Oficina 3 E 4 E Estudo De Caso 8

5

Click here to load reader

Transcript of Oficina 3 E 4 E Estudo De Caso 8

Page 1: Oficina 3 E 4 E Estudo De Caso 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Rafael Desconsi

Ilópolis, 30 de Março de 2008

OFICINA 3 E 4

ESTUDO DE CASO 8

Page 2: Oficina 3 E 4 E Estudo De Caso 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

OFICINA 3Fonte: Turban, 2007. p.208.

1 – Analise como o m-commerce pode expandir o alcance do e-business.O m-commerce é o comércio móvel. Ele atualmente é mais fácil de ser acessado, já que se da por telefone celular. Hoje já se pode acessar a internet pela wap, usar os SMS, ele está bastante difundido e os preços dos equipamentos estão em declínio. O desenvolvimento do m-commerce é desenvolvido pelos seguintes fatores:

Grandes disponibilidades de dispositivos móveis:O numero de telefones celulares ultrapassou os 1,5 bilhão de unidades em 2005. Estima-se que dentro de dois anos 70% dos telefones móveis nos países desenvolvidos terão acesso a internet.

Não há necessidade de um PC – Embora seja mais conveniente acessar a internet pelo computador, o telefone celular eleva essa possibilidade.

A Cultura do Telefone Celular: O uso de SMS cresceu muito Estima-se que os consumidores desse tipo de mídia gastarão mais on-line quando começarem a ganhar mais dinheiro.

Preços em declínio – Vai melhorar a acessibilidade aos consumidores

Melhoria da largura de banda – Vai tornar mais rápida o acesso a internet.

2 – Liste três a quatro as principais vantagens do comércio sem fio para os clientes e explique que benefícios elas oferecem aos consumidores.

Comodidade- O cliente pode realizar as compras no local onde estiver.

Facilidade- O cliente pode utilizar o telefone celular para fazer os pagamentos e transferências automáticas

Rapidez – O cliente em poucos minutos tem sua compra efetuada e aprovada.

Segurança – Os dados são confirmados ou armazenados em seus dispositivos móveis e realizados através de inserção de senhas, trazendo segurança aos clientes.

Page 3: Oficina 3 E 4 E Estudo De Caso 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

OFICINA 4

1 – Comente como a computação móvel pode solucionar alguns dos problemas da exclusão digital.A computação móvel pode fazer com que os equipamentos possam ser facilmente levados até outras localidades onde não existem, pode se dar através de telefones celulares ou pdas e fazer com que mais e mais pessoas acessem a internet. Pode criar provedores móveis também facilitando o envio de emails e coletando dados para países onde não tem acesso a internet banda larga, e outros meios.

2 – Examine as maneiras como o Wi-Fi esta sendo usado para apoiar a computação móvel e o m-commerce. Descreva as maneiras como Wi-Fi está afetando o uso de telefones celulares no m-commerce.

O wi-fi da mobilidade de acesso, qualidade e funcionalidade pois os fios são abolidos e oferece comodidade para o usuário que pode acessar de qualquer lugar de casa ou de distancia do hotspot até 100 m indoor. Eu uso muito essa tecnologia até mesmo para ver as noticias do estado em tempo real através do clic rbs, que oferece os programas bom dia rio grande sem propagandas e na hora que o usuário desejar de qualquer lugar da casa, também para ver o rbs noticias. Também da mobilidade no sentido que mais e mais telefones estão vindo com o acesso wifi, bluetooth. Eu tenho dois aparelhos importados que possuem bluetooth e wi-fi, um deles até tem gps com navegador em português, destinator. Com essas possibilidades, vocês pode acessar a maioria dos sites em html, ouvir rádios online e com planos ilimitados estar sempre online, podendo até mesmo utilizar voip com custo zero em áreas onde esteja coberta velocidades de transmissão de dados maiores, como o edge e 3g. O plano vivo smartmail, a partir de R$ 69,00, deixa o usuário sempre online no celular e permite trafego de dados ilimitado. Vivo zap da mobilidade ao notebook e por aí vai. O meu ultimo notebook, por exemplo, comprei através do meu celular no site da saraiva, fiz toda a negociação através dele, via wi-fi, inclusive o pagamento por cartão de crédito.

Page 4: Oficina 3 E 4 E Estudo De Caso 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

Estudo de Caso – 8 - 28/03 - (Postar até 12h do dia 29/03) Fonte: Turban, 2007, p.57.

Seu chefe está observando

Muitas empresas monitoram os e-mails dos empregados e como eles usam a internet, e câmeras de segurança baseadas na Web são comuns em muitos prédios. Entretanto, tecnologias como GPS e crachás com etiquetas de identificação por radiofreqüência (RFID) prometem levar o monitoramento de funcionários a um novo nível. Os sistemas de monitoramento atuas podem gravar, exibir e arquivar a localização exata de qualquer empregado, tanto dentro quanto fora do trabalho, a qualquer hora, oferecendo aos gerentes a inigualável capacidade de monitorar o comportamento do empregado.

Aparentemente, monitorar empregados parece uma forma óbvia de melhorar a produtividade. Rastrear a localização dos motoristas de caminhão na estrada, por exemplo, permite que escritórios de despachos planejem as rotas de entrega com mais eficácia. O monitoramento pode facilitar o socorro nas estradas, reduzir reclamações e processos por danos e reduzir o excesso de pausas. Da mesma forma, monitorar empregados no escritório usando tecnologia RFID pode ajudar a gerência a localizar rapidamente pessoas-chave e manter pessoal não-autorizado fora de áreas de alta segurança.

Apesar das vantagens potencias, muitos empregados acham que as tecnologias de monitoramento são extremamente invasivas. Como exemplo, considere o departamento de policia de Orlando, na Flórida. O pesadelo de todo policial é ser ferido nas enquanto está sozinho. Para minimizar esse receio, o departamento de policia de Orlando testou novas unidades GPS, que permitem que o batalhão central monitore a localização do pessoal. Em vez de ficarem felizes, como o departamento esperava, os policiais se ofenderam por serem monitorados 24 horas por dia, 7 dias na semana. Além disso, não viram muita vantagem no sistema para o trabalho diário. Após os sindicatos terem contestado energicamente, o projeto foi cancelado.

Perguntas:

Descreva como você se sentiria se fosse monitorado no trabalho com uma etiqueta de RFID no crachá de identificação. Isso seria excessivamente invasivo? Por quê?

Isso depende do nível que a empresa leva a monitoração. Se a empresa começar a usar os dados para fazer perguntas para o funcionário e exigir que o mesmo passe restringir suas saídas ou idas a outros setores, pode acontecer do funcionário se inibir até mesmo em produtividade ou nas questões que envolvam a necessidade de consulta a outro setor ou coisa parecida. Mas essa tecnologia é algo sem volta. Ela vai ser usada por todos pois os índices de criminalidade, o custo com segurança tudo isso vai ser compensado com o uso da tecnologia. As pessoas vão se habituar como já estão acostumados com a internet. Tudo no começo traz receios as pessoas que tem o medo do desconhecido, mas com o tempo as pessoas acostumam. Ex, o computador traz muito desemprego, torna as empresas mais

Page 5: Oficina 3 E 4 E Estudo De Caso 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSistemas de Informação

enxutas e descarta mão de obra humana. Mas as pessoas nem estão mais se importando com isso. Só vêem os benefícios. Essa tecnologia será usada por todos e será implantada na mão direita. Inúmeros são os benefícios. Num mundo amonetário que está sendo construído, você vai ir ao supermercado, passar as suas compras(como exemplificado aqui no livro) em segundos e também em segundos escolher de que forma pagar, se a vista, ou a prazo, mas tudo sera feito através do sistema RFID com o chip do usuário, implantado dentro da pele do mesmo – com os seus dados interligados – contas bancarias, identificações, números de documentos.... O sistema já foi testado e aprovado em 2004 nos Estados Unidos para o controle de pessoas com doenças. Já está em uso o mesmo sistema para identificação de animais de estimação. Existem pessoas com grandes fortunas que já possuem o sistema para dar mais segurança a eles próprios, fazendo com que o sistema de identificação tenha interface com veículos e portas residenciais – facilitando o controle do acesso aos donos, funcionários e familiares as residencias e restringindo o acesso de pessoas não autorizadas. Respondendo a questão aqui proposta, claro que o sistema é excessivamente invasivo pois tira a sua privacidade. Não dá margens para as pessoas descontrair ou até mesmo “vadiarem” pois o controle é total.

Monitorar seus e-mails e o uso da internet seria excessivamente invasivo? Por quê?Sim. Pois não deixa a pessoa tirar o foco do trabalho e tira a privacidade da pessoa. Faz com que pessoas sejam dominadas, muito controladas o que causa temor em qualquer um.

Qual a diferença – se houver – entre monitorar sua localização e monitorar seu uso do computador? Você se sentiria diferente em cada um dos dois casos? Explique. Os dois casos são prejudiciais, hoje já há controle em nossa empresa (Banco do Brasil), do que realizamos no computador. Hoje estamos totalmente vigiados. Temos câmeras de vigilância que são usadas não apenas para conter o risco de assaltos, mas acabam vigiando a nós funcionários, clientes, prestadores de serviço, enfim somos completamente vigiados. Nos aplicativos que usamos para atender os clientes, tudo é vigiado. Cada enter que realizamos em nossos teclados são registrados por quem fez, quando, hora, local, e onde foi acessado os dados ou alterações que venhamos a fazer. O banco possui intranet, aplicativos colaterais, tudo, até mesmo as impressões são monitoradas, as ligações telefônicas, números, ramais, não há margem para nada. Temos acesso a internet e todo o cache dos acessos é monitorado por acesso, funcionário, data, senha, hora, para nós do banco só resta monitorar nossa localização, que hoje já é feita da mesma forma pois os acessos aos sistemas e nosso trabalho deve ocorrer dentro das dependências do banco. Só os executivos do Banco que possuem acesso aos sistemas corporativos através de notebooks, ai sim o monitoramento de localização poderia ser implementado. Acho que quando eles puderem implementar com certeza o farão pois as empresas vem os funcionário como números que gestionam números. Devemos gerar resultado. Claro que todas as empresas vem com termos como responsabilidade social no trabalho, gestão participativa e outras coisas do gênero, mas o sentido explicito de tudo isso é resultados.