Plano de Marketing - Green By Missako

29

description

Trabalho de Plano de Marketing desenvolvido por alunos do 4º semestre do curso de Marketing pela PUC SP.

Transcript of Plano de Marketing - Green By Missako

Apresentação

“Se déssemos mais asas a nossos sonhos, o mundo seria mais.”Green

Fundada em 1985, por Márcia Missako – pediatra e jovem mãe – que observou a falta de produtos para crianças que conjugassem beleza estética e conforto. Com base em seus conhecimentos, foi capaz de criar uma modelagem mais confortável e adequada aos pequenos.

Visão 

Não se limitar a vestir crianças, mas mostrar que devemos continuar a sonhar e acreditar que os sonhos podem e devem se tornar

realidade.   

Missão 

Encantar os clientes, ao superar suas expectativas e vender solução em moda. Estimular o exercício da autenticidade e tornar-se

reconhecida como uma das marcas mais desejadas e inspiradoras.   

Valores 

A ética nas relações, o respeito não só pelo cliente, mas também pelo colaborador, parceiros, concorrentes, o ambiente e a sociedade.

Oportunidade

Lançamento da linha de produtos HORA DA PAPA BY Green ® que fará parte de produtos de PUERICULTURA

Situação Para este plano, não se pretende lançar uma ampla linha de Puericultura leve, porém restrita a acessórios práticos e exclusivos. No futuro poderá ser ampliado o mix de produtos oferecidos.

A primeira fase contará com pratinhos, talheres, mamadeiras, copos, entre outros, todos com design moderno, anatômico e cores especiais fabricados com materiais de altíssima qualidade, proporcionando aos pais e ao bebê um momento mágico na hora das refeições.

Com o aumento do fluxo de clientes nas lojas, podemos satisfazer esta necessidade existente suprida pelos produtos da puericultura leve.

Situação A missão e visão da Green estão alinhadas às propostas desse plano de marketing pois sua missão é superar as expectativas de seus clientes, por isso, oferecendo os produtos de puericultura leve, proporcionaremos facilidade, e agilidade de encontrar no mesmo local, uma linha luxuosa de produtos de cuidado ao bebê.

Segundo a fornecedora Lillo, os produtos de puericultura leve proporcionam ao varejo uma margem de lucro superior a 50%, razão pela qual são geradores de lucro, a compra ocorreria muitas vezes por impulso, para a Lillo a categoria também pode desempenhar o papel de rotina.

Objetivos a serem alcançados - hora da Papa by Green ®

 • Aumentar o faturamento anual em 30% até 2015 com a inclusão da linha

de produtos de Puericultura leve;

• Aumentar as vendas em 45% com a inclusão da linha de produtos de Puericultura leve, com desconto no desafio desta porcentagem em 2011 já que o plano entraria em vigor apenas no segundo semestre.

2011 2012 2013 2014 2015

Volume de vendas (%) 25% 45% 45% 45% 45%

Market share NI NI NI NI NI

Fatur. anual aprox. (em

mil)

16,2 17,4 18,72 20,1 21,6

Consumidor Perfil do consumidorPais de crianças com idade de 0 a 10 – classes A e B e\ou quaisquer pessoas que queiram presenteá-las com peças de vestuário e\ou produtos de puericultura. Desejos e necessidades do consumidorNecessidade de pais, parentes e amigos de vestir as crianças adequadamente, com peças da moda, modelos exclusivos e diferenciados.

Desejo de contar com uma linha de produtos para alimentação de seus infantil que evidencie a marca Green.

Hábitos de uso e atitudes do consumidorA compra é realizada quando os pais julgam necessário adquirir peças de vestuário e acessórios para seus filhos, iminência de datas especiais ou festivas.

Papel Adultos Crianças

Iniciador X X

Especificador X

Comprador X

Influenciador X X

Decisor X

Usuário X

Papeis de

Compra

Mercado • O mercado infantil movimenta 50 bilhões por ano e cresce 14% ao ano, o dobro comparado com segmentos adultos (Faculdade de Economia e Administração USP)

• Dados do mercado revelam que lojas que adotaram espaço exclusivo de produtos para bebês em puericultura aumentaram suas vendas em até 45%.

• O mercado de roupas infantis e infanto-juvenis redescobriu novas possibilidades. Este processo foi o de criar roupas infantis e infanto-juvenis segundo as expectativas e anseios destes consumidores mirins.

• Estilistas altamente criativos, que suprem as fábricas com modelos variados, e estas, por sua vez, disponibilizam para os lojistas deste mercado todo um arsenal de moda acabada para ser comercializada.

Tamanho do mercado• Este setor representa pouco mais de 20% do mercado de roupas no Brasil 18% com a moda infantil e 5% com a moda bebê.

• Estado de São Paulo representa cerca de 40% de todos os números descritos acima.

Mercado

Prós e Contras do Setor PRÓS CONTRAS

• Lojas monomarcas tendem a se multiplicar, como opção aos antigos magazines e unidades multimarcas. Maiores a cada estação, crianças precisam renovar o guarda-roupa freqüentemente.

• Além do Natal, esse mercado tem no Dia da Criança, em outubro, outra data forte em vendas.

• O apelo de compra é emocional. Pais, mães, avós, padrinhos multiplicam o consumo do produto

• O consumidor costuma ser fiel às boas marcas.

• A concorrência das lojas multimarcas é grande, o que exige do franqueador uma política clara de território.

• Montar o estoque é sempre arriscado. Algumas coleções são compradas com meses de antecedência.

• Lojas monomarcas dependem muito do estilista. Se ele não acertar, as vendas serão prejudicadas.

• O mix de produtos de uma marca pode ter falhas, o que acarretará perda de clientes.

Demanda • Segmento infantil produz mais de 900 milhões de peças por ano;

• Sendo aproximadamente um bilhão de peças são produzidas anualmente.

• Porque: O Brasil possui mais de 38 milhões de crianças.

• Lojas que adotaram espaço exclusivo de produtos para bebês (puericultura) aumentaram suas vendas em até 45%.

O fato é que, embora haja uma queda na taxa de natalidade, há uma crescente de pais que planejam, e de mulheres independentes com maior poder aquisitivo, o que resulta em muitos casais que planejam o número de filhos que desejam ter, e mães, principais consumidoras, propensas a investir mais em cuidados com seu bebê, impulsionadas principalmente pela emoção.

Sazonalidade 

Este setor apresenta significativa sazonalidade nos Dias das Crianças e no Natal.

Impacto da Tecnologia

O impacto da tecnologia se observa mais no setor de confecção quando surgem máquinas mais avançadas.

Novas tecnologias devem ser implantadas no PDV para atrair novos clientes e propiciar experiências agradáveis e memoráveis ao público-alvo. Faz-se necessário o uso de material de merchandising no ambiente da loja, comodisplays eletrônicos com ações promocionais, totens, etc.

Segmentação de Mercado  A fim de estabelecer um critério que sirva de base à segmentação desse importante mercado, é necessário considerar aquilo que é mais fácil de identificar por qualquer observador e o que explica melhor o relacionamento entre a criança e a marca. Ou seja, a idade.

Segmentação Psicográfica/ Comportamental - Clientes que se preocupam qualidade, estilo, moda, exclusividade, conforto.

Segmentação Geografica - Nas regiões nobres das grandes cidades do país.

Segmentação Demográfica Classe - AB, Idade de 0-10 anos.

Concorrentes Diretos

Concorrente Indireto

P de Produto 

• Esse tipo de empreendimento trabalha com roupas infantis femininas e masculinas, quais sejam.• No caso da nova linha são eles: Pratinhos, Talheres, Mamadeiras, Copos, Babadores, Mordedores.

P de Ponto • São lojas geralmente localizadas em pontos de Classe AB (Shoppings de alto padrão e/ou bairros de alto padrão).

P de Promoção

• Participam de feiras de Moda, vestem personagens de programas de televisão (Cocóricó). Email-Marketing, Catálogos nas lojas.

P de Preço

• O preço estabelecido pela Green é destinado ao mercado de luxo infantil, portanto maximiza as margens, sendo necessariamente alto, para indicar o grande valor agregado, que apresentando qualidade alta/preço alto.

Aspectos Legais

• Não há legislação específica para o ramo infantil, regulamentando a atividade, mas sim leis específicas do varejo em geral.

• Padronização de Tamanhos. (ABNT) O objetivo desta padronização é corrigir distorções existentes entre os tamanhos das peças de roupas uma vez que as confecções têm como hábito adotar numerações diferentes.

• Toda linha de produtos deve obedecer às regras definidas pelo INMETRO e ANVISA.

• Órgãos: ABVTEX; ABIT; Sindicatos do Vestuário de São Paulo; Clube de Moda Infanto-Juvenil e Bebê

• A comercialização é o regulamentada pela Lei 8.078/90 que regulamenta as relações de consumo, as regras do direito civil e adéqua-as para uma sociedade de consumo.

• Este tipo de estabelecimento comercial tem a prerrogativa de optar pelo SIMPLES

Restrições à comunicação  • A resolução RDC N° 221, considera a necessidade de adotar requisitos de segurança sanitária para chupetas, bicos e mamadeiras e protetores de mamilo, assim como estabelecer ações de prevenção e controle sanitário destes produtos e seus fornecedores e distribuidores, visando a segurar a saúde infantil. • A lei N° 11.265, de 03 de janeiro de 2006 regulamenta a comercialização de alimentos lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos puericultura correlatos.

POSICIONAMENTO • Ciclo de vida e estratégia de marketing - A Green está no estágio de Maturidade. A estratégia é criar um novo produto em desenvolvimento de produto, direcionado ao mercado que já atua.

• Número de consumidores: 9.332.940 crianças de 0 a 14 do mercado de luxo A e B

• Volume de compras: 300 mil peças/ano.O Mercado produz anualmente aproximadamente um bilhão de peças de vestuário infantil. • Proposta de posicionamento do produto: HORA da PAPA BY GREEN será percebida pelo mercado-alvo como peças diferenciadas, de muito estilo e qualidade, de adequação à moda, porém de segurança, durabilidade, conforto, e facilidade na manutenção e coordenação entre peças, que proporcionam status ao consumidor mirim.

• Projeções do tamanho do mercado- Esse segmento ocupa uma fatia equivalente a 15% (mercado de vestuário: US$ 30,5 bilhões. Vestuário infantil: US$ 4,5 bilhões).

• Faturamento: cresce cerca de 6% ao ano.

Marketing Tático

• Bens facilitadores e de suporte : O PDV e O Website.

• Facilitadores para exposição do produto: Balcão para exposição, ou expositores giratórios que não ocupem muito espaço;

• Níveis de produto o Benefício central do produto – Cuidado com o bebe.o Produto Básico ou genérico – Não há.o Produto esperado – Durabilidade e Segurança.o Produtor ampliado – Dependerá do produto.

• Análise de Benefícios O beneficio para o consumidor é que ele não terá que sair do estabelecimento da Green para procurar por outra loja que forneça produtos de puericultura leve.

Marca Marca: Hora da PAPA BY GREEN Marca Mãe - Green By MissakoEstratégia de Marca – Guarda-ChuvaLogotipo - Será desenvolvido pela agência de publicidade e propaganda que atende a Green.Design - Contemporâneo e inovador. Assinado por Márcia Missako

PONTO 

Canais de distribuição - 37 canais de distribuição onde 17 são franquias. No Exterior:Angola – Luanda e Itália

Relacionamento com os canais:Serão utilizadas estratégias de venda pull push, em equilíbrio

Previsão anual de vendas da linha Hora da PAPA BY GREEN para os primeiros cinco anos, distintas para cada ano, que somando todos os tipos da categoria deverão totalizar 150 mil peças vendidas em 05 anos.

2011 2012 2013 2014 2015Volume de vendas (%)

15% 20% 25% 35% 45%

Mamadeiras peças 6,5 6,82 6,95 7,06 10,26

Babadores peças 3,0 4,09 4,13 4,24 7,54

Mordedores peças 3,0 4,09 4,13 4,24 7,54

Chupetas peças 4,0 4,20 4,31 4,45 7,66

Copos peças 2.0 2,10 2,16 2,27 5,40

Talheres peças 2,0 2,10 2,16 2,27 5,40

Pratinhos peças 2,0 2,10 2,16 2,27 5,40

Total em peças anual (em mil)

22,5 25,5 26 26,8 49,2

PROMOÇÃO Copy strategy  Objetivo- Convencer o público-alvo de que a linha PAPA BY GREEN foram criados para cuidar dos bebês com o mesmo carinho que uma verdadeira mãe pode ter;

Reason why: os produtos Green definem qualidade, sofisticação, durabilidade e segurança da marca GREEN;

Tom: profissional, preciso e competente;

Imagem do consumidor: Mães e pais, executivos/as, ou donas de casa, parentes e amigos de alto grau de instrução, posição social elevada, dedicados em cuidar dos filhos e que prezam pela qualidade e segurança.

Comunicação será feita através de: • Mídia, Promoção de vendas, ações de Relações públicas e de Marketing Direto, treinamento da equipe de vendas e ações de Endomarketing.

• O orçamento de promoção de 2% do faturamento anual.

• Pesquisas de marketing para avaliar a eficácia e a eficiência da promoção.

PREÇO

Objetivo da organização em relação a preço: O preço estabelecido pela Green é classificado como preço diferenciado, destinado ao mercado de luxo infantil, que maximiza as margens, sendo necessariamente alto, para indicar o grande valor agregado, que apresenta qualidade alta/preço de marca de luxo.

Fonte: Philip Kotler: Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle, 1998.

Resultados Financeiros

Hipóteses econômicas – Há hipóteses assumidas na Seção 6 que orientam a elaboração dos resultados financeiros.

Parâmetros do produto – Estima-se um crescimento lento no segundo semestre de 2011, devido à introdução e adaptação ao mercado. No próximo ano (2012) espera-se um crescimento acelerado como resultado da estratégia de comunicação. Nos anos subseqüentes, as vendas devem continuar crescendo, até que em 2015 apresente a maior taxa de venda.

Analise de Equilíbrio

Matriz de Ansoff

Produto

Mercado

Atual Novo

Atual Vestuário infantilLinha de acessórios

“hora da papa

by Green”

Novo Em fase de estudos Em fase de estudos