Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de...

13
Plano de URM - HUGV Plano de URM - HUGV /AM /AM Plano de Uso Plano de Uso Racional de Racional de Medicamentos Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – Gerente de Risco – HUGV/UFAM HUGV/UFAM Manaus/AM Manaus/AM

Transcript of Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de...

Page 1: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

Plano de Uso Racional Plano de Uso Racional de Medicamentosde Medicamentos

Farm. Ma. Elizete AlmeidaFarm. Ma. Elizete AlmeidaGerente de Risco – HUGV/UFAMGerente de Risco – HUGV/UFAM

Manaus/AMManaus/AM

Page 2: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

Área de AbrangênciaÁrea de Abrangência• Multidisciplinar, contemplando três Multidisciplinar, contemplando três eixos do ciclo do medicamento:eixos do ciclo do medicamento:

• Seleção/ Prescrição;Seleção/ Prescrição;• Aquisição/ Armazenagem/ Aquisição/ Armazenagem/ Dispensação;Dispensação;• Administração/ Utilização.Administração/ Utilização.

Page 3: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

Planejamento e ResultadosPlanejamento e Resultados

OBJETIVOS PROPOSTOSOBJETIVOS ALCANÇADOS

SIM NÃO PARCIAL

Seleção/ PrescriçãoImplementar a comissão de Farmácia e Terapêutica, treinar e capacitar com a finalidade de revisar o padrão de medicamento de forma sistemática;

    X

Promover estudo de utilização para os medicamentos de alto custo institucional;

    X

Organizar uma sistemática para implantação dos protocolos clínicos de forma documentada, e disponibilizar para as clínicas do hospital;

X    

Page 4: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

OBJETIVOS PROPOSTOS OBJETIVOS ALCANÇADOSSIM NÃO PARCIAL

Aquisição, Distribuição, DispensaçãoModernizar o processo de trabalho, através da aplicação de projetos de Informática (software de gestão: administrativa e clínica)

  X  

Implementar os Procedimentos Operacionais Padrão -POP’s, referente às etapas de Aquisição, Distribuição, Dispensação;

    X

Conseguir avaliar toda a prescrição médica no ato da dispensação quanto à interação, Reação Adversa a Medicamento, estabilidade, incompatibilidade, e os erros de prescrição.

  X  

Page 5: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

OBJETIVOS PROPOSTOSOBJETIVOS ALCANÇADOS

SIM NÃO PARCIAL

Administração/ UtilizaçãoProver à Equipe de Enfermagem, através da Educação Continuada, cursos para atualização de conhecimentos na utilização dos medicamentos;

X    

Orientar o descarte dos resíduos com critérios da RDC 306;

    X

Implementar ações de auditoria de Administração e utilização de medicamentos na equipe de enfermagem;

  X  

Page 6: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

OBJETIVOS PROPOSTOSOBJETIVOS ALCANÇADOSSIM NÃO PARCIAL

Ações Paralelas

Farmacovigilância:

Revisão da metodologia X    

Central de manipulação estéril:

NPT,QUIMIO, ANTB, Farmacotécnica X    

Planejamento e ResultadosPlanejamento e Resultados

Page 7: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

PROTOCOLOS ASSISTENCIAISPROTOCOLOS ASSISTENCIAIS

1a. tentativa: R1- designados para 1a. tentativa: R1- designados para colaborar com os preceptores na colaborar com os preceptores na elaboração dos protocolos assistenciais;elaboração dos protocolos assistenciais;Alternativa: Alternativa: contratarcontratar médicos, com médicos, com experiência clínica, em regime de bolsa, a experiência clínica, em regime de bolsa, a fim de elaborar os protocolos e submetê-fim de elaborar os protocolos e submetê-los à avaliação e implementação pelos los à avaliação e implementação pelos serviços.serviços. As atividades dos médicos serão As atividades dos médicos serão supervisionadas por preceptores.supervisionadas por preceptores.Término em março/ 2007.Término em março/ 2007.

Page 8: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

CAPACITAÇÃO CAPACITAÇÃO Capacitação da enfermagem para o Uso Capacitação da enfermagem para o Uso Racional de Medicamento: Ação de Racional de Medicamento: Ação de extensão – UFAMextensão – UFAM Interna- 60 profissionaisInterna- 60 profissionais Externa – 150 profissionais (palestrante USP)Externa – 150 profissionais (palestrante USP)Capacitação de alunos, bolsistas e Capacitação de alunos, bolsistas e farmacêuticos para o Uso Racional de farmacêuticos para o Uso Racional de Medicamento.Medicamento. Apoio de professores do Curso de FarmáciaApoio de professores do Curso de Farmácia Farm. Daiandy Silva – HC Porto AlegreFarm. Daiandy Silva – HC Porto Alegre

Page 9: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

Parceria com a faculdade de Parceria com a faculdade de Farmácia Farmácia

Projeto de extensão de Estudo de utilização de Projeto de extensão de Estudo de utilização de medicamento:medicamento:Estudo do perfil farmacológico dos Estudo do perfil farmacológico dos antimicrobianos no HUGVantimicrobianos no HUGV Estudo qualitativo, quantitativo e econômico das Estudo qualitativo, quantitativo e econômico das drogas inibidoras da secreção gástrica e drogas inibidoras da secreção gástrica e antiulcerogênicas no HUGV.antiulcerogênicas no HUGV. Envolvimento dos acadêmicos com o tema Envolvimento dos acadêmicos com o tema

URMURM Apresentação de diagnóstico importante.Apresentação de diagnóstico importante.

Page 10: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

FARMACOVIGILÂNCIAFARMACOVIGILÂNCIA

REVISÃO DA METODOLOGIAREVISÃO DA METODOLOGIA Implantação da ficha do perfil Implantação da ficha do perfil

farmacoterapêutico;farmacoterapêutico; Discusão dos casos clínicos;Discusão dos casos clínicos; Cartão de alerta de RAM.Cartão de alerta de RAM.

Page 11: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

Ações pararelasAções pararelasConclusão da central de manipulação Conclusão da central de manipulação estéril; estéril;Viabilização de participação no III Viabilização de participação no III SINCAL (Simpósio Internacional de SINCAL (Simpósio Internacional de Controle de Contaminação Ambiental)Controle de Contaminação Ambiental)Visita técnica à Farmoterápica - RS e Visita técnica à Farmoterápica - RS e SP.SP.

Page 12: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

Page 13: Plano de URM - HUGV/AM Plano de Uso Racional de Medicamentos Farm. Ma. Elizete Almeida Gerente de Risco – HUGV/UFAM Manaus/AM.

Plano de URM - HUGV/APlano de URM - HUGV/AMM

Obrigada!Obrigada!

[email protected]@ufam.edu.br hugv.ufam.edu.brhugv.ufam.edu.br