O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos...

20
ENERGIA RECICLAGEM CADEIA DE FORNECIMENTO EFICIÊNCIA REUTILIZAÇÃO RESPONSABILIDADE O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS Relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006

Transcript of O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos...

Page 1: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

E N E R G I A

R E C I C L A G E M

C A D E I A D E F O R N E C I M E N T O

E F I C I Ê N C I A

R E U T I L I Z A Ç Ã O

R E S P O N S A B I L I D A D E

O VALOR ADICIONADOAOS NEGÓCIOS

Relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006

Page 2: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

3 Carta de Mark Hurd

5 O Valor Adicionado aos Negócios

7 Como a HP ajuda você a economizar energia

8 Como a HP ajuda você a reutilizar e reciclar o equipamento

11 Como a HP investe na confiabilidade de sua logística

12 Como a HP integra acessibilidade e privacidade

14 Como a HP investe em comunidades

16 Balanço de cidadania corporativa - Brasil

18 Resumo do desempenho

19 Resumo das metas

Consulte a capa final do relatório para ver todas as notas explicativas.

Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao anofiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Para saber mais sobre os prêmios e distinções por cidadania global recebidospela HP, consulte www.hp.com/go/report/awards.

Page 3: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report. O Valor Adicionado aos Negócios 3

Em 2006, a HP fez um progresso consistente em suameta de se tornar a principal empresa de TI do mundo,simplificando as experiências de nossos clientes com atecnologia e ajudando-os a fazer o que desejam ondequer que estejam.

A posição de liderança de uma empresa começa com umdesempenho financeiro robusto. No exercício contábil de2006, as receitas da HP aumentaram 6% (para $91,7bilhões), e os ganhos por ações não-GAAP aumentaram46% (para $2,38). Além disso, a HP alcançou a maiorcombinação já vista de lucro equilibrado por grupo eregião empresarial.

Isso também significa liderança em cidadania. A HP temum compromisso consagrado de operar com os maisaltos padrões de ética e integridade. Algumas falhascometidas com relação aos nossos próprios princípiosdurante uma investigação da HP sobre vazamentos de informações confidenciais da empresa nos levou aredobrar nosso compromisso de seguir valores básicos,altos padrões de ética, privacidade e outros aspectos da cidadania global. Com esse intuito, continuaremos aseguir e a ampliar nosso legado de conduta responsávele de políticas para uma administração corporativahonesta, tanto dentro da empresa como em qualquerlugar onde façamos negócios.

Para nós, a cidadania global e o sucesso comercialandam juntos. Na verdade, cidadania global é o "valor

adicionado" nos produtos da HP; ela está incorporada nodesign e na engenharia dos produtos e incluiacessibilidade, uso eficaz de energia e reciclagem. Elatambém é parte importante da maneira como operamosnosso negócio, desde o gerenciamento de uma cadeia de fornecimento (logística) responsável até as políticas que seguimos para reduzir nossa própriainterferência no meio ambiente. Os esforços de cidadaniaglobal da HP podem ser constatados em mais detalhesem nosso contínuo apoio ao UN Global Compact.

Construímos uma longa história de investimentos em comunidades ao redor do mundo e buscamoscontinuamente soluções para as questões de nossosclientes e de outras partes envolvidas em nossos negócios.Nossas prioridades englobam responsabilidade nalogística, uso eficiente de energia e reutilização ereciclagem de produtos. Este relatório se concentra nesses tópicos e foi desenvolvido para mostrar comonosso trabalho de cidadania global ajuda os clientes a alcançarem seus objetivos.

Atenciosamente,

Mark HurdDiretor, CEO e Presidente

Carta de Mark Hurd

É com grande prazer que apresentamos o Balanço deResponsabilidade Corporativa da HP, justamente no anoem que celebramos os 40 anos de contribuições aodesenvolvimento do país.

Desde 1967, a HP acompanhou grandes mudanças eajudou no desenvolvimento tecnológico do Brasil, seja pormeio de parcerias durante os anos 70, quando o governomilitar impôs barreiras às importações, seja na aberturade mercado, quando o país se abriu para o mundo e aHP pôde ampliar seus investimentos locais. Nos últimos 3 anos, a HP Brasil triplicou de tamanho, transformando-se na primeira empresa de tecnologia nos segmentos deconsumo e de pequenas e médias empresas.

Um dos principais marcos desta contribuição esteve naimplantação da fábrica de impressoras, fato este quepossibilitou a redução dos preços para o consumidor e a conseqüente redução do contrabando do produto nopaís. Além de impressoras, produzimos PCs e servidores,em fábricas ambientalmente sustentáveis. Empregamos,ao todo, mais de 8.000 pessoas, inclusive na área deserviços e soluções ao cliente.

Em uma sociedade em que a tecnologia passa a ser umelemento fundamental para facilitar o dia a dia e integrar

as pessoas, a HP foi pioneira ao liderar o esforço de inclusão social por meio da educação para jovens.Nossos investimentos também contribuíram para odesenvolvimento de capital intelectual na área dePesquisa e Desenvolvimento, sendo que hoje, grandesprojetos mundiais são desenvolvidos por cientistasbrasileiros no Brasil.

A sustentabilidade ambiental, social e econômica do paísestá e sempre esteve em nossa agenda de compromissos,construída sob uma forte estrutura de voluntariado. Vocêacompanhará, nas próximas páginas, os resultados dasatividades e ações realizadas junto a nossos stakeholders,tanto no mundo, quanto no Brasil.

Atenciosamente,

Mário AnseloniPresidente e Diretor GeralHP Brasil

Carta de Mário Anseloni, HP Brasil

Page 4: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

4 O Valor Adicionado aos Negócios Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Page 5: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

O Valor Adicionado aos Negócios 5

O Valor Adicionado aosNegóciosA cidadania global é o “valor adicionado” nos produtos da HP que cria umavantagem competitiva tanto para a HP quanto para nossos clientes. Ela é parteimportante da maneira como operamos nosso negócio, e engloba desde ogerenciamento de nossa cadeia de fornecimento e a criação de produtos comeficiência de energia até a garantia de proteção de privacidade e a reciclagem dos equipamentos ao final de sua vida útil.

A HP possui longa tradição de boa cidadania global. Nossos fundadores, Bill Hewlette Dave Packard, perceberam que uma empresa tinha outras responsabilidades alémde gerar lucros para seus investidores, tais como o compromisso de enriquecer osnegócios, as vidas e as comunidades de seus clientes, parceiros e funcionários. Há praticamente 70 anos, temos honrado essa responsabilidade, esforçando-nos para representar um benefício social, econômico e intelectual em cada país ecomunidade com os quais fazemos negócios.

Hoje, continuamos a conduzir nossos negócios em conformidade com os valores de nossos fundadores. Isso proporciona benefícios não apenas às comunidades, mas também a nossos clientes. O “valor adicionado aos negócios” da cidadaniaglobal nos ajuda a atender a uma ampla gama de expectativas e necessidades denossos novos clientes, bem como a fornecer qualidade, desempenho e confiabilidadepor meio de nossos produtos e serviços.

Por exemplo, nossos clientes querem ter certeza de que os produtos que eles compramsejam produzidos em condições que obedeçam aos mais altos padrões ambientais ede trabalho. Compartilhamos essas preocupações e estamos investindo em recursossignificativos com o objetivo de avaliar, monitorar e melhorar os padrões das fábricasde nossos fornecedores.

O consumo de energia é outra preocupação do cliente, em função do aumento nospreços da energia e da associação entre o uso de combustível fóssil e as mudançasclimáticas. A HP ajuda os clientes a economizarem energia e a reduzirem suasemissões de gases de efeito estufa, oferecendo-lhes produtos e serviços com usoeficiente de energia, desde PCs e impressoras a soluções eficazes para centrais de dados.

Quando o ciclo de um produto hp chegar ao fim, o cliente poderá eliminar esteproduto de maneira responsável. Através de nossos serviços globais de reciclagem ereutilização de produtos, oferecemos aos clientes soluções econômicas, convenientes,seguras e responsáveis do ponto de vista ambiental. Temos ampla experiência eprocessamos mais equipamentos usados do que qualquer outra empresa de TI.

Além disso, cuidamos de inúmeras outras questões de cidadania global. Por exemplo,oferecemos um alto grau de acessibilidade em nossos produtos, trabalhamos paraproteger a privacidade e investimos nas comunidades onde vivemos e trabalhamosatravés de programas filantrópicos e de engajamento de funcionários. A HP sempreteve por compromisso conduzir os negócios com total integridade, o que éfundamental para tudo que representamos como empresa.

Da próxima vez que você pensar em comprar um equipamento de TI, teremos enormeprazer em explicar a você as vantagens de nosso “valor adicionado”. Acreditamosque este seja um aspecto tão importante quanto o preço, o desempenho e aqualidade. O restante deste documento descreve nossos esforços nessa área e o que estamos fazendo para nos manter a altura dos valores de nossos fundadores,fornecendo a você produtos e soluções que atendam às suas necessidades.

Page 6: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

“Temos usado há anos osprodutos da HP em nossascentrais de dados(datacenters), e os novosservidores ProLiant são aindamais eficientes do que osmodelos anteriores.Recentemente, iniciamos uma migração para os servidores blade c-Class e esperamosaumentar a capacidade computacional por meio da tecnologia de uso eficiente de energia HP Thermal Logic.

Não podemos deixar de mencionar aqui que a HP não mede tempo nem esforços para nos ajudar com os problemas de eficiência(produtividade) de energia no nível do sistemae para assegurar que obtenhamos o máximodesempenho de nosso equipamento. Eles nãoquerem apenas vender os produtos e lavar asmãos.

As aglomerações de servidoresfrequentemente demandam ar-condicionado,o que aumenta as despesas de capital e oscustos operacionais em virtude do aumentodo consumo de energia. A HP conhece oproblema e preparou uma “avaliaçãotérmica” de nossa central de dados,fornecendo-nos informações valiosas sobrecomo usar nossos recursos de refrigeração de maneira mais eficaz.

Trabalhando junto com a HP, fomos capazesde fazer grandes avanços em termos detecnologia e de contribuir para um mundomais limpo.”

Ed LeonardDiretor do Departamento de Tecnologia (CTO)DreamWorks Animation

6 O Valor Adicionado aos Negócios Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Page 7: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

O Valor Adicionado aos Negócios 7

COMO A HP AJUDA VOCÊ A

ECONOMIZAR ENERGIANossos clientes se preocupam cada vez mais com aeficiência no uso da energia em função dos altos custosde energia e das mudanças climáticas. A HP ofereceprodutos e serviços com uso eficiente de energia,utilizando tecnologias de ponta tanto em chips como em centrais de dados.

A redução da energia consumida pelos nossos produtoseconomiza o dinheiro dos clientes e reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2) causada pela geração de eletricidade, um dos principais responsáveis pelamudança climática. Aumentar a eficiência da energia tem sido parte de nosso programa Design for Environmentdesde seu lançamento, em 1992, e ampliamos o raio de alcance do programa ao trabalhar com outrasorganizações. Por exemplo, em 2006, lançamos umacampanha de conscientização sobre as mudançasclimáticas junto com a organização de conservaçãoWWF (World Wildlife Fund). Também participamos do processo que desenvolveu o padrão de desempenhoambiental que representa a base da ferramenta deregistro EPEAT dos computadores nos Estados Unidos.

É possível gerar grandes economias de energia por meio de pequenas melhorias em um número maior de produtos, bem como por meio de modernizaçõesconsideráveis em produtos e serviços específicos. Criamos inovações na economia de energia através de nossos produtos e serviços — desde o uso de chips de baixo consumo de energia em computadores até acriação de servidores com tecnologia revolucionária e o desenvolvimento de serviços de ponta para centrais de dados.

PCs e impressorasNossos PCs e estações de trabalho atuais são maiseficientes do que os produtos HP anteriores. Por exemplo,nosso PC Blade incorpora processadores de baixa tensão10 vezes mais eficazes do que os de um PC de mesaconvencional.

Em 2007, redesenhamos as impressoras HP Deskjet e reduzimos seu consumo de energia no modo off(desligado) para menos de 1 watt. Isso permitirá que os consumidores diminuam seus gastos de energia comimpressão e reduzam as emissões de CO2 relacionadas à geração de eletricidade.

Servidores e armazenamentoEm 2006, lançamos os c-Class Server Blades (servidores de alta densidade, compactados em um gabinete especialmente projetado) com o objetivo de aumentar a eficiência da energia. Tais servidoresrequerem apenas dois terços da potência dos servidoresconvencionais montados em rack, economizando energia por meio do gerenciamento de potência e domonitoramento de tecnologias e refrigerações inovadoras.

Os c-Class Server Blades incluem diversos recursos deeconomia de energia:

• Os usuários podem monitorar e ajustar a potência deacordo com as demandas do equipamento.

• Centenas de sensores incorporados no gabinete doservidor permitem o monitoramento e o gerenciamentoprecisos da demanda da potência e dos recursos deaquecimento e refrigeração.

• Os ventiladores HP Active Cool (com 20 patentespendentes no início de 2007) foram inspirados nosmecanismos de modelos de aeronaves e desenvolvidosespecificamente para os c-Class Server Blades.

Centrais de dadosAs empresas que utilizam centrais de dados podemeconomizar uma quantidade significativa de energiausando o serviço de ponta da HP DSC (Dynamic SmartCooling). A refrigeração pode representar entre 60% e70% das necessidades totais de energia de uma centralde dados. O serviço DSC da HP administra esses recursosde refrigeração, ajudando os clientes a pouparemenergia e dinheiro e a aumentarem a densidadecomputacional das centrais de dados.

As centrais de dados de alta densidade podem alojarcentenas ou milhares de racks de servidores. O DSC(Dynamic Smart Cooling) pode reduzir os custos derefrigeração entre 15% e 40%. Por exemplo, uma centralde dados de grande porte pode economizar até 15% doscustos de refrigeração e evitar a emissão de até 5.300toneladas métricas de CO2 por ano resultantes dageração de eletricidade, o que equivale a manter 1.100carros fora de circulação por 1 ano (consulte o estudo de caso no relatório integral). Estamos aplicando essatecnologia em nossas próprias centrais de dados.

META

Até 2010, reduzir o consumo de energia combinado dasoperações e produtos da HP a um nível 20% menor queo do ano de 2005.1

Para ver mais metas e dados de desempenho, consulte aspáginas 18 e 19.

DSC (Dynamic Smart Cooling)Esta é a visão conceitual dos componentes do DSC (Dynamic Smart Cooling): detectar a temperatura na entrada e controlar o fluxo e a temperatura do ar-condicionado paramanter a eficácia da central de dados.

Page 8: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

8 O Valor Adicionado aos Negócios Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Ao comprar novos computadores ou impressoras, vocênem sempre sabe o que fazer com o equipamento antigo.A HP oferece serviços que aproveitam ao máximo osmodelos usados e reduzem os danos de seu equipamentoao meio ambiente, efetuando a remoção e o tratamentoresponsáveis dos resíduos quando necessário.

Mais de 200 milhões de novos PCs são comprados porano ao redor do mundo.2 Muitos desses equipamentos (e de outros produtos de TI, como impressoras eservidores) destinam-se a substituir máquinas existentes. O equipamento desprezado pode ser um desperdício derecursos, conter substâncias tóxicas e aumentar a pressãosobre os aterros sanitários.

A HP iniciou o programa de reaproveitamento deequipamentos usados em 1981, e fornece serviços de reciclagem desde 1987. Oferecemos aos clientesdiversas opções de reutilização e reciclagem para seusequipamentos, incluindo processos de proteção deinformações pessoais dos clientes. Para obter maisinformações sobre a disponibilidade do programa e os termos desses serviços em seu país, consultewww.hp.com/go/reuse-recycle.

ReutilizaçãoCom os programas de reparo e reaproveitamento dehardware, aumentamos a vida útil do equipamento de TI,reduzimos os impactos ambientais e tornamos os produtosacessíveis a um maior número de pessoas.

Nossos programas de reaproveitamento permitem queclientes que não necessitem da última tecnologia deponta ou que tenham limitações de orçamento possamadquirir os equipamentos que foram devolvidos à HP. Tais programas incluem a venda de equipamentos usadosconfigurados de acordo com as necessidades específicasdo comprador e a desmontagem de produtos para a reutilização de peças, quando possível.

A maioria de nossas linhas de produtos ofereceprogramas para produtos de hardware reaproveitados,como PCs, monitores, impressoras e até mesmo centraisinteiras de dados. Não reutilizamos cartuchos deimpressoras, já que os cartuchos reaproveitados nãoestão de acordo com nossos padrões de qualidade e de confiabilidade.

ReciclagemA HP oferece serviços de reciclagem responsável em 45 países e territórios. Nossa abordagem começa pelo

design, que pode ajudar a facilitar o processo dereciclagem. Por exemplo, criamos componentes quepossam ser removidos facilmente e evitamos o uso de tinta sempre que possível.

Usamos fornecedores de serviço de reciclagem aprovadospela HP, que desmontam o equipamento e processam oscomponentes e materiais de modo a extrair deles omáximo valor possível. Exigimos que eles sigam nossocódigo de conduta de fornecedores e nossos padrões epolíticas globais de reciclagem. Tais políticas requeremque os fornecedores armazenem, manuseiem e processemos materiais de forma a impedir danos ao meio ambientee a proibir a exportação de materiais sem a nossaautorização. A fiscalização desses procedimentos é feitapor meio de auditorias nas instalações.

Em 2006, coletamos e reciclamos 75.000 toneladasmétricas de produtos usados. Isso dá um total acumulado(desde 1987) de mais de 420.000 toneladas métricas, o que nos deixa próximos à nossa meta de 1 bilhão delibras (450.000 toneladas métricas) até o final de 2007.Nossos 20 anos de experiência nos permitem oferecerserviços de reciclagem eficazes e ambientalmenteresponsáveis.

Também colaboramos com outras organizações nosentido de desenvolver soluções de reciclagem eficientes e econômicas. Em 2006, ajudamos a criar a StEP(Solving the E-waste Problem), iniciativa que reúne várias organizações da ONU, agências governamentais,empresas comerciais e instituições acadêmicas com o intuito de ajudar a solucionar o problema deadministração do lixo eletrônico, especialmente nospaíses em desenvolvimento. Na Europa, ajudamos a criara European Recycling Platform e a Nordic ElectronicsRecycling Association, programas coletivos destinados adefinir os requisitos de responsabilidade de produtores daUnião Européia para a reciclagem de lixo eletrônico.

META

Reciclar 1 bilhão de libras de produtos eletrônicos emateriais até o final de 2007.

Para ver mais metas e dados de desempenho, consulte aspáginas 18 e 19.

COMO A HP AJUDA VOCÊ A

REUTILIZAR E RECICLAR OEQUIPAMENTO

2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

305

395495

615

755

920 Objetivo:1.000

Total acumulado de reciclagem[Milhões de libras]

Page 9: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

“Quero um fornecedor queofereça um serviço derecuperação de equipamentoseficiente e responsável.Quero um fornecedor que ofereça um serviçode recuperação de equipamentos eficiente e responsável. A Nortel atualiza seuscomputadores em média a cada três anos e,em virtude disso, precisamos descartar maisde mil itens por ano na região Ásia-Pacifico.

Antes, nossa política consistia em apagartodos os dados dos discos rígidos, colocar os equipamentos em caixotes e despachá-lospelo mundo. Foi gratificante descobrir que a HP oferece um serviço de recuperação deequipamentos em cada país onde operamosna região, o que nos livrou desse processoincômodo e nos ajudou a reduzir custos.

A HP organiza tudo, desde a coleta,embalagem e transporte do equipamento emnossos escritórios até a limpeza dos discosrígidos de acordo com nossos padrões,assegurando assim que nossos dados nãocaiam em mãos erradas. A HP tambémdecide se o equipamento pode ser restauradoe reaproveitado no mercado de produtos desegunda mão ou se ele deve ser reciclado.

Escolhemos a HP porque as práticas dereciclagem da empresa atendem àsexpectativas e ao compromisso da Nortel com relação ao meio ambiente. Estamoscomprometidos com a responsabilidade socialcorporativa e buscamos parceiros que tenhama mesma conduta.”

Lawrence ChungGerente-sênior, Serviços de Informação, Nortel Ásia

O Valor Adicionado aos Negócios 9

Page 10: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

“Quero garantias de quenossos fornecedoresatendam aos padrões detrabalho, ambientais e éticosdefinidos em nosso códigode comércio ético.A Vodafone é um comprador importante de serviços e equipamentos de tecnologia de comunicação e informação. Estamoscomprometidos com a responsabilidadecorporativa (CR) em todos os aspectos denossas operações e levamos em conta odesempenho de CR ao escolher nossosfornecedores.

Não buscamos apenas um código deconduta e uma assinatura em um contrato.Queremos evidências concretas de que nossosfornecedores tenham um programa sólido,baseado em riscos, que lhes permitaempregar, avaliar e, quando necessário,melhorar os padrões de seus respectivosfornecedores.

A HP tem um consagrado programa deauditoria e de contratação de fornecedores.Além disso, a empresa estabeleceuprogramas para permitir que seusfornecedores fossem capazes de gerenciaressas questões; paralelamente, exerceu papelproativo nos esforços para criar umaabordagem de indústria comum por meio doenvolvimento em iniciativas de GeSI e EICC.”

Annette FergussonGerente-sênior CR Vodafone

10 O Valor Adicionado aos Negócios Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Page 11: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

Nossos clientes estão preocupados com os padrões de mão-de-obra e com os impactos ambientais dasfábricas que produzem seus equipamentos de TI, e nós compartilhamos esta preocupação. Você não vê, mas por trás de cada produto da HP existe uminvestimento significativo no sentido de melhorar ospadrões de nossa cadeia de fornecimento.

O escopo e o valor global dos negócios da HP nospossibilitam ter controle sobre questões como direitoshumanos, saúde, segurança, desempenho ambiental e ético nas milhares de empresas que compõem nossa cadeia mundial de fornecimento. A HP gastaaproximadamente $50 bilhões por ano na aquisição demateriais e componentes e na fabricação e distribuiçãode seus produtos. Acreditamos que tratar os trabalhadorescom dignidade e respeito – implementando altos padrõesde saúde, segurança, ambientais e éticos – gera produtoscom maior qualidade a custos reduzidos.

Temos por compromisso exercer uma influência positivana vida dos trabalhadores que fabricam nossos produtos.Garantimos esse compromisso por meio de um programaabrangente que envolve criação de recursos e açõescorretivas, auditorias, avaliação e contratação defornecedores. Priorizamos a contratação dos fornecedorescom base na avaliação de risco que estes representam(veja o gráfico).

Padrões sólidos, transparentes e apropriados sãoessenciais para melhorar as condições da cadeia defornecimento. Acreditamos que a elevação dos padrõesda cadeia de fornecimento da indústria de eletrônicosapresenta mais resultados quando aplicada no nível da própria indústria, o que permite que os fornecedoresrecebam mensagens consistentes de seus clientes.

Em 2002, a HP foi a primeira empresa de produtoseletrônicos a publicar um código de conduta parafornecedores com responsabilidades sociais e ambientais(Social and Environmental Responsibility Supplier Code ofConduct). Em 2004, ajudamos a desenvolver o EICC(Electronic Industry Code of Conduct), o padrão queaplicamos hoje. O EICC estimula as práticas de operaçãoe gerenciamento responsáveis nas questões relacionadas

à mão-de-obra, direitos humanos, meio ambiente, saúde,segurança e ética em toda a cadeia de fornecimentoglobal da indústria de produtos eletrônicos. A HP é vice-presidente do EICC Implementation Group e faz parte de grupos de trabalho do comitê geral do EICC.

De 2004 até o momento, foram realizadas 254 auditoriasnas fábricas de nossos fornecedores, que empregam maisde 300.000 trabalhadores. Em 2006, contratamos umafirma de auditoria independente para fiscalizar nossoprograma de logística. A fiscalização incluía auditoriasem 24 instalações de fornecedores na China, Malásia,México e Tailândia.

Quando nossas auditorias revelam problemas de mão-de-obra, ética, saúde, segurança ou meio ambiente,trabalhamos junto com os fornecedores para solucionaressas questões. A HP não tolera violações sérias oureincidentes em seu código e, nos casos em que osfornecedores relutarem em seguir as etapas necessáriaspara melhorar o desempenho, a HP rescindirá o contrato.

Além de realizar auditorias sistemáticas de fornecedorespara demonstrar nossas expectativas e monitorar odesempenho, oferecemos treinamentos específicos aossistemas necessários para a manutenção dos altospadrões da empresa. Ao longo de 2006, iniciamos doisprojetos para ajudar nossos fornecedores a administraremo desempenho nas áreas de mão-de-obra, saúde,segurança, meio ambiente e ética: um na China,proporcionando treinamento de gerência a 30 fornecedores que empregavam aproximadamente100.000 pessoas, e outro na Europa Central, focalizadonos métodos desenvolvidos para alcançar os fornecedoresda subcamada (sub-tier) selecionados e administrados pornossos próprios fornecedores.

META

Auditar 95% das instalações de fornecedores defabricação, componentes e materiais de alto risco até ofinal de 2007.

Para ver mais metas e dados de desempenho, consulte aspáginas 18 e 19.

COMO A HP INVESTE NA

CONFIABILIDADE DESUA LOGÍSTICA

Fornecedores da segundacamada (second-tier)A HP treinará os fornecedores da primeira camada para que,em 2007, estes auditem osfornecedores da segunda camada

Fornecedores da terceiracamada (third-tier)A HP e os fornecedores daprimeira camada treinarão os fornecedores da segundacamada para que estes, por sua vez, auditem osrespectivos fornecedores

Fornecedores da primeira camada (first-tier)

Abordagem baseada em risco utilizada pela HP para a contratação de fornecedores

400 fornecedores de baixo risco contratados e avaliados (sem necessidade de auditorias)

45 novos fornecedores de alto risco a serem auditados em 80 instalações em 2007

115 fornecedores de alto risco auditados em 254 instalações ao longo de 2006 (80 instalações serão novamente auditadas em 2007)

40 fornecedores a serem avaliados (nível de risco a ser determinado)

Page 12: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

Questões como acessibilidade e privacidade são cada vez mais importantes nas decisões de compras de TI.Integramos recursos de acessibilidade em nossosprodutos, ajudamos os clientes empresariais a seguiremos altos padrões de privacidade e protegemos os dadosde nossos clientes.

AcessibilidadePessoas portadoras de deficiência ou de limitações de idade podem ter dificuldade em usar a ICT(Information and communications technology). Esta é uma questão importante, já que tais pessoas representamuma porcentagem significativa e cada vez maior dapopulação. Por exemplo, mais de 50% dos usuários quetrabalham com computadores nos Estados Unidos sofremde falhas moderadas a graves nas áreas de visão,audição, habilidade manual, fala ou cognição, as quais limitam suas capacidades.3

Em função dessas tendências, o número de normas epadrões de acessibilidade aumenta rapidamente nomundo todo. No Canadá, na União Européia, no Japão,em partes da América Latina e nos Estados Unidos, osórgãos governamentais devem adquirir equipamentos de ICT acessíveis.

Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de usar a ICT e dela se beneficiar. Integramos recursos deacessibilidade nos produtos e sites da HP para melhorara experiência do usuário e atender aos requisitos docliente.

Tais recursos incluem botões sensíveis ao toque, chavesposicionadas ao alcance das mãos e telas grandes eajustáveis. Para ler estudos de caso sobre os produtos eserviços de acessibilidade da HP, consulte em nosso site a seção Acessibilidade.

Além disso, nosso banco de dados de VPAT (Voluntaryproduct accessibility template) documenta os recursos deacessibilidade oferecidos aos clientes do setor público. Ele contém informações sobre dois terços dos produtos daHP que podem ser utilizados. Em 2006, ampliamos a listae incluímos os servidores.

Alguns clientes necessitam de dispositivos com tecnologiaassistencial (AT) especializados, tais como ampliação de telas ou teclados com letras maiores (maiúsculas). Por esse motivo, colaboramos com aproximadamente 50 principais fornecedores de dispositivos AT do mundono intuito de assegurar a compatibilidade com seusprodutos especializados.

PrivacidadeO uso de altos padrões de proteção de dados é vitalpara desenvolver e manter relacionamentos confiáveiscom clientes e funcionários. A privacidade permite omanuseio apropriado dos dados no mundo do comércioeletrônico (e-commerce) e da troca de informações.

Protegemos os dados dos clientes aos quais temos acessopor meio de nossas relações comerciais e dos serviços

de TI que fornecemos. Também ajudamos os clientes a fazerem o mesmo com os dados que gerenciam.

Incorporamos recursos de privacidade nos produtos paracriar uma relação de confiança com o consumidor eajudar os clientes corporativos a seguirem as normas de segurança. Estamos trabalhando em um padrão dedesenvolvimento de produtos de privacidade para toda a empresa, que será inicialmente implantado em todos os produtos da HP.

Em caso de dúvidas sobre privacidade, os consumidorese funcionários podem enviar um e-mail [email protected]. Recebemos 6.651 e-mails em 2006, um aumento de 18% em relação a 2005. A maioria das mensagens tratava de assuntos de rotina, como informações sobre atualização e escolhas de não-recebimento de propagandas da HP.

Monitoramos a compatibilidade com nossas políticas de privacidade por meio de:

• Feedbacks de clientes e funcionários• Avaliações e inspeções de compatibilidade• Auditorias de privacidade, que se aplicam também

aos fornecedores

Também trabalhamos com outras pessoas com o objetivode estabelecer padrões de privacidade para melhorespráticas. Em 2006, fundamos o Consumer PrivacyLegislative Forum junto com a Microsoft e o eBay nointuito de simplificar as normas de privacidade e melhorar a proteção ao consumidor.

Infelizmente, os eventos em 2006 associados ao usoindevido do nome da HP podem ter minado a confiançado consumidor em relação ao nosso compromisso com aprivacidade. Os métodos que foram usados para revelara fonte do vazamento de informações confidenciais emnosso Conselho de administração foram inconsistentescom os valores da HP e com décadas de comportamentoético. Esse episódio representou um desvio lastimável denossos padrões convencionais de comportamento. Nossocompromisso com a privacidade permanece totalmentesólido e inabalável. No entanto, tais eventos não apenasnos alertaram para a necessidade de seguir osprocedimentos corretos em todos os níveis da HP demodo a garantir o atendimento às expectativas do cliente,como também nos deram oportunidade de fortalecerainda mais nosso compromisso.

Aprendemos com essa experiência e estamos ampliandoe fiscalizando nossos sistemas de contabilidade paraajudar a assegurar que a HP, os membros de nossoConselho, os funcionários e todos os que trabalham emnome da HP ajam de acordo com os valores, políticas eexpectativas da empresa.

Para mais informações sobre acessibilidade eprivacidade, consulte o relatório completo on-line.

COMO A HP INTEGRA

ACESSIBILIDADE E PRIVACIDADE

Política de privacidadeglobal da HPA Política deprivacidade global daHP determina a coleta,o armazenamento, o transporte e o uso de dados pessoais docliente e dosfuncionários, bem comoos dados pessoaisarmazenados nosprodutos devolvidos à HP para reparo oureciclagem. Nossapolítica é baseada nosprincípios de SafeHarbor, nas diretrizes daOECD (Organization forEconomic Cooperationand Development) paraproteção de privacidadee vazamento de dadospessoais e nosprincípios de práticas de informações justas.

12 O Valor Adicionado aos Negócios Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Page 13: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

O Valor Adicionado aos Negócios 13

Page 14: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

14 O Valor Adicionado aos Negócios Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Nossos cientes esperam que a HP seja uma empresaresponsável e invista nas comunidades onde vivemos e trabalhamos. Usamos nossos sólidos recursos —tecnologia, pessoal e lucros — para ajudar comunidadesdo mundo todo.

Concentramos nossos investimentos sociais nascomunidades mais necessitadas, onde podemos obtermelhores resultados por meio de programas relevantes às nossas atividades comerciais.

Nossos programas abordaram duas áreas principais em2006:

• Educação — ajudando educadores a usar a tecnologiapara melhorar o ensino e a aprendizagem eaumentando o acesso à tecnologia, desde o maternalaté a universidade.

• Comunidades — acelerando o desenvolvimentoeconômico em comunidades carentes e ajudandoorganizações não-governamentais a usar a tecnologiapara se tornarem mais eficientes e produtivas.

Nossos investimentos sociais fazem muitas doações aentidades e seus clientes e, ao mesmo tempo, agregamvalor aos negócios da HP. Acreditamos que, ao contribuirpara a sociedade, fortalecemos nossas relações emelhoramos nossa reputação com comunidades, clientes,governos e outros investidores, além de aumentarmos asatisfação do cliente. Por exemplo, as doações que

fazemos são uma excelente fonte de feedback sobrenossos produtos. Através delas, aumentamos avisibilidade da marca HP para futuros consumidores em potencial.

Nos últimos cinco anos, investimos $277 milhões emprogramas sociais ao redor do mundo. Em 2006, nossasdoações representaram aproximadamente 0,63% denossos lucros brutos.

EducaçãoA educação de qualidade é fundamental para gerar crescimento econômico, cidadãos produtivos ecomunidades prósperas. A tecnologia da informaçãobeneficia a educação dos alunos ao melhorar seu acessoàs informações, oferecendo-lhes suporte a métodos deensino inovadores e envolventes e aumentando suasoportunidades de sucesso acadêmico.

A HP doa produtos e dinheiro a escolas, instituições deensino superior e universidades do mundo todo, além deajudar na formação de técnicos e profissionais com oobjetivo de melhorar o ensino e aumentar o sucesso dosalunos.

Por exemplo, as doações de nosso programa Technologyfor Teaching ajudam os educadores a usar a tecnologiaem sala de aula para melhorar o ensino e tornar as aulasmais atraentes e cativantes para os alunos. Oferecemostreinamento para formação profissional e encorajamos asentidades que recebem doações a compartilharem suas

COMO A HP

INVESTE EM COMUNIDADES

Investimento social por região,2006[$US milhões]

Estados Unidos $34,9

Américas $2,9(não incluindo os Estados Unidos)

Europa, Oriente $5,5Médio e África

Ásia-Pacífico e $2,3Japão

Total $45,6

Page 15: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

O Valor Adicionado aos Negócios 15

boas idéias, sucessos e desafios nas conferências ecomunidades on-line. Desde seu lançamento, em 2004, o programa HP Technology for Teaching já doou mais de $36 milhões a quase 650 instituições educacionais,em 32 países.

ComunidadesOs escritórios da HP do mundo todo doam dinheiro e tecnologia para ajudar suas comunidades locais.Geralmente, eles se concentram na melhoria do acesso à tecnologia.

Em 2006, os projetos incluíam:

China — Doações de tecnologia a quatro centros detreinamento do Youth Business China para potenciaismicroempresários.

Colômbia — Doação de 60 computadores a três novoscentros em Bogotá que fornecem treinamento técnicoespecializado e acesso à tecnologia para portadores de deficiências e veteranos de guerra fisicamenteincapacitados.

Europa — Ajudou o MEAI (Micro-Enterprise AccelerationInstitute) a formar instrutores para implementar o recém-lançado currículo da HP, cujo objetivo é ensinarempresários e pequenas empresas a usarem a tecnologiapara criar e aumentar seus negócios.

Estados Unidos e Porto Rico — Doações de programasTechnology for Communities a 104 organizações não-governamentais nas áreas de serviços sociais e saúde, desenvolvimento de força de trabalho, meio ambiente, artes, tecnologia e desenvolvimento econômico e comunitário.

Medição de resultadosMedimos os resultados de nossos investimentos sociaispara ajudar a assegurar que as comunidades – e conseqüentemente a HP – aproveitem ao máximo

as contribuições. Solicitamos atualizações de status erelatórios finais sobre todos os projetos que apoiamos.Com base nessas informações, identificamos os projetospassíveis de reinvestimento e melhoramos nossosprogramas de doação.

Por exemplo, a International Society for Technology inEducation está nos ajudando a analisar os resultados de nossas doações para o programa HP Technology forTeaching. Os resultados preliminares das pesquisas de2006 sugerem que as doações tiveram efeitos objetivos e positivos no ensino e na aprendizagem dos alunos. As descobertas também demonstraram que a HPaumentou os resultados positivos de suas doações aoincluir ajuda para a formação profissional de educadoresem seus programas, desde o jardim de infância (ensino básico) até nível médio.

Próximas etapasEm 2007, pretendemos alinhar ainda mais osinvestimentos sociais da HP aos negócios da empresa. As três principais áreas de foco são: desenvolvimentoeconômico (especialmente apoio ao desenvolvimento de microempresas), educação e meio ambiente.

Outras prioridades para 2007 consistem nodesenvolvimento de programas com alcance global maisamplo, aumento da consistência entre os programas nasdiferentes regiões, melhoria das medições e avaliaçõesdos resultados dos programas, e ampliação dascomunidades de ensino e estudo das instituiçõesbeneficiárias de doações.

Para mais informações sobre investimentos sociais,consulte o relatório completo on-line.

Para mais informações sobre programas filantrópicos da HP, consulte www.hp.com/go/grants.

Comunidade

Educação

Inclusão digital

Lista parcial das localidades que receberam investimento social em 20064

Page 16: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

16 O Valor Adicionado aos Negócios Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Pesquisa e desenvolvimento:A área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da HP Brasil desenvolve projetosmundiais para a HP em parceria com aproximadamente 28 universidades brasileiras,contribuindo para integrar o Brasil ao cenário tecnológico internacional e projeta opaís como elemento ativo gerador de tecnologia.

Nos últimos cinco anos, investimos cerca de 175 milhões de reais nesta área, queconta com cerca de 1.000 pessoas diretamente envolvidas no desenvolvimento detecnologias HP para todo o mundo.

HP Brasil – Acelerando o futuroO relacionamento da HP com o Brasil teve início em 1967,quando a empresa abriu seu primeiro escritório no paísdestinado à venda de sua linha de instrumentação eletrônica(teste e medição).

Nesses 40 anos, a empresa investiu fortemente em programasvoltados ao meio ambiente, educação, capacitação, fomento àdiversidade dos colaboradores e incentivo ao engajamento deseus fornecedores. Os programas de responsabilidadecorporativa da HP são constituídos por voluntários, sejam eles colaboradores ou fornecedores.

Sustentabilidade ambiental:O Programa Integrado de Sustentabilidade Ambiental, criado em 2006, tem por objetivo atender ao crescimento dasexigências do mercado e à renovação das regulamentaçõesgovernamentais, de modo a garantir produtos e serviços segurosque respeitem o meio ambiente em todo o seu ciclo de vida epromover políticas ambientais e práticas de saúde e segurançatransparentes para seus colaboradores e stakeholders.

O programa investe em diversas ações por meio de seu ComitêGreen Team, composto de diversos executivos de diferentes áreasde negócios e considerado uma de suas iniciativas pioneiras,bem como pelo Grupo de Trabalho Green Team, composto detodos os funcionários e colaboradores da HP Brasil.

Em 2006, o foco da sustentabilidade ambiental estevedirecionado aos seguintes públicos:

- Clientes: a HP Brasil atua no processo sustentável desde odesenvolvimento (Design for Environment) até o descarte de seusprodutos, investindo em alta tecnologia no design e redesign deprodutos, utilizando matérias-primas inteligentes, reduzindo o uso de energia de seus processos e produtos e facilitando areciclagem e reutilização de produtos e embalagens. A HP Brasiltambém investe em programas de reutilização de materiais em sua própria cadeia de fornecimento (gestão), como atransformação de papéis consumidos em calços e materiais de embalagens.

- Público interno: por meio do site na intranet Green Base Brasil,no qual compartilha ações, resultados, informações e consciênciaambiental, além de criar eventos que demandam participaçãoativa de seus funcionários.

- Comunidade: a HP trabalha em parceria com o Cempre e com o Instituto Akatu, institutos que atuam em pesquisas deconscientização, análise de dados, consumo, conhecimentosambientais, vínculo e alinhamento com órgãos do governo.

Comunidade e ação social:No que se refere a programas voltados para a comunidade, ofoco da HP está direcionado para a educação de crianças ejovens, visando a inclusão social e incentivando o voluntariado.

A HP Brasil apóia vários programas, dentre os quais se incluem a educação de jovens para a entrada no mercado de trabalho,ações de voluntariado – como os programas Garagem Digital,Mentoring e HP Cidadã – e o estabelecimento de parcerias cominstituições de renome, como os Institutos Ethos, Ayrton Senna eAkatu.

Em 2006, o investimento em programas para a área socialchegou a US$ 1 milhão e englobou diversas campanhas demarketing, como, por exemplo, a Fórmula do Bem (em parceriacom o Instituto Ayrton Senna) e as campanhas de doação deequipamentos.

A campanha Fórmula do Bem arrecadou R$ 923.610,00 para o Instituto Ayrton Senna, valor que será utilizado em projetoseducacionais do Instituto. Na primeira edição da campanha,realizada no ano passado, a HP arrecadou um montante deaproximadamente R$ 700 mil, dos quais parte foi revertida para o programa Educação pelo Esporte.

Esta campanha venceu a categoria de Melhor CampanhaBeneficente de 2006 na etapa brasileira do Globes Awards2006, prêmio mundial organizado pela MAA – MarketingAgencies Association e, no Brasil, pela Ampro – Associação de Marketing Promocional.

BALANÇO DE CIDADANIACORPORATIVA - BRASIL

Page 17: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

O Valor Adicionado aos Negócios 17

Principais programas da HP Brasil:

Para a HP Brasil, a responsabilidade corporativa é parte de nosso modo natural deoperar, tanto nos aspectos de estratégia como de tática, e está incorporada em nossosprocessos, atitudes, comportamentos e decisões.

A HP segue comprometida com o desenvolvimento e o apoio às iniciativas querealmente fazem a diferença junto a nossos clientes, fornecedores, colaboradores, meio ambiente, comunidade e sociedade em geral, no intuito de contribuir cada vez mais para o bem-estar da sociedade brasileira.

A parceria da HP com o Instituto Ayrton Senna vem sendosolidificada desde 2005, por meio da Campanha Fórmula doBem, que além de oferecer ao consumidor descontos especiaispara cada produto HP vendido, parte deste valor é doado aoInstituto Ayrton Senna.

Público interno:• Diversidade na HP: até o começo de 2007, a HP contratou

38 pessoas com necessidades especiais por meio do programa HP Able, que visa incluir na empresa pessoas portadoras de deficiência, admitindo-as por meio de contratação e treinamento adequados para o ingresso e adaptação ao ambiente de trabalho. Em 2007 o objetivo é ter mais de 5% das vagas destinadas a este programa.

• hp é Você: criado em 2006, seu objetivo é ajudar a transformar a HP Brasil em um melhor lugar para se trabalhar todos os dias. Neste ano, foram desenvolvidas iniciativas em datas comemorativas, como Dias das Mães, que doou cerca de 3.000 flores às mulheres da HP; Festa Junina, que reuniu grande parte dos funcionários e familiares de São Paulo; e Dia das Crianças, que integrou os filhos dos funcionários de todas as unidades no país, trazendo-os à empresa e realizando gincanas e atividades com os familiares. Além disso, foi criada a primeira edição do prêmio HP + Você, que premiou e reconheceu os colaboradores que prestaram melhor atendimento aos clientes HP ou que propiciaram um ambiente de trabalho mais humano.

TCE (Experiência Total do Cliente):TCE (Experiência Total do Cliente) é a impressão geral do clientecom relação à HP em função de suas percepções e experiênciascom funcionários, parceiros, canais, produtos, serviços esoluções, em todos os pontos de contato. A partir de uma visãoabrangente do cliente e de todo o seu ciclo de vida com a HP, e utilizando ferramentas específicas para o programa, a empresabusca criar experiências que encantem os clientes e conquistemsua lealdade.

Fornecedores:A HP criou em 2003 o programa SER – Social EnvironmentalResponsibility – que visa garantir o comprometimento dos nossosparceiros com a cidadania corporativa, colocando em práticaum conjunto de padrões e expectativas positivas e pró-ativas quefomentem o relacionamento digno das pessoas, o respeito aosdireitos humanos e o cuidado com o meio ambiente.

Como parte da iniciativa SER, cinco fornecedores estratégicos daHP já foram auditados (Sanmina, Solectron, Flextronics, AOC eSamsung). Todos responderam ao relatório de auditoria edesenvolveram as ações corretivas relevantes. Em 2007,estimamos que aproximadamente 30 fornecedores passarão pelo mesmo processo.

• Technology for Teaching: seu objetivo é premiar universidades públicas que desenvolvam projetos baseados no uso de produtos de mobilidade da HP voltados para a melhoria do ensino universitário. Em 2006, duas universidades foram premiadas: Unicamp e Universidade Federal de Minas Gerais; a HP viabilizou a implantação dos projetos dessas universidades por meio de doação de recursos financeiros e equipamentos.

• Garagem Digital: realizado em parceria com a Fundação Abrinq, o programa visa promover a inclusão digital e social de forma a contribuir com o processo educacional de jovens carentes e o desenvolvimento de suas comunidades. Em 2006, o programa formou 264 jovens nas 4 Garagens Digitais de São Paulo e Ceará, habilitando-os a

desenvolver websites, o que permitirá melhor acesso de inclusão profissional e promoverá acesso livre à Internet para mais de 15.000 pessoas das comunidades. Vale ressaltar que, desde a sua criação, em 2001, o programa já formou 909 jovens. Para 2007, está prevista a abertura de seis novas Garagens no Ceará.

• Mentoring: seu objetivo é orientar jovens de classes e condições socioeconômicas menos favorecidas na busca de melhores condições profissionais, a fim de que tais jovens tenham mais chances de sucesso na entrada do mercado de trabalho. O programa dispõe de um mentor funcionário-voluntário da HP para cada jovem, oferecendo assim um atendimento personalizado. Em 2006, 24 jovens participaram do programa, no eixo São Paulo-Campinas.

Desde a sua implantação, em 2004, o programa já beneficiou 80 jovens.

• HP Cidadã: visa estimular a participação voluntária dos funcionários nas causas sociais. Cerca de um terço dos funcionários da HP participaram das campanhas de arrecadação e realizaram palestras em escolas, beneficiando 5.168 pessoas de 21 instituições diferentes.

• Mc Internet: a parceria do McDonald´s com a HP e o Banco Itaú foi criada em 2003 com o intuito de possibilitar o acesso gratuito dos clientes McDonald´s à Internet. No final de 2006, esta parceria já havia proporcionado acesso livre à Internet a 4 milhões de usuários, dos quais 20% tiveram sua primeira experiência na internet por meio do programa.

Page 18: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

18 O componente oculto Para ver a versão integral do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, consulte www.hp.com/go/report.

Perfil da HP

Número de funcionários [aproximado] 151,000 150,000 156,000

Receita líquida [$US milhão] $79,905 $86,696 $91,658

Gastos em pesquisa e desenvolvimento [$US milhão] $3,563 $3,490 $3,591

Eficiência de energia5

Uso de eletricidade [milhão/kWh] 2,709 2,801 2,759

Uso de gás natural [milhão/kWh] 4285 4304 4377

Emissões de gases de efeito estufa [toneladas de CO2] 1,451,700 1,551,300 1,598,500

Emissões de dióxido de carbono em viagens aéreas de funcionários [toneladas de CO2] 253,000 279,000 289,000

Emissões de dióxido de carbono da frota de carros dos funcionários [toneladas de CO2] ND 157,200 174,800

Reutilização e reciclagem de produtos6

Total de reciclagens — combinação de materiais de hardware e software [milhão de libras] 615 755 920

Total anual de reciclagens — combinação de materiais de hardware e software [milhão de libras] 120 140 165

Total de reutilização e reciclagem combinadas, por ano [milhão de libras, aproximado] ND 190 210

Número de países/regiões/territórios com programas de devolução e reciclagem da HP 36 42 45

Cadeia de fornecimento

Responsabilidade social e ambiental da cadeia de fornecimento

Fornecedores engajados [total, acumulado] 363 475 557

Total de instalações auditadas [acumulado] 45 130 254

Resultados da auditoria (consulte a seção on-line Cadeia de fornecimento – Avaliação de conformidade – Desempenho)

Diversidade de fornecedores (resultados de aquisições)7.8

Total de pequenas empresas [$US milhão] $3,040 $3,011 $3,510

Total de firmas de microempresários [$US milhão] $1,100 $1,100 $1,200

Total de firmas pertencentes a mulheres [$US milhão] $397 $424 $400

Operações

Lixo não-prejudicial [toneladas] 112,994 103,959 106,622

Porcentagem de resíduos (lixo) não perigosos (tóxicos) usados em reciclagens [% do total produzido] 81.3% 87.1% 87.3%

Resíduos perigosos [toneladas] 7,320 7,001 8,638

Potencial estimado de redução de danos ao buraco da camada de ozônio das emissões [Kg de equivalente a CFC11] 4,954 4,358 3,935

Consumo de água [milhão de litros] 8,220 8,390 8,637

Funcionários

Dados demográficos da força de trabalho mundial [% de mulheres do total de funcionários] 29.7% 29.9% 29.9%

Dados demográficos da força de trabalho nos Estados Unidos (Consulte a seção on-line Funcionários – Diversidade – Desempenho)

Taxa de casos de dias de trabalho perdidos [global]9 0.10 0.11 0.13

Valor de “cash” e produtos doados por funcionários, incluindo fundos combinados da HP [$US milhão] $18.5 $16.9 $14.8

Investimento social

Total mundial de doações [$US milhão] $61.6 $45.3 $45.6

% de lucro bruto 1.5% 1.3% 0.63%

2004 2005 2006

RESUMO DO DESEMPENHOEste é um resumo dos dados de desempenho do relatório de cidadania global referente ao ano fiscal de 2006, que inclui dados e métricas adicionais. Todos os dados correspondem ao ano fiscal da HP (cujo término ocorre no dia 31 de outubro do ano indicado), a não ser quando especificado de outra maneira.

Page 19: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

O Valor Adicionado aos Negócios 19

RESUMO DAS METAS

Eficiência de energia

• Aumentar o uso de energia renovável nos Estados Unidos de 50 milhões kWh/ano (nível de 2006) para 11 milhões de kWh. • Meta para 2010: Reduzir o consumo de energia combinada das operações e produtos da HP a um nível 20% inferior em relação aos

níveis de 2005.10

• Meta para 2010: Aumentar em 50% a eficiência de energia das famílias de servidores de alto volume (comparação com 2005).11

• Meta para 2010: Aumentar em 30% a eficiência de energia das famílias de impressoras de alto volume (comparação com 2005).12

• Meta para 2010: Reduzir o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono nas instalações alugadas ou pertencentes à HP ao redor do mundo a um nível 15% inferior em relação aos níveis de 2006.

Reutilização e reciclagem de produtos » mais metas on-line

• Reciclar 1 bilhão de libras de produtos eletrônicos e materiais até o final de 2007. • Simplificar as ofertas de serviços de recuperação de equipamentos na Europa, Américas, Oriente Médio e África de modo a fornecer um único

ponto de contato para nossos clientes.

Cadeia de fornecimento » mais metas on-line

Responsabilidade social e ambiental da cadeia de fornecimento• Realizar fóruns para fornecedores e treinamentos de auditoria no Brasil, Europa Central, China, Índia, Sudeste Asiático e Vietnã. • Contratar e avaliar 95% dos fornecedores de transporte, manufatura, materiais e componentes por número e por gasto. • Auditar 95% das instalações de fornecedores de manufatura, componentes e materiais de alto risco.• Conduzir novas auditorias de fiscalização e controle em 100 instalações. • Lançar ferramentas padronizadas de avaliação de fornecedores e risco junto com grupos da indústria de eletrônicos do EICC e GeSI e

integrá-las nos processos da HP. • Criar estratégias para determinar os impactos ambientais nas áreas cobertas pela cadeia de fornecimento da HP.

Diversidade de fornecedores• Designar $3,1 bilhões de dólares em compras para pequenas empresas baseadas nos Estados Unidos. • Estabelecer metas para gastos de fornecedores na Europa.

Produtos » mais metas on-line

Materiais• Eliminar o uso de BFRs (Brominated Flame Retardants – Retardadores de chama bromados) nas peças plásticas do gabinete externo de todos os

novos modelos de produtos HP lançados após 31 de dezembro de 2006.• Eliminar o uso de BFRs e PVCs em produtos da marca HP são alternativas comprovadamente aceitáveis que não comprometerão o

desempenho do produto e reduzirão os impactos no meio ambiente e na saúde. Logística

• Aumentar para 85% (no mínimo) a utilização da capacidade de transportes de carga nos Estados Unidos (em comparação aos 80% de 2006).

• Conduzir avaliações de riscos e ampliar as políticas e programas de responsabilidade ambiental e social para os fornecedores de altaprioridade da logística.

Acessibilidade• Desenvolver modelos de acessibilidade de produtos para 90% dos produtos relevantes.

Operações

• Continuar a reciclar 87% do lixo sólido (não perigoso) dos aterros (em nível global) até o final de 2007.

Privacidade » mais metas on-line

• Fazer com que 80% dos funcionários da HP completem o treinamento de atualização dos padrões de excelência para a privacidade dos dados.• Aperfeiçoar as diretrizes de privacidade das investigações.

Programas de voluntariado e doações » mais metas on-line

• Criar oportunidades para engajamento de funcionários em todos os programas de investimentos sociais na Europa, Oriente Médio e África. • Aumentar em 10% (em relação a 2006) o número de funcionários que doam produtos a escolas e instituições de caridade por meio de

programas de doação nos Estados Unidos.

Investimento social

• 100% das instituições educacionais que receberam doações relataram que os produtos HP recebidos tiveram um impacto positivo no ensino e na aprendizagem de acordo com os resultados das metas definidas em seus projetos.

• Medir o impacto dos investimentos sociais nas regiões Ásia-Pacífico e Japão para garantir o máximo de benefícios às comunidades e à HP.

Esta é uma lista parcial das metas de cidadania global da HP. Para ver as metas adicionais das diversas categorias,bem como seu progresso com relação às metas de 2006, consulte o site on-line do relatório completo sobrecidadania global referente ao ano fiscal de 2006. Todas as metas referem-se a 2007, a não ser quandoespecificado de outra forma.

Page 20: O VALOR ADICIONADO AOS NEGÓCIOS - Hewlett Packard · 2020-06-19 · O Valor Adicionado aos Negócios 5 O Valor Adicionado aos Negócios A cidadania global é o “valor adicionado”

Para saber mais, visite www.hp.com/go/report

Sobre este relatórioEste relatório abrange todas as operações da HP, exceto “joint ventures”. A não ser quando especificado de outra forma, todas as referências a 2006 correspondem ao ano fiscal, cujo término ocorre em 31 de outubro de 2006. Todas as referências a dólares correspondem à moeda norte-americana ($US). O termo “toneladas” corresponde a toneladas métricas.

Notas explicativas do relatório1 A meta se aplica a todas as instalações alugadas ou pertencentes à HP ao redor do mundo e à média de

eficiência de energia nas famílias de produtos de alto volume identificadas, usando referências (benchmark)de medição padrão e os números de IDC (fixos) relatados para 2005. As famílias de produtos identificadasincluem produtos das seguintes categorias: computadores notebook e desktop, impressoras Inkjet e LaserJet e servidores padrão da indústria.

2 “PC Market Surged in 2005, Will Settle in 2006,” by Michael Kanellos, January 28, 2006, CNET News.com.3 Baseado em um relatório de pesquisa encomendado pela Microsoft Corporation e conduzido pela Forrester

Research, Inc., em 2003. Consulte http://www.microsoft.com/enable/research/workingage.aspx.4 Os quadrados representam programas (podem ser em diversas localidades) naquele país. 5 Dados nesta categoria correspondem às operações da HP.6 Os dados de reciclagem de hardware da Europa/Oriente Médio/África e de reciclagem de HP LaserJet

correspondem ao ano civil. Todos os outros dados são baseados no ano fiscal da HP.7 Todos os números correspondem a negociações nos Estados Unidos com empresas baseadas nos Estados

Unidos.8 Os dados correspondem ao período de 12 meses que termina em 30 de setembro do ano especificado.9 A taxa de casos de dias de trabalho perdidos corresponde ao número de acidentes ou doenças relacionadas

ao trabalho que resultaram no afastamento temporário da função (por cada 100 funcionários trabalhandodurante todo o ano).

10 Consulte a nota explicativa 1.11 A eficiência é definida em termos de kWh/transações por minuto (usando a SPEC ou qualquer outra

“benchmark” apropriada à classe do servidor). A meta se aplica aos servidores padrão da indústria,mencionados na nota explicativa 1. Essas famílias representam atualmente 50% do volume de vendas nestacategoria.

12 EA eficiência é definida em termos de kWh (usando o Total Electrical Consumption Method)/páginas porminuto. A meta se aplica às impressoras mencionadas na nota explicativa 1. Essas famílias representam maisde 35% das impressoras Inkjet e mais de 45% das impressoras LaserJet fornecidas em 2005.

© 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas a alteraçãosem aviso prévio. As únicas garantias dos produtos e serviços HP estão estabelecidas nas declarações expressasdas garantias que acompanham os produtos. Nenhuma informação contida neste documento deve serinterpretada como parte de uma garantia adicional. A HP não será responsabilizada por omissões ou errostécnicos ou editoriais neste documento.

4AA1-1431PTL, Março de 2007

Impresso em papel 100% reciclado com tintas de baixo VOC.