PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para...

10
ANO XVI - Nº 3.938 MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 20 e 21 de julho de 2020 Criança de sete meses que morreu na última quin- ta-feira é o alvo mais jovem do coronavírus em Mi- nas. Cidade soma 11 mortes e 734 confirmações da doença. Número de notificações passa de 10 mil. Curva é crescente. PÁGINA 4 Bebê de MOC é vítima mais nova DisseminadasnoWhatsApp,“receitas”quecombi- namremédiosparaprevençãoetratamentodaCovid-19 sãotão preocupantesquantoo coronavírus.Sem com- provaçãodeeficácia,produtospodem provocarefeitos colateraiseagravarquadros. PÁGINA 5 Coquetel perigoso PEC que torna o Fundo permanente deve ser vota- da hoje, em caráter de urgência, na Câmara dos Depu- tados. Projeto estabelece ampliação da contraparti- da do governo federal de forma gradativa dos atuais 10% para 20% em 2026. Principal financiador do ensi- no básico no país, programa ganhou apoio até da So- ciedade Brasileira de Pediatria (SBP), que prevê uma crise na educação caso o texto não seja aprovado no Congresso. PÁGINA 7 Semana decisiva para aprovação do Fundeb ARQUIVO PESSOAL PÁGINA 6 VERMÍFUGO - A bola da vez é a Ivermectina, sem comprovação científica contra o coronavírus Filme norte-mineiro, adaptado de uma peça de teatro, concorre a premiação internacional LUCAS PRATES/JORNAL HOJE EM DIA DE MOC PARA O MUNDO

Transcript of PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para...

Page 1: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

ANO XVI - Nº 3.938 MONTES CLAROS, segunda e terça-feira, 20 e 21 de julho de 2020

Criançadesetemesesquemorreunaúltimaquin-ta-feira é o alvo mais jovem do coronavírus em Mi-nas. Cidade soma 11 mortes e 734 confirmações dadoença. Número de notificações passa de 10 mil.Curva é crescente. PÁGINA 4

BebêdeMOCévítimamais nova

DisseminadasnoWhatsApp,“receitas”quecombi-namremédiosparaprevençãoetratamentodaCovid-19sãotãopreocupantesquantoocoronavírus.Semcom-provaçãodeeficácia,produtospodemprovocarefeitoscolateraiseagravarquadros.PÁGINA5

Coquetelperigoso

PEC que torna o Fundo permanente deve ser vota-dahoje,emcaráterdeurgência,naCâmaradosDepu-tados. Projeto estabelece ampliação da contraparti-

da do governo federal de forma gradativa dos atuais10%para20%em2026.Principalfinanciadordoensi-no básico no país, programa ganhou apoio até da So-

ciedade Brasileira de Pediatria (SBP), que prevê umacrise na educação caso o texto não seja aprovado noCongresso. PÁGINA 7

Semana decisiva paraaprovação do Fundeb

ARQUIVO PESSOAL

PÁGINA 6

VERMÍFUGO -Abola da vez é a Ivermectina, semcomprovação científica contra o coronavírus

Filme norte-mineiro,

adaptado de uma

peça de teatro,

concorre a

premiação

internacional

LUCAS PRATES/JORNAL HOJE EM DIA

DE MOC PARA O MUNDO

Page 2: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

REITOR & REITORESMilton Ribeiro, novo ministro da Educação, preten-de fazer um grande chamado a reitores para resolvercomo ficará o ano letivo nas universidades federais –e 2021.

QUIETOO presidente Bolsonaro, que adora falar ao público enas redes, não é o mesmo sobre troca de ministros.Quando a Coluna revelou no Twitter, no dia 6 de julho,queseriaoescolhidoparaoMEC,Miltonjáconversavasobre a pasta com o chefe.

2026...A ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, vi-rou alvo no Judiciário por sua fala descabida sobreprendergovernadores,mastambémporquejátemgen-te experiente que a aponta como potencial escolhidade Bolsonaro para uma candidatura ao Planalto.

O NOIVOLuciano Bivar é o noivo do ano, cobiçado por RodrigoMaia – que o visitou primeiro – e Bolsonaro, que telefo-nou para o presidente do PSL propondo a paz. A confe-rir com quem fica a bancada do PSL, a maior da Câma-ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para novaeleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio.

TEIMOSOO jornalista Oswaldo Eustáquio, que quer disputar oSenado pelo Paraná e está na mira do STF, se arriscafácil. Domingo, em vídeo divulgado por WhatsApp,mostrava-se na Esplanada. A mais (ou menos) de umquilômetrodoPaláciodoSTF –doqual,pelaliminardesoltura, tem que ficar à distância de mil metros.

ESQUERDAFerve a pré-eleição no Recife, uma das capitais maisimportanteseceleirodepolíticos.PauloRubensSantia-go diz que a candidatura à prefeitura é para valer. Egarantiu que não há conversa com o PT no 1º turno. O

PSOL tem o desafio de garantir potencial eleitoral paranão ser atropelado pela cláusula de barreira em 2022.

LAMA DA BHP...Começa na quarta-feira na Justiça de Manchester, naGrã Bretanha, a audiência da ação coletiva contra agigante mineradora BHP, sócia da Samarco e acusadacomo corresponsável pelo rompimento da barragemde lama, em 2015, que deixou 19 mortos ecentenas semcasa em Mariana (MG).

...CHEGA À INGLATERRAABHPéacusadade“responsabilidadefinal”eprocessa-da por danos estimados em £ 5 bilhões – perto de R$26,9 bilhões. A ação coletiva é movida por mais de 200mil indivíduos, 25 municípios, 530 empresas, uma ar-quidiocesecatólicaemembrosdaetniaKrenak.Adefe-sa é da banca internacional PGMBM.

NOVO LARA Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanosda cidade doRio de Janeiro acolheu umcolombiano de21 anos que ficou à deriva com o início da pandemia.Ele embarcaria num navio, cuja viagem foi cancelada.Poliglota (6 idiomas), e sem dinheiro para voltar paracasa, está no hotel social.

VOLTA PRA CASAA Secretaria conseguiu uma viagem de volta para Apa-recida de Goiânia (GO) de uma menina trans que tam-bém perdeu o trabalho e estava na prostituição no Rio.

APAGÃO MORALO Brasil vive hoje apagão moral e ético. Prova dissosão episódios recentes vergonhosos: o desembarga-dor paulista que deu carteirada porque não usavamáscara, em Santos; o empresário de Alphaville quexingou o PM que o abordou por agressão; a carioca do“cidadão, não! Engenheiro civil, formado, melhor doque você”; o tal figurão do Judiciário no bacanal dalancha no Lago Paranoá, em Brasília (A polícia aindainvestiga quem é).

COLUNA ESPLANADA

Opinião

O novo coronavírus tem se disseminado no mu-nicípio de Montes Claros. Em apenas uma semana,foram registrados 253 novos casos da doença, tota-lizando até ontem 734 pessoas contaminadas. Dodia 13 deste mês até ontem, o número de mortostambém aumentou na cidade, passando de sete pa-ra 11 casos. As duas últimas vítimas foram um ho-mem de 85 anos e um bebê de apenas sete meses deidade.

Boletim divulgado no último sábado confirmamais 36 casos da doença, sendo 17 mulheres comidades entre 4 e 90 anos e 19 homens na faixa etáriaentre 14 e 45 anos. Ao todo, são 65 pacientes interna-dos desde o último sábado, sendo 54 de MontesClaros. Na cidade, a taxa de ocupação de leitos estáem 76% e, na UTI, atinge 50%.

A morte da criança, o paciente mais jovem a mor-rer em Minas com o novo coronavírus, ainda nãoc o n s t a d o B o l e t i mEpidemiológico do Esta-do. Tanto a família delequanto a do idoso, quetambém perdeu a vida, es-tão sendo mantidas emisolamento e fizeram oteste para comprovar sealguém contraiu o vírus.Nenhum deles apresenta-va sintomas da doença.

Enquanto não surge nomercado uma vacina con-tra a Covid-19, muitas pes-soas têm apelado para me-dicamentos, muitas vezesespalhados no próprioWhatsApp, sem nenhumacomprovação científica, colocando em risco a própriavida.Entreas“indicações”estáovermífugoIvermecti-na, mas há também o consumo casado de vitamina D,ZincoeAzitromicinaquetambémpreviniriamcontraa doença. No caso da Ivermectina, a dose receitadapara vermes é única, mas muitos consumidores têmtomado caixas e mais caixas.

Neste momento emque a doença avança com velo-cidadeemMontesClaros,énecessárioqueaspessoassigam rigorosamente as recomendações sanitárias,lavando sempre as mãos, evitando levá-las ao rosto,boca ou nariz, fazer o uso do álcool em gel e evitaraglomerações. E o mais importante, só sai do isola-mento se realmente tiver necessidade de ir às ruas. Aprevenção é de extrema importância nesta fase.

EDITORIAL

Muitas pessoas

têm buscado

medicamentos

que não têm

nenhuma

comprovação

científica de que

poderia ser usado

contra Covid

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Eco$ ambientais

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

A preocupação do governo, e em especial do General Hamilton Mourão, com o tema meio ambiente é tãolatente que o vice-presidente da República desembarca em São Paulo na quinta-feira para fazer umaapresentação do Projeto Amazônia ao Conselho Administrativo do Santander, um dos maiores bancos domundo. Não é mera visita. A instituição europeia reúne um naco de investidores bilionários em sua cartei-ra, com ações voltadas para o segmento. A agenda vai ao encontro do que o presidente Jair Bolsonaro vemfazendo desde fim de abril, de diálogo com presidentes de países da Europa, América do Sul e até xeiques doOriente Médio, a fim de garantir investimentos privados e assegurar o plano de privatizações vindouro.

Covid avança em

Montes Claros

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21de julhode2020 onorte.net

Page 3: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

PRETO NOBRANCO

Aldeci Xavier

[email protected]

ÉprecisoqueaPrefeituradeMontesClarosreve-ja, com urgência, asmedidas adotadas no últimodecreto para o enfrentamento da Covid-19. Semqualquer justificativa técnica, acabou adotandomedidas que punem comerciantes, que vinhamcumprindo as determinações de isolamento, emfunçãode irresponsabilidadedeoutros. A faltadeuma análise sensata e criteriosa levou o Executi-vo a determinar que restaurantes da cidade sópoderãofuncionaratéas20h–apartirdestehorá-rio, o cliente deve deixar o local. A este respeito,seria mais prudente que proibissem a abertura.Aliás, o fechamento já vem acontecendo.

SOS para restaurantesPela análise do Comitê de Enfrentamento à Co-

vid-19 e da Prefeitura de Montes Claros, pessoasisoladas, ou famílias que quiserem jantar emumdosrestaurantesdacidade, terãoque irnoperío-do da tarde. Pelo decreto, caso às 20h não te-nham jantado, estes terão que deixar a comidana mesa e abandonar o local, para evitar que oproprietário do estabelecimento seja punido. Seo objetivo do Executivo é punir infratores, queadote medidas contra estas pessoas ou setores.Mas, se a proposta é contribuir para agravar ofechamento de estabelecimentos comerciais, aexemplo de hotéis e restaurantes, está no cami-nho certo. A conclusão que chegamos é a de quea pandemia da Covid-19 mostrou, de forma cla-ra,quepartedosocupantesde função relaciona-da ao enfrentamento do problema são bemme-nores que o cargo.

Adquirindo fábricaA coluna apurou informação de que grupo de

supermercado que atua em Montes Claros estáadquirindo área e toda estrutura de fábrica de-sativadanoDistrito Industrial. O espaçoseráuti-lizado como Centro de Distribuição (CD), queatenderánãosomenteàs lojas nomunicípio, co-mo as que estão sendo construídas na região. Aped ido da fonte , aguardamos apenas aconcretização do negócio para divulgar o nomedos dois lados envolvidos.

Resposta CoteminasDivulgamos neste espaço que o Grupo Cotemi-

nas já teria iniciado a venda das áreas recebidasda Prefeitura de Montes Claros em permuta, on-de foi repassado ao município a antiga fábricana avenida Governador Magalhães Pinto, localque abrigará a chamada Cidade Administrativa.Citamos a venda da antiga Meca e que, no geral,o que o grupo recebeu seria bem superior ao va-lorda área entregueàprefeitura. A este respeito,chama a atenção a publicação de nota em jornalda cidade, onde cita que a direção da empresa“venderia, ao autor do comentário, o conjuntode imóveis recebidos pelo mesmo preço de ava-liação feito pelo Município”. A este respeito, en-tendo que existem compradores que pagariam omesmopreçoqueo referidogrupopagouàSude-ne pela estrutura.

Trabalhador comerro em cadastrofica sem o FGTS

Economia

Justo e os pecadores

Para ter direito ao Saque Emergencial deR$ 1.045, é preciso atualizar os dados

u

Jornalista, articulista, analista político e empresarial

Da Redação*

Alguns trabalhadoresque contavam com o re-cebimento dos R$ 1.045dacontadoFundodeGa-rantia do Tempo de Ser-viço (FGTS) tomaramum susto nos últimosdias. Com o cadastro nofundo incompleto, elestiveram o depósito emcontas poupança digi-tais suspenso pela CaixaEconômica Federal.

O banco não infor-mou o total de pessoasnessa situação. Apenasesclareceu que não con-seguiu abrir as contaspoupança digitais porfaltadeinformações,co-mo endereço, nome damãe, data de nascimen-to, número do RG (regis-tro geral) e data de emis-são do RG. Somentecom os dados atualiza-dos, o dinheiro poderáser transferido.

Inicialmente, o banconão tinha avisado aostrabalhadores sobre asinconsistências no ca-dastro. Apenas infor-mou que a abertura dascontas poupança digi-tais seria automática.

Agora, a Caixa orienta ostrabalhadoresaconsultarasituaçãodosaqueemergen-cial no aplicativo FGTS(Fundo de Garantia porTempodeServiço),disponí-vel para smartphones e ta-blets dos sistemas AndroideiOS.Lá,serápossívelverifi-car a situação do cadastro eatualizar os dados.

SAQUE EMERGENCIAL

O procedimento pode serfeito a qualquer momento,independentementedadataprevista para o depósito dosR$ 1.045 na conta poupançadigital. Basta o usuário, ao

abrir o aplicativo, clicar nobotão “saque emergencial”,preencher os dados e autori-zar a abertura da conta digi-tal em seu nome.

Paraquemaindaestálon-ge de receber o depósito, aatualizaçãodosdadosresol-veosproblemas.Bastaespe-rar o dia do recebimento.Para quem deveria ter o di-nheiro depositado nas últi-mas semanas, a Caixa pro-mete que o crédito será re-programado, com o traba-lhador acompanhando oaplicativoparasaberadatado pagamento.

Até agora, receberam os

R$1.045doFGTStrabalhado-resnascidosemjaneiro,feve-reiro e março – para os deabril,odinheirofoideposita-do nesta segunda-feira. Obanco depositou o dinheiropara os nascidos em janeirono último dia 29, no últimodia 6 para os nascidos em fe-vereiro e, no dia 13, paraquem nasceu em março.

OUTROS RECURSOS

Outrosmeiosdeverificara situação do saque emer-gencial do FGTS são o site eotelefone111.Aatualizaçãodosdados,noentanto,sóes-tádisponível no aplicativo.

Nesta primeira etapa, aspessoas podem movimen-tar o crédito do FGTS ape-nas por meio do aplicativoCaixa Tem, que permite opagamentodeboletos,com-pras com cartão de débitovirtualecomprascomcódi-go QR em estabelecimen-tos parceiros.

Ossaqueseastransferên-cias só serão autorizados apartir do dia 25 de julho eseguirão um cronogramadeacordocomomêsdenas-cimento do trabalhador,que se estenderá até 14 denovembro.

* Com Agência Brasil

37,8

AINDADÁTEMPO - Falta de informações ainda podemser corrigidas pelo aplicativo do FGTS

de reais serão liberados, de acordocom todo o calendário, para cerca de

60 milhões de trabalhadores

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

bilhões

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21de julhode2020 3

Page 4: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

CONVERSAINTELIGENTE

Duranteentrevistaà imprensa,HumbertoSouto(Cidadania), que mantém isolamento social emcasa, sob cuidados médicos, parece viver outrarealidade. O prefeito insiste em dizer que o seugoverno tem controle diário da situação da Co-vid-19 em Montes Claros e que tomou medidaseficazes (imagina se não tivesse tomado). Infeliz-mente, a realidade é bem diferente. Os númerosmostramumacurvacrescente,avançandodema-neira assustadora na direção da triste marca ofi-cial de mil casos (ultrapassou a casa dos 700 ca-sos confirmados).

O avanço...Desde o início da pandemia, o governo munici-

palseequivocounaavaliaçãodograude incidên-cia da doença, não planejou com eficiência umaestratégia organizacional de ação operacionalcontínua,envolvendodemaneirasincronizadase-cretarias, comunicação, associações, ONGs, enti-dades, movimentos populares. Simplesmente in-sistiu em baixar decretos e culpar a populaçãopelo crescimento da Covid-19. Agora sem contro-le, assinou mais um decreto.

Faltou sintoniaNãohádiálogo. O prefeito continua comsua ca-

racterísticadeimporsuasideias, radicalizarsuges-tões,menosprezaranecessidadedeouviredecom-partilhar informações. Em casa, insiste nas deci-sõesburocráticasque,naprática,osnúmerosmos-tram ineficazes. Medidas que deveriam ter sidoadotadas com antecedência, com rigor, logo noinício, foram postergadas, empurradas para fren-te.Naprática, oquehouve foi excessonoaumentodos casos da doença. Segundo infectologistas, atendência é o gráfico continuar aumentando. Amortedeumbebêdeapenas7mesesfezsubirpara11 o número de óbitos emMontes Claros.

Campanha em casaArticuladores do prefeito Humberto Souto es-

tão assustados. Caso o prefeito mude de opiniãoeresolvarealmente tentarareeleição,pertencen-te ao grupo de risco, sua campanha teria que serfeita emcasa, sobcuidadosmédicos.Ou seja, iso-lado, sem nenhum tipo de contato físico. Outrofator preocupante é a idade, 86 anos – caso sejacandidato e tenha êxito, terminaria o segundomandato com 90 anos.

Will [email protected]

Covid-19 avança

Montes Claros tem avítima mais jovemda Covid em Minas

Montes Claros

Morte de bebê de sete meses foi provocadapelo coronavírus; cidade soma 11 óbitos

u

Apresentador de TV e observador da cena política

Christine Antonini

Repórter

MontesClarosconfir-ma mais duas mortespor coronavírus. O mu-nicípio agora soma 11óbitos pela Covid-19,sendo que uma delas éo bebê de sete mesesque faleceu na últimaquinta-feira. Ele é a víti-mamaisjovemdadoen-ça em Minas Gerais.

Além da criança, umsenhor de 85 anos per-deu a vida após con-trair a Covid-19. Ele erahipertensoeestavahos-pitalizado desde o iní-ciodomêseveioa óbitona última sexta-feira.

A cidade soma, até es-ta segunda-feira, 734contaminadospelocoro-navírus, número 52%acimadas481confirma-ções existentes até 13 dejulho.Onúmerodemor-tessubiudesetepara11–alta de 57%.

Obebêmorreunama-drugadadequinta-feira.Como O NORTE mos-trou na edição de sexta-feira, ele chegou ao Hos-pital Universitário Cle-mente de Faria (HU) jásemsinaisvitais,emcon-sequência de uma para-da cardiorrespiratória.

O teste para a Co-vid-19 foi feito, pois a ví-tima estava com sinto-mas gripais. De acordocom a nota técnica en-viada pelo HU, os paisda criança procuraram

um posto de saúde na últi-ma segunda-feira e, de lá,foram encaminhados pa-ra o hospital. O HU infor-mou que a criança apre-sentava síndrome gripal evômitos leves e que, pornãohavercritériosparain-ternação, o bebê foi libera-doeamãeorientadaquan-to à medicação e ao retor-no ao hospital, caso o filhoapresentasse piora.

O resultado do exameconfirmando a Covid-19saiunoúltimo sábado. Atéentão, a pessoa com me-nor idade a ter morridoem Minas pela doença eraum bebê de 2 anos, que fa-leceu no dia 6, em Ipatin-ga, no Vale do Aço.

Os familiares das duasvítimas estão isolados, emquarentenaefizeramotes-teparaocoronavírus.Nin-guém apresenta sintomas.

SITUAÇÃOA prefeitura confirmou

mais36casosdadoençaemdoisboletinsdivulgados nosábado e o número de tes-tes positivos subiu para734.Ospacientessão17mu-lheres com idades entre 4 e90 anos e 19 homens comidades entre 14 e 45 anos.

Ataxadeocupaçãodoslei-tosclínicosestáem76%e,naUTI,50%.Aotodo,65pacien-tesestavaminternadosnoúl-timo sábado – 54 são mora-dores de Montes Claros.

PRIMEIRA MORTETambém nesta semana,

foi confirmada a primeiramorte pelo novo corona-vírus em Rio Pardo de Mi-nas. Ao todo, são 201 situa-ções notificadas e 29 casosconfirmados no municí-pio de 30.578 habitantes.

PLATÔCom mais de 2 mil mor-

tos pela Covid-19 em Mi-nas,oEstadoinformounes-ta segunda-feira (20) que

háumatendênciadeestabi-lização das taxas de ocupa-ção dos leitos de UTI e deregistrodeóbitospeladoen-çanoterritóriomineirodu-rante o platô.

O fato foi notado a partirdos dados epidemiológicosda última semana, paraquandoestavaprevistoopi-co da pandemia. O platô,iniciado na semana passa-da, é a trajetória em que onúmero de casos se man-témelevado por um tempodeterminado.

“Nós estamos vendouma flutuação dentro donúmero de ocupação deleitos que não mostramaisuma tendência gran-de ao aumento da ocupa-ção”, afirmou o secretá-rio de Estado de Saúde,Carlos Eduardo Amaral.O número de mortes peladoença também segue es-sa propensão.

Nesta segunda, Minastem 67,25% dos leitos deUTI ocupados. Apesar derepresentar um cenáriomelhor do que antes, a es-tabilidade nas taxas, po-rém, não significa que onúmero de casos estejaem queda. “É muito im-portante nós não termostido um pico grande, masrealmente nós precisare-mos acompanhar esse de-senrolar da epidemia atéque tenhamos uma noçãoclaradeque começamosater a redução do númerode casos no Estado”, afir-mou. (ComAnderson Rocha, do

Hoje em Dia)

COVID-Testes confirmarammais duasmortes

PEDRO GONTIJO/IMPRENSA MG

4 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21 de julhode2020 onorte.net

Page 5: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

Aposta perigosa em ‘coquetel’Infectologista alerta que “indicações” contra Covid se espalhampeloWhatsApp

Saúde

u

RISCODEINTOXICAÇÃO–Pessoas estariam

consumindo o

vermífugo

Ivermectina emdoses

consideradas altas

PERIGO–CorticoideAzitromicina só deve ser usado por pacientes naUTI,

adverte o infectologista Unaí Tupinambás

“É estranho as pessoas tomaremremédios por conta própria porque osúnicos dados na literatura médica, esão dados muito importantes,apontam que temos ferramentas paracombater a Covid-19, e ferramentasleves”, diz o infectologista UnaíTupinambás.“Se a pessoa usar máscara deforma adequada, se mantiver umdistanciamento social de doismetros do seu interlocutor, se evitaraglomerações – não for a festas,não for a reuniõesdesnecessariamente – e lavar asmãos, isso tem um impactoimportantíssimo na saúde, contra onovo coronavírus”, reafirma omédico. Essas ações, pondera, são

muito melhores do que tomarremédio.Na Alemanha, um país que menosusou essas chamadas terapiasmilagrosas, diz Unaí Tupinambás, ataxa de mortalidade foi menor. Já naEspanha, por exemplo, onde váriosprofissionais e pessoas com Covidapostaram nisso, a mortalidade emdecorrência da enfermidade foi muitomais alta, ressalta ele.O especialista reforça que usarmedicamento sem indicaçãocomprovada é um risco a mais decomplicação da doença. Essesmedicamentos podem ter efeitoscolaterais que, inclusive, podemlevar quem os consome para ohospital.

Luisana Gontijo

Do Hoje em Dia

Ainda não há vacinaou medicamento com-provadamente eficazcontra a Covid-19. Atéaqui, a ciência já ates-tou que é possível con-ter a disseminação donovo coronavírus comatitudes como distan-ciamento social, uso demáscaraemespaçospú-blicos e higienizaçãocorreta das mãos. Mastem muita gente alheiaa isso arriscando a pró-priasaúdecomautome-dicação. As “receitas” seespalham rapidamentepelo WhatsApp.

“A gente tem visto, in-felizmente, que a fontede informação de umaparcela importante dapopulação tem sido re-latos no WhatsApp e is-so é um risco enorme”,avisa o infectologistaUnaí Tupinambás, pro-fessor da UFMG e inte-grantedoComitêdeEn-frentamento à Epide-mia de Covid-19 da Pre-feitura de BH.

“Temos registradoefeitoscolateraisimpor-tantes, não só dessasmedicações que as pes-soas acham que evitamou tratam o novo coro-n a v í r u s , m a s d aautomedicaçãoparaou-tras condições tam-bém”, observa.

Asredessociais,dema-neira geral, estão cheiasde“indicações”deremé-dios supostamente paracombaterCovid-19.Abo-la da vez é o vermífugoIvermectina, mas hátambém informaçõessobre consumo casadocomvitaminaD,ZincoeAzitromicina – espéciede “coquetel” contra a

doença. A eficácia não écomprovada. Além domais, consumido por con-taprópria,semaavaliaçãomédica, o quadro clínicopode se agravar, ressalta oespecialista.

Comunicado recente daSociedade Brasileira de In-

fectologia condena o quechama de divulgações ina-dequadas nas mídias so-ciais, sem evidência cientí-fica, que desinformam opúblico sobre o uso de re-médios contra a Covid-19.

A professora aposenta-da Elisabeth Lino da Silva

está entre as pessoas quefizeram uso de Ivermecti-na com a intenção de pre-venir a Covid-19. Revelaque soube do fármaco pe-las redes sociais. “Percebique muitos amigos esta-vam aderindo. Não fui to-mando rapidamente, co-

mecei a pesquisar. Esta-mos tão desesperados,mesmo sabendo que oscientistasestãotrabalhan-dopornós,queestouusan-do também própolis sprayna garganta toda vez quesinto um desconforto”.

Com sintomas similaresaosdeumagripe forte,queela admite ter associado asinaisde coronavírus, a se-cretária Vera AparecidaCarlos, de 63 anos, diabéti-ca, fez uma consulta on-li-ne pelo SUS e recebeu re-ceita médica com indica-ção para se tratar com zin-co, corticoide (Azitromici-na) e Ivermectina. Isso,mesmo sem o teste diag-nóstico para Covid.

“Achei que podia ser co-ronavírus, por causa dosprimeiros sintomas e daneura em que estamos to-dos”, reconhece Vera, di-zendoquetomou“umado-se pesada do vermífugo,de três comprimidos portrês dias”.

SUPERDOSAGEM

O infectologista UnaíTupinambás adverte quea indicação da Ivermecti-na para tratar verminoseé em dose única. “A gentenunca a usou por mais deumdia.Agora,pessoases-tão usando por quatrodias, a cada 15 dias. Nãosei se essa dose acumula-da pode ter efeito, muitomenos contra Covid. Aspessoas precisam termais calma, escutar maisaciênciaeosdadosdalite-ratura médica”.

Questionada sobre a re-ceita prescrita a Vera Car-los, a PBH respondeu quedesdeabriloferececonsul-ta on-line para casos sus-peitos da doença, com sin-tomas como tosse, dor degarganta, congestão nasalecoriza,comousemfebre.

A PBH apontou aindaque “é prerrogativa do mé-dico prescrever ou nãoqualquer medicamento,deacordocomoquadroclí-nico e a necessidade de ca-dapaciente,nasdosesreco-mendadas”.

u SAIBA MAIS

FOTOS MAURÍCIO VIEIRA/HOJE EM DIA

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21de julhode2020 5

Page 6: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

FRIDA E

PAGU

Mais um filme

norte-mineiro em

festival internacional

Cultura

u Originário de uma peça de teatro, ‘The LastNight’ entra em votação popular no Lift-Off

Ir ao supermercado de máscara, observando oasseiodasmãosedocarrinhocomálcoolemgeleo distanciamento tem riscomédio de contamina-ção pelo coronavírus. É preciso observar qual aquantidade de pessoas, o tamanho do espaço, adistância entre os fregueses, o tempo de exposi-ção, se o local é interno ou externo, se as superfí-cies são muito tocadas, o número de casos daárea,para fazeressecálculo.Aindaassim,amaio-ria prefere arriscar-se para escolher suas com-pras, especialmente frutas, legumes e verduras,que exigemmaior cuidado.Tudoquevemdeforadasuacasadeveserconsi-

derado contaminado pelo SARS-COV-2, o nomedo novo coronavírus, causador da Covid-19, adoença que já matou mais de 80 mil brasileiros,queseguecélereemsuasanhaassassina,entran-do pela boca, nariz e olhos e destruindo os pul-mões. A morte se dá por sufocamento.Quandodisponível, odoentegrave fica interna-

do no CTI, sendo colocado um tubo na garganta,sob anestesia geral (não há estoque de anestési-cos em todo o mundo), conectado num respira-dor, na posição de bruços, em média por três se-manas em coma induzido, situação em que umjovem perde 40% da sua massa muscular.Com relação às compras, as alternativas remo-

tas seriam por telefone celular, aplicativo, What-sApp ou ligação. Quando a feira chega, vinda aoportão ou buscada no supermercado, precisa serhigienizada, um processo cansativo e de grandetensão, por não se saber se está sendo feito umtrabalhoadequado.Amaioria lavacomdetergen-te tudo que possa ser lavado, até deixando o pro-duto de molho. Outros borrifam as embalagenscomágua sanitária diluída ou passamálcool 70º.Os invólucros, quando possível, devem ser des-

cartados e substituídos por vasilhames da casa.Nesse vai e vem, é necessário lavar asmãos todasas vezes que se fizer contato com algo que se su-põe contaminado. A dúvida e o erro são a regra.Quem acredita nisso e busca o acerto, confunde-se, imagina os que negam a doença, mesmo ven-do-a ceifar vidas de pessoas cada vezmais próxi-mas?Poderia ser visto comocômico receber compras

em sua porta, não encomendadas por você, maspor outra pessoa da casa, higienizar e guardartudo,eentãodescobrirquea feiraveio trocada?Oque fazer?

A feira chegou!

Adriana Queiroz

Repórter

Um espetáculo tea-tral concebido por nor-te-mineiros se trans-forma em filme e, ago-ra, ganha o mundo. “AÚltima Noite”, agoranomeado “The Last Ni-ght”, está concorrendono festival Lift-Off Glo-bal. O filme aborda oaumento da violênciadoméstica durante aquarentena e retrata ocotidiano de uma mu-lher confinada com omarido agressor.

Oespetáculofoiescri-to pela atriz, diretora,produtora e educadoraÉdila Thais, de 23 anos,e roteirizado pelo atordramaturgo João Rosa,de22.Primeiro,foiapre-sentado no canal Tea-tro e Performance, noYouTube. Em seguida,virou filme e foi legen-dado, ganhou asas e co-mo“TheLastNight”via-jou para fora do país.Foi então que tudoaconteceu!

Este foi o primeiro fil-me da atriz e a ideia deinscrevê-loemumfesti-val internacional par-tiu do companheiro ecoprodutor, João Rosa.“Esse momento signifi-caoprincípiodarealiza-ção do sonho de tornarmeu trabalho mundial-mente reconhecido”,conta Édila Thais.

A jovem nasceu e foi

criada em Montes Claros.Sempre foi uma criançamuito curiosa e muitoapaixonada pelas artes,especialmente, pela lite-ratura e as artes cênicas.“O universocinematográ-fico sempre me encan-tou, portanto, sempre fuiassumidamente cinéfi-la”, diz. A atriz sempre es-teve em contato diretocom as diferentes artesno Conservatório Esta-dual de Música LorenzoFernândez (Celf), ondecursou piano e canto.

“Aprendi sobre artes vi-suais e tive meu primeirocontato com as artes cêni-cas numa disciplina daprofessora Marina Antu-nes Colares. A partir daí,consegui me enxergaratuando”, conta.

INSPIRAÇÃOPara a atriz montes-cla-

rense,ainspiraçãovemdediferentes formas e luga-res e sempre surge de ma-neirainesperada.“Umafo-to, uma frase, um quadro,umacordedeuma músicapodem ser inspiração tan-to quanto um relato deabuso,deagressãoouoau-mento nos índices de vio-lência contra a mulher”.

JoãoRosa,naturaldeDa-tas, disse estar surpresocom a seleção do filme pa-ra o festival. “Acredito queaconteceu muito pelo te-mae,comoutilizamosdosrecursos, tudo é filmadoem plano sequência pelospróprios atores em cena,utilizando apenas o celu-lar. Estamos concorrendocom o mundo e com pro-

duções de grande investi-mento. Isso é uma oportu-nidadeparamostrarqueaartenorte-mineiratemou-sadia, qualidade e potên-cia. São tempos de se rein-ventar!Estaadaptação pa-ra a linguagem do cinemafoi uma loucura que aca-bou dando certo”, diz.

A primeira rodada dofestival é aberta ao públi-co em geral. E será por vo-tação popular. O filme es-tarádisponívelparaexibi-ção no Vimeo On De-mand como parte de umasérie de filmes que com-põem o festival e ficará aovivo por toda a semana,como em qualquer redede stream. Todos devemvotar no filme favorito eno segundo filme favorito(escrevendo na seção decomentários na páginado Vimeo).

“Os cinco melhores fil-mes de cada página darodada social serão en-viados aos juízes inter-nos da Lift-Off, que irãopontuar os filmes combase em vários aspec-tos. O de maior pontua-ção geral vence”, contaJoão Rosa.

Assim que o festival li-berar o link de votação,ele será disponibilizadono Instagram do filme “AÚltima Noite” ou “TheLast Nigth”, assim comono Instagram pessoaldos produtores.@jperryrosa

@edila.thais

@a.ultima.noite

ATUAL- Filme aborda o aumento da violência

doméstica durante a quarentena

Médica e jornalista

ARQUIVO PESSOAL

Mara Narciso

[email protected]

6 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21de julhode2020 onorte.net

Page 7: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

Futuro do Fundeb em plenárioLUDMILA GUIMARÃES

Educação

PEC que torna o Fundo permanente deve ser votada hoje na Câmarau

Cinthya Oliveira

Do Hoje em Dia

O futuro do Fundo deManutenção e Desen-volvimento da Educa-çãoBásicaedeValoriza-ção dos Profissionaisda Educação (Fundeb)deve ser definido nestasemana. A Câmara deDeputados adiou parahoje a votação da Pro-posta de Emenda Cons-titucional (PEC) 15/15,deautoriadaex-deputa-da mineira Raquel Mu-niz (PSD), que torna oFundo um programapermanente.

Aprevisãoéadequeavotação aconteça nestaterça-feira (21) em cará-ter de urgência, já que ofundo criado em 2006temdatadevalidadeatédezembro deste ano. APEC ganhou nesta se-gunda-feira o apoio daSociedade Brasileira dePediatria (SBP).

Discutida em audiên-cias públicas há cincoanos, a proposta prevêum aumento graduald a p a r t i c i p a ç ã o d aUniãonofundo,queho-je é de 10% – os outros90% vêm de estados emunicípios.

A PEC sugere 12,5%de complementaçãoem 2021, 15% em 2022,16,5% em 2023, 18%em 2024, 19% em 2025e 20% em 2026.

Criado para que ha-ja menor desigualda-de entre as redes de en-sino públicas, o Fun-deb reuniu R$ 156,3 bi-lhões em 2019.

A PEC 15/15 poderiater entrado em votaçãona semana passada,mas a relatora do proje-to decidiu esperar maisuns dias, para que o no-

vo ministro da Educaçãopudesse participar do de-bate em torno do Fundeb.Mas o recém-empossadoministro Milton Ribeiropublicou, nesta segunda-feira (20), que está com Co-vid-19etrabalhandodefor-ma remota.

PROPOSTA DOGOVERNO

No sábado (18), uma pro-posta alternativa à PEC foienviadapelogovernofede-ral aos líderes partidários.Além de propor valores di-ferentes para a contrapar-tida da União, o governoprevêmudançaapenaspa-ra 2022 – deixando umadúvida do que poderia serfeito em 2021, ano em quemunicípios e estados de-vem amargar muitas per-das por causa da pande-mia de Covid.

“Casoprospereapropos-ta do governo de renova-ção desse Fundo somente

apartirde2022,aSBPacre-dita que a educação básicabrasileira enfrentará umagrave crise, causada porfalta de recursos”, enfatizaa Sociedade Brasileira dePediatria, em nota.

A autora da PEC tam-bém pede pressa. “Não hámais porque adiar essa vo-tação. Desde 2015, esta-mosfazendováriasdiscus-sões, ouvindo o governoanterior e o atual, além devários ministérios. Já esta-mos nos aproximando dedezembro e não dá para fi-car sem o Fundeb em2021”,afirmouRaquelMu-niz, que, mesmo sem man-dato, não deixou de acom-panhar o debate sobre aPEC e sempre participoudasaudiênciaspúblicasre-ferentes à proposta.

“Acredito que nenhumdeputado terá coragem devotarcontraaeducação,es-pecialmentenestemomen-to em que toda a sociedade

entende a educação comofundamental”, disse.

RECEITA ESSENCIALO Fundeb é a principal

fontederecursosdaeduca-ção básica, respondendopor mais de 60% do finan-ciamento de todo o ensinobásico do país, etapa quevai do infantil ao ensinomédio. O fundo é compos-to por percentuais das re-ceitas de vários impostos.Atualmente, cerca de 40milhões de estudantes darede pública são atendi-dos pelos recursos do fi-nanciamento.

Os deputados vão apre-ciar o texto substitutivoapresentadopeladeputadaProfessoraDorinhaSeabra(DEM/TO),relatoradaPEC.A relatora adiantou que, seapropostaforaprovadape-loCongresso,muitosmuni-cípios mineiros poderãoser beneficiados por umacomplementação,aserapli-

cada em educação básica.“Na educação, usamos

um critér io de índicesocioeconômico, visandoosmunicípios mais pobres,com valores abaixo da ren-da per capita nacional. Nalista estariam municípiosde Minas, Norte e Nordes-te”, explicou. Atualmente,somentenoveestadosrece-bem a complementação.

POLÊMICAO governo fez duas pro-

postas que estão gerandopolêmicas: inserir no Fun-deb os gastos com aposen-tadorias e pensões, alémda transferência direta de5% da complementaçãoda União para famíliascom crianças em idade es-colar que se encontremem situação de pobreza ouextrema pobreza, incluin-do ações relacionadas àprimeira infância e ao au-xílio creche.

A deputada Professora

Dorinha se mostra contrá-ria a essas propostas quechegaram do governo nomomento em que a PECfoi para o plenário e dizque muitas concessões jáforam feitas na constru-ção do texto enviado aosdeputados.

“Não se pode pegar di-nheiro da educação para aárea do social, o próprioministro Barroso (Luis Ro-berto Barroso, do Supre-mo Tribunal Federal) já semanifestou sobre isso.Também não se pode usarrecursos do Fundeb parapagar aposentados, isso éilegal. Podemos ver o queé possível incorporar, masjá abrimos mão de váriospontos, como a reduçãod a t a x a d e c o m p l e -mentação de 40% para20%”, afirmou a deputa-da, acrescentando que osministérios da Educação eEconomia tiveram muitotempo para se manifestarsobre o tema.

Procuradospelareporta-gem, os ministérios daEducação e da Economiaafirmaram que não iriamse manifestar.

TRAMITAÇÃOPorsetratar deumapro-

posta de emenda à Consti-tuição (PEC), o texto preci-sa ser aprovado por trêsquintos dos deputados, ocorrespondente a 308 vo-tosfavoráveis,emdoistur-nos de votação.

A perspectiva dos parla-mentareséadequeaanáli-se da matéria seja concluí-da hoje na Câmara. Em se-guida, o texto segue paraapreciação do Senado, on-de também deve ser anali-sado em dois turnos e de-pende da aprovação de pe-lo menos 49 senadores. APEC não precisa da sançãopresidencial.

DEFESADAEDUCAÇÃO-RaquelMuniz e ProfessoraDorinha, autora e relatora da PEC, respectivamente

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21 de julhode2020 7

Page 8: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

Jovem morre baleado; policial penalque atirou alega legítima defesa

Cidade

u Tiros teriam sido disparados contra grupo que fazia barulho na rua

Christine Antonini

Repórter

Um jovem de 16 anosmorreu no domingoapós ser atingido porumtironacabeça.Ocri-me aconteceu no bair-roVilaAnália,emMon-tes Claros. O disparo te-riasidofeito porumpo-licial penal.

De acordo com o bo-letim de ocorrência, opolicial penal afirmouque atirou em grupode pessoas que terialançadopedras e garra-fas por quatro vezesno telhado da casa on-de mora.

Josué Nogueira foiatingido com uma ba-la na cabeça. O agentechegou a ser preso,mas foi liberado na tar-de de ontem. A armafoi recolhida.

Toda ação foi regis-trada por câmeras desegurança de residên-cias vizinhas, mas asimagens não foram di-vulgadas para não pre-judicar as investiga-ções. A família viu osvídeos que mostram ogrupo ao lado da resi-dência do policial pe-nal, conversando.

“Dá pra ver nos ví-deos que em momentoalgummeusobrinhojo-gou pedra na casa dele.O vídeo mostra que de-poisdotiro,umdosami-gos dele, ao ver meu so-brinho caído, chutou oportão. Meu sobrinhoera alegre, estava erra-do por estar na rua du-rante a quarentena,maseleerajovemeque-ria estar com os ami-

gos. O cara que fez issocom ele conhecia a gente,sempre moramos no mes-mo bairro. Meu sobrinhonão mexia com coisa erra-da, na internet estão cha-mando ele de ‘negrinho’,como forma de mancharaimagemdele.Somospre-tos, temos família e quere-mos justiça”, destaca a tiade Josué, Ellen Teixeira.

INVESTIGAÇÃOO caso está sendo inves-

tigado pela Delegacia deHomicídios como homicí-dio consumado. Segundoo delegado Bruno Rezen-de, testemunhas serão ou-vidas nos próximos diaspara fechar o inquérito.

“O policial penal foi pre-so em flagrante por homi-cídio consumado. Ele ale-ga que atirou em defesaprópria devido a ação deterceiros contra sua resi-dência. Recolhemos asimagens que estão sendoanalisadas e estamos che-candoasinformações.Va-mosapurar ascircunstân-cias, a dinâmica do fato epossível motivação do cri-me”, pontua Rezende.

DEFESAA defesa do acusado dis-

se que neste momento émuito prematuro qual-quer enfrentamento so-bre os fatos, já que a in-vestigação começou on-tem. Quanto à liberdadeconcedida ao investiga-do, ela está, segundo o ad-vogado, em consonânciacom o regramento legal econstitucional.

“Isso porque a prisãocautelar só é possívelquando a liberdade do in-vestigado é um risco con-

creto à sociedade ou aoprocesso. O que não é o ca-so”, destaca o advogadoWalen Freire.

Em nota, a Secretaria deEstado de Justiça e Segu-rança Pública (Sejusp) e oDepartamentoPenitenciá-rio de Minas Gerais (De-

pen-MG) lamentaram amorte do adolescente eclassificaram o ato comoisolado. O texto diz aindaquenãorepresentaocom-portamento dos mais de17 mil servidores do siste-ma prisional, responsá-veis pela custódia de 60

mil detentos em Minas.“De acordo com infor-

mações preliminares, oservidorestavaforadoho-rário de serviço e fez usoinapropriado do seu ins-trumento de trabalho,cuja utilização se restrin-ge à defesa pessoal, atrela-

daao seuexercíciofuncio-n a l d e c u s t ó d i a eressocialização de deten-tos. A Polícia Civil seguena investigação criminaldo caso e o Depen-MG, naapuração rigorosa dos fa-tos no âmbito administra-tivo”, informa a nota.

CRIME- JosuéNogueira, de 16 anos, foi atingido comumabala na cabeça

ARQUIVO PESSOAL

“Meu sobrinhoera alegre,estava erradopor estar narua durante aquarentena,mas ele erajovem e queriaestar com osamigos. Ocara que fezisso com eleconhecia agente, sempremoramos nomesmo bairro.Meu sobrinhonão mexiacom coisaerrada. Somospretos, temosfamília equeremosjustiça”

Ellen Teixeira

Tia de Josué

8 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21de julhode2020 onorte.net

Page 9: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

Recordar é viver

Esportes

Torcidas de caixa de some de papelão não são novidades para rivaismineirosu

NADADENOVO–Na final do CampeonatoMineiro de 2017, oAtlético instalou caixas de somno Independência. No ano seguinte, o Cruzeiro preencheu um

setor doMineirão comescudos do clube de papelão emcimadas cadeiras numapartida contra oVasco, pela Copa Libertadores

FLÁVIO TAVARES/ARQUIVO HOJE EM DIA

Alexandre Simões

Do Hoje em Dia

Onovo normal no fu-tebol em tempos depandemia pelo corona-vírus é de estádios va-zios. Para tentar ame-nizar o ambiente, des-de que a bola voltou arolar, primeiramentena Europa, clubes têmse utilizado das chama-das “torcidas de pape-lão” e do sistema desom das arenas parareproduzir os gritos datorcida mandante.

Em Minas Gerais, abola volta a rolar nopróximo domingo,quando o Módulo Ido Campeonato Mi-neiro será retomado.E as duas prát icascom certeza estarão

sendo usadas, principal-mente nos estádios dacapital (Independênciae Mineirão). Mas não sepode dizer que elas se-jam novidades. Muitopelo contrário.

“A torcida de alto falan-te” e a “torcida de papelão”já estiveram presentesnas duas novas arenas deBelo Horizonte.

CAIXA DE SOM

Em 7 de maio de 2017,Atlético e Cruzeiro fize-ram no Independência ojogo de volta pela decisãodo Campeonato Mineiro.O Galo precisava apenasdo empate para ser cam-peão e garantiu a taçavencendo por 2 a 1.

Antes de a bola rolar, oassunto do clássico fo-ram as caixas de som ins-

taladas pelo clube e queestavam voltadas para osetor onde estariam oscruzeirenses.

A hashtag #Torcida-DeAltoFalante, criada pe-los cruzeirenses antes doconfronto, ficou em ter-ceiro lugar no TwitterBrasil. E uma série de me-

mes invadiu as redes so-ciais, além de vídeos demomentos em que a torci-da atleticana estava cala-da, mas as caixas esta-vam lá, tocando alto.

TORCIDA DE PAPELÃO

Menos de um ano de-pois da “torcida de alto

falante”, o Cruzeiro tevea sua versão da “torcidade papelão”. Em 4 deabril, recebeu o Vasco,no Mineirão, pela segun-da rodada da fase de gru-pos da Copa Libertado-res, após perder por 4 a 2para o Racing, da Argen-tina, na estreia.

O público no Mineirãonem foi ruim (35.033 pa-gantes e 38 mil presentes),mas a ação do marketing,de colocar escudos enor-mes do Cruzeiro num dossetores mais caros, o cen-tral, em frente às câmerasda televisão, provocouum efeito em que se viaum número muito maiorde peças de papelão quede torcedores.

Aí foi a vez dos atletica-nos não perdoarem aação de marketing do ri-

v a l . E a h a s h t a g#TorcidaDePapelão bom-bou no Twitter e as redessociais ganharam váriosmemes.

REALIDADE

Agora,oAtléticojáanun-ciouquevenderáapresen-ça de torcedores em ima-gens de papelão em seusjogos, com o preço varian-do de R$ 45 a R$ 130.

O serviço de som dos es-tádios, quando Galo e Ra-posa atuarem em Inde-pendência e Mineirão,respectivamente, aindanão se sabe se serão utili-zados para reproduzir osom das torcidas. Mas na-da disso é novidade emMinas Gerais, pois aquinós já tivemos a “torcidade alto falante” e a “torci-da de papelão”.

REPRODUÇÃO/TWITTER

A “torcida de papelão” nos jogosdurante a pandemia temgarantido uma renda extra aosclubes, que não podem lucrar coma bilheteria das partidas. Issoporque o torcedor que tem a suafoto colocada numa cadeira temde pagar por isso

onorte.net MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21de julhode2020 9

Page 10: PÁGINA6 Semanadecisivapara aprovaçãodoFundeb · ra: com o projeto de Maia de tentar brecha para nova eleiçãonaMesadaCâmara,oucomosprojetosvindou-ros do Palácio. TEIMOSO O jornalista

Gracielle e o esposo Rildo vão lançar,em breve, a loja virtual para atendertoda a cidade e região com lanches,eventos, festas e presentes, com a co-modidade de não precisar sair de ca-sa... Desejamos um doce sucesso!!!

A Brigraderia Gourmet (leia-se Gracielle Vic-tor) inaugurou suamais nova loja no centro dacidade.OmezaninodoEdifícioAthenas, naave-nidaCel Prates, ficoumaisaconchegantee con-vidativo com o aroma exalado pelos bolos, do-ces, chocolates, salgados, biscoitos e cafés es-peciais que a Brigraderia oferece.

A qualidade de sempre mudou de endereçoe agora pode atender a expectativa de todoscom o delivery. Suas encomendas e comemo-rações sempre serão motivos de muita ale-gria para a Brigraderia Gourmet.

Mesmo com a crise econômica que todos têm enfrentadocom a pandemia, a equipe de funcionários foi mantida, ga-rantindo o atendimento individualizado de seus clientes. Anova cozinha construída é o sonho de toda confeiteira, a lojaéo sonho real de todo cliente e criança comas vitrines rechea-das de muitas delícias.

Brigraderia Gourmet chegano Centro da cidade

“Existem pessoas que nos inspiram... Outras que nos fazem bem... E aquelas que, simplesmente sem pedir licença, tocam nossa alma”

Giu Martins.com Giu Martins

giumartins.com

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

10 MONTESCLAROS, segundae terça-feira, 20e21de julhode2020 onorte.net