Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1048.pdfOuvidor Ano 25 31 de Outubro de 2015 • Nº...

20
Ouvidor 31 de Outubro de 2015 • Nº 1048 www.jornalouvidor.com.br Ano 25 Jornal Foto: Bruno Martins SEIS ESCOLAS SERÃO REESTRUTURADAS NA REGIÃO A reorganização escolar determinada pela Secretaria Estadual de Educação vai alterar a rotina em três escolas de Arujá e três em Santa Isabel. Serão transformadas em ciclo único: ensino fundamen- tal do 6º ao 9º ano em uma unidade, do ensino médio em outra. Saiba mais na página 10 Por 19 minutos o idoso fi- cou desmaiado no asfalto quente defronte a Igreja do Rosário, no centro de Santa Isabel. Esse foi o tempo que a viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) levou para se des- locar da base até o local do acidente no início da tarde de terça-feira passada. Aparentemente alcooliza- do o homem não conseguiu subir para o ônibus que, ao arrancar, o derrubou ao chão seguindo o caminho sem per- ceber o acidente. Uma viatura do sistema penitenciário se manteve no local até que so- corristas chegassem. Medicado, o homem per- maneceu na UPA até ser libe- rado no final da tarde. SOBRE O ASFALTO QUENTE Sem Explicações - Apenas um aviso lacônico na por- ta da Faculdade de Arujá informa que as aulas estão suspensas até a segunda ordem. Estudantes temem per- der o ano e os estágios já realizados. Leia na página 9 REFIS – A Prefeitura de Arujá, realizará no próximo sábado dia, 7/11, o Plantão de Atendimento ao REFIS. Os interessados de- vem comparecer no Departa- mento de Execução Fiscal, na rua Raposo Tavares, nº54, no centro de Arujá, ou ligar: (11) 4653-7574. Informe-se! EJA – Jovens de 15 anos, e adultos que não completaram o 5º ano do ensino fundamental (antiga 4º série), tem a chance de se matricular no (EJA). As esco- las com vagas são: E.M. Hermí- nia Araki, no Barreto e a Profº. Dalila Franco Garcia, no centro. Mais informações: (11) 4654- 1288 – 4654-2805. Informe-se! CONCURSO PÚBLICO – As inscrições para o Concurso Pú- blico para Prefeitura de Santa Isabel, continuam até o dia, 29/11. Mais informações: (11) 4656-8700 ou acessar o site: http://santaisabel.sp.gov.br/pm- siportal/. Informe-se! PADARIA ARTESANAL No dia, 04/11, às 16hs, A Prefei- tura de Santa Isabel, convida a todos para Inauguração do Pro- jeto “Padaria Artesanal”. Local: Rua Odival Margarida dos San- tos, nº157, Jd. Eldorado – Santa Isabel. Mais informações: (11) 4656-8700. Participe! AUDIÊNCIA PÚBLICA – A Câmara Municipal de Santa Isa- bel, realizará nos dias, 9/11 e 11/11, a partir das 18hs, audiên- cia pública para discussão do Plano Diretor sobre a Lei Orça- mentária do Munícipio para o ano de 2016. Toda população isabelense está convocada a par- ticipar. Mais informações: (11) 4656-8700. Participe! CAMINHADA CONTRA O CÂNCER Acontece hoje, 31/10, a partir das 08h30, em fren- te à Praça da Bandeira, em Santa Isabel, a 2º Caminhada de Preven- ção ao Câncer de Mama, organi- zada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da 164ª de Santa Isabel e Igaratá. Participe! Abracadabra!!!

Transcript of Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1048.pdfOuvidor Ano 25 31 de Outubro de 2015 • Nº...

Ouvidor31 de Outubro de 2015 • Nº 1048 www.jornalouvidor.com.brAno 25

Jornal

Foto

: Bru

no M

artin

s

SEIS ESCOLAS SERÃOREESTRUTURADAS NA REGIÃOA reorganização escolar determinada pela Secretaria Estadual de Educação vai alterar a rotina em três escolas de Arujá e três em Santa Isabel. Serão transformadas em ciclo único: ensino fundamen-

tal do 6º ao 9º ano em uma unidade, do ensino médio em outra. Saiba mais na página 10

Por 19 minutos o idoso fi-cou desmaiado no asfalto quente defronte a Igreja do Rosário, no centro de Santa Isabel. Esse foi o tempo que a viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) levou para se des-locar da base até o local do acidente no início da tarde de terça-feira passada.

Aparentemente alcooliza-do o homem não conseguiu subir para o ônibus que, ao arrancar, o derrubou ao chão seguindo o caminho sem per-ceber o acidente. Uma viatura do sistema penitenciário se manteve no local até que so-corristas chegassem.

Medicado, o homem per-maneceu na UPA até ser libe-rado no final da tarde.

SOBRE O ASFALTO QUENTE

Sem Explicações - Apenas um aviso lacônico na por-ta da Faculdade de Arujá informa que as aulas estão

suspensas até a segunda ordem. Estudantes temem per-der o ano e os estágios já realizados. Leia na página 9

REFIS – A Prefeitura de Arujá, realizará no próximo sábado dia, 7/11, o Plantão de Atendimento ao REFIS. Os interessados de-vem comparecer no Departa-mento de Execução Fiscal, na rua Raposo Tavares, nº54, no centro de Arujá, ou ligar: (11) 4653-7574. Informe-se! EJA – Jovens de 15 anos, e adultos que não completaram o 5º ano do ensino fundamental (antiga 4º série), tem a chance de se matricular no (EJA). As esco-las com vagas são: E.M. Hermí-nia Araki, no Barreto e a Profº. Dalila Franco Garcia, no centro. Mais informações: (11) 4654-1288 – 4654-2805. Informe-se!CONCURSO PÚBLICO – As inscrições para o Concurso Pú-blico para Prefeitura de Santa Isabel, continuam até o dia, 29/11. Mais informações: (11) 4656-8700 ou acessar o site: http://santaisabel.sp.gov.br/pm-siportal/. Informe-se!PADARIA ARTESANAL – No dia, 04/11, às 16hs, A Prefei-tura de Santa Isabel, convida a todos para Inauguração do Pro-jeto “Padaria Artesanal”. Local: Rua Odival Margarida dos San-tos, nº157, Jd. Eldorado – Santa Isabel. Mais informações: (11) 4656-8700. Participe!AUDIÊNCIA PÚBLICA – A Câmara Municipal de Santa Isa-bel, realizará nos dias, 9/11 e 11/11, a partir das 18hs, audiên-cia pública para discussão do Plano Diretor sobre a Lei Orça-mentária do Munícipio para o ano de 2016. Toda população isabelense está convocada a par-ticipar. Mais informações: (11) 4656-8700. Participe!CAMINHADA CONTRA O CÂNCER – Acontece hoje, 31/10, a partir das 08h30, em fren-te à Praça da Bandeira, em Santa Isabel, a 2º Caminhada de Preven-ção ao Câncer de Mama, organi-zada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da 164ª de Santa Isabel e Igaratá. Participe!

Abracadabra!!!

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

NO PÉ DO OUVIDO! EditorialRoberto Drumond

ELEIÇÕES - Há pouco menos de 01 ano das elei-ções municipais, o cenário político de Igaratá começa a se definir. Na oposição, o nome de consenso para a disputa do cargo de prefeito é o do advogado Dr. Cel-so Palau, do PSDB, que deve ainda ter o apoio de DEM, PSD, PTB e PV. ELEIÇÕES 2 - Para a vaga de vice, entre o pessoal que milita na política, despontam os nomes da ex--vereadora Nedi Prianti, dos vereadores Benjamin e Jair. Já entre o pessoal que não está diretamente liga-do à política, surgem os nomes dos empresários Lui-zinho Barbosa, Claudio Prianti e Joel Rosa. Haveria ainda a possibilidade de uma composição política com o PP, tendo o vereador Nilton César como candi-dato a vice da chapa. ELEIÇÕES 3 - Como novidade, a pré-candidatura do também advogado Fabio Zica pelo PSB passou a ser realmente uma possibilidade. Com isto, Igaratá pode voltar a ter mais de dois candidatos ao cargo de Prefei-to na mesma eleição, o que não ocorria desde 2.004.CONTINUAÇÃO - Semana passada aconteceu uma reunião de apoiadores do atual Prefeito Elzo para tratar do assunto sucessão. Vazou da reunião que o candida-to da situação à Prefeito deve ser mesmo o atual vice, Arizinho, que mudou do PDT para o PR. CONTINUAÇÃO 2 - Isto tudo depois do teatrinho que ele fez, com declarações públicas no jornal oficial de que havia desistido de uma eventual candidatura. Tudo blá, blá, blá e faz de conta. Faltou alguém avisar que política é coisa séria. E como vice deve ficar entre os vereadores Gilmar ou Nilton César, segundo as mesmas fontes.LEGISLATIVO - Para a Câmara, deve haver um novo recorde de candidatos ao cargo de vereador. A estimativa é que seja ultrapassada a quantia de 90 candidatos.MENTIRA - Rebatendo a denúncia de que o maqui-nário da Prefeitura está em péssimas condições de con-servação, o jornal oficial publicou uma foto de máqui-nas e caminhões perfilados no pátio. Só não mostrou que as fotos são antigas. Se fizer hoje, o maquinário vai sair “feio na foto”.TORCIDA - Nos corredores da Prefeitura, os assesso-res diretos do Prefeito Elzo não escondem que hoje, os objetivos da atual gestão são dois. O primeiro é torcer para que as obras de transposição entre as Represas Jaguari e Atibainha comecem o quanto antes para que entre logo no cofre o dinheiro do ISS. Sem essa verba extra, o comentário é de que o Prefeito dificilmente consegue terminar o mandato com as contas em dia.

TORCIDA 2 - O segundo é empurrar com a barriga, do jeito que der, para cair no colo da próxima gestão em 2.017, a conta exorbitante para os cofres públicos de R$ 5.534.539,90 (cinco milhões, quinhentos e trinta e quatro mil, quinhentos e trinta e nove reais e noventa centavos), determinada pela Justiça do Tra-balho referente as férias pagas fora do prazo para os servidores municipais.MONSTRO - E olha que esse débito monstro é fruto da atual gestão de Igaratá, que conseguiu a suma pro-eza da incompetência ao arrumar uma conta exorbi-tante para os cofres públicos de R$ 5.534.539,90 por-que foi incapaz de pagar corretamente as férias dos servidores municipais.APROVADAS – O Tribunal de Contas aprovou as contas do exercício de 2.013 do Prefeito Elzo. Mas nem tudo foram flores para o Prefeito. Ao mesmo tem-po, o Tribunal determinou a abertura de processo espe-cífico para analisar a Concorrência Pública nº 01/2013, que é contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de transporte de alunos da rede de ensino do Município. MAS... - Também determinou a abertura de autos apartados para cuidar das “Horas Extras Habituais e a Comissionados”.MÉDICO NO FRONT – O conhecido cirurgião vas-cular Martino José Piatto assumiu essa semana a presi-dência do PSC (Partido Social Cristão) de Arujá. É a primeira investida do médico no universo das disputas políticas. Ele nega que se habilitará a algum cargo ele-tivo, mas admite que tem algumas paixões.MÉDICO NO FRONT 2 – Na última quinta-feira ele se reuniu com amigos e correligionários em seu con-sultório em Santa Isabel. Entre os presentes o vereador Márcio Oliveira (PRB) garimpando apoio a uma even-tual candidatura a prefeito de Arujá. Presente também ao encontro da pré candidata à prefeitura de Santa Isa-bel, Fábia Rosseti (PRB).ESQUECIDOS – Moradores da rua Santo Antonio, no Ouro Fino, zona rural de Santa Isabel, estão revol-tados com o prefeito Padre Gabriel Bina. Eles dizem que desde que foi eleito o Prefeito nunca mais apare-ceu por lá onde, inclusive, residem parentes de alguns de seus assessores. Eles reclamam principalmente da condição da rua onde está impossível de trafegar até mesmo à pé.CONDENADO – O vereador Odilon Fernandes foi condenado a pagar R$ 15.000,00 de indenização por danos morais ao ex-vereador Paulinho Investigador. Ainda cabe recurso. Nessa semana haverá uma nova audiência para julgar outra ação de danos movida pelo mesmo Paulinho Investigador. Odilon está impedido de mencionar o nome do ex vereador em sua coluna.

ENTRE OS PIORESO Brasil aparece entre os cinco piores em um ranking

de 64 países que mede as perspectivas econômicas para os jovens abaixo de 25 anos de idade. O índice “ Youthocono-mis” usa 59 indicadores coletados de organizações interna-cionais como o Banco Mundial, a Unesco e a OCDE para medir dados como saúde, oportunidades de educação, aces-so a emprego, participação política, otimismo, entre outros.

O Brasil fica em 60ª lugar, seguido por Uganda, Mali, África e Costa do Marfim. No ranking específico sobre perspectiva para jovens, o país cai para 63º lugar. Porém, no quesito “otimismo entre os jovens”, o Brasil sobe para 32ª posição. No quesito “finanças públicas”, o Brasil é o pior colocado, precedido de Japão, EUA, Bélgica e Coreia do Sul. “Eles têm grandes responsabilidades, e suas popu-lações sofrem declínio”, diz o relatório.

Na América do Sul, o mais bem colocado é o Chile, em 24ª posição, enquanto a Argentina fica em 43º. Os EUA ficam em 13º lugar, atrás de Nova Zelândia, Canadá e ou-tros. No quesito “oportunidades econômicas”, a China é número 1. Segundo o criador do índice, o sucesso de um país depende de dois fatores: se ele está disposto a se transformar para atrair jovens e se tem capacidade econô-mica de fazê-lo.

Obtive essas informações no site do UOL e decidi compartilhar com os leitores para refletirmos um pouco sobre a questão da juventude em cidades como as que es-colhemos para viver.

Se a realidade do país é essa que podemos dizer se apli-carmos os mesmos indicadores no interior do Brasil? Será possível fazer um ranking semelhante ouvindo a popula-ção jovem do país? Naturalmente que sim, mas não é pre-ciso pesquisar muito. Basta uma avaliação da ocupação de nossos jovens para perceber que, no universo em que vi-vemos estamos muito mal localizados.

Uma substancial parte da população jovem de nossas cidades está se alienando cada dia mais. Mergulha nas re-des sociais como se ela fosse a tábua de salvação de suas vidas, como se ali pudesse encontrar todas as respostas sem submetê-las a uma análise crítica. Descrê da socieda-de e das instituições ao perceber que governantes pouco fazem para alterar o cenário no qual vivem, quando não se locupletam destruindo todos os valores nos quais se baseia a organização social, em especial a família.

Quando não se refugia nas drogas busca alternativa que lhe apague as angustias como o álcool, sexo e o risco de outras formas. Fogem da responsabilidade e do com-prometimento como se fosse, não instrumentos de sua evolução, mas grilhões.

Claro e felizmente que existem exceções, mas é cada vez menor o número daqueles jovens que canalizam suas energias para se transformar em lideranças capazes de re-orientar o caminho a ser seguido pela juventude. Seremos capazes de mudar isso?

6 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

AN

UN

CIE

: 4656-2

333

JOR

NA

L O

UV

IDO

REDITAL DE PROCLAMAS

Viviane Nagai dos Santos, Oficial Designada. Registrador do Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito sede do município e comarca de Santa Isabel, Estado de São Paulo, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

BRUNO CESAR FERREIRA e NATALIA STÉFANI VICENTE SILVA, ambos brasileiros, soltei-ros, naturais desta cidade, ele filho de Daniel da Silva Ferreira e de Helena de Sousa Ferreira, e ela filha de Ednildo José da Silva e de Rilda Vicente, residentes e domiciliados nesta cidade à Estrada do Monte Negro, KM 05 – Bairro Monte NegroCLÓVIS DE ALMEIDA e NEIVA FERNANDES DE SOUZA, ambos brasileiros, divorciados, ele natural de Mogi das Cruzes – SP, filho de José Maria de Almeida e de Maria José Silva de Almeida, e ela natural desta cidade, filha de Silviano Fernandes de Souza e de Maria Pereira Silva de Souza, resi-dentes e domiciliados nesta cidade à Rua Prefeito José Basílio de Alvarenga, nº240 – Bairro Jardim Monte SerratWILLIAM DE OLIVEIRA e LUCIANA RODIRGUES KUSTER, ambos brasileiros, ele solteiro, natural de Igaratá – SP, filho de Antonio de Oliveira Filho e de Joaquina de Oliveira, e ela divorciada, natural desta cidade, filha de Celio Bernardo Rodrigues Kuster e de Beatriz Domingues Kuster, residen-tes e domiciliados nesta cidade à Rua 10 de Julho, nº182 – Vila GumercindoLUIZ HENRIQUE CANDIDO e KÁTIA TEREZA DOS SANTOS, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá – SP, filho de Bernadete de Lourdes Candido, e ela natural de Guarulhos – SP, filha de Aparecida Tereza dos Santos, residentes e domiciliados nesta cidade à Rua Prefeito José Basilio de Al-varenga, nº955 – Bairro BrotasLUIZ EDUARDO BITTENCOURT SOUZA e ROSELI BATISTA, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Lorena – SP, filho de Eduardo Valerio de Souza e de Luiza de Marilac Bittencourt Souza, e ela natural de Junqueirópolis – SP, filha de Olidio Batista e de Idelzuite Braga Batista, residentes e do-miciliados nesta cidade à Rua Ariovaldo Saul, nº151 casa 2 – Bairro Monte SerratOZORIO NUNES BERNARDES e ALINE AUGUSTO PIRES, ambos brasileiros, solteiros, natu-rais desta cidade, ele filho de Jovino Nunes Bernardes e de Marialva Laurentina Bernardes, e ela filha de Lazaro Aparecido Pires e de Rosimar Augusto, residentes e domiciliados nesta cidade à Rua Japão, nº690 – Vila Guilherme MICHEL MELO DE SOUZA e LIA MACHADO, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de Arujá – SP, filho de Francisco Ferreira de Souza e de Daliria de Melo Souza, e ela natural desta cidade, filha de Antonio Rodrigues Machado e de Nadir de Paula Machado, residentes e domiciliados nesta cidade à Rua Presidente Vargas, nº81 – Bairro CruzeiroGUILHERME ANASTACIO e EDUARDA REGINA MARIA PEREIRA, ambos brasileiros, sol-teiros, ele natural de Osasco – SP, filho de Ademir Anastacio e de Maria Quiteria Vicente, residente e domiciliado na Rua Luiz Henrique de Oliveira, nº94 – Bairro São Pedro – Osasco - SP, e ela natural desta cidade, filha de José Candido Pereira e de Maria José Pereira, residente e domiciliada nesta cidade à Rua São Joaquim, nº164 – Bairro Ouro Fino DANIEL FERREIRA e THAÍZA ANTUNES BRUSTOLIN SOARES, ambos brasileiros, solteiros, ele natural de São Paulo – SP, filho de Batista Ferreira e de Eliane Ribeiro da Silva, residente e domici-liado nesta cidade na Rodovia Joaquim Simão, KM 68 – Bairro Varadouro, e ela natural de Jacareí – SP, filha de Gerson Orlando Brustolin Soares e de Rogéria de Oliveira Antunes, residente e domiciliada na Rua Guanabara, nº97 – Bairro Jardim Planalto – Arujá - SP

ANDRÉIA MOREIRA, 44 anos, natural

desta cidadePAULINO DE OLIVEIRA, 94 anos, natural de ArujáODAIR MARIANO DE ALMEIDA, 64 anos, na-tural de Junqueira

Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015 7

PARQUE ECOLÓGICOABANDONADO

O parque Ecológico da Gru-ta, em Igaratá, inaugurado em 2010 se transformou em um ce-nário de abandono. Construções irregulares na rua logo acima do espaço , canalizaram esgoto e águas pluviais para o meio das árvores provocando erosão e mau cheiro, propagando a pre-sença de insetos e roedores que atraem cobras, oferecendo risco à população.

O projeto de transformar a mata em um Parque Ecológico chegou a ser saudado como um avanço ambiental para a cidade. Estudantes percorreram trilhas entre árvores centenárias vis-lumbrando aves e pequenos ani-mais que se abrigavam nas tocas e junto às nascentes.

A chamada “Gruta” propria-mente era uma construção data-da do início da ocupação da nova cidade de Igaratá que devotos de Nossa senhora de Lourdes cons-truíram de alvenaria e pedra em um local onde brotava um fio de água. A idéia era fazer ali um lo-cal de oração, meditação e reco-

lhimento em meio a uma nature-za exuberante

Sucessivas administrações valorizaram o local com a cons-trução de abrigo e até mesmo colocação de pavimento em al-guns pontos de acesso que servia também de passagem em direção a um dos pontos livres de chega-da à represa. Mas nos últimos anos o local foi destinado ao abandono pela administração do atual prefeito Elzo de Souza.

Revoltado com o que viu em sua visita ao local essa semana, o

vereador Benjamim de Lima vai encaminhar ao Prefeito um ofi-cio solicitando providencias. Para ele é uma falta de respeito com a população devota que hoje teme em freqüentar o lugar devido ao completo abandono. – A mata fechou até mesmo a via de acesso. Nem mesmo o cami-nho que levava à represa atual-mente pode ser usado. Já perde-mos o acesso que a cidade tinha ao local onde ficava a cidade velha e agora perdemos mais uma local de história e devoção!

NEGATIVISMO SOCIAL

A situação por que passam o Brasil e, em menor escala, as cidades, tem ge-rado um estado de espírito coletivo na população que se assemelha a uma de-pressão social. Há um negativismo, uma tendência a ver em tudo o lado ruim, que faz com que as boas coisas sejam igno-radas, propositalmente ou não.

Qualquer pessoa com o mínimo de informação sobre a situa-ção mundial sabe que a queda da atividade econômica global de-corre da situação da China. Com a redução das atividades nesse país, despencaram o preço das commodities, ou seja, dos produ-tos primários como minério de ferro, petróleo e produtos agríco-las. Tal quadro abalou profundamente os fundamentos das econo-mias como a do Brasil, que não tem uma indústria desenvolvida e é dependente daqueles produtos.

A par disso, enfrentamos a maior crise política da história, decorrente tanto de uma divisão do eleitorado - como verifica-do na última eleição presidencial - como também dos fatos de-lituosos praticados contra a administração, que estão sendo objeto de vários processos criminais e parecem nunca chegar ao fim. Isto sem falar no aspecto climático, com uma seca que é a pior em oitenta anos e afeta tanto o abastecimento de água como a geração de energia elétrica.

E esse quadro chegou também aos municípios, em especial a Santa Isabel. O que se verifica neste período pré-eleitoral é uma crítica constante a tudo que é feito –e que parece até estar sendo orquestrada. Mas é preciso entender que a crise chegou a todos. A queda da arrecadação do governo federal afeta estados e municí-pios, que dependem do repasse das verbas que lhes cabem. E mesmo assim a administração do prefeito Padre Gabriel tem con-seguido manter em dia os compromissos mais prioritários.

A cidade de Santa Isabel está caminhando, dentro do quadro de falta de recursos. Mas todos os serviços públicos têm sido prestados com regularidade. A educação pública é uma das me-lhores do estado, graças à dedicação de servidores e professores. E isso há muito tempo. Na área da saúde os esforços são visíveis e embora a população, dentro desse espírito negativista, só recla-me, também é uma das melhores da região. Acaso a festejada ci-dade de Arujá tem um hospital que atende as classes menos favo-recidas através do SUS?

E também é crédito da administração do prefeito Padre Ga-briel a regularização dos documentos de mais de três mil imóveis, trabalho este que se deve à participação da Secretária Sandra Iga-rasi e do competente Oficial do Registro de Imóveis Tarcisio Weising. É um sonho de décadas que está sendo realizado!

Será que não chegou a hora de perguntarmos o que nós esta-mos fazendo pela cidade?

LUÍS CARLOS CORRÊA LEITE

TROCA DE CORDÕESPrestigiados por mais de 300 pes-

soas entre amigos, familiares e atletas de diversos município do Vale do Pa-raíba e Alto Tietê, 30 alunos da Esco-la de Capoeira Beija Flôr trocaram seus cordões no domingo passado, sob o comando do Mestre Benjamim e do Instrutor Guerreiro.

O evento realizado na Escola Co-ronel Benedito Ramos Arantes, em Igaratá, recebeu o apoio da coordena-dora do programa Escola da Família, profa. Anete, para quem eventos como esse validam a iniciativa de va-lorizar o esporte e as tradições.

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

UM NOVEMBRO PARA A SAÚDE DOS HOMENS

Depois do “Outubro Rosa”, que trabalhou exclusivamente a prevenção e combate a doenças que atingem mulheres, as secre-tarias de Saúde de Arujá e Santa Isabel se preparam agora para o “Novembro Azul”. Um mês in-teiro direcionado a saúde do ho-mem com foco em temas como câncer de próstata, prevenção de doenças sexualmente trans-missíveis (DST), além de testes rápidos para HIV e Sífilis.

Em Santa Isabel a campa-nha tem até nome: “Me respei-to por isso me cuido”. A cidade registrou nos últimos dez anos, 13 óbitos em decorrência do câncer de próstata. Os postos de saúde ficarão abertas nos sá-bados e oferecerão ações per-manentes de prevenção como coleta de sangue para realiza-

ção do exame PSA, que possi-bilita a identificação de altera-ção na próstata.

As Estratégias e Saúde da Família (ESF’s) Vila Nova, Vila Guilherme, Novo Éden e a Unidade Básica de Saúde (UBS II), Av. Brasil, ficarão abertas no sábado (07/11). Apenas a

UBS III, bairro Monte Negro será aberta no sábado (14/11). As ESF’s do Jd. Eldorado, Ca-choeira, Ouro Fino e UBS I, bairro Brotas, serão abertas no sábado (28/11). As unidades funcionarão das 8h às 17h.Saúde do homem em Arujá

A secretaria de Saúde de

Arujá e Santa Isabel se preparam para as atividades especificas da saúde do homem neste mês de novembro

O CÂNCER E O RECOMEÇORoseli é uma das 50 mil mulheres que são vítimas do câncer de mama por ano em todo o Brasil. Ela perdeu o seio,

mas continua viva e dá conselhos de como vencer essa doença dia após dia

“Se você passa pelo câncer, mais do que vencer a morte, você fica mais forte”, quem fala com conhecimento de causa é Roseli Aparecida dos Santos. Com 56 anos completados ontem (30/10), Roseli viveu os úl-timos três anos a dor de duas perdas. Uma provoca-da pela vida que lhe tirou, de forma repentina, a filha Elaine Cristina Simão Lo-pes aos 31 anos, após dar à luz em fevereiro de 2013. Neste mesmo período, Roseli en-frentava a recém descoberta de um câncer. A segunda perda, des-sa vez física, foi a retirada obriga-tória do seio direito.

Foi na família, composta hoje pelo marido Milton Paulo Si-mão, 57, e nos dois filhos (32 e12 anos), que Roseli encontrou forças para continuar. O nódulo no seio foi descoberto em 2012, por ela mesma, quando em casa ao trocar de roupa, tocou a mama e sentiu um pequeno caroço: “Eu sempre fiz um acompanhamento médico antes mesmo de desco-brir o câncer, pois acho impor-

tante estarmos sempre atentas. Essa é uma doença silenciosa que, se tratada rápido, garante maior recuperação”, diz.

As opções de cirurgia para o tumor de mama são o quadran-

tectomia, que retira apenas par-te da mama onde está o caroço, ou a mastectomia, retirada total do órgão. Roseli passou pelas duas. A primeira em março de 2013, retirou apenas o nódulo, dois meses depois, sem escolha, voltou a mesa de cirurgia para a retirada total do órgão, que mais do que sinônimo de vaidade na vida de uma mulher, é respon-sável pela nutrição e amamenta-ção dos filhos.

“É impossível dizer que a mulher será forte e não vai se-quer pensar em depressão, são altos e baixos que por hora te

deixam tristes e no meu caso, a perda da minha filha foi ainda mais agressiva. Quando as lem-branças apertam o coração você não consegue conter as lágri-mas”, revela. Roseli, que duran-

te toda a vida foi comer-ciante, trabalhando ao lado do marido, teve que buscar outra forma de renda, pois o tratamento a impossibili-tou de trabalhar fora de casa, foi no artesanato que ela conseguiu a distração que precisava para vencer a depressão. Hoje ela con-

fecciona chinelos e já conseguiu uma boa clientela que sempre faz encomendas com ela.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que só em 2015, mais de 57 mil casos de câncer de mama foram regis-trados em todo o país. A doença atinge também homens, porém são raros, representando apenas 1% dos casos novos. Considera-da uma das mais comuns causas de morte entre mulheres, com idade entre 35 e 50 anos, o cân-cer de mama ainda mata cerca de 14 mil pessoas por ano no país.

Roseli há três anos realiza o

tratamento obrigatório após a retirada da mama: “São cinco anos de acompanhamento médi-co que faço para evitar que ou-tros nódulos surjam”, explica. Para ela campanhas como o “Outubro Rosa” realizado pelas secretarias Municipais de Saúde são importantíssimas não só para o trabalho de prevenção como também para reforçar o tratamento de pacientes com ca-sos positivos da doença: “Toda a campanha que alerta as mu-

lheres para o cuidado a se tomar com o próprio corpo é ótima. A mulher se sente mais segura e saberá onde buscar ajuda quan-do for possível”, diz.

As secretarias de Saúde de Arujá, Santa Isabel e Igaratá, não fizeram o fechamento da campanha Outubro Rosa, mas continuam com as atividades ex-clusivas para a saúde da mulher. Além do exame de mamografia, teste de HIV e Sífilis são oferta-dos nas unidades de saúde.

Roseli conseguiu no artesanato driblar a depressão e hoje, obtém uma renda familiar extra com a decoração de chinelos.

“O câncer não me venceu”, diz.

57 mil casos de câncer de mama foram registrados no Brasil em 2015. Considerada uma das

mais comuns causas de morte en-tre mulheres com idade entre 35 e 50 anos, a doença mata cerca

de 14 mil pessoas por ano.

Bruno [email protected]

Foto: Bruno Martins

Arujá realiza ações nas unida-des de saúde do município. Haverá palestras sobre doen-ças que atingem os homes, planejamento familiar e pre-venção de DST: “A população masculina acima de 40 anos poderá fazer exame de PSA nas unidades de saúde ou se

necessário agendar consulta. As UBS’s Jd. Real, Nova

Arujá, Barreto, Mirante, Jd. Emília, o Centro de Especiali-dades Médicas, o Centro de Saúde II e o Ambulatório da Saúde Mental serão as unida-des que ofertarão palestras du-rante todo o mês.

Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015 9

ALUNOS DA FACULDADE FECHADABUSCAM APOIO NO LEGISLATIVO

Faculdade fecha as portas por tempo indeterminado e alunos temem perder o semestre, e estágios

Enquanto acontecia a seção ordinária na Câmara Municipal de Arujá, na última segunda-feira, 26/10, alunos da Faculda-de de Arujá (FAR), invadiram a reunião com objetivo de reivindicar seus direitos. A instituição fechou as portas por tempo indeterminado deixando dezenas de alu-nos há mais de duas semanas sem aula. A única informação prestada é um papel co-lado na porta principal do prédio expli-cando que a falta de dinheiro para o paga-mento de professores e funcionários é o motivo para suspensão das aulas.

Claudinete Teixeira, 51, cursa o sétimo semestre de pedagogia explica que não re-cebeu nenhum aviso antecipado sobre o suposto fechamento, “na quinta-feira, já se ouvia dizer que os professores entrariam de greve por falta de pagamento e, no dia seguinte, quando os alunos chegaram na faculdade estava tudo fechado, e o pior, é que os ‘mantenedores’ sumiram”, diz.

Para conseguir respostas mais de 40 estudantes se reuniram com o vereador e advogado, doutor Wilson Ferreira (PSB), que encampou o movimento dos alunos: “a nossa expectativa era que FAR voltas-se a funcionar na segunda-feira passada, 26/10, mas infelizmente isso não aconte-ceu”, lamenta o Vereador.

Dr. Wilson prevê reunir até esta se-mana, documentos dos alunos para en-

trar com o processo judicial contra a faculdade,“comprometi-me a ingressar com ação judicial de obrigação de fa-zer”, explica.

O “processo coletivo” será apresenta-do ao Ministério Público e possui caracte-rísticas de crime de estelionato. O docu-mento solicitará que responsáveis pela instituição tomem alguma atitude com relação aos alunos lesados.

Os cursos de administração, pedago-gia e formações de pós-graduação ofere-cidos pela FAR, permanecem parados. O que mais revolta os estudantes da institui-

ção, é o lema de ética e responsabilidade que a própria faculdade não segue.

Ariadna Gomes, 37, cursa o quinto se-mestre de pedagogia pela Faculdade de Arujá, e sua maior preocupação é com o estágio, “se chegar dezembro e a faculda-de não retornar com as aulas, eu e mais as outras estagiárias podemos perder o bene-fício”, explica.

Durante a tarde de ontem, 30/10, os alunos da FAR reuniram-se em frente da universidade para realizar uma passeata em protesto pela paralisação das aulas no centro da cidade .

ESCRITOR AMADOREMBARCA NA

AUTO PUBLICAÇÃOPaulo dos Santos, 66, aposentado e pai

de quatro filhos sendo dois do primeiro ca-samento e dois no segundo, sempre gostou de desafios e quando jovem, se lançou para vida em busca de conhecimento.

Hoje, aposentado e dono de uma cháca-ra na Estrada de Igaratá, Paulo dedica parte do seu tempo a escrever livros. Sua primei-ra obra lançada em 2015, é a prova disso. Com o tema Agressão a Hipocrisia, Paulo trabalhou no livro por quase dois anos e aborda assuntos de tempos arcaicos e do mundo atual, passando pela Política, Filo-sofia e até religiões.

“Passo a maior parte do meu tempo em casa cuidando dos trabalhos manuais. Quando chega à tarde, dedico um pouco de tempo ao segundo livro, mas um horário em que me sinto inspirado para escrever, é de madrugada”, comenta.

Além de escrever, ele guarda consigo uma curiosidade. Sem dinheiro para inves-tir em seu livro e com o alto custo que as gráficas cobram para imprimi-los, ele aprendeu com o tempo passo a passo de como fazer a parte mais difícil, geralmente feita por gráficas, ou seja, além de escrever ele desenvolveu a prática de encadernar, isto é, é ele quem dá forma a sua obra cha-mada hoje de artesanal.

Paulo ainda destaca que não produziu o livro pensando em fontes de renda, mas sim em transmitir para sociedade conhecimen-tos gerais sobre cada tema abordado nele.

Hoje, Paulo percorre bancas de revistas e livrarias oferecendo os exemplares já pro-duzidos e revela que vai continuar no proje-to de sua vida: escrever.

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

GUIA TURÍSTICODE SANTA ISABEL

O publicitário Mauro Morini se prepara para lançar, já em dezembro, a segunda edição do Guia Turístico de Santa Isabel. A primeira versão impressa em 2008 se tornou uma peça de coleção das pessoas que reconhecem o potencial turístico de Santa Isabel e significou a primeira e ousa-da iniciativa de incluir o município nos ro-teiros turísticos do Estado.

Conhecido por sua dedicação ao desen-volvimento do turismo em Santa Isabel, Morini foi por sua vez, presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turis-mo) e um dos grandes incentivadores do turismo rural no município. Em sua pro-priedade, no bairro da Bela Vista próximo ao km 55, construiu o Museu da Casa Ru-ral, onde seu precioso acervo que mostra como era a vida no campo antes do adven-to da energia elétrica, convive com um res-taurante de especialidades da roça.

O Guia Turístico de Santa Isabel, ver-são 2015/2016, terá a mesma quantidade de páginas falando da história da cidade, seus locais mais atrativos como cachoei-ras e trilhas e os recursos disponíveis de apoio ao turismo. No centro do folheto um mapa ilustrado pelo designer Sandro

Camargo mostra o município sob uma perspectiva inédita.

Nessa semana Morini estará procu-rando os empresários do setor de turismo para que participem da nova edição do Guia que trará, além dos usuais restau-rantes e pesqueiros, pousadas, hotéis e outros serviços voltados à indústria que mais cresce no país.

MAIS DE MIL ALUNOS TERÃO QUE MUDAR DE ESCOLA

Com a política de reorganização esco-lar implantada pelo governo do Estado de São Paulo, seis escolas em Arujá e Santa Isabel sofrerão adequações e passarão a atender estudantes de apenas um ciclo de ensino. Igaratá e Guararema não foram atingidas pelas mudanças. Cerca de mil alunos, nos dois municípios, terão que mudar de escola.

A partir de janeiro de 2016, as escolas estaduais Profª Maria dos Santos Bairão, Profª Gabriela Freire Lobo e o Major Gui-lhermino Mendes de Andrade serão de ci-clo único. Gabriela que possui dez salas de aula e o Major com oito, ficarão com estu-dantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, enquanto o Bairão, que possui 13 sa-las de aula, atenderá apenas estudantes do ensino médio 1º ao 3º colegial. As outras seis escolas estaduais do município conti-nuam a atender os dois ciclos.

Arujá que possui 12 escolas estaduais, terá três unidades afetadas pela mudança. Profº Esli Garcia Diniz, com 18 salas de aula receberá apenas o ensino médio e as escolas Dr. Rene de Oliveira Barbosa e Dr. Washington Luiz Pereira de Souza, ambas com 15 e 16 salas de aula, atenderão os es-tudantes do ensino fundamental.

Nas cidades do Alto Tietê, 33 escolas ficarão focadas em apenas uma faixa etá-ria de estudantes. Em todo o Estado este número é de 754 unidades. Além dos alunos, alguns professores também terão que mudar de escola, porém este ainda é um número indefinido. A E.E. Coronel Benedito Ramos Arantes, em Igaratá e as seis escolas de Guararema permanecem com dois ciclos.

No próximo dia 14 de novembro, as escolas atingidas pela mudança farão uma reunião com pais, alunos e profes-sores para explicar a reorganização das unidades.

A reorganização escolar do governo do Estado, não fecha-rá nenhuma escola em Arujá e Santa Isabel, em contrapar-tida mais de mil estudantes terão que mudar de unidade

Bruno [email protected]

Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015 11

DISPUTA DE SOM ATRAPALHA CANDIDATOS DO ENEM

Mais do que estudar um ano inteiro, chegar com 15 ou 30 minutos de antecipa-ção, levar os documentos e materiais ne-cessários para se evitar contratempos, fa-zer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer acima de tudo con-centração e foi isso que os candidatos que prestaram o exame na Escola Estadual Profª Maria das Graças Sales de Oliveira, bairro Brotas em Santa Isabel, não tive-ram. Um evento de disputa de som e exibi-ção de carros que ocorreu no pátio de ôni-bus no mesmo dia e horário da prova, atrapalhou os alunos. A Polícia Militar foi acionada, um boletim de ocorrência foi re-gistrado, mas o evento que começou as 9h terminou as 19h, os organizadores tinham autorização da prefeitura.

Sirlei Ferreira da Silva foi uma das can-didatas que estava na escola no momento da prova. Ela declara que as janelas das oitos salas utilizadas pelos estudantes no momento do exame, tremiam devido ao barulho dos carros: “Passamos o ano intei-ro estudando, nos esforçamos ao máximo, para termos um bom desempenho na hora da prova para obter um acesso as universi-dades e bem no dia do exame a Prefeitura autoriza um evento como este. Isso é um desrespeito para com os estudantes. Fomos prejudicados”, lamenta. Sirlei irá protoco-

lar sua denúncia junto ao Instituto Nacio-nal de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), solicitando uma segunda oportunidade.

A direção da Escola lamenta o ocorrido e diz que realizou quatro chamados a PM: “Estávamos com oito salas cheias de alunos que fariam a prova, mal conseguíamos ou-vir o que a coordenadora do Enem falava. Na cozinha, as tampas das panelas tre-miam”, recorda.

O 1º Tenente do Pelotão da Polícia Mili-tar de Santa Isabel, Ronildo Lopes esclarece que em casos onde os organizadores pos-suem autorização para a realização de even-tos desta natureza, a PM não pode impedir: “Fomos acionados pela escola e solicitamos aos organizadores que baixassem um pouco o som e foi o que fizeram, mas acredito que ainda assim muitos não conseguiram se concentrar. O que a meu ver ocorreu foi um erro em autorizarem uma disputa de som sem levar em consideração que haveria uma prova importante nas imediações”, salienta.

Em nota a assessoria de imprensa da Prefeitura informou, que o evento já esta-va programado no pátio de ônibus: “E in-felizmente coincidiu com o dia do Enem, porém quando receberam a reclamação sobre o som alto os organizadores do evento baixaram”, finaliza.

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

CELEBRAÇÕES E HOMENAGENS NO DIA DE FINADOSOs cemitérios de Santa Isabel, Arujá e Igaratá se preparam para receber familiares

que visitarão seus entes queridos na segunda-feira de finadosArujá, Santa Isabel e Igaratá

se preparam para a celebração do Dia dos Finados que ocorre na segunda-feira, 02. Nesta semana, muitos familiares estiveram nos cemitérios da região limparam, pintaram e enfeitaram os túmulos com flores. Mesmo com toda or-ganização e limpeza feita pelas próprias prefeituras, alguns fami-liares se queixam da falta de se-gurança em cemitérios como o Brotas, em Santa Isabel, que constantemente está na mira de vândalos e usuários de drogas.

Considerado o maior cemité-rio de Santa Isabel, o Brotas pos-sui cerca de 16.800 sepulturas. Nesta semana, funcionários do setor de obras da prefeitura pin-taram a fachada e realizaram re-paros no antigo necrotério que hoje serve de abrigo em dias de chuva para familiares. Neste ponto, apenas um banheiro per-manece a disposição do público; o outro, há meses foi fechado pela prefeitura e é utilizado para guardar ferramentas. Em alguns

pontos ainda é possível se deparar com restos de entulho e inserví-veis oriundos dos reparos realiza-dos no local, tanto pela prefeitura quanto pelos familiares.

“É difícil conseguir manter o banheiro limpo aqui, porque nin-guém consegue ter o controle das pessoas que entram nele, e na maioria das vezes são vândalos que acabam quebrando e sujando o espaço. Na semana passada uma senhora que veio de São Paulo queria usar o banheiro e não conseguiu devido a sujeira”, diz um funcionário do cemitério que prefere não se identificar.

Com medo de se identificar, um morador que na terça-feira, 27, construía um túmulo na se-pultura de seus familiares, la-menta ainda o desrespeito cons-tante de pessoas que comercializam e usam drogas no Brotas: “Eu moro aqui perto e sempre vejo usuários que entram e escondem droga dentro dos tú-mulos, isso é uma falta de res-peito. Precisamos de uma segu-

rança mais rígida”, alerta. Tanto o municipal quanto os

particulares Santíssimo e São Be-nedito ficarão abertos, nesta se-gunda-feira, aos visitantes das 7h às 18h. É previsto que cerca de quatro mil pessoas passem pelos três cemitérios de Santa Isabel.

Finados aos ArujaensesEm Arujá a administração do

cemitério municipal da cidade, prevê receber cerca de cinco mil pessoas no Dia de Finados.

Para receber os familiares, funcionários da área de limpeza e manutenção da Prefeitura, reali-zaram alguns reparos no local nesta semana. A capela passou por uma revitalização e na segun-da-feira estará pronta para a cele-bração da missa.

“É necessário que os familia-res que forem limpar os mauso-léus tragam, no lugar das man-gueiras, apenas baldes, panos e os produtos para higienização”, ressalta a administração. O horá-rio de funcionamento do velório e do cemitério municipal será

das 7hs às 17hs.Celebração aos Finados

A paróquia de Santa Isabel re-alizará uma missa na Capela do Brotas às 8h e às 19h haverá uma celebração na igreja Matriz, cen-tro da cidade. A paróquia Nossa Senhora Aparecida celebrará às 9h um culto na capela do cemité-rio São Benedito.

Em Arujá a paróquia Senhor Bom Jesus, centro, conduzirá a missa no cemitério municipal às 8h e a noite às 19h na pró-pria igreja.

O cemitério municipal de Iga-ratá funcionará das 8h às 17h e a paróquia Nossa Senhora do Pa-trocínio celebrará uma missa no local a partir das 10h.

Cemitério Municipal Brotas possui atualmente 16.800 sepulturas, apesar da manutenção realizada pela Prefeitura, familiares lamentam a falta de

segurança que impera no local

Foto: Bruno Martins

Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015 13

ABANDONO DO JARDIM ELDORADODEIXA LUIZÃO INDIGNADO

Acompanhado de al-guns moradores o vereador Luizão Arquiteto cobra ações imediata da secreta-ria de serviços municipais.

No último dia 24/10, o vereador Luizão Arquite-to foi atender a uma soli-citação de uma parcela considerável de morado-res do bairro Jardim El-dorado que clama por melhorias nas vias de acesso a suas casas, a maioria em estado deplo-rável de conservação.

Na Rua Maria Pituba um grande buraco difi-culta a passagem de veí-culos e pessoas especial-mente em dias de chuva: “Há um ano conversei com o Prefeito que ga-rantiu mandar a equipe responsável para resolver este problema, e nada foi feito”, lembrou Luiz.

Os moradores da Rua Ismael Correia enfrentam

situação parecida. “O servi-ço de manutenção é sim-ples, nos sentimos abando-nados. Acredito que os casos de emergência sejam as prioridades da Prefeitura, mas infelizmente não é o que acontece”, lamentou uma das moradoras.

O vereador Luizão afir-mou que se o Secretário en-caminhasse a equipe e al-guns maquinários para realizar o serviço de manu-tenção e conservação no mí-nimo três vezes ao ano nes-sas ruas muitos problemas seriam evitados e os mora-dores teriam dignidade ao sair e entrar em suas casas. “Não estou pedindo muito, apenas que o prefeito realize as manutenções básicas ne-cessárias, que garanta quali-dade de vida a seu povo, e resolva esses problemas, isso é prioridade e não ficar preocupado em fechar a Av República” disse o vereador.

14 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

NOVOS ÔNIBUS PARA SANTA ISABELEncerrou-se na tarde da últi-

ma segunda-feira, 27/10, o pro-cesso licitatório para a assinatura do contrato de concessão do transporte público regular e esco-lar, que irá atender Santa Isabel a partir de dezembro deste ano. O contrato que tem vigência de quinze anos garante ao municio uma frota de mais de trinta ônibus novos, rastreados por GPS e que seguirão todas as normas de aces-sibilidades impostas por lei.

A vencedora da licitação foi a empresa “P.E.M. Transporte Mu-nicipal Urbano”, que já atua no município há seis meses. Eraldo Souza, secretário municipal de Governo, explica que através do contrato assinado pela empresa no início desta semana, ficará ga-rantido para Santa Isabel um transporte de melhor qualidade: “O que muda é que os ônibus que serão colocados em circulação deverão ter, no máximo, quatro anos de uso e depois que os car-ros já estiverem circulando, não

poderão ultrapassar os seis anos de atividades, o que garante veí-culos sempre novos”. Explica.

O contrato ainda rege que a PEM tenha uma reserva técnica de veículos que garantirá a substituição imediata dos ôni-bus que sofrerem eventuais da-nos, além de garantir que os ônibus escolares cumpram com todos os requisitos legais, con-tendo cinto de segurança e um monitor por veículo.

LicitaçãoQuando foi aberto o processo

licitatório, dezessete empresas solicitaram o edital de licitação, destas, cinco solicitaram a parti-cipação na visita técnica, que visa conhecer todos os itinerá-rios municipais, além de caracte-rísticas topográficas, asfalto en-tre outros pontos. Apenas duas empresas entregaram a proposta, a ARQ soluções em serviços e a PEM Transporte Municipal Ur-bano, sendo que a segunda sa-grou-se vencedora.

DESRESPEITO, PERIGO E SUJEIRASete meses depois da demolição da antiga sede do Madrugada, es-combros permanecem no local servindo de esconderijo para usuários

de droga e descarte irregular de lixo

Os moradores da Rua Almi-rante Tamandaré, bairro Brotas, em Santa Isabel não sabem se co-memoram a derrubada de um pré-dio que estava, há anos, ocioso e servindo apenas como abrigo para moradores em situação de rua e usuários de droga, ou se la-mentam, pois com a derrubada do antigo salão de festas que havia no local, ficou para trás apenas montanhas de entulho que hoje servem de abrigo para animais peçonhentos e descarte irregular de lixo industrial e doméstico.

É comum ver pessoas descar-tando entulho e lixo no terreno particular onde antes era a sede do Madrugada, demolida em abril deste ano, após ficar fecha-do, sem utilidade, por seis anos. Cedo, tarde ou de noite, não im-porta a hora, moradores ou pe-dreiros que realizam obras nas

residências próximas ao local, aproveitam a falta de fiscaliza-ção da Prefeitura e despejam seu lixo ali mesmo, aumentando ain-da mais a montanha de entulho.

Alguns cidadãos, incomoda-dos com a sujeira, enviaram nes-ta semana fotos para o WhatsA-pp do Jornal Ouvidor. Eles revelam que além de baratas e

ratos que surgem constantemen-te no local, os escombros servem como esconderijo para usuários de drogas: “Não bastasse que abandonaram o local, algumas pessoas ainda contribuem com a sujeira”, lastima João Bosco.

Questionada sobre o proble-ma, a assessoria de imprensa da Prefeitura não se manifestou.

Bruno [email protected]

QUANDO “VOCÊ É O REPÓRTER”Você identificou algum problema na sua rua, bairro ou cidade? Faça como os moradores da região, mande sua foto e/ou denúncia pelo

whatsApp do Jornal O Ouvidor: (11) 98904-6228. A sua reclamação será encaminhada às autoridadesresponsáveis e será publicada em nosso jornal impresso ou site.

Arujaenses cobram fiscalização contra o desperdício - No bairro São José, em Arujá, um morador foi flagrado lavando a calçada e a garagem de sua casa. O denunciante que foto-grafou o desperdício, diz que ligou na Compa-nhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pela água na cida-de, mas a única informação passada a ele, foi para retornar à ligação na semana seguinte.

Questionada nesta semana pela reporta-gem, a Sabesp não se manifestou.

Descaso em Arujá - É na rua João Nepo-muceno, ao lado do União Arujaense, bairro Barbosa, em Arujá, um muro que caiu há mais de cinco anos ainda não foi consertado e gera desconforto entre os moradores do bairro. De acordo com Moacir Prado, os pedestres ficam sem calçada para caminhar, “até hoje nada foi resolvido, já faz cinco anos”, lamenta.

Em nota a Prefeitura de Arujá garantiu que uma equipe da secretaria de Serviços irá visto-riar a área e providenciará o quanto antes dos reparos necessários.

Recanto do Céu precário - Na Rua Maria Isabel Ramos, bairro Recanto do Céu em San-ta Isabel, um morador que prefere não se iden-tificar, reclama da falta de manutenção em seu bairro: “Nossa rua está precária, cheias de bu-raco, com a chuva e a falta de iluminação pú-blica, a situação piora ainda mais”, diz.

A prefeitura garantiu ter conhecimento das condições precárias da rua e que a manutenção consta no cronograma de melhorias da secreta-ria de Serviços Municipais.

Vizinhos indesejáveis - Uma moradora da Av. Manoel Ferraz de Campos Salles, Santa Isabel ganhou vizinhos indesejáveis. Cobras, aranhas, ratos e até lagartos se abrigaram no matagal de um terreno particular ao lado de sua casa: “Sou obrigada a conviver com esses bichos há anos, tenho filhos pequenos que se assustam sempre que eles aparecem, ligo na prefeitura, mas eles dizem que nada podem fa-zer nada, pois é um terreno particular”, diz.

Em nota a prefeitura disse que seu departa-mento de fiscalização acionará a empresa, dona do imóvel, para que ela providencie a limpeza do espaço.

Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015 15

PRÊMIO NACIONALSAI EM IGARATÁ

O Supermercado Styllus de Igaratá en-tregou ao cliente Pedro Pereira o prêmio a que fez jus ao ser sorteado no concurso “Carrinho Premiado Tricard 2015” orga-nizado pela Administradora Tricard em parceria com o supermercado. A campa-nha começou em fevereiro desse ano e já sorteou dezenas de carrinhos de compras em todo o Brasil.

No último dia 17 de outubro Pedro recebeu das mãos dos gerentes Ander-son da Silva, representante da Adminis-

tradora e do gerente de operações do Styllus, Cledinaldo Batista de Jesus, o vale compras no valor de R$2.400,00. Emocionado Pedro contou que é funcio-nário da Prefeitura de Igaratá há 30 anos e que é a primeira vez em sua vida que ganha um prêmio. Segundo ele o pre-sente chega em um momento propício, trazendo um pouco mais de conforto para ele e a sua família.

A campanha “Carrinho Premiado” pros-segue até o dia 31 de dezembro de 2015.

16 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

**MUSICAL...Na noite deste sábado, na Choperia Portal, o som de Murphy...

**FESTA A FANTASIA...Em sua 17ª edição, a festa mais esperada da cidade, FANTASIA, será no próximo dia

14 de novembro no Raio de Sol. No comando do som, Leandro & Gustavo; nas lineups, Celsinho Rossetti,

Luisinho e Cia. Na organização, Selma Maia...

**INTERNACIONAL...*E as Brettas Brondani, Euba, Flávia e Juliana, depois do belo tour europeu, chegaram à

city... *José Nery e Iolanda, mais uma trupe, seguiram para Terra Santa... *Vanda e Claudio Marino seguiram para o Marrocos, claro, hóspedes de Lita, irmã de Vanda que

mora em Casablanca... *No flash entre a linha que divide os Hemisférios, Erika Burmas, seguiu para o Equador...

**PAI DA MÔNICA...Na semana em que o mais ilustre isabelense aniversariou, Maurício de Sousa celebrou seus 80 anos junto de seus fi-lhos, Maurício Spada, Mônica, Magali, Mari-ângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Take-da, Mauro Takeda e Marcelo Pereira, fonte de inspiração para tantos per-sonagens de sucesso. No flash, com o cartunista du-rante visita pela cidade...

**PARABÉNS...Aos amigos que festejam nova idade: Joao Orlando Boaventura da Costa; Adriano Pessoa Le-onel; Alan Beraldo; Cristiano Rodrigues Norte; Marcos Cianflone; Rubens Mariano; Leonardo Firigato; Gissele

Ferraz; Maria Laura da Costa; Adilson Felix Sposito; Rubia Cruz; Marcio Ariza; Daniela Faria de Souza;

Eduardo Zompero; Carla Tavares; Liberta Stavropoulos de Almeida; Rosiane de Oliveira Santos; Fabia Rossetti; Fernanda Lima; Matilde de Oliveira; Paulo Henrique de Sousa e Eder Trindade,

FELICIDADES...*A sexta-feira dia 30 foi

especial para a bela Michaela que completou

5 anos; a mamãe toda bobona fez questão de

homenageá-la. “É muita beleza para minha bebe”.

Parabéns meu amor!

***BOA CAUSA...Foi uma noite cheia de glamour e benemerência! Assim foi o 1º SociALL Fashion, rea-lizado por um time de blogueiras, lindas e fashionistas de sucesso, na noite de sexta-feira, 23, no Espaço Villa-nova, em SJC. Jantar impecável by Briviê Buffet; no comando musical, os DJs Pelecoe Rodrigo S, da JP Vale, e as cantoras Ludmila Mazzucatti e Cecília Mi-litão deram um show à parte. Com o apoio de diversos empreendedores e patrocinadores sérios e comprometi-dos, toda a renda obtida foi revertida ao GAIA – Grupo de Apoio ao Indivíduo Autista. Bravo!!!

Fotos: Nando Jr e Ariane D

ecaroli

*Com a anfitriã Gisele Catanho, Alexandre Camargo e o casal Cristina e Arnaldo Galate...*Na organização: Dé Fernandes, Gisele Catanho, Lorana Salgado, Talytha Govale, as irmãs Thay eThayane Degasperi e

Éllder Anunciato... *Os representes do GAIA – Grupo de Apoio ao Indivíduo Autista...

***BOMBOM...Na tarde do sábado, com uma panorâmica linda de sua casa, Marco Antônio Yamagi Pereira, recebeu seus familiares e amigos para almoço, bolo e Parabéns a Você! Gente bacana, bons papos e o som de Lucas e Hugo...

*Marco e os amigos, Mario Alex Arantes e Aline Oliveira; Marcos Fernandes e Fabi Prianti; Patrícia e Alexandre Volpi...

*Com o aniversariante Marco Antônio e sua linda Tatiane... ...e também, William, Fernando Andrade e Luciana, Kaká e Natali Malta, Betinho Lima...

*Sorridentes, os doutores, Marcio Pinho e Fabiana Volpi com a pequena Júlia...

**A SEMANA... Intensa! Na segunda, trupê reunida ao som de Zé Roberto e o Parabéns à Isabel Fernandes; no sábado, o destino foi o Monte Negro para o niver de Tânia Cordeiro,

em flash com Henrique Evangelista e o filhão Danilo...

Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015 17

A história do isabe-lense José Gaspar, 71, que aproveitaa carcaça bovinapara o artesanato

Bruno [email protected]

Foto: Bruno Martins

A ARTE QUE DO BOI APROVEITA TUDO

É nos fundos de uma casa na rua Oswaldo Cruz, Bairro Lanifí-cio, em Santa Isabel que José Gaspar Barbosa passa horas do seu dia colocando em prática aquilo que aprendeu com o pai ainda na infância, transformar em arte restos de carcaça bovina. O que parece não ter mais serventia o homem de 71 anos, transforma em anéis, enfeites de sala, vasos de flor, pássaros e todos os peixes que a mente dos que veem sua arte conseguem enxergar.

Poucas tradições passam de geração a geração, o artesanato feito com chifres de boi passou do pai Miguel Eleutério Barbo-sa, para o filho José Gaspar. Rapidamente ele faz questão de expor na mesa de sua casa, pe-

ças produzidas por ele há cerca de seis meses. Com o osso ele faz pequenas cabeças de boi, anéis e outros enfeites.

Cada peça de osso que chega começa a ser traba-lhada e, dependendo do tamanho, é cortada, lixada e em seguida polida. O mesmo procedimento ele faz com o chifre que é colocado na água fervendo e em seguida modelado na morsa chegando ao formato da-

quilo que você deseja criar. Depois de cortar a peça para fazer a cabeça do peixe eu ainda utilizo as sobras para fazer as barbatanas. As escamas faço com a faca, desenhando, uma por uma”, explica. Para fazer o olho dos peixes Gaspar utiliza bijuterias.

Quando não está em casa trabalhando em sua arte, Gaspar encontra os amigos da mesma idade em bares da cidade. Seu passatempo é relembrar

histórias de uma antiga Santa Isabel que ele traz na memória, e de importantes personagens que por aqui passaram.

Questionado se um dos três filhos seguirão a arte do pai ele é direto: “Meus filhos não querem saber disso. Na idade deles eu também não queria, só me inte-ressei já depois de aposentado”. Assim como o pai que foi trança-dor de couro, Gaspar faz sua arte por hobby e diz não pretender obter lucro com elas: “Não sei se vou vender ou só expor, pois para produzir dependo da carca-ça do boi, que é difícil encon-trar”, revela.

Os ossos são doados por açougue, mas o chifre é um dos itens que não tem nestes lugares, pois as peças vêm na maioria das vezes sem a cabeça do animal e ele depende da doação de alguns conhecidos que possuem criação nos sítios da cidade. “Está pro-vado por A + B que do boi e da vaca podemos aproveitar tudo exceto o berro, mas podemos fa-zer o berrante”, finaliza o artista.

18 Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORVENDE-SE

8.300m² e 770m² na Dom Pedro lga-ratá sentido Jacareí , próx ao asfalto. 97563-4388

AULAS DE DANÇADança do ventre particular ou grupo. Faça uma aula experimental. Prof Ayla (11)99965-4089

ALUGA-SE2cômodos + a. serviço, Centro prox a padaria da praça, R$500,00 c/ água e luz. 94275-2340

VENDO SITIO 8000m² casa 3dorm, sl, coz, 2wc, piscina, à 8km do centro R$280mil ac auto. 4656-7307/99764- 9445

VENDO TÚMULOPronto revestido c/ granito no cemi-tério do santíssimo, R$18.000,00. 99915-0501/97959-4143

BILHARVendas, reformas e locações de mesa de bilhar e pebolim, ótimas condições p/ bares. 97342-5096

ALUGA-SE SÍTIOC/ piscina, churrasqueira e campo p/ fins de semana. 99628-7891/99650-4499 Rocha

VENDE-SETerreno 640m² declive monte serrat, contrato de compra e venda R$80mil. 99915-0501/97959-4143

VENDO TERRENOS250m² rua shiro kitagawa, 125m² av Jânio quadros ambos Jd Eldorado, doc ok. 99711-3026

VENDE-SECaminhão Chevrolet brasil c/ mecâni-ca do 1113 R$25mil e F4000 R$15mil ac prop. 97541-2196

VENDOFiat Idea 2009, completo, 2ºdono, R$25.000,00. 4657-2734/96514-2344vivo

VENDE-SETerreno 250m² Jd Portugal, R$55mil, aceito pick up parte pgto. 4656-4506/97121-9259

VENDE-SE2chácaras c/ 3dorm + suíte, fdo p/ re-presa cada, recanto do céu, R$220mil. 97333-6709 João

CARAGUATATUBAVende-se casa c/ 4cômdos Bº Mor-ro do algodão a/c120m² a/t240m². 99537-7665

PINTURASTexturas, grafiatos, acabamento fino. Orçamento s/ compromisso. 99775-0930/98519-6796 Jorge

ALUGO/VENDOsalão com 60m² próx serafim e ven-do 12tábuas 3,0x0,30, casa caragua 185mil. 99853-2656

VENDOTerreno 2000m² Bº Canadá pronto p/ construir c/ poço, doc ok à 5km Cen-tro. 4657-8499

VENDO CASA2cômodos e garagem no começo do Pouco Alegre, R$35mil aceito auto. 4657-8499

VENDO TERRENO800m² Bº Recanto Alpina à 4km do centro, ótimo topografia R$38mil ac auto e facilito. 98527-3759

PROMOÇÃOFazendo depilação completa você ga-nha axila e buço, materiais totalmente descartáveis. 97489-5163 Nélia

MANUTENÇÃO PCManutenção, instalação de progra-mas, formatação, montagem e limpe-za. 97214-6117 Virgílio

VENDE-SEPizzaria na galeria central, aceito imó-vel ou auto. Tratar c/ Edson 95648-3125/4657-5802

VENDO SITIONo varadouro santa isabel c/ 2880m² casa 2côm c/ área agua poço 300m da represa. 99502-5635

ALUGA-SE CASA4cômodos c/ garagem rua isabel judite de Moraes nº141 próx a Aparecidinha R$700,00. 99675-9006

ALUGA-SE CASA2dorms e coz americana rua Joaquim p Souza nº73 c/ garagem próx aquáti-co R$550,00. 99675-9006

ALUGO 2 CASAS2cômodos cada s/ garag 1 R$450,00 e outra R$500,00 rua Avelino r de carva-lho nº76. 99675-9006

VENDE-SEAuto peças Av Manoel Ferraz nº767 Sta Isbel. 4657-4180

VENDO TERRENO2000m² Monte Negro Km8 à 300m do asfalto, R$70mil. 98621-8400/96480-0012

VENDO CHÁCARA1500m², platô pronto p/ casa e piscina, campo de futebol pronto, monte negro R$80mil. 98621-8400

VENDO CHÁCARAReunidas Canadá 985m², terreno pla-no, R$75mil, aceito auto c/ parte pgto. 98621-8400/96480-0012

VENDO 2 CASASFinal Av Brasil c/ 2dorms, sl, coz, wc, lav e garagem cada uma. 96406-6482

VENDE-SEMesa de snooker profissional c/ aces-sórios. Inf.: 97342-5096

VENDO CASA3cômodos pronta p/ morar próx a fa-vorita, R$65mil. 97340-4531

TRANSPORTESE encomendas de mercadorias e frete na região. 97148-2049 Felipe

Jornal Ouvidor - Sábado / 31 de Outubro de 2015 19

Bruno [email protected]

Chuva: 10mm - Umidade: 85% Chuva: 35mm - Umidade: 98%

Sábado - 31/10/15 Domingo - 01/11/15

19o 33o 18o 27o

Solu

ção

ASSALTANTES SÃO PRESOS EM SANTA ISABEL

Uma quadrilha foi presa em flagrante, na manhã de segunda-feira passada (26/10), depois de levar do Clube Fiscal, situado no Km 104 da Rodovia Presiden-te Dutra, em Santa Isabel, cerca de R$ 4.208,00, telefones celulares, televisor e até as facas da cozinha. O grupo de três homens e uma mulher, responderá por roubo, receptação, e associação ao cri-me. Com eles, os PMs apreenderam três armas de brinquedo.

Durante a ação dos bandidos fizeram fun-cionários e clientes reféns. Um homem foi amarrado com as mãos para trás e teve seu rosto coberto por fitas adesivas. Com um fa-cão um dos bandidos batia em suas costas e dizia tratar de um policial. Depois do roubo, ele foi solto por PMs e encaminhado a Uni-dade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Isabel, onde foi medicado e liberado.

O aposentado Abel Piau, 72, estava pescando quando foi ao banheiro. Lá, um homem encapuzado o empurrou e pegou seu celular e o trancou, pedindo para que ele não saísse, “depois de alguns minutos percebi que estava tudo quieto, então sai do banheiro, e fui até o lago onde tinha

umas 20 pessoas pescando e avisei a eles o que estava acontecendo”, conta.

Uma mulher que prefere não se identifi-car, diz que foi até o pesqueiro com sua mãe e no momento em que passaram da portaria foram abordadas, “era um homem com capuz e uma mulher. Assim que entra-mos, nos abordaram e obrigou-nos entrar e ficar quietas porque com mulher eles não iriam fazer nada”, diz.

O filho de um dos donos do estabeleci-mento, estava com seus pais na cozinha no momento do assalto, e um dos bandidos entrou e os trancou lá dentro. Com diver-sos tapas na cabeça, perguntavam onde es-tava o dinheiro. Um dos clientes do clube ligou para polícia que chegou até o local no momento em que a quadrilha iria embora. C.C.N.M, 28, C.F.M, 21, B.S.R, 24, e L.H.A.R, 27, foram presos, sem resistên-cia, logo que saiam do Clube.

Abordados, os quatro foram presos e levados para a Delegacia de Santa Isabel, onde o boletim de ocorrência 2909/2015, foi registrado. Os indiciados foram enca-minhados para a 1º Carceragem de Guaru-lhos e aguardam a decisão da Justiça.

Policiais Militares de Arujá prenderam bandidos nomomento em que fugiam da cena do crime

UM RESGATE ASBRINCADEIRAS ESCOLARESBoas práticas de sustentabilidade e cultura são temas de

gincanas das escolas estaduais de Santa Isabel

Com objetivo de resgatar as gincanas escolares as es-colas estaduais de Santa Isa-bel Profª Maria dos Santos Bairão e Profª Gabriela Frei-re Lobo realizaram uma sé-rie de atividades com foco na cultura brasileira e na preservação do meio am-biente. A gincana promoveu nos alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio o espírito de competição e comprome-timento com a sociedade.

Encerrada na sexta-fei-ra, 16, a gincana cultural do Bairão teve atividades mu-sical e de dança, desfile de moda sustentável, experi-mentos científicos e quis de raciocínio lógico. Para a coordenadora pedagógica, Patrícia de Oliveira, a gin-cana possibilitou a sociabi-lização e o comprometi-

mento dos alunos, além do espírito de trabalho em equipe: “Nossos alunos ar-recadaram entre eles mais de 500 kg de alimentos que foram doados à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Igreja Matriz e ao Lar dos Velhos São Vicente de Pau-la”, ressalta.

A gincana do Gabriela

está prevista para terminar no início de novembro, nes-ta os alunos estão sendo esti-mulados as práticas de sus-tentabilidade que preservem o meio ambiente, especial-mente a separação do lixo reciclável. Os alunos são di-vididos em equipe e cada um leva o nome de algum animal em extinção no país.

Alunos do Bairão entregaram, nesta semana, os alimentos arrecadados na gincana escolar

Áries 21-3 a 20-4 – No fim das contas, as partes envolvidas andam se agarran-do a picuinhas para continuar em con-

flito, meio porque desconhecem ao que seria delas sem a guerra, e meio porque se deixam levar pela inércia, sem tomar uma atitude diferente.

Touro 21-4 a 20-5 – Prepare-se para uma nova rodada de esforço e luta. E, apesar do desconforto destas condi-

ções, há motivo de celebração, pois estas sinalizam que você superará a condição atual e iniciará novos empreendimentos. Celebre!

Libra 23-9 a 22-10 – Pareceria sensato deixar de ajudar a quem não quer ser ajudado, mas há casos especiais, e apa-

rentemente sua alma se encontra envolvida num desses. A perspectiva é a de você ter de colaborar, ainda que esta atitude seja mal recebida.

Escorpião 23-10 a 21-11 – Exigir dos outros o que você não faz é a melhor maneira de se meter em encrencas, e

destas, no fim, se voltarem contra você. Pense bem: Será que sua alma a ma a paz tanto quanto diz amá--la? Não será que tem uma queda pela guerra?

Sagitário 22-11 a 21-12 – Siga sua in-tuição, pois ainda que esta sugira ações que vão contra o bom senso, é muito

importante que você comece a testar outras formas diferentes de orientar suas atitudes do que as pro-postas pelo raciocínio lógico.

Capricórnio 22-12 a 20-1 – Tudo vol-tará a andar as mil maravilhas quando você recupera a leveza que só o desinte-

resse produziria. Enquanto ficar correndo atrás de tudo para ver seus interesses postos em marcha, nada de leveza, e muitos problemas novos também.

Aquário 21-1 a 19-2 – As coisas an-dam mais misteriosas do que nunca, e isto significa que nossa humanidade,

por mais inteligente que seja, não seria capaz de conduzir os fatos de acordo com sua vontade cons-ciente. O melhor a fazer é entregar-se à vida.

Peixes 20-2 a 20-3 – Ainda que a irri-tação que sua alma sente em relação aos fatos cotidianos não seja muito

nobre ou virtuosa, pelo menos esta sinaliza que você precisa de novos desafios. Esta é a direção, este é o objetivo, este é o destino.

Gêmeos 21-5 a 20-6 – Todas as razões que alimentam o desespero dão voltas em torno de si mesmas, pois e você tomasse a firme decisão de enxergar além dessas,

logo descobriria que nada do que acontece tem uma pro-porção tão grande quanto a proposta pelo desespero.

Câncer 21-6 a 21-7 – Deixe passar, você não precisa reagir descontrolada-mente quando alguém tocar, inadverti-

damente uma de suas feridas íntimas. Melhor deixar passar, pois desta forma você não atrairá a atenção sobre o que ainda seria melhor guardar em segredo.

Leão 22-7 a 22-8 – Com certeza, as pessoas precisam aprender o valor da colaboração, afirmando a dinâmica so-

cial nesta virtude, substituindo a competição. Po-rém, apesar de teoricamente todo mundo compre-ender essa necessidade, ainda se resiste a ela.

Virgem 23-8 a 22-9 – Se você quiser evitar o estresse de ter de retornar ao início de tudo, continue pela via do

maior esforço, pois através da atividade paciente e persistente você chegará mais longe do que aqueles que buscam facilidades e atalhos.