Palavra & Vida - Convenção Batista...

25
Palavra & Vida Sugestões Didáticas – 4°T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 5- Seja justo Texto áureo: Provérbios 11.31 Objetivos da lição de hoje: 1 – Descrever as características do justo e do ímpio. 2 – Comparar e distinguir as diferenças entre ser justo e ser ímpio. 3 - Trabalhar os valores de ser justo. 4 - Enfatizar o compromisso e responsabilidade pessoal com os valores na criação dos filhos Material a ser utilizado: - Bíblia - Revista Palavra & Vida - Folha de papel pardo ou quadro de giz ou quadro branco. - Folhas com o conteúdo a ser analisado. Técnicas Utilizadas no decorrer da lição: Avaliação pessoal Análise de conceitos Análise comparativa de características. Aplicabilidade pessoal das características estudadas. Conteúdo 1º Momento: Recepção aos alunos Boas vindas: Ao receber a classe cumprimente-os e entregue uma ficha, sem que o aluno ou você saibam o que está escrito. Agradeça a todos por estarem presente neste dia. Ore com a classe para que o estudo de hoje seja de fato aplicado a vida pessoal de cada um. Inicie a reunião da classe com oração para que o estudo de hoje desperte o senso autocrítico de cada um participante. . Leia Provérbio 11.31 2º Momento: Introdução - 10 MINUTOS Apresente os objetivos da lição de hoje. (Explique que o estudo lição de hoje será uma análise do conteúdo que o autor apresenta). “Nesta lição veremos como Provérbios descreve o justo e o ímpio, o que eles fazem e as suas recompensas.” Apresente o CONCEITO DE JUSTO (Anexo 1) e de IMPIO (Anexo 2). Trabalhe com os conceitos que o autor apresenta.

Transcript of Palavra & Vida - Convenção Batista...

Palavra & VidaSugestões Didáticas – 4°T/2013

Dulce Helena da Silva Mota de LimaEducadora Religiosa / Professora e Assistente Social

Lição 5- Seja justoTexto áureo: Provérbios 11.31

Objetivos da lição de hoje:1 – Descrever as características do justo e do ímpio.2 – Comparar e distinguir as diferenças entre ser justo e ser ímpio.3 - Trabalhar os valores de ser justo.4 - Enfatizar o compromisso e responsabilidade pessoal com os valores na criação dos filhos

Material a ser utilizado:- Bíblia- Revista Palavra & Vida- Folha de papel pardo ou quadro de giz ou quadro branco.- Folhas com o conteúdo a ser analisado.

Técnicas Utilizadas no decorrer da lição:Avaliação pessoal Análise de conceitosAnálise comparativa de características.Aplicabilidade pessoal das características estudadas.

Conteúdo1º Momento: Recepção aos alunos Boas vindas: Ao receber a classe cumprimente-os e entregue uma ficha, sem que o aluno ou você

saibam o que está escrito. Agradeça a todos por estarem presente neste dia. Ore com a classe para que o estudo de hoje seja de fato aplicado a vida pessoal de cada um.Inicie a reunião da classe com oração para que o estudo de hoje desperte o senso autocrítico de cadaum participante. .

Leia Provérbio 11.31

2º Momento: Introdução - 10 MINUTOS

Apresente os objetivos da lição de hoje. (Explique que o estudo lição de hoje será uma análise do conteúdo que o autor apresenta).

“Nesta lição veremos como Provérbios descreve o justo e o ímpio, o que eles fazem e as suas recompensas.” Apresente o CONCEITO DE JUSTO (Anexo 1) e de IMPIO (Anexo 2).

Trabalhe com os conceitos que o autor apresenta.

3º Momento: As características do Justo e do ImpioApresente para a classe “O QUE O JUSTO FAZ” e o “O QUE O IMPIO FAZ” e os demais tópico,seguindo o quadro comparativo abaixo e o material em anexo ao final.

Monte o quadro comparativo

Vá colocando os conteúdos conforme forem sendo estudados pela classe.

3º Momento: Análise Bíblica das características do Justo e do Ímpio.

Analise os conceitos bíbblicos destacando as efnfases que o autor apresenta conforme for

apresentando cada tobpico.

4º Momento: Conclusão

PENSAR PARA AGIR

Oriente a classe que identifique uma pessoa que conheçam que tenha sido justanuma determinada situação. E que em seguida respondam quais as consequênciasde tal atitude.

Depois que identifiquem uma pessoa que conheçam que tenham sido ímpia(injusta) numa determinada situação. Agora verifiquem quais as consequências desuas atitudes? (Seja para ele mesmo, para a família ou para outros.)

Faça uma conclusão a partir do que o autor apresenta no para pensar e agir.

Releia com a classe Provérbio 11.31

Encerramento:

Encerre a aula orando para que saibam encontrar sabedoria e zelo para o viver diário, para que não se caia nas atitudes de ser ímpio, mas sim saber ser justo.

ATENÇÃO: Segue abaixo material para apresentação e estudo do conteúdo da lição

Bibliografia Revista Palavra e Vida. 4º semestre, 2014

Anexo 1 - JUSTO - CONCEITO DE JUSTO e suas CARACTERISTICAS. (Recorte tiras e vá colando no quadro ou na folha de papel pardo, conforme for explicando.)

O QUE É SER JUSTOHomem bom (10.3,6,7,24;11.10 – Bíblia Viva).

Interessante é a definição dada pelodicionário da língua portuguesa (Aurélio).No sentido teológico: É “a pessoa queestá de acordo com a justiça de Deus”.(Salmo 145.17)De acordo com o pensamento hebreu: É aquele que pratica a Lei e ascerimônias judaicas. (Mc 2.17).No Antigo Testamento, a justiça de Deusé o atributo pelo qual, ao tratar com aspessoas, Deus age de acordo com: As normas eexigências da perfeição de sua próprianatureza. (Sl 119.142).

Deus castiga: Tanto os incrédulos (Dt 33.21;Sl 96.13) como o seu próprio povo. (Sl 50.5-7; Is 28.17).Deus age: Com imparcialidade, socorre osnecessitados. (Dt 10.17,18; Sl 72.2).Em o Novo Testamento: é o ato pelo qualDeus, com o sofrimento, morte eressurreição de Cristo, perdoa os pecadosdo homem por meio da fé. (Rm 3.21-26; 1Co 1.30; 2Co 5.21).O justo se contenta com aquilo que Deuslhe concede.

Quadro em Anexo 2 - JUSTO – O que o justo faz e trabalha

O que faz o justo?oA vida do justo édinâmica A vida do justo é deserviço ao seu Senhor. oTudo o que faz édirecionado ao próximo.oO que faz é por intermédiodo altruísmo, caridade egenerosidade.

O justo trabalha1. O justo trabalha (10.16)2. Seu labor é abençoadopelo Senhor. 3. Mesmo se ganhar umbom salário, ou se ganhepouco.4. Deus prospera a suarenda. 5. Seu dinheiro é aplicadoem coisas boas.6. É empenhado no seubem-estar, no da suafamília e também do seupróximo.

Quadro em Anexo3 - JUSTO – Como o justo é

O JUSTO É BONDOSO COM O PRÓXIMO

A bondade do justobeneficia e faz alegrartoda uma cidade.

Seu prazer está emajudar o próximo.

A vida do justo produzbênção para ele e paratodos à sua volta(11.10,11).

PRATICA A JUSTIÇA

Pode parecer redundantedizer que o justo pratica ajustiça (21.15).

Mas a ênfase está no modocomo ele a pratica: comalegria.

Ser justo é umaoportunidade para fazer obem e colher o seu fruto.

Anexo 4- - JUSTO - As consequências das atitudes do justo

AS RECOMPENSAS DOJUSTO INCLUEM

As bênçãos do Senhorem todas as áreas da

sua vida,A maior bênção delas asalvação, que lhe dá odireito à vida eterna.

A lista é:O Senhor não o deixapassar fome (10.3).

As bênçãos do Senhorestão sobre ele (10.6).Mesmo após a morte,será lembrado comouma bênção entre os

homens (10.7).Deus atende o desejo

do seu coração (10.24).O justo jamais será

abalado porque os seuspés estão firmados

sobre a rocha, que é o

Senhor (10.25,30).O Senhor remove os

obstáculos e endireita avida do justo (11.5).

O Senhor livra o justodas tribulações (11.8 e

Sl 34.19).O galardão do justo é ajustiça que ele mesmosemeou e o favor doSenhor (11.18;12.2;13.21).

A geração do justodesfrutará da liberdade

(11.21).A vida do justo será

próspera em todos ossentidos.

Deus ouve a oração dojusto e provê para ele

(15.29).

Anexo 1 - IMPIO - CONCEITO DE IMPIO e suas CARACTERISTICAS. (Recorte tirase vá colando no quadro ou na folha de papel pardo, conforme for explicando.)

O QUE É SER IMPIO

O ímpio em Provérbiosé tido como o insensato.

Seu caminho é o dainiquidade. Suas obras más oarrastam para oabismo. O ímpio se ilude comvantagens passageiras,frutos do seu pecado. A sua riqueza obtida

facilmente. (11.7,28;13.11).

Tem “amigos” deocasião. (19.4) Sua vida é de soberba(16.18; 29.23).Na boca do ímpio seesconde a malícia(10.6,8,14,31,32;11.9). O ímpio acha que opecado é divertimento(10.23). Ele está intimamenteligado às escolhas

embaraçosas da vida.Está sempre emconstante perigo(11.3,5,6). Seus atos causamdano a si mesmo. Com a sua maldadecaminha para a mortesem se importar com isso.O seu viver éabominável ao Senhor(11.17,19,20;12.26). Tem fascinação pelascoisas proibidas.

O ímpio é descontentee cobiça aquilo que édos outros (12.12). Suas palavras são: depredisposição paracaluniar. Causa vergonha edesonra ao próximo e asi mesmo (12.13;13.5).Não tem domíniopróprio (12.16).

Anexo 2 - IMPIO - O que o IMPIO faz e trabalha

O que faz o ímpio?¤O viver do ímpio éagitado.¤Seus pés caminham parao mal. ¤Quando ricos, fazem dodinheiro o seu deus. ¤Sua vida está em doisextremos: ou é avarentoou esbanjador.¤Quer tudo para si, mesmoque para isso tenha dedefraudar o próximo(1.16;6.18;11.7,10,11,28;13.11).

O ímpio tambémtrabalha

oO fruto do trabalho do ímpio é para a satisfaçãodos seus desejos carnais oSeus propósitos pecaminosos, como o orgulho, a luxúria e a devassidão. oGasta o seu dinheiro emfestas e excessos. oPara ter muito dinheiro e fazer estas coisas é ter prosperidade (10.16).

Anexo 3 - IMPIO – Como o ímpio é

O ÍMPIO ÉCORRUPTO E EGOÍSTA

o Provérbios 11.10,11 retrata o ímpio como o homem egoísta. o É o corrupto dos nossos dias. o Aquele que defrauda, sone-ga, corrompe e é corrompido.o É uma maldição para a cidade, o estado ou o país inteiro. o Causa destruição dentro e fora. o Há alegria na cidade quan-

do estes homens morrem.

Anexo 4 - IMPIO – O que ele faz o ímpio

O ímpio só praticao mal

o O ímpio praticatoda a sorte demales.o Busca escapar dapunição merecida. o Aproveita-se dainiquidade dosoutro.o Tem em mente que

a justiça é umacoisa desprezível. o Pensa que poderáficar impune. o Em sendo levadoperante a justiçaficará aterrorizado,pois, o Sabe que, em algummomento, receberá asua condenação,quer seja elaterrena, quer seja do

Senhor. (Sl 7.11; Pv 21.15).

Anexo 5- IMPIO - As consequências das atitudes do ímpio

AS RECOMPENSAS DOÍMPIO INCLUEM

O pecado geraconsequências másao ímpio.

A maior é a morteeterna.

A memória do ímpiofindará com a própria

morte (10.7).

A desgraça que oímpio tanto teme virárepentinamente (10.24).

O ímpio tem vidacurta (10.27).

A destruição o espera(10.29;11.19).

Não ficará impune esofrerá a condenaçãodivina (11.21;31;12.2).

O pecado do ímpio éa sua própria punição(13.21).