Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ · 2016. 6....

5
BELO HORIZONTE • OUT/NOV/DEZ DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ UBQ comemora Jubileu de Prata Página 4 PMGA reconhece quatro organizações Página 2 EDUARDO ROCHA ACERVO UBQ

Transcript of Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ · 2016. 6....

Page 1: Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ · 2016. 6. 15. · BELO HORIZONTE • Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO

BELO HORIZONTE • Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBL ICAÇÃO B IMESTRAL DA UBQ

UBQ comemora Jubileu de PrataPágina 4

PMGA reconhece quatro

organizaçõesPágina 2

Ed

ua

rd

o r

oc

ha

ac

Er

vo u

BQ

Page 2: Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ · 2016. 6. 15. · BELO HORIZONTE • Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO

2 3 NÚMERO 33 OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2007 UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE SINERGIASINERGIA UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE OutubrO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2007 NÚMERO 33

A cerimônia de entrega do Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), ciclo

2007, realizada no dia 22 de no-vembro, nos jardins do Palácio da Liberdade, Belo Horizonte, foi muito prestigiada. E nada trouxe tanto orgulho para a UBQ como chancelar este evento.

As mais de 700 pessoas aplaudiram a competência das organizações vencedoras em gestão ambiental, numa demons-

tração de que o desenvolvimento sustentável é um conceito cada vez mais valorizado dentro da gestão organizacional das em-presas mineiras. Entre os presen-tes, o vice-governador, Antônio Augusto Anastasia; o coordena-dor do PMGA, Ronaldo Simão; o Secretário de Estado do Meio Am-biente e Desenvolvimento Susten-tável, José Carlos Carvalho; o pre-sidente da União Brasileira para a Qualidade, Maurício Roscoe; o

ex-governador Francelino Perei-ra; o representante do Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Roberto Simão; o primeiro vice-presidente da mesa da Assem-bléia Legislativa de Minas, Doutor Viana; os Deputados Federais An-tônio Roberto e Vitor Penido; em-presários, autoridades e funcioná-rios das empresas premiadas.

Ao todo quatro organizações foram agraciadas com o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental 2007. A Refinaria Gabriel Passos (Petrobras), de Betim e a Com-panhia de Fiação e Tecidos San-to Antônio (Cedro Cachoeira), da cidade de Pirapora, receberam o Troféu pelo seu destacado de-sempenho dentre as finalistas. Já a Usina Hidrelétrica de Nova Ponte (Cemig) e a Fiat Automóveis S.A, receberam a placa de reconheci-mento. Destaque para a Petrobras que também foi reconhecida este ano pelo Prêmio Nacional da Qua-lidade (PNQ), na categoria gran-des empresas.

Na avaliação do coordena-dor, Ronaldo Simão, a segunda edição do Prêmio se posicionou num elevado patamar. “O PMGA

Rua Timbiras, 1200 -3º andar - Funcionários 30140-060 - Belo Horizonte - MG

Fone/fax: (31)3274-3200 - www.ubq.org.bre-mail: [email protected]

Presidente:

Mauricio Roscoe

Diretor Financeiro:Erick Carvalho Soares Travaglia e Faria

Diretor Administrativo: Washington Eustáchio de Freitas

Diretores Executivos:Cláudia Maria Araújo Esteves

Dhenyse Estrada Brandão Elaine Emar Ribeiro César

Jorge MizeraniMárcio Bambirra

Maria Helena Batista Murta Maria Nice de Faria Fonseca Paulo Roberto Carneiro Leite

Ronaldo Simão

Conselho Fiscal André Luiz Gomes

Dorico Cipriano da Silva NetoWander Lúcio Francisco Prado

Conselho Deliberativo Caio Múcio Barbosa Pimenta

Cláudio Bruzzi Boechat Celso Renato Pitanguy Lucena

Denis de Lima Souza Maria Teresa de Azeredo Roscoe

Neuza Maria Dias Chaves Regina Coeli Chassin Drumond

Sávio Gabriel Felipe Quintão

Equipe GerencialFátima Teixeira - Gerente Administrativo-

FinanceiraRenato Valle - Diretor Executivo

Valéria Versiani - Gerente de Eventos

Jornalista Responsável e Editor:Sérgio Stockler (MTb 5.741-MG)

Redação: Pollyanna AlcântaraProjeto Gráfico: Pedro Miranda

Impressão: Gráfica Del Rey

Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental se consagra em noite de premiação no Palácio da Liberdade, com o apoio do Governo

deixa como grande indicador, que é possível fazer desenvolvimen-to com base na sustentabilidade. Essas quatro organizações são exemplos vivos dessa filosofia que estamos divulgando para a socie-dade, e o governo de Minas de for-ma pioneira se posiciona favorável às ações que virão daqui para frente. O prêmio é uma corren-te que tende a agregar cada vez mais parceiros e organizações”, acrescentou. Simão ainda ressalta que o sucesso do Prêmio é um ga-nho da sociedade, que cada ação em beneficio do meio ambiente se reverte em dividendos para todos.

Para o vice-governador, Anas-tasia, Minas está na vanguarda da inovação. “Esse Prêmio é pioneiro no Brasil e todas as empresas pre-sentes foram reconhecidas não apenas pela qualidade de seus produtos e serviços, mas pelo cui-dado com o meio-ambiente para tornar harmoniosa a produção com a gestão ambiental. A simples iniciativa de decidir participar já é sinal de responsabilidade e com-promisso com a sociedade. As or-ganizações premiadas neste ciclo receberam um selo da gestão em um momento que a sociedade e a própria natureza clama por uma atitude mais preocupada com as gerações futuras”, pontuou.

Criado em novembro de 2005, o PMGA tem o objetivo de reconhe-cer e premiar as organizações que se destacam por praticar um mo-delo de gestão voltado para o de-senvolvimento de ações consisten-tes, direcionadas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

PMGA 2008

De acordo com o coordena-dor, Ronaldo Simão, o PMGA já recebeu a manifestação espontâ-nea de várias organizações para a candidatura no próximo ciclo que será realizado em 2008. “Estamos trabalhando na formação de exa-minadores especializados. Neste ciclo já treinamos vários profissio-nais na área da gestão com foco na questão ambiental. A nossa expectativa é que no próximo ano haja um número muito maior de organizações”, revelou.

As inscrições para a candida-tura ao PMGA 2008 estão previs-tas para acontecer a partir do mês de abril.

Para minimizar os impactos ambientais e contribuir para a sustentabilidade algumas empre-sas, como as reconhecidas pelo PMGA já despertaram para a ne-cessidade de adotar práticas am-bientais em suas organizações.

A Cedro Cachoeira uma das principais empresas têxteis do Brasil com sede em Belo Hori-zonte e unidades em Sete La-goas, Caetanópolis e Pirapora, incorporou ao gerenciamento pela qualidade um sistema de gestão ambiental. Com base nas diretrizes das normas ISO 9001 e ISO 14001, a empresa exerce gerenciamento sistemático dos aspectos e impactos ambientais significativos decorrentes das

suas atividades. A Cedro come-çou a tratar seus resíduos líqui-dos há quase dez anos. Com as Estações de Tratamento de Efluentes é possível transformar resíduos provenientes do pro-cesso produtivo e devolver água limpa para o meio ambiente. “O projeto de gestão ambiental atua na conscientização das equipes de funcionários que são levados a perceber a importância de uma ação consciente”, afirma o asses-sor de planejamento e gestão da Cedro, Marco Antônio Branqui-nho Júnior.

A Cemig – Usina Hidrelétrica de Nova Ponte tem como diferen-cial o investimento em educação ambiental. “Prezamos o relacio-

namento com a comunidade, a disseminação de ações voltadas para a sustentabilidade ambiental e a conscientização sobre o uso racional dos recursos naturais com a promoção de eventos, dis-tribuição de cartilhas educativas, promoção de gincanas ecológi-cas e peças teatrais culturais”, diz o coordenador da Usina de Nova Ponte, Cláudio Lacerda.

Outro programa da Cemig, o Gera-Ação, por exemplo, difunde informações para incentivar a dimi-nuição do consumo de matéria-pri-ma, sobretudo de energia elétrica e água. Trabalha também para a re-dução dos poluentes emitidos pela frota de veículos da organização.

Também reconhecida pelo Prêmio Mineiro de Gestão Am-biental, a Regap/ Petrobras en-tende que, ao utilizar os recur-sos naturais, a companhia deve prestar contas à sociedade sobre o impacto de suas atividades na biosfera e contribuir para a melho-ria de qualidade de vida da popu-lação. “Nos últimos cinco anos, a Petrobras investiu cerca de R$ 5,2 bilhões na segurança ambiental de suas instalações e mais de R$ 18 milhões nos últimos três anos em projetos de patrocínio am-biental como Tamar, Mata Atlânti-ca, Baleia Jubarte, Peixe-Boi, Ba-leia Franca e Golfinho Rotador”, destaca o gerente de segurança, meio ambiente e saúde da Regap, Fábio Santos Dutra.

A Fiat, com sede em Betim, implantou um conjunto de ações que trabalha com estratégias es-pecíficas como a Estação de Tra-tamento (de dejetos), o projeto Reciclagem Isopor e a Ilha Eco-lógica – todos com foco na reu-tilização de matérias para evitar o desperdício. “Para a produção de cada veículo, a Fiat gera, em média, 223Kg de resíduos, que são enviados para a Ilha Ecoló-gica”, afirma o gerente de enge-nharia ambiental e ecologia da Fiat, Victor Ambrosi. Lá, 98,5% do material é reciclado, vendido ou reaproveitado. O restante é destinado a um aterro ambien-talmente correto, onde recebe o tratamento adequado.

A Fiat foi a primeira montado-ra de veículos e comerciais leves do Brasil a obter a certificação ISO 14001, que exige a fabricação de produtos de acordo com normas ambientais.

Presidida pelo vice-governador Antônio Augusto Anastasia, cerimônia reuniu políticos, empresários e sociedade civil.

PrEsidEntE da cEdro cachoEira, aguinaldo diniz, E a funcionária da EmPrEsa, maria aParEcida da silva, rEcEBEm o troféu das mãos do vicE-govErnador, antônio augusto anastasia E do coordEnador do Pmga, ronaldo simão.

vicE-govErnador, antônio augusto anastasia; o gErEntE-gEral da rEfi-naria gaBriEl Passos, João ricardo Barusso lafraia E o coordEnador do Prêmio, ronaldo simão, na EntrEga do troféu à PEtroBras.

gErEntE dE EngEnharia amBiEntal E Ecologia da fiat, victor amBrosi; o coordEnador do Pmga, ronaldo simão E a EngEnhEira da fiat, érika BottgEr, com a Placa dE rEconhEcimEnto.

gErEntE das usinas do oEstE da cEmig, márcio José PErEs; sEcrEtário dE Estado do mEio amBiEntE E dEsEnvolvimEnto sustEntávEl, José carlos carvalho; dirEtor dE gEração E transmissão da cEmig, fErnando hEnri-QuE schuffnEr nEto; EngEnhEiro da suPErintEndência dE gEração da cE-mig, fáBio murilo gusmão; coordEnador da usina dE nova PontE, cláudio césar dE lacErda E o suPErintEndEntE dE gEstão dE ativos dE gEração da cEmig, fErnando augusto dE camPos, com a Placa dE rEconhEcimEnto.

Ações que fazem a diferençaEd

ua

rd

o r

oc

ha

Ed

ua

rd

o r

oc

ha

Ed

ua

rd

o r

oc

ha

Ed

ua

rd

o r

oc

ha

Page 3: Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ · 2016. 6. 15. · BELO HORIZONTE • Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO

4SINERGIA UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2007 NÚMERO 33

5 NÚMERO 33 OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2007 UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE SINERGIA

A União Brasileira para a Qualidade (UBQ) come-morou na noite do dia

6 de dezembro, no Automó-vel Clube, em Belo Horizonte, seus 25 anos de trabalho pela disseminação dos conceitos e das práticas de gestão pela qualidade. Em uma noite festiva e de muita alegria, a entidade homenageou todos os que de-dicaram tempo, atenção e que juntos, trabalham para alcançar um mesmo objetivo, o da busca pela melhoria contínua.

As homenagens foram di-vididas em categorias, sendo elas: organizações parceiras, sócio–patrocinadores e apoia-dores, sócio-fundador e ex-presidentes, personalidades e homenagens póstumas. Todos os agraciados receberam uma placa em comemoração ao Ju-bileu de Prata da UBQ.

De acordo com o presidente da entidade, Maurício Roscoe, a UBQ tem realizado, de modo dis-creto e permanente, seu papel de facilitadora do uso das metodolo-gias da qualidade e divulgadora de novas idéias para a melhor pro-dutividade das empresas mineiras e para a evolução da sociedade. “A solenidade foi uma idéia muito

feliz. Esse ano foi de muitas reali-zações para a UBQ e ainda temos grandes desafios pela frente, mas precisamos continuar contando com os voluntários para poder-mos realizar todos os nossos so-nhos”, destacou o presidente.

Representando a Fiat Auto-móveis, homenageada na ca-tegoria sócio-patrocinadores, Windson Vieira Paz, diretor de qualidade e sustentabilidade da empresa também se sen-tiu muito orgulhoso. “Desde o início a Fiat vem contribuindo com a UBQ, inclusive na sua formação. Nós acreditamos na força que a UBQ tem como entidade, como promotora da qualidade, seja no meio público e no setor privado. Efetivamente para nós é uma honra, porque acreditamos no trabalho que a UBQ desenvol-ve. Vemos a entidade como um braço direito nosso e de grande alcance na socieda-de”, ressaltou.

O superintendente de sustentabilidade empresarial da Cemig, Luís Augusto Bar-celos, afirma que para a em-presa é muito importante ser reconhecida pela UBQ, pois há 25 anos atrás não existia nada a respeito da qualida-

de e a evolução nesse perí-odo foi enorme e a UBQ fez parte desse esforço, não só mobilizando as companhias e empresas que tem o foco na qualidade, mas também permitindo o desenvolvimento da tecnologia e conhecimento sobre o tema.

Para a coordenadora do Projeto Amigos da Escola, Eliane Prudente, a homena-gem ao programa foi um re-conhecimento ao trabalho desenvolvido. “Ficamos muito honrados com essa homena-gem da UBQ, pois nos sen-timos mais estimulados para continuar nesse caminho que o projeto tem traçado. Que-remos buscar mais parcerias e mobilizar a sociedade para construção do desenvolvi-mento de ações que tragam qualidade para a educação”, apontou. O projeto Amigos da Escola foi reconhecido den-tro da categoria organizações parceiras.

As organizações parceiras, de destaque na promoção e difusão da cidada-nia, educação e da qualidade em Minas Gerais e no Brasil:

• INDG–InstitutodeDesenvolvimentoGerencial• PMQP–ProgramaMineirodaQualidadeeProdutividade• CB25–ComitêBrasileirodaQualidadedaAssociaçãoBrasileiro Normas Técnicas • UniversidadeFederaldeMinasGerais-FaculdadedeFarmácia.• Inmetro-InstitutoNacionaldeMetrologia,NormalizaçãoeQualida de Industrial• MovimentoBrasilCompetitivo• UFMG–UniversidadeFederaldeMinasGerais-CursoEngenharia de Produção• CEFET-CentroFederaldeEducaçãoTecnológicadeMinasGerais• RedeGlobo-ProgramaAmigosdaEscola• RedeMetrológicadeMinasGerais

Destaque para as parceiras da UBQ, organizações públicas, privadas e enti-dades de classe que se destacaram em seu setor em Minas e no Brasil:

• Fiemg–FederaçãodasIndústriasdoEstadodeMinasGerais• FundaçãoSãoFranciscoXavier-HospitalMárcioCunha• CIAAR-CentrodeInstruçãoeAdaptaçãodaAeronáutica• FederaçãoComerciodeMinasGerais• SecretariadeEstadodeMeioAmbienteeDesenvolvimento Sustentável• GovernodoEstadoMinasGerais• BancodeDesenvolvimentodeMinasGerais-BDMG

Sócios patrocinadores e apoiadores da UBQ:

• Acesita• CEMIG• Usiminas• V&MTubes• GerdauAçominas• Petrobras• CVRD• FiatAutomóveis• Lazo• GráficaDelRey

Sócios Fundadores:

• CelsoRenatoPitanguyLucena• DoricoCiprianodaSilvaNeto• EdgardoA.Caceres• LuciaMariaAlmendraCorreiaLima• MariaTeresadeAzeredoRoscoe• MauroSouzaHenriques• MauryCardosoFernandes• ReginaCoeliChassimDrumond• CiaSiderúrgicaBelgoMineira-DivisãoTrefilaria

Ex-Presidentes:

• CaioMúcioBarbosaPimenta• CelsoRenatoPitanguyLucena• DennisdeLimaSouza• NeuzaMariaDiasChaves• ReginaCoeliChassimDrumond

Personalidades:

• AntonioJoséPolanscky• CésarVanucci• JoãoCamiloPena• JorgeGerdauJohannpeter• JoseAlencarGomesdaSilva• RomeuSacarioli• WilsonBrummer

Homenagem Póstuma:

• MárioAgostinhoCenni• TarcísioCardosodeSousa

25 anos celebrados em noite de homenagens

PrEsidEntE da uBQ, maurício roscoE E os sócios-fundadorEs homEnagEados

PrEsidEntE da uBQ EntrEga Placa dE homEnagEm

aos Ex-PrEsidEntEs da EntidadE.

foto

s: a

cE

rvo

uB

Q

Mais de 300 pessoas e s t i ve ram p resen tes no Au tomóve l C l ube pa ra f e s t e j a r a t r a j e t ó r i a da UBQ em bene f í c i o da Qua l i dade

Ao longo desses 25 anos, a UBQ vem acompanhando o pro-cesso de evolução da Gestão pela Qualidade e procurando compartilhar de forma cidadã, seus conceitos e suas práticas para empresas de todos os por-tes, segmentos e regiões. No desempenho efetivo de seus objetivos originais, ampliando suas atividades, aliadas a uma articulação político-institucional séria, estabelece parcerias es-tratégicas e com profundos valores éticos na difusão das ações em prol da qualidade. Por

meio da capacitação pessoal, do intercâmbio de experiências, dos debates sobre modelos de gestão e da mobilização social para a melhoria contínua, a UBQ alinhou sua missão para o de-senvolvimento das pessoas, das organizações e da sociedade,

Sempre apoiada por seus associados, seus sócio-patroci-nadores e apoiadores, mantém relacionamentos com todos os segmentos da sociedade, sem qualquer tipo de discriminação ideológica, social, econômica ou qualquer fator limitador.

Duas décadas e meia de Qualidade

H O M E N A G E A D O S

PErsonalidadEs homEnagEadas

sócios PatrocinadorEs homEnagEados

Page 4: Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ · 2016. 6. 15. · BELO HORIZONTE • Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO

6SINERGIA UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2007 NÚMERO 33

7 NÚMERO 33 OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2007 UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE SINERGIA

2007 de grandes realizações

A UBQ formou neste ano mais duas novas parcerias, uma com a Construtora Quebec e outra com a AngloGold.

Com a Quebec a UBQ está assessorando a implantação do 5S na mais recente obra da empresa, a Pequena Central Hidrélétrica- Cachoeirão (PCH – Cachoeirão), localizada no município mineiro, Pocrani. De acordo com o sócio-diretor da construtora, Martinho Queiroz, o 5S é desenvolvido dentro da empresa há dois anos e com os bons resultados alcançados durante o período a empresa achou útil e necessário estender o programa às suas obras.

Na obra PCH o 5S está sen-do trabalhado há um mês. Essa implantação constou de uma série de reuniões para desen-volvimento e conhecimento do programa para depois ser le-vado à obra. Foi formada uma equipe de facilitadores que tra-balham como orientadores na prática dos cinco sensos e uma de auditores que verificam e acompanham o desenvolvimen-to do programa. “Este trabalho acontece até o final de fevereiro de 2008, mas já conseguimos

perceber algumas mudanças, principalmente na equipe, que está mais motivada, integrada e envolvida com a obra como um todo”, destacou o sócio-diretor.

Segundo o consultor da UBQ, Renato Valle, a decisão de implantar o programa 5S em uma obra foi a de obter maior

produtividade, melhoria no am-biente e mais segurança no trabalho. “O grande diferencial desse trabalho é que o 5S pode ser realizado em uma atividade externa”, afirmou.

Já na AngloGold, a UBQ aju-dou a identificar a necessidade de multiplicar os conceitos da

qualidade dentro da empresa de uma forma mais lúdica visando a motivação dos funcionários. Baseado nisso, a empresa criou o programa “Central de Idéias”, com o objetivo de estimular os empregados a sugerirem inova-ções nas áreas de trabalho, com foco no aprimoramento de pro-cessos internos.

As melhores sugestões fo-ram premidas, em novembro, no Teatro Municipal de Sabará. Os vencedores da melhor idéia do ano da AngloGold foram, Luís Fernando Nunes e Heliodoro Tavares Júnior, com a proposta “Utilização do circuito de lixivia-ção de Raposos adicionalmente ao circuito de calcinado II para aumentar o tempo de contato da polpa vinda do espessador 02 do CCD com a solução de cia-neto”.Ao todo dez idéias foram premiadas. Estiveram presentes no evento cerca de 110 pesso-as, entre empregados da An-gloGold Ashanti e familiares. A programação do evento contou também com a apresentação do grupo de CCQ “Ases da Quali-dade”, da IVECO Fiat e com a palestra “Os Sete Pecados Ca-pitais nas Organizações”, com Tânia Mara Costa Leite, espe-cialista em Segurança do Traba-lho e Ergonomia.

Neste ano de 2007 em que a UBQ completa 25 anos de atividade, a entidade

voltou a contabilizar grandes conquistas e realizações, mar-cadas pelo incremento em volu-me e conteúdo de treinamentos in company, customizados emuitas vezes formatados pela necessidade do cliente.

Atividades tradicionais como a Convenção Mineira de Círcu-los de Controle da Qualidade, receberam grande impulso de modernização e ampliação, sendo realizada no auditório do MinasCentro com grande públi-co presente.

A série Inovar a Gestão foi outro título de sucesso, tanto pela qualidade de conteúdo e público, sendo elogiada e repre-sentando um ótimo crescimento entre os eventos e os Grupos de Estudo. O número de partici-pantes manteve linha de cresci-mento, atingindo mais de 5000 pessoas nas diversas modali-dades e ações registradas.

Também foram implantadas melhorias no espaço físico e layoutdoCentrodeDocumen-

tação e Informação (CDI), permitindo ao associado um atendimento adequado às suas necessidades. O mate-rial do CDI voltou a represen-tar um pólo atrativo dos inte-resses dos associados, visível pelo crescimento do número de empréstimos realizado ao longo dos anos. Mais de 200 novos títulos foram adquiri-dos, entre eles, livros, revis-tas, CDs e DVDs.

Encerrando as atividades do ano, a UBQ chancelou o Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), que em novembro agraciou e premiou quatro organizações que de-senvolvem destacado modelo de gestão ambiental. Além dis-so, a entidade comemorou à altura o seu Jubileu de Prata.

Os destaques esperados para a programação de 2008 são: a consolidação dos Gru-pos de Estudo, continuidade dos Seminários Inovar a Ges-tão, que apresentarão mode-los diversificados, modernos e atrativos, o incremento das visitas técnicas e sem dúvida nenhuma, a edição 2008 da Convenção Mineira de CCQ que mantém como poucos eventos no País, a união entre a tradição de sua realização e a inovação do seu formato. E também a terceira edição do Prêmio Mineiro de Gestão Am-biental (PMGA).

“Para o próximo ano vamos estimular muito a continuidade dos grupos de trabalho inter-funcionais dentro das empre-sas e também dos grupos de trabalho inter-empresariais, ou seja, pensar no processo de forma integrada, envolvendo clientes e fornecedores. Que-remos também fazer novas parcerias para trazer alguns pensadores de vanguarda aqui em Belo Horizonte. Outro projeto muito importante para nós é o da Saúde que já está bastante desenvolvido e tende a crescer ainda mais”, afirmou o presidente da UBQ, Maurí-cio Roscoe.

UBQ confirma duas novas parcerias

PrEmiação do “cEntral dE idéias” no tEatro municiPal dE saBará

Escavação Em rocha na casa dE força (oBra Pch - cachoEirão)

convEnção dE tPm (manutEnção PrEvEntiva total) Em 2007.

Programa Promoção da saúdE

div

ulg

ão

co

ns

tru

tor

a Q

uE

BE

c

ac

Er

vo u

BQ

ac

Er

vo u

BQ

div

ulg

ão

an

glo

go

ld

Meta para 2008 é continuar divulgando as práticas de qualidade desenvolvidas pela entidade

Page 5: Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO BIMESTRAL DA UBQ · 2016. 6. 15. · BELO HORIZONTE • Out/NOv/Dez DE 2007 • ANO 6 • NÚMERO 33 • UMA PUBLICAÇÃO

8

2007

SINERGIA UNIÃO BRASILEIRA PARA A QUALIDADE OUT, NOV E DEZ DE 2007 NÚMERO 33

SÓCIOS PATROCINADORES

SÓCIO PARCEIRO

DESTAQUESDO ANO

Convenção de TPM

PMGA

Jubileude PRATA

Seminário de Logística

Convenção Mineira de CCQ