PANATHLON INTERNACIONAL Distrito...

16
REVISTA PANATHLON INTERNACIONAL PANATHLON INTERNACIONAL Distrito Brasil Janeiro a Abril/2016 - Nº 04 /distritobrasildopanathloninternacional Votorantim voltou a ter um Clube Panathlon Itapeva ganha um clube Panathlon

Transcript of PANATHLON INTERNACIONAL Distrito...

REVISTA

PANATHLON INTERNACIONALPANATHLON INTERNACIONAL

Distrito BrasilORDEM E PROGRESSOJaneiro a Abril/2016 - Nº 04 /distritobrasildopanathloninternacional

Votorantim voltou a ter um Clube Panathlon

Itapeva ganha um clube Panathlon

DISTRITO BRASIL

02

03

DISTRITO BRASIL

ÍndiceEDITORIAL

O gesto de Fair Play do

Rodrigo Caio Uma das grandes polemicas

ocorrida na semifinal do Campeonato Paulista de Futebol Profissional entre o São Paulo Futebol Clube e Sport Club Corinthians Paulista, foi a atitude de Fair Play do atleta Rodrigo Caio, do São Paulo, se auto acusando como autor de uma falta que tinha ocasionado o car-tão amarelo para o Jô, atleta da equipe adversária. Neste caso o juiz da partida retirou o cartão, possibilitando que ele jogasse no jogo de volta contra o pró-prio São Paulo na luta pela classificação para final do campeonato.

O Fair Play é uma das grandes bandeiras do Panathlon Internacional e o Distrito Brasil irá premiá-lo em nome de todos clubes Panathlon do país e encaminhar para a Associação Interna-cional do Fair Play para que seja reco-nhecido pela entidade como um grande gesto de honestidade.

Gesto como esse pode mudar o comportamento de uma juventude que vê na maioria das vezes dentro do fute-bol, que para ter sucesso tem que usar da malandragem, do subterfugio. Pe-dagogicamente os dirigentes deveriam contribuir com a nação criando regras que possam valorizar a lealdade e a dig-nidade.

Hoje com os recursos tecnológi-cos, pode se detectar quando um atleta simula uma agressão ludibriando o juiz, e a televisão que está mostrando ao vivo para todo país, principalmente para as crianças que acreditam que a con-quista vem através da malandragem.

Um episódio que causou muita discussão e reprovação foi a simulação do próprio Jô, na abertura do Campe-onato Paulista contra o Esporte Clube São Bento de Sorocaba, cavando um pênalti e ganhando o jogo por 1 a 0, e ainda confirmando a malandragem atra-vés da sua entrevista na televisão.

Neste caso o regulamento deve-ria punir e demonstrar que no futebol e na vida, a malandragem tem preço alto. Só assim o futebol poderá contribuir na formação do cidadão, porque hoje infe-lizmente os exemplos não são bons.

Itapeva agora tem um Panathlon

Pag 05

Votorantim volta a ter um Panathlon

Pag 04

Festa do Esporte de Votorantim

Pag 06

Convívios de São Paulo

Pag 07

Atividades do Panathlon de Santo André e Mococa

Pag 12

Nicollini completou 91 anos

Pag 10

Dia Mundial da Atividade Física e Atividades do Panathlon São José dos CamposPag 09

Panathlon Juiz de Fora e Congresso Pan-Americano em Recife

Pag 13

Panathlon Taubaté e suas atividades

Pag 08

Expediente Jornalista Responsável: Antonio C. C. Lara-Mtb 36587 - Coordenação e Redação: Pedro Ro-berto Pereira de Souza - Revisão: Marcelo Macaus e Antonio Carlos C. Lara - Editoração: Luciano Leal - Impressão: Gráfica e Editora Paratodos - Tiragem: 3.000 exemplares - Fotografias: Pedro Roberto Pereira de Souza / Teófilo Negrão / Rodrigo Gonçalvez / Solange Guerra Bueno / Érica Verderi - Secretaria: R. Antônio Soares, 232 - Fone/Fax: (15) 3232.5882 - Cep:18040-570E-mail: [email protected] Facebook: Distrito Brasil do Panatlhon Internacional - Escritório: R. Brigadeiro Tobias, 263 - Fone/Fax: (15) 3231.1090 - Cep:18010-070

Diretoria Distrito Brasil 2016/2020 Presidente – Pedro Roberto Pereira de Souza - Vice Presidente – Georgios Stylianos Hatzidakis - Secretário – Luiz Delphino de Azevedo Jr - Tesoureiro – Ade-mir de Barros - Cargos de apoio a diretoria – Wiliam Saad Abdulnur, Inês Sales Gonçalves e Elói Ferreira.

4

DISTRITO BRASIL

Presença feminina na Assembléia deFundação do Panathlon Club Votorantim

Ademir de Barros, Pedro Souza, Julio Cesar, Fernando e Edson Veronese

Momento da execução do Hino Nacionale do Panathlon

Raul Bueno, João Lúcio Borracha,Natale e o prefeito Fernando

Panathletas de Sorocaba e Votorantim

Diretoria do Panathlon Club Votorantim

Votorantim volta a ter um clube Panathlon No dia 10 de janeiro de 2017 foi uma

data importante para o esporte de Votoran-tim, pois aconteceu no Salão de Eventos do Sesi de Votorantim a refundação do Pa-nathlon Club Votorantim, que funcionou de 2001 a 2005, retornando fortalecido com a presença de quase uma centena de pesso-as e tomaram posse 25 panathletas, entre eles o Prefeito Municipal Fernando Oliveira (Dirigente Esportivo) e sua diretoria provi-sória.

A abertura foi realizada pelo mestre de cerimônia do Panathlon Internacional Distrito Brasil, Elói Ferreira que formou a mesa principal com a diretoria do Distrito Brasil, formada pelo presidente Pedro Ro-berto Pereira de Souza, o tesoureiro Ademir de Barros; 2ª Secretária Inês Sales Gonçal-ves; Prefeito Municipal de Votorantim Fer-nando Oliveira; Diretor do Departamento de Esportes de Votorantim – Raul Bueno Rosa Junior; Diretor do Sesi Sorocaba e Voto-rantim - Júlio Cesar Martins, panathletas Edson Veronese e Eliseu Sentelhas e da re-presentante da Liga Feminina do Panathlon Sorocaba – Dagmar Zoppa. Após a monta-gem da mesa principal, houve a execução dos hinos: Nacional e do Panathlon, além da devocional e as palavras das autorida-des feitas por Pedro Souza, que falou da importância de Votorantim retornar a ter

um clube neste processo de crescimento e renovação dos clubes brasileiros; Júlio Ce-sar de Souza Martins, falou da emoção em está assumindo esta missão que sempre foi cobrada pelo Pedrinho e também pelo Ser-gio Barbour, que o empenho será grande e que o SESI será parceiro do clube, Fer-nando Oliveira, prefeito de Votorantim falou da importância de ter um clube que busca a ética e a valorização das pessoas que fi-zeram a história do esporte de Votorantim e que o poder público agradece e coloca à disposição do Panathlon de Votorantim e também de Sorocaba, e Ademir de Barros falou como padrinho do clube de Votoran-tim que depois de muitas reuniões o clube tornou uma realidade.

Na primeira parte do evento aconte-ceu a posse do sócio do Panathlon Club Sorocaba, Luiz Harder (Dirigente Esporti-vo), jogou futebol na Congregação Mariana Santa Rita, foi da seleção do Quartel de Itu em jogo contra o Ituano em 1957, foi con-selheiro, diretor e presidente do Esporte Clube São Bento, atualmente participa se-manalmente dos jogos recreativos do Clu-be de Campo de Sorocaba, que recebeu o boton do seu padrinho Claudio Jesus de Almeida.

Na sequencia a Assembleia Ordiná-ria foi presidida por Pedro Roberto Perei-

ra de Souza e secretariada por Ademir de Barros, deu posse a diretoria do Panathlon Club Votorantim: Presidente - Júlio Cesar Martins (Dirigente Esportivo); 1º Vice Presi-dente – Edson Veronese (Futebol); 2º Vice Presidente – Eliseu Sentelhas (Arbitragem); 1º Secretário – Sergio Antunes de Oliveira (Ginástica), 2º Secretário – Wanderley Meti-dieri (Futebol); 1º tesoureiro – Murilo Inácio Barnabé (Voleibol); 2º Tesoureiro – Rinaldo Nieri Filho (Atletismo).

Após a posse da diretoria, houve a posse de 18 novos sócios, entre eles: Prefeito Municipal Fernando Oliveira (Diri-gente Esportivo); Raul Bueno Rosa Junior (Dirigente Esportivo); João Lúcio Campos - Borracha (Futebol); Natale da Silveira Ca-margo (Educação Física); Eduardo José Gomes Tavares (Educação Física); Antô-nio Carlos Gonçalves (Educação Física); Claudinei Bello (Futebol); Douglas Santana (voleibol); José Kriguer (Futebol); Marlene Dias Mitidieri (Atletismo); Haroldo Luvison (Futebol); Abílio Alves Correa Toledo Neto (Futsal); José Antônio Rodrigues (Jorna-lismo Esportivo); Paulo Roberto Carbone (Atletismo); Jesse James dos Santos (Li-teratura Esportiva); Jesus Rodrigues Filho (Futebol); Rubens Mesadri (Jornalismo Esportivo); Dércio Maciel de Camargo (Fu-tebol).

5

DISTRITO BRASIL

Panathletas e autoridades Público presente à Assembléia do Panathlon e na palestra

Itapeva agora tem um clube Panathlon Itapeva passou a fazer parte do maior

clube de voluntários dedicado ao esporte do mundo pelo acontecimento da fundação do Panathlon Club Itapeva, ocorrido no dia 13 de abril, no auditório da Faculdades de Ciências Sociais e Agrarias de Itapeva com a posse da diretoria provisória e dos novos sócios, realizado pelo presidente do Pa-nathlon Internacional Distrito Brasil Pedro Roberto Pereira de Souza, acompanhado do clube padrinho, o Panathlon Club So-rocaba, através do seu presidente Ademir de Barros - o Paraná, e também do vice--presidente do Panathlon Club Votorantim, Edson Veronese. O clube de Itapeva passa a estar filiado ao Panathlon Internacional que tem sua sede em Rapallo, Itália. O Pa-nathlon existe em 29 países nos seus qua-se 300 clubes e aproximadamente 13.000 sócios, no Brasil passou a ser o 23º clube, o segundo a ser fundado neste ano, porque a cidade de Votorantim teve sua fundação

em janeiro. O Panathlon é uma entidade sem fins

lucrativos que procura desenvolver dentro da sua cidade e região o espirito esportivo de forma correta, promovendo o Fair Play e Resgate da Memória Esportiva, além do apoio irrestrito ao esporte e a educação fí-sica, além dos quatro pilares que susten-tam a entidade; a Amizade, Ética, Cultura e Ação.

Diferente de outras fundações, Ita-peva fez sua fundação durante um grande evento que antecedeu a palestra do Prof. Esp. Cristiano Parente, melhor personal Training do mundo em 2015 com participa-ção de mais de 250 pessoas.

Este clube será um modelo, pois terá como sua base, a educação, uma vez que muitos eventos acontecerão dentro do cur-so de Educação Física da entidade, poden-do futuramente ser criado um Panathlon Junior e também com atuação regional

através da parceria com a Inspetoria de Es-portes de Itapeva vinculada à Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo.

A Assembleia foi presidida por Pedro Roberto Pereira de Souza e secretariada por Ademir de Barros e deu posse a dire-toria provisória: Presidente - Eduí Pereira (futebol), Vice-presidente - Mariól Siqueira Santos (Educação Física), Tesoureiro - Ro-gério Vieira Galvão (dirigente esportivo), Secretária - Isabel Lopes Araújo Resen-de (educação física). Na sequencia foram empossados: Adilson Gemignani Santos (educação física), Vanderlei dos Santos Al-meida (arbitragem), Gilberto Teixeira Leme (arbitragem), Silvano Marcondes de Oliveira (arbitragem), André Luiz Amorim de Sousa (direito esportivo), Fabio Henrique Antunes Vieira (basquete), José Carlos Pontes (fute-bol), Bruno Honorato da Silva (futsal), Rosa Antônio Chueiri (direito esportivo)

01 - Edui Pereira e Pedro Souza / 02 - Pedro Souza e Mariól Siqueira / 03 - Pedro Souza e Rogério Galvão / 04 - Pedro Souza e Isabel Lopes05 - Silvano Marcondes e Ademir de Barros / 06 - André Amorim e Edson Veronese / 07 - Vanderlei dos Santos e Eduí Pereira

08 - Gilberto Teixeira e Rogério Galvão / 09 - Rosa Chueiri e Mariól Siqueira / 10 - Fabio Henrique e Eduí Pereira / 11 - José Carlos e Mariól Siqueira12 - Bruno Honorato e Cristiano Parente / 13 - Adilson Gemignani e Ademir de Barros

01

05

10 11 12 13

06 07 08 09

02 03 04

DISTRITO BRASIL

06

Homenageados da 6ª Festa do Esporte

Panathletas presentes na 6ª Festa do Esporte de Votorantim

Panathlon Votorantim realizou a 6ª Festa do Esporte O Panathlon Club Votorantim realizou

no dia 30 de março, a “6ª Festa do Esporte” no Teatro Municipal Francisco Beranger, depois de 12 anos de paralisação. Nesta edição foram premiados 36 Destaques do Esporte 2016, 07 Méritos Esportivos e 01 com Troféu Fiote.

O evento conta com apoio do Pana-thlon Internacional Distrito Brasil, Churras-caria Tropical Grill, SESI e Secretaria de Desporto de Votorantim.

Quebrando o protocolo foi dado pos-se para 5 novos sócios: Kaká Martins (im-prensa esportiva), Marcio Antônio da Silva (educação física), Marcelo Alexandre Pires Correia– Mona (futebol), José Marçal de Oliveira (natação), Robson Cesar Conser-vani (Jornalismo Esportivo).

O Destaque do Esporte é destinado aos atletas nascidos ou que representaram Votorantim e obtiveram em 2016 conquis-tas regionais, estaduais, nacionais ou inter-nacionais. O Mérito Esportivo é destinado a

personalidades do Esportes que fizeram ou fazem a história do esporte de Votorantim. O Prêmio Fiote é para personalidade que ti-veram grande relevância para o esporte de Votorantim ou do Brasil.

Os homenageados do Destaque do Esporte 2016: Arbitragem - Everton Araújo de Oliveira e Maicon Alves Martinez; Bia-thlon - José Marçal de Oliveira; Bicicross - Gabriel Gusmão (6 anos), Gabriel Romano (7 e 8 anos), Kaue de Souza Leal (9 anos), Fernando Barros Matias da Silva (13 anos) e Daniel Calixto (17 a 24 anos); Boxe – Alan Domingues Rodrigues; Futebol – Rafa-el Fulco (Sub 11), Matheus Kauã Antunes (sub 13), Fernando Marcelo Sampaio (1ª Divisão), Roger Muller Costa Polaquini (Ju-venil), Sandro Rodrigues Cabral (Veterano), Ademar Camargo Neto (Quarentão) e Iva-nildo Alves Souza (Cinquentão); Futsal – Haislan Alessandro de Meira Florido (Sub 10), Ana Luíza Ribeiro (Sub 17) e Larissa Mylene (Principal); Imprensa Esportiva –

Joaquim Leme da Silva Neto (Radio), Ger-son Junior (TV) e Renata Amaral (Jornal); Jiu Jitsu – Gustavo Esteban; Judô – Caio Barasnevicius Barbosa (Sub 13), Emily Ma-riano da Cruz Lopes (Sub 18), Mariane dos Anjos Furlanes da Silva (Senior) e Arthur Barbosa da Cunha (Senior); Natação – Mar-cos Salvador e Simone Guazelli (ACD); Tê-nis de Mesa – Adalberto Campos (Senior), Lucas Gebaile (Juvenil), Marcelo Ramos (Pré Mirim) e Cicero Eiji Nakano (3ª Idade); Trekking – Sandro Baltar, Voleibol – Ian-naê Cristina Bueno Basílio e Voluntario Rio 2016 – Romulo Metidieri.

Mérito Esportivo: Rita de Cassia Coe-lho de Oliveira (Basquete), Manoel da Silva - Mané (Atletismo), In Memorium para Ângelo Dalbon (Futebol), Carlinhos Costa (Futebol), Roberto Galli (Futebol) e José Carlos No-gueira (Imprensa Esportiva) e Osmar Pires de Camargo (Tênis de Mesa). E finalizando com o Troféu Fiote para Marcelo Alexandre Pires Correia – Mona (Futebol Profissional).

07

DISTRITO BRASIL

Panathlon Club São Paulo e suas atividadesO primeiro convívio foi realizado em

fevereiro com a tradicional escolha do Destaque Esportivo do Ano que acontece desde 1983 e uma fala do panathleta de Sorocaba Antônio Carlos Bramante, inte-grante da Comissão Científico-Cultural do Panathlon International, do vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, o secretário municipal de Esportes de São Paulo, Jorge Damião.

Na eleição realizada, por larga maioria de votos o campeão olímpico de salto com

vara Thiago Braz foi o vencedor com 26 vo-tos. A velejadora Kaena Kunze teve 8 votos e o ginasta Diego Hypólito, 7.

Em março houve a posse do novo só-cio, José Aristides Carvalho Neto e na se-quencia foi apresentado o vídeo “Mulheres Olímpicas”, do projeto Memória do Esporte Olímpico (parceria da ESPN, Petrobrás e Instituto de Políticas Relacionais). Após o jantar, houve um debate entre os panath-letas. O tema é ligado ao Congresso Pan--americano, que será realizado em Recife, em outubro deste ano, que é “A Mulher e o

Esporte nas Américas”. Após o vídeo hou-ve uma mesa redonda com os panathletas: Georgios, Sérgio Barbour, Erick Castelhero, Walter Nutini, José Teixeira, José Paiano, Aristides Rocha, Milton dos Santos, Mário Albanese, Andréia Aidar Generoso e José Aristides de Mello.

Em abril aconteceu a homenagem ao atleta centenário Frederico Fischer e uma palestra do vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, além do debate após o jantar sobre o “Atletismo e o Esporte nas Escolas”

Frederico Ficher, Nestor Soares Publio e José Paiano

Novo sócio José Aristides Carvalho Neto e seu padrinho Georgios

Jorge Damião, secretário municipal de Esportes de São Paulo

Solange, Prof. Teixeira, Barbour e Aristides Rocha

Warlindo Carneiro, Sergio Barbour, Nicolini, Frederico Ficher e Georgios

Aristides Rocha, Warlindo Carneiro da Silva Filho e Georgios Stylianos

DISTRITO BRASIL

08

Rua da Penha, 823 - CentroFone: (15) 3031.3820

Produtos de 1ª QualidadeTel: (15) 3227-5856

Av. São Paulo, 1150 - Árvore Grande - Sorocaba/SP

REAL

Casa de CarnesCasa de Carnes

Luciana BrandãoMicrofisioterapiaLeitura Biológica

R. Domingos Fernadnes, 66 • Trujillo3232-2565 / 99775-1994

cleo Liliamoara

Terapias Breves

Taubaté desenvolveu diversasatividades no quadrimestre

O Panathlon Club Taubaté iniciou suas atividades em 2017, com um Convívio em fevereiro e posteriormente Convívios em março e abril. Nesses quatro meses ini-ciais de atividades, o Panathlon indicou o panathleta Miguel Olímpio do Nascimento para ser homenageado pela Câmara Muni-cipal, em alusão ao Dia do Esportista reali-zado em 20/02.

No Convívio de março, o Panathlon em comemoração ao Dia Internacional da Mulher homenageou com Certificados, as atletas veteranas Janete Guisard (nata-ção), Nazareth Bonato (Atletismo) e Lucila Florençano (basquete). Em 26 de março

o Panathlon participou como parceiro da tradicional corrida General Salgado, com mais de 5000 (cinco mil) atletas inscritos. No mês de abril dia 10, o panathleta pro-fessor e cientista Antonio Marmo foi home-nageado na Câmara Municipal de Taubaté pela passagem do Dia do Escritor. Ainda em março o Panathlon realizou mais uma edição do evento Destaque nos Esportes, o qual teve a presença do prefeito munici-pal e do secretário de esportes. Lucarelli grande estrela do Vôlei nacional e campeão olímpico no Rio de Janeiro foi um dos ho-menageados.

No convívio de abril na sede do TCC,

o convidado foi atleta André Luiz Gomes Ribeiro (carinhosamente chamado Toko), falando sobre o Handebol em Taubaté, no Brasil e no mundo. O clube é o atual tri-campeão Pan-Americano de Handebol, bicampeão Brasileiro de Handebol e cam-peão do Campeonato Paulista de Hande-bol Masculino. Encerrando as atividades do quadrimestre, o Panathlon realizou com grande sucesso a corrida pedestre 3º Giro de Quiririm, realizada no dia 23 de abril no Distrito de Quiririm. O presidente Mitsuaki Ando agradeceu a presença de todos, e complementando o calendário falou o se-cretário Wiliam Saad.

Momento da saída da Corrida Giro di Quiririm Atleta de handebol de Taubaté André Luiz no convívio de abril

Panathleta Miguel Olímpio homenageado na Câmara Municipal

Panathletas posaram para foto no convívio de março Presidente Ando e os ex presidentes do Panathlon Taubaté

Panathletas presentes no convívio de fevereiro

9

DISTRITO BRASIL

Mercado Municipal - Box 06 - [email protected]

Av. Juscelino Kubistschek de Oliveira, [email protected]: (15) 3224.4440

Rei das ErvasATACADO E VAREJO

Tel: 3211-5097

Bella CasaRevestimentos Exclusivos

Av. Antonio Carlos Comitre, 396 - CampolimTEL: (15) 3211-3031

[email protected]

Panathlon Internacional Distrito Brasilparticipa do Dia Mundial da Atividade Física

São José dos Campos realizou diversasatividades através do Panathlon

No Dia Mundial da Atividade Física Pedro Souza, presidente do Panathlon In-ternacional Distrito Brasil e 1º Vice-presi-dente do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo – CREF4/SP, acompanhado do conselheiro José Me-dalha, representaram as duas entidades na ação realizada na manhã do dia 06 de abril, com o prefeito de São Paulo João Dória e o secretário Municipal de Esportes e Lazer Jorge Damião, lançou a campanha Sampa Ativa, que tem o objetivo de aumentar em 10% a taxa da atividade física na cidade. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, São Paulo é hoje a cidade menos ativa entre as capitais. A ação teve início do

hall de entrada do terceiro andar do Edifí-cio Matarazzo. Na oportunidade, o prefeito, acompanhado do secretário Jorge Damião e convidados, subiram até o gabinete, no 5º andar, pelas escadas do edifício. No gabinete fizeram uso da palavra o prefeito João Doria, Pedro Souza e José Medalha.

A ação contou com a participação de esportistas como a campeã brasileira e sul-americana de triatlo Bia Neres, os destaques da natação Leonardo de Deus, campeão pan-americano em Guadalajara e Toronto, Felipe França, primeiro colocado no mundial em 2014 e Thiago Simon, cam-peão pan-americano em Toronto e João José da Silva, campeão da São Silvestre

além de representantes da Federação Pau-lista de Atletismo.

Participaram ainda os clubes Pana-thlon de diversas cidades; Marco Olivatto e Renato em São José dos Campos, Johnny Godoi em Piracicaba, Sorocaba participou Ademir de Barros (Paraná), Prof. Calotta e Pedro Souza com a Copa TV TEM de Fut-sal e com os panahletas Toninho Elidio e Elói Ferreira na ACM Centro e Jardim São Paulo, Danilo Adão no Clube de Campo Sorocaba, Josiane Grunewald no Ipane-ma Clube e na Schaefler do Brasil e Erica Verderi e Cristiano Amâncio no Centro de Convivência do Idoso – CCI e Colégio Ob-jetivo Portal.

O Panathlon Club São José dos Campos realizou no mês de fevereiro uma assembleia ordinária para tratar da come-moração de 25 anos de fundação do clube que acontecerá no mês de setembro, além de outras atividades que irão acontecer em 2017, e também do Congresso Pan-Ameri-cano em outubro na cidade de Recife.

No mês de março participou de uma reunião com o presidente do PSDB, Sr. Anderson e também com o ex secretário municipal de Esportes, Sergio Theodoro, e o atual Marcos Zanfra, responsável pe-las diretrizes do esporte de alto rendimento do município, além da retomada de diálogo sobre a constituição do Conselho Munici-

pal de Esportes. No mês de abril o tema central da

reunião foi o Congresso Pan-Americano do Panathlon, com ampla possiblidade de levar uma delegação para Recife e até mes-mo apresentar um trabalho dentro do tema proposto.

Panathletas Renato Montijo, Valderez,Marco Olivatto e Katia Riera

José Medalha, prefeito de São PauloJoão Dória e Pedro Souza

João Vicente, Silvério, Friggi, Olivatto e José Assad

Panathleta Johnny de Piracicaba desenvolvendo atividade no Dia Mundial da Atividade Física

Panathletas com autoridades esportivas epoliticas de São José dos Campos

Panathletas Marco Olivatto e Renato no evento em São José dos Campos

10

DISTRITO BRASIL

Henrique Nicollini, fundador doPanathlon no Brasil completou 91 anos

O fundador do Panathlon Club São Paulo completou 91 anos no dia 4 de abril, mas comemorou a data no dia 9, um do-mingo.

O professor Henrique Nicolini convi-dou pessoas dos vários universos de que ele participa, entre os quais o familiar, o panathletismo, amigos antigos e ex alunos do Colégio Estadual Macedo Soares, onde lecionou entre 1955 e 1978.

Mais de 120 pessoas compareceram ao local da comemoração, o Sítio Nicolini,

em Mairiporã, criando um bem estar cole-tivo. São Pedro brindou o dia com um sol maravilhoso.

Na hora de assoprar a velinha de aniversário, Nicolini teve a companhia de Luiz Antônio Gianesi (líder do grupo dos ex aunos), de Felipe, esposo da neta Joana, e de Miguel, seu bisneto, que acabou de completar seu primeiro aniversário. Partici-param da festa os panathletas; Distrito Bra-sil - Pedro Roberto Pereira de Souza; Soro-caba - Ademir de Barros, o Paraná, Pedro

Banieti (Esquerdinha), Francisco Antônio Lourenço e Solange Guerra Bueno que es-tava acompanhada da sua mãe Maria; Tau-baté - Mitsuaki Ando, Wiliam Saad Abdul-nur, Edna Abdulnur e Maria Silva; Ribeirão Preto – Sebastião Correa de Carvalho; São Paulo – Milton Pereira dos Santos e Paulo Provout.

Não faltou a animação da música ao vivo, executada pelo tecladista Guilherme e pelo ex aluno do Macedo Soares, Paulo Guadanucci.

www.mariokanashiro.com

Massagens e alongamentos para tratamento de dores musculares(Massagens Somente para Dores)

3221-5255 99746-3510

Associação de Distribuidores e Atacadistas de Produtos

Industrializados doEstado de São Paulo

WWW.ADASP.COM.BR

Mitsuaki Ando, Sebastião Correa de Carvalhoe Wiliam Saad

Mariinha e Henrique Nicolini

Sebastião Correa, Wiliam Saad,Henrique Nicolini e Edna Saad

Francisco Lourenço, Esquerdinha, Maria,Solange, Pedro Souza com o casal Nicolini

Provout e Nicolini

Solange, Daisy Nutini, Lillian Nicolini e Edna Saad

Lillian, Judith Russo, Nicolini e o irmão Osvaldo

Casal Lilian e Henrique Nicolini

Lillian, Milton Pereira dos Santos,sua esposa Ivone e Nilza Prouvot

11

DISTRITO BRASIL

Panathletas participaram do Congresso Mundialde Educação Física em Foz do Iguaçu

O 32º Congresso Internacional de Educação Física e o Congresso Mundial da Fiep (Federação Internacional de Educação física), realizado de 14 a 16 de janeiro na ci-dade de Foz do Iguaçu – Paraná – Brasil, foi ponto de encontro de panathletas de São Paulo, Sorocaba, Piracicaba, Recife, São José dos Campos, Buenos Aires, e do ex Panathleta prof. José Fernandes, que está mobilizando o Rio de Janeiro para ter um clube Panathlon.

Nesta oportunidade muitas coisas foram discutidas e alguns acertos para o Congresso Pan Americano em Recife com participação da tesoureira do Panathlon Club Recife, Carolina Maciel que é mem-

bro do Conselho Regional de Pernambuco, o presidente do Distrito Brasil Pedro Ro-berto Pereira de Souza, com o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, confirmando apoio e par-ticipação no evento em outubro através do Conselho Regional de Pernambuco.

A panathleta Solange Guerra Bueno, membro do Panathlon Club Sorocaba fez parte da comissão de Ética como coorde-nadora e palestrante e Georgios Stylianos Hatzidakis, presidente do Panathlon Club São Paulo, foi o mediador do evento sobre Valores Olímpicos.

Rodolfo Boaventura, membro do Panathlon Club Buenos Aires e secretário

Mundial da FIEP, participou diretamente na organização geral e aproveitou para trocar informações sobre clubes da América.

Marcaram presença nos eventos do Confef (Conselho Federal de Educação Física) os panathletas, Pedro Roberto Pe-reira de Souza, presidente do Panathlon Internacional Distrito Brasil, Johnny Go-doy, Past presidente do Panathlon Pira-cicaba, Nestor Soares Publio, membro do Panathlon São Paulo, Erica Verderi, vice--presidente do Panathlon Sorocaba, Caro-lina Maciel, do Panathlon Recife e Marcos Olivatto, membro do Panathlon São Paulo, mas que representou o Panathlon São José dos Campos.

Humberto Panzetti, Luiz Lima (Secretário Nacional), Pedro Souza, Rogério Sampaio e Marcelo Casati

Panathleta Georgios Stylianos foi palestranteno Programa Valores Olimpicos

Panathletas Olivatto, Johnny, Erica, Publio,Solange, Pedro, José Fernandes e Georgios

Auditório lotado na abertura do Congresso Mundial

Panathletas Marco Olivatto,Johnny Godoy e João Gambini

Solange Guerra Bueno coordenou e palestrouno evento de Etica do Confef

Conselheiros do CREF4/SP na aberturado Congresso

Pedro Souza recebe troféu de homenagemda FIEP SP de André Nessi

José Fernandes, Paula, Pedro Souza,Rodolfo Boaventura e Johnny Godoy

12

DISTRITO BRASIL

Panathlon Club Mococa visita Fedeesp e promove evento de fut-vôlei e atletismo

Os Panathletas de Mococa Carlos Henrique Lopes Faustino, mais conheci-do como Rincón, atual presidente da Câ-mara Municipal de Mococa e Cloves Reis da Fonseca, futuro Diretor de Esportes do município, tiveram encontro em fevereiro na sede da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo - Fedeesp acom-panhados do Presidente do Distrito Brasil Pedro Roberto Pereira de Souza e dos dire-tores Wiliam Saad Abdulnur, Luiz Delphino, além do panathleta do clube de São Paulo, o Prof. Alexandre.

Alexandre, é o atual presidente da Fedeesp e Luiz Delphino, diretor da Con-federação Brasileira do Desporto Escolar, ambos apresentaram os projetos que tem parceria com o Panathlon além de outros programas que Mococa possa ser contem-plada.

Outros eventos com participação dos panathletas Cloves Reis e Rincon Iº Tor-neio de Fut-Volei realizado no dia 5 de abril como parte da comemoração de aniversá-rio da cidade, além da Corrida integração Superação/Unifae, realizada no dia 09 de abril, promovida pelo panathleta licenciado Markinhos Machado com equipe Panathlon de atletismo.

Panathlon Club Santo André participou devárias atividades e encontros no quadrimestre

O Panthlon Club Santo André parti-cipou de muitas atividades cidade sede e nas cidades vizinhas. Prestigiou os jogos das equipes representativas nas modalida-des de basquetebol pela Liga Feminina, de futebol no Campeonato Paulista da divisão especial, handebol, tênis de mesa, Voleibol e de Xadrez, provas de corridas de rua e passeios ciclísticos além de visitas aos clu-bes de Sorocaba, Votorantim e nos conví-vios do clube de São Paulo.

Realizou encontros com os novos representantes do Legislativo, autoridades do executivo e seus titulares os Secretários de Esportes de Santo André Dr. Marce-lo Chehad e de São Bernardo do Campo, Sr. Alex Mognon para apresentação dos projetos do clube para a região do grande ABCD.

No convívio de fevereiro, homena-geou a panatheta Dra. Camille Elenne Egí-dio com o Título de Destaque 2017 pelos relevantes serviços prestados quando de sua viajem profissional na China, Espanha, Itália e Portugal onde pode prestigiar o Con-vívio do Clube de Lisboa. No convívio de março receberam a delegação comandada por Junior Putarov da Liga Universitária do grande ABCD da cidade de São Bernardo do Campo e na oportunidade ficou definido que em maio, em data a ser divulgada, será realizado uma solenidade de entrega do Totem revitalizado do Panathlon que está no Ginásio Poliesportivo daquela cidade e a

Equipe de Fut-vôlei de Mococa

Panathletas Delphino, Pedro Souza, Rincon, Cloves, Wiliam e Alexandre

Convívio de Março

Luis e Rogério, de São Bernardo com ospanathletas Fábio Guerra e Edvaldo

Fabio Penha Guerra e a homenageada Camille Elenne Egídio, no convívio de fevereiro

Equipe de Corrida EMC2, treinada pelo panathleta licenciado Markinhos

Ailton, Thiago, Antônio Carlos e Fábio Penha Guerra

refundação do clube. Outro assunto tratado no convívio foi a nomeação da nova vice--presidente Dra. Camille Elenne Egídio em substituição ao Sr. Edvaldo Canus, afasta-do por problemas particulares.

Dra. Camille Elenne Egídio falou aos presentes da emoção em assumir este car-go, mas demonstra muita responsabilidade no desenvolvimento do panathletismo não só no Brasil, como também no mundo.

13

DISTRITO BRASIL

Recife fecha parceria com CONFEF/CREFpara o Congresso Pan-Americano

Panathlon Club Juiz de Foratem um quadrimestre movimentado

O Conselho Federal de Educação Fí-sica - CONFEF, confirmou parceria no XIIº Congresso Pan-Americano do Panathlon, que será realizado de 26 a 28 de outubro na cidade de Recife.

A confirmação foi concretizada no dia 1º de fevereiro, com o encontro do Presi-dente do Panathlon Club Recife, José Pinto Lapa e a tesoureira Carolina Maciel, am-bos conselheiros do CREF Pernambuco, que estavam no evento de inauguração do CREF Alagoas. Dentre as conversas ficou confirmado o apoio e participação do CON-FEF.

O primeiro contato foi realizado por Pedro Roberto Pereira de Souza, presiden-te do Panathlon Internacional Distrito Bra-sil, durante o mês de janeiro no Congres-so Mundial de Educação Física, realizado na cidade de Foz de Iguaçu, oportunidade onde também a panathleta Carol Maciel es-tava participando. Neste primeiro encontro o presidente do CONFEF, Jorge Steinhil-ber, demonstrou grande interesse na par-ceria, uma vez com teremos a participa-ção dos profissionais de Educação Física de Pernambuco através das Instituições de Ensino e demais orgãos esportivos de

O Panathlon Club Juiz de Fora abriu a temporada 2017 ainda sob forte impacto e grande repercussão da entrega, em de-zembro de 2016, do Mérito Esportivo e da Comenda Carlos de Campos Sobrinho. O evento marcou em grande estilo os 40 anos de fundação da entidade.

No primeiro quadrimestre de 2017, o clube segue bastante movimentado. Já recebeu do novo Secretário de Esporte e Lazer da cidade, Júlio Gasparette, a incum-bência de elaborar um documento com sugestões para o fortalecimento não só da Secretaria como do esporte da cidade, de maneira geral.

Outra ótima novidade foi a retomada da Corrida do Panathlon. A prova, que há 31 anos motivou a criação do 31º Ranking de Corridas de Rua da cidade e revelou atletas de expressão internacional, como Ronaldo da Costa e Viviany Anderson, está de volta, marcada para o dia 13 de agosto, tornando o Dia dos Pais ainda mais espe-cial este ano na comunidade esportiva lo-

José Pinto Lapa, Jorge Steinhilber e Carolina Maciel

Presidente do Panathlon Claudio Esteves entrega camisa para Júlio Gasparette

DISTRITO BRASILCLUB RECIFE

XII PAN-AMERICANO26 A 28 DE OUTUBRO/2017

A Mulher e o Esporte nas Américas

Recife, teremos também os representantes dos clubes Panathlon da América e uma delegação da Europa que pertence a alta cúpula do Panathlon Internacional que tam-bém já confirmou presença.

O tema escolhido pela Comissão Cul-tural do Panathlon Club Recife, será: “A Mu-lher no Esporte” e cada país irá apresentar um sub tema que já foram confirmados pe-

los seguintes países: Argentina – Dificulda-des e Evolução da Mulher no Esporte, Peru – A Mulher e o Desporto no Peru, Uruguai – Inclusão Social da Mulher no Esporte, Mé-xico – A Mulher e o seu Desenvolvimento na Gestão Desportiva do México, Chile – A Mulher e o Esporte no Chile, e o Brasil irá apresentar o Preconceito com a Mulher no Esporte.

cal. A 5ª Feijoada do Esporte, promovida pelo Panathlon Club Juiz de Fora, também

já foi confirmada para 21 de maio, com ex-pectativa de reunir 350 convidados.

14

DISTRITO BRASIL

Comissão de Cultura do PI se reuniu na Bélgica Representantes de vários países se

reuniram na Bélgica para discutir diversas ações do Panathlon Internacional.

A Comissão de Cultura e Pesquisa do Panathlon Internacional realizou em Gante, Bélgica, de 04 a 06 de abril de 2017, en-contro para tratar de diversos assuntos de grande interesse da entidade e agregando ao Panathlon, para além do Companheiris-mo e prestação de serviços a construção e difusão de novos conhecimentos nos cam-pos da atividade física e esportes.

Na ocasião o Presidente do Pana-

thlon Internacional Pierre Zappelli (Suíça) abriu os trabalhos e apresentou a estrutura funcional da organização, assim como seus principais planos para os próximos anos.

Em seguida, a canadense Elaine Cook, a nova presidente da referida co-missão, fez uma retrospectiva das ações realizadas pela comissão de Cultura, apre-sentando a proposta de novos projetos, bem como o início das discussões para o próximo congresso do Panathlon Interna-cional que deverá ocorrer em maio de 2018 e a tentativa de levar para Lisboa. Ética,

governança do esporte e educação para e pelo esporte, entre outros, foram os temas debatidos. Atrair mais jovens para o Pana-thlon.

Participaram do evento: Thierry Zintz (Bélgica), Antonio Carlos Bramante (Brasil), Piermarco Zen-Ruffinen (Suiça), Paul De Broe (Bélgica), Elaine Cook (Canadá), Pier-re Zappelli (Suíça) Anne Tiivas (Inglaterra) e Eugenio Guglielmino (Itália). O Brasil estava representado pelo panathleta Antonio Car-los Bramante, sócio do clube de Sorocaba.

Bramante entrega revista para JosephVanlerberghe, presidente do Panathlon Bruxelas

Thierry Zintz (Bélgica)

Eugenio Guglielmino (Itália)

Presidente do Panathlon Internacional,o suíço Pierre Zappelli

Thierry (Bélgica), Bramante (Brasil), Piermarco (Suíça), De Broe (Bélgica), Elaine (Canadá), Zappelli (Suíça) Anne (Inglaterra) e Guglielmino (Itália)

Piermarco Zen-Ruffinen (Suiça)

Anne Tiivas (Inglaterra)

PANATHLON INTERNACIONALPANATHLON INTERNACIONAL

Distrito BrasilTrabalhandopelo Fair Play

Panathlon Votorantim entregou o Troféu Fair Playna Copa Brasil de Futebol Infantil

O Panathlon Club Votorantim realizou no dia 22 de janeiro a sua primeira atividade após a fundação no dia 10 de janeiro com a entrega do Troféu Fair Play para equipe mais disciplinada da 22ª Copa Brasil de Futebol Infantil, considerada a mais impor-tante competição da categoria realizada no Brasil.

O troféu Fair Play estava sendo dis-putado entre as equipes semifinalistas da Copa: Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e Fla-mengo. A conquista foi pelo número menor de cartões amarelos e vermelhos, Com isso a equipe do Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, além de conquistar o título da copa, conquistou também o Fair Play, por ter tomado sete cartões amarelos e nenhum vermelho.

A entrega do troféu foi feita pelo vice--presidente do Panathlon Club Votorantim, Edson Veronese acompanhado dos mem-bros da diretoria do Panathlon Internacio-nal Distrito Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza (presidente), Ademir de Barros (tesoureiro) e Elói Ferreira (diretor de Pro-tocolo) e dos sócios do Panathlon Club Votorantim, o Prefeito Municipal, Fernando Oliveira; Secretário de Esportes, Raul Bue-no Rosa Junior; 2º vice-presidente, Eliseu Sentelhas, 2º Secretário, Wanderlei Meti-dieri; e os sócios Claudinei Bello, Natale da Silveira Camargo, Haroldo Luvison, Romulo Cesar Mitidieri e o panathleta de Sorocaba, Lauro Campos.

Nas duas edições anteriores o com-promisso do Troféu Fair Play era de res-

ponsabilidade do Panathon Club Sorocaba, que entregou em 2014 e 2015 para a equi-pe do São Paulo Futebol Clube e em 2016 para o Coritiba Foot Ball Club.

A 22ª edição e teve seu início no dia 12 de janeiro e contou com a participação das 15 principais equipes do Brasil, en-tre elas: Esporte Clube Corinthians, Clube Atlético Mineiro, Bahia, Vitória, Sport Reci-fe, Grêmio, Internacional, Coritiba Football Club, Botafogo, Goiás e Bahia, além da equipe local representado pelo Votoraty.

A organização é da Prefeitura de Vo-torantim, através da Secretaria Municipal do Desporto e todos os jogos foram dispu-tados no “Estádio Municipal Domenico Pa-olo Metidieri”, que foi totalmente adaptado para disputa da competição.

Panathleta Natale com equipe do Flamengo,campeã da copa e da disciplina

Faixa do Fair Play estampada durante a competição

Panathletas e a Comissão Técnica do Clube de Regatas Flamengo RJ

Panathletas do Distrito Brasil, Sorocaba e Votorantimna premiação da Copa Brasil

16

DISTRITO BRASIL

Distrito Brasil - Quanta glória tem a história panathlética do Brasil apenas com a somatória da contribuição deste hon-rados valores humanos para a educação, a atividade física, o desporto e a cidadania! Três professores e um engenheiro, todos exemplos de desportistas e cidadãos! Hen-rique Nicolini, Membro de Honra do Pana-thlon International e Pai do Panathlon do Brasil; saudoso Elny Abdelaziz de Camargo, Panathlon Club Santos; Antonino Silva, Pa-nathlon Club Mococa, e Lélio Soares Araújo, esteio do Panathlon Club Porto Alegre!

São Paulo - A Escola de Educa-ção Física da Polícia Militar comemorou no auditório do COPOM em São Paulo, no dia 8 de março, os 107 anos de fundação da entidade onde as mulheres foram homena-geadas pelo Dia Internacional além de várias autoridades e personalidades foram home-nageadas, entre elas o Cel. Antônio Valdir Gonçalves Filho, do CPI7, que estava acom-panhado do Cel. Carlos Alexandre Mello, do 7BPMI de Sorocaba, a atleta olímpica Fabiana Murrer. Entre as autoridades espor-tivas foram homenageados o Secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino e o Prof. Henrique Nicolini que não pode estar presente por problemas de saú-de. Pedro Roberto Pereira de Souza esteve representando o CREF4/SP e o Panathlon Internacional Distrito Brasil e o clube de São Paulo.

Votorantim – No dia 5 de abril o vereador José Cláudio Zelão fez uma homenagem na Câmara Municipal para o

Panathlon Club Votorantim com votos de congratulações pelos relevantes serviços prestados a cidade na valorização dos atle-tas do presente e do passado, com a reali-zação da 6ª Festa do Esporte. Representa-ram o clube os panathletas Júlio Cesar de Souza Martins, Edson Veronese, Eliseu Sen-telhas, Jésse James, Kaká Martins e Marcio Antônio da Silva.

O Panathlon Internacio-nal Distrito Brasil tem uma parce-ria com o Agita Mundo desde a época do presidente Sebastião Correa de Carvalho. No dia 04 de abril, o presidente Pedro Ro-berto Pereira de Souza esteve com Victor Matsuda, idealizador do Agita Mundo, no Encontro das Boas Práticas para Qualida-de de Vida realizada na Associação Paulista de Medicina, com o objetivo de estreitar os laços no desenvolvimentos das ações dos clubes brasileiros na comemoração do Dia Mundial da Atividade Física no dia 06 de abril programada pelo Agita com uma ca-minhada na Avenida Paulista, São Paulo e aderida por vários clubes Panathlon.

Sorocaba e Votorantim - Os panathletas fizeram a despedida do amigo José Carlos Metidieri, que mora em Fenix, Estados Unidos. Jogou no Napoli - Itália, no Canadá e nos Estados Unidos na década de 60. E acabou fixando residência por lá. Hoje o encontro com amigo Zailoski, depois de 46 anos, quando Jogaram juntos no Canadá. O encontro marcado pelo vice- presidente do Panathlon Club Votorantim, Edson Veronese, que é um grande amigo do

Zé Carlos. Participaram do encontro os pa-nathletas Paraná, Sergio Barbosa que é pai do goleiro Rafael que hoje joga na equipe do Napoli. Foi uma noite agradável e muitas histórias interessantes!

São Paulo - A panathleta Solange Guerra Bueno esteve visitando o Ginásio do Ibirapuera e aproveitou para tirar uma foto junto ao marco panathletico. O Ibirapuera é um local que recebe uma quan-tidade muito grande de pessoas do esporte e logicamente despertando a curiosidade da nossa logo.

Itapira - Luiz Domingues, panath-leta de Itapira, sempre teve envolvido com a administração pública atuando como secre-tário de Esportes. E nesta atividade, come-çou em 2013 um movimento para revitaliza-ção dos, Jogos Regionais e Abertos. Mais de 70 cidades participaram apresentando propostas e discussões. As reuniões de tra-balho foram realizadas em Itapira, Paulínia, Jundiaí, Pindamonhangaba, Itu, Botucatu. Trabalho que foi encaminhado para a Se-cretária Estadual de Esportes, Lazer e Ju-ventude em 2015. Em janeiro deste ano, em Campinas, mesmo não estando mais como secretário de Esportes de Itapira, atendendo os amigos secretários da região, participou e na oportunidade reforçou o trabalho que foi realizado e cobrou uma ação da SELJ. Parece que deu resultado porque houve várias mudanças atendendo a maioria das cidades.

CURTAS • CURTAS • CURTAS • CURTAS