Escudeiro dezembro 2010 - Convenção Batista...

16
Orgão Oficial da Convenção Batista Fluminense - ANO 101- NITEROI, DEZEMBRO DE 2010 O ESCUDEIRO Batista Músicos têm maior congresso A AMBF realizou o maior congresso de sua história e a 1ª Igreja Batista de Araruama, anfitriã do evento, recebeu todos com alegria. Páginas 8 e 9 Tudo pronto para a CBB 2011 Leitura da Bíblia é sua paixão Aurora Pereira Aguiar, com 90 anos de idade, moradora de Itaperuna, Rio de Janeiro, desde que co- meçou a se entender por gente, sentia um crescente desejo de aprender, de estudar, de conhecer mais. Foi alfabetizada aos doze anos. Passou a ler tudo o que lhe vinha às mãos e, ao se con- verter, passou a ler a Bíblia. Página 12 Mobilizados para receber os batistas brasileiros, os fluminenses estão com tudo pronto para a grande celebração, no Ginásio Caio Martins, Niterói. A partir do dia 19 até o dia 25 de janeiro, incluindo as organizações, esperam-se milhares de batistas do Brasil. O desafio é que cada igreja da Convenção Batis- ta Fluminense, aproveitando o fato da proximidade do local, inscreva, além do pastor, mais um membro, fazendo a maior assembleia da Convenção Batista Brasileira. Vamos juntos a Niterói celebrar a Vida Plena e o Meio Ambiente.

Transcript of Escudeiro dezembro 2010 - Convenção Batista...

Orgão Oficial da Convenção Batista Fluminense - ANO 101- NITEROI, DEZEMBRO DE 2010

O ESCUDEIROBatista

Músicos têm maior congresso

A AMBF realizou o maior congresso de sua história e a 1ª Igreja Batista de Araruama, anfitriã do evento, recebeu todos com alegria. Páginas 8 e 9

Tudo pronto para a CBB 2011 Leitura da Bíblia é sua paixãoAurora Pereira

Aguiar, com 90 anosde idade, moradorade Itaperuna, Rio deJaneiro, desde que co-meçou a se entenderpor gente, sentia umcrescente desejo deaprender, de estudar,de conhecer mais. Foialfabetizada aos dozeanos. Passou a lertudo o que lhe vinhaàs mãos e, ao se con-verter, passou a ler aBíblia.

Página 12

Mobilizados para receber os batistas brasileiros, os fluminenses estão comtudo pronto para a grande celebração, no Ginásio Caio Martins, Niterói. Apartir do dia 19 até o dia 25 de janeiro, incluindo as organizações, esperam-semilhares de batistas do Brasil. O desafio é que cada igreja da Convenção Batis-ta Fluminense, aproveitando o fato da proximidade do local, inscreva, além dopastor, mais um membro, fazendo a maior assembleia da Convenção BatistaBrasileira. Vamos juntos a Niterói celebrar a Vida Plena e o Meio Ambiente.

Dezembro de 20102 O E S C U D E I R O B A T I S TA

Dezembro de 2010 3O E S C U D E I R O B A T I S TA

Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca *

Lucas 18.18-30“E um homem importante perguntou-lhe: Bom

Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?”(v.18).

Este homem distinto se dirigiu a Jesus de uma for-ma que, para um judeu, não tinha igual. Em toda a

literatura religiosa judaica não se menciona nenhum rabi (mestre)que havia sido chamado de “bom mestre”. Os rabinos diziam que“não há nada bom fora da lei”. Essa forma de dirigir-se a Jesus soa-va falsidade.

A ordem de Jesus foi que se queria encontrar tudo o que buscavana vida, vendesse suas posses e as distribuísse com os pobres; edepois o seguisse. Por que Jesus deu essa ordem?

Há muitas pessoas que utilizam as suas riquezas para dar como-didade, alegria e fazer o bem aos seus semelhantes, mas há aquelesque empregam todo o seu tempo, pensamento, energia e devoção,fazendo das suas riquezas o seu deus.

Se este jovem rico desejava a felicidade, deveria terminar comessas coisas e viver para os outros com a mesma intensidade com aqual vivia para si mesmo.

Jesus continuou dizendo que era mais fácil que um camelo pas-sasse pelo fundo de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus.

Há diversas teorias sobre essa afirmação. Vou citar apenas uma:havia uma grande porta na entrada da cidade de Jerusalém, pela qualpassava o trânsito. Havia também uma portinha, com largura e alturasuficientes para passar uma pessoa de cada vez. Dizem que essaportinha era chamada de “fundo da agulha”, e que Jesus utiliza aimagem de um camelo para mostrar algo humanamente impossível.

Para o servo e a serva de Jesus, haverá coisas difíceis neste mun-do, mas acima de todas há uma paz que o mundo não pode dar e umarecompensa que não pode ser comparada. Vale a pena estar em diacom Jesus!

Estar em dia com Jesus promove o alinhamento real das nossasprioridades. Um homem tão importante perante a sociedade nãopoderia imaginar que ainda lhe faltasse algo. Ele chegou diante deJesus com falsas prioridades, estava preocupado com a sua realiza-ção pessoal, baseando-as em falsas condutas religiosas.

Esse jovem rico era religioso, era conhecedor dos mandamen-tos e, até certo ponto, praticante. Era um bom homem, com priori-dades equivocadas. Estava em dia com a sua lista de responsabilida-des sociais, políticas, econômicas e religiosas, mas estava em faltacom Jesus.

Para Jesus, prioridade é corrigir o que em nós se coloca em com-petição com ele. Na vida daquele jovem, a riqueza estava tomando olugar de Jesus, e em nossa vida?

Estar em dia com Jesus evidencia frutos de arrependimento etransformação. Jesus não queria o discurso daquele jovem rico. Nodiscurso ele já era muito bom, afinal, tinha uma linguagem escorreita,conhecia o seu idioma, tinha domínio da norma culta, chamou Je-sus com muita nobreza. Nos importantes padrões do conhecimen-to, o jovem estava apto; nos necessários padrões de uma vida real-mente transformada, estava em falta.

Jesus não quer nossas palavras bonitas, mas vazias. Jesus quernossa vida, nosso arrependimento, nossa transformação.

Estar em dia com Jesus traz recompensas no presente e garantiapara o futuro. Aqueles que seguem a Jesus vivem recompensas no jáe no amanhã. O problema está na visão equivocada de barganha comJesus. Afinal, recompensas de Jesus não podem ser medidas pelosnossos conceitos, marcados pelo egoísmo e pelo preconceito.

Jesus enfatiza que não existe ninguém que tenha deixado tudopor ele e que não tenha recebido mais. Os que cremos em Jesus etudo deixamos por ele te(re)mos a nossa recompensa.

* Auxiliar do Pr. Roberto Carvalho, na PIB de Cabo FrioEmail: [email protected]

A bênção de estar em dia com Jesus

JoséMaria de

Souza

Este é opr imei rotexto quee s c r e v opara o Es-

cudeiro Batista como Di-retor Executivo da Con-venção Batista Fluminense.

Sou otimista por nature-za e por questões de fé ede Bíblia. Como ser huma-no, precisamos viver cadadia na expectativa de gran-des realizações. Comocrentes, sabemos que sóagradamos a Deus quandocremos n’Ele e, segundo asEscrituras, “somos mais doque vitoriosos em CristoJesus, nosso Senhor” .

Em apenas um mês e 15dias de trabalho, participa-mos de duas reuniões doComitê de Recepção daAssembleia da ConvençãoBatista Brasileira, dos 100anos do Colégio e Facul-dade Batista de Campos,em Campos, daAssembleia da AssociaçãoBatista Serra Litoral, dogrande evento dos músicosbatistas fluminenses, reali-zado em Araruama, (umagrande bênção), do cultofúnebre do Pastor GeneciFarisel, em Resende, dos60 anos da Igreja BatistaMonte Moriá, em SantaCruz da Serra. Fizemo-nosrepresentar em três orga-nizações de novas igrejas,na posse da Diretora Exe-cutiva da Associação

Esperamos grandes vitórias!Mesquitense, nos 60 anosde Consagração ao minis-tério pastoral do PastorSamuel de Souza e dos 50anos de ordenação ao Mi-nistério do Pastor Francis-co Cerqueira Bastos. Pre-gamos na Assembleia daAssociaçao Batista Betel,realizada em Vila Brasil, eainda tivemos a reunião dosPresidentes e Executivosdas Associações, na sedeem Niterói, com a presencade 27 das 39 Associações.Viabilizamos a presença eparticipação de oito dosnossos missionários noCongresso IgrejasMultiplicadoras, realizadona PIB do Recreio e a pre-sença de vários líderes noencontro com o Pastor BillHybels, também na PIB doRecreio.

Sei que o desafio é gran-de e estamos buscando fa-zer a nossa parte. Claro quedemos expediente na sedee já tomamos as primeirasmedidas administrativasque viabilizem a Conven-ção a seguir o seu caminhar.

Diante de nós temos odesafio de alcançarmos 100mil e-mails dos batistasfluminenses para tornarmosmais próxima a comunica-ção entre a Convenção e osbatistas fluminenses, alémde criarmos um caminhopara alcançarmos o desafiode modernizarmos o Acam-pamento Batista de Rio Bo-nito. Temos o desafio dereformar a sede da CBFpara que possamos ter oColégio Batista de Niterói

em 2012 e isto implica ter-mos uma estrutura físicaque possibiliteconcomitantemente o fun-cionamento administrativoda Convenção. Temos odesafio de realizarmos areforma do Estatuto e doRegimento Interno daConvenção. Temos o de-safio de melhorarmos oPortal de Comunicação, deviabilizarmos a impressãoregular de O Escudeiro Ba-tista, de tomarmos medidasadministrativas e funcio-nais para melhorarmos ofuncionamento da Conven-ção. Temos o desafio deoferecermos às associa-ções e às igrejas uma pro-posta viável de treinamen-to e capacitação, de me-lhorarmos o levantamentodos recursos do Plano Co-operativo, que hoje signi-fica uma média de apenasR$ 200,00 por igreja, ecriarmos outras fontes derecursos para a realizaçãoda obra de evangelizaçãoe da obra social.

São muitos os desafios!Precisamos de orações, dapaciência e da cooperaçãode todos. Inclusiveestamos em Campanha determos a maiorrepresentatividade dosBatistas Fluminenses emuma Assembleia da Con-venção Batista Brasileira.Além do pastor, cada igre-ja enviando pelo menos ummensageiro à Assembleia.

Juntos, seremos vitori-osos.

* Diretor Executivo

Pela primeiravez, tivemos umbom problema

com a finalização d'O Es-cudeiro Batista. O númerode matérias que recebemosfoi de tal monta que não foipossível publicá-las nestaedição. Isso agravou-secom o espaço criado para

Dire to da Redação

veiculação de anúncios,dando condições de um jor-nal com custo menor para aConvenção. E, para nossasurpresa, instituições, igre-ja e empresa acreditaram naproposta e divulgam suasmarcas neste número.

Pedimos desculpas a to-dos os que enviaram maté-

ria e garantimos, permitin-do Deus, que todas serãopublicadas na edição de ja-neiro.

Concluímos que O Escu-deiro Batista, com poucomais de um ano de volta,desperta expectativa e des-fruta de credibilidade entreo nosso povo.

[email protected] - Tel.: (21) 9600-6132

Dezembro de 20104 O E S C U D E I R O B A T I S TA

EXPEDIENTE

Presidente - Pr. Vanderlei Batista Marins1º Vice-Presidente - Pr. Aécio Pinto Duarte2º Vice-Presidente - Pr. Elildes Junio Macharete Fonseca3º Vice Presidente - Pr. Josué Ebenézer de Souza Soares1ª Secretária - Erly Barros Bastos2ª Secretária - Ana Lúcia Reghin da Silva Santos3º Secretário - Pr. Samuel Mury de Aquino4º Secretário - Pr. Antônio Vieira de Souza JuniorDiretor Executivo - Pr. José Maria de Souza

Redator Interino: Pr. Neemias LimaDiagramação: Jorge MalaquiasRevisão: Profª Ester Ferreira

DIRETORIA DA CBF

Rua Visconde de Moraes, 231Ingá Niterói - RJ CEP 24210-145

Tel. 21 - 2620-1515

Redação de Missões Nacionais

Que o tráfico de drogas está notopo da pauta da opinião pública to-dos sabemos. Ainda mais por contados últimos acontecimentos, que tor-naram o Rio de Janeiro destaque nasmídias nacional e internacional. Ago-ra, enquanto a discussão da proble-mática das drogas baseia-se exclusi-vamente em políticas de educação esegurança, Missões Nacionais prefe-re atuar no cerne da questão, mos-trando que o elemento capaz de trans-formar a realidade das cracolândiasdo país é a mensagem do Reino.

Desde a implantação do projetoRadical Brasil Cracolândia, em 2009,traficantes e usuários de drogas docentro paulista têm sido impactadoscom o amor de Deus e, em poucosmeses, os resultados começaram asurgir, sendo necessária a inaugura-ção da Missão Batista Cristolândia,que levou ao submundo das drogasuma proposta diferenciada, ancora-da por ações integrais, 24 horas pordia.

DAS TREVAS PARA A LUZEm um ano e meio de existência

do projeto, 74 vidas retiradas das ruasda cracolândia foram batizadas. Estefeito é mais uma resposta da aprova-ção de Deus e de Seu interesse emmostrar-se àqueles que foram total-mente vencidos pelo pecado. No pe-núltimo batismo, ocorrido no temploda Primeira Igreja Batista de São Pau-lo, igreja-mãe do projeto missionário,se apresentou um grande coral for-mado por ex-moradores dacracolândia, todos transformadospelo poder de Deus.

Desde a primeira apresentação, ocoral tem recebido vários convites e,

Transformar a cracolândia em Cristolândia

em uma dessas saídas, o solista, aocantar de joelhos, foi questionadosobre sua atitude. Ele, explicando omotivo, disse que sete meses antesestava preso por assalto, “estava noinferno”, e agora estava cantandopara glória de Deus e não se sentiadigno de cantar de pé, rendia-se àque-le que o resgatou e transformou suavida. Em seu segundo dia de liber-dade, encontrou a MB Cristolândiae ali se rendeu a Cristo, desde entãonão usa mais drogas, nem pratica cri-mes.

No dia 26 de novembro, MissõesNacionais levou o atendimento aosmarginalizados a um patamar aindamais elevado quando inaugurou oCentro de Formação de Vida CristãCristolândia, no município dePiratininga, SP. Dessa forma, as vi-das retiradas da cracolândia serãomelhor preparadas para a reinserçãosocial. O projeto funcionará comouma casa de passagem para quemestá saindo de um tratamento dedesintoxicação em comunidades te-

rapêuticas e pretende ajudá-los a es-tabelecer uma nova visão de vida apartir de sua conversão a Cristo ede uma relação com Deus. Durantea inauguração, mais 23 pessoas des-ceram às águas batismais e testemu-nharam sobre a transformação devida pela qual passaram.

TUDO SE FEZ NOVOGeisa, uma das primeiras a serem

retiradas da cracolândia, também émotivo de celebração entre os ba-tistas. Após ter sido alcançada peloprojeto Radical Brasil e tratada emcentro terapêutico de São Paulo, foiabraçada pela MB Cristolândia,onde pôde crescer espiritualmente,tendo Cristo como exemplo maiorde sua nova caminhada. Durante al-guns meses também foi enviada àComunidade Terapêutica Águas deMeribá, onde atuou como monitorade mulheres em processo de reabili-tação. Retornando a São Paulo, co-nheceu um rapaz, voluntário da MBCristolândia. Com a aprovação dos

líderes do projeto - os missionári-os pr. Humberto e Soraya Macha-do, Geisa iniciou um relacionamen-to que resultou na união firmada nodia 24 de novembro, em cerimôniamatrimonial realizada na PIB de SãoPaulo. Ela e seu marido são agorafuncionários no Centro de Forma-ção de Vida Cristã Cristolândia.

AVANÇANDO CONTRA ASDROGAS

Quando se fala em Cristolândia,incontáveis são as bênçãos porquegrande são os esforços e o amorpela Obra. Pastor Lécio Dornas,presidente da Ordem dos PastoresBatistas do Brasil, na última reuniãodo Conselho da CBB, afirmou:“Sou batista há 32 anos e nunca vinossa denominação abraçando umacausa social com tanta força comoestou vendo agora. Nosso trabalhoenfrentando a questão das drogasé extraordinário. Estamos vivendoum momento belíssimo de nossahistória”, disse o pastor, lembran-do que no Rio os traficantes orga-nizam grandes impérios e, portan-to, “avançar dentro dascracolândias é uma causa social re-levante para nossos dias”.

Retirar marginalizados dascracolândias é uma questão de ur-gência para Missões Nacionais. Sevocê possui inclinação para essetipo de ministério ou deseja investirfinanceiramente no projeto, entre emcontato conosco através do [email protected] pelo telefone (21) 2107-1818, oupreencha o cupom que estáencartado.

Vamos juntos transformar ascracolândias em Cristolândias emnosso país!

Os noivos entre os missionários

Mais 23 vidas batizadas pela MB Cristolândia

Dezembro de 2010 5O E S C U D E I R O B A T I S TA

A PIB em São Vicentede Paulo em Araruamadeu início a um grandeMinistério, A IGREJASOBRE RODAS.

A igreja sobre rodas éum projeto que brotou nocoração do Irmão RobsonChaves. Proprietário docaminhão, o irmãoRobson tem uma grandevisão missionária. Provadisso é a forma com quedisponibilizou o seu ca-minhão para a realizaçãodesse ministério. Quasetodos os finais de semanae feriados, a IGREJA SO-BRE RODAS tem sidosolicitada para realizarprojetos missionários.

Como Diretor do Mi-nistério de EvangelismoÁgape da Igreja abracei a

Igreja sobre rodas

ideia, oramos e tem sidobenção onde tem passadoe tenho administrado oprojeto com muita ale-gria. Estivemos em umbairro chamado Sobra-dinho, 14 crianças aceita-

ram Jesus. Não tem ne-nhum trabalho Batistanesse bairro e já estamosvendo possibilidades deiniciar uma frentemissionária no bairro.Contamos nesse Ministé-rio com enfermeiros, as-sistência social, evan-gelismo pessoal e o Mi-nistério Infantil RESGA-TANDO A ALEGRIA,com aproximadamente40 palhaços que pregamo evangelho de formacontextualizada para ascrianças. No último cultoque realizamos, na Pri-meira Igreja Batista emMorro Grande, 40 crian-ças aceitaram Jesus.

Em novembro estive-mos no mutirão Missioná-rio na Igreja Batista emPosse e, novamente, emMorro Grande, eventos degrande sucesso.

Orem por esse Minis-tério. O que nós queremosé tão somente ser bên-çãos para as pessoas poronde passarmos e voltar-mos com alegria trazendoos nossos molhos.

Pastor Levy de Abreu Vargas*

Um discurso que todosgostam de ouvir é aqueleque fala de sucesso sobresucesso, vitória sobre vi-tória, deleite sobre deleitee honra sobre honra. As-sim, vivemos em busca dospróprios interesses, volta-dos para nós mesmos, in-saciáveis e ávidos de no-vos prazeres e novas ex-periências a cada instante.Está em moda otriunfalismo, o ufanismo, odiscurso do ego sobre a ra-zão e o que é mais perigo-so: tudo em nome de Deus,porém Ele,definitavamente, não entranesse negócio.

Para ganhar é precisoperder. Quem não apren-deu a perder, não será umbom ganhador, por maisque se esforce. Quando le-mos a Bíblia Sagrada, ve-mos que as perdas são ine-vitáveis. Jesus disse quese a semente não morrerfica só ela, mas se morredá muitos frutos; disse queaquele que o segue, preci-sa negar-se a si mesmo etomar cada dia sua cruz;disse que no mundo tería-mos aflições, seríamosperseguidos, injuriados eoprimidos; disse que o nos-so Reino não é neste mun-do; disse ainda, entre tan-tas outras coisas, que noReino de Deus o maior nãoé o que é servido, mas o queserve, e assim prosseguiucontradizendo toda a leinatural dos homens.

A vida dá a algumaspessoas lugares muito es-peciais. São os empresá-rios, empreendedores, in-telectuais, formadores deopinião e políticos. São ossacerdotes, os profetas, oslíderes da Igreja, e da fa-

Benditos Perdedoresmília (não necessariamen-te nesta ordem). Deus lhesdeu a honra da liderança,mas não é para se servi-rem... é para servir.

A autoridade que vem deDeus não é tirana nem temeos liderados. A autoridadeque procede de Deus estámais pronta a dar que a to-mar, está mais disposta asofrer que fazer sofrer. Olíder que procede do co-ração de Deus prefere serincomodado, que incomo-dar. Ele perde, claro, masé o único modo de ganhar.

Não é conformar-se coma derrota, oacomodamento, a indife-rença pela vida, mas ser ra-cional e coerente com aprática da vida Cristã. Sa-ber perder é uma grandevirtude que está em desu-so no meio Cristão, mas nacarta aos Hebreus, na ga-leria da fé, há a história degrandes perdedores que“ e x p e r i m e n t a r a mescárneos, açoites, cadei-as e até prisões. Foramapedrejados, tentados, ser-rados e mortos ao fio daespada; andaram vestidosde pele de ovelhas e decabras, desamparados,aflitos e maltratados; vive-ram errantes pelos deser-tos, e montes, covas e ca-vernas da terra. Todos elesderam testemunho da fé,mesmo sem ter alcançadoa promessa”.

Este discurso não gosta-mos de ouvir, mas é ele quenos capacita, nos molda enos enternece a um verda-deiro caráter de líder cristão.

Não se envergonhe deperder... se a perda é parao ganho de Deus, da famí-lia, da Igreja e de todos.

* Pastor da 1ª IgrejaBatista de Nilópolis

Equipe do Ministério preparada para mais uma investida

Seminarista CarlosCorrêa, líder do projeto

Um dos trabalhos realizados pelo projeto

Dezembro de 20106 O E S C U D E I R O B A T I S TA

Este Departamento tem um compromisso com Deus, isto mesmo! Treinar e capacitar pessoas para a obra deevangelização é um compromisso com Deus! E isto é coisa séria. Então, convidamos você. Venha preparar-se paraatuar em alguma área deste ministério.Veja qual á região que melhor lhe atende. Escolha o curso e mãos à obra!

Departamento de Evangelismo mobilizado para 2011

Evangelismo PessoalData: 19 de MarçoLocal: Igreja Batista De MoquetáEndereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 190 - Moquetá –Nova Iguaçu /RJHorário: 9h às 17hAssociações: Associação Ebenézer, Iguaçuana, NovoHorizonte, Primeiro Centenário, Queimadense,Belforroxense, Meritiense, Mesquitense E Nilopolitana.Valor: Gratuito

Data: 07 de MaioLocal: Primeira Igreja Batista do RetiroEndereço: Av. Antônio De Almeida, 563 - Retiro – VoltaRedonda / RJHorário: 9h às 17hAssociações: Associação Agulhas Negras, Centro Sul eSulValor: Gratuito

EvangelismoPioneiro

Evangelismo Discipulador

Atenção! Você nãopode perder esta opor-tunidade. Vem aí o 3ºTreinamento paraEvangelização Infan-til.

Isto mesmo! Vai serum sucesso!

Se ele vem? Quem?Tio Uli! Claro quesim. Não perca!

Data: 17 a 19 dejunho de 2011

Local: Acampa-mento Batista em RioBonito.

Espero por você atélá! Será imperdível!

Encontro de Promotores de Missões EstaduaisQuerido irmão (ã) promotor de Missões Nacionais e

Mundiais, aceite este desafio. Venha ajudar o Departamentode Missões Estaduais, sendo também promotor em nossocampo. Precisamos de sua valiosa cooperação. Venha!Junte-se a nós e tenha como certo: “Juntos Faremos Melhor”.

Data: 13 e 14 de Maio de 2011Local: Acampamento Batista em Rio Bonito"Aquele que leva a preciosa semente, andando e choran-

do, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo osseus molhos." Salmos 126.6

Espere... ainda não terminou! Tem mais no próximosemestre, aguarde até lá.

Sua amiga e irmã em CristoDulcinéa Barros da SilvaDiretora

Inscrições e Informações:Departamento de Missões Estaduais da CBFRua Visconde de Moraes, 231Ingá - Niterói / RJ CEP: 24210-140Tele-fax: 21 2620-1515 Ramal: 218E-mail: [email protected]

Data: 09 de AbrilLocal: Convenção Ba-

tista FluminenseEndereço: Rua Vis-

conde de Moraes, 231Ingá – Niteroí / RJ

Horário: 9h às 17hAssociações: Associ-

ação Betel, Costa Leste,Gonçalense eNiteroiense.

Valor: R$ 15,00(Material e Almoço)

Data: 19 de FevereiroLocal: Igreja Batista Parque GuarusEndereço: Av. Teresópolis, 245 - Parque Guarus – Campos/ RJHorário: 9h às 17hAssociações: Associação Leste, Noroeste, Planície ePlani-Norte.Valor: R$ 15,00 (Material e Almoço)

Data: 16 de AbrilLocal: Igreja Batista Pão da VidaEndereço: Rua Manoel Da Silva, 26 - Campo Lindo –Seropédica / RJHorário: 9h às 17hAssociações: Associação Costa Verde, Sudeste E Ver-des Mares.Valor: R$ 15,00 (Material e Almoço)

Data: 21 de Maio de 2011Local: Primeira Igreja Batista de Rio BonitoEndereço: Avenida Doutor Matos, 192 - Centro - RioBonito / RJHorário: 9h às 17hInvestimento: R$ 15,00

Data: 02 de julho de 2011Local: Colégio Batista em CamposEndereço: Av. Dr. Alberto Torres, 261 -Centro - Campos dos Goytacazes /RJHorário: 9h às 17hInvestimento: R$ 15,00

Capacitação para Evangelização em Capelanias:Hospitalar, Escolar, Prisional e Universitária

3º TreinamentoEvangelização

InfantilCRIANÇAS

PARA JESUS

Dezembro de 2010 7O E S C U D E I R O B A T I S TA

Pr. Alair Santos Lima

Sob a eficiente presi-dência do Ministro deMúsica Altiene Flores, aAMBF (Associação dosMúsicos BatistasFluminenses) realizou nacidade de Araruama omaior congresso de suahistória com quase 600músicos inscritos.

A PIB de Araruama, soba liderança do Pastor As-sis Borges Xavier,recepcionou de forma bri-lhante os congressistas eera possível ver a alegriados irmãos da igreja tra-balhando muito bem orien-tados, contando com a pre-sença constante e simpáti-ca de seu pastor. Numa in-tervenção, pastor Assis re-gistrou que o prefeito dacidade, presente na aber-tura do Congresso, em seuprograma de TV no diaseguinte, disse que o en-contro na Igreja era o mai-or evento cultural da cida-de. Pastor Assis disse aosmúsicos: “para nós, tudoisto é a grande celebraçãodo povo de Deus”.

O Congresso mostroude forma apoteótica a qua-lidade dos músicos batis-

Músicos afinados realizam o tas fluminenses e, através decânticos selecionados ecom a participação tambémda orquestra, a multidãoentoou lindos louvores aoSenhor Deus. Os principaisMinistros de Música dasigrejas ali estavam e o ní-vel estava lá em cima.

O recorde na inscriçãodo congresso trouxe umgrande problema para ogrande coral que não podese posicionar na platafor-ma, pois só a orquestra aocupava totalmente. O Corofoi instalado na nave e opúblico se espremeu nagrande galeria.

O Congresso começou às14 horas da sexta-feira comoficinas diversas e tevecomo preletor oficial o Pr.Paulo Davi, da PIB deCuritiba.

Vários líderes estiverampresentes marcando suapresença com destaquepara os pastores VanderleiBatista Marins, José Mariade Souza e Sócrates de Oli-veira Souza, Presidente,Diretor Executivo da Con-venção Batista Fluminensee Diretor Executivo daConvenção Batista Brasi-leira, respectivamente.

O Ministro de Música

Altiene Flores, reeleito pre-sidente, tem desenvolvido ex-celente trabalho neste tempo,e há quatro anos na presidên-cia da AMBF Flores temalcançado resultados extraor-dinários. Em suas palavras,acredita que dentre as muitasfinalidades da AMBF, atravésde seus encontros, congres-sos, clínicas e atividades si-milares, está a de ajudar osmúsicos numa constanteavaliação e reciclagem dosseus conhecimentos, levan-do-os ao entendimento deque, como musicista, sãosensibilizados e constrangi-dos a servir a Deus atravésde nosso instrumento de tra-balho. Altiene destaca a ta-refa de dar ao povo de Deusinformações hinológicaspara cantar com entendi-mento. Sobre o 29º Con-gresso, que acontecerá emItalva, no próximo ano, dis-se: “Será importante a rea-lização, pois vaioportunizar aos músicosdo norte fluminense a par-

ticipação num congresso daAMBF". Reconhece Altieneque a distância dos grandescentros onde, geralmente,são realizados os eventos,dificulta o deslocamentodaqueles que moram nosmunicípios do interior doestado. Assim sendo, osmúsicos dessas localidadesdeixam de participar. Coma realização em Italva, es-taremos alcançado as igre-jas que lá estão.

O irmão Altiene Corrêadas Flores, membro da Pri-

meira Igreja Batista emAlcântara, em suas palavrasde agradecimento, destacoua significativa ajuda que re-cebeu de sua esposa, irmãNeuza, para a realização do28º Congresso.

Todos os presentes con-feriram e reconhecem ogrande trabalho apresenta-dos pelos músicos batistasfluminenses.

Em entrevista exclusiva,o presidente reeleito faloudo evento e dos próximosdesafios.

Fotos: João Marcos Lima

Grande Coral se apresentando com a Orquestra no fundo

O interesse dos jovens pela música é digno de notaPreletor Oficial pregando a palavra

O Escudeiro Batista: Quecontribuição a AMBF ofe-rece às igrejas?Altiene Corrêa Flores:Acredito não existir umacontribuição específica,mas várias. A AMBF foi or-ganizada com a finalidadede coordenar os interessese esforços comuns dos mú-sicos das igrejas batistasfiliadas à Convenção Ba-tistas Fluminense, orientan-do no desenvolvimento doministério da música dasigrejas, estimulando osmusicistas na obra em queestão envolvidos, promo-vendo encontros, congres-sos, clínicas e atividadessimilares, ajudando-os afazerem uma constanteavaliação e reciclagem dosseus conhecimentos. Alia-da a essa contribuição, opapel é, também, levar oentendimento de que, comomusicista, somos sensibi-lizados e constrangidos aservir a Deus através denosso instrumento de tra-balho - a música, forman-do, em Cristo, um só cor-po e levantando, todos, amesma bandeira de fé eamor.

OEB: Após sua reeleição,quais são os maiores de-safios?ACF: Os desafios são mui-tos. Sabemos que precisa-mos, mais do que nunca, le-var as igrejas a louvarem,entendendo o valor da mú-sica no culto. Precisamosdar ao povo de Deus infor-mações hinológicas paracantar com entendimento.Grande número de nossasigrejas não tem um progra-ma de música. Canta nabase da espontaneidadeempírica, que não leva amúsica e o tema central doculto a objetividades es-senciais. A igreja precisaser edificada com sua mú-sica. Não pode, por forçade sua natureza e missão,gastar tempo e talento noscânticos vazios e sem con-teúdo teológico para a vidaespiritual. Precisamos ter anossa própria hinódia, nãopodemos ficar a mercê doscânticos das comunidadeschamadas evangélicas. Osmúsicos batistas precisamunir-se à procura dos me-lhores métodos, das melho-res letras, das melhores mú-sicas, para todas as ocasi-

ões e para todas as idades,desde as crianças até osmais idosos, pois é atravésda música que a mensagemde Cristo pode ser levadaàs pessoas que não conhe-cem a Deus, de tal formaque haja compreensão,aceitação, conforto eedificação. A música sem-pre será um dos meios su-blimes para apresentar aDeus o mais puro e perfei-to louvor, vindo de cora-ções unidos e ativos no for-talecimento do ministériode Cristo.Como desafio, a AMBFenvidará esforços paraconscientizar os músicosbatistas fluminenses, atra-vés de simpósios e con-gressos, da necessidade quetemos em investir na for-mação dos ministros de mú-sica, louvor e de adoração,porque a seu tempo ceifa-remos a boa música quetanto almejamos em nossoscultos dominicais.

OEB: A que você atribuio sucesso do 28º congres-so da AMBF?ACF: Eu creio que, além domarketing, feito com ante-

cedência para divulgar oprograma do congresso,outras ações como a forma-ção acadêmica do preletordo congresso, o sermão ofi-cial com ênfase no tema"Adoração - Essência xForma Litúrgica", a forma-ção acadêmico-teológicade cada preletor das ofici-nas, o perfil profissionaldos participantes dos reci-tais, o programa da noiteinspirativa, o repertóriomusical apresentado e,também, a credibilidadeque a AMBF tem perante àsigrejas e músicos batistasfluminenses contribuírampara que tivéssemos o mai-or congresso da história daAssociação.

OEB: Por que o 29º con-gresso em Italva?ACF: A realização na cida-de de Italva tem como ob-jetivo oportunizar aosmúsicos do nortefluminense a participaçãonum congresso da AMBF.A Convenção BatistaFluminense é composta por1.315 igrejas e 603 congre-gações espalhadas por todoo estado. A distância dosgrandes centros onde, ge-ralmente, são realizados oseventos, dificulta odescolamento daqueles quemoram nos municípios dointerior do estado. Assim,os músicos dessas localida-des deixam de participardos congressos, por causa

da distância. Com a reali-zação em Italva, estare-mos alcançado as igrejasque então na “macro re-gião”, classificada pelaCBF como águas mine-rais. A AMBF cumpre oseu papel de ajudar aosmúsicos dessa região a fa-zerem avaliação ereciclagem dos seus co-nhecimentos musicais, vi-sando a melhor execuçãoda música no ministério daigreja.

OEB: Após o sucesso do28º congresso, com cer-ca de 580 inscritos, qualé a estratégia para o pró-ximo?ACF: Creio que a depen-dência de Deus é a melhorforma de alcançarmos osobjetivos para o 29º con-gresso. Mas, além disso,faremos aquilo que estiverao nosso alcance. Temosciência que a cidade deItalva está localizada nointerior do estado, comdifícil acesso, conduçãorodoviária com poucoshorários. Mas a AMBF,juntamente com as igrejasda localidade, envidará es-forços para minimizar, aomáximo, todos os proble-mas, de maneira que oscongressistas cheguem aolocal, participem do con-gresso, sejam edificados elevem às suas igrejas asexperiências adquiridasdurante as programações.

Músicos afinados demonstravam muita alegria na apresentação final do congresso

Presidente da AMBF em destaque na foto

o maior congresso da história

Dezembro de 201010 O E S C U D E I R O B A T I S TA

Dezembro de 2010 11O E S C U D E I R O B A T I S TA

Os presidentes das JU-BAS do nosso Estado esti-veram reunidos para o trei-namento Voe Alto 2010 -Desenvolvimento Sustentá-vel - liderança continuadae uso responsável dos re-cursos, no Lar Batista Pr.Antônio Soares Ferreira.

O Voe Alto é um encon-tro exclusivo para os pre-sidentes das JUBAS - Ju-ventude BatistaAssociacionais e é discuti-do propostas e projetospara o ministério com a Ju-ventude e os Adolescentesem nosso Estado. Com osubtema LiderançaContinuada, a JUBERJofereceu a oportunidade paraque as JUBAS levassem umsegundo representante quepode ser um dos futuros

JUBERJ continua voando alto

presidentes.Falaram a liderança o Pr.

Luis Henrique Leão, minis-tro da Igreja Batista da Co-roa - Campos e coordena-dor de Juventude e Socie-dade da Juventude BatistaBrasileira, e o Pr. MarcosLuis Lopes, ministro daIgreja Batista Central deResende e graduado doInsituto Haggai -Cingapura. A BandaJUBERJ ministrou o lou-vor dando início oficial-mente a este projeto quetem enchido a JUBERJ desonhos! Em breve vocêverá o CD da Banda

Aniversário da

JUBERJ

19 de Março

Juventude Ativa 2011

21 a 24 de Abril

CONABERJ - Ano 33

23 a 26 de Junho

Despertar - Curitiba

20 a 23 de Julho

34ª Festa da

Primavera

24 de Setembro

JUBERJ e poderáconvidá-la para estar mi-nistrando no Congresso desua Igreja.

A JUBERJ produziu parao Voe Alto um Guia Fácilpara o presidente de JUBA,visando auxiliá-lo no desen-volvimento do seu ministé-rio a frente da JUBA ematividades que a JUBERJentende ser primordial arealização.

No encerramento do VoeAlto plantamos a árvoredo testemunho enterrandojunto com eles os nossos

problemas e plantando osnossos sonhos e metascomo líderes de Juventu-de. Nos comprometemos,juntamente com o Lar Ba-tista, a regar e cuidar des-sa planta da mesma manei-ra que cuidamos de nós edo ministério que Deusnos confiou.

Acesse o site daJUBERJ para fazer odownload do Guia Fácil!

Fonte: Comunicação eMKT JUBERJ

Agenda 2011

Dezembro de 201012 O E S C U D E I R O B A T I S TA

Carta dos LeitoresAmados do SenhorGraça e pazEm primeiro lugar, desejo agradecer a publicação da nossa igreja Batista Filadél-

fia, pela comemoração do seu décimo aniversário. Em segundo lugar, solicitar que,por gentileza, faça algumas correções, pois existem alguns erros. Vejamos: 1º - otítulo do texto IGREJA BATISTA DE PARACAMBI, 10 anos de vitória; 2º - a IgrejaBatista em Lages de Paracambi; 3º - o nome do pastor é Jose Elio, e não Eleio.

Desculpem-me, amados, chamo para mim todos os erros, mas, como leigo, entendoque a redação deveria ter visto que havia erros, portanto não deveria ter publicado.

De qualquer modo nosso muito obrigado.Vosso conservo em CristoPr. Américo Teixeira Arantes

Resposta da Redação:Querido pastor,Agradecemos sua correspondência e nos desculpamos. É difícil para a redação

ter os dados relacionados a nomes, mas procuraremos fazer o melhor.

Boa noite nobre colega e amigo.Fiquei surpreso com a manchete: “Temida Baixa-

da”, escrita no Escudeiro Batista. Aqui na Baixada, ocolega foi bem recebido, acolhido, e não sofreu ne-nhum dano. Os Batistas da temida Baixada não mereci-am esta manchete. Lamento muito.

AbraçosPr Marco Nascimento.

Resposta da RedaçãoQuerido pr. Marco,Na edição anterior, respondemos à irmã Edilene.

A seguir, repetimos parte da resposta que reitera-mos aqui: “A intenção do título era exatamente re-futar o estigma que se instalou sobre a nossa que-rida baixada fluminense, contrariando a decisão dealguns de não participarem da Assembleia por cau-sa do local. Pensamos num título que fomentasse odesejo de participar quando nos reunirmos outravez em sua região... Mas, sem intenção, ofendemose, humildemente, nos desculpamos com você e comtodos os batistas da baixada, reconhecendo o valore a recepção calorosa que encontramos, como res-saltado na edição anterior”.

Por Carmen Lucia AguiarCerqueira*

Aurora Pereira Aguiarnasceu em 16 de maio de1920, na zona rural deItaperuna, Estado do Rio deJaneiro. Desde que come-çou a se entender por gen-te, sentia um crescente de-sejo de aprender, de estu-dar, de conhecer mais. Porcausa das dificuldades daépoca, só foi alfabetizadaaos doze anos. A partir deentão, passou a ler tudo oque lhe vinha às mãos.

Sua família não conheciao Evangelho. Mas algunsparentes se converteram ecomeçou um ponto de pre-gação na casa deles, queatraía quase que toda a po-pulação circunvizinha. A inte-ligente menina não perdia oscultos e aprendia tudo queera ensinado, principalmenteos cânticos, dos quais selembra até hoje.

Na adolescência, umaquestão de vital importân-cia passou a lhe preocupar

com frequência: “- Como melivrar do inferno e ir para océu?”

Era raro então alguémpossuir Bíblia. Ela ansiavapor examinar o Livro queera lido em cada culto. As-sim, quando jovem, teveoportunidade de conseguiruma Bíblia emprestada,passou a lê-la com toda aatenção. Nela descobriuque só crendo em Cristocomo único e suficienteSalvador poderia se livrardo inferno que lhe causavahorror. Aos vinte e três anos(em vinte e nove de setem-bro de 1943) professou suafé perante a Primeira Igre-ja Batista de Itaperuna. Foibatizada pelo pastorVirgílio Faria, nas águas dorio Muriaé.

Tão logo teve como ad-quirir um exemplar da Pa-lavra de Deus, o fez e pas-sou a estudá-la com cuida-do, principalmente na Esco-la Bíblica Dominical, ondeera uma apaixonada aluna.Sempre que pode, presen-

teia Bíblias.Aos vinte e quatro anos,

casou-se com CarlosAguiar, formando os doisum lar em que os valores doReino de Deus eram vividose ensinados, mesmo ele nãosendo membro da Igreja.Após quarenta anos orandopelo esposo, viu-o render-sea Cristo e ser tambémbatizado. Criou seus setefilhos levando-osregularmente à EBD.

Após aposentar-se doserviço público municipal,tomou o propósito de lersistematicamente a Palavrade Deus. Hoje, aos noventaanos e meio de idade, estáfazendo a quadragésimanona leitura da Bíblia toda.Deus tem lhe preservadouma boa visão. Por isso,além da Bíblia, lê regular-mente O Jornal Batista, doqual é assinante há mais dequarenta anos, além de todaliteratura que lhe chega àsmãos.

Dos sete filhos, dois ain-da não se renderam a Cris-

to. Dos quatorze netos, noveservem a Jesus, sendo umpastor. O primeiro bisnetotambém já é membro daIgreja e os outros nove es-tão sendo ensinados na sãdoutrina. Os filhos e netosnão crentes, além dos de-mais familiares e amigos,não saem de sua presençasem um despertamentoquanto à vida espiritual e ànecessidade de estudarem a

Nonagenária leu a Bíblia 49 vezes

Palavra de Deus, bem comosão constantemente apre-sentados a Deus em oração.

Assim, Aurora continuafrutificando aos noventaanos de vida. Que Deuscontinue a usá-la em seuReino, enquanto a quiserneste mundo.

*Filha da irmã Aurora,esposa do pr. Josué GarciaCerqueira e mãe do pr.Niander Cerqueira Bastos

Dezembro de 2010 13O E S C U D E I R O B A T I S TA

No dia 15/11/2010 par-tiu do RJ uma caravana comdois ônibus com obreirosde várias igrejas batistas econvidados e 30 pastores.Foram recolhidas aproxi-madamente 1 tonelada dealimentos para ajudar oprojeto Cristolândia.

Logo pela manhã ao che-garmos deixamos nossasbolsas e de forma rápidarecebemos a orientação doPr. Humberto sobre a loca-lidade e seus desafios. Ime-diatamente partimos para asruas em direção ao focoprincipal da Cracolândia.Caminhando e observandoo local algo surpreendenteaconteceu quando dobra-mos a rua, uma multidão depessoas entre crianças, ido-sos, mulheres, jovens e ho-mens se misturavam, apro-ximadamente 500 pessoas,disputavam e compartilha-vam mais uma pedra decrak.

Eles andavam de um ladopara o outro como zumbis,alguns em transe, outros jáenlouquecidos pelos danosprovocados pelo crak nocérebro. O grupo se mistu-rou, começamos a chamá-los para tomar um café namissão.

Naquela manhã após apregação do Pr. LuisRonaldo, 22 pessoas acei-taram Jesus e foramtransferidas para o centrode recuperação no períododa tarde. No domingo antes

Batistas Fluminenses invadem a Cracolândia

de nossa chegada na PIB deSão Paulo foram batizadas35 pessoas recuperadas naCracolândia, na segunda-feira 50 pessoas foram le-vadas de ônibus para o cen-tro de recuperação e na ter-ça-feira mais 22 pessoastransferidas. Quando che-gamos, os alimentos esta-vam escassos; devido àtransferência de 50 pesso-as para o centro de recupe-ração, eles tiveram que di-vidir os alimentos entre ocentro de recuperação e aCristolândia, que alimentadiariamente muitas pessoascom almoço e café da ma-nhã.

Realmente nosso Deus éfiel, deixamos a cozinha re-pleta de alimentos, que boaparte será enviada tambémpara o centro de recupera-ção. Na verdade eles esta-vam orando e dependendo

da chegada de nossa cara-vana para suprir as ativida-des do dia.

Durante o culto, com osirmãos misturados entre osmoradores de rua e vicia-dos, era possível ver aemoção o choro de genteque clama por ajuda; mui-tos choravam porque rece-beram um abraço, gente quenão tem mais referencial defamília. Após o apelo, vá-rios cachimbos de crak fo-ram deixados no chão e re-colhidos pelos presentes.

Deus está movimentandoas águas. Em frente à mis-são existe um colégio cató-lico e um padre que movi-do por Deus traz de dentrodo colégio pães quando fal-ta para abençoar o trabalho.Agora este mesmo padreconseguiu com um empre-sário de construções nocentro de SP um terreno que

antes era um estacionamen-to e será doado para a mis-são. Na rua onde está loca-lizado este terreno cerca de5.000 pessoas passam todoo final de semana consu-mindo drogas.

Amigo, gostaria de con-tar com sua ajuda. Voltamospara nossa casa, para nos-sa família, mas aquelas vi-das continuarão lá sendodestruídas pela droga epelo inimigo de nossa alma.A Cristolândia é um proje-to que está dando certo epode, definitivamente, aca-bar com esta realidade emSP.

Estamos iniciando o Pro-jeto “Um Natal Verdadeira-mente Feliz” recolhendoalimento para a missão nes-te mês de Dezembro. Rece-bemos a ajuda de um irmãoseminarista que trabalhacom transporte e possui um

caminhão, precisamos ago-ra encher este caminhão elevar para SP antes do dia25 de Dezembro.

As igrejas e associaçõespodem ajudar, recolhendoos alimentos e concentran-do em um local por região,assim fica mais fácil pas-sar e recolher os alimen-tos. Caso sua igreja queiratrabalhar com oferta, elaspodem ser recolhidas e oalimento comprado nomercado de Duque deCaxias, pois facilita o re-colhimento por estarmosperto.

Para participar:Pr. Kelson Franco

[email protected]

Pr. Elizeu Rocha 8656-6823

[email protected]

Momento em que a caravana é recebida na Cristolândia Equipe atuando nas ruas da Cracolândia

O culto de gratidão acontecerá na Primeira Igreja Batista emNova Iguaçu, em 29 de dezembro de 2010, às 19h 30min.

O orador será o pr. José Maria de Souza, Diretor Executivoda Convenção Batista Fluminense.

PARTICIPAÇÕESConjunto Lírios do Vale - Igreja Batista da Prata

Cantor Robson Duarte

Todos estão convidados!Presidente: Pr. Mozar Lino da Frota Ramos

Associação Batista Iguaçuana70 anos de organização Convidamos jovens, mulheres e homens para nos

ajudarem na Comissão de Introdutores, que atuará naAssembleia da Convenção Batista Brasileira. Haverá uma

escala de trabalho. Contatos pelos telefones (21) 3667-0013 /81035598 ou pelo e-mail [email protected]

Relatora: Maria Angélica Ribeiro Farias

Comissão de Introdutores

Ex-alunos do Seminário Fluminense terão reencontroTodos os ex-alunos do Seminário Teológico Batista Fluminense das décadas de

60 e 70 estão convidados para um grande e abençoado encontro, dia 17 de julho de2011, na sede do Seminário, em Campos dos Goytacazes -RJ.

O contato prévio, via e-mail, deve ser feito com os organizadores:[email protected] e [email protected]

Coordenadores: Iran de Medeiros Lopes e Geraldo Geremias

Dezembro de 201014 O E S C U D E I R O B A T I S TA

Celso F S Martinez*“Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmen-

te renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na ver-dade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade.Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendia contentar-me com as circunstâncias em que me encontre.Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda ma-neira e em todas as coisas estou experimentado, tanto emter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância,como em padecer necessidade”. Filipenses 4:10-12

Uma das marcas do nosso tempo é a sua insaciabilidade,isto é, as pessoas estão sempre insatisfeitas. Por todo lugar,sempre encontraremos pessoas que não se contentam. Estãoinsatisfeitas no trabalho, na escola, no casamento, na igreja,entre outros. Além de estarem insatisfeitas, há a tendência demultiplicar sua insatisfação na direção da contaminação de ou-tros, quer pela via da crítica ou pelo canal da murmuração. Oinsatisfeito tende a tentar levar outros a olharem a vida peloviés da sua própria ótica insatisfeita.

Se de um lado a insatisfação empurra o progresso e as pes-quisas, por outro torna as pessoas carrancudas, mal-humoradase tediosas. Por trás de uma pessoa mal humorada está sempreum insatisfeito. Insatisfação é resultado de se olhar a vida naperspectiva de si mesmo, isto é, de olhar a vida tendo-se comocentro de todas as coisas. É reclamar pela falta do que não setem e deixar de agradecer a Deus pelo que já se tem.

O apóstolo Paulo testemunha da bênção por ele alcançadade viver acima da perspectiva normal. A bênção do contenta-mento.

Em uma entrevista a Willow Creek Church, o general ColinPowell, comandante do Estado Maior Conjunto das Forças Ar-madas dos EUA (1989-1993), Secretário de Estado america-no de 2001 a 2005 e crente comprometido com sua igreja,envolvido no trabalho com adolescentes, disse algo parecidocom isso: “medalhas e títulos são importantes, mas tudofica aqui”.

Contentamento é diferente de acomodação. Se de um ladoacomodação é adaptação, é ajustar-se a uma situação sem qual-quer disposição de alterá-la, quando possível, contentamento,por outro lado é saber viver acima da falta, é manter o humorquando tudo aponta para a falta dele.

A epístola aos Filipenses se destaca por duas razões. Pri-meiro porque é a carta mais pessoal do apóstolo Paulo, segun-do porque é a que mais fala de alegria. Isto tem um valor espe-cial considerando-se que foi escrita de dentro de um cárcere.Ter alegria quando as circunstâncias induzem a tristeza é umagrande vitória.

O texto supra aponta para algumas verdades sobre o con-tentamento:

Primeiro percebemos que contentamento é aprendizado.Por duas vezes Paulo diz que aprendeu a contentar-se. É nafalta e na escassez que aprendemos o valor do contentamento,o qual será colocado em prática quando se tem abundância efartura. Em segundo lugar, aprendemos que contentamento tam-bém é não permitir que a vida seja movida por coisas e cir-cunstâncias. Tanto a falta quanto à abundância podem ser dano-sas para uma pessoa que não alcançou a bênção do contenta-mento. Por fim, aprendemos que contentamento é descobrirque o melhor da vida é a própria vida. A insaciabilidade queaprisiona muitas pessoas permite que haja uma inversão naordem das prioridades, de modo que usamos pessoas e ama-mos coisas, quando pessoas são para serem amadas, e coisaspara serem usadas. O melhor da vida será sempre a própriavida, e quem descobre e consegue viver sob esta perspectiva,descobre também que contentamento é uma bênção. BlaisePascal certa feita disse: “A grandeza do homem repousa naconsciência de ser miserável. Uma vez reconhecido o vaziointerior, cria-se um vácuo em que Deus pode entrar. Esseabismo infinito só pode ser preenchido por algo infinito eimutável, ou seja, “Deus”.

É em Deus que toda a insatisfação da alma humana encontrasua cura.

* Pastor da Segunda Igreja Batista de Barra do Piraíwww.sibbp.com.br

A benção do contentamentoPastor Iomael Sant’Anna

O Município de Mesqui-ta, criado em 25 de setem-bro de 1999, é o mais novo,e um dos menores do Esta-do do Rio de Janeiro. Si-tua-se na BaixadaFluminense. Tem 34,767km2 de extensão. Sua po-pulação, conforme dadosdo IBGE, chega a 190.056habitantes, com alta densi-dade demográfica de 5,467habitantes por quilômetroquadrado. Votam em Mes-quita 125.044 eleitores.

Com a emancipação doMunicípio, 17 igrejas batis-tas que cooperavam com aAssociação BatistaIguaçuana (ABIG) dela sedesligaram, e se uniram naorganização da AssociaçãoBatista Mesquitense(ABAMES), em 22 de mar-ço de 2000. Seu primeiropresidente foi o JornalistaOthon Ávila Amaral (IBBetel de Mesquita) e o co-ordenador geral, Pastor

Nova Diretora Executiva assume a ABAMES

Ziel Paiva Machado (IBGetsêmane).

Agora com 22 igrejas, eduas congregações prestesa se organizarem tambémcomo igrejas, a ABAMESempossou como DiretoraGeral a irmã Rose Lima dosSantos (PIB Presidente Jus-celino), Bacharel em Teo-logia pelo Seminário do Sul(Campus de Nova Iguaçu).Casada com Esdra deÁvilla, mãe de Maximiler(20 anos) e Malaquias (4anos), Rose é a primeira

mulher a assumir esse car-go na ABAMES.

O culto de posse dirigi-do pela Vice-Presidente,diaconisa LindomarFerreira da Silva - PIBMesquita - (Foto), foi rea-lizado no dia 22 de outubrode 2010, no templo da PIBMesquita. Pregou o Presi-dente, Pastor Anderson daCunha Marques (PIB EdsonPassos).

Deus continue abençoan-do a Associação BatistaMesquitense.

As igrejas batistas das Associações Betel,Costa Verde, Gonçalense e Niteroiense con-tam com o apoio dos demais batistasfluminenses e de todos os batistas brasileirosna realização da Cruzada Evangelística “Jesus:vida para os meus vizinhos” durante os traba-lhos da 91ª Assembleia da Convenção BatistaBrasileira em Niterói-RJ.

Precisamos das orações de todos e da parti-cipação daqueles que estarão na Assembleia daCBB. Em Mato Grosso, foi uma grande bên-ção a ação dos convencionais na distribuiçãode folhetos, na participação das conferênciasnas igrejas e na aquisição e distribuição de, pelomenos 10 evangelhos de João, ao preço deR$0,50 cada um, no estande de Missões Naci-onais. Com as orações e a efetiva participaçãode todos poderemos fazer ainda melhor emNiterói, São Gonçalo e cidades vizinhas. A Cru-zada Evangelística será realizada especialmen-te no domingo à noite, dia 23 de janeiro de2011.

Por ser uma região de muitas igrejas batis-tas, teremos a necessidade de muitos pregado-res, inclusive pastores de outras regiõesfluminenses que permanecerem em Niterói nes-te domingo. Contamos com sua participação,amado pastor batista, membro de uma igrejafiliada à CBB. Entre no site da JMN(www.missoesnacionais.org.br) e faça a suainscrição, ou envie e-mail para

Cruzada durante a Assembleia da [email protected] ou ligue para(21) 2107-1818.

Conclamamos as igrejas, pastores e líderesdas Associações Betel, Costa Verde,Gonçalense e Niteroiense para as seguintesações:

1) Inscreverem suas igrejas no Departamen-to de Missões Estaduais da Convenção Batis-ta Fluminense pelo e-mail([email protected]) oupelo telefone (21)2620-1515 ramal 218, men-cionando se desejam participar da Cruzada ereceberem pregadores para o domingo, dia 23,manhã e noite ou apenas à noite;

2) Pegar na CBF os folhetos “Orando pe-los meus vizinhos”, de acordo com o númerode membros, e logo iniciar a campanha naigreja;

3) Enviar os membros para os Treinamen-tos em Evangelização que serão oferecidos emvárias datas e locais nas quatro associações, apartir de dezembro e, especialmente, nos dias02 a 18 de janeiro de 2011.

De corações unidos e de mãos dadas comos batistas brasileiros, vamos, batistasfluminenses, aproveitar esta grande oportuni-dade para conduzir muitas vidas aos pés doSenhor Jesus na distribuição de milhares defolhetos e Evangelhos de João, no testemu-nho pessoal e participando na CruzadaEvangelística a ser realizada nas igrejas!

Dezembro de 2010 15O E S C U D E I R O B A T I S TA

Batistas Fluminenses

em destaque

É notória a mudança no visual do Acampamento Batista de Rio Bonito, sem contar que outros aspectostambém melhoraram consideravelmente, marcando novo momento

Amigos por mais de 40 anos, os pastores Otoni Faria e Jorge Oli-veira se encontraram na Assembleia de São Fidélis, em 2009

Capa de O Escudeiro Batista de 1914, destacando o Colégio Batis-ta Fluminense. Percebe-se a grafia predominante na época. Temoshistória para contar.

A Mesquitense empossou como Diretora GeralRose Lima dos Santos, primeira mulher a assumirtal função na associação da querida baixada

Líderes da União Feminina presentes naAssembleia de Volta Redonda em 2008

Hélio Júnior assumiu Ministério na 1ª Batista deCachoeiro de Itapemirim. Deixa saudades por aqui.Na foto, ao lado da esposa e filho

Rodrigo Zambrotti, novo Presidente da JUBAL,esquerda, é um entusiasta do trabalho jovem e temcomo característica trabalhar em equipe

Pr. Irani Texeira será sempre lembrado como lí-der que marcou época na Convenção Fluminense

Erly Barros Bastos recebendo homenagem daUFMBF pela sua grande contribuição. Aconteceuno culto de posse do Diretor Executivo da CBF

Um dos grandes desafios do presente é arevitalização da sede da CBF. Quem passa por lánem imagina que é o QG dos batistas fluminenses

Pr. GérsonMoreirapregando noCongresso dosPastoresBatistas emmaio, 2007.Desfrutando degrande respeitona sociedadegonçalense,dirige a BatistaCentral deTrindade

Dezembro de 201016 O E S C U D E I R O B A T I S TA

Elildes Junio Macha-rete Fonseca

A posse administrativaaconteceu no dia 30 de Se-tembro de 2010, na sede daConvenção Batista Flumi-nense e o culto de celebra-ção a Jesus Cristo, que mar-cou este ato solene, foi re-alizado no dia 13 de Outu-bro, no templo da PrimeiraIgreja Batista em Alcântara.

Na direção do Pr.Vanderlei Batista Marins,titular da igreja hospedeirae presidente da CBF, queestava, por força do cargo,desempenhando a função dediretor executivo interino, oculto transcorreu enfatizan-do “que o dom que de Deusrecebemos, para servir aosoutros, seja para a glória deDeus, para o progresso daigreja e para a salvação detodos os homens”.

A música foi coordena-da pela Associação dosMúsicos Batistas Gonça-lenses e contou com a par-ticipação do Conjunto Mas-culino Waldemar Zarro e doGrupo Nova Razão.

Pr. José Maria é empossado diretor executivo

O sermão, proferidopelo Pr. Fernando Brandão,diretor executivo de Mis-sões Nacionais e membroda PIB da Barra da Tijuca,foi baseado em Josué 1.17-18. Nele, o Pr. Brandãoafirmou que o povo quer serliderado, mas por uma pes-soa que seja e tenha a vi-são de Deus. Quem seguena visão de Deus alcança oobjetivo.

No ato solene de posse,o Pr. Vanderlei enfatizou agratidão a Deus por este

tempo na vida dos batistasfluminenses e, após a ora-ção feita pelo Pr. RonemRodrigues do Amaral(foto), declarou empossadoo novo diretor executivo.

O mineiro José Maria deSouza, que há 28 anos vemexercendo o ministério pas-toral, chega à direção exe-cutiva da maior ConvençãoBatista da América Latina,com o desafio de continuarescrevendo uma históriacomposta de lutas e vitóri-as, de unidade em Cristo

entre a riqueza da diversi-dade de talentos e opiniões.

Vários líderes e pastoresestiveram presentes ao ato,demonstrando apoio e asmelhores expectativas parao campo fluminense. O Pr.Sócrates Oliveira, diretorexecutivo da CBB, enviousua saudação, também emnome do presidente, Pr.Josué Salgado. Os pastoresÉber Silva (presidente daSeção Fluminense daOPBB), Lécio Dornas (pre-sidente da OPBB), JoãoMarcos Soares (diretorexecutivo de Missões Mun-diais) e Fernando Brandãorepresentaram suas respec-tivas organizações.

Em suas palavras, o Pr.José Maria deu o tom paraa sua gestão recitando coma congregação Provérbios16.3: “consagre ao Senhortudo o que você faz, e osseus planos serão bem-su-cedidos”.

Que o bom Deus abençoee direcione o Pr. José Ma-ria, bem como a irmãJanaina e os filhos deste

querido casal: Calebe (ca-sado com Lucina), Camila(casada com o Pr. Arman-do) e Carolina. De igualforma a netinha Ana Julia.

À Primeira Igreja Batis-ta em Alcântara, Pr.Vanderlei e demais pasto-res e líderes desta, a grati-dão da Convenção, por re-ceber de forma tão carinho-sa os batistas do Estado doRio de Janeiro, sendo sedede um momento tão signifi-cativo.

À Primeira Igreja Batis-ta da Barra da Tijuca, quese fez representada nesteculto tão expressivamente,o reconhecimento dos ba-tistas fluminenses, pela ces-são do seu pastor titularque, pelo que se conhecedele, não se dividirá entreas funções, mas será inte-gralmente pastor e integral-mente diretor executivo,para a glória de Jesus.

Pastor Adjunto na PIBem Cabo Frio

2º Vice-Presidente daConvenção BatistaFluminense