Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades...

6
Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida Projeto Renascer arrecada roupas para o “Chá da Tarde” Rotary Empreendedorismo de Jacareí realiza jantar de fundação O jacareiense Dani Boy lança videoclipe “De hora em hora” Viela que liga Jd. Didinha à Cidade Jardim é fechada III Expocol 2017 será realizada dia 21 de Maio “Maio amarelo” é dedicado à segurança no trânsito Viagem para Capitólio-MG é sucesso de vendas Página 6 Página 2 Página 6 Página 3 Página 4 Página 4 Página 3 Foto: Google Street View Página 6 Foto: Divulgação Uma auditoria apontou irregularidades que ultrapassam R$ 1,2 milhão em contratos da Fundação Pró-Lar, firmados em 2016, pelo governo Hamilton Ribeiro Mota (PT). O resultado foi divulgado pela Secretaria de Governo, através da Diretoria de Governança e Transparência de Jacareí. Foto: Edna Medici A Lar Ambiental, empresa especialista em licencia- mento, realizou palestra para alunos de engenharia da Faculdade Anhanguera, na terça-feira, dia 2 com o tema “Licenciamento Am- biental em âmbito federal, estadual e municipal”. Página 3 Com o frio e os ventos a procura por tratamentos estéti- cos faciais disparou. A Formah La Santi preparou produtos e tratamentos faciais exclusivos para reju- venescer. Página 3 A jacareiense Paula Maria Costa teve sua foto exibida no Programa Encontro com Fátima Bernar- des, da Rede Globo, na segunda-feira, dia 1º. Veja esta e outras na página Sociais. Página 5 Foto: Divulgação

Transcript of Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades...

Page 1: Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades

Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

Projeto Renascer arrecada roupas para o “Chá da Tarde”

Rotary Empreendedorismo de Jacareí realiza jantar de fundação

O jacareiense Dani Boy lança videoclipe “De hora em hora”

Viela que liga Jd. Didinha à Cidade Jardim é fechada

III Expocol 2017 será realizada dia 21 de Maio

“Maio amarelo” é dedicado à segurança no trânsito

Viagem para Capitólio-MG é sucesso de vendas

Página 6

Página 2

Página 6

Página 3

Página 4

Página 4

Página 3

Foto

: Goo

gle

Stre

et V

iew

Página 6

Foto

: Div

ulga

ção

Uma auditoria apontou irregularidades que ultrapassam R$ 1,2 milhão em contratos da Fundação Pró-Lar, firmados em 2016, pelo governo Hamilton Ribeiro Mota (PT). O resultado foi divulgado pela Secretaria de Governo, através da Diretoria de Governança e Transparência de Jacareí.

Foto

: Edn

a M

edic

i

A Lar Ambiental, empresa especialista em licencia-mento, realizou palestra para alunos de engenharia da Faculdade Anhanguera, na terça-feira, dia 2 com o tema “Licenciamento Am-biental em âmbito federal, estadual e municipal”. Página 3

Com o frio e os ventos a procura por tratamentos estéti-cos faciais disparou. A Formah La Santi preparou produtos e tratamentos faciais exclusivos para reju-venescer. Página 3

A jacareiense Paula Maria Costa teve sua foto exibida no Programa Encontro com Fátima Bernar-des, da Rede Globo, na segunda-feira, dia 1º. Veja esta e outras na página Sociais. Página 5

Foto

: Div

ulga

ção

Page 2: Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

2 Edição 1224 - Jacareí (SP), 5 de Maio de 2017

Opinião

Distribuição gratuita e dirigida em todos os prédios comerciais e residenciais, condomínios fechados, centro comercial, órgãos públicos, indústrias, pontos de entrega estratégicos, bancas e bairros: Jardim Sta. Maria, Prolongamento do Sta. Maria, Pque. Brasil, Pque Nova América, V. Pinheiro, Jardim Mesquita, Avareí, Jardim Bela Vista, Jardim Liberdade, Jardim Leonídea, Jardim América (Fogaça), Cidade Jardim, Clube de Campo, Jardim Flórida.

Conecte-se conosco! semanario.com.br || facebook.com/semanariodejacarei twitter.com/semanarioonline

Acesse a página Inez Valezi no Facebook:www.facebook.com/InezValeziSociais

O jornal mais lido da cidadede Jacareí e Região

SemanárioAno 24 - Edição 1224 - Jacareí (SP), 5 de Maio de 2017

Empresa Jornalística Semanário de Jacareí LTDA – MECNPJ: 20.128.966/0001-16 | Impressão: Gráfica Taiga - SP.Diretora geral: Inez Valezi Diretor Administrativo: Gustavo ValeziJornalista: Tiago Valezi

Rua Armando Salles de Oliveira, 74Jardim Leonídea - Jacareí - SP CEP 12327-080

Tel (12) 3952-188815 mil exemplares

Tel.: 3952-1888semanario.com.br || facebook.com/semanariodejacarei

Espaço Aberto

Notas do Turismo Paulista

Jarbas FavorettoJornalista especializado em

Turismo

www.semanario.com.br [email protected] | [email protected]

E hoje?

Bom, o José Dirceu já saiu da cadeia, o Eike Batista tam-bém. Meu consolo é que tal-vez o Lula entre, e a minha tristeza é que talvez entre e saia em três meses. O que mais me aterroriza é que um dia desses eu possa receber a notícia que o Eduardo Cunha foi pra casa de tornozeleira e tudo o mais.

Ontem, quarta, vi presos brandindo facões ,ameaçan-do um motim, e também as-sisti a quebra-paus na Aveni-da Paulista, onde até bomba houve. Estou sem esperan-ças, o que está acontecendo neste nosso pais?

Tudo caro, trágico e as pessoas repetindo que o em-prego ficou mais fácil, que a indústria vai bem, que o comércio retomou o cresci-

mento. E o Rio de Janeiro continua lindo? E Brasília continua o quê?

Meu coração brasileiro, cheio de esperanças, confes-so: murchou. Não acredito em mais nada, não tenho a fé de antes. Uma Pátria esqui-zofrênica, um governo idem, estamos sonhando um tempo que não aconteceu.

Ontem, vendo a GNEWS, assisti ao vivo a invasão de policiais à comissão que trata de aposentadorias. Havia um homem que me impressionou: gritava, xingava e gesticulava como um pré-histórico, batia no peito e berrava o tempo in-teiro. Fiquei com medo.

Aliás, tenho tido medo de ir ao mercado, ao cinema, ao shopping. Insegurança e falta de paz. Falta de alegria.

Odebrecht é um nome que, se falam perto de mim,

tenho coceira. Que país é esse? Que gente é essa? Que acontecimentos são esses, minha gente?

Não vejo mais nada aconte-cer de bom neste país, neste estado, nesta cidade. Tudo parece ter levado uma cuspa-rada na cara.

Jogo da Baleia Azul, ado-lescentes portando armas, fa-zendo tráfico de drogas. Que-ro fugir para um lugar onde não haja notícias, ficar dois meses por lá para que acabe o meu estresse agudo.

Houve um tempo em que tudo eram certezas. Hoje não.

Houve um tempo onde tudo podia acontecer.

E hoje?

• Esther Rosado é psicana-lista, professora de Literatura e Redação. E-mail: [email protected]

MAIO 12 –1934 – A Comissão pró-

homenagem aos voluntários mortos de jacarehy ao povo – Desde o dia em que desapare-cido o clarão do último tiro de canhão, terminou o grandioso movimento Constitucionalista, observa-se em todo o Estado de S. Paulo um afã de recon-duzir para suas terras os corpos daqueles que, gloriosamente tombaram em defesa da Lei e do brio do povo Bandeirante.

Essa homenagem póstuma não representa mais que um dever comezinho parta com aqueles que pagaram com a vida a ousadia de terem amor AA terra em que nasceram.

Jacarehy não podia deixar no esquecimento os três filhos que ainda jaziam abandonados nas trincheiras do ale do Para-íba. Uma comissão foi cons-tituída para angariar a quan-tia necessária ao transporte e sepultamento desses bravos. Essa comissão procurou logo o Sr. Alfredo Schurig que, pelos inestimáveis serviços que tem prestado a esta terra, colocou-se em lugar ímpar em Jacarehy. Não podia encontrar melhor acolhimento: o Sr. Alfredo Schurig prontamente atendeu e comprometeu-se a construir o mausoléu que devia encer-rar perpetuamente os despojos dos três jacareienses mortos

em combate. O mausoléu foi coinstruído imediatamente e seu preço foi de 8:500$000.

Contrastando porém com esse gesto fidalgo, teve a co-missão que lutar com a indi-ferença da a maioria da popu-lação de Jacarehy. Uma lista que percorreu a cidade durante quatro longos meses, não con-seguiu senão 689$000.

Cansados e não podendo dei-xar de levar a termo a sua hon-rosa missão pois o mausoléu já estava concluído, recorreu a comissão a organização de fes-tivais com o fim de conseguir recursos. O primeiro desses festivais, realizado no Cinema atingiu uma renda líquida de 571$200. O segundo que con-sistiu numa partida de futebol com um quadro de São José dos Campos rendeu 210$500.

Já quase desanimada a co-missão recorreu por fim ao proprietário do circo e este bondosamente a atendeu orga-nizando o terceiro festival que conseguiu uma renda líquida de 1:209$600. Assim a ren-da dos três festivais atingiu a soma de 1:991$300. Pagas as três urnas funerárias do preço de 1:550$000 restam 441$303.

Nessas condições deliberou a comissão alterar completamen-te o programa das homenagens a serem prestadas aos nossos bravos conterrâneos e devolver os donativos da lista de subs-

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: MW

Trek

king

Foto

: Div

ulga

ção

Foto: Divulgação

crições, tão mal quanto inexpli-cavelmente recebida pelo povo de Jacarehy. As importâncias subscritas e pagas ficam pois ao dispor de seus donos pelo prazo de 3 dias, findo o qual, o restante não reclamado será entregue à Santa Casa de Mi-sericórdia.

A comissão agradecendo penhoradíssima àqueles que, auxiliando-a por qualquer forma, quiseram prestar uma homenagem aos nossos conter-râneos resolve que os funerais serão realizados modestamente e que, se as despesas ultrapas-sarem a soma de que dispõe fará face ao restante sem pedir auxílio a mais ninguém.

Podem nossos valentes ir-mãos dormir o sono eterno no solo da terra em que os viu nascer, pois as mãos que vão conduzir seus caixões serão daqueles que bem sabem com-preender a grandiosidade do seu heroísmo e a sublimidade de seu estoicismo.Jacarehy – maio- 1934. Autorizamos a publicação desta declaração na Seção Livre do “Estado de São Paulo”. A Comissão: Ro-berto Lopes Leal, Martinho de Macedo, Ubirajara Mercadante Loureiro, Agostinho de Paiva Ferreira, Luiz Nathan.

Obs. Os três heróis de Ja-careí são: Sargento Acrísio Sant’Anna, Pedro de Souza Ramos e Gabriel Soares.

Coincidentemente ou não, a região do Ci-dade Jardim tem exposto mais um caso de fechamento de viela. O caso foi exposto so-mente agora, porém já incomoda moradores desde novembro do ano passado. O outro caso, mais recente, tem sido acompanhado pelo Semanário.

O que parece ser um mero conflito de inte-resses entre moradores pode ser um reflexo do momento dramático em que vivemos como país, em que a sensação de limites e respeito à lei parece ter se afrouxado à ponto de vermos a anarquia como horizonte possível.

Estes mesmos cidadãos que vêm uma im-plosão da Democracia e sentimento nacio-

nal no Brasil elegem, de tempos em tempos, representantes para liderar a cidadania. Estes mesmos, por sua vez, eventualmente podem tratar o erário público com o mesmo descaso de quem constrói muros para dividir pessoas a despeito da lei.

Não é este o caso quando contratos irregu-lares permitem que dinheiro flua fartamente para fora dos cofres públicos? Ou quando em-presas conseguem coagir congressistas a atu-arem em seu favor em troca de pagamentos em dinheiro?

Neste horizonte onde se vê anarquia a solu-ção está ofuscada pela fumaça cinzenta da cor-rupção e do egoísmo.

Pico do Tira ChapéuA 2.088 metros de altura você certamen-

te vai se sentir o dono do mundo. Princi-palmente, se você estiver na Serra da Bo-caina com as suas estupendas vistas.

Periodicamente, esses passeios são pro-gramados por Agência de Turismo local, mas você pode consultá-los através do seu Agente de Viagens. Poderá ver a data da sua conveniência, ou até conhecer ou-tros passeios na mesma região, ciceronea-do por especialistas de alto gabarito. Para outras informações: (12) 9.9728-1174.

Rota da cerâmica

É uma região linda e pouco conhecida. Ainda há o que fazer em sua infraestrutura, até porque se trata da região que sempre foi a mais esquecida pelos governos. No entan-to, entre o muito que se tem para ver, temos a destacar a “Rota da Cerâmica” envolvendo cidades do Alto Vale do Ribeira (ou a região das nossas mais belas cavernas).

Você precisa visitar as oficinas de produção ceramista e acompanhar a confecção das pe-ças, presenciar a queima e abertura dos fornos e comprá-las diretamente dos próprios grupos produtivos.

O roteiro de visitas começa na Casa do Ar-tesão em Apiaí, e leva você para os grupos ceramistas Arte nas Mãos, Ceramistas de Ita-oca, Mestras do Encapoeirado e Ceramistas de Barra do Chapéu. Venha viver esta experi-ência única emoldurada pela exuberante Mata Atlântica.

Ceramistas de ItaocaItaoca é terra de grandes

ceramistas como a Mestre Sinhana, famosa por suas panelas de barro super-re-sistentes e por perpetuar a técnica.

Jovens de hoje, pacientes e talentosos, preparam a argila ainda da mesma ma-neira tradicional. Primeiro o barro é socado com pilão. Depois, peneira-do e por último acrescido de água. Forma-se assim uma argila com pouquíssimas impure-zas, ótima para a queima e para o uso em alta temperatura, como as panelas produzidas pela Mestre.

Arte nas mãos, em ApiaíAs mulheres ceramistas do grupo Arte nas

Mãos, em Apiaí, sempre sonharam em viver do artesanato e de fazer com que a tradição da cerâmica artesanal não desapareça da região. Foi com a produção de lindas peças que tudo se tornou realidade e hoje incentivam os jo-

vens à produção e levando suas peças em dis-tribuição por todo o Brasil.

Capricho em Barra do ChapéuA cidade de Barra do Chapéu está a 24 km da

cidade de Apiaí. Vários núcleos familiares de produção de cerâmica estão em Barra do Cha-péu, onde as famílias se unem em um grande grupo de artesãos na fabricação de peças deco-rativas e utilitárias, sempre feitas com muito capricho e criatividade.

Mestras do encapoeirado As Mestras do Encapoeirado (nome de um

bairro) carregam consigo uma grande memória de quando aprenderam com a Mestra Custódia Jesus da Cruz a arte da cerâmica.

Era uma época na qual faziam as peças para uso próprio, para tomar aquela água fresquinha da moringa ou comer aquelas gostosas comi-das feitas nas panelas de barro.

A pintura a partir de outros tons de argila é feita com os dedos, dando uma aparência rús-tica às peças, foi assim que aprenderam com os seus antepassados e continuam a fazer atu-almente.

Receptivo e passeios em São PauloA capital paulistana possui inúmeras Agên-

cia de Turismo Receptivo de ótima qualidade no atendimento. Elas atendem a qualquer ne-cessidade de visitantes procedentes de qual-quer parte do mundo. E, partindo da capital, fazem passeios em diversas cidades turísticas do Estado de São Paulo.

Mas, agora temos também a oferecer um City Tour Regular de modo a que você conheça a cidade de forma nova com conforto e seguran-ça. Trata-se de um passeio diário e que passa pelos principais pontos turísticos de São Paulo. Passeios de dia, das 9h às 12h (dias úteis). Aos sábados: Tour de Compras. À noite passeios de terça a domingo das 20h às 22h. Mas, é neces-sário agendar antes pelo fone: (11) 5181-9914. Atendimento especial às Agências do Interior.

Outras 45 Agencias de receptivo paulistano estão à disposição no site: www.cidadedesao-paulo.com – Passeios guiados.

3º Festival da Coxinha Vegana em maio

“Memórias e bens culturais” são tema da Expocol

O 3º Festival de Coxinha Vegana acontece no dia 20 de maio, a partir das 16h, no Colégio Antônio Afon-so, em Jacareí. Este ano, a expectativa é de vender 2 mil coxinhas. O evento é promovido pelo Instituto Novos Sabores (INS).

A novidade desta edição é uma nova opção de sabor. Além dos tradicionais recheios de jaca, brócolis com bacon vegetal, agora também terá re-cheio de palmito. As coxinhas veganas são feitas sem nenhum

produto de origem animal, ex-cluindo qualquer tipo de carne, ovos, laticínios e mel.

A venda das coxinhas é an-tecipada e já começaram. Para comprar, os interessados de-

vem acessar o site www.institutonovossabores.com.br ou ligar no telefone (12) 98242-2406 para conferir os pontos de venda. A co-xinha pode ser retirada pronta para consumo no dia ou congelada para fri-tar em casa.

A entrada no evento cus-tará R$1 e será destinada ao Bi-cho Feliz, que atua na proteção animal da cidade, com atendi-mento a animais abandonados, castração, orientação a maus tratos e prevenção a doenças.

A III Expocol 2017 – Ex-posição de Colecionismo de Jacareí – será realizada no dia 21 de maio, das 9h às 17h, no Colégio Adventista em Jaca-

reí. O tema deste ano é “Me-mória e bens culturais”.

O evento traz a busca do direito à memória garantido pela Constituição Brasileira,

como também pre-servação da cultura e bens culturais.

Este ano, a expo-sição contará com atividades como: exposição, troca e venda de coleções; exposição de carros antigos; barracas de

saúde, artesanato e gastrono-mia; homenagem às mães; oficinas educativas; apresen-tações culturais e visita de clubes de Aventureiros e Des-bravadores da região.

Expocol - O evento é pro-movido pela Igreja Adventista do 7º Dia do Jardim América de Jacareí e surgiu da neces-sidade de cumprimento de um requisito que as crianças do Clube dos Aventureiros precisavam participar de uma exposição de colecionadores.

Page 3: Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

Jacareí (SP), 5 de Maio de 2017 - Edição 1224 3

Formah tem tratamentos exclusivos para rejuvenescer

LAR Ambiental realiza palestra sobre licenciamento

Os ventos frios mal come-çaram a soprar e a procura por tratamentos estéticos fa-ciais disparou. A alta deman-da por cuidados com o rosto tem um bom motivo: a baixa incidência de raios solares no outono/inverno facilita os procedimentos, já que há me-nos exposição ao sol. Com isso, os resultados dos trata-mentos são potencializados.

Esta é, sem dúvida, a me-lhor época para tratar as ru-gas, apagar manchas e elimi-nar acnes.

Para atender toda esta de-manda, a Formah La Santi preparou produtos e trata-mentos faciais exclusivos para rejuvenescer, tratar, to-nificar e amenizar as manchi-nhas que incomodam. O fa-cedetox, por exemplo, é um sucesso exclusivo da marca. Esse combo facial podero-síssimo reúne: anti enve-lhecimento + renovação

Viagem para Capitólio-MG é sucesso de vendas

Workshop reúne trompetistas em Jacareí

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dani Boy alcança mais de 100 mil acessos no clipe “De Hora em Hora”

O cantor sertanejo Dani Boy lançou o vídeo clipe da música “De Hora em Hora” na internet, na quinta-feira, 27. O vídeo clipe já atingiu mais de 100 mil acessos no YouTube e no Facebook. Além disso, o lançamento do clipe foi um dos assun-tos mais comentados do Twitter.

A música faz parte do pri-meiro EP do cantor, lançado em 2016 pela gravadora JL Music. “Preparamos tudo com muito carinho e dedi-cação para retribuir o cari-nho que nossos seguidores e admiradores nos dão. Tenho certeza que será um grande

marco na minha carreira”, conta Dani Boy.

Dani tem mais de 160 mil fãs nas redes sociais, e atribui

a eles todo o sucesso do cli-pe. “Meus fãs conseguem me surpreender cada vez mais. Eles conseguiram fazer que as expectativas para o lan-çamento fossem superadas”, afirma o cantor.

Dani Boy – Dani nasceu e mora em Jacareí, e ficou co-nhecido nacionalmente após trabalhar ao lado de Gugu Liberato no SBT e ser apa-drinhado pelo cantor Daniel. Ele está na carreira artística desde os 2 anos de idade, quando trabalhava como pa-lhacinho nas lojas de Jacareí. Ele já gravou cinco CDs e neste ano completa 18 anos de carreira.

O jacareiense Dani Boy lan-

ça vídeo clipe. Ao lado foto

com Gugu

Devido ao grande sucesso das vendas para a viagem de Capitólio-MG, o “Viajores do Bem” dobrou o número de vagas. Mais um ônibus foi contra-tado, entretanto, já está com metade dos lugares reser-vados.

Se você pretende ir a Capitólio, pre-cisa correr para ga-rantir sua vaga. O passeio será nos dias 27, 28 e 29 de outubro e custa R$ 790. O valor pode ser parcelado em até seis vezes, sendo que a última parcela deve ser paga até o dia 30 de outubro.

A viagem inclui ônibus,

hospedagem com dois ca-fés da manhã, dois almoços e dois passeios, para Para-íso Perdido e Lancha no Canyon de Furnas.

Capitólio (MG) possui muitos atrativos naturais. Com localização privile-giada, a serra encontra a

Capitólio tem lindas paisagens naturais

represa e forma lindas paisagens. Os destaques são os canyons e suas cachoeiras que for-mam os cenários incríveis e encanta que seus visitan-tes.

O Parque Paraíso Perdido possui 18 piscinas naturais e oito quedas de águas límpidas e

cristalinas, que cor-rem sobre pedras de quart-zito predominantemente branco, numa região de cerrado próxima e com as mesmas características da Serra da Canastra. É uma visita indispensável, você não pode perder.

celular + reposi-ção de vitaminas, sais minerais + efeito lifting ime-diato. Resultado: pele limpa, linda e tonificada.

Para quem se incomoda com aquela gordurinha debaixo do queixo a solução é o pa-pada zero. Esse tratamento reali-zado com criofre-quência possibili-ta a destruição da gordura localizada na papada, com um aumento substancial da produção de colágeno na re-gião, o que diminui drastica-mente a flacidez. Além deste aumento a médio prazo, a contração das fibras de colá-geno no ato do procedimento conferem o efeito de lifting imediato e poderoso.

E a maior novidade deste

ano para rejuvenescimento fica por conta de uma com-binação inovadora. Flávia Santi, diretora de estética do Grupo Formah, juntou o poder do microagulha-mento facial com terapia ortomolecular.

Esse procedimento revo-lucionário melhora muito a aparência envelhecida da pele e a junção com a tera-

pia ortomolecular propor-ciona um tratamento menos invasivo e com resultados ainda mais rápidos! Dentre os principais benefícios do tratamento estão: Redução de rugas, combate a flaci-dez facial, restauração e suavização de cicatrizes de acne, suavização de cicatri-zes cirúrgicas, tratamento de melasmas, hidratação

profunda, melhora na textura da pele (reduz poros dila-tados) e prevenção ao envelhecimento.

Tratamentos tão diferenciados como esses fazem par-te do conjunto de produtos do Grupo Formah. A unida-de Formah La Santi de Jacareí é a ma-triz de onde surgem tratamentos novos e também combi-

nações que potencializam tratamentos já conhecidos como: criolipólise, crio-frequência, carboxiterapia, dentre outros. Os produtos exclusivos, aliados à facili-dade de agendamento onli-ne pelas redes sociais e ao atendimento de alto padrão, fizeram com que a Formah se destacasse em meio aos concorrentes.

A Lar Ambiental, empre-sa especialista em licencia-mento ambiental, realizou uma palestra para cerca de 80 alunos de engenharia da Faculdade Anhanguera, na terça-feira, dia 2. O tema “Licenciamento Ambiental em âmbito federal, estadu-al e municipal” chamou a atenção dos alunos.

A diretora técnica da em-presa que ministrou a palestra, Daylane Andrade, destacou a importância do tema para os estudantes de engenharia “A área está crescendo muito no Brasil, é importante passar nossas experiências e conhe-cimentos para que os alunos aprendam mais sobre os proce-dimentos e burocracias”.

A diretora técnica também ressaltou que apesar da pales-tra ter sido após o feriado, os alunos estavam dispostos e participativos. “Compartilhar

conhecimento com pessoas interessadas é ainda mais gra-tificante. Os alunos interagi-ram e tiram muitas dúvidas”, conta Daylane.

Empresa – A LAR Desen-volvimento e Gestão Am-biental tem experiência no mercado há cerca de 10 anos. É especialista em licencia-mento, reflorestamento, es-

tudos e laudos ambientais voltada especialmente para empresas.

A segurança com que os serviços prestados de con-sultoria e assessoria am-biental pela LAR faz com que o trabalho esteja sempre nos melhores padrões de qualidade. Agora, a empre-sa também mudou sua iden-tidade visual, adequando a excelência de seu trabalho à imagem.

Você também pode acom-panhar as atividades e novi-

dades da empresa nas redes sociais, pela página no Face-book : Lar Consultoria Am-biental ou pelo site www.larambiental.com.br.

A LAR Ambiental fica na Avenida Gilda Parente Grec-co, 425 – Sala 2 – Jardim Alto de Santana II – Jacareí. Para mais informações: (12) 4103-0026.

Daylane Andrade ministra palestra

O 2º Workshop de Trompetes do Vale acontece neste domingo, dia 7, das 9h às 16h30, no Au-ditório Paulo Freire. A entrada é gratuita. As inscrições antecipa-das podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. Também serão aceitas inscrições no dia, se houver vagas.

Para o evento foram convida-dos o mestre do trompete Cló-vis Beltrami e o coach Felipe Andrews. Beltrami é mestre em Trompete pela Unicamp e pri-meiro trompista da Sinfônica de Campinas desde 1985, conside-rado um dos mais importantes professores da atualidade voltado ao ensino pedagógico musical. Ele ministrará o workshop no pe-ríodo da manhã.

O auditório Paulo Freire, no EducaMais Jacareí, fica na Av. Davi Monteiro Lino, 3595.

Com salas privadas e aparelhos de alta tecnolo-gia, todos certificados pela Anvisa, a unidade La San-ti também conta com um grupo de profissionais reno-mados que trabalham em di-versos segmentos da beleza. Na equipe há biomédicos, nutricionista, esteticistas, fisioterapeutas, podóloga e cirurgião plástico.

As unidades Formah são preparadas para tornar a ex-periência de seus clientes única e inesquecível.

Você pode agendar sua avaliação gratuita através do facebook.com/grupofor-mah ou entrando em con-tato direto com a unidade: Formah La Santi. Ende-reço: Rua José Bonifácio, 160 - Jacareí (Próxima à Igreja Matriz). Telefone: (12) 3952-2482. Agenda-mento por WhatsApp: (12) 97403-3235.

Page 4: Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

Semanário 1224 Jacareí (SP), 5 de Maio de 20174

VEN

DA

SEU

IMÓ

VEL

: Lig

ue 3

952-

1888

IMÓVEIS

ALUGO SALAS COMERCIAISC/wc,recp,sl de esp.wc,inter.Tel: 3952-4312 / 99713-5454________________TERRENO SANTA BRANCA Terrenos em Santa Branca, próximo a represa, doc ok. Falar com Junior ou RenataTel: (12) 97402-2728 / (11) 99194-6822________________EMÍLIA IMÓVEIS CRECI 86.476Vendas :Coleginho R$1.05003 dorm, 1 suíteVila Santana R$1.203 dorm, suíteSobr.Centro R$380mil03 dorm, 1 suítePq Brasil R$320mil03 dorm, aceita imóvelApto Mesquita R$370mil03 dorm, 1 suíteApto.Centro R$460mil03 dorm, planejadosApto. Eco Vita R$ 375mil02 dorm, planejadosCasa Centro R$600mil03 dorm, aceita imóvelCidade Jardim R$430mil03dorm, Aceita ImóvelCond Pq Arvores R$420mil03 dorm, aceita imovelCond. Crystal R$580mil03 dorm, aceita imóvelCond. Crystal R$ 850mil03 suítes Aceita imóvelCond. Coleginho R$800 mil03 dormitórios aceita imóvelCond Sta Clara R$ 1,403 suítesApto. Sta Mônica R$320mil03 dorm, 1 suíteCond.V. Branca R$ 1,203 suítes, aceita menor valorCond. V. Itália R$320milConstrução Cond. Sta Helena03 suítes R$ 700milC o n d S u n s e t G a r d e n R$980mil03 suíteswww.emiliaimobiliaria.com.brFace: Emília CasasTel.: 3962-3999 / 3962-3655________________ PONTO BAR DO MAÇÃ - VENDE-SE - CIDADE JARDIMLocalizado ns rua Maimi, 297 - Cidade Jardim - Valor R$ 50 mil. Em pleno funcionamen-to, é só trabalhar e ganhar dinheiro.Tel:98871.5460/98837.1280________________VENDE-SE APTO CDHUAceito carro popular. Campo Grande R$ 27 MILTel: 98899-2986________________ALONÇO IMÓVEIS CRECI: 68.128 Locação Pq dos Príncipes 2dR$450,00Cond Apinagés 2dR$450,00Vila Branca 2dR$500,00Jd Bela Vista 1dR$550,00Flamboyant 2dR$550,00Vila Zezé 2dR$600,00San Marino 3dR$800,00Bosque d Ipês 3dR$1300,00 Casa à Venda Flamboyant 2d 135MILPq. dos Príncipes 2d 180MILRes Sant Angelo 2d 200MILJd. Bela Vista 2d 230MILCentro 2d 250MILPq Santo Antonio 2d 250MILPq Itamaraty 2d 280MILwww.aloncoimoveis.com.brTel: 3953-6541 / 3952-3138________________ALUGO QUARTO R$ 250P/ senhores e aposentados.Tel: 3951.9937/98841.3755________________VENDE-SE CASA CRYSTAL PARKTérrea com 3 dorms, móveis planej em toda casa, quintal c/ área de lazer com linda vista. Troco com apto sendo no último andar. R$ 685 Mil Tel: 98233-0200 Mac________________VENDE-SE APTO NO SAN PAULValor: R$ 160 milTel: 3958.4512/9724.4069________________VENDE-SE APTO. APINAGÉSValor: R$ 155 mil.Tel: 3958.4512/9724.4069________________CRYSTAL PARK 3 DORMSEstudo propostas para troca. Aceito carro, moto ou cami-nhão como parte do pagamen-to. Casa em construçãoTel: 98865-1575

A L U G A - S E * 01 Comod.S.Terezinha S/G* 02 Comod.P.S.Antônio S/G* 02 Comod.S.Terezinha S/G* 01 Dorm.Pq.S. Antonio S/G* 02 Dorms.Nova Jacareí S/G* 02 Dorms Pq S Ântonio S/G* 02 Dorms Pq S Ântonio C/G* 03 Dorms Jd Mesquita C/G* Salão Comer. Pq. Meia Lua * Salão Comer. Pq.S.Antônio* Salão Com.R.Ger.ScavoneTel.:3951-5355 / 99713-2945________________IMÓVEIS: CRECI 126274Locação:1635-Jd.Ind.=1.200 2 dorm.1619-Cid. Salvador=800 3 dorm.1593-Maria Amélia=850 2 dorm.1547-Jd.Vale=900 2 dorm.1461-Sta. Maria=1.100 3 dorm,st.341-Pq. Itamarati=1.400 3 dorm,st.Pq. Principes=800 2 dorm,st. Cid. Salvador=800 02 dorm.Condomínio:1587-Sta.Mar ia=3.100 3 dorm,sts1509-Cid.Salvador=950 2 dorm,1113-Pq. Califórnia=1.250 2 dorm.146-Jd. Marcondes=1.200 2 dorm.1457-Sta. Maria=1.700 2 dorm,st.Venda:1 6 3 7 - C i d . J a r d i m = 3 dorm,st=390.0001 6 3 3 - A . S a n t a n a = 2 dorm,st=250.0001 5 9 0 - J d . D i d i n h a = 2 dorm=160.0001 5 8 5 - J d . I n d . = 2 dorm,=165.0001 5 4 9 - J d . C a l i f ó r n i a = 3 dorm,st=375.0001 3 5 9 - S t a . M a r i a = 3 dorm,sts=480.0005 5 4 - J d . S i e s t a = 2 dorm,=280.000Belíssima casa em Condo-mínio:3 dorm.,sts,2 salas,coz.,área d e s e r v i ç o , 7 v a g a s d e garagem,churrasq.,quintal amplo.Estuda proposta.Edna Luci -Corretora Tel: (12) 98853- 4812 Oi________________EMÍLIA IMÓVEIS CRECI 86.476Vendas :Apto Vila Rica R$178mil02 drm, sacadaApto Flamboyan R$130mil02 dormApto Res. Park R$148mil02 dormApto. Apinagés R$165mil02 dorm,C a s a P q S t o A n t ô n i o R$110mil02 dorm, sem garagemCasa M. Amélia R$ 160mil03 dorm, churrasqueiraBela Vista R$190 mil02 dormPq Califórnia R$ 230 mil02 dorm, coz planejadaCond. Baronesa R$ 149mil02 dormApto V. Branca R$210mil02 dorm, aceita imóvel maior valor CondomínioPq Prícinpes R$ 165 mil02 dormJd Flórida R$ 220 mil02 dorm, edículaApto Jd Liberdade R$320mil03 dorm, 1 suíteApto Gramados R$165 mil02 dorm, c/sacada NOVOApto Pq das Flores R$145 mil02 dorm Cond. Preciosa R$200mil02 dorm, sla, cozCid Salvador R$155 mil02 dorm, nova Casa N. Aliança R$240mil02 dorm, 1 suíteAp. Anchieta Centro R$320mil1 por andar 03 dormitórioswww.emiliaimobiliaria.com.brFace: Emília CasasTel.: 3962-3999 / 3962-3655________________ALUGA-SE OU VENDE-SESobd Club d Campo 4 dormsTel: (11) 98759-1557________________ ALUGA-SE OU VENDE-SESobrd Cond Villa Europa 5 doTel: (12) 99143-3438________________

GIL IMÓVEIS CRECI: 21710-JOportunidade**Sobrado com 2 suítes, mó-veis planejados nos quartos e cozinha, ar condicionado. Bair-ro Vila Pinheiro. Aceito terreno como parte do pagamento.**Apto com sacada 3 dorms no Villa Branca. Á partir de 230 mil.**Casa no Cond Morada do Sol ou Mirante da Serra. Á partir de 170 milTel: 3962-7007/97410-3284________________

DIVERSOSEXCURSÃO PARA O BRÁS E FEIRINHA DA MADRUGADA - JANIMicro ônibus, porta mala, porta pacotes.Toda semana na madrugada de Sexta para Sábado.Tels: 3956-8205/98171-3174/98837-5368 (whats)________________EXCURSÕES : (CLAUDETE ) Brás-Feirinha da MadrugadaTodas as quartas e sábados. Café da manhã e água gelada grátis. Van de 18 lugares com ar-condicionado, porta pacotes e porta malas grandes.Monte Sião e Serra Negra 21 de MaioTels: 3961-9510 / 98808-7591 / 98162-5722 / 98828-7651 / 98162-5722 (whats)________________

SERVIÇOSPROMOÇÃO PARA CASAIS Diárias a partir de R$60,00Tel: 3951-3997________________ATUALIZAÇÃO DE GPSServiços de manutenção, troca de Software e atualização.Tel.:98148-0937/ 99779-0796________________CESTA CAFÉ DA MANHÃ DIA DAS MÃESAceitamos encomendas ante-cipadas. Falar c/ ElaineTel: 3951-6944 / 988008596 whats________________I N F O R M Á T I C A - A U L A PARTICULARAdultos e melhor idade. apren-da a usar computador ou ce-lular.LuizTel: 3951.4051/98151.4001________________

CURSOSCURSO PREPARATÓRIO PARA O CONCURSO DE ESCREVENTE – TJ SP Edital aberto – nível médio – Salário acima de R$5.500.00prova em 02/07início do curso: 02/05Escola – Centro Paulista - Pre-paratóriosR. Coronel – Carlos Porto, 110 – Centro –www.centropaulista.site.com.br25 Anos Em JacareíT e l . 3 9 6 1 - 4 0 0 0 /WhatsApp:98706-6730________________

FESTAS

MR LOCAÇÕES Milton ou Rose.Mesas, cadeiras, freezers, tam-pões, toalhas de cetim, cobre mancha, adamascado,capas de cadeira, guardanapos.Facebook: MR LocaçõesTel.: 3956-4820/99764-2007/98842-8882/98858-8004/98136.8454 whats________________CHAFARIZ EVENTOSFazemos sua festa completa. Aluguel de : salão de festas, brinquedos, mesas, cadeiras.Tel: 3952.1388/98239.6278________________SALÃO INFANTLCompleto R$ 300 o dia.Tel: 3951.9937/98809.3213________________PINTAKARA EVENTOSMaquiagem facial, escultura de bexiga, cama elástica, piscina de bolinha, tobogã, barraca de algodão e pipoca. Fotos no face. Elaine.Tel.: 3951-6944 / 98800-8596 whats

Energia elétrica estará mais cara em maio

Multirão da paternidade realiza primeira etapa de atendimento em Jacareí

As contas de luz de maio terão um acrés-cimo de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária da energia elétrica ver-melha (patamar 1) foi ativada.

A bandeira verme-lha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais ca-ras, por causa da falta de chuvas. Neste ano, já é a segunda vez que a bandeira ver-

melha é ativada. Ainda segundo a

Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou ver-melha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de ge-ração de eletricidade.

Com o sinal verme-lho, os consumido-res devem fazer uso eficiente de energia

elétrica e combater os desperdícios.

Sistema das tarifas - O sistema de ban-deiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a

utilização de energia de usinas termelétri-cas, que é mais cara do que a de hidrelétri-cas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amare-la ou verde) e indica

o custo da energia em função das condições de geração.

Nos períodos de seca, os reservatórios das hidrelétricas fi-cam mais vazios, e é preciso acionar mais mais termelétricas para garantir o su-primento de energia no país. Segundo o diretor-geral da Ane-el, Romeu Rufino, as contas de luz deverão continuar com a ban-deira vermelha pa-tamar 1 até o fim do período seco, que vai até novembro.

Foto

: Mar

cos

Sant

os /

Fot

os P

úblic

as

Foto

: Div

ulga

ção

Foto: Freepik Imagens

A primeira etapa do “Mutirão Paizão-Pater-nidade Responsável” aconteceu na sexta-fei-ra, 28, em Jacareí. No total 29 pessoas com-pareceram no primeiro dia de atendimento. As pessoas que não puderam comparecer na data, quando houve greve e interrupção de transporte público, po-derão ir novamente no próximo dia 8/5, a par-

tir de 13h30. Nesta primeira fase, ocorreu a orientação jurídica e ações de investigação de paternidade e a en-trega de documentos necessários para pedir o reconhecimento de paternidade.

Também foi agen-dado o retorno para a segunda etapa, que acontecerá em junho. A partir dessa etapa os supostos pais

serão convocados e será disponibilizado, gratuitamente, os exa-

mes de DNA. Caso o pai não compareça ou não realize o exa-me de DNA, haverá ações de investiga-ção.

Na segunda etapa, serão buscados acor-dos relacionados ao reconhecimento de paternidade, alimen-tos, guarda e visitas.

Segundo o De-fensor Público El-thon Siecola Kersul,

um dos responsá-veis pela iniciativa, muitas mães que já tinham desistido no passado de procurar pelos pais de seus filhos compareceram à Defensoria Pública diante da iniciativa do mutirão, com o objetivo de localiza-rem supostos pais de-saparecidos para rea-lização dos exames de DNA gratuitos.

Ingressos para “5º Dançando com o Coração” estão à venda

Rotary Empreendedorismo de Jacareí realiza jantar de fundação

Os convites para o jantar dançante “5º Dançando com o Co-ração” já estão à ven-da. O valor individual é R$ 90. Para mesa com oito lugares, o convite custa R$ 80 cada lugar.

Para adquirir os convites, os interessa-dos devem entrar em contato através dos telefones (12) 3951-00012 ou 3951-0199 ou através do face-book: https://www.fa-

cebook.com/AHAC1. No cardápio, o prato

principal será salmão ao forno. Também se-rão servidos acompa-nhamentos, bebidas e sobremesa.

Para embalar a pis-ta de dança, shows com Marcelo Serrano, Geraldo de Souza e Clayton Simões.

O “5º Dançando com o Coração” acon-tece na sexta-feira, dia 26 de maio, a partir das 21h, no Clube de

Campo Trianon. O jantar é promovido pela Associação Hu-manitária Amor e Ca-ridade. Toda a verba arrecada será destina-da à instituição.

A Associação Hu-manitária Amor e Caridade abriga 50 idosos, atende pesso-as carentes enfermas ou que necessitem de cuidados de enferma-gem e atende idosos que não podem ficar em casa durante o dia.

O mais novo clube do Distrito 4600 de Rotary International, o “Rotary Club de Jacareí Empre-endedorismo”, realizará o jantar de fundação no dia 27 de maio, às 20h29, no Piazza Hotel. O novo clube foi fun-dado no dia 19 de abril deste ano.

O evento terá início com a solenidade festi-va de fundação e pos-se do conselho diretor com os associados fun-

dadores. Depois, terá início o jantar e o baile. O convite para o jantar custa R$ 70.

O coquetel e o jantar terão assinatura gastro-nômica de Piazza Hotel Buffet, com um car-dápio bem variado. A Banda Trison irá agitar a pista de dança. Para agitar a pista de dança,

Para adquirir os in-gressos e informações: (12) 98118-4373 ou 97401-9762.

Projeto Renascer arrecada roupas para bazar do “Chá da Tarde”

Alunos da ETEC fazem ação para aumentar procura por vestibulinho

Mestre Paulo Graça recebe reconhecimento nacional

O Batuíra Projeto Re-nascer (BPR) está arre-cadando roupas para o bazar que acontece no “Chá da Tarde”, no dia

27 de maio, às 15h. O projeto aceita rou-

pas, sapatos, acessó-rios, bijuterias, objetos e utensílios que estejam em bom estado para venda. As doações po-dem ser entregues na sede do BPR, que fica na Avenida Roberto Lopes Leal, 1370 – Jd. Santa Maria – Jacareí. Mais informações (12) 3952-8277.

Além disso, junto com o bazar terá o “Chá da Tarde”. No cardápio do chá, terão diversas delícias como bolos,

tortas, pães, amanteiga-dos, pão de queijo, além de chá, café e sucos.

Os convites para o “Chá da Tarde”custam R$ 20 e podem ser comprados na sede do Projeto Renascer. A verba arrecadada no evento será destinada ao BPR, que atende 100 gestantes em Jacareí, dando todo o suporte durante a gestação com oficinas de profissiona-lização e de cuidados com o bebê, além de garantir a alimentação das futuras mães.

O mestre Pau-lo Graça recebeu o credenciamento de técnico nível nacio-nal, da Confederação Brasileira de Judô, no dia 27 de abril. Ele é o único ícone do judô jacareiense a ter o título.

O credenciamento permite que ele atue como técnico de judô nos mais importantes

torneios do Brasil, como o Campeonato Brasileiro de Judô e Troféu Brasil de Judô. Assim, além de ser representante de Jacareí nos even-tos, ele também será representante do Brasil.

No dia 28, ele foi recebido e parabeni-zado pelos vereado-res Lucimar Ponciano

e Fernando da Ótica, na Câmara Municipal dos Vereadores.

Viagem – O mes-tre de judô irá visitar o Instituto Reação a convite do mestre Geraldo Bernardes, no Rio de Janeiro, no dia 3 de junho.

O projeto, que fica

na comunidade da Rocinha, é social e envolve crianças e adolescentes em di-versas modalidades esportivas. Para Pau-lo Graça, a iniciativa será importante para a integração dos tra-balhos e troca de ex-periências.

Paulo Graça e os vereadores Fernando da Ótica e Lucimar Ponciano

Cerca de 120 alunos da Etec Cônego José Bento de Jacareí par-ticiparão do evento “Dia D” neste sába-do, dia 6. O objetivo da ação é aumentar a demanda para o Vesti-bulinho da instituição, que será realizado no dia 11 de junho.

Os alunos promo-verão o “Semáforo Humano”. Quando o sinal estiver verme-lho, alunos exibirão cartazes com dizeres

sobre o vestibulinho e distribuirão planfletos, pedirão contribuições para a formatura e ti-rarão dúvidas de pe-destres e motoristas.

Inscrições - As inscrições para o ves-tibulinho vão até o dia 12 de maio (até as 15h) e podem ser feitas pelo site www.vest ibul inhoetec .com.br. Os cursos disponíveis são admi-nistração, meio am-biente e química.

Page 5: Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

Jacareí (SP), 5 de Maio de 2017 - Edição 1224 5

O Trianon Clube de Jacareí realizou no sábado dia 29 de abril, no Caramanchão, jantar e solenidade de transição de posse. Após a cerimônia de transição foi servido um delicioso jantar e animado pela banda Marcus Frann. Veja flashes:

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

s: S

eman

ário

Foto

s: S

andr

a Ba

rbos

a - F

otog

rafia

e V

ídeo

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Sem

anár

io

Foto

: Edn

a M

edic

i

Mônica, Elvira, Madalena e Delma foram à Serra Negra no dia 30 de abril, hospedaram-se no Hotel Da Vinci e foram conferir o roteiro para a próxima viagem dos Viajores que será nos dias 9, 10 e 11 de junho

O Coral Ativia realizou na quinta-feira, dia 27 de abril, o 4º Encontro de Corais Ativia na Sala Ariano Suassuna. Participaram os co-rais: Coral Ativia, Coral Filhos de Maria Imaculada, Coral Instituto Semear de Educação, Água Viva Coral, Coral Cantares APVE, Coral Mensageiros, Coral Unidos pela Seresta e Coral Viva Vida. Foi sucesso absoluto. Parabéns!

Dona Giselda com-pletou 88 anos na quarta-feira dia 3. Cheia de energia, a aniversariante que faz pilates regular-mente comemorou com muita alegria com a equipe da Car-diofit. Parabéns Dona Giselda!

Feliz Aniversário

A jacareiense Paula Maria Costa teve sua foto exibida no Programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, na segunda-feira, dia 1º. A foto apareceu enquanto o Pr. Fábio de Melo cantava a música “Trem Bala”. O programa abordou o tema “padrão de beleza”, focando nas pessoas que se sentem bem com seus corpos. Por isso e para incentivar a quebra de padrões, várias fotos de telespectadores foram exibidas ao longo do programa. Parabéns Paulinha!

Foto

: Div

ulga

ção

“O Sexto Sentido” é exibido neste sábado

1º Bazar da Casa da Paz

O Cine Solidário exibirá neste sábado, dia 6, o filme “O Sexto Sentido”. A sessão começa às 19h, na sede da Fraternidade Espírita Cristã Batuíra.

O filme contará a história de um psicólogo que tenta ajudar um menino de oito anos, que é capaz de ver e falar com os mortos.

O projeto promovido pela fraternidade quer arrecadar alimentos para o Batuíra Pro-jeto Renascer, que atende 100 gestantes em Jacareí. Por isso, o ingresso para a sessão

é 1 kg de açúcar ou óleo. A Fraternidade Espírita

Cristã Batuíra fica na Avenida Guido Martins Moreira, 146 – Jardim Santa Maria – Jacareí. Informações (12) 3952-8277.

O 1º Bazar da Casa da Paz terá muitas opções de com-pras. Estarão à venda livros, bolsas, roupas, sapatos, aces-sórios, semi-jóias, artesanato, decoração, brinquedos, além de doces e salgados.

Para o pagamento, aceita-se cartão, com as bandeiras Mastercard e Visa.

A verba arrecadada será destinada ao programa de as-sistência social da casa, que

doa cestas básicas à famílias carentes.

O bazar acontece no dia 13 de maio, das 10h às 16h, na Rua Tomé de Souza, 200 – Jardim Paulistano – Jaca-reí. Mais informações: (12) 98887-1368. O Grupo Espíri-ta Casa da Paz presta atendi-mento com passes, palestras, cursos, evangelização infan-til, mocidade e assistência social em Jacareí.

Page 6: Página 5 Fundação Pró-Lar apresenta irregularidades§ão Pró-Lar apresenta irregularidades Edição 1224 - 5 de Maio de 2017 - Ano 24 - Distribuição gratuita - Venda proibida

Semanário 1224 Jacareí (SP), 5 de Maio de 20176

Eventos

Baile Cigano acontece neste sábadoO Tradicional Baile Cigano acontece neste sábado, dia 6, às 22h,

no Clube da Saudade. Os convites já estão à venda e reserva de me-sas já podem ser feitas.

O valor das mesas antecipado é R$25. Os convites custam R$ 20 e para a melhor idade, R$ 10.

A animação da noite será por conta da Banda Stilo de São Paulo e da equipe de freedances Evandro Tremembé.

Para reservas e informações: (12) 3961-6178/ 98809-8932/ 98222-9165. O Clube da Saudade fica na Avenida Pensilvânia, 367 – Jardim Flórida – Jacareí.

Bazar de Dias das Mães é opção para presentesO Bazar de Dia das Mães, promovido pela Associação Humanitá-

ria Amor e Caridade (AHAC), é uma ótima opção para comprar os presentes de Dia das Mães.

Estarão à venda artigos de artesanato, mesa, banho, panos de pra-tos entre outras coisas. A verba arrecada será destinada à associação.

O bazar acontece no dia 6 de maio, das 14h às 18h, na sede da AHAC, localizada a Rua Cônego José Bento, 567 – Centro – Jacareí. Mais informações pelo telefone: (12) 3951-0199/3951-0012.

Palestra sobre direitos de pessoas especiais acontece na Casa Lar

A JAM (Jacareí Ampara Menores) realizará uma palestra especial para a comemoração do Dia das Mães. Na quarta-feira, dia 10, a ad-vogada Maria de Lourdes Oliveira Balieiro falará sobre os direitos das pessoas especiais e refletirá sobre os benefícios, tutela e curatela.

A palestra começa à 13h30, na Casa Lar, unidade 2 da JAM. A Casa Lar localiza-se a rua Ladeira Rodolfo De Siqueira, 70/76 – Centro – Jacareí. Mais informações pelo telefone (12) 2127-1288.

APA realiza rifa de multi bebidas do Dia das Mães

A APA, Associação Protetora dos Animais “São Franscisco de As-sis”, está realizando uma rifa de uma Multi Bebidas Três Corações Gesto Titanium 127V + R$150 reais em cápsulas. Cada número custa R$10.

O sorteio acontece no dia 13 de maio pela Loteria Federal. Ainda faltam muitos números a serem comprados. O dinheiro arrecadado será revertido para a cirurgia de dois cães resgatados pela proteção, além de compra de ração e pagamento de mais de 30 castrações. Hoje, a APA possui cerca de 100 animais sob sua proteção.

Informações pelo celular (12) 99610-3268 (WhatsApp).

Foto

: TV

Câm

ara

Contratos da Fundação Pró-Lar apresentam irregularidades de R$ 1,2 milhão

Viela que liga Jardim Didinha à Cidade Jardim é fechada por empreendimento imobiliário

Uma auditoria apontou irregularidades que ultra-passam R$ 1,2 milhão em contratos da Fundação Pró-Lar, firmados em 2016, pelo governo Hamilton Ribeiro Mota (PT). O resultado foi divulgado pela Secretaria de Governo, através da Direto-ria de Governança e Trans-parência de Jacareí.

As irregularidades estão relacionadas à prestação de serviços de limpeza, capina e caçambas para retirada de entulho de áreas de proprie-dade do poder municipal. Entre os casos listados pela auditoria está o de um úni-

co terreno da Fundação que recebeu 41 serviços de lim-peza e manutenção, só no ano passado, totalizando R$ 208.010 em despesas sem li-citação.

Segundo a Prefeitura, foi constatado que o terreno não apresentava características de que recebeu os serviços contratados. Além disso, ao colher depoimento de mo-radores próximos à área, foi identificado que o serviço foi realizado apenas duas vezes no ano.

A auditoria também iden-tificou ainda indícios de fraudes fiscais, falta de com-

provação de alguns serviços contratados, sobrepreço de até 50% e contratação de serviços já existentes na pre-feitura, dispensa irregular de licitação; vínculo entre con-tratados; ausência de alvará de funcionamento e estrutu-ra física de empresas presta-doras de serviço de locação de caçambas; entre outros.

Providências – A admi-nistração municipal abriu um inquérito para apurar a responsabilidade do servidor responsável pelas contrata-ções, que ocupava o cargo de diretor administrativo fi-nanceiro na época. Após o

levantamento das supostas irregula-ridades, o servidor foi demitido.

Em nota, a Pre-feitura ainda disse que irá “encami-nhar o relatório completo ao Minis-tério Público para possível abertura de investigação em outras instâncias judiciais.”

Sede da Fundação Pró-Lar de Jacareí

Foto

: Goo

gle

Stre

et V

iew

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto: Freepik Imagens

A viela que liga a Rua Abel Rodrigues, no bairro Cidade Jar-dim, à rua São Miguel (esquina com a rua Santa Isabel), no Jar-dim Didinha, foi fechada por um empreendimento imobiliário. No lugar da viela, foi construída uma caixa de gordura que impe-de que resíduos da construção caiam diretamente na rede de esgoto.

Segundo Daniela Machado Dias, 40, filha de um dos funda-dores do bairro Cidade Jardim e moradora do Jardim Didinha desde que nasceu, a viela faz parte da construção dos bairros. “A viela sempre esteve ali e ela era a passagem para o bairro Ci-dade Jardim, Balneário Paraíba, Vista Verde”, conta ela.

O fechamento da viela acon-teceu em novembro de 2016, e desde lá está causando transtor-no aos moradores da região, aos trabalhadores de comércios e ao acesso à creche pré escola Ge-raldina de Oliveira.

Em dezembro de 2016, Da-niela e o morador Antônio Car-los de Faria, do Cidade Jardim, entraram em contato com o pro-motor José Luiz Bednarski, para fazer um pedido de investigação sobre a regularidade da constru-ção da caixa de gordura, pois há a suspeita de ocupação irregular da área pública.

No pedido ao promotor, os moradores também relatam que a empresa adentrou uma pro-

priedade particular abandonada, que fica ao lado da antiga viela, e abriu uma passagem no quin-tal, sem autorização dos proprie-tários.

“Para a gente conseguir sair do Jardim Didinha e ir para o Cida-de Jardim, nós estamos passando por dentro da casa abandonada, pois os proprietários morreram. Estamos praticamente violan-do uma propriedade particular, sendo que tínhamos a viela”,

revela Daniela.O inquérito foi instaurado por

Bednarski no dia 5 de abril de 2017. Para investigar o caso, o promotor expediu ofícios ao Serviço de Registro de Imóveis e à Prefeitura Municipal de Jaca-reí para colheita de informações preliminares.

Registro de Imóveis – Em resposta ao ofício enviado pelo Promotor de Justiça, José Luiz Bednarski, o Cartório Oficial

de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Civil de Pessoa Jurídi-ca e Tabelião de Protesto de Letras e Títulos de Jaca-reí informou que “não há qualquer indicação quanto à

titularidade do terreno onde se assenta a ‘viela’”.

Ainda segundo o cartório, o empreendimento imobiliário, propriedade da empresa Silva & Martins Incorporação Imobiliá-ria Ltda, que faz fronteira com a área onde se localizava a viela, foi registrado em 21 de dezem-bro de 2016.

História antiga – No dia 30 novembro de 2016, o atual vice-prefeito Edgar Sasaki, na época vereador, também fez com pedi-do de informação à Prefeitura. No pedido, Sasaki questionou “Existe uma movimentação de máquinas e que tudo indica que

haverá construção de um grande empreendimento imobiliário no terreno ao lado da referida viela e, por isso, questionei o prefeito para saber se a viela permane-cerá naquele local ou se, com a aprovação do empreendimento, ela será destruída”.

Sasaki não obteve resposta da Prefeitura, na época administra-da por Hamilton Mota.

Gestão atual – O Semanário entrou em contato com a Prefei-tura Municipal de Jacareí que informou por meio de nota que “a viela é propriedade particular e fica entre dois imóveis, sendo que um deles apresenta sinais de abandono. Com isso, a Prefeitu-ra notificará o proprietário.”

De acordo com a Secretaria de Planejamento não há uma caixa de gordura no local ci-tado, mas sim uma caixa de drenagem que está sendo cons-truída com o objetivo de captar água das chuvas proveniente da rua Santa Isabel.

“Maio amarelo” é dedicado à segurança no trânsito

O “Maio Ama-relo” é um mês dedicado interna-cionalmente à se-gurança no trânsito. Um levantamento feito pelo Infosiga SP revelou que 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e distração.

É por isso que o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), em par-ceria com o Movimento Pau-lista de Segurança no Trânsito, lançou a campanha “Foca no Trânsito”, na terça-feira, 2.

O intuito da campanha é conscientizar as pessoas que com uma mudança de compor-tamento pode-se reduzir o nú-

mero de mortes no trânsito.

Ao longo das se-manas, diversos temas serão abor-dados, como cinto de segurança, não dirigir embriagado, respeitar os limites

de velocidade, e não utilizar o celular enquanto você estiver ao volante ou atravessando a rua.

Cinto de segurança - Nes-ta semana, o assunto foi o uso do cinto de segurança. Um le-vantamento feito pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aponta que 57,4% das vítimas fatais do banco traseiro estavam sem o cinto nos acidentes ocorridos entre janeiro de 2012 e junho de 2016 nas rodovias paulistas

concedidas.Outra pesquisa realizada pela

Artesp revelou que em 2014 apenas 46% dos passageiros

do banco traseiros utilizavam o cinto. Após uma campanha rea-lizada, o índice subiu para 65% em 2016.

Jacareí também tem iniciativas para segurança no trânsito

Em meio ao “Maio Ama-relo”, mês dedicado à segu-rança no trânsito, Jacareí re-ceberá a campanha “Semana do Pedestre”, entre os dias 15 e 19 de maio. A campanha visa conscientizar pedestres e motoristas sobre o respei-to e comportamento correto quanto ao uso da faixa de pe-destres na cidade.

As ações da campanha se-rão concentradas nas faixas

de pedestres mais movimen-tadas. A ‘Semana do Pedes-tre’ contará com o apoio de agentes de trânsito nas tra-vessias, entrega de panfletos e intervenções de um grupo de teatro interagindo com a população complementando o trabalho educativo nas ruas de Jacareí.

A campanha é realizada pela Secretaria de Mobilida-de Urbana.

Vista da passagem anterior-mente. O fechamento da viela aconteceu em novembro de 2016

Ruas interditadas para obra de drenagem

TV Câmara completa 9 anos

Desde terça-feira, dia 2, as avenidas Santa Maria e Adhemar Pereira de Barros (próximo à rotatória da Ta-eko Noivas), no bairro Jar-dim Santa Maria, estão in-terditadas parcialmente para obras de drenagem.

As obras serão feitas pela Secretaria de Infraestrutura, a partir de segunda-feira, dia

A TV Câmara Jacareí com-pletou nove anos na sexta-feira, dia 28. Fundada em 2008 para transmitir as Sessões Ordinárias e Solenes, hoje, o canal também oferece ao público programas de entretenimento, cultura e as-suntos de interesse público.

Ao todo são 10 programas próprios com objetivo de infor-mar a população jacareiense so-bre o trabalho dos vereadores, prestação de serviço, utilidade pública e valorização dos per-sonagens da cidade.

Em 2013, a emissora passou

8. A interdição é por tempo indeterminado.

Nesta semana, o SAAE re-alizou o remanejamento das redes de água e esgoto para possibilitar as obras, que terão início na próxima semana.

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com o SAAE pelo telefone 0800 725 0330.

a ter transmissão 24 horas em sinal aberto UHF. Em março de 2016, a emissora iniciou a transmissão em sinal digital. Você pode conferir a progra-mação pelo canal 61.4 UHF, e na TV por assinatura NET, no canal 12 (digital).