PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014...

12

Transcript of PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014...

Page 1: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.
Page 2: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

PLANO DE AÇÃO 2014-2016

Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

– Delegação Regional do Norte

MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR

Page 3: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

PLANO DE AÇÃO 2014-2016 MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR. A lista candidata à eleição para os órgãos regionais da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) com o tema “Mobilizar. Intervir. Partilhar” vem propor o seguinte Plano de Ação para o triénio de 2014-16. Em conjunto com a Direção Nacional, pretende mobilizar os bibliotecários, arquivistas e documentalistas da zona norte na defesa da especificidade da profissão e da sua formação. Será o momento de, em conjunto, pensarmos não só no que a Associação pode fazer por nós, mas também no que podemos e devemos fazer pela Associação, neste momento de grandes dificuldades para os serviços BAD e para os profissionais da informação. Principais áreas de intervenção:

1) Intervenção política e social: no momento difícil que atravessámos, com cortes nos recursos financeiros e humanos dos serviços BAD, torna-se fundamental a intervenção da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e das suas diferentes delegações, em todas as questões e conflitos que tenham a ver com estes serviços e os seus profissionais - participação em todas as campanhas de mobilização dos seus profissionais, promoção das literacias, defesa das bibliotecas, arquivos e serviços de documentação.

2) Formação dos profissionais: pretendemos continuar a apostar na formação contínua dos profissionais, diversificando a oferta e apostando em ações de curta duração e em diferentes localidades da zona norte, bem como dar a conhecer e divulgar a informação mais recente sobre a profissão e os serviços BAD.

3) Partilha e Cooperação: com a direção nacional e as outras delegações, tendo em vista a defesa dos superiores interesses dos profissionais e dos serviços BAD, assim como com outras instituições da zona norte com interesses afins: Universidades, outras associações do sector, associações culturais, etc.

A Associação

Portuguesa de

Bibliotecários,

Arquivistas e

Documentalistas -

Delegação Regional

do Norte propõe no

presente documento

algumas linhas gerais

de atuação para estar

mais perto das

necessidades da

comunidade

profissional que

representa e apoia.

Page 4: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

Linhas de ação prioritárias: A) Intervenção política e social 1.1 Em coordenação com Conselho Diretivo Nacional sensibilizar a administração central e local, todos órgãos de decisão, para a importância dos serviços de biblioteca, arquivos e museus, enfatizando a importância da formação adequada dos trabalhadores dos respetivos serviços. 1.2 Ajudar na implementação regional da campanha nacional de marketing promovida pelo grupo de trabalho das Bibliotecas Públicas para promover o papel e a importância das bibliotecas públicas e dos seus profissionais. 1.3 Arquivos: apoiar e mobilizar os profissionais desta área em todas as ações de promoção destes serviços. 1.4 Museus - Centros de documentação e informação: apoiar e mobilizar os profissionais desta área em todas as ações de promoção destes serviços. 1.5 Promover a itinerância regional de exposições alusivas à profissão e à importância dos serviços BAD. B) Formação dos profissionais 1.1 Propor a realização de Seminários em diferentes locais e datas sobre temas da atualidade; 1.2 Propor a realização do I Roteiro Literário da BAD aos escritores do Norte, em parceria com diferentes instituições da região. A realizar entre 2014 e 2016. 1.3 Visitas técnicas a Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus do Norte com ciclo de conversas temáticas 1.4 Acolher ações de formação contínua do Plano Nacional de Formação da BAD, distribuindo-as por diferentes áreas geográficas da zona Norte. C) Cooperação 1. Estreitar relações de diálogo e trabalho com várias entidades regionais cujo enfoque passa pelo livro, pela leitura, pelos direitos de autor, pela dinamização cultural: Delegações da Sociedade Portuguesa de Autores, Editoras, Livreiros, Delegação Regional Norte da Cultura; Municípios; Serviços de Arquivo, Biblioteca e Museus; 2. Cooperar e estabelecer parcerias com as Associações de Municípios no sentido de propor mais formação especializada aos profissionais de BAD e divulgar junto dos profissionais e dos serviços BAD candidaturas a financiamento nacional e comunitário; 3. Colaborar com o Movimento Nacional de Manuais Escolares, nomeadamente com as entidades que na zona Norte dinamizam este movimento; 4. Colaborar com as redes concelhias de Bibliotecas (Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas); 5. Apoiar, sempre que necessário, as entidades de ensino superior e seus investigadores da zona Norte da área das Ciências da Informação; 6. Recolher todas as informações, notícias, atividades de interesse profissional regional para publicação nos sítios web da BAD.

Page 5: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

ELEIÇÃO PARA OS ÓRGAOS REGIONAIS DA BAD

Triénio 2014 – 2016

Delegação Regional Norte

Notas Biográficas

Conselho Diretivo Regional

PRESIDENTE

Isabel Domingas Pereira da Costa, Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – área de Bibliotecas e Documentação. Mestre em Ciências Documentais pela Universidade de Évora (19 de setembro de 2005) com uma tese de mestrado intitulada “Perfis profissionais dos técnicos do serviço de informação à comunidade: as bibliotecas públicas portuguesas”, sob a orientação do Doutor José António Calixto. De janeiro 1995 – 1989 exerceu funções na Câmara Municipal de Santo Tirso – Biblioteca Municipal. De 1989 a 1991 exerceu funções na Editora Asa – Jornal Correio Pedagógico e na Gabinete de Educação Tecnológia, Artística e Profissional. Desde novembro de 1991 até 9 de dezembro de 2007 exerceu funções de Técnica Superior de Biblioteca e Documentação na Câmara Municipal de Ponte de Lima. No período de 1997 – 2000 exerceu funções de Chefe de Divisão de Educação e Cultura no mesmo Município. De dezembro de 2007 a novembro de 2009 exerceu funções de Chefe de Divisão de Educação e Cultura na Câmara Municipal de Valença. Neste momento, é Técnica Superior – Biblioteca e Documentação no Município de Valença e exerce funções de Diretora da Biblioteca Municipal de Valença. Exerceu funções docentes na Escola Profissional do Alto Minho Interior e na Escola Profissional do Alto Lima, nos Cursos Técnico de Informação/ Bibliotecas e Documentação. No âmbito do Programa FOCO participou como formadora em ações de formação sobre bibliotecas escolares no Centros de Formação de Professores de Ponte de Lima e Viana do Castelo. Desde janeiro de 2001 que leciona na Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, inicialmente no Curso de Pós-Graduação em Ciências Documentais e mais recentemente na Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação. Nesse âmbito acompanhou dezenas de estágios e fez parte de diferentes júris da PGCD.

Page 6: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

VICE-PRESIDENTE

Paula Cristina Marinho Moura, nasceu no Porto a 16 de junho de 1973. Desde 2002 exerce funções no Museu dos Transportes e Comunicações como técnica superior de biblioteca e documentação, aliado a outras tarefas (gestão de conteúdos on-line, visitas guiadas e apoio na produção e montagem de exposições). Em 1996 finaliza a sua licenciatura em Ciências-Históricas (ramo científico) na Universidade Portucalense. Em outubro de 2009 concluiu o Mestrado em Gestão da Informação, na Universidade de Aveiro, desenvolvendo a sua dissertação na área da gestão da informação nas organizações culturais. Entre os anos de 2001-2006 frequentou as pós-graduações em Ciências-Documentais, na variante, bibliotecas e centros de documentação (2001-2003) e, na variante arquivos (2003-2006), na Universidade Portucalense. Desde outubro de 2012 é membro do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (APBAD).

Page 7: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

SECRETÁRIA

Cristiana Vieira de Freitas Licenciada em História – Ramo Científico, com Pós-graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999) e Mestre em Informação, Comunicação e Novos Média pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2011), com a tese intitulada “A autenticidade dos objetos digitais”. Iniciou a sua carreira como profissional da informação na Universidade do Porto, onde exerceu funções de técnica superior no Arquivo da Faculdade de Engenharia - FEUP (1999-2002), e desde 2002 é técnica superior responsável pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima, tendo sido nomeada responsável pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima entre 2007- 2010 e novamente entre 2012-2013. Foi docente da disciplina de História no 3º ciclo de ensino básico e secundário (1997). É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua nas áreas de Didática Específica (História), Ciências Documentais e Organização de Bibliotecas Escolares. Foi formadora, entre outros, no Curso Técnico de Informação BAD / Biblioteca e Serviço de Documentação da Escola Profissional de Paredes de Coura (1999), nos cursos de Técnicos Profissionais de Biblioteca e no curso de Técnicos Profissionais de Arquivo, promovidos pela BAD, que decorreram em Viana do Castelo, entre 2002 e 2005, e no Curso de Gestão Documental, promovido pela CIM-Alto Minho, em 2013. Tem diversos artigos publicados, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado com comunicações em congressos nacionais e internacionais.

Page 8: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

VOGAL

Manuela Barreto Nunes (Porto, 1962).

Professora Auxiliar e Diretora da Biblioteca Geral da Universidade Portucalense. Coordenadora dos Cursos de Mestrado em Educação e Bibliotecas e em Ciência da Informação, e do Curso de Pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivística e membro eleito do Conselho Científico daquela universidade. Investigadora integrada do CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedade da Universidade de Évora. Doutora em Documentação pela Universidade de Granada (2003) - grau obtido com a tese “El medio es el servicio: sitios Web de Bibliotecas Públicas en Portugal y España”. Pós-graduada em Ciências Documentais – Variante Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1991). Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1985). Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1999 e 2002. Como bibliotecária, exerceu nas Bibliotecas Municipais de Vila Nova de Famalicão (1990-1994) e Vila Verde, onde também dirigiu o Arquivo Municipal (1995-1999). Foi Vice-Presidente da Delegação Regional do Norte da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – durante dois mandatos; foi fundadora, membro da direção e presidente da Bibliomédia – Associação de Bibliotecas para a Cooperação. Tem vários artigos publicados em revistas e obras coletivas, bem como em atas de Congressos e outros encontros científicos e profissionais, nacionais e internacionais.

Page 9: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

VOGAL

Silvestre de Almeida Lacerda

Concluiu a licenciatura em História a 22 de Julho de 1982, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção Arquivo, que terminou em 29 de Julho de 1988 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A partir de 1991, Técnico Superior de Arquivo no Arquivo Distrital do Porto. Entre 1997 e 2000, Coordenador do Departamento de Património e Gestão, pertencente ao Centro Português de Fotografia. Vice-Presidente da BAD no biénio de 1994-1996. Eleito Presidente do Conselho Directivo Nacional da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, para o triénio 2002-2004. Membro do Conselho do Conselho Nacional de Cultura e Presidente da Secção de Arquivos, a partir de 2007 Entre 2005 - 2007 foi director do Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, e entre 2007 e 2012 - Director-geral da Direcção Geral de Arquivos. Actualmente Sub-Director da Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas A partir de 2005 integra o Grupo de Peritos em Arquivos, junto da Comissão Europeia, denominado EAG – European Archival Group A partir de Julho de 2005, representa Portugal no EBNA – European Board of National Archives Membro do Conselho Directivo da Associação Latino-Americana de Arquivos, Ramo Regional do Conselho Internacional de Arquivos Presidente da Secção Portuguesa da Comissão Luso-Brasileira de Salvaguarda da Documentação - COLUSO

Page 10: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

CONSELHO FISCAL REGIONAL

PRESIDENTE

Luiza Margarida Gehl da Fonseca Bastos Batista

Licenciatura em Química, ramo científico, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação e Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de Évora. Sócia da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, fez parte da Comissão Permanente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (Biénio 2004-2005) e foi Vogal de Formação da Direção Regional Norte (Triénio 2008-2010). Foi membro da EIA – European Information Association (1997-2012) e da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions (2007-2012). Desde 1988, exerce funções em bibliotecas universitárias: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade Lusíada do Porto; e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, elaborou o projeto de criação do Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Lusíada do Porto, integrado na Rede de Informação da União Europeia sob coordenação da Comissão. Há vários anos, desenvolve investigação nas áreas de Estatísticas e Avaliação da Qualidade, do Desempenho e do Impacto de Bibliotecas e Serviços de Informação, sendo autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais. É formadora e coordenadora de cursos de formação no âmbito BAD.

Page 11: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

VOGAL

Aida Pires Branco Alves Diploma de Estudos Avançados em “Métodos de Investigação em Biblioteconomia”, no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca (2004); Pós-Graduação em Ciências Documentais, realizado na Faculdade do Letras da Universidade do Porto (1997-1999); Licenciatura de Português (Ensino de), na Universidade do Minho (1991-1996). Desde janeiro de 2007 desempenha funções de Diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), com funções de gestão, administração e organização de todos os serviços existentes; de 2004-2007 Técnica Superior de 1ª classe de Biblioteca e Documentação, a exercer funções na BLCS, em Braga, tendo desempenhado funções de: colaboração na conceção, planeamento, estabelecimento e aplicação de critérios de organização e funcionamento dos serviços. Coordenação e supervisão dos recursos humanos da área da leitura e da animação e dos materiais necessários às atividades a desenvolver na Biblioteca, procedendo à avaliação dos resultados. Apoio e coordenação dos serviços internos de Tratamento Documental: carimbagem, registo, aplicação de antifurto, catalogação, indexação/classificação, aplicação de etiquetas dos documentos nos mais variados suportes, de acordo com as necessidades específicas dos utilizadores e dos serviços. Colaborou na definição dos procedimentos de recuperação e exploração de informação. Apoio e orientação dos utilizadores dos serviços. Planificação, organização e realização de ações de difusão, atividades de animação e outras de interesse de acordo com os utilizadores e potenciais utilizadores. Realização de visitas de estudo guiadas à Biblioteca. Resposta a pedidos de informação. Ajuda no atendimento ao público; De 1999-2004 - Técnica Superior de 2ª classe de BD, exercendo funções no Centro de Documentação Europeia da Universidade do Minho (CDEUMINHO). Outras atividades ligadas ao ensino: Foi Assistente convidada na Faculdade de Filosofia de Braga - Universidade Católica Portuguesa, tendo assegurado as disciplinas de Ciência da Informação e de Análise e Organização da Informação I e II; lecionou ações de formação na área da Biblioteconomia e Documentação em cursos de Técnicos Profissionais da mesma área; em ações de formação contínua da APBAD, no programa FOCUS- Bibliotecas Escolares. Tem orientado várias teses de mestrado, estágios profissionais e curriculares na área de BD e licenciaturas várias. Outras atividades: tem participado e secretariado em alguns procedimentos concursais no âmbito da Administração Pública, para recrutamento de Assistentes Técnicos Administrativos e de BD, Técnico Superior de BD. Foi 1º vogal suplente da Direção Regional Norte da APBAD Norte, entre 2008 e 2013. Tem participado como oradora em vários seminários e palestras na área da Leitura Pública, Bibliotecas Públicas, Redes concelhias de Bibliotecas.

Page 12: PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 - Associação Portuguesa de ...apbad.pt › Downloads › Eleicoes2014 › eleicoes_norte.pdf · PLANO DE AÇÃO 2014 -2016 . MOBILIZAR. INTERVIR. PARTILHAR.

VOGAL

Luísa Alvim Mãe de 3 filhos, sonhadora do impossível, autora dos blogues Viva Biblioteca Viva e Camilo 2.0. Atualmente é técnica superior (área de Biblioteca e Documentação) na Casa de Camilo - Museu e Centro e Estudos. É doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de Évora. É investigadora do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Licenciada em Filosofia (1985), Pós-graduada em Ciências Documentais (1992) e Mestre em Ciência da Informação (2011). Trabalha na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, desde 1995, foi Chefe de Divisão da Cultura entre 1999 e 2006 e exerceu funções diretivas na Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão. Trabalhou anteriormente no Inventário do Património Cultural Móvel (Biblioteca Pública de Braga) e na Câmara do Porto, na Biblioteca Pública Municipal e no Arquivo Histórico. Foi vogal de formação no Conselho Diretivo Regional Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, no triénio 2007-2010 e secretária no triénio 2010-2013. Fez parte da Comissão Executiva do 10º Congresso Nacional BAD 2010. Foi membro do Program Committee of the Conference Elpub 2012 16th International Conference on Electronic Publishing e do Elpub 2013 17th Conference. Foi docente, desde 2001 a 2008 na Universidade Portucalense, na Pós-graduação Ciências Documentais. Publicou artigos em revistas da especialidade e em livros de coordenação diversa, tem participado com artigos científicos em congressos internacionais.

Facebook http://www.facebook.com/luisa.alvim Página pessoal http://luisaalvim.wordpress.com/

Blogue Viva Biblioteca Viva http://vivabibliotecaviva.blogspot.com/ Blogue Camilo 2.0 http://camilo20.wordpress.com/

Facebook http://www.facebook.com/CamiloCasteloBranco2.0 Delicious http://del.icio.us/alvimluisa Twitter http://twitter.com/luisa_alvim