PASSE LIVRE - Edição 448

2

Click here to load reader

Transcript of PASSE LIVRE - Edição 448

Page 1: PASSE LIVRE - Edição 448

“O MELHOR DA VIDA É DAR RISADA”*O prefeito tucano de uma cidade do interior fazia um discurso e

dizia:- Meu povo! Nesses bolsos nunca entrou dinheiro dos cofres

públicos...Um gaiato no meio do povo gritou.- Tá de calças novas, prefeito?

o - o - o

Numa segunda-feira de manhã, o Senador tucano irritado dizpara a secretária:

- Dona Betty, marca uma reunião com a CPI para sexta-feira!A secretária com a maior cara de pau, responde...- Senhor Senador, sexta se escreve com s ou ç?O senador responde:- Marca para quinta!!!

- o - o - o -

Um ônibus estava cheio de políticos tucanos que iam a umaconvenção lá pras bandas da Bahia. No meio do caminho, o ônibussofre um acidente e cai num sítio. O roceiro viu que todos elesestavam desfalecidos. Resolveu, então, ententerrá-los, para evitarque o mau cheiro empestiasse a área. Dois dias depois chegam ospoliciais, que vão logo peguntando para o dono do sitio:

- Onde estão os politicos que estavam aqui?E o dono do sítio explica:- Eu enterrei todos...Ao que os policiais perguntam, apreensivos:- Mas não tinha nenhum vivo?Enquanto corta o fumo, o sitiante e responde:- Tinha uns caras falando “eu tô vivo, eu to vivo”, mas você

sabe, seu policial, como os tucanos só sabem mentir...

As demonstrações de desespero de Roriz, o ficha-suja segundo julgamentodo TRE-DF, deixam claro que o homem da bezerra de ouro está se sentindo cadavez mais só e acuado. O seu desequilíbrio já tinha sido perceptível no debate daBand. Na medida em que novas pesquisas foram demonstrando a consolidaçãode um quadro de ‘virada’ eleitoral no DF, o ficha-suja mostrou que também tem aboca suja e descarregou uma carga de ira, ódio e preconceito que serve deatestado de incapacidade de administrar o DF, uma cidade plural.

Claro que o desespero do ficha-suja irá aumentar. A cada dia, fica menor suaárea de movimentação. Com a decisão do TSE de que a aplicação da ficha limpaé válida para este ano, Roriz, o ficha-suja, terá de buscar uma forma de convenceros ministros do STF. Lá, por sinal, o resultado ainda é uma incógnita, mas é sabidoque existe uma recpetividade muito grande para o tipo de argumentos que Rorizgosta de usar em situações como esta - argumentos semelhantes àqueles usadospara ir empurrando com a barriga os muitos processos contra ele e que acabamprescrevendo por conta da idade e outras artimanhas.

O único meio de mudar este certo obscurantismo que ainda cerca osposicionamentos do Judiciário é através da vigilância da sociedade. Os movimen-tos em favor da ética, os sindicatos, as associações de moradores, os blogues eas redes sociais devem fazer sua parte e mostrar aos ministros que a Justiça nãopode continuar de costas para os anseios da coletividade - que não é corrupta,que não tolera a corrupção e que quer e precisa acreditar em suas instiutições.

Ao vociferar impropérios de forma ensandecida, Roriz, o ficha-suja, deixaclaro que perdeu o equilíbrio que se espera de alguém que se dispõe a exerceruma função pública.

Roriz: Ficha suja e truculência

A voz do povoParece que a eleiçãopresidencial vai se

inSERRÁ DILMAvezpor todas!

BirutaSerra é o próprio biruta

de aeroporto. Depois de elo-giar Lula no jingle de suacampanha, Serra observa,entre um lexotan e outro, aeleição ser perdida e aomesmo tempo entrar paraa história como o porta-vozdo fascismo de extrema-di-reita. Triste fim de quem,pela ambição, aceitou pres-tar-se a tal serviço.

SoluçãoPara ficar proximo do

poder no DF, o melhor ca-minho para o Serra é trans-ferir seu título de eleitorpara Valparaíso de Goiás ese candidatar a prefeito em2012... Se tiver bastantedinheiro, pode ter chance.

Coronelinho

‘Dono’ do PDT-DF, oex-sindicalista EzequielNascimento, no afã de con-quistar votos, pisou no pes-coço de outros candidatosdo seu partido. Reservoupara ele a maior parte dasinserções no horário eleito-ral - terá 34 no total. Os de-mais, com mais história evotos, terão de se conten-tar com duas cada um.

Jornal Passe Livre agora duas vezes por semana. Terças e sextas.

Ligue-se no JORNAL PASSE LIVRE

Twitter: @passelivredfBlog: www.passelivredf.com.br

TRE-DF

confirma:

Roriz

é candidato

FICHA SUJA!

ImprestávelUma lástima os serviços

que a Caesb presta aos bra-silienses. A empresa, que jáfoi referência de qualidade,hoje é um antro de mauatendimento. A terceirizaçãoprecisa ser abolida para quea Caesb volte a ter compro-missos com os consumido-res. Chega de pilantragem!

LimpezaNo dia 3 de setembro,

sexta-feira, o Comitê FichaLimpa-DF e a Procurado-ria Geral da República pro-movem o “Dia D contra osfichas-sujas”. A movimen-tação começa ao meio-dia,na Rodoviária de Brasília.Mais informações, acessewww.limpadf.com.br

Velho golpePerdido no tempo, Ro-

riz, o ficha suja, volta coma promessa de aumento sa-larial para servidores. Ogolpe, que funcionou em98, terá eficácia agora?

Page 2: PASSE LIVRE - Edição 448

Alfredo Bessowcomenta...

O começo do horário elei-

toral no rádio e na TV

serviu para mostrar aosbrasileiros - para aquelesque ainda tinham dúvi-das - que apenas DilmaRousseff tem o compro-

misso e a capacidade dedar continuidade ao go-verno Lula/PT - inclusi-

ve fazendo os ajustespontuais que se fazem

necessários e avançandoem questões como a pro-posição de uma lei dos

meios de comunicação eque se regulamente e secumpra o que está dis-

posto na Constituiçãonesta área. Por ser a ver-

dadeira sucessora, con-

solida-se nas pesquisas.

Cuidados necessários

ExpedienteO Jornal PASSE LIVRE

é bi-semanal, tiragem de 60mil exemplares, distribuído

em ônibus e no metrô.Jorn. A. Bessow (Reg 942/SC)

[email protected]

Levando-se em conta a belicosidade com que Roriz,considerado ficha-suja pelo TRE, tenta manter de pé suamoribunda campanha, alguns cuidados são necessáriose uma providência muito útil é, sempre que se souber dealgum comício ou reunião patrocinada por ele, que se bus-que fazer o registro do evento. Deste modo, se poderá bus-car a intervenção da Justiça. Não é preciso reagir e nembater boca, basta apenas ter uma prova a mais de tudo queele vem dizendo. E para quem pensa que ele fala apenaspara motivar o seu gado, melhor, o seu eleitorado, cabedestacar o espanto que causou a virulência e as expres-sões que usou durante entrevista ao Jornal de Brasília -onde, claro, as vilanias e expressões chulas não foramveiculadas. Os moradores do DF, ao contrário do que querfazer crer o ficha-suja, são pessoas honestas e que nãoaceitam ser tratadas como partes de um curral eleitoral.

Desejo secretoO que move Roriz, o fi-

cha-suja (segundo o TRE),nesta disputa eleitoral é ofato do DF ser uma das ‘se-des’ da Copa de 14. Mui-tos recursos. Muitas obras.Cardápio sob medida.

MarolinhaPara os incautos de plan-

tão e que ridicularizaramLula quando este afirmouque a crise mundial no Bra-sil seria apenas uma maro-linha, eis a confirmação: aeconomia brasileira ultra-passou a do Canadá e a daEspanha e hoje é a 8ª domundo.

Por um fioPesquisas recentes lá em

Pernambuco indicam odeclínio de um dos políti-cos mais insossos da nos-sa história recente. MarcoMaciel, do Demo, está emterceiro - atrás de HumbertoCosta, do PT, e de Arman-do Monteiro, do PTB.Que feio...

A distrital Jaqueline Rorizvotou contra os servidoresao apoiar Projeto de Lei deArruda que congelou os sa-lários dos servidores. Eagora o pai, apontado peloTRE-DF como ficha suja, vemquerer confundir o eleitora-do. A filha votou contra e opai promete reajuste e nãocumpre - como foi em 98...

Em alertaÉ perceptível que a mí-

dia entregou os pontos, masa militância continua coma garra que tinha quando otucano estava 30 pontos nafrente. A última esperançada turma de FHC é a exi-gência de dois documentosna hora de votar. Quantadecadência...

RidículoA campanha está no co-

meço, mas o “Serra abaixo”já produziu pérolas: a favelade mentira que criou para usarno programa de TV e o hitonde ele literalmente cometodo mundo.

ATERRADORSílvio de Abreu, autor de

novelas da Globo, criticoua qualidade intelectual dobrasileiro que assiste nove-las, chamando-o de burro.Em verdade, é assim que aelite vê o povo: um bandode burros.

Na lata...Qual o novo nome que

deram ao candidato tucanoà presidência? Zé Erra - oúnico que sabe tudo...

Lula e Dilma:o Brasil quer continuar feliz! Riscos

A excessiva judiciali-zação das eleições nacionaisé, de certa forma, um ris-co para a própria democra-cia. É tanto relógio mar-cando segundos, metros eoutros instrumentos averi-guando placas e outdoorsque a discussão das ideiase programas acaba ficandoem segundo plano.

PrioridadePara Rafael Marques, do

PDT, é inaceitável que "en-quanto os aprovados emconcurso público ficam a-nos esperando sua nomea-ção, o GDF continue con-tratando terceirizados e in-dicados políticos. Hoje, jásão mais de 15 mil apadri-nhados no GDF. Cobrare-mos do novo Governadorque os substitua por apro-vados em concurso."

Em campoPesquisadores da Exata

estão, desde segunda, 23,coletando dados de pesqui-sa que deverá ser divulgadana próxima semana. O le-vantamento será para todosos cargos em disputa e emtodos os níveis.

Razõesdo ódio

Serra ataca os ‘blogs su-jos’ porque eles desmasca-ram as mentiras da mídia.Ele, por sinal, levará comoprêmio de consolação peladerrota, o nada elogiável tí-tulo de falas desastradas.Por não poder sair pela tan-gente sem ser desmascara-do, por estar despencandonas pesquisas e não tercomo reagir, Serra repeteRoriz e opta pela baixaria.Os dois ‘morrerão’ abraça-dos. Eles, amigos de Ar-ruda, se merecem...

Em altaA campanha da dobra-

dinha Agnelo e Filipelli estáconseguindo o que paramuitos era impossível: fa-zer com que as militânciasde PT e PMDB convivamem paz e, mais do que isto,trabalhem unidas na cons-trução da virada tambémaqui no DF.

SugestãoTem muita gente queren-

do sugerir ao Agnelo que elesaúde o povo nos comíci-os e deixe os discursos como Filipelli. Para estes, o lu-gar onde Agnelo se senterealmente à vontade é nomeio do povo cumprimen-tando todo mundo, falandocom as pessoas. O forte deAgnelo, lembram outrostantos, sempre foi o ‘cor-po a corpo’ com o eleitor -longe dos palanques...

Na lataAo ser entrevistado no

Bom dia, Servidor!, TadeuFilipelli fez questão deenfatizar que o DF não podevoltar ao tempo da ilegali-dade - algo que é desaver-gonhadamente defendidopor certa pessoa que o TREconsidera ficha-suja.

MuquifosAo licitar lotes de 150m2

em pleno Guará, a Terracapdemonstrou que, para ela,qualidade de vida não é pri-oridade. Numa área destas,só é possível a construçãode muquifos e pardieiros. Aturma quer saber mesmo éde faturar...

CinismoArlete Sampaio, médica

e humanista, diz que o prin-cipal objetivo dos governosque passaram pelo DF apartir de 1999 foi o dedesconstruir o SUS e assimjustificar a terceirização dosserviços de saúde. Candi-data a Distrital, Arlete mos-tra-se indignada com a ir-responsabilidade dos gesto-res públicos.