Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e...

29

Transcript of Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e...

Page 1: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.
Page 2: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Pauta:

1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica;

2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações

4. Oficina com questões.

Page 3: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Ficha de Transporte

modelo de transporte preenchido.xls

Page 4: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

O que é a avaliação em Processo? É uma ação fundamentada no Currículo

Oficial da SEE, propõe o acompanhamento coletivo e individualizado ao aluno, por meio de um instrumento de caráter diagnóstico, e se localiza no bojo das ações voltadas para os processos de recuperação, objetivando apoiar e subsidiar os professores de Língua Portuguesa e de Matemática que atuam no Ciclo II do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo.

Page 5: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Qual é a função?

Espera-se que os materiais elaborados para esta ação, agregados aos registros que o professor já possui, sejam instrumentos para a definição de pautas individuais e coletivas, que, organizadas em plano de ação, mobilizem procedimentos, atitudes e conceitos necessários para as atividades de sala de aula, sobretudo, aquelas relacionadas aos processos de recuperação da aprendizagem.

Page 6: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Qual o material usado para elaboração desta ação? Para a elaboração das provas

objetivas, foram considerados conteúdos e habilidades pautados no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e na Matriz de Referência para a avaliação, buscando atender a diversidade de gêneros e os diferentes grupos e temas contemplados nessa matriz.

Page 7: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Assim, nos instrumentos elaborados para a aplicação da prova no segundo semestre de 2012, foram mantidos alguns itens e inseridos novos, o que implica, também, na introdução de novas habilidades e manutenção das já aferidas no primeiro semestre, o que possibilita a ampliação do campo de análise dos dados a serem debatidos pelas unidades escolares.

Page 8: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

O que mudou nesta edição? Tabela de habilidades 6º Avaliação di

agnóstica LP.xls

Page 9: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Produção escrita 6º Ano – Reescrita de Conto Orientações para Aplicação Professor, sugerimos, a seguir, uma

sequência de estratégias de leitura que subsidiarão a atividade de produção escrita a partir do conto “Os três companheiros”, história que faz parte do livro Contos tradicionais do Brasil, de Câmara Cascudo.

Para o desenvolvimento da atividade, você necessitará de uma cópia do conto. Os alunos utilizarão uma folha de rascunho, uma folha própria para passar a redação a limpo e caneta azul ou preta.

O trabalho poderá ser dividido nas seguintes etapas e aplicado em duas aulas, caso necessário:

Page 10: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

1ª etapa Ler o texto na íntegra, pelo menos duas

vezes, para assegurar que os alunos se apropriem dos principais acontecimentos do conto, da sequência dos fatos, da linguagem utilizada (para essa leitura, somente o professor deverá ter o texto impresso).

Solicitar aos alunos que contem oralmente a história, prestando atenção se estão garantidos os principais elementos narrados (nesta atividade, o professor pode intervir, sempre que necessário, e utilizar estratégias de leitura que estimulem a compreensão do texto).

Page 11: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

2ª etapa

Orientar os alunos para que cada um conte a história por escrito. Primeiramente em um rascunho e, em seguida, passando a limpo na folha de redação (as orientações para a produção textual estão registradas na própria folha de redação).Nesta etapa, é aconselhável não fazer intervenções, uma vez que o objetivo principal é observar o que os alunos apreenderam da narrativa lida, o que elesjá sabem sobre a estrutura do gênero e também sobre os elementos discursivos e textuais.

Page 12: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Produção Escrita 7º Ano - Notícia Para oferecer ao aluno a possibilidade de ativar

seus conhecimentos prévios a respeito do gênero, apresentamos uma sugestão de atividade de leitura de uma notícia.

A proposta de trabalho oferece dois textos de gêneros diferentes: o primeiro é uma notícia, referência inicial para que o aluno entenda a estrutura do gênero; o segundo é a letra de uma música, cuja função é subsidiá-lo tematicamente para a elaboração do texto solicitado.

Para a sequência de atividades a seguir, como sugestão, o professor poderá reservar até duas aulas para a realização do que foi proposto.

Lembramos que o docente possui autonomia para fazer as adaptações que julgar necessárias.

Page 13: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Proposta de produção de texto – 1ª série do EM

São oferecidos 2 textos como ponto de partida para a produção do aluno:

Texto 1 – APAS assina protocolo de colaboração para extinção das sacolas plásticas descartáveis

Medida, que visa a conscientização da população, será implantada em etapas até janeiro de 2012

Texto 2- MP desiste do acordo que previa o fim da distribuição de sacolas plásticas

SÃO PAULO – O Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo decidiu não homologar o termo de ajustamento de conduta que estabelecia o fim da distribuição de sacolas...

Page 14: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Após a leitura dos textos e com base nos conhecimentos que você já possui sobre o assunto, elabore um artigo de opinião para o jornal de sua escola, tendo como público-alvo os moradores do seu bairro, posicionando-se sobre as questões que envolvem a distribuição das sacolas plásticas.

Page 15: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Proposta de produção de texto – 2º Ano São oferecidos 3 textos como ponto de partida para

a produção do aluno, cujo tema é bicombustíveis.

Considerando os textos 1 a 3 como motivadores, redija um artigo de opinião que será publicado em uma revista da escola, posicionando-se sobre a questão:

Biocombustíveis: solução ou problema?

Procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

Page 16: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Resultados da 2ª Edição da Avaliação Diagnóstica – fevereiro de 2012.

Page 17: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.
Page 18: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.
Page 19: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.
Page 20: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.
Page 21: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Orientações Pedagógicas das questões em que os alunos

apresentaram mais dificuldades 6º Ano

Questão nº 6 (página 19 -21 Comentários e Recomendações Pedagógicas Subsídios para o Professor).

TEMA 3 - Reconstrução da textualidade Os conteúdos se organizam, num texto, com base

em processos de coerência e coesão que se expressam por meio de recursos linguísticos específicos, responsáveis por apresentar informações novas e resgatar as antigas, de forma a garantir a continuidade textual nas formas previstas pelo gênero e pela tipologia em questão.

Por isso, uma das competências fundamentais do leitor, em qualquer nível de proficiência, consiste num conjunto de habilidades relacionadas à correta apreensão da organização textual, por meio das marcas linguísticas que a manifestam.

Page 22: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Habilidade Adaptada – Inferir opinião/posicionamento do enunciador, pressuposto ou subentendido, em um texto.

Leia a Carta de leitor e responda à questão.

Copa de 2014 Sou fã de futebol. Costumo assistir a jogos mais de uma vez e a

gols uma dezena de vezes. Mas fico pensando: os US$ 20 bilhões necessários para trazer a Copa para o Brasil poderiam melhorar a saúde, construir hospitais, escolas e casas para desabrigados das chuvas. Enfim, muitas vidas poderiam ser melhoradas (e salvas). Mas tudo isso não conta. O que importa é poder gritar "gol!"- ainda que em frente à TV, já que o preço do ingresso será de R$ 150,00. Não sei, apesar de gostar de futebol, começo a achar que a ideia não é tão boa... Viviane Melo (São Paulo, SP)

(texto adaptado)

Sobre a realização da copa no Brasil, em 2014, a autora da carta demonstra

A. ser favorável. B. estar indiferente. C. ser contrária. D. ter dúvidas.

Page 23: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Comentário A habilidade de inferir opinião/posicionamento do

enunciador, pressuposto ou subentendido solicita do aluno uma estratégia de busca por pistas no texto, sobretudo, em trechos que trazem marcas de autoria. A alternativa D vai agrupar os alunos que, diante do desafio colocado nesta questão, foram capazes de inferir o posicionamento da autora.

Ainda que D seja a resposta correta, nesse texto

especificamente, uma posição contrária vai se construindo desde o início e a dúvida só se revela no final, no momento em que o período é introduzido pelo ―Não sei‖ e finalizado pelas reticências. Assim, a alternativa C pode atrair uma parcela de alunos que, em situação de prova (e nesse item, particularmente) não atentou para as marcas da dúvida, mas já demonstra certa proficiência neste tipo de inferência.

Page 24: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Recomendações Pedagógicas Para que o aluno desenvolva a habilidade

solicitada na questão proposta, é necessário o conhecimento de elementos discursivos argumentativos. É preciso investigar até que ponto o aluno conhece esses elementos. Se o resultado dessa investigação demonstrar que seu repertório foi constituído, basicamente, por meio de experiências extraídas de práticas da oralidade, será o melhor dos cenários. Os gêneros orais, na escola, por exemplo, podem ser desenvolvidos em práticas como:

- rodas de leitura (nos momentos em que o aluno opina sobre uma história ou livro lidos);

- revisões ou reescritas de textos coletivas ou em pares (em que o aluno elabora argumentos ou justificativas para defender uma alteração que ele acredita deva haver no texto);

- debates, seminários, plenárias, entre outros.

Page 25: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

É fundamental que o aluno seja capaz de localizar ou inferir posicionamentos em textos argumentativos e diferencie opiniões não fundamentadas de opiniões/posicionamentos acompanhados de argumentos que os sustentam.

Trabalhar com textos e trechos/excertos de textos argumentativos auxilia no processo de desenvolvimento da habilidade em questão. Solicitar aos alunos que, a partir dos textos, identifiquem ou infiram posicionamentos e argumentos, justificando suas respostas, além de estimulá-los a explorar elementos linguísticos, tais como, palavras ou expressões típicas (organizadores textuais) que introduzem argumentos, posicionamentos ou conclusões constituem-se em exemplos de atividades norteadoras.

Page 26: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Questão Ensino Médio

1º ano

Page 27: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

H26(adaptada) Aplicar conhecimentos relativos ao uso de organizadores textuais, como estratégia para interpretação de enunciados. (GIII)

Leia o texto e responda à questão.

O maior peixe da terra O maior peixe do mundo é o tubarão baleia, encontrado nos mares

tropicais de todo o globo, podendo medir até 20 metros de comprimento. O bicho tem a cabeça achatada e corpo marrom ou cinza coberto por manchas claras. Apesar do tamanho, ele não é temido como o tubarão branco (astro do famoso filme de Spielberg que completou 25 anos em 2000), pois se alimenta apenas de pequenos peixes, crustáceos e plâncton. Para isso, o peixão possui uma grande boca, que mantém aberta enquanto nada lentamente para filtrar o alimento da água.

Fonte: Disponível em http://www.visitesinop.com.br/news/o-maior-peixe-da-terra/ Acesso: 24jul2011.

O trecho ―Apesar do tamanho, ele não é temido como o tubarão branco‖ poderia ser substituído por

(A) Por causa do tamanho, ele não é temido como o tubarão branco. (B) Apesar do tamanho, ele também é temido como o tubarão branco. (C) Embora seja grande, ele não é temido como o tubarão branco. (D) Devido ao seu tamanho, ele não é temido como o tubarão branco.

Page 28: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Comentário A compreensão do trecho em questão

depende, em grande parte, de uma atribuição de sentido adequada aos conectores. Tanto os articuladores concessivos ―apesar de, ―embora, ―conquanto, ―ainda que, ―por mais que como os adversativos – ―mas, ―porém, ―contudo, ―todavia, ―entretanto, ―no entanto, em geral, relacionam afirmações que de alguma forma revelam informações ou orientações contrárias e destacam a afirmação/orientação que o autor quer salientar.

Page 29: Pauta: 1. Objetivos da Avaliação Diagnóstica; 2. Constituição da avaliação diagnóstica e alterações 4. Oficina com questões.

Orientações

Envio da planilha com os dados de língua portuguesa e matemática, até 14/09/2012, via e-mail do Núcleo Pedagógico:

[email protected] com cópia para o e-mail do Supervisor da escola.