PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam...

8
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ I Gincana do Estagiário Menor Aprendiz do TJAP/2019 Com o intuito de estimular os jovens adolescentes que atuam como Estagiários Nível Médio (Menores Aprendizes), no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, à cultura do mérito, do conhecimento e da leitura, o judiciário amapaense incluiu neste ano, por ocasião da XIV Semana Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça, a Gincana do Menor Aprendiz do TJAP/2019, que acontecerá no dia 08 de novembro de 2019, com início às 08h00, no Plenário do Tribunal, e recepcionará, neste primeiro momento, bolsistas com atuação na sede do TJAP e nas Comarcas de Macapá e Santana. 1. REGULAMENTO. OBJETIVOS Promover a integração e a troca de conhecimento entre os bolsistas do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (sede do TJAP e das Comarcas de Macapá e Santana), oportunizando a concorrência saudável e o estímulo à vitória. Desenvolver valores éticos e morais e exercitar a solidariedade e a filantropia. Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão. Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e comunitários. Exercitar o espirito de liderança e motivação. 2.DISPOSIÇÕES GERAIS 2.1. Este Regulamento dispõe sobre a Gincana do Estagiário Menor Aprendiz do TJAP/2019, elaborada pela Comissão Organizadora instituída por portaria da Presidência. 2.2. A Gincana terá início às 08h00 e término às 11h30 do dia 08/11/2019. 2.3. Poderão participar os Estagiários Nível Médio que atuam na sede do TJAP e nas Comarcas de Macapá e Santana. 2.4. É de responsabilidade da Comissão Organizadora a ampla divulgação deste regulamento, assim como zelar pela ordem, disciplina e garantir que todas as normas sejam cumpridas pelos participantes. 2.5. São atribuições da Comissão Organizadora: Organizar a Gincana; Promover ampla divulgação através da Assessoria de Comunic ção do TJAP-ASCOM. Preparar e entregar formulários, comprovantes, assim comod423fos e o que necessário para a execução das provas;

Transcript of PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam...

Page 1: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ

I Gincana do Estagiário Menor Aprendiz do TJAP/2019

Com o intuito de estimular os jovens adolescentes que atuam como Estagiários Nível Médio (Menores Aprendizes), no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, à cultura do mérito, do conhecimento e da leitura, o judiciário amapaense incluiu neste ano, por ocasião da XIV Semana Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça, a Gincana do Menor Aprendiz do TJAP/2019, que acontecerá no dia 08 de novembro de 2019, com início às 08h00, no Plenário do Tribunal, e recepcionará, neste primeiro momento, bolsistas com atuação na sede do TJAP e nas Comarcas de Macapá e Santana.

1. REGULAMENTO.

OBJETIVOS

Promover a integração e a troca de conhecimento entre os bolsistas do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (sede do TJAP e das Comarcas de Macapá e Santana), oportunizando a concorrência saudável e o estímulo à vitória.

Desenvolver valores éticos e morais e exercitar a solidariedade e a filantropia.

Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão.

Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e comunitários.

Exercitar o espirito de liderança e motivação.

2.DISPOSIÇÕES GERAIS

2.1. Este Regulamento dispõe sobre a Gincana do Estagiário Menor Aprendiz do TJAP/2019, elaborada pela Comissão Organizadora instituída por portaria da Presidência.

2.2. A Gincana terá início às 08h00 e término às 11h30 do dia 08/11/2019.

2.3. Poderão participar os Estagiários Nível Médio que atuam na sede do TJAP e nas Comarcas de Macapá e Santana.

2.4. É de responsabilidade da Comissão Organizadora a ampla divulgação deste regulamento, assim como zelar pela ordem, disciplina e garantir que todas as normas sejam cumpridas pelos participantes.

2.5. São atribuições da Comissão Organizadora:

Organizar a Gincana;

Promover ampla divulgação através da Assessoria de Comunic ção do TJAP-ASCOM.

Preparar e entregar formulários, comprovantes, assim comod423fos e o que necessário para a execução das provas;

Page 2: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

ulário próprio r do dia 25/10/2019

c er

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ

Mobilizar e incentivar os estagiários;

Fiscalizar e ajudar a coibir atos de violência, provocação, bem como ofensas e outras atitudes que prejudiquem a gincana.

Manter sigilo absoluto em relação às provas, ou tarefas, sendo proibidos de auxiliar no desempenho das atividades.

2.6. A Comissão Organizadora será composta por servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, tem como função e dever a integridade e transparência no julgamento, bem como validar o cumprimento de cada tarefa.

2.7. A Comissão Organizadora terá como dever julgar e emitir parecer quanto à punição cabível, em casos de descumprimento deste Regulamento ou de qualquer uma das provas.

2.8. A equipe ou gincaneiro que se comportar inadequada ou antidesportivamente e ferir este Regulamento, ou trouxer prejuízos à boa imagem da Instituição, após análise da Comissão Organizadora, poderá ser desclassificado.

2.9. De modo análogo, não serão tolerados quaisquer tipos de ofensa, provocação e insultos por meio de redes sociais, sites, blogs, bem como qualquer tipo de plataforma online, sendo cabível a punição prevista no Item 2.8.

2.10. As provas ou tarefas deverão ser cumpridas nos prazos estabelecidos pelos organizadores, e não será aceito nenhum tempo excedente, a não ser que a Comissão Organizadora chegue à conclusão de que isso se faça necessário.

2.11. A Comissão Organizadora, conforme o caso, por motivo justo, poderá invalidar, cancelar ou alterar o tempo para a realização de uma prova ou tarefa.

2.12. Toda e qualquer reclamação sobre as provas ou tarefas da Gincana, ou comportamento dos gincaneiros, deverá ser apresentada por escrito, assinada e entregue pelo interessado devidamente inscrito, à Comissão Organizadora, para que a Comissão avalie e emita parecer final, vedada a intervenção de terceiros não participantes da gincana.

2.13. Todas as pessoas que participarem do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento.

2.14. Os casos omissos serão sanados pela Comissão Organizadora.

3. PARTICIPAÇÃO / INSCRIÇÃO

3.1. A Gincana do Estagiário Menor Aprendiz do TJAP/2019 será realizada com a participação dos Estagiários Nível Médio no âmbito do Triburia e - Justiça do Estado do Amapá (lotados na sede do TJAP e nas Comarcas de Macapá e antana).

3.2. Os estagiários interessados em participar deverão pre para inscrição, que estará disponível na página do TJAP7 (sexta-feira).

Page 3: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ

3.3. As inscrições serão limitadas a cinquenta(50) participantes.

PROVAS E TAREFAS

4.1. Tarefa Filantrópica I (arrecadação de roupas e calçados usados e em boas condições de uso; de materiais de higiene corporal e de limpeza doméstica)

A arrecadação de itens para doação a instituições filantrópicas da cidade é uma maneira de incentivar a solidariedade e sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de ajudar a quem vive em situação de vulnerabilidade, em especial no período que antecede o Natal.

4.2. Tarefa Filantrópica II (Doação de Sangue):

Esta tarefa visa sensibilizar a comunidade em relação à necessidade de doação de sangue. O participante que tiver interesse em participar dessa Tarefa deverá indicar doadores maiores de idade que deverão se deslocar até o HEMOAP para a doação, aonde receberão o comprovante que deverá ser apresentado à Comissão Organizadora.

4.2.1 As Tarefas Filantrópicas I (arrecadação de produtos) e II (doação de sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019.

4.3. Prova do Quebra-cabeça.

A prova do Quebra-cabeça é muito simples e tem a finalidade de promover uma atividade grupal, porém que exija concentração e atenção.

4.4. Soletrando (ESCRITO)

Tarefa que busca envolver os participantes numa atividade lúdica de estudo da ortografia de palavras da língua portuguesa, além de reconhecer o aspecto gramatical e de uso das palavras conforme definição e aplicação no discurso.

4.5. Prova da Pontaria

A prova da Pontaria consiste em todos os participantes trabalharem, ao mesmo tempo, para colocarem canetas dentro de garrafas, seguindo as regras específicas.

4.6. Prova de Raciocínio Lógico

A prova de raciocínio lógico objetiva medir a capacidade analítica dos participantes, ou seja, a sua capacidade de analisar problemas e propor estratégias de solução, além do tipo de raciocínio que ele adota nesse processo e a capacidade de resolver problemas d cotidiano.

PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. A Tarefa Filantrópica I (doação de roupas e calçados em boas condições de uso; de materiais de higiene corporal e de lindeza gom ti a) terá a pontuação com base em unidade, possuindo pontuaçóes e er onforme Tabela anexa. As demais provas terão pontuação específica. /

sados e

(

Page 4: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

,• PODER JUDICIÁRIO

JUSTIÇA DO ESTADO DO ~PÁ

5.2. Para a Tarefa Filantrópica II (Doação de Sangue) será computado para o participante cinquenta(50) pontos por cada doador.

5.3. A prova do Soletrando terá a pontuação de duzentos (200) pontos ao vencedor cento e cinquenta(150) pontos ao 2° colocado e cem (100) pontos ao 3° lugar.

5.4. A prova do Quebra-cabeça será de sessenta (60) pontos aos vencedores e de trinta (30) pontos aos segundos colocados.

5.5. A prova da Pontaria terá pontuação de oitenta(80) pontos para a equipe vencedora e quarenta (40) pontos para a segunda colocada.

5.6. A prova de Raciocínio Lógico terá a pontuação de acordo com a quantidade de questões acertadas.

5.7. Nas provas em Grupo, haverão 5 grupos com dez (10) participantes cada.

5.8. O resultado final será divulgado nas redes sociais do TJAP, sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação.

5.9. Os vencedores da Gincana do Estagiário Menor Aprendiz do TJAP/2019 serão aqueles que somarem os maiores números de pontos, respectivamente, em 1°, 2° e 3° lugares.

6. REGULAMENTO ESPECíFICO DAS PROVAS

6.1. Tarefa Filantrópica I (arrecadação de roupas e calçados usados e em boas condições de uso; de materiais de higiene corporal e de limpeza doméstica) PROVA INDIVIDUAL:

Obs: A pontuação com base na arrecadação se dará por unidade, possuindo pontuações diferentes.

6.1.1. Os produtos arrecadados deverão ser entregues na sede do TJAP, das 08h00 às 11h00 do dia 08/11/2019, para a Comissão Organizadora. Os participantes deverão dispor os produtos organizados de forma a facilitar a conferência e a contagem dos mesmos (a organização na entrega será avaliada e somará dez(10) pontos à equipe participante).

6.1.2. A apuração da arrecadação de qualquer tarefa será realizada pela Comissão Organizadora no mesmo dia 08/11/2019, devendo o participante acompanhar pessoalmente a contagem dos produtos doados e receber o comprovante do total arrecadado e da pontuação respectiva.

6.1.3. A Comissão Organizadora recusará produtos danificados ou com prazo de validade vencido ou que julgar impróprios para o uso.

6.1.4. Todos os itens arrecadados serão distribuídos à instituiç6s1 7fJ&tópicas da cidade a serem indicadas pelos membros da Comissão Organizgor

Page 5: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ

6.1.5. A pontuação será proporcional a sua arrecadação, de acordo com a Tabela abaixo.

Itens para arrecadação

ITENS/UNIDADE PONTUAÇÃO

Calçados 20

Roupas 10

Material de higiene 10

Material de limpeza 10

Fralda geriátrica 20

Outros itens 10

6.2. Tarefa Filantrópica II (Doação de Sangue) PROVA INDIVIDUAL:

6.2.1. Regras: Esta tarefa visa sensibilizar sobre a necessidade de doação de sangue. A equipe deverá indicar doadores que sejam maiores de idade, os quais deverão deslocar-se até o HEMOAP. A doação de sangue será comprovada através da entrega de comprovante fornecido pelo HEMOAP, com data condizente com o cronograma proposto para esta tarefa, até as 11h00 do dia 08/11/2019.

Doação de Sangue

PONTUAÇÃO — Cinquenta (50) pontos por cada doador de sangue.

6.3. Prova do Quebra-cabeça. PROVA EM GRUPO.

6.3.1. Regras:

Será fornecido pela Comissão Organizadora um quebra-cabeça igual para os grupos;

Os competidores deverão esperar o sinal do árbitro para começarem a montar o quebra-cabeça;

A prova não terá um tempo para execução, mas terminará quando o segundo grupo participante encerrar sua montagem corretamente.

Resultado: Os participantes que acabarem primeiro e corretamente a montagem, vencerão a prova e ganharão 60 pontos. Os segundos colocados ganharão 30

pontos.

6.4. Prova do Soletrando (ESCRITO). PROVA INDIVID L

6.4.1. Regras: Cinquenta(50) palavras serão dit.:as, c.ta ti, participantes, que a soletrarão por escrito em fçlrmulár.

Comissão no ato da prova. /

METODOLOGIA: ,/

r vez, aos ornecido pela

(

Page 6: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ

6.4.2. Ao ser lançada a palavra para os participantes, que serão repetidas por no máximo duas(2) vezes, estes poderão pedir a definição da palavra a um dos jurados ou a sua aplicação numa frase para que isso facilite sua soletração escrita, ou sua definição no dicionário;

6.4.3. Cada participante terá um(1) minuto para escrever a palavra letra por letra MAIÚSCULA. Não poderá haver rasura.

6.4.4. Ao final, os participantes entregarão o formulário e a correção será feita pela Comissão até o encerramento da Gincana.

6.4.5. Este jogo tem o objetivo de desenvolver habilidades para a escrita;

Resultado: O participante vencedor ganhará 200 pontos. Segundo e terceiro lugar receberão 150 e 100 pontos, respectivamente.

6.5. Prova da Pontaria. PROVA EM GRUPO

Obs: A prova da Pontaria consiste em todo o grupo trabalhar para colocar canetas dentro de garrafas, seguindo regras especificas.

Regras:

6.5.1. Cada participante de cada grupo será equipado com uma caneta pendurada por um barbante na cintura;

6.5.2. Os competidores tentarão colocar essa caneta no interior da garrafa, sem auxílio das mãos, utilizando somente movimentos da cintura;

6.5.3. A prova terá a duração de um (1) minuto e a equipe que colocar o maior número de canetas nas garrafas no menor tempo será a vencedora.

Resultado: a equipe vencedora receberá oitenta (80) pontos e a segunda colocada quarenta(40) pontos.

6.6. Prova do Raciocínio Lógico. PROVA INDIVIDUAL

Regras:

6.6.1. Todos os participantes receberão uma folha de papel com questões diversas impressas na frente e no verso, as quais deverão ser respondidas ou resolvidas conforme cada comando.

6.6.2. Esta prova terá um tempo para execução de quinze (15) minutos;

6.6.3. Os membros da Comissão Organizadora permanec estratégicos para fiscalização;

6.6.4. O gabarito com as respostas das questões será afixado err(vc: após o término do tempo definido para a execução.

- a t m locais

vel logo

Page 7: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO ~PÁ

6.6.5. A cada participante será contabilizada a nota correspondente aos seus acertos.

6.8. DA PREMIAÇÃO INDIVIDUAL:

6.8.1. O primeiro colocado receberá UM NOTEBOOK.

6.8.2. O segundo colocado receberá UM APARELHO CELULAR.

6.8.3. O terceiro colocado receberá UMA BICICLETA.

6.9. DA PREMIAÇÃO DOS GRUPOS:

6.8.1. A primeira equipe colocada receberá UM JOGO DE VOLEY COMPLETO

6.8.2. A segunda equipe colocada receberá UM JOGO DE BASQUETE COMPLETO

6.8.2. A segunda equipe colocada receberá UM JOGO DE FUTEBOL.

Macapá-AR 23 de outubro de 2019.

Des. Carmo Antô o è - Souza Coordenador da Gincana

Page 8: PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAPÁ · sangue) iniciam na data da inscrição e terminam as 11h00 do dia 08/11/2019. 4.3. Prova do Quebra-cabeça. A prova do Quebra-cabeça

'OD R EJD

T.TE-FICA DO ESTADO DD) AMAPÁ

1 Gincana do Estagiário Menor Aprendiz do TJAP/2019

PONTUAÇÃO

PROVAS EM GRUPO E INDIVIDUAL Vencedor 2° colocado 3° colocado

1-Tarefa Filantrópica 1—Arrecadação de produtos Pontuação por produto - Tabela abaixo

Tarefa Filantrópica II — Doação de sangue 50 pontos por cada doador

Prova do Quebra-cabeça 60 30 X

Prova da Pontaria 80 40 X

Prova da Raciocínio Lógico Pontuação por questão certa

Prova do Soletrando Escrito 200 150 100

Tarefa Filantrópica I - Itens para arrecadação

ITENS/UNIDADE PONTUAÇÃO

Calçados 20

Roupas 10

Material de higiene 10

Material de limpeza 10

Fralda geriátrica 20