O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO - sermão

2
O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO - FP. 1:21 1. Quem é o viver para os homens em geral? - Para alguns é prazer, para o homem comerciante é o negócio, para a mulher casada pode ser a sua casa, para outras pessoas é a fama, outros há que seguem a religião a fim de ganhar o céu. 2. Tudo isto não dá satisfação. - A glória e as riquezas do mundo não enchem o coração (Ec 2.10,11 – E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhos neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma... Mas olhando eu para todas as obras e para o trabalho que tinha feito, eis que tudo era vaidade e aflição de espírito). As práticas religiosas não dão segurança e não comunicam uma profunda paz da alma (At 10.31-33 – Eis que apareceu diante de mim um varão com vestes resplandecentes e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope e manda chamar Simão... vindo, te falará. E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quando por Deus te é mandado; Ef 2.17 – E vindo ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto.). 3. "Para mim o viver é Cristo". Quando O temos como nosso Senhor e Salvador: a) Resolve o problema dos pecados, havendo-Se oferecido por nossas culpas (Ef 2.4,5 – Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo - pela graça sois salvos). b) Satisfaz as necessidades mais profundas do coração, com Seu amor (2 Ts 2.15-17 – Então, irmãos, estais firmes... e o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e o nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console o vosso coração e vos conforte...). c) Vem a ser objeto digno de nossa vida, que assim se enobrece (Ef 2.19 – Assim que já não sois estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; 1 Pe 2.9 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daqueles que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.). 4. "Para mim o morrer é..." a) Para o mundano é a catástrofe final: Deixa tudo aqui. Não tem a esperança do porvir. Tem a certeza do juízo. b) Para o crente, a morte é ganho: (1) Ganha o céu (Jo 14.1-2 – Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há

Transcript of O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO - sermão

Page 1: O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO - sermão

O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO - FP. 1:21

1. Quem é o viver para os homens em geral? - Para alguns é prazer, para o homem comerciante é o negócio, para a mulher casada pode ser a sua casa, para outras pessoas é a fama, outros há que seguem a religião a fim de ganhar o céu.

2. Tudo isto não dá satisfação. - A glória e as riquezas do mundo não enchem o coração (Ec 2.10,11 – E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhos neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma... Mas olhando eu para todas as obras e para o trabalho que tinha feito, eis que tudo era vaidade e aflição de espírito). As práticas religiosas não dão segurança e não comunicam uma profunda paz da alma (At 10.31-33 – Eis que apareceu diante de mim um varão com vestes resplandecentes e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope e manda chamar Simão... vindo, te falará. E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quando por Deus te é mandado; Ef 2.17 – E vindo ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto.).

3. "Para mim o viver é Cristo". Quando O temos como nosso Senhor e Salvador:

a) Resolve o problema dos pecados, havendo-Se oferecido por nossas culpas (Ef 2.4,5 – Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo - pela graça sois salvos).

b) Satisfaz as necessidades mais profundas do coração, com Seu amor (2 Ts 2.15-17 – Então, irmãos, estais firmes... e o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e o nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console o vosso coração e vos conforte...).

c) Vem a ser objeto digno de nossa vida, que assim se enobrece (Ef 2.19 – Assim que já não sois estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; 1 Pe 2.9 – Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daqueles que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.).

4. "Para mim o morrer é..." a) Para o mundano é a catástrofe final:

Deixa tudo aqui. Não tem a esperança do porvir. Tem a certeza do juízo.

b) Para o crente, a morte é ganho:

(1) Ganha o céu (Jo 14.1-2 – Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.).

(2) Ganha a glória (1 Jo 3.2 – Amados, agora somos filhos de Deus e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhante a ele; porque assim como é o veremos.).

(3) Ganha a eterna satisfação com a presença de seu Salvador (Sl 17.15 – Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça...).