Palmeiras x Flamengo (PI)

20
MATCH DAY PROGRAMA OFICIAL Número 5 - Fevereiro de 2010 25/2/2010 Quinta-feira Copa do Brasil 21h30 Palestra Itália São Paulo - SP Vs Antônio Carlos vence o clássico, e parte rumo a vaga na Libertadores - pág. 6 Wendel dá conta do recado nas laterais pág. 8 Edinho ensina como superar desafios pág. 12 Com moral

description

Edição 5 Copa do Brasil 25/02/2010

Transcript of Palmeiras x Flamengo (PI)

Page 1: Palmeiras x Flamengo (PI)

MATCH DAYP R O G R A M A O F I C I A L

Número 5 - Fevereiro de 2010

25/2/2010 Quinta-feiraCopa do Brasil

21h30Palestra Itália

São Paulo - SPVs

Antônio Carlos vence o clássico, e parte rumo a vaga na

Libertadores - pág. 6

Wendel dá conta do recado nas

lateraispág. 8

Edinho ensina como superar

desafios pág. 12

Com moral

Page 2: Palmeiras x Flamengo (PI)
Page 3: Palmeiras x Flamengo (PI)
Page 4: Palmeiras x Flamengo (PI)

4 PROGRAMA OFICIAL

EDITORIALA atual diretoria do PALMEIRAS age pensando ex-

clusivamente no bem do VERDÃO. Deu oportunidade a Muricy Ramalho, um técnico consagrado. Permitiu-lhe todo o trabalho de pré-temporada e a indicação de alguns jogadores. Foi ao limite. Não deu liga, mas a vida segue.

Muita gente aproveitou-se do fato e não econo-mizou críticas. Gente do próprio clube, que se diz a favor do PALMEIRAS, falou até em “chutar cachorro-morto”, de olho nas próximas eleições. Gente que nun-ca colocou o PALESTRA numa rota promissora, voltada para a estabilidade financeira a médio prazo – via nova arena e CT completo para as categorias de base.

Então, eis que chega Antônio Carlos. Como

zagueiro, ele sentiu na pele o que é vestir a camisa al-viverde e conquistou uma série de títulos, na década de 90. A carreira de treinador está no início, mas a seu favor conta a experiência como diretor técnico.

Antônico Carlos tem a linguagem dos boleiros e está disposto a vencer no novo ofício. Ele chegou dan-do moral ao elenco, colocando cada jogador em sua posição de origem, recuperando atletas que estavam esquecidos. Teve coragem para dirigir o time logo no clássico contra o São Paulo e saiu vitorioso.

A 6ª edição da MACTH DAY traz também detalhes da trajetória de vida de Edinho. Pasmem: o zagueiro/volante despontou para a carreira profissional após participação em uma derrota catastrófica de 9 a 0. Mo-tivo para desistir? Jamais, o cara é perseverante!

A revista, que permanece distribuída na sede so-cial, destaca Wendel. Um “parceiro” mesmo, sempre disposto a colaborar, seja na marcação ou no apoio ao ataque. Pelo lado direito, no meio ou pela esquerda.

Boa leitura!

QUANDO SURGE O ALVIVERDE IMPONENTE

Giuseppe GalianiEDITOR CORNETEIRO FANáTICO

EXPEDIENTEO MATCH DAY, Programa Oficial, é uma publicação da

G8 Gestão Esportiva e Futebol Tour autorizada pela Sociedade Esportiva PALMEIRAS.

Conselho Editorial: Diego Ragonha,

Fernando Figueiredo Guilherme Figueiredo, Luis Fernando Dias e

Paulo Sanches Textos:

Alexandre de AquinoMTB 53110

Camila GoytacazMTB 32222

Pesquisa de fotos:Alex Siriani

Fotografias:Futura Press

Daniel Augusto e Renato Cordeiro

Edição de Arte: Joh Stcheraws e

Vitor Fontes

Contatos Comerciais:Paulo Sanches(11) 7833-8063Daniel Camillo(11) 4191-7949

Impressão:Gráfica Daleffi

Tiragem: 10.000 exemplaresEsclarecimentos: Diferentemente do publicado, nossa edição anterior foi a de número 5. Até o fechamento da mesma, Muricy Ramalho permanecia como técnico do VERDÃO. O Choque-Rei de 30/8/2009 terminou na verdade São Paulo 0 x 0 Palmeiras.

Page 5: Palmeiras x Flamengo (PI)
Page 6: Palmeiras x Flamengo (PI)

COPA DO bRAsIL

POR uMA NOVA ERAANTôNIO CARLOS, AGORA TREINADOR,

BUSCA O SUCESSO DA éPOCA DE zAGUEIRO NO CLUBE

Antônio Carlos zago está de volta ao PALMEIRAS. Agora, como treinador do VERDÃO, no lugar do nosso ex-comandante Muricy Ramalho. Mas o que é preciso para ele ter sucesso à frente do nosso esquadrão?

Essa pergunta é bem fácil de responder. Basta apenas que ele repita os feitos da época de zagueiro no clube. Antônio Carlos defen-deu a nossa camisa com muita honra e garra, tendo levantado taças importantes como as do bicampeonato Paulista (1993/1994) e as do bicampeonato brasileiro (1993/1994).

Desde seu início, no São Paulo Antônio Carlos demonstrou categoria, sem deixar de ser viril. O zagueiro foi campeão da Libertadores, em 1992. Acabou

negociado com o Albacete (ESP), onde atuou apenas seis meses antes de vir a fazer a alegria dos nossos torcedores.

O homem passou também pela Seleção Brasileira.

No total foram 188 jogos pelo PALMEI-RAS, com 114 vitórias, 38 empates e 36 der-rotas. Fez oito gols. Ele defendeu também Corinthians e Santos. Encerrou a carreira no Peixe, foi dirigente no Corinthians, mas se en-controu como técnico no São Caetano.

Agora terá um novo desafio no VERDÃO. Já começou bem, colocando cada jogador em sua real posição e vencendo o clássico

contra o São Paulo. Esperamos que seus números impres-sionem tanto como na época em que era jogador.

Histórico

15 edições participou o PALMEIRAs

ger

alm

and

ante

visi

tan

te

6 PROGRAMA OFICIAL

NO GRAMADO EM QUE A LUTA O AGUARDA

86 jogos

41 jogos

45 jogos

46vitórias

26vitórias

20vitórias

23 empates

10 empates

13 empates

17 derrotas

5 derrotas

12 derrotas

O PALMEIRAS BUSCA O SEGUNDO TíTULO NA COMPETIçÃO E A

VAGA NA LIBERTADORES

Curiosidades

O PALMEIRAS chegou 2 vezes à final da Copa do Brasil, ambas diante do Cruzeiro, sendo vice-campeão em 1996 e campeão em 1998.

8 a 0 foi a maior goleada do VERDÃO na com-petição. Ela ocorreu em 1996 diante do Sergipe/SE.

10 gols anotaram Paulo Nunes e Evair, os maiores artilheiros do clube no torneio nacional.

Histórico do confronto

1978 – PALMEIRAS 3x0 Flamengo-PI - Brasileiro1980 – Flamengo-PI 1x4 PALMEIRAS – Brasileiro2010 - Flamengo-PI 0x1 PALMEIRAS – Copa do Brasil

Page 7: Palmeiras x Flamengo (PI)

NOssA CAsA

CANTA E VIbRAQuando a família palmeirense está em festa, a

experiência no estádio se torna memorável. O joga-dor se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte:

Compre seu ingresso de forma antecipada e/ou pela internet;

Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias do Palestra;

Respeite a fila e mantenha a ordem;

Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações;

Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes;

Sente no lugar marcado previsto no ingresso;

Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papeis e plásticos;

Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local.

Estádio: Palestra Itália (São Paulo – SP)Capacidade atual: 27.650 lugares

Curiosidades1º jogo:PALESTRA ITáLIA 5 x 1 InternacionalData: 21 de abril de 1917Árbitro: Nestor Pedroso de CarvalhoPalestra Itália: Flosi, Bianco, Grimaldi, Bertolini, Picagli, Fabbi, Caetano, Minis-tro, Heitor, Severino, Martinelli.Gols: Ministro (2), Caetano (2), Heitor, Severino.

Recorde de Público:40.283 pagantesPALMEIRAS 1 x 0 XV de PiracicabaData: 18 de agosto de 1976 - Decisão PaulistãoÁrbitro: Romualdo Arppi FilhoPalmEIras: Leão, Valdir, Samuel, Arouca, Ricardo, Pires, Ademir da Guia, Edu, Jorge Mendonça, Toninho, Nei.Gol: Jorge Mendonça.

EI,

PALMEIRAS MINHA VIDA é VOCê!

PALMEIRAS MINHA VIDA é VOCê!

PALMEIRAS MINHA VIDA é VOCê!

EI...

7 PROGRAMA OFICIAL

Dados oficiais

Page 8: Palmeiras x Flamengo (PI)

8 PROGRAMA OFICIAL

SABE BEM O QUE VEM PELA FRENTE

Page 9: Palmeiras x Flamengo (PI)

9 PROGRAMA OFICIAL

As chances estão sempre pintando para Wendel. Com Muricy Ramalho, ele virou o dono da lateral es-querda do VERDÃO. Com Antônio Carlos, aparente-mente avesso às improvisações, ocupa inicialmente a lateral direita.

Nosso curinga PALMEIRENSE, que é volante de origem, não liga para apenas uma posição. Ele quer mesmo é jogar. “Eu estou sempre à disposição do trei-nador para ajudar onde for preciso”, diz Wendel.

A função que mais lhe dá trabalho é jogar pelo lado esquerdo. Por isso, o atleta tem treinado exaus-tivamente o aperfeiçoamento de seu chute com a perna esquerda, já que ele é destro. “Estou com con-fiança para fazer os cruzamentos com a esquerda e tem outra: ainda posso levar a bola para dentro e chutar de direita”, explica.

Como inspiração, Wendel tem Daniel Alves, late-ral-direito do Barcelona (ESP) também já teve o gos-tinho de jogar pelo lado esquerdo diante da áfrica do Sul, na Copa das Confederações do ano passado. “É difícil porque algumas vezes não sei onde está o lado do campo. mas o importante é ajudar e se sentir de al-guma maneira útil para o grupo”, dá receita o jogador da Seleção Brasileira,.

Se a tarefa não é simples, existem exemplos de que é possível sim um destro conseguir fazer suces-so pelo lado esquerdo. O maior deles é Júnior, que brilhou na equipe do Flamengo nos anos 1980 e na Seleção Brasileira, ao lado de zico. Aliás, Júnior, as-sim como Wendel, também atuava em vários setores do campo antes de se encontrar na lateral esquerda. “Comecei como cabeça de área e, no dia em que o late-ral-direito, o Garrido, se machucou, joguei ali e fui bem. Não saí mais do time e depois mudei de lado”, recorda o craque flamenguista.

Wendel nasceu em Itapetinga, na Bahia. Começou a carreira no União Mogi (SP) e passou por Iraty (PR), Palmeiras B e Juventus (SP), antes de ir para a equipe principal do VERDÃO. O jogador foi uma indicação do técnico Marcelo Villar, com quem traba-lhou no Palmeiras B. Desde que subiu para o elenco principal, a versatilidade tem sido a sua marca.

Apesar disso, agora Wendel concentra esforços em ganhar de vez a condição de titular da lateral-di-reita. Para tanto, precisa aprimorar especialmente os cruzamentos. “Futebol moderno é assim, você precisa se preparar para várias situações. É bom ter jogadores versáteis, que ajudam em momentos difíceis. sempre me coloco à disposição”, reforça.

CuRINGA DO VERDãOVERSáTILIDADE CREDENCIA

WENDEL A QUALQUER UMA DAS LATERAIS

WENDEL NO VERDãOPALMEIRAs

148 jOGOs

TíTuLOs

2008: Campeão Paulista

2005: Campeão Troféu Centenário do Estudiantes de La Plata-ARGVice-Campeão Paulista A-32004: Campeão Troféu Cristal - Torneio China-Brasil2000: Vice-Campeão Paulista B-2

PALMEIRAs b

94jOGOs

No principal, ele ainda não fez gol. A sua estreia foi pela Libertadores, em 2006, contra o São Paulo.

Wendel marcou três gols vestindo a camisa do nosso segundo time, onde atual de 2000 a 2006

Page 10: Palmeiras x Flamengo (PI)

10 PROGRAMA OFICIAL

QUE A DUREZA DO PRÉLIO NÃO TARDA

PERIQuITO

TINA PALEsTRINA

Ser PALMEIRENSE é muito legal! A gente vai enten-dendo cada vez mais o nosso time e a cada dia ficamos mais torcedores! Papai me conta da emoção que sente sempre que vê os nossos jogadores levantando a taça! Mas tem uma emoção que eu já vivi e os adultos da minha família não viveram: entrar em campo com o nosso time! é uma grande aventura, a gente entra cor-rendo com os craques do time e vê, antes de a partida começar, toda a agitação da torcida.

E agora tem uma novidade. A partir deste mês, muitas outras crianças também vão poder participar, pois aumentou de 40 para 120 os palmerenses mi-rins que poderão entrar em campo. Com o programa “Torcedor Mirim”, jovens com até 12 anos terão direito a pisar no gramado do Palestra Itália! Entre no site do PALMEIRAS e descubra mais, você vai adorar! E Dá-LHE, PORCO! E Dá-LHE, PORCO!

2010 será conhecido como um ano de evolução no futebol brasileiro! Estou falando do futebol feminino do nosso PALMEIRAS, que promete crescer neste ano. O clube pretende trazer jogadoras da seleção brasileira e do exte-rior para reforçar o time. Além disso, serão realizadas pe-neiras para descobrir novos talentos. A equipe palmeirense feminina deve iniciar os trabalhosem breve e disputará o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.

Isso me deixa bastante animada, pois mostra que o PALMEIRAS é um time pra frente, que busca inovar e seguir os padrões mundiais de qualidade. Isso claro, valorizando cada vez mais as atletas femininas que tanto ralam para mostrar o seu talento. Que tal inovarmos também, en-quanto torcedores de estádio, e prestigiarmos os jogos do VERDÃO feminino, levando a nossa alegria e força para as nossas jogadoras neste ano!?!

10 PROGRAMA OFICIAL

Page 11: Palmeiras x Flamengo (PI)

11 PROGRAMA OFICIAL

Page 12: Palmeiras x Flamengo (PI)

E O PALMEIRAS NO ARDOR DA PARTIDA

12 PROGRAMA OFICIAL

Page 13: Palmeiras x Flamengo (PI)

13 PROGRAMA OFICIAL

TEM bRIO!EDINHO NUNCA SE ENTREGA! DIANTE

DE UMA DIFICULDADE, ELE LEVANTAA CABEçA E Dá A VOLTA POR CIMA

Quem nunca se viu desencorajado. Pensando em desistir diante de algo inatingível. Quando se está pra baixo, a esmagadora maioria prefere o caminho mais prático: abandonar o sonho. Mas isso está longe de ser uma prática de Edinho, dono de uma história de vida de perseverança e muitas conquistas! Um exemplo a ser seguido por todos no PALMEIRAS!!!

O zagueiro/volante encara todas as situações deli-cadas de frente. Ele as tira de letra. Trata delas como mais um aprendizado. Aliás, um incentivo para lutar sempre. é com essa mentalidade que ele chegou ao VERDÃO neste ano. Determinado a mostrar aos fanáti-cos torcedores que com honestidade, garra e talento para desarmar - atitudes próprias de quem não espera que as coisas venham de graça -, os sonhos podem virar realidade.

Edinho teve inúmeras portas fechadas nas penei-ras. Mas nunca desistiu. “retornava para casa desolado e voltava a estudar, aí meu pai sempre dizia: ‘você já lu-tou tanto, não pode desistir agora’ “, lembra.

Dá para imaginar alguém, após ver seu time - a seleção de Rio Bonito-RJ - goleado por 9 a 0, enfim de-colar rumo ao sucesso na carreira!?!

é isso mesmo, torcedor PALMEIRENSE. Depois dessa humilhante derrota, o atual dono da camisa 3 deixou o interior do Rio de Janeiro, para se tornar um respeitado profissional no Rio Grande do Sul, correr o mundo e colecionar títulos.

Edinho se destacou por se doar ao grupo. Se não é um jogador vistoso tecnicamente, compensa com uma incomum disposição para roubar a bola. Isso con-tagia a torcida. Como se não bastasse, ele é útil ao trei-nador por atuar em várias posições. No VERDÃO, até como lateral-direito!

“No sul, onde joguei pelo Internacional, eu ganhei o

apelido de guerreiro da torcida. É isso que estou tentanto mostrar aqui no PalmEIras. sou um jogador que não desiste nunca. O torcedor sempre me verá lutando com muita raça e amor à camisa”, ensina Edinho.

FRIO E FOME CONsAGRAçãO FILHODuas vezes Edinho tentou a sorte na Euro-pa e fez testes na Itália e na França. Não deu certo, e ele

passou sérias dificuldades. No segundo país, chegou a passar fome e só conseguiu retornar ao Brasil graças a uma ajuda financeira do ata-cante Fernandão, que viria a ser o seu grande amigo no Internacional.

Edinho foi um dos líderes do Internacional na con-quista da Libertadores e do Mundial de Clubes, respectivamente contra São Paulo e Barcelona, que eram apontados como favoritos, em 2006.

Foi por causa do nascimento da sua primeira filha, Mano-ela, que o volante fez de tudo para deixar o Lecce na Itália e realizar o sonho de vestir a camisa do PALMEIRAS. “É um clube grande e que tem uma torcida apaixonada e fanática”, Edinho, quando questionado sobre a massa alviverde.

CAusOs

Page 14: Palmeiras x Flamengo (PI)

ELENCO

14 PROGRAMA OFICIAL

TRANSFORMANDO A LEALDADE EM PADRÃO

BrunoPosição: GoleiroNome: Bruno Cortez CardosoNatural: São Paulo-SPNascimento: 27/6/84Último Clube: Revelação da base

1

MarcosPosição: GoleiroNome: Marcos Roberto Silveira ReisNatural: Oriente-SPNascimento: 4/8/73Último Clube: Revelação da base

12LéoPosição: zagueiroNome: Leonardo Renan S. de LacerdaNatural: Belo Horizonte-MGNascimento: 30/01/88Último Clube: Grêmio-RS

4

DeolaPosição: GoleiroNome: Eliton DeolaNatural: Céu Azul-PRNascimento: 19/4/83Último Clube: Sertãozinho-SP

22Maurício RamosPosição: zagueiroNome: Maurício D. Ramos JúniorNatural: Piracicaba-SPNascimento: 10/4/85Último Clube: Coritiba-PR

15

DaniloPosição: zagueiroNome: Danilo LarangeiraNatural: São Bernardo-SPNascimento: 10/5/84Último Clube: Atlético-PR

23

WendelPosições: Lateral-direito e esquerdoNome: Wendel Santana P. dos SantosNatural: Itapetinga-BANascimento: 8/10/81Último Clube: Revelação da base

17Márcio AraújoPosição: VolanteNome: Márcio Rodrigues AraújoNatural: São Luiz-MANascimento: 11/6/84Último Clube: Atlético-MG

8

EduardoPosições: Lateral-direito e esquerdoNome: Eduardo José Diniz CostaNatural: Guaraí-TONascimento: 14/4/89Último Clube: Guarani

2

FigueroaPosição: Lateral-direitoNome: Luis Pedro FigueroaNatural: San Pedro de La Paz (CHI)Nascimento: 14/5/83Último Clube: Colo Colo (CHI)

77

EdinhoPosições: zagueiro e volanteNome: Edimo Ferreira CamposNatural: Niterói-RJNascimento: 15/1/83Último Clube: Lecce (ITA)

3ArmeroPosição: Lateral-esquerdoNome: Pablo Estifer Armero Natural: Tumaco (COL) Nascimento: 2/11/86Último Clube: América de Cali (COL)

6

GualbertoPosição: zagueiroNome: Gualberto Luís da Silva JrNatural: Não informadoNascimento: 8/4/90Último Clube: Revelação da base

33

Gabriel SilvaPosição: Lateral-esquerdoNome: Gabriel Moisés A. da SilvaNatural: Piracicaba-SPNascimento: 13/5/91Último Clube: Revelação da base

34

OBS.: OS GOLEIROS CARLOS, Nº 45, RAPHAEL ALEMÃO, Nº 46, O zAGUEIRO WELLINGTON, Nº 27, O MEIA IVO E O ATACANTE EWERTON, ESTES AINDA SEM NUMERAçÃO, COMPLETAM O ELENCO. DADOS SEGUNDO SITE OFICIAL DO CLUBE

Page 15: Palmeiras x Flamengo (PI)

15 PROGRAMA OFICIAL

MarquinhosPosições: Meia e AtacanteNome: Marcos A. da Silva GonçalvesNatural: Prado-BANascimento: 19/10/89Último Clube: Vitória-BA

11

TécnicoNome: Antônio Carlos zagoNatural: Presidente Prudente-SPNascimento: 18/5/1969Último Clube: São Caetano

Legendatitular ou reserva

nota na partida10

Interaja com a MATCH DAY: assinale os titulares dessa partida e atribua notas para cada um deles. Mande-as para www.twitter.com/matchdayverdao

Deyvid SaconniPosição: MeiaNome: Deyvid Franck Silva SaconniNatural: Alfenas-MGNascimento: 10/4/87Último Clube: Guarani-SP

26

PierrePosição: VolanteNome: Lucas Pierre Santos OliveiraNatural: Itororó-BANascimento: 19/1/82Último Clube: Paraná-PR

5

SouzaPosição: VolanteNome: Elierce Barbosa de SouzaNatural: Posse-GONascimento: 8/3/88Último Clube: Dom Pedro-DF

21

WilliamPosição: MeiaNome: William Fernando da SilvaNatural: São Paulo-SPNascimento: 20/11/86Último Clube: Vitória-BA

16

Diego SouzaPosições: Meia e AtacanteNome: Diego de Souza AndradeNatural: Rio de Janeiro-RJNascimento: 17/6/85Último Clube: Grêmio-RS

7

LincolnPosições: MeiaNome: Lincoln C. de Souza SoaresNatural: São Brás do Suaçuí-MGNascimento: 22/1/79Último Clube: Galatasaray (TUR)

Cleiton XavierPosição: MeiaNome: Cleiton Ribeiro XavierNatural: São José da Tapera-ALNascimento: 23/3/83Último Clube: Figueirense-SC

10

LennyPosição: AtacanteNome: Lenny Fernandes CoelhoNatural: Rio de Janeiro-RJNascimento: 23/3/88Último Clube: Sporting Braga(POR)

19

RobertPosição: AtacanteNome: Robert de Pinho de SouzaNatural: Salvador-BANascimento: 27/7/81Último Clube: América (MEX)

20

Daniel

Antônio Carlos

Posição: AtacanteNome: Daniel Santos SilvaNatural: São Paulo-SPNascimento: 9/1/89Último Clube: Revelação da base

29

AnselmoPosição: VolanteNome: Anselmo de MoraesNatural: São Paulo-SPNascimento: 20/2/89Último Clube: Revelação da base

35

João ArthurPosições: Meia e atacanteNome: João Arthur Bueno de CamargoNatural: São Paulo-SPNascimento: 16/11/90Último Clube: Revelação da base

18

P

2

99

Page 16: Palmeiras x Flamengo (PI)

SABE SEMPRE LEVAR DE VENCIDA

O Flamengo-PI conquistou a vaga na Copa do Brasil graças ao seu excelente primeiro semestre. O homônimo do Rubro-Negro carioca fez uma bela cam-panha no Campeonato Piauiense e sagrou-se campeão antecipado ao conquistar o primeiro e o segundo turno da competição. De quebra, também irá participar do Campeonato Brasileiro da Série D neste ano.

Além disso, o time terminou o ano passado de for-ma gloriosa ao vencer, no segundo semestre, a Copa do Piauí com a vitória na decisão sobre o Picos pelo placar de 2 a 1. A maior atração do time é o centroavante Jardel, cearense, que fez sucesso com as camisas de Grêmio e Vasco da Gama, além de ter chegado à Seleção Brasilei-ra. Hoje, porém, o atacante não lembra nem de longe aquele goleador de cabeceio exímio. Acima do peso e

sem agilidade, o veterano deve ficar a maior parte do jogo desta noite sentado no banco de reservas.

Se levarmos em conta o retrospecto do VERDÃO na Copa do Brasil, podemos ficar tranquilos. Vários fatores conspiram a nosso favor. Primeiro nunca perdemos para um time do Piauí em partidas válidas pelo torneio. Segundo: ganhamos os três jogos realizados diante do Flamengo-PI. Por último: temos um retrospecto al-tamente favorável quando o assunto é a primeira fase da competição. Em 14 participações, fomos eliminados apenas uma vez.

Na nossa 15ª participação, já demos um passo para aumentar ainda mais essa estatística ao bater o Flamen-go por 1 a 0, lá no Estádio Albertão, no Piauí.

GENéRICOPRINCIPAL ATRAçÃO DO ADVERSáRIO, JARDEL, ESTá ACIMA DO PESO E DEVE

FICAR NO BANCO DE RESERVAS

PLANTEL DO ADVERsÁRIOTécnico Walter Maranhão ESPORTE CLUBE FLAMENGO

16 PROGRAMA OFICIAL

GoleirosHeriveltonRafael

ZagueirosSerginhoLaércioIgorAntonio Carlos

Lateral-direitoTote

Laterais-esquerdosWildinhoJúnior Tatu

VolantesErivanDamissonBinha

MeiasLucianozuzaThiago MaiaAlessandro

AtacantesLeandroFinhaJonielJonierickMichelJardel

Page 17: Palmeiras x Flamengo (PI)
Page 18: Palmeiras x Flamengo (PI)

E MOSTRAR QUE DE FATO É CAMPEÃO

TAbELA DE jOGOs

PAuLIsTãO

COPA DO bRAsIL

18 PROGRAMA OFICIAL

2ª rodada21/1 - 21h

Barueri x PALMEIRAS

Eduardo J. Farah

1ª rodada16/1 - 17h

PALMEIRAS x Mogi Mirim

Palestra Itália

4ª rodada27/1 - 21h50

Monte Azul x PALMEIRAS

Santa Cruz

3ª rodada24/1- 17h

PALMEIRAS x Ituano

Palestra Itália

5ª rodada31/1 - 17h

Corinthians x PALMEIRAS

Pacaembu

6ª rodada4/2 - 17h

PALMEIRAS x Portuguesa

Palestra Itália

11ª rodada28/2 - 18h30

Rio Claro x PALMEIRAS

Dr. Augusto Schimidt Filho

16ª rodada24/3 ou 25/3 - A definir

Rio Branco x PALMEIRAS

Décio Vitta

1ª rodada-Ida10/2 - 21h50

Flamengo-PI x PALMEIRAS

Albertão

1ª rodada-Volta25/2 - 21h30

PALMEIRAS x Flamengo-PI

Palestra Itália

7ª rodada7/2 - 17h

Bragantino x PALMEIRAS

Nabi Abi Chedid

12ª rodada3/3 - 21h50

PALMEIRAS x Santo André

Palestra Itália

17ª rodada27/3 ou 28/3 - A definirPALMEIRAS x Mirassol

Palestra Itália

8ª rodada13/2 - 19h30

Botafogo x PALMEIRAS

Santa Cruz

13ª rodada7/3 - 18h30

PALMEIRAS x Sertãozinho

Palestra Itália

18ª rodada3/4 ou 4/4 - A definirPALMEIRAS x Oeste

Palestra Itália

9ª rodada*17/2 - 21h50

PALMEIRAS x São Caetano

Palestra Itália

14ª rodada14/3 - 16h

Santos x PALMEIRAS

Vila Belmiro

19ª rodada7/4 - 21h50

Paulista x PALMEIRAS

Jaime Cintra

a Copa do Brasil é disputada por 64 clubes. Eles são os melhores dos campeonatos estaduais, torneios seletivos ou ranking da CBF (atualizado em dezembro deste ano). Há participantes dos 27 es-tados brasileiros. a primeira rodada começou em 10 de fevereiro. Os dois jogos finais serão em 28 de julho e 4 de agosto, após a Copa da África do sul. O regulamento da competição prevê que nas primeira e segunda fases, caso o visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, ele estará classificado, sem a necessidade da realização da partida de volta.

10ª rodada21/2 - 16h

PALMEIRAS x São Paulo

Palestra Itália

15ª rodada20/3 - 16h

PALMEIRAS x Ponte Preta

Palestra Itália

O Palmeiras tem um tí-tulo da Copa do Brasil, conquistado em 1998.

CURIOSIDADE Dados gerais e regulamento1

PLACARPLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR PLACAR PLACAR

PLACAR

Semifinal11/4 - A definir

Local a definir

Semifinal18/4 - A definir

Local a definir

Final25/4 - A definir

Local a definir

Final2/5 - A definir

Local a definir

2 3 05 1 2 3 1

?

? ? ?

?

? ? ?

1 0

1 1 2 3 1 1 1 4 2 0

Dados gerais e regulamentoNas fases semifinal e final prevalecem para critérios de desempate o maior número de vitórias, o maior saldo de gols e a melhor campanha ao longo de toda a competição.

0 1

Page 19: Palmeiras x Flamengo (PI)

19 PROGRAMA OFICIAL

Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além de suas profissões formais, as pessoas nesses “cargos” se dedicam a legitimar o resultado da partida, embora, às vezes, errem. Se você vai reclamar, faça isso dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

TRéGuA, juIZãO

No tiro de meta, a bola só

entra em jogo quando sair da

grande área.

Correto. Ela será chutada de

qualquer ponto da pequena área,

e os adversários devem permanecer

fora dela. Caso ela não saia da

grande área, o tiro será repetido

pela equipe defensora.

O goleiro não pode usar as mãos quando de um recuo de seu companheiro.

Não é bem assim. O goleiro só não pode usar as mãos quando o recuou ocorrer com o pé ou seu companhei-ro levantar a bola intencionalmente para passá-la com outra parte do corpo (coxa, peito, cabeça).

Realidade Mito

O futebol é o grande entretenimento do brasileiro. O projeto de lei antiviolência está em pauta no Senado para justamente tirar os brigões dos estádios, evitar casos de manipulação de resultados e a ação dos cam-bistas. Ele será posto em vigor pelo Governo Federal neste primeiro semestre. Portanto, avalie bem se vale à pena promover a baderna, atirar algo no campo ou até mesmo invadi-lo.

Art. 41-G. Fornecer, desviar ou faci-

litar a distribuição de ingressos para ven-

da por preço superior ao estampado no

bilhete: pena - reclusão de dois a quatro

anos e multa. A punição sobe em um

terço até a metade se o agente for ser-

vidor público, dirigente ou funcionário

de entidade de prática desportiva, en-

tidade responsável pela organização da

competição, empresa contratada para o

processo de emissão, distribuição e ven-

da de ingressos ou torcida organizada,

e se utilizar desta condição para os fins

previstos neste artigo.”

CAMBISTASCHEGA DE VIOLêNCIA

Page 20: Palmeiras x Flamengo (PI)