O que é Brasília_.pdf

5
O que é "Brasília" e o que é "Distrito Federal"? Informações sobre Brasília Fotos de Brasília O que é Brasília? Brasília segundo os especialistas Brasília segundo seus habitantes Prós e contras de cada definição de Brasília Em resumo... Entre em contato Afinal, quais os limites de "Brasília"? O Lago Sul, por exemplo, faz parte da cidade de Brasília? E o Setor Sudoeste? E Taguatinga? A resposta a estas perguntas é mais difícil e polêmica do que parece. Esta página é dedicada, justamente, a mostrar os vários "conceitos" de Brasília. Qual a opinião dos especialistas e publicações especializadas? Não é uniforme: O Guia de Urbanismo, Arquitetura e Arte de Brasília , da Fundação Athos Bulcão, fala, na página oposta à da seção 96 (as páginas não são numeradas), que "Brasília é composta do Plano Piloto e das cidades satélites". Já o Guiarquitetura Brasília , da Empresa das Artes, nas páginas 196/197, coloca como dados de "Brasília" os dados de limites geográficos, área e população de todo o Distrito Federal, considerando na prática, portanto, que Brasília é todo o Distrito Federal. O Cartógrafo Adalberto Lassance, do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, no seu livro "Brasília Capital do Brasil " adota um conceito bem mais restrito de Brasília, que corresponderia apenas à Região Administrativa I do Distrito Federal. Pelo conceito defendido por Lassance, mesmo locais como Lago Sul e Sudoeste NÃO seriam parte de Brasília. Mais adiante listo os problemas e inconsistências que surgem quando é considerada esta definição mais "restrita" de Brasília. Existe uma definição exata na Legislação dos limites da "cidade de Brasília"? Pesquisando a Lei Orgânica do Distrito Federal , pode se observar que não há nenhuma definição sobre quais seriam os limites da cidade de Brasília. O Distrito Federal é dividido em Regiões Administrativas, sendo a Região Administrativa I (RAI) chamada "Brasília", mas não há lei definindo que a cidade de Brasília se limite à área da Região Administrativa de mesmo nome. A RAI, inclusive, tinha antes o nome de "Plano Piloto" (Lei 49/1989 ), passando a se chamar "Brasília" pela Lei 110/1990 . Brasília só como a Região Administrativa I do Distrito Federal Para alguns, a cidade de Brasília corresponderia apenas à área de uma das Regiões Administrativas do Distrito Federal a área maior dentre as duas áreas coloridas de amarelo no mapa abaixo (a área amarela menor corresponde ao Núcleo Bandeirante): http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm Go OUT MAR AG 13 2007 2009 20 7 captures 30 Mar 05 10 Set 14

Transcript of O que é Brasília_.pdf

Page 1: O que é Brasília_.pdf

28/05/2015 O que é Brasília?

https://web.archive.org/web/20090313041545/http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm#pros_e_contras 1/5

O que é "Brasília" e o que é "DistritoFederal"?

Informações sobre Brasília

Fotos de Brasília

O que é Brasília? ­ Brasília segundo osespecialistas ­ Brasília segundo seushabitantes ­ Prós e contras de cadadefinição de Brasília ­ Em resumo... Entre em contato

Afinal, quais os limites de "Brasília"? O Lago Sul, por exemplo, faz parteda cidade de Brasília? E o Setor Sudoeste? E Taguatinga? A resposta a estasperguntas é mais difícil e polêmica do que parece. Esta página é dedicada,justamente, a mostrar os vários "conceitos" de Brasília.

Qual a opinião dos especialistas e publicações especializadas?

Não é uniforme:O Guia de Urbanismo, Arquitetura e Arte de

Brasília, da Fundação Athos Bulcão, fala, na páginaoposta à da seção 96 (as páginas não são numeradas),que "Brasília é composta do Plano Piloto e das cidadessatélites".

Já o Guiarquitetura Brasília, da Empresa das Artes,nas páginas 196/197, coloca como dados de "Brasília" osdados de limites geográficos, área e população de todo oDistrito Federal, considerando na prática, portanto, queBrasília é todo o Distrito Federal.

O Cartógrafo Adalberto Lassance, do InstitutoHistórico e Geográfico do Distrito Federal, no seu livro"Brasília Capital do Brasil" adota um conceito bem maisrestrito de Brasília, que corresponderia apenas à RegiãoAdministrativa I do Distrito Federal.

Pelo conceito defendido por Lassance, mesmo locaiscomo Lago Sul e Sudoeste NÃO seriam parte de Brasília.Mais adiante listo os problemas e inconsistências quesurgem quando é considerada esta definição mais"restrita" de Brasília.

Existe uma definição exata na Legislação dos limites da "cidade deBrasília"?

Pesquisando a Lei Orgânica do Distrito Federal, pode se observar quenão há nenhuma definição sobre quais seriam os limites da cidade deBrasília.

O Distrito Federal é dividido em Regiões Administrativas, sendo a RegiãoAdministrativa I (RA­I) chamada "Brasília", mas não há lei definindo quea cidade de Brasília se limite à área da Região Administrativa de mesmonome.

A RA­I, inclusive, tinha antes o nome de "Plano Piloto" (Lei 49/1989),passando a se chamar "Brasília" pela Lei 110/1990.

Brasília só como a Região Administrativa I do Distrito Federal

Para alguns, a cidade de Brasília corresponderia apenas à área de umadas Regiões Administrativas do Distrito Federal ­ a área maior dentre asduas áreas coloridas de amarelo no mapa abaixo (a área amarela menorcorresponde ao Núcleo Bandeirante):

http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm Go OUT MAR AGO

132007 2009 2014

7 captures30 Mar 05 ­ 10 Set 14

Page 2: O que é Brasília_.pdf

28/05/2015 O que é Brasília?

https://web.archive.org/web/20090313041545/http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm#pros_e_contras 2/5

Acima, a divisão do Distrito Federal em 19 Regiões Administrativas. O mapa já está defasado, pois atualmente já existem 29 Regiões Administrativas.Porém, os limites da RA I ­ Brasília (em cor amarela) permaneceriam inalterados. (Reprodução gentilmente permitida pela Codeplan. Imagem trabalhada pelo autor)

Brasília como a soma das áreas urbanas de todas as 29 RAs do DF

Esta é a opinião que defendo: Brasília seria a soma das áreas urbanasde todas as 29 Regiões Administrativas do DF.

É esta também a opinião, por exemplo, do jornalista Hélio Doyle, comopode ser visto neste artigo.

Uma outra opinião, algo diferente, é a de Luis Otavio de O. Amaral, comopode ser vista neste outro artigo.

"Vantagens" e Problemas de se considerar Brasília como sendo apenas aRA­I do DF:

"Vantagens" de se considerar Brasília apenas como a área daRegião Administrativa I:

mantém­se mais facilmente o conceito de Brasília comocidade "totalmente planejada", "com ruas largas", "comelevadíssima quantidade de área verde / habitante", etc. É um conceito que não se mantém se observarmos osnúcleos urbanos do DF como um todo (ver fotos)

Problemas / Incongruências de se considerar Brasília apenascomo a área da Região Administrativa I:

Nos anos 60, antes da sua divisão em áreas administrativas,separadas, regiões como o Lago Sul e o Cruzeiro eram"Brasília" em todos os aspectos. Teriam os atos administrativos que, sucessivamente,criaram novas R.A. dentro do DF, força legal ou conceitualsuficiente para mudar o próprio conceito de "Brasília"? Neste caso (de que Brasília seria apenas a R.A. homônima,a RA­I), Brasília estaria "encolhendo", em termos de área epopulação, por conta de desmembramentos sucessivos quecriam novas R.A. Isso não me parece razoável. O conceito de Brasília como soma das áreas urbanas dasdiversas R.A. que compõem o Distrito Federal seria, a meuver, mais "permanente" e portanto mais consistente. As cidades planejadas de Goiânia e de Belo Horizonte, porexemplo, têm hoje área muito maior do que a áreacorrespondente aos seus respectivos projetos originais. Porque deveria a cidade de Brasília ser consideradaeternamente limitada apenas à área do seu projetooriginal?

Page 3: O que é Brasília_.pdf

28/05/2015 O que é Brasília?

https://web.archive.org/web/20090313041545/http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm#pros_e_contras 3/5

As placas de qualquer carro ou veículo registrado noDistrito Federal são de "Brasília". Não há placas de"Taguatinga", por exemplo, o que deveria teoricamenteacontecer, se Taguatinga fosse de fato uma cidadeseparada.Quem nasce em qualquer região do Distrito Federal é, naprática, chamado de "brasiliense". Não existe "gamense" ou"sobradinhense", por exemplo.Interessante reparar que o próprio livro de Lassance,defensor ferrenho do conceito mais "restrito" de Brasília,lista, como "monumentos de Brasília", obras como oCatetinho e a Ermida Dom Bosco. Teríamos, assim,"monumentos de Brasília" cercados por todos os lados porconstruções que não fariam parte de "Brasília"...

O Catetinho: fica em Brasília?

Qual a opinião dos próprios brasilienses?

É bastante heterogênea:Para muitos dos moradores do DF, locais como Cruzeiro,Sudoeste, Lago Sul e Lago Norte também seriam parte de"Brasília", e não cidades satélites.Para vários outros moradores, todas as cidades­satélites do DF,inclusive Taguatinga, Sobradinho, Gama, etc, seriam parte de"Brasília". Para alguns, mesmo cidades localizadas no estado de Goiás, juntoao limites do DF (como Valparaíso e Novo Gama) seriam parte de"Brasília".

Outros pontos polêmicos:

O Distrito Federal não tem capital?De acordo com o dicionário Aurélio, capital é "cidade que aloja aalta administração de um país ou de um estado, província,departamento, etc." Caso se considere que há várias cidades no DF (cada RegiãoAdministrativa seria uma cidade), não haveria como negar que, naprática, Brasília seria a "capital do Distrito Federal", já que dentreas "várias cidades" do DF seria Brasília a cidade que aloja a altaadministração do DF.Portanto, creio que somente caso se considere que há uma únicacidade no DF (Brasília) faz sentido falar que o DF "não temcapital". Acredito que, exatamente porque se concebia o DF comuma única cidade, a legislação usou o termo "sede", e não"capital".

Não existe "Plano Piloto"?Lassance e outros dizem que não faria sentido alguém dizer que"mora no Plano Piloto", pois "Plano Piloto" seria apenas o projetooriginal, e não uma área ou um local. E se usa o argumento: "comopode alguém morar num projeto?" Creio que o fato de Plano Piloto ser o projeto original não impedeque os habitantes da cidade passem a se referir a Plano Piloto (ousimplesmente "Plano") como querendo dizer a região das Asas

Page 4: O que é Brasília_.pdf

28/05/2015 O que é Brasília?

https://web.archive.org/web/20090313041545/http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm#pros_e_contras 4/5

Norte e Sul. "Vou ao Plano" ou "Moro no Plano" seria umaexpressão perfeitamente válida no contexto de uma língua vivacomo a língua portuguesa. O argumento de que não se pode dizer que se mora no PlanoPiloto porque "não se pode morar num projeto" faz tão poucosentido como não se poder dizer que se mora no "Lago Sul" porqueninguém mora "dentro de um lago". Da mesma forma que Lago Sulnão significa local "dentro do lago" em si, mas uma regiãoresidencial ao sul do Lago Paranoá, Plano Piloto não precisasignificar apenas o projeto em si, mas também a regiãocorrespondente à implantação original do projeto de Lucio Costa.

Questão de nomenclatura: "vias" e não "ruas" e "avenidas":Oficialmente, na Região Administrativa I do DF só há "vias", e nãohá "ruas" ou "avenidas".Porém, a população chama de "avenidas" inúmeras vias ­ porexemplo, "Avenida L­2 Sul", "Avenida W­3 Sul" e outras.Igualmente, a população considera e chama de "ruas" inúmerasvias ­ por exemplo, "Rua da Igrejinha", "Rua das Farmácias".Pessoalmente, não considero que esta questão seja relevante ­como negar que as vias chamadas de "avenidas" sejam de fatoavenidas, e como negar que as vias chamadas de "ruas" sejam defato "ruas"? Cito a questão aqui apenas porque se trata de umadiferença importante para alguns.

Questão de nomenclatura: no DF não há "bairros".No DF não há "bairros", e o termo "bairro" é pouco usado pelapopulação.Ao se referirem ao local onde moram, ou quando têm quepreencher o campo "bairro" em algum formulário, os moradoresse referem ou à sua Região Administrativa (exemplo: "Lago Sul")ou ao Setor (exemplo: "Setor Hoteleiro Norte").Novamente, não considero que esta questão de existirem ou não"bairros" seja relevante. Cito aqui apenas porque se trata de umadiferença importante para alguns e comentada em algumas fontes.

Um Novo Distrito Federal, menor que o atual?Há um projeto de lei que prevê a criação do "Estado do PlanaltoCentral", englobando algumas das Regiões Administrativas doDistrito Federal e alguns municípios de Goiás e de Minas Gerais.O novo Distrito Federal englobaria apenas algumas das RegiõesAdministrativas do atual DF e não teria autonomia administrativa,ou seja, o governador seria nomeado pelo Presidente daRepública.

Considerações sobre estes pontos polêmicos:Falta uma consenso e uma normatização oficial sobre diversos dospontos expostos aqui.Alguns defendem enfaticamente seus pontos de vista, acusandoaqueles que têm opiniões diferentes de "achismos". Oras, "achar"não significa necessariamente ter menos conhecimento ou menosembasamento. Em relação a certos pontos subjetivos, quemadmite que apenas "acha" pode mesmo assim ter mais e melhoresargumentos do que quem apresenta sua opinião como verdadeabsoluta e incontestável. Acho estranho que a defesa das "verdades sobre Brasília", porparte de alguns, se confunda com uma atividade comercial elucrativa. Causa­me estranheza que inclusive uma empresa deturismo privada promova excursões para difundir, como verdadesindiscutíveis, conceitos sobre os quais não há real consenso.

Em resumo:

Não há, nas publicações especializadas, unanimidade quanto aoslimites da cidade de Brasília. Não há, na Legislação, definição explícita de quais seriam os

Page 5: O que é Brasília_.pdf

28/05/2015 O que é Brasília?

https://web.archive.org/web/20090313041545/http://www.geocities.com/augusto_areal/brasilia.htm#pros_e_contras 5/5

limites de "Brasília". Há definição, apenas, dos limites do DistritoFederal como um todo. Uma das Regiões Administrativas do DF, a RA­I, se chama"Brasília", mas isso não significa que a "cidade de Brasília" selimite à R.A. de mesmo nome. A RA­I, inclusive, se chamava "Plano Piloto", e só depois passou a se chamar "Brasília". "Brasília", portanto, tem um significado que na prática depende docritério que se considera (administrativo, urbanístico, social, etc).O significado do termo "Brasília" depende também da opinião, emesmo da conveniência, de quem está falando ou escrevendo.Quando, por exemplo, interessa mostrar Brasília como cidadegrande e importante, sempre se fala que a cidade tem "mais dedois milhões de habitantes...".Na opinião do autor desta página (e por todos os argumentoslistados anteriormente), a cidade de Brasília INCLUI os núcleosurbanos de todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal.Portanto, locais como Lago Sul, Setor Sudoeste, Taguatinga,Sobradinho, etc, fazem sim parte de Brasília.

Fontes de referência principais:

BRAGA, Andrea da Costa; FALCÃO, Fernando A.R. Guia de Urbanismo, Arquitetura e Arte deBrasília. Brasília: Fundação Athos Bulcão/Depha/Secretaria de Cultura/GDF, 1997.

Guiarquitetura Brasília. Empresa das Artes / Abril , 2000.

LASSANCE, Adalberto. Brasília Capital do Brasil. Brasília: Instituto Histórico e Geográfico doDistrito Federal / Pórfiro, 2003.

SETUR/DF. Brasília Coração Brasileiro. Brasília: Secretaria de Turismo do DF / Sebrae, 1995.

Lei Orgânica do Distrito Federal.

© Augusto Areal, 2004­2005. Direitos reservados. Proibida a reprodução não autorizada ­ Lei 9.610 dos Direitos Autorais.

Textos registrados na Biblioteca Nacional