivara

Agora tem almoço!

Open House

Coleção Novinha

A farmacêutica Isabela Monti comemorou idade nova no últi-mo domingo e ganhou presen-te especial do noivo, Neneco Araújo: uma joia Vivara de en-cher os olhos. Isa merece! E pa-rabéns pelo bom-gosto Neneco.

O restaurante Marilda Brasil agora está aberto para almoço no sistema a la carte. É mais uma opção para o linharense, sobretudo, aos empresários que visitam a terrinha e degus-tam a boa culinária da cozinha de Marilda, que dispensa co-mentários.

Nesta sexta-feira, dia 08, tem Ruan & Gustavo e Thiago Fantoni no Open House com rodada dupla de combo.

Naira Galavotti e Brunella Borges receberam as clientes para conhecer a nova coleção da multimarcas que elas co-mandam em Linhares: a Cli-chê. Araras coloridas e mimos para as clientes de encher os olhos.

Inverno nas Montanhas

Festa da Cidade

No Perú

Já está definida as atrações dos 214 anos de Linhares en-tre os dias 21 e 24 de agos-to: Cid Guerreiro, Thiaguinho, Guilherme e Santiago, Amado Batista e Frei Zeca. A festa acontece no Parque de Expo-sição, no bairro Interlagos.

Adriana e Cirilo Pandini volta-ram encantados com as bele-zas de Machu Pichu, no Peru. Eles viajaram acompanhados do filho Thiago, que ficou em São Paulo onde atua. Adriana e Cirilo já estão no batente.

Os gente boas Lair Viguini e Evandro Galavotti aproveitaram o inverno rigoroso no Espírito Santo e subiram as montanhas com as respectivas madames – Christina e Karine – no último fim de semana. Degustaram os bons vinhos e a boa culinária de lá

Decoração SustentávelO gente boa Bruno Molina recebeu jornalistas e quem entende de decoração na ter-rinha para um encontro so-bre decoração sustentável na noitinha de ontem. O evento contou com a partipação de Custódia Goulart, que é presi-dente do Bossa Group.

Rodízio Oriental

Em SampaNovidades Semijoias

Ana Lacourt e Marcos Arre-guy celebram o sucesso do rodízio de comida japonesa que eles adotaram no iní-cio desta semana, na terça. Ontem foi um dia de rodízio só para elas. E hoje e sexta culinária contemporânea de comer de joelhos e pedir bis.

Caroline Pontini está em São Paulo onde dá os últi-mos retoques no seu vestido de noiva. Ela se casa com João Robert Cuzzuol Pereira. Aproveitou para passear pelo Shopping Iguatemi. Ela está na companhia da mãe.

Na tarde de sábado Gilda Re-bonatto recebeu as clientes com champanhe francesa e bem geladinha para mostrar o que será tendência no seg-mento semijoias e também o que as bonitonas irão usar pelas ruas da cidade.

Di

Di

Promoção DecorFlaviano Mattos e Jeferson Oliveira já estão com tudo pre-parado para mostrar aos clien-tes a nova coleção 2015 do que será tendência em móveis e decoração. Mas, antes, fa-zem uma super promoção de até 50% para quem bom gosto e gosta de ambientes “in”.

Lindona

Page 8: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO8QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

O| CIDADE

Imigração Confederada em Linhares

"... os imigrantes passaram por dois processos de abolição, um em seu país e outro nas terras brasileiras".

Nossa vida no Brasil

O mediador da imigração confederada em Linhares foi o advogado, financista e fa-zendeiro Charles Grandison Gunder, que comprou gran-des plantéis de escravos e se estabeleceu em uma área ampla, o que reforça a intenção de trazer os seus conterrâneos. Em 20 de se-tembro de 1867 foi assinado um contrato para estabele-cer Gunter como intermedi-ário entre o governo impe-rial e os demais imigrantes, tornando-o inspetor geral de Terras. A ele cabia a decisão sobre quem faria parte da colônia, bem como a divisão da área a ser vendida. Em sua maioria os imigrantes confederados do Rio Doce eram proprietários de escra-vos nos Estados Unidos.Julia Keys foi um desses imi-grantes. Ela permaneceu em Linhares de junho de 1867 a maio de 1868, após mante-ve-se no Rio de Janeiro até voltar ao seu país em 1870. Em seus escritos Julia relata a beleza da região, a fasci-nação pela fauna e flora, o choque provocado pelo con-tato com os índios e aspec-tos sobre as relações sociais no Brasil, em especial o es-panto que lhe causou a desi-gualdade de gênero, pois às mulheres não era permitido andar desacompanhadas. Julia descreve ainda os di-

Essa e outras obras da Cole-ção Canaã do APEES estão disponíveis para download

versos problemas enfrenta-dos, principalmente após a mudança para as margens da Lagoa Juparanã, quan-do se instalou em uma casa improvisada, com muitos in-setos. A versão original da publicação, de 1874, encon-tra-se no Arquivo Histórico do Estado do Alabama, em Montgomery. De acordo com Célio Silva os confederados buscavam reproduzir o velho sul escra-vista no Brasil e a decisão de imigrar era um reflexo dessas aspirações e tinha um caráter conservador. “In-satisfeitos com a derrota dos Estados Confederados da América, a abolição da es-cravidão e a supressão dos direitos políticos daqueles que pegaram em armas con-tra a União, os sulistas alme-jaram o autoexílio” explica. O Brasil, ainda escravista, era visto como um paraíso para aqueles insatisfeitos com a organização social após a derrota na Guerra Civil. Com isso, a origem do gru-po, composto por oito a dez mil pessoas, estava ligada à resistência às mudanças. “Trata-se de um fenômeno que merece ser observado por seu caráter peculiar, pois os imigrantes passaram por dois processos de abolição, um em seu país e outro nas terras brasileiras”.

gratuito no link: http://www.ape.es.gov.br/publicacoes.htm.

Os encantos e anseios iniciais misturaram-se, pos-teriormente, à agitação pro-vocada pelas dificuldades de adaptação, que culmina-ram em seu retorno ao país de origem.

O livro ‘Nossa Vida no Brasil’, lançado este ano pela Coleção Canaã do Ar-quivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), traz as impressões de Ju-lia Keys e permite adentrar em suas memórias sobre o período no qual almejou vi-ver no Brasil em condições semelhantes à que tinha nos Estados Unidos. Pers-pectiva esta que se mostrou

Para discutir projetos e políticas públicas relaciona-das à Assistência Social im-plantadas em 11 municípios, foi realizado no início da se-mana, em Linhares, a reu-nião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado do Espírito Santo - COGE-MASES. O encontro foi pro-movido pela Secretaria Mu-nicipal de Assistência Social no polo da UAB/Faceli, no

Tradutor do livro ‘Nossa Vida no Brasil’ comenta a imigração confederada em Linhares“Uma vila brasileira, única e pitoresca. Excedia em simplicidade qualquer coisa semelhante a uma cidade que nós jamais tínhamos visto”, escreveu em seu diário Julia Louisa Keys para relatar o seu primeiro dia em Linhares, no ano de 1867, após uma longa viagem iniciada no Alabama, nos Estados Unidos

Além de Linhares, outros 10 municípios participaram do encontro que serviu para discutir diversos assuntos como Gestão Financeira

Dez municípios discutem políticas de Assistência Social em Linhares

frustrada quando se depa-rou com a falta de conforto, as dificuldades em explorar e adentrar as florestas, o clima e o embate cultural quanto aos modos de ser e viver dos nativos.

O historiador da Univer-sidade Federal do Tocantins (UFT) e tradutor da obra, Célio Antônio Alcântara Sil-va, destaca a especificidade dessa imigração que, ape-sar de parecer pequena se comparada à entrada em massa de imigrantes eu-ropeus, teve motivações essencialmente políticas. O tema foi pesquisado por Célio em sua tese de dou-

bairro Novo Horizonte.Além de Linhares, outros

10 municípios participaram do encontro que serviu para discutir diversos assuntos como Gestão Financeira, possibilitou a troca de expe-riências e apontou os avan-ços na implantação de ações voltadas à Assistência Social nas cidades que integram o COGEMASES.

“Estamos tratando as políticas que visam melho-

torado, na qual questionou quem eram esses imigran-tes, seus vínculos e origens. Para isso foram feitos es-tudos nos Estados do Ala-bama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Mississipi, Louisiana e Te-xas nos Estados Unidos e em São Paulo, Paraná, Pará e Espírito Santo, no Brasil. O historiador esteve no APEES no ano de 2010, no qual buscou informações em diversas fontes, dentre elas o ‘Fundo Governado-ria’, documentos ligados à polícia, notícias de jornais, cartas do presidente da Pro-víncia e relatórios.

rar os projetos existentes, ampliar a criação de novas ações e trabalhos relaciona-dos às políticas de Assistên-cia Social dos municípios. Um dia como esse é im-portante porque, juntos, po-demos trocar experiências positivas e discutir as inicia-tivas que não apresentaram resultados satisfatórios”, dis-se Luzia Alvarenga, secretá-ria de Assistência Social de Linhares.

Page 9: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

9O OPINIÃO |

| INFORMERedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Prêmio Sedu

Mais conforto

Professores, pedagogos e ges-tores educacionais, efetivos ou em Designação Temporária (DT), que tenham desenvol-vido projetos inovadores nas unidades de ensino da rede estadual, poderão participar da 8ª edição do Prêmio Sedu: Boas Práticas na Educação. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 11 de agosto, nas Superintendências Regionais de Educação (SRE). Para se inscreverem, os profissionais deverão entregar, nas suas respectivas SRE, a ficha de inscrição devidamente preen-chida, além de elaborar um relatório, de acordo com os padrões especificados na por-taria de regulamentação, dis-ponível no final desta matéria.

O eficiente vereador Joel Ce-lestrini quer que a Prefeitura Municipal faça limpeza e ins-tale meio-fio, pavimentação e ornamentação nos bancos da Rua das Acácias, no bairro Jar-dim Laguna, “para que os mo-radores possam desfrutar com mais conforto do lazer que o bairro oferece”, é o que ele jus-tifica no requerimento encami-nhado ao prefeito. Celestrini é, sem sombra de dúvida, o ve-reador mais procurado por co-munidades de diversos bairros da cidade, porque está sempre ligado aos problemas que os moradores enfrentam no dia a dia, sem falar que sua ação acontece também no interior do município.

Saúde bucal

O Saae - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares abriu novo processo seletivo simplificado para contratação imediata e composição de qua-dro de reservas. São 7 vagas sendo, 1 para engenheiro civil, 1 para técnico em topografia e 5 para operadores de peque-no sistema nas localidades de Desengano, Setor Guaxe, Hu-maitá, Rio das Palmas e Setor Chapadão do 15. Os salários podem chegar a R$ 2.600 com ticket alimentação de R$ 500,00, acrescido dos reajustes que eventualmente ocorrerem. As inscrições ocorrerão de 18 a 20 de agosto, das 8h30 às 17h, na sede do Saae de Linhares, situada à Avenida Barra de São Francisco, nº 1137, bairro Colina. Não haverá taxa de inscrição.

As habilidades necessárias e os desafios da próxima gera-ção de gestores de projetos nas organizações empresa-riais serão um dos temas de destaques do 10º Seminário de Gerenciamento de Pro-jetos do Espírito Santo, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório do

Andando pelo comércio é comum observar a ausên-cia de preços nos produtos expostos nas vitrines e no interior das lojas. A falta de clareza sobre o preço (valor à vista e a prazo, taxa de ju-ros aplicada) e as formas de pagamento aceitas pela loja, também são práticas recor-rentes. Essas estão entre as principais irregularidades constatadas pela fiscaliza-

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou no início da semana uma ação que permitirá maior integração entre estudantes do curso de odontologia e o Siste-ma Único de Saúde (SUS). A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Educação e intitulada GraduaCEO, possibilitará que universitários de Insti-tuições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas acompanhem o trabalho

das Equipes de Saúde Bu-cal desde o início do curso e realizem procedimentos odontológicos nas etapas finais da graduação, com orientação dos professores. A expectativa do governo federal é que a ação amplie o acesso da população aos serviços de saúde bucal e permita uma formação pro-fissional mais próxima da realidade e da saúde públi-ca brasileira, qualificando a assistência.

Vagas no SAAECidadania

Gestão De Projetos

Ausência de preços

hotel Golden Tulip, em Vitó-ria. Com o tema “Entregando valor: A Próxima Geração de Gerentes de Projeto”, a pales-tra será apresentada no dia 23 de setembro, às 13h30, por Margareth Carneiro, con-siderada uma das maiores es-pecialistas do país em gestão de projetos.

ção do Procon Estadual e o consumidor deve denun-ciar. “Apesar de ilegal, essa é uma estratégia do comér-cio para atrair o consumidor para o interior da loja”, infor-ma o gerente de fiscalização do Procon Estadual, Rodrigo Cristello. O gerente explica ainda que muitos consumi-dores não denunciam essas práticas por falta de conhe-cimento da Lei.

Emissão de documentos diversos, corte de cabelo, orientações jurí-dicas e outros benefícios estarão à disposição da comunidade do bairro Araçá no próximo sábado, a partir das nove horas. Além disso, na mesma ocasião os moradores estarão recebendo uma Unidade

de Saúde nova (foto). Tudo isso vai acontecer na Rua Guaçui, na sede da Unidade Saude da Familia. Para a criançada também vai ter uma sé-rie de atividades e os moradores de-vem aproveitar para resolver muitos problemas que por ventura estejam pendentes.

Adequada rotina de ordenha

Uma boa qualidade de ordenha se resume em ordenhar vacas

calmas, sadias, bem esti-muladas, com tetos limpos e secos, pelo menor tempo possível, sem deixar leite residual ou exercer sobre-ordenha e desinfetar os tetos após esse procedi-mento. Uma boa rotina de ordenha é responsável por prevenir e reduzir os casos de mastite no rebanho e pela produção de leite com elevado padrão de qualida-de!

Para realizar uma orde-nha de forma efetiva e evi-tar a contaminação do úbe-re do animal, é primordial que os tetos estejam secos e muito limpos, o que re-flete a higiene do local de permanência dos animais. Este deve ser o mais lim-po e confortável possível, reduzindo a chance do ani-mal se infectar no intervalo das ordenhas e contaminar o leite e o animal durante a ordenha.

A rotina inicia com o teste da caneca de fundo escuro (foto 1), retirando os 3 a 4 primeiros jatos de leite de cada teto em uma caneca de fundo escuro, objetivando a observação de grumos e/ou qualquer alteração no leite e pos-sibilitando o diagnóstico

precoce de mastite clínica. Outras funções do teste da caneca são: estimular a descida do leite da vaca e eliminar os jatos mais con-taminados do leite.

O passo seguinte é a imersão dos tetos em so-lução desinfetante (foto 2), pré-dipping, seguido de se-cagem dos tetos com pa-pel toalha descartável (foto 3). Esta ação visa reduzir a incidência de patóge-nos ambientais que estão aderidos à parte externa do teto e que poderiam penetrar no úbere duran-te a ordenha. As teteiras são acopladas (foto 4) e, após a ordenha completa do animal, devem ser reti-radas e os tetos passarão por uma nova imersão em solução desinfetante (foto 5), o pós-dipping. Essa úl-tima etapa visa eliminar agentes de mastite conta-giosa que são transmitidos de animais infectados para sadios durante a ordenha por meio do equipamento e das mãos dos ordenha-dores.

A correta rotina de or-denha reduz o risco de novas infecções intrama-márias e é uma das estra-tégias mais importantes para garantir adequadas condições de higiene de produção do leite.

| Patrícia Maia

Patrícia Vieira Maia é Médica Veterinária

Divulgação

Page 10: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO10QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

O| GERAL

Conheça a fan page de

O PIONEIROno Facebook

www.facebook.com/opioneiro

COMUNICADO

“FATIN E GREGÓRIO LTDA – ME” torna público que Requereu à SEMAM, através do processo n° 15122/2014, LMO – procedimento simplificado, para a atividade de fabricação de estruturas metálicas, sem tratamento superficial químico ou termoquímico na localidade do bairro Palmital, Município de Linhares - ES.

Linhares-ES, 07 de agosto de 2014

O projeto segue uma de-terminação do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre a pre-feitura e o Ministério Público do Espírito Santo e está em conformidade com as ações propostas pela Política Na-cional de Resíduos Sólidos (PNRS). Nesse sistema, o próprio morador faz a sepa-ração do lixo seco - papéis em geral, embalagens te-tra pak, plásticos em geral, vidros e metais - e do lixo úmido - que são materiais orgânicos como restos de comidas, borra de café, pe-los e penas de animais, além de rejeitos como papel higi-ênico, fraldas descartáveis e papéis sujos de gordura.

Todas as terças-feiras, sempre a partir do meio-dia, o carro coletor passa reali-zando a apenas a coleta do lixo seco e do óleo vegetal, que deve ser descartado dentro de garrafas PET ve-dadas. Já a coleta do lixo úmido é feita todos os dias. Por meio desse projeto o bairro também foi contem-plado com o serviço do cata treco, que é o recolhimento de eletroeletrônicos, móveis e mobílias sem utilidade. Onde morador agenda o serviço através do telefone 3372-2984.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais desenvolve desde novembro do ano passado o projeto piloto de coleta seletiva porta-a-porta no bairro Nossa Senhora da Conceição. Ao todo, 1200 residências do bairro são contempladas com a coleta

Coleta seletiva tem vários Pontos de Entrega Voluntária

| Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)

| Saiba mais

Para tirar dúvidas sobre a coleta seletiva e os PEV’s, ligue para a Usina de Triagem, no bairro Aviso, no telefone: 3372-2984

Lixo Seco

Lixo Úmido

Além do trabalho que é de-senvolvido no bairro Conceição, o município conta com o serviço dos Pontos de Entrega Voluntá-rias (PEV’s). Ao todo, 24 pontos estão instalados em diversos bairros. Nesses locais, há con-tentores de 1200 litros, onde os

papéis em geral, embalagens tetra pak, plásticos em geral, vidros e metais

Materiais orgânicos como res-tos de comidas, borra de café, pelos e penas de animais, além de rejeitos como papel higiêni-co, fraldas descartáveis e pa-péis sujos de gordura

moradores podem depositar o lixo seco que é separado em casa. De acordo com chefe da Divisão de Educação Ambien-tal, Luciano Cabral, o objetivo é ampliar os serviços de coleta seletiva através dos PEV’s para todos os bairros.

A comunidade de Bebe-douro vai ganhar um novo Centro de Educação Infantil que irá atender cerca de 224 crianças - até 6 anos de idade. A assinatura da ordem de ser-viço aconteceu na terça-feira, 5, junto com a entrega da am-pliação do CEIM Leodovico Donatelli, que ganhou mais duas salas de aula, oportuni-zando 59 novas vagas para a região.

O prefeito Nozinho Correa

falou sobre a importância da educação. “Os CEIM’s e todas as outras escolas são impor-tantes para as regiões onde estão construídos. É na esco-la que as crianças podem es-tudar para crescer em todos os aspectos da vida. Através da educação eles podem ter uma vida melhor. Estou muito contente por assinar a ordem de serviço de uma obra que vai contribuir com a formação da nossa gente”, destaca.

Bebedouro vai receber CEIM reformado para atender mais de 200 crianças

Page 11: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

11O INDICADOR PROFISSIONAL |

Page 12: O PIONEIRO 07 DE AGOSTO DE 2014

O PIONEIRO12QUINTA-FEIRA, 07 DE AGOSTO DE 2014

O

| DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

| SOCIEDADE

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”

Albert Einstein

Bom dia, Giovanni Piana

O Departamento Feminino “Cruzeiro do Sul”, da Loja Maçônica “Linhares Unido” agendou para o dia 28 deste mês o Chá Beneficente que anualmente realiza.

A aniversariante desta quin-ta-feira, dia 7 de agosto, é a pediatra Carolina Rodrigues dos Santos.

“As vendas no comércio para o Dia dos Pais, a ser celebrado domingo próximo, continuam lentas, é possível que de hoje até sábado a

Curtas I

Na visita que fará ao Es-pírito Santo, dia 22 deste mês, o presidenciável Aé-cio Neves, do PSDB, cum-prirá agenda em Linhares, quando receberá a “Carta do Rio Doce” com algumas reivindicações do setor produtivo.

Visita dePresidenciável

A comédia “O que o Mordomo Viu”, estrelada por Miguel Fa-labella e Marisa Orth, chega para o Circuito Banescard de Teatro. A peça fica em car-taz de sexta-feira a domingo

O que o Mordomo Viuno Teatro da Ufes, em Vitó-ria. O espetáculo estreou no Queen’s Theatre em Londres, e desde então é sucesso por onde passa. É uma ótima op-ção para este final de semana.

coisa mude”, disse um lojista da Rua Capitão José Maria.

O médico Jair Perini, prove-dor do Hospital Rio Doce, está feliz da vida por que conseguiu reabrir a UTIN daquele hospital, que es-teve fechada por cerca de quatro meses por falta de pediatras.

Meu abraço ao oftalmolo-gista Antonio Bressan Filho, que recebeu o prêmio Ga-zeta Empresarial sexta-feira passada.

Equipe Rimo - Dinamika recebendo o prêmio Gazeta Empresarial na noite da última sexta-feira

Rimo

Curtas IIO Restaurante Marilda Brasil, do bairro Conceição, já está abrindo para almoço (a la carte) de segunda a sábado. Ótimo.

O prefeito Nozinho Corrêa me falou que continua distribuin-do seu salário, como prefeito, é claro, com as entidades as-sistenciais, de acordo com o que prometeu.

Leitor da coluna critica a em-presa responsável pela BR-101 por não ter instalado, ain-da, um semáforo no trevo de acesso ao bairro Novo Hori-zonte, em frente à concessio-nária Fiat, em Linhares, onde sempre acontece acidente.

O empresário Ademilson Nu-nes Loureiro e o oftalmolo-gista Jobson Bortot trocavam ideias no início da semana de-

gustando um Penedo Borges, Grand Reserva, Malbec, 2010. Beleze pura.

Na coluna de domingo vou mostrar como foi a cerimônia do casamento de Joanna Cal-mon Soeiro e Fernando Ma-cedo, que aconteceu sábado, em Vitória.

Quem esteve ontem na cida-de revendo amigas foi a jorna-lista Maria do Carmo Calmon.

O pessoal da bicicleta faz Pe-dalaço às margens da Lagoa Juparanã neste sábado e do-mingo, com saída da Praça 22 de Agosto às 16 horas.

Quem também aniversariou ontem foi Ercília Ferreira Ma-cedo. A comemoração foi ao lado do marido, economista Carlos Alberto Macedo.

Divulgação

Pablo Tessarolo, Evandro Biancardi e Cesar Fioreti comemo-rando o aniversário de Evandro no último domingo, 03

Comemoração