Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão,...

29
Portal Educacional do Estado do Paraná Proposta N°7061 Situação do APC: Rascunho Autor: ALICE MARIA BOHNEN Estabelecimento: JARDIM MARACANA, C E - E FUND MEDIO Ensino: ENSINO MEDIO Disciplina: LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA Conteúdo: DISCURSO – GÊNEROS TEXTUAIS Paraná Título: CELEM - Língua Francesa O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - CELEM - foI implantado na Rede Estadual de Educação Básica do Paraná em 1986, ofertando, inicialmente, quatro línguas: Alemã, Espanhola, Francesa e Italiana. Nos seus mais de vinte anos de existência, outros idiomas foram incluídos: Inglês, Japonês, Ucraniano. A Resolução nº 3977/2006 refere-se à "importância que a aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) tem no desenvolvimento do ser humano quanto à compreensão de valores sociais e a aquisição de conhecimento sobre outras culturas". Acrescentamos aqui, não só o conhecimento de outras culturas, mas, através do contato com o diferente, aprender a conviver com as diversidades, e, conhecendo o outro, conhecer melhor a si mesmo. Nesta trajetória, muitos alunos estudaram no CELEM e tiveram uma formação que lhes possibilitou ter uma visão de sociedade e de mundo muito mais abrangente e de saberem-se integrantes desse contexto. Neste OAC, queremos destacar a Língua Francesa presente nos Núcleos Regionais de Educação do Paraná, especialmente o grupo de CELEM do Colégio Estadual Dr. João Cândido Ferreira, no município de Toledo. Referências PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resolução nº 3977/20006, de 24 de agosto de 2006.

Transcript of Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão,...

Page 1: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Portal Educacional do Estado do Paraná

Proposta N°7061 Situação do APC: Rascunho Autor: ALICE MARIA BOHNEN Estabelecimento: JARDIM MARACANA, C E - E FUND MEDIO Ensino: ENSINO MEDIO Disciplina: LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA Conteúdo: DISCURSO – GÊNEROS TEXTUAIS Paraná Título: CELEM - Língua Francesa

O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas - CELEM - foI implantado na Rede Estadual de Educação Básica do Paraná em 1986, ofertando, inicialmente, quatro línguas: Alemã, Espanhola, Francesa e Italiana. Nos seus mais de vinte anos de existência, outros idiomas foram incluídos: Inglês, Japonês, Ucraniano.

A Resolução nº 3977/2006 refere-se à "importância que a aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) tem no desenvolvimento do ser humano quanto à compreensão de valores sociais e a aquisição de conhecimento sobre outras culturas". Acrescentamos aqui, não só o conhecimento de outras culturas, mas, através do contato com o diferente, aprender a conviver com as diversidades, e, conhecendo o outro, conhecer melhor a si mesmo.

Nesta trajetória, muitos alunos estudaram no CELEM e tiveram uma formação que lhes possibilitou ter uma visão de sociedade e de mundo muito mais abrangente e de saberem-se integrantes desse contexto.

Neste OAC, queremos destacar a Língua Francesa presente nos Núcleos Regionais de Educação do Paraná, especialmente o grupo de CELEM do Colégio Estadual Dr. João Cândido Ferreira, no município de Toledo.

Referências

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resolução nº 3977/20006, de 24 de agosto de 2006.

Page 2: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Problematização do Conteúdo

Chamada para a Problematização: A leitura crítica dos gêneros textuais é um instrumento de emancipação do homem.

As Diretrizes Curriculares apontam que as práticas de ensino de LEM estão "voltadas para o ensino comunicativo, centrado em funções da linguagem do cotidiano", ou ainda estão baseadas em estudos de estruturas lingüísticas e gramaticais, fora de seu contexto de uso. Essas condições esvasiam as práticas sociais mais amplas do uso da língua.

Quando se observa a ausência de contextos significativos, percebe-se que os gêneros textuais estão ausentes no cotidiano da escola, e que, por isso, as práticas sociais de leitura, oralidade e escrita não são trabalhadas nas salas de aula.

A partir deste problema, definimos o conteúdo "Gêneros Textuais", manifestações discursivas das diversas atividades humanas, para promover em sala de aula o engajamento discursivo dos alunos, buscando a consciência crítica da língua e promovendo a construção dos significados nas práticas socioculturais. Queremos sugerir a prioridade do uso de gêneros textuais, que orientem a leitura crítica dos textos produzidos pela sociedade, que visem à formação da identidade do aluno para o exercício efetivo da cidadania.

O estudo de uma língua através do conhecimento de gêneros (orais e escritos) permite que o aluno tenha mais condições de interagir em seu ambiente escolar e na sociedade, que ele seja um cidadão agente da transformação da realidade. Para isso, é importante "que ele conheça textos de vários gêneros: jornalísticos, publicitários, literários, informativos, de opinião; que identifique as suas diferenças estruturais e funcionais, a sua autoria, o público a que se destina" (DCE, 2006).

Utilizamos a língua na forma de enunciados, orais e escritos, concretos e únicos, adequados às diversas atividades humanas, os quais refletem suas condições específicas e finalidades através de três elementos, indissoluvelmente ligados: o conteúdo temático, o estilo da linguagem (recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua) e sua construção composicional. Estes enunciados são chamados de Gêneros do Discurso (BAKHTIN, 1992). Os gêneros do discurso podem ser classificados entre primários e secundários. Os gêneros primários, considerados simples, são elaborados em circunstâncias mais informais, tais como o diálogo do cotidiano, a réplica, o telefonema (derivado do diálogo espontâneo), o bilhete e a carta pessoal. Os gêneros secundários são derivados dos gêneros primários, isto é, surgem de um processo de elaboração mais complexo: romance, artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral.

Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que iniciamos um enunciado, já identificamos o gênero. Ele é escolhido de acordo com o destinatário com o qual interagimos, de acordo com nossa intenção em relação a ele; definimos quase que inconscientemente o gênero de acordo com a situação de comunicação. Gênero é todo

Page 3: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

modelo de discurso que está disponível, ao qual nós recorremos, escolhendo aquele que melhor atinge nossos objetivos para interagirmos com o outro.

Para trabalhar com compreensão e produção textual, é necessário entender a diferença entre tipo textual e gênero textual. O tipo textual designa a natureza lingüística do texto (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas), isto quer dizer que ele se refere à composição interna do texto, e podemos identificá-lo como narração, argumentação, exposição, descrição e injunção. O gênero textual refere-se aos textos materializados no nosso cotidiano, com características sócio-comunicativas. Gêneros de texto são diferentes "espécies" de texto, escritos ou falados, que circulam na sociedade, reconhecidos facilmente pelas pessoas. Por exemplo: bilhete, romance, poema, sermão, conversa de telefone, contrato de aluguel, notícia de jornal, piada, reportagem, letra de música, regulamento, entre outros (MARCUSCHI, 2003).

Os gêneros circulam nas esferas sociais e podemos agrupá-los em domínios discursivos: familiar (carta, bilhete, lista de compras, receita culinária, telefonema, cartão, convites, conversação); religioso (oração, cânticos, parábolas, salmos, epístolas, sermão, ladainhas); jornalístico (notícia, editorial, crônica, reportagem, entrevista, classificados); jurídico (leis, sentença, processos, petições, contratos, recursos, intimação); literário (fábula, história em quadrinhos, poema, conto, crônica, romance, peça teatral, novela).

Diante do conteúdo acima exposto, consideramos fundamental que o aluno conheça diferentes gêneros textuais, que ele interaja com a "infinita variedade discursiva presente nas diversas práticas sociais" (DCE, 2006). Para isso, é necessário que o professor faça uma seleção de textos adequados ao nível de ensino e de domínio lingüístico dos alunos, abordando os elementos lingüístico-discursivos, os fins educativos, provocando a participação dos alunos e sua posição crítica frente aos textos. A partir das reflexões sócio-históricas, trabalhar práticas sociais que levem ao engajamento discursivo dos alunos. Partindo da concepção de que os enunciados, os discursos ou os gêneros são socialmente construídos, a análise dos textos deverá abranger as implicações sociais, históricas e culturais, "com questões acerca das visões de mundo que os subjazem, tais como: Que pressupostos estão por trás de tal discurso? Qual é o seu propósito? Aos interesses de quem serve? Como o autor compreende a realidade? Quais as implicações de sua posição e afirmação?" (DCE, 2006).

Para avaliar a evolução dos alunos, sugerimos que seja observado seu envolvimento na interação com textos e nas produçõeOACs textuais (orais e escritas), se sabem identificar o contexto em que o texto está iserido, sobre o que fala, quem fala e como fala, com quais intenções. Assim, em momentos futuros, poderão utilizar diferentes gêneros para realizar seus objetivos de vida.

Na seqüência deste OAC, encontram-se outros recursos, cujo objetivo é apresentar possibilidades de investigação de gêneros textuais e incentivar os professores de Língua Francesa (bem como das demais LEM) a desenvolverem tais práticas em suas aulas.

Na Investigação Disciplinar, partimos da prática de trabalho com gêneros realizada durante a Capacitação Descentralizada promovida pela SEED, referente às Diretrizes

Page 4: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Curriculares da Educação Básica. Registramos as etapas realizadas, as nossas impressões sobre a organização deste trabalho e colaboramos com sugestões.

A Perspectiva Interdisciplinar apresenta várias possibilidades de utilização dos gêneros, abrangendo os conteúdos de outras disciplinas da Educação Básica. A partir de notícias, artigos, leis, poemas, sugerimos exemplos de relação interdisciplinar com História, Sociologia e Geografia, dentre outras.

Os professores encontrarão na Contextualização a tentativa de responder "o que é contexto em LEM?". Conceituamos a palavra contexto e, novamente, sugerimos os aspectos que podem ser explorados durante as aulas.

Procuramos sugerir Sítios onde os professores poderão localizar, com facilidade, textos atuais e/ou históricos, que favorecerão concretizar a proposta de gêneros em Língua Francesa.

Em Sons e Vídeos, além de disponibilizarmos o filme "Au Revoir Les Enfants", sugerimos outras possibilidades de pesquisa de músicas e vídeos que os professores poderão investigar.

A Imagem selecionada também aponta para atividades que poderão ser realizadas a partir de placas, painéis e outdoors.

Quando elaboramos a Proposta de Atividades, selecionamos as propostas de investigação de gêneros que proporcionassem uma abrangência maior e que poderiam ser utilizadas para diferentes textos.

Mesmo que este OAC esteja voltado para a disciplina de Língua Francesa, acreditamos que as Sugestões de Leitura deveriam fundamentar o trabalho dos professores de todas as LEM e, por isso, selecionamos os textos em Língua Portuguesa, incluindo, além de Bakhtin, Mascuschi e Cristóvão.

No recurso Destaques, incluimos a entrevista com Daniel Penac, escritor francês atual, autor do ensaio "Comme un Roman", que analisa as causas do abandono da leitura do adolescente.

Nas Notícias, selecionamos uma notícia referente a um tema de interesse de todos os países, a lei anti-tabaco, que entrou em vigor na França em janeiro de 2008, e que provocou reações de resistência. Este texto abre um leque de possibilidades de análise de gênero, nas suas perspectivas culturais e históricas.

O recurso Paraná apresenta o objeto do nosso trabalho: os vários cursos de Língua Francesa que são ofertados aos alunos da Educação Básica nos CELEMs do Paraná!

Enfim, neste APC os professores encontrarão sugestões de trabalho com Gêneros, muitas vindas do registro da nossa prática e outras pesquisadas nas obras de autores que têm fundamentado o ensino de Línguas de forma que seja resgatada sua função social.

Page 5: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Referências:

BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. Em: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P. e BEZERRA (org.). Gêneros Textuais & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MENEZES, Vera. Linguagem, Gênero e Aprendizagem de Língua Inglesa. Disponível em http://www.veramenezes.com/ligeap.htm. Acesso 26, abril, 2007.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica. Curitiba: SEED-SUED, 2006. Sugestão de Leitura Categoria: Periódico Sobrenome: Cristóvão Nome: Vera Lúcia Lopes Nome do Periódico: Linguagem & Ensino Local da publicação: Pelotas Volume: 9 Número: 1 Disponível em (endereço WEB): Data de Publicação (mês.ano): Janeiro/2006 Comentários:

Selecionamos o periódico Linguagem & Ensino, para destacar o artigo de Vera Cristóvão, "Cartas de pedido de conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino". Em sua fundamentação, a autora comenta as idéias dos teóricos que seguem as premissas do pensamento bakhtiniano e que consideram fundamental o estudo dos gêneros nas escolas, dentre eles Bronckart, Schneuwly, Dolz & Schneuwly, Rojo, Machado e Marcuschi.

Recomendamos esta leitura aos professores, porque ela apresenta uma síntese daquilo que foi produzido a respeito dos gêneros, de uma forma clara e acessível, favorecendo a compreensão dos objetivos de se trabalhar com textos, esclarecendo que "conhecer um gênero de texto é conhecer suas condições de uso, sua adequação ao contexto social, suas possibilidades de materialização", que definem a tomada de decisão do usuário da língua.

-------------------------------------------------------------------------------- Categoria: Livro

Page 6: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Sobrenome: Dionísio Nome: Angela Paiva Título do Livro: Gêneros textuais & ensino Edição: 2 Local da Publicação: Rio de Janeiro Editora: Lucerna Disponível em (endereço WEB): Ano da Publicação: 2003 Comentários:

Citamos a obra organizada por Angela Paiva Dionísio, Anna Rachel Machado e Maria Auxiliadora Bezerra especialmente para destacar o artigo "Gêneros textuais: definição e funcionalidade", elaborado por Luiz Antônio Marcuschi, e que esclarece questões referentes aos gêneros, que ainda são motivo de muitas dúvidas por parte dos professores. O artigo pode ser encontrado nas páginas 19 a 37 do referido livro.

O conteúdo deste artigo, além de esclarecer a definição dos Gêneros Textuais e suas funções, é fundamental para a organização do trabalho do professor. Sua clareza teórica é um instrumento para a escolha de textos que o professor faz para produzir seu próprio material.

Eis os principais assuntos tratados:

● Definição dos gêneros textuais como práticas sócio-históricas;● Origem e transformação: novos gêneros e velhas bases;● As diferenças entre tipo de gênero textual;● O domínio discursivo;● Seqüências tipológicas dentro do gênero textual;● Gêneros textuais e ensino.

Destacamos, a partir de Marchuschi, que "o trabalho com gêneros textuais é uma extraordinária oportunidade de se lidar com a língua em seus mais diversos usos autênticos no dia-a-dia".

-------------------------------------------------------------------------------- Categoria: Livro Sobrenome: Bakhtin Nome: Mikhail Título do Livro: Estética da Criação Verbal Edição: 4 Local da Publicação: São Paulo Editora: Martins Fontes Disponível em (endereço WEB): Ano da Publicação: 1992 Comentários:

Page 7: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Este texto é muito importante para fundamentar o trabalho dos professores com gêneros textuais. É o ponto de partida da teoria dos Gêneros do Discurso (p. 261-306). Nela, Bakhtin trata dos tipos relativamente estáveis de enunciados, dos elementos que formam o gênero e sua definição. Esclarece sua heterogeneidade nos mais diversos domínios discursivos, em documentos oficiais, manifestações publicísticas, manifestações científicas, gêneros literários, jurídicos e políticos, entre outros. Aborda, também, o processo de formação histórica dos gêneros e a inter-relação entre eles. Trata, ainda, da estilística e de como ela está ligada aos Gêneros do Discurso, orais e escritos.

Segundo Bakhtin, "aprender a falar significa aprender a construir enunciados (porque falamos por enunciados e não por orações isoladas e, evidentemente, não por palavras isoladas)". Essa premissa é mais um reforço para a decisão do professor de LEM em trabalhar com textos em seu contexto. Imagens Comentários e outras sugestões de Imagens:

Destacamos esta imagem, porque ela reporta tanto à placa quanto ao painel, dois gêneros textuais presentes no dia-a-dia, em vários espaços à nossa volta. Este é também um texto que pode ser trabalhado com os alunos. Sugerimos, por exemplo, pesquisar placas (ou outdoors) públicas e particulares, observar aos interesses de quem servem, a quem se dirigem, qual é o seu propósito ou quais as intenções ocultas em seu discurso. Como estes textos estão todos em Língua Portuguesa, o professor pode, a partir deles, promover a prática social de escrita de placas e painéis, em Língua Francesa, sobre temáticas de interesse da comunidade escolar.

Sítio Título do Sítio: ABC de la Chanson Francophone Disponível em (endereço web): http://www.paroles.net Acessado em (mês.ano): Outubro/2007 Comentários:

Este sítio dispõe de 20.000 textos em francês. Na sua página inicial, apresenta algumas sugestões de canções e também de cantores preferidos como Piaf, Goldman, Brassens, Cabrel, Dassin, Gainsburg, Brel e Montand. Nele encontram-se os representantes da melhor música francesa. O professor tem à sua disposição as letras de canções produzidas em diferentes períodos da história cultural francesa. Além dos clássicos da música popular, estão disponíveis canções de outros compositores, não muito conhecidos, cujos textos possibilitam um trabalho aprofundado de análise de gênero, nos seus aspectos culturais, sociais e históricos. Citamos aqui apenas duas canções, dentre várias, das quais selecionamos um fragmento: "JE SUIS UN HOMME", de Zazie, 2007, "Totem". "Je suis un homme de Cro-Magnon, je suis un singe ou un poisson, sur la Terre en toute saison. (...) Assis devant la télévision, je suis de l'homme la négation, pur produit de consommation...". Este texto favorece uma leitura crítica da história do homem, desde o Cro-Magnon até o

Page 8: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

homem contemporâneo. "GARÇON (GARE AUX CONS)", de Koxie. Paroles: Bonvent - Koxie - Mazin. Musique: Koxie, 2007. "(...)Je réponds: Mon grand, c'est pas comme ça qu'on parle aux gens. Tu n'aimerais pas qu'on parle comme ça à ta maman. (...) C'est quoi ce manque de délicatesse? (...)" A canção proporciona o questionamento de atitudes agressivas de jovens e a comparação da realidade de outro país com a nossa. Além disso, durante todo texto aparece a utilização da norma lingüística popular, podendo ser trabalhada a adequação desta norma à situação, ao contexto, ao lugar onde o gênero é utilizado.

-------------------------------------------------------------------------------- Título do Sítio: RFI Langue Française (Radio) Disponível em (endereço web): http://www.rfi.fr/fichiers/langue_francaise/index.asp Acessado em (mês.ano): Outubro/2007 Comentários:

Neste sítio podemos ouvir noticiário de rádio, em francês fácil (acessível), sempre com notícias do dia, da França e do mundo. Já na sua apresentação, podemos constatar sua adequação à proposta deste OAC: "Le jounal en français facile - Un journal qui présente l'actualité avec des mots simples et explique les événements dans leur contexte." O professor tem a sua disposição dez minutos das principais notícias do mundo ou, ainda, de outros assuntos de seu interesse. Este é um material para se tabalhar a oralidade com os alunos, trazendo sempre temas de interesse e contextualizados.

-------------------------------------------------------------------------------- Título do Sítio: "Francoclic" - Língua e Cultura Francófonas Disponível em (endereço web): http://www.francoclic.mec.gov.br Acessado em (mês.ano): Setembro/2007 Comentários:

"FRANCOCLIC" é um site de Língua e Cultura Francófonas, isto é, abrange todas as nações falantes de Francês. Foi disponibilizado pela Secretaria de Educação a Distância, do Ministério de Educação, em parceria com a Embaixada da França no Brasil. Seu acesso é livre, sendo destinado a alunos e professores de Francês que queiram saber mais sobre Francofonia. Encontram-se em destaque cinco módulos: 1. "Reflets-Brésil" - método de aprendizagem da língua francesa para brasileiros; 2. "Restez Branché" - apresenta episódios do programa francês "France Feelings", sendo divulgado todas as semanas pela TV Escola. Podemos encontrar os seguintes assuntos: "Arts, Education, Gastronomie, Loisirs, Portraits, Sciences, Société, Sports, Tourisme". 3. "Le monde francophone" - oferece liks com informações sobre a língua francesa e o mundo francófono. Aqui é possível encontrar grande diversidade de gêneros textuais para o trabalho em sala de aula. 4. "Agriscola" - destinado ao mundo agrícola, elaborado a partir de um filme de 25 minutos; 5. "Images de France" - fotos sobre a França, livre de direitos e classificados por tema. As fotos são gêneros não verbais que podem ser explorados a partir de sua autoria, a quem se destinariam e as intenções/objetivos expressos através das imagens.

--------------------------------------------------------------------------------

Page 9: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Título do Sítio: Autores Franceses Clássicos e Contemporâneos Disponível em (endereço web): http://www.alalettre.com Acessado em (mês.ano): Novembro/2007 Comentários:

Este sítio, além dos autores franceses clássicos e contemporâneos, traz obras de autores estrangeiros. Diversos gêneros textuais estão disponíveis, tais quais: "roman, poésie, théâtre, conte, fables, récit, mémoires, lettres, oraison, traité, nouvelle, essai, réflexions et maximes, pensées, recueil, ouvrage autobiographique, entretien, blog, poèmes et contes philosophiques." Na página de apresentação de cada autor, encontra-se sua biografia e a lista de suas obras. A página inicial, destaca o autor da semana, fazendo comentários mais detalhados sobre sua obra. Vale destacar as várias entrevistas, em francês acessível, bem como a possibilidade de participar dos blogs. Enfim, este endereço proporciona ao professor a pesquisa dos autores e obras adequados ao planejamento de suas atividades, não esquecendo que os gêneros selecionados levem em conta o interesse dos alunos, sua idade e a série em que estudam. Sons e Vídeos Categoria: Vídeo Título: Astérix et Obélix Contre César - Impôt Direção: Claude Zidi Produtora: Produtora Duração (hh:mm): 01:45 Local da Publicação: Paris Ano: 1998 Disponível em (endereço web): http://www.br.youtube.com/watch?v=Cm-SpKQi4YI Comentário:

Este filme é uma comédia que se passa na Gália, no ano 50 aC, ocupada pelos Romanos. A pequena aldeia de Astérix e Obélix resiste ainda e sempre ao invasor, graças a uma poção mágica que proporciona aos habitantes uma força descomunal. César é informado de que a aldeia expulsou sua armada e se recusa a pagar os impostos. Então, envia seu exército para atacar novamente a aldeia.

No parágrafo anterior relatamos apenas um fragmento do filme, aquele que está disponível no youtube e que é o mais interessante para desencadear as discussões sobre os impostos, suas aplicações nas prioridades da sociedade e a distribuição de renda.

No recurso Proposta de Atividades está detalhada a forma de trabalho que poderá investigar este filme e contextualizá-lo de uma forma crítica. Este gênero foi selecionado pensando em trazer para a sala de aula de Língua Francesa o tema Educação Fiscal, um programa da Secretaria de Estado da Educação que visa o pleno exercício da cidadania, esclarecer o cidadão sobre a função socioeconômica do tributo, o acompanhamento da aplicação destes recursos e levar aos alunos e à sociedade conhecimentos sobre a administração pública. Astérix et Obélix contre César

Page 10: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

"(...) Les romais passent au village réclamer l'impôt dû à César: le village en profite pour se battre avec les romains et leur subtiliser le trésor. César est informé par le collecteur d'impôts de la résistance du village gaulois face à ses armées, (...) et envoie son armée attaquer le village. (...)"

Referência:

http://www.ggl.ch/rassegna2002/asterix.html. Acesso em 20/11/07. Disponível no acervo de: Vídeo Locadora

-------------------------------------------------------------------------------- Categoria: Vídeo Título: Au revoir les enfants Direção: Louis Malle Produtora: Louis Malle pour MK2 Productions Duração (hh:mm): 01:50 Local da Publicação: França/Alemanha Ano: 1987 Disponível em (endereço web): http://www.youtube.com Comentário:

Em 1944, Julien é aluno interno num colégio católico. No início do ano, três novos alunos chegam, entre eles, Jean Bonnet, um menino altivo e misterioso. Julien descobre que Jean é judeu. Os dois iniciam laços de amizade. Pouco depois, a Gestapo invade o colégio, prende Jean e os outros dois meninos judeus, além do Padre Jean, acusado de ativista da Resistência. Julien nunca mais tornará a revê-los. Eles foram deportados para Auschwitz e Mathausen. O filme termina quando o padre se despede dos alunos: "Au revoir, les enfants".

O filme tem como referência um momento histórico: a França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial. Na reconstrução histórica "é como se dissesse que as coisas aconteceram assim, mas se conhecêssemos esse futuro naquele momento do passado, poderíamos, quem sabe, ter mudado o curso da história."

Um jogo de discursos lingüísticos, diálogos, falas, exortações, (...) e formas de comunicação não lingüística, uso de materiais, vazios, gestos e objetos compõem "o cenário do que ele quer comunicar: denunciar esse momento histórico, evitar que a sociedade atual, anestesiada pelo tempo, promova um esquecimento de um passado que não deve ser esquecido. Relembrar este passado (...) como advertência da geração atual sobre as armadilhas que são colocadas diante de indivíduos, grupos sociais, de toda uma nação e - por que não? - diante de toda a humanidade: a armadilha que prende todos debaixo de um jogo que vai se infiltrando na mente humana até que ela esteja completamente amordaçada."

"E, nesse sentido, elabora uma crítica que é uma autocrítica. Critica o passado sem levantar o dedo acusatório a ninguém em particular, pois, curiosamente, apenas um tempo

Page 11: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

depois, e às vezes, muito tempo depois, podem os homens se darem conta do enredo em que estiveram enredados. Por isso, o filme Adeus, meninos, deve ser compreendido como um eloqüente discurso contra o esquecimento que aliena os homens de sua responsabilidade no passado e os perdoa, previamente, da responsabilidade para com o futuro." (Neidson Rodrigues, 2003, P. 44 e 45, conforme bibliografia citada no recurso Contextualização deste OAC).

Por todas as características apresentadas, este filme é um gênero que favorece uma análise de seu contexto histórico-social e que amplia as possibilidades de trabalho com os alunos do Ensino Médio na disciplina de Filosofia.

-------------------------------------------------------------------------------- Categoria: Áudio-Fita Título da Música: Emènne-moi Intérprete: Greame Allwright Título do Cassete: - Número do Cassete: 1 Nome da Gravadora: - Ano: 1989 Disponível em (endereço web): http://www.paroles.net Local: França Comentário:

Canção: "Emmène-moi", de Greame Allwright, é um texto que vários professores já conhecem e utilizaram para trabalhos em aulas de Francês. Nela, um viajante passa por várias cidades da França, está cansado e pede ajuda. Normalmente, além dos aspectos lingüísticos, trabalha-se também a situação geográfica das cidades citadas: Besançon, la Rochelle, Avignon, Nantes, Monaco, Saint-Malo, Paris, Dijon (BÉRARD, 1997) e, a partir daí, faz-se uma abordagem da geografia da França.

Podemos ir muito além desses aspectos, investigando com os alunos questões, tais como:

● Em que época foi escrita a canção? ● Qual é a realidade que o autor vive? ● A quem ele se dirige e qual a sua intenção? ● Pelas situações que ele vive, é possível perceber a situação sócio-econômica do

viajante? ● O autor pede ajuda? Qual sugestão você daria? Continuar a viagem nas condições

em que se encontra, tentar outras possibilidades ou voltar para casa? Como? (Atividade oral ou escrita)Pode-se perceber que o autor viajante tem condições financeiras limitadas, por isso,

durante a viagem não tem conforto e fica doente com freqüência. Come mal, corta os dedos abrindo latas de sardinha, comida barata e acessível. Não tem carro, caminha muito, os pés doem. Para conseguir recursos a fim de continuar a viagem, vende castanhas na feira de Dijon. É um rapaz pobre que viaja em condições precárias e sente falta do conforto da casa

Page 12: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

dos pais. Esta é uma leitura que, muitas vezes, passa despercebida nas salas de aula e não favorece ao aluno ir além na construção dos significados. Veja uma estrofe da canção:

"Emmène-moi"

Greame Allwright

"(...) J'ai dormi toute une nuit dans un abreuvoir

J'ai attrapé la grippe et des idées noires

J'ai eu mal aux dents et la rougeole

J'ai attrapé des rhumes

et des petites bestioles

qui piquent

sans parler de toutes les fois

que j'ai coupé mes doigts

sur une boîte à sardines (...)".

(http://www.paroles.net, acesso em 17/11/07) Notícias Categoria: Jornal Sobrenome: A. Nome: Gd. *Título da Notícia/Artigo: Le café fumeur se fait griller *Nome do Jornal: Libération *Data de Publicação: 05/01/2008 *Página: 1 Coluna: 1 Disponível em (endereço WEB): http://libelyon.blogs.liberation.fr Comentários:

"Vendredi, 18 heures. Le café 203, dans le 1er arrondissement de Lyon, est plein... de fumeurs en action. Ambiance enfumée habituelle depuis que ce bar lyonnais a décidé de ne pas respecter la loi sur l'interdiction de la cigarette (lire Libé du 31/12 et du 1/01). Jusqu'ici, personne n'avait été inquiété malgré l'hyper-médiatisation du petit café entré en

Page 13: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

résistance. Mais vendredi soir, deux camionnettes de CRS se sont garées devant le bar, des policiers en civils sont entrés...

Ils se sont adressées à un client pris en flagrant délit de clope au bec. Lui ont demandé ses papiers et lui ont dressé une contravention de 68 euros. Aux autres, ils ont demandé d'éteindre leur cigarette. Et ont expliqué au patron Christophe Cédat, qu'il recevrait lui-aussi dans les jours qui viennent une contravention du tribunal de police. Le tenancier est en infraction non seulement pour laisser les personnes fumer dans son établissement mais également pour inciter à la commission de cette infraction en laissant des cendriers sur les tables. Il risque en principe 135 euros d'amende pour le fumeur repéré et 750 euros pour l'incitation. Il s'est également engagé à payer la contravention de son client. Comme on met une tournée: "Allez, c'est la mienne, celle-là, c'est normal", dit-il en prenant le papier. Devant le bar, Hakim, le fumeur mis à l'amende, s'en re-grille une. Il est un peu énervé d'avoir été le seul sur qui les policiers ont jeté leur dévolu. Le policier qui l'a verbalisé dit ne pas avoir remarqué que plein d'autres clients fumaient." Destaques Título: Comme un Roman Fonte: http://www.alalettre.com Texto:

Les Droits Imprescriptibles du Lecteur

Le droit de ne pas lire.Le droit de sauter des pages.Le droit de ne pas finir un livre.Le droit de relire.Le droit de lire n'importe quoi.Le droit au bovarysme (maladie textuellement transmissible).Le droit de lire n'importe où.Le droit de grappiller.Le droit de lire à haute voix.Le droit de nous taire.PENNAC, Daniel. Comme un roman. Paris, Éditions Gallimard, 1992.

O texto acima é um resumo de títulos abordados no ensaio Comme um roman, do escritor francês Daniel Pennac, gênero que também poderá ser trabalhado com os alunos, levantando as seguintes questões:

● Qual é o texto que vocês conhecem e que seja parecido com o texto acima? ● Comparem os textos e observem o objetivo do autor. ● A quem ele se dirige? ● Qual sua intenção, sua preocupação? ● Vocês podem perceber os resultados que o autor espera alcançar com o leitor?

Page 14: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

● A partir de quais mandamentos acima transcritos vocês se identificam como leitores?

-------------------------------------------------------------------------------- Título: Le pouvoir des livres: Entretien avec Daniel Pennac Fonte: http://www.diplomatie.gouv.fr/fr/article-imprim.php3?id_article=38598 Texto:

Transcrevemos trechos da entrevista que Daniel Pennac concedeu à revista "Label France" (nº 39, 2000) e seu texto completo poderá ser localizado no sítio acima citado. A entrevista é outro gênero acessível que poderá fazer parte do trabalho desenvolvido nas aulas de LEM, seguindo a seqüência descrita no recurso Investigação Disciplinar deste OAC.

"(...)

LF: Que pensez-vous de l'avenir de l'écrit, du livre à l'heure des nouvelles technologies de la communication?

Daniel Pennac: L'ordinateur aura-t-il raison de Gutenberg? Non, je ne crois pas que le livre, et plus généralement l'écrit, c'est-à-dire ce voyage intersidéral que nous avons fait pour passer du signe au sens au moment où nous avons appris à lire, soit menacé par d'autres modes d'expression. J'attribue un grand pouvoir à l'écrit. J'ai la faiblesse de penser que la découverte d'un mot comme "maman", c'est-à-dire le passage intellectuel de la succession des signes les plus arbitraires à la signification la plus intime, crée un choc dont on ne se remet pas, et que ce choc nous lie définitivement à l'écrit.

Les nouvelles technologies, l'internet, etc.? Ce n'est pas la première fois que l'écrit sera dévoyé par des pratiques minimalistes ou utilitaristes. Mais, après tout, l'écrit est autant dévoyé para un mauvais roman, si ce n'est plus. Enfin, l'écrit et le livre ont toujours eu en France une place à part. Notre culture du roman nous tient autant à coeur que notre culture alimentaire.

LF: Dans votre ouvrage sur la lecture Comme un roman, vous promulguez les dix droits imprescriptibles du lecteur, dont celui de ne pas lire, comme moyen de réconcilier certains jeunes avec les livres.

Daniel Pennac: L'urgence est de réconcilier ces enfants avec la lecture. Personnellement, je le fais dans les classes en lisant les romans à voix haute, en leur parlant de littérature, en leur "racontant des histoires". Comme un roman avait pour vocation de présenter ma pratique dans ce domaine sans pour autant l'ériger en "méthode".

Le problème des enfants qui vivent dans les énièmes cercles de la banlieue, ce n'est pas qu'ils sont atteints d'illetrisme, ce n'est pas qu'ils perdent le goût de lire, c'est qu'ils n'ont même plus le langage oral, parce qu'ils n'ont personne à qui parler. L'oralité est la première des choses qui se perd dans les banlieues où les gosses sont "parqués" dans des blocs, où ils

Page 15: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

se constituent nécessairement en bandes, où le langage est réduit à des codes de reconnaissance internes à la bande, donc à sa plus simple expression. Les seuls endroits où les jeunes peuvent aller, c'est l'hypermarché, et au bout de la chaîne de l'hypermarché, il y a la caissière, à laquelle on ne parle que de chiffres.

LF: L'école remplit-elle alors son rôle d'ouverture?

Daniel Pennac: Avant toute chose, l'école est acculée à jouer un rôle de réinsertion. L'instituteur qui arrive vers ces enfants-là doit, avant de leur apprendre à lire et à écrire, leur enseigner, un, à se comporter, deux, à parler, bref à communiquer, à tenir compte de la présence d'un interlocuteur... C'est, en soi, un énorme travail, qui précède la simple transmission d'un savoir.

(...)"

Acesso em 14, set, 2007. Investigação Disciplinar Título: As DCE e os gêneros investigados

Todo o gênero, simples ou complexo, leva a uma investigação sob vários aspectos. Quando o professor traz um texto para os alunos, apresenta para o grupo um problema a ser resolvido, um desafio a ser enfrentado, um tesouro a ser descoberto. Cabe a ele lançar as questões para discussão, definir se o trabalho será individual ou em grupo e sua forma de apresentação. Pode-se organizar de várias formas a investigação dos gêneros nas aulas de LEM, provocando um processo interativo de construção de significados, lançando diferentes questionamentos.

A proposta a seguir apresentada, parte da capacitação descentralizada que a SEED realizou nos Núcleos Regionais de Educação, cujo objetivo foi a prática das Diretrizes Curriculares de todas as disciplinas da Educação Básica. Queremos registrar aqui uma parte da prática desenvolvida, para que os professores de Língua Francesa e demais LEM possam encontrá-la facilmente, retomá-la e realizá-la em sala de aula. Além do registro, incluimos outras sugestões que podem ampliar a investigação dos gêneros textuais:

● Identificação do gênero do texto e em que circunstâncias este é produzido ou utilizado.

● Identificar o suporte onde ele aparece (jornal, revista, rádio, TV, internet, igreja, fórum, residência, ônibus) também poderá trazer boas contribuições, porque ele determina o público a que se destina o texto.

● Em cada gênero é possível observar os aspectos culturais, explícitos ou implícitos, o interdiscurso, as outras vozes presentes no enunciado, que também provocam a análise da situação social e histórica de produção. Contingências sócio-históricas definem como os alunos e professores podem agir no discurso.

Page 16: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

● Identificação da variedade lingüística utilizada, se o texto está em linguagem popular ou se segue a norma padrão ou a norma culta.

● Também é importante que se trabalhe os aspectos lingüísticos, mesmo porque, se o aluno não tem um conhecimento lingüístico adequado, ficará difícil para ele a construção dos significados nas práticas sociais. Ressaltamos que, nesta situação, a abordagem lingüística parte de um gênero textual, socialmente construído. Portanto, os elementos lingüísticos abordados estão contextualizados e ajudam na aquisição da LEM.

● Essas reflexões anteriores podem culminar na realização de atividades de pesquisa (dicionário, internet ou outros suportes), que provocam discussões (que são subsídios para a produção). Quando o aluno interage em todas essas etapas, ele está preparado para produzir seu próprio texto, não esquecendo que a proposta de produção deve partir do contexto do gênero apresentado. Ela é, praticamente, uma conseqüência ou até uma necessidade de diálogo com o outro. Um processo histórico de construção de significados!

Vemos que a proposta acima descrita só se concretiza no trabalho com textos e sua análise crítica, "para questionar e desafiar as atitudes, os valores e as crenças a ele subjacentes" (DCE, p. 41). Os textos devem ser, necessariamente, autênticos, isto é, têm de ser produzidos por alguém que tenha algo a dizer a alguma outra pessoa ou grupo de pessoas. É importante lembrar que a diversidade de práticas deve fazer parte das atividades em sala de aula, que não haja a ênfase em uma delas em detrimento de outras, que os alunos tenham oportunidade de interagir em práticas sociais de oralidade, leitura e escrita.

Sugerimos outros encaminhamentos que possam fundamentar ou aprofundar este trabalho, com o objetivo de formar alunos para o exercício de compreender a realidade e agir sobre ela, que participem conscientemente das relações sociais cada vez mais amplas e diversificadas. (MEURER, 1999) Para isso, é essencial o ensino sistemático dos diversos tipos de textos em uso, investigando:

escritos por quem; para que fins; como; em que ambientes; com que grau de transparência ou de camuflagem hegemônica e ideológica

(MEURER, 1999)

Existem outras possibilidades de abordagem do gênero textual na disciplina de LEM. Cabe investigá-los, partindo da pergunta: como o professor pode, além do trabalho lingüístico, posicionar-se de forma crítica frente ao gênero textual e construir com os alunos significados discursivos, históricos e sociais?

Referências:

EDUCAÇÃO, Secretaria de Estado. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2006.

Page 17: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

MEURER, J. L. O conhecimento de gêneros textuais e a formação do profissional da linguagem. Disponível em http:www.gt-la.cce.ufsc.br/meurer/paper.html, acesso en 08, nov, 1999. Proposta de Atividades Título: Conhecendo e produzindo gêneros

Através das atividades que ora sugerimos, os alunos conhecerão diferentes gêneros, entenderão que cada gênero é utilizado socialmente para fins específicos e produzirão diferentes textos, percebendo, nessa tarefa, que as intenções é que definem o que vamos dizer, para quem e de que forma.

Para tanto, escolhemos alguns textos que favorecerão o envolvimento dos alunos, a partir de seus interesses, através da realização de práticas sociais de leitura, oralidade e escrita.

1. Poema:Escolhemos o poema "Le Temps Perdu" (O Tempo Perdido), de Jacques Prévert, para trazer aos alunos seu tom de crítica social, abordando a jornada dos trabalhadores.

"Le Temps Perdu"

Jacques Prévert

"Devant la porte de l'usine le travailleur soudain s'arrête (...)

et regarde le soleil (...)

il cligne de l'oeil (...)

dis donc

camarade Soleil

tu ne trouves pas

que c'est plûtot con

de donner une journée pareille

à un patron?"

Page 18: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

A seqüência de atividades que sugerimos a seguir poderá ser adaptada a outros poemas à escolha do professor, reforçando, assim, o conhecimento e a produção do gênero:

No que se refere à identificação do gênero, questionar os alunos: "O texto que vocês receberam é poema ou poesia? Qual a diferença entre poema e poesia? Vocês conhecem o autor? Qual seu objetivo? O que vocês sentiram ao ler este poema? Teria sido este o objetivo do poeta?"

Nos aspectos sócio-histórico-culturais, sugerimos as seguintes abordagens: o poema relata o momento em que um trabalhador está na porta da fábrica e volta-se para admirar o tempo bom e olhar o sol que brilha; o homem dirige-lhe uma piscadela e pede ao "camarada Sol" se ele não acharia bom que um patrão vivesse uma jornada de trabalho igual a sua (do trabalhador). Neste texto, fica explícita a divisão das classes sociais, a divisão do trabalho; o trabalhador, aquele que vende sua força de trabalho, e o capitalista, aquele que tem a liberdade de aproveitar um dia de sol. Apresenta-se aqui um oportunidade para abordar a organização da sociedade capitalista em que vivemos e de que forma os alunos percebem seus reflexos na vida das pessoas. É importante também discutir com os alunos o título do poema: "Le Temps Perdu". Por que "tempo perdido"? Qual é o tempo que o trabalhador perde?

Alguns elementos lingüísticos poderão ser trabalhados: analisar com os alunos que o texto, sendo um poema, permite vários usos diferenciados dos recursos lingüísticos, que são normais neste gênero, tais como: só o primeiro verso começa com letra maiúscula e só no último verso é utilizada a pontuação (interrogação). Pode-se também fazer a análise lingüística das preposições (devant, par, dans), a diferença entre os artigos (le, la, un) e o pronome l' (refere-se a qual elemento dentro do texto?), entre outros.

No momento seguinte, solicitar aos alunos que pesquisem na internet, no sítio http://lapoesiequejaime.net, outros poemas do mesmo autor ou de outros autores de Língua Francesa, de preferência, que abordem temáticas sociais.

Na aula seguinte, os alunos trarão os poemas pesquisados e o professor organizará a leitura, através de troca de poemas entre os alunos ou leitura em grupo.

O momento final é de produção de um poema, passando pelo processo da reescrita. A forma de divulgação dos textos fica a critério do professor: apresentação oral, ou através de um folheto com todos os poemas digitados ou, ainda, em forma de cartaz para exposição e apresentação.

2. Lei: Destinada a todos os cidadãos, seu objetivo é regular a vida em sociedade.

"Tous les êtres humains naissent libres et égaux en dignité et en droits. Ils sont doués de raison et de conscience et doivent agir les uns envers les autres dans un esprit de fraternité." (Déclaration Universelle des Droits de l'Homme - Article Premier)

A primeira etapa do trabalho estará voltada para a identificação do gênero, procurando saber onde ele circula, quem lê este texto, quem tem acesso a ele. Por que surgiu o gênero lei?

Leitura e discussão de "La Déclaration Universelle des Droits de l'Homme". Quais artigos da lei são realmente cumpridos?

Page 19: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

A Declaração tem 30 artigos. Para uma sala de trinta alunos, recortar e distribuir um artigo para cada aluno (ou numa sala de 15, dois artigos para cada aluno). Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa em jornais de países Francófonos, procurando notícias (ou artigos): uma que relate uma situação em que os Direitos Humanos são cumpridos e outra em que eles não são respeitados. Esta pesquisa poderá ser feita no sítio: http://www.guiademidia.com.br/jornaisinternacionais.htm.

Na etapa seguinte, os alunos farão um cartaz destacando o(s) artigo(s) da Declaração e as notícias que encontraram nos jornais internacionais.

Cada aluno apresenta seu cartaz para o grupo, que abre uma nova discussão.A lei surge da necessidade de organizar a vida em comunidade. Propor ao grupo que

faça seu código de ética. Cada aluno escreve um artigo para compor o documento. Após o exercício da reescrita, fazer uma cópia do mesmo aos alunos. Orientá-los que conservem consigo o documento, pois a partir dele poderão ser avaliadas várias situações em sala de aula.

3. Filme: Astérix et Obélix contre César (1998), filme já apresentado em Sons e Vídeos deste OAC.

Este é um gênero de grande interesse dos alunos, o que facilita o desenvolvimento das atividades sugeridas, a partir das seguintes questões:

● Quais objetivos do autor ou do diretor do filme é possível observar?● A que público se destina este filme?● Um outro gênero textual deu origem aos filmes de Astérix e Obélix. Qual é este

gênero? Quem é seu autor?● Quais os aspectos culturais da França que vocês puderam observar? ● Quais são as referências históricas presentes no filme que vocês já estudaram no

Ensino Fundamental e no Ensino Médio?● Os personagens falam a Língua Francesa padrão ou popular? Ou as duas normas

lingüísticas estariam presentes? Em que momentos?● Qual era a língua falada na Gália no ano 50 aC? Como surgiu a Língua Francesa?

Neste momento, o professor pode solicitar uma pesquisa sobre a origem da Língua Francesa (o gaulês com o latim popular) e criar depois um momento de socialização destas informações. A atividade permite ampliar a discussão para o processo do surgimento das demais línguas latinas.

Na seqüência, a partir do fragmento do filme Astérix et Obélix contre César, chamado Impôt, o professor tem uma rica oportunidade de provocar discussões sobre a cobrança dos impostos, na época de César e nos dias de hoje, sobre a função socioeconômica dos tributos, a admistração pública e a relação entre o Estado e o cidadão. Sugerimos que o professor questione os alunos, conforme segue:

● Por que os habitantes da aldeia de Astérix e Obélix expulsaram a armada romana? Imaginar os motivos que os levaram a isso.

Page 20: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

● No Brasil, nos dias de hoje, como são recolhidos os impostos? Os recursos arrecadados são devidamente aplicados para atender as necessidades da população?

● Na Gália antiga, os cidadãos usaram de violência para expulsar os cobradores de impostos. Novamente no Brasil de hoje, de que forma as pessoas podem garantir que os recursos sejam aplicados para atender as prioridades da população?

● Na fase de produção, os alunos poderão elaborar pequenos jogos teatrais, em Língua Francesa, representando situações que mostrem cidadãos reivindicando junto ao poder público o atendimento de suas necessidades. É importante que essas peças sejam apresentadas também para os alunos de outras turmas numa atividade cultural.

4. Biografia: O objetivo desta atividade será a escrita da história das pessoas que compõem o grupo de Francês (ou de outra LEM). Iniciar o trabalho fazendo perguntas sobre o gênero:

● Onde costumamos encontrar este texto? (ou qual o suporte de circulação deste gênero?)

● Por que as pessoas escrevem biografias? Ou autobiografias?● Para quem são escritas as biografias?● Quais são as informações sobre a vida das pessoas que são normalmente destacadas

nas biografias?Em seguida, apresentar para os alunos uma biografia, como esta sobre o escritor

Daniel Pennac, cuja obra destacamos no recurso Destaques deste OAC.

"Daniel Pennac est né en 1944, à Casablanca, au Maroc, dans une famille de fonctionnaires aimant le voyage. Il passe son enfance en Afrique, en Asie du Sud-Est, en Europe et dans le sud de la France...

Il obtient, à Nice, sa maîtrise de lettres. Il sera à la fois enseignant et écrivain.

Il publie son premier essai en 1973, Le service militaire au service de qui?, à l'âge de vingt neuf ans. A la suite d'un pari, il propose à la collection Série Noire Au bohneur des ogres (1985), où apparaissent pour la première fois la tribu Malaussène.

Souivront La Fée Carabine, La Petite marchande de prose, saga de la famille Malaussène qui mène une vie joyeuse et qui vaudra ça Daniel Pennac de nombreux prix, dont celui du prix Livre Inter 1990.

En 1992, Daniel Pennac rencontre un immense succès avec Comme un roman, un plaidoyer passionant pour la défense de la lecture."

Disponível em http://www.alalettre.com. Acesso em 28, dez, 2007.

Page 21: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Após a leitura, solicitar aos alunos que pesquisem outras biografias na internet, inclusive no endereço acima, e que as tragam para a sala de aula para socializar o material com os colegas.

O professor, após o reconhecimento do gênero, poderá fazer a análise lingüística, abordando detalhes que serão importantes para a produção de uma biografia: os verbos no presente, no passado e no futuro, as preposições (en, dans, à, de, au, pour). Observar de que forma são feitas as substituições para que sejam evitadas repetições, como, por exemplo: Daniel, il (ele), enseignant (professor), écrivain (escritor). Destacar as expressões que se repetem nas biografias, tais como: Daniel est né... (Daniel nasceu), Il passe son enfance... (passa sua infância).

Na seqüência, os alunos partem para a produção inicial de biografia, levantando as principais informações do biografado ou autobiografado: nome completo, local e data de nascimento, fatos e/ou ações importantes, quais os trabalhos que já teve ou realizou, locais onde morou ou mora. Após a produção inicial, socializam os textos com os colegas.Por fim, os alunos partem para a reescrita do texto, com vistas à produção final. Tendo finalizado, vem este momento importante: o texto deve extrapolar a sala de aula. Onde irá circular? Sugerimos um mural com os textos em Francês, ou digitar todas as biografias/autobiografias produzidas pelos alunos e entregar uma cópia a cada um. Assim, todos os membros do grupo têm acesso à história de seus colegas e o texto cumpre sua função social.

5. Charge

No sítio http://www.tv5.org (Info - l'actualité mondiale), encontramos várias charges de Dilem publicadas várias vezes por semana, havendo espaço para pesquisa dos textos de semanas precedentes. Os temas giram em torno da França e do mundo, favorecendo ao professor a escolha das charges de acordo com seus objetivos.

Selecionamos a charge de Dilem publicada no dia 19 de janeiro de 2008, que aborda a queda nas pesquisas de opinião do Presidente Nicolas Sarkosy. O texto diz o que segue:

"Sarkozy veut reconquérir le coeur des Français. - Je vous invite tous à Disneyland!"

(Sarkozy quer reconquistar o coração dos franceses. - Convido todos vocês para a Disneilândia.) O desenho da charge apresenta, em primeiro plano, a imagem de corpo inteiro do Presidente e, bem ao fundo, um castelo da Disneyland, com bandeirinhas tremulando.

As atividades a serem desenvolvidas com a charge podem seguir as seguintes etapas:

a) Identificar o gênero charge e em que circunstâncias ela foi produzida.

b) Questionar com os alunos:

Page 22: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Quem escreveu este texto? A quem ele se dirige? Ou, a que público ele se destina? Quais as intenções do autor? Ou, foi escrito para que fins? É possível perceber a ideologia do autor? Quais as implicações de sua posição e

afirmação? Que pressupostos estão por trás de seu discurso? Aos interesses de quem serve? Em que suporte a charge aparece? (jornal, televisão, revista) Ou então, em que

ambiente ela aparece? (Internet)c) O texto apresenta a linguagem popular ou segue a norma padrão?

d) Aspectos sociais: Todos franceses têm condições de conhecer a "Disneyland"?

e) Aspectos culturais: Para que o Presidente possa reconquistar os franceses, qual a imagem que vocês colocariam na charge? Quais os elementos da cultura francesa vocês gostariam de destacar nesta charge?

f) Aspectos históricos: Qual o processo em andamento no mundo inteiro, no qual a França está inserida, e que preocupa os países no sentido da perda se sua identidade cultural?

g) Análise lingüística: Discurso direto e indireto (em primeira e em terceira pessoa); as correspondências entre os dois: "Sarkozy/je", "des Français/vous/ tous"; a força do tempo presente dos verbos vouloir/querer e inviter/invite; a intenção do uso do ponto de exclamação.

h) Pesquisa sobre as referências culturais francesas: literatura, cinema, gastronomia, moda, arquitetura, dentre outras. Criar oportunidade para que os alunos discutam o resultado de suas pesquisas.

i) Produção de uma charge, imaginando uma outra fala do Presidente Francês, mas com um imagem típica da França ao fundo do desenho. Não esquecer de divulgar as produções dos alunos, nos corredores ou na biblioteca da escola.

Referências:

BERARD, E.; CANIER, Y; LAVENNE, C. Tempo 1 - Méthode de Français. (p. 61) Paris: Didier/Hatier, 1997.

DILEM. Le dessin de Dilem. Disponível em http://www.tv5.org Acesso em 21, jan, 2008.

France. 50e Anniversaire - La Déclaration Universelle des Droits de l'Homme. Paris: Label France, nº 34, décembre 1998.

PENNAC, Daniel. Disponível em http://www.alalettre.com. Acesso em 28, dez, 2007.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Programa de Educação Fiscal.

Page 23: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

PREVERT, Jaques. Disponível em http://lapoesiequejaime.net/prevert.htm Acesso em 27, out, 2007.

Contextualização

Título: O que é contexto em LEM?

Quando falamos em contextualizar os conteúdos, temos a idéia de que teoria e prática devem caminhar juntas. O dicionário Aurélio, quando define contexto, diz: "encadeamento das idéias de um escrito", ou "aquilo que constitui o texto no seu todo" ou, ainda, "conjunto, todo, totalidade". Estas definições nos permitem compreender que, realmente, teoria e prática formam o todo, que uma é imprescindível à outra.

No dicionário "Le Nouveau Petit Robert" (1994), da língua francesa, encontramos a seguinte definição, que nos remete ao objetivo do ensino de LEM: "Contexte: ensemble du texte qui entoure une unité de la langue (mot, phrase, fragment d'énoncé et qui sélectionne son sens, sa valeur" (conjunto do texto que engloba a unidade da língua (palavra, frase, fragmento do enunciado) e que revela seu sentido, seu valor). A partir daqui, podemos ampliar o sentido de contexto que mostra a necessidade de ver sua totalidade para descobrir seu sentido (ou ir além dele).

Meurer (2002), quando introduz o livro "Gêneros Textuais e Práticas Discursivas", esclarece ainda mais o nosso trabalho com gêneros em LEM:

"Esses três aspectos básicos - sobre o que se fala, quem fala e como se fala - são definidores do contexto, ao mesmo tempo que dependem do contexto em que uma determinada atividade humana se desenvolve mediada pela linguagem." (p. 11)

Estes aspectos devem ser observados não só durante a leitura de textos (orais e escritos), mas, com muita ênfase, no processo de produção textual dos alunos: saber o que dizer e para quem dizer.

1- Filme: O enredo do filme Adeus Meninos (título original Au revoir les enfants) retrata o ano de 1944, durante a ocupação nazista na França. Num colégio católico para crianças ricas, os meninos vivem o drama cotidiano do racismo, da delação e da opressão. Baseado na memória do próprio diretor, é um bom filme sobre a II Guerra Mundial. O discurso contra o esquecimento significa que a humanidade deve manter na memória o extermínio dos Judeus para não permitir que uma tragédia como essa aconteça novamente. "Ceux qui ne se souviennent pas du passé, sont condamnés à le revivre" (Louis Malle, directeur). "Aqueles que não se lembram do passado, estão condenados a revivê-lo". Para trazer esta história para o contexto dos alunos, o professor pode abordar a questão do racismo e como ele se manifesta na realidade da escola, da sociedade. Trazer para o debate o direito à diversidade, a aceitação do diferente no espaço escolar, em casa, em todos os círculos de convivência.

Page 24: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Outras informações sobre do filme podem ser encontradas neste OAC, no recurso Sons e Vídeos.

2- Documentário: "Dans la peau d'un noir" é um documentário que relata a experiência que duas famílias francesas viveram durante duas semanas. Elas trocaram de cor de pele com o objetivo de observar o racismo no dia-a-dia. Cada dia elas vivem uma situação nova, ligada aos problemas de discriminação e de preconceitos. A partir deste gênero, pode-se desencadear a discussão sobre a lei nº 10639/03, que trata da inclusão da História e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Destacamos a seguir um fragmento da apresentação do documentário do Canalplus.

"Changer de couleur de peau pour prendre conscience de la réalité du racisme au quotidien, c'est l'étonnante expérience à laquelle se sont prêtées deux familles pendant quatre semaines. Chaque jour, elles vivent une situation nouvelle, liée aux problèmes de discrimination et de préjugés: recherche d'emploi, d'appartement, accès en boîte de nuit... Chaque jour, elles font le récit de leur ressenti et confrontent leurs témoignages."

3- Blog: Nos jornais as pessoas têm acesso ao blog, espaço virtual onde elas podem escrever sua opinião a respeito de determinada notícia, artigo, entrevista, ou qualquer outro gênero que nele circula. Selecionamos o blog anexo à notícia publicada pelo jornal Libération, em 10 de agosto de 2007, referente à queda acidental de uma criança russa durante a tentativa de detenção de seus pais. Queremos destacar as opiniões das pessoas sobre este acontecimento e trazer este assunto para o contexto dos alunos: "No blog podemos encontrar opiniões favoráveis ou contrárias às ações em relação aos estangeiros ilegais na França. E vocês, o que gostariam de escrever no blog? Vocês conhecem estrangeiros que vivem no Brasil? Como está a situação legal deles perante a política de imigração do país? Uma sociedade pode se desenvolver sem aceitar o diferente?". Aqui, os alunos, numa prática de contextualização, interagem em práticas de leitura, oralidade e escrita. Para que os professores possam visualisar as possibilidades de trabalhar com blogs em sala de aula, citamos quatro exemplos:

"Partout pareil. la chute d'Ivan, c'est entierement de la faute du père, ne blamons pas la police de faire leur travail (...)."

"Insupportable. A lire certaines réactions, j'espère qu'elles ne sont que le produit de la bêtise et de la provocation. Aucune société ne peut se développer sans accepter l'autre (...)."

"Je comprends pas. Imaginez dans un pays, vous ne vous attendez pas à être reçu avec des fleurs et que la police vous fasse des calins, non? (...)"

Page 25: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

"Russe et réfugié politique? D'après l'article, l'enfat est russe et ses parents ont fait une demande d'asile politique. J'aimerais qu'on m'explique ce que la Russie fait à ses ressortissants pour qu'on puisse les accueillir (...)."

4- Leis: Ainda na seqüência do tema abordado no gênero anterior, podemos contextualizar o gênero Leis, artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem, em seu artigo 13, que declara que toda pessoa tem o direito de deixar seu qualquer país, inclusive o seu, e de voltar ao seu país:

"Toute personne a le droit de quitter tout pays, y compris le sien, et de revenir dans son pays."

5- Carta

As cartas, cujos fragmentos apresentamos a seguir, foram produzidas no seguinte contexto: Um grupo de agricultores franceses visita cidade de Toledo, todos os anos, para conhecer a suinocultura do município. A professora do CELEM solicitou aos alunos que produzissem uma carta dando as boas vindas aos visitantes, falando de si, de sua família e comentando aspectos da cidade. No mês de outubro, os franceses visitaram Toledo, receberam as cartas dos alunos e responderam. Transcrevemos, na seqüência, uma carta de aluno e outra de visitante francês, mostrando como uma atividade contextualizada pode dar bons resutados.

Carta de aluna do CELEM: "Toledo, 20 septembre 2007. Chers amis. Soyez bienvenus à Toledo - Brésil. Je m'appelle Maria, j'ai 15 ans, je suis étudiante de Français, j'habite à Toledo, localisé au Paraná. J'adore la musique. Je suis une personne gaie et calme. Mes parents s'appellent Pedro et Neide. Dans ma ville il y a une Maison de la Culture, où il y a le conservatoire de musique (...) et d'autres cours importants comme la danse et le théâtre (...). Toledo est lider en production au Paraná qui répond pour plus de 46% de toute la production agricole de l'Etat (...), en soja, maïs, blé. (...) Des porcs, des poissons, des volailles et l'élevage bovine. L'autre attraction sont les lacs pour la pêche, où les visiteurs peuvent passer des moments agréables avec la famille en mangeant des poissons aux restaurants. (...) Vous êtes invités pour connaître notre ville. J'espère que vous aimez notre ville. Amicalement. Maria."

Carta de uma Francesa visitante: "Toledo, 17 octobre 2007. Chère Maria. Ta lettre est très bien écrite. Je m'appelle Véronique. Mon mari Philippe est agriculteur et nous visitons quelques fermes du Brési. Après avoir visité une exploitation de café à São Paulo, nous visitons le Paraná (...), votre immense pays est très beau et varié avec des habitants très accueillants. Je suis institutrice avec une classe de 23 élèves de 9 ans (...). On peut correspondre entre nos classes. L'adresse de l'école est (...). Les enfants entrent à l'école vers 2-3 ans. Ils sont en primaire jusqu'à 10 anos, puis entrent au collège pour 4 ans et au lycée pour 3 ans, où ils passent leur Baccalauréat vers 18 ans. Ils vont à l'école de 9h à 12h puis 13h20-16h30. Les garçons adorent le foot ou le judo, hand. Les filles pratiquent plus la musique, la danse... Continue à

Page 26: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

bien apprendre le français pour venir nous voir. Mon adresse(...) et mon e-mail. Cathérine."

(Os nomes de pessoas nas cartas são fictícios).

Através desta correspondência, os alunos, produzindo o gênero carta, pesquisam as características de sua cidade. Nas respostas recebidas os visitantes descrevem suas impressões sobre o Brasil e o Paraná, e descrevem características da França. O texto acima dá detalhes da organização da vida escolar dos franceses, de sua carga horária na escola, o que possibilita criar um momento de discussão sobre a realidade educacional dos dois países.

Estas atividades reforçam que o trabalho em LEM, contextualizado, vem de encontro aos interesses dos alunos, já que estes saberão o que dizer e para quem dizer.

Referências:

Dictionnaire de la Langue Française. Le Nouveau Petit Robert. Paris: Dictionnaires Le Robert, 1994.

France. 50e Anniversaire - La Déclaration universelle des droits de l'Homme. Paris: Label France, nº 34, décembre 1998.

Dans la peau d'un noir. Disponível em http://www.canalplus.fr. Acesso em 13, agosto, 2007.

MEURER, J. L., MOTTA-ROTH, D. Gêneros Textuais. Bauru-SP: EDUSC, 2002. (p.11)

RODRIGUES, Neidson. Adeus, meninos: um discurso contra o esquecimento. Em: TEIXEIRA, I. e LOPES, J. (org.) A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Novo Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 19... Perspectiva Interdisciplinar

Título: Gênero: Sociedade, História e Cultura

As perspectivas interdisciplinares que sugerimos neste recurso estão voltadas para alguns poucos gêneros, sendo apenas uma pequena colaboração diante da diversidade destes nas diversas culturas. Nas Diretrizes Curriculares, o texto é o ponto de partida da aula de Língua Estrangeira, devendo "despertar o interesse dos alunos para que desenvolvam uma prática analítica e crítica, ampliem seus conhecimentos lingüísticos e percebam as implicações sociais, históricas e ideológicas presentes num discurso".

Page 27: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Para que isto aconteça, é preciso transitar nas demais disciplinas do currículo; assim, os alunos percebem que o conhecimento não é construído de forma fragmentada, mas que existe uma interrelação de áreas, disciplinas, conteúdos.

Selecionamos alguns textos para exemplificar as abordagens interdisciplinares:

1- Notícia de jornal: A partir do texto "Expulsion des Sans-Papiers: la polémique s'accentue", do jornal Le Figaro (2007), podemos fazer interrelações com conteúdos que abordem as condições de vida que fazem com que as pessoas deixem seu país e procurem uma vida melhor em outro. Podemos, também, trazer o conteúdo histórico da elaboração da Declaração dos Direitos do Cidadão, considerada como um arquétipo de todas a demais declarações que surgiram depois. Fazer, ainda, uma leitura mais ampla das condições em que surgiu a Declaração dos Diretos do Cidadão, retomando os ideais da Revolução Francesa e seus acontecimentos marcantes, na história da França e da humanidade.

"Au coeur de l'été, les défenseurs des sans-papiers se mobilisent pour dénoncer les expulsions de clandestins. (...) Samedi, le Réseau éducation sans frontières (RESF) a appelé à l'arrêt de ces actions. Un appel intervenant après la chute accidentelle jeudi à Amiens d'Ivan, un enfant russe de 12 ans, lors d'une tentative d'interpellation de ses parents. Grièvement blessé, il était hier dans un état stable et sortait progressivement du coma. Un nouveau bulletin de santé est attendu aujourd'hui. (...)"

2- Artigo jornalístico: O texto "La Bicyclette", que selecionamos do jornal Libération (2007), permite uma interrelação com as novas políticas urbanas das grandes cidades do mundo, buscando saídas para o caos provocado pelo excesso de carros individuais e para reduzir os índices de poluição. Além disso, podemos trazer para a aula de LEM os conteúdos que abordem a qualidade de vida dos cidadãos que decidem trocar o carro individual pela bicicleta, em busca de exercício físico e maiores sensações (adrenalina). Os alunos também podem pesquisar os efeitos benéficos da redução da poluição nas cidades, para as pessoas e o meio-ambiente, enfim, a bio-diversidade.

"(...) La bicyclette à Paris, ça donne vraiment envie.(...) Ouvre pour tout le monde les perspectives d'une nouvelle politique urbaine, celle de centres-villes un peu moins prisonniers de la cacophonie et de la tyrannie des voitures pulluantes et hurlantes. A Lyon, l'expérience, accueillie avec scepticisme à ses débuts, est un véritable succès et a transformé la cité. A l'étranger, dans des villes comme Copenhague ou Amsterdam, le vélo s'est imposé depuis longtemps comme l'un des modes de transport favoris d'une population en mal d'exercice et en besoin de sensations. (...)"

3- Poemas: A seleção dos poemas de Jacques Prévert (1900-1977), deve-se, principalmente, ao fato de que eles permitem abordar criticamente os conteúdos de outras disciplinas e apresentam uma linguagem acessível aos alunos. O fragmento do poema Familiale nos conduz ao cenário da II Guerra Mundial, época que o poeta viveu de perto. Assim, podemos abordar os conteúdos referentes àquele período, questionando a

Page 28: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

banalização da guerra, da violência, da naturalidade com que se aceita a morte de um filho neste conflito.

"Familiale"

Jacques Prévert

"La mère fait du tricot

le fils fait la guerre

Elle trouve ça tout naturel la mère

Et le père qu'est-ce qu'il fait le père?

Il fait des affaires (...)

Le fils est tué il ne continue plus

Le père et la mère vont au cimitière

La vie continue la vie avec le tricot la guerre les affaites (...)

La vie avec le cimetière."

Apresentamos outro poema de Prévert, Les Belles Familles, que possibilita uma retomada histórica da monarquia na França, com simplicidade e bom humor. Os alunos poderão pesquisar nos conteúdos de História: o que aconteceu com Louis XVIII? Quais acontecimentos provocaram o fim desta família real francesa? Eis um fragmento:

"Les Belles Familles"

Jacques Prévert

"Louis I

Louis II (...)

Louis VIII

Louis VIX

Louis X (dit le Hutin)

Louis XI,

Louis XII (...)

Page 29: Paraná Título: CELEM - Língua Francesa · artigo, relatório, reportagem, leis, sermão, crônica, processos, peça teatral. Nas nossas práticas discursivas diárias, logo que

Louis XVII

Louis XVIII

et puis plus personne plus rien...

Qu'est-ce que ces gens-là

qui ne sont pas foutus

de compter jusqu'à vingt?"

Referências:

France. Expulsion de sans-papiers: la polémique s'accentue. Paris: Le Figaro, 13 août 2007.

France. 50e Anniversaire - La Déclaration universelle des droits de l'Homme. Paris: Label France (Magazine), nº 34, Décembre 1998.

Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna para a Educação Básica. Curitiba: SEED, 2006.

PREVERT, J. Disponível em http://lapoesiequejaime.net.prevert/htm. Acesso em 10, nov, 2007.

ROUSSELOT, Fabrice. A bicyclette. Paris: Libération.fr, 14 juillet 2007.

Copyright © 2003 - Portal Educacional do Estado do ParanáSecretaria de Estado da Educação do ParanáAv. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500 Desenvolvido pela Celepar