Polistécnica

20

description

Boletim Informativo do Instituto Politécnico de Viseu

Transcript of Polistécnica

Page 1: Polistécnica
Page 2: Polistécnica

2

FILOXENIA

Testemunho Erasmus: “O que era, o que foi, o que ficou” 3

Consórcio ERASMUSCENTRO 2012/2013 5

INFORPOLIS

Obra de Rogério Matias, Docente do Instituto Politécnico de Viseu - Publicada a 4ª Edição de “Cálculo Financeiro. Teoria e Prática” 6

Tomada de Posse da PRESIDENTE do Conselho Técnico- Científico da Escola Superior de Saúde de Viseu 7

PROJETO OUR STRATEGY’20 Conclusões do Encontro Internacional de Varsóvia 8

Provedor do Estudante 9

EM FOCO

Politécnico de Viseu CENTRO NACIONAL DO EMPREENDEDORISMO 10

Instituto Politécnico de Viseu alcança relevante 3º Prémio 14

POLITÉCNICA – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro ÁREA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 15

AUXILIAR DE MEMÓRIA 16

SUMÁRIO

Publicação editada na íntegra ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Page 3: Polistécnica

FILOXENIAA Cooperação Internacional no IPV

3

Testemunho Erasmus: “O que era, o que foi, o que ficou”

Ana Catarina Almeida Pinto Lobã[email protected]

Ana Clara Correia [email protected]

Sara Isabel do Carmo [email protected]

(Alunas do curso de Gestão Turística, Cultural e Patrimonial, ESTGL)

A ideia de realizar um estágio num país estrangeiro é, para qualquer estudante, uma oportunidade única, uma esperança de abrir novos horizontes e desafiar os próprios conhecimentos. Ao termos conhecimento das bolsas do programa Erasmus que o Instituto Politécnico de Viseu atribuía aos seus alunos não hesitámos em concorrer, uma vez que tal oportunidade, enquanto alunas de Gestão Turística que somos, nos iria enriquecer bastante a nível académico. Chegado o grande dia da nossa jornada académica na Expourense, em Ourense, Espanha, apresentámo-nos muito expectantes ao iniciar esta nova etapa. A Expourense é uma fundação pública sem fins lucrativos que se baseia na organização de grandes feiras, sendo elas a Termatalia, Celebra, Xantar e Funergal, tendo como foco principal o turismo de negócios. Esta fundação respeita a hierarquia piramidal apresentando-se dividida em vários departamentos, nomeadamente a Direcção, que é composta pelo presidente Celso Barbosa bem como pelo director geral, Alejandro Rubín. Ao mesmo nível hierárquico, encontra-se o Departamento de Gestão, bem como o Departamento de Recursos Humanos. Em terceiro lugar na pirâmide estão os Departamentos de Marketing, Comunicação, Feiras e Eventos e o de Vendas.

Page 4: Polistécnica

4

Com a aproximação do final do estágio é possível, desde já, fazer um balanço sobre esta experiência que, como tudo na vida, tem os seus aspectos positivos e os seus aspectos menos positivos, pelo que decidimos realçar os que realmente foram relevantes nesta jornada. Em primeiro lugar, como não poderia deixar de ser, o traço distintivo que marcou o estágio foi, sem dúvida, a língua, a cultura, os hábitos e costumes, tendo bem presente que nos dias de hoje dominar a língua espanhola, sobretudo no sector turístico, é uma mais-valia. Um outro aspecto que marcou este estágio foi inequivocamente a realidade empresarial com que tivemos contacto, experiência essa que nos deu a conhecer todo o trabalho de “back office” necessário para a realização de uma feira de cariz internacional, como a Termatalia.O aspecto menos positivo, na nossa opinião, é, sem dúvida, a monotonia que se vive dentro de um escritório.Com a realização deste Estágio esperamos enriquecer o nosso currículo para que este seja valorizado no mundo do trabalho, contribuindo para o próprio desenvolvimento pessoal.

Page 5: Polistécnica

5

O Consórcio Erasmuscentro, composto pelos institutos politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém e Viseu, viu a sua candidatura para o ano lectivo de 2012/2013 aprovada pela Agência Nacional para a gestão do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.Estima-se que 300 estudantes das instituições de ensino superior referidas realizem um período de estágio ao abrigo do Programa Erasmus num país do espaço europeu, por um período mínimo de 3 meses e máximo de 12.O ano 2012/2013 marca o alargamento deste consórcio aos politécnicos de Portalegre e Santarém, reforçando a condição de maior consórcio português da atualidade. Este facto assume maior relevância, não só pela dimensão geográfica em causa, mas acima de tudo pela

Consórcio ERASMUSCENTRO 2012/2013

Sandra FamiliarServiços de Relações Externas - [email protected]

capacidade de cooperação politécnica em prol dos seus estudantes, maximizando recursos e competências.O orçamento total imputado ao Consórcio Erasmuscentro para o ano académico 2012/2013 é de 443.050,00€, sendo que 420.000,00€ serão vertidos em 300 bolsas para os alunos dos 7 institutos politécnicos. O Instituto Politécnico de Viseu encontra-se a finalizar o recrutamento dos seus

estudantes que terão a oportunidade de realizar um período de estágio num país europeu no ano lectivo de 2012/2013. É expectável que as experiências profissionais dos beneficiários se revelem uma mais-valia nos seus percursos académicos e futuro profissional, onde a formação além-fronteiras vê a sua importância exponenciada num mundo cada vez mais global.

Page 6: Polistécnica

6

INFORPOLISObra de Rogério Matias, Docente do Instituto Politécnico de Viseu

Publicada a 4ª Edição de “Cálculo Financeiro. Teoria e Prática”

Acaba de ser publicada a 4ª edição da obra “Cálculo Financeiro. Teoria e Prática”, da autoria de Rogério Matias, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.

Esta nova versão foi revista e atualizada nos seguintes aspetos:. Renovação, ampliação e diversificação do conjunto de exercícios propostos,. Adoção de novas abordagens para algumas matérias, tendo em conta as dúvidas mais frequentes,. Inclusão de novos exemplos, gráficos e símbolos com vista a facilitar a compreensão de tópicos específicos da matéria e chamar a atenção para aspetos considerados especialmente importantes,. Atualização da referência a diplomas legais que entretanto foram introduzidos, alterados ou revogados,. Adoção do Novo Acordo Ortográfico e da norma portuguesa para representação de números.

A página de apoio na internet (www.calculofinanceiro.com) é uma extensão não só deste, como dos outros livros do autor. Esta página, com milhares de visualizações, tem constituído um forte apoio a alunos, não só portugueses, mas também de outros países, sobretudo PALOP, em especial graças ao fórum de esclarecimento de dúvidas e ao material de livre acesso que disponibiliza.

As obras de Rogério Matias são atualmente comercializadas em Portugal, Angola, Moçambique, Brasil e Espanha.

Outras obras do autor:

- Cálculo Financeiro. Exercícios Resolvidos e Explicados (em coautoria com Ilídio Silva)- Cálculo Financeiro. Casos Reais Resolvidos e Explicados- Matemática Financiera. Manual Básico (versão traduzida e adaptada ao mercado espanhol, em coautoria com J. Antonio Seijas Macías – Universidade da Coruña)

Rogério MatiasDocente da ESTGV - [email protected]

Joaquim AmaralGabinete de Comunicação e Relações Públicas - [email protected]

Page 7: Polistécnica

7

O Presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Engenheiro Fernando Sebastião, conferiu posse à Presidente reeleita do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) no dia 26 de setembro do corrente ano. Professora Coordenadora desta escola superior do IPV, a Prof.ª Doutora Manuela Maria Conceição Ferreira vai desta forma exercer o seu segundo mandato consecutivo. Este ato público surge no seguimento da eleição ocorrida no dia 6 de junho dos membros do Conselho Técnico-Científico da ESSV, homologada em 2 de agosto por despacho da Vice-Presidente do IPV, Professora Paula Carvalho, e posterior eleição da presidente deste órgão em seu seio, ocorrida no dia 11 de julho do corrente ano.A reconduzida Presidente fez um agradecimento “às pessoas que comigo colaboraram no anterior mandato e a todas as que em mim uma vez mais confiaram para exercer este cargo”. A Professora Manuela Ferreira relevou ainda o seu propósito maior “estamos cá para fazer o melhor pela nossa instituição”.Na presença da comunidade académica da instituição, o Presidente do IPV felicitou a empossada pelo trabalho desenvolvido e endossou votos de continuação de um trabalho de excelência. O Engenheiro Fernando Sebastião concluiu a sua breve intervenção da mesma forma de outras cerimónias análogas, enaltecendo a empossada e dirigindo-lhe “uma palavra de reconhecimento pelo espírito de missão revelado pelas pessoas que se disponibilizam para desempenhar estes cargos, tendo em conta a conjuntura atual”.

Tomada de Posse da PRESIDENTE do Conselho Técnico- Científico da Escola Superior de Saúde de Viseu

Joaquim AmaralGabinete de Comunicação e Relações Públicas - [email protected]

o IPV no FACEBOOK

Page 8: Polistécnica

8

PROJETO OUR STRATEGY’20Conclusões do Encontro Internacional de Varsóvia

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego participou no Encontro Internacional em Varsóvia, no âmbito do projeto comunitário “Our Strategy20”, inserido no Europe for Citizens Programme, Ação 1, Medida 2.1.Neste encontro final participaram todos os parceiros do projeto, tendo sido debatidas diversas temáticas comunitárias e procurando-se identificar estratégias conjuntas e homogéneas para promover a participação ativa e profícua dos cidadãos no processo de integração europeu.Durante os 4 dias de trabalhos, as diversas delegações foram divididas em outros grupos de trabalho que tiveram como objetivo principal a discussão e elaboração de propostas de recomendação a apresentar no final do projeto à Comissão Europeia, referentes à implementação e desenvolvimento das metas definidas na Estratégia 2020, com especial atenção para a integração das minorias no espaço comunitário. Dos 8 grupos de trabalho, 3 grupos foram liderados por elementos da delegação portuguesa.De todos os assuntos abordados e trabalhados, realçamos três áreas que, pela sua importância e pela preocupação generalizada a todas as delegações, merecem ser destacadas:A Educação – todos os participantes procuraram contribuir com propostas que implicassem a obrigatoriedade do ensino, a necessidade do sistema de ensino ser mais integrativo e que permitisse um maior conhecimento da própria União Europeia e das diferenças culturais, sociais

Paula SantosDocente da ESTGL - [email protected]

e históricas existentes;O Emprego – o debate centrou-se na elaboração de propostas de recomendação que promovessem a proteção dos trabalhadores, mas também que permitisse a requalificação dos recursos humanos, com o objetivo de tornar o espaço comunitário mais competitivo e inclusivo;O Ambiente – neste assunto a conclusão principal evidenciou a necessidade de um crescimento sustentável da economia sustentável, de forma a conseguirmos ser competitivos e simultaneamente social e ambientalmente responsáveis.

Todas as temáticas debatidas foram sempre analisadas numa perspetiva de cidadania proativa e participativa, conduzindo a uma maior eficiência das políticas a adotar no futuro no espaço comunitário. Como resultado deste trabalho, foram apresentadas 200 propostas de recomendações, as quais servirão agora de base de trabalho aos responsáveis de cada delegação para a elaboração do documento final a enviar à Comissão Europeia.Houve ainda tempo para a realização de um jantar multicultural, onde cada delegação participou com alguns produtos regionais de cada país. A delegação portuguesa levou alguns dos embaixadores gastronómicos da nossa região – o vinho do porto e o queijo, gentilmente oferecidos pela Martha’s (Grupo Martha’s) e pelos Laticínios Paiva.

Page 9: Polistécnica

9

Page 10: Polistécnica

10 em FOCO

Politécnico de Viseu

CEN

TRO

NA

CIO

NA

L D

O E

MPR

EEN

DED

OR

ISM

O

Joaquim AmaralGabinete de Comunicação e Relações Públicas - [email protected]

Page 11: Polistécnica

11

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) foi durante a semana de 11 a 14 de setembro o centro nacional do empreendedorismo. Com efeito, o IPV acolheu a “Semana do Empreendedorismo”, no âmbito do 9º Concurso Nacional Poliempreende, Projetos de Vocação Empresarial.O Empreendedorismo é uma aposta inequívoca dos institutos politécnicos portugueses, no intuito maior de incutir nos seus alunos e diplomados o espírito de iniciativa, a vontade de empreender que possa conduzir à criação da própria empresa e gerar postos de trabalho, explorando o caráter eminentemente prático e profissionalizante da sua formação. No intuito de desenvolver e potenciar nos seus alunos o espírito empreendedor, os politécnicos criaram um concurso de projetos de vocação empresarial ao qual deram o nome de Poliempreende, destinado a um universo que compreende mais de 100.000 alunos e 7.000 docentes. Relembre-se que a coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a presente 9ª edição do concurso a cargo do Instituto Politécnico de Viseu.A “Semana do Empreendedorismo” decorreu em Viseu entre os dias 11 e 14 de setembro e contou com a participação de todos os vencedores da fase regional deste concurso em demanda da consagração nacional.Um programa preenchidíssimo e diversificado esperava os participantes.

Page 12: Polistécnica

12

O primeiro dia (11 setembro) foi dedicado à “Rota da Saúde”. Logo após a receção e o almoço, espaço para a conferência alusiva ao termalismo que contou com as comunicações pertinentes e acutilantes dos professores Joaquim Antunes eCristina Barroco, ambos docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, que cativaram o interesse da atenta audiência. Ainda nesta rota, os participantes deslocaram-se de seguida para São Pedro do Sul, para aí visitarem as termas locais. A Martifer, empresa da nossa região sobejamente conhecida à escala internacional e referência incontornável quando se fala em projetos inovadores e empreendedorismo, foi a paragem seguinte nesta viagem pelos caminhos da saúde e do bem-estar. A noite foi preenchida com a parte social do evento, que contou durante o jantar com a animação do grupo de fados “Fado em Si” e do grupo musical “Banda Play”.

Page 13: Polistécnica

13

O dia seguinte foi dedicado à “Rota do Dão”. Pela manhã, e como não podia deixar de ser, os participantes, oriundos de diversos pontos do país, tiveram a oportunidade de se deslumbrar com a visita guiada ao magnífico centro histórico de Viseu. A seguir a este momento, tão do agrado de todos, seguiu-se a visita à majestosa Quinta da Ínsua, na qual os participantes assistiram a uma palestra temática e deleitaram-se com a prova de produtos endógenos. A parte social deste segundo dia tinha reservado um dos seus pontos altos, a “Noite do IPV na Feira de São Mateus”. O Encontro de Tunas, que a organização levou a efeito para celebrar a noite do IPV, teve enorme adesão de todos os participantes no concurso Poliempreende, mas também do público em geral.

Page 14: Polistécnica

Os dias 13 e 14 foram destinados ao concurso nacional em si. As audições e apresentações de todos os projetos vencedores da fase regional para apurar as melhores ideias de empreendedorismo do ano no ensino superior politécnico decorreram nas instalações do IPV, em sessões individuais, sem acesso ao público.O júri, presidido pelo Presidente do IPV, representado pelo vice-presidente, professor José Costa, era ainda constituído pelo Dr. Francisco Banha (Presidente FNABA - Federação Nacional de Associações de Business Angels), Dra. Marta Pinto (Portugal Ventures), Eng.º Paulo Andrez (Presidente EBAN - Associação Europeia de Business Angels), Dr. Pedro Coutinho (Caixa Geral de Depósitos) e Dra. Rita Seabra (IAPMEI), não teve tarefa fácil para selecionar os três melhores projetos nacionais, tendo em consideração a elevada qualidade dos projetos envolvidos no concurso.

RESULTADOS DO CONCURSO NACIONAL:

PROJETO INSTITUIÇÃO

1º Prémio eSwitch Instituto Politécnico de Coimbra

2º Prémio Deifil Instituto Politécnico de Bragança

3º Prémio Cigarret Butts Instituto Politécnico de Viseu

(Ex aequo) Unibox Instituto Politécnico de Lisboa

Menção honrosa Meia Dúzia@Kids Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Menção honrosa Showercare Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

O projeto da equipa que representou o Instituto Politécnico de Viseu foi distinguido com o 3º Prémio. Este projeto de empreendedorismo é constituído por Johnny Reis (Engenheiro do Ambiente) e Alexandra Tavares (Gestora Comercial e da Produção), diplomados pela ESTGV, e Romeu Videira (ex-docente do IPV). Nas palavras do porta-voz da equipa do IPV “os filtros de cigarro são a forma de lixo mais comum do mundo, demoram entre 5 a 7 anos a degradar-se, tornando-se desta forma, num grave problema ambiental. O aumento de fumadores no mundo e o desinvestimento económico nas boas práticas ambientais demonstram a necessidade deste tipo de empresa. Nesse sentido, a ideia de negócio de ‘Cigarret Butts’ consiste na recolha, reciclagem e valorização dos filtros de cigarro. O desenvolvimento de produtos amigos do ambiente, resultante da inovação processo de valorização e a criação de uma empresa verde, são os principais objetivos a que o projeto da equipa do IPV se propõe atingir”.

A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para o próximo dia 12 de outubro na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Mais em informação, em: http://www.poliempreende.pt/

Instituto Politécnico de Viseu alcança relevante 3º Prémio

14

Page 15: Polistécnica

“Investigação no Centro” é o nome do projeto do grupo de trabalho na área de investigação científica da Associação dos Institutos Politécnicos do Centro – Politécnica. Este projeto tem como objetivo estabelecer parcerias na área da investigação científica produzida no ensino politécnico. Nesse sentido, vai decorrer no próximo dia 10 de outubro, no Instituto Politécnico da Guarda, o evento “Matchmaking Research”, com o objetivo de promoção de parcerias em projetos de investigação científica entre os diferentes investigadores pertencentes às instituições que compõem a POLITÉCNICA.O evento incidirá sobre a investigação desenvolvida em cada politécnico que integra esta associação. Em paralelo, existirá um espaço de exposição onde os diferentes projetos científicos propostos estarão expressos em posters, no intuito de poderem ser visualizados por todos os investigadores interessados e conhecer o investigador principal com quem poderão conversar diretamente. Do programa fazem ainda parte sessões paralelas, por temas ou linhas de investigação coincidentes com as definidas para a candidatura a este evento, onde os investigadores, depois de uma breve apresentação dos seus projetos de no máximo 15 minutos, poderão conversar, discutir as questões mais prementes dos projetos associados e onde poderão sugerir contribuições e parcerias a estabelecer para levarem a cabo os projetos mais atrativos. Estas sessões serão moderadas por um investigador.

Linhas de investigaçãoAs candidaturas dos projetos serão nas linhas de investigação definidas com base nas orientações do Programa Europeu Horizon 2020, nomeadamente, entre outras são as seguintes:

o Novas tecnologias, novos materiais e /ou novos processos de produção;o Inovação para o mercado (aplicada diretamente em novos produtos ou serviços);o Vidas mais longas e mais saudáveis;o Alimentação segura, agricultura sustentável, pesquisa marinha e marítima, bio-economia;o Energia segura, limpa e eficiente;o Transportes inteligentes, integrado e ecológicos;o Sociedade, inclusiva, inovadora e segura;o Alterações climatéricas, eficiência de recursos e materiais raros;o Património e Artes.

POLITÉCNICA – Associação dos Institutos Politécnicos do Centro

ÁREA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

15

Page 16: Polistécnica
Page 17: Polistécnica

12 de Outubro de 2012

Aula MagnaInstituto Politécnico de Viseu

11h00 - Reunião do 9º Concurso Poliempreende

14h30 – Receção das entidades

14h40 – Sessão de Boas Vindas

14h50 - Filme 9º Concurso Poliempreende

15h00 - Conferência - “Empreendedorismo”

Dr.ª. Rita Seabra - IAPMEI

Dr. João Cotta - Empreendedor e Presidente da AIRV

15h30 - Entrega dos Prémios Regionais do 9º Concurso

Poliempreende

Entrega dos Prémios Nacionais do 9º Concurso

Poliempreende

16h00 - Momento Musical

16h30 - Encerramento do 9º Concurso Poliempreende

- Passagem do Testemunho ao IPGuarda

17h30 – Dão de Honra

Page 18: Polistécnica
Page 19: Polistécnica
Page 20: Polistécnica

Polistécnica - Informação IPV setembro 2012 Proprietário e Editor Instituto Politécnico de Viseu Av. José Maria Vale de Andrade Campus Politécnico 3504-510 Viseuemail [email protected]. 232480700 Fax. 232480750/232480780Diretor Fernando Sebastião Coordenação Maria de Jesus Fonseca, Joaquim AmaralCorpo Redatorial Joaquim Amaral, Ester Araújo Conceção Gráfica Paulo Medeiros Fotografia João Ferreira, Arquivo IPV, Colaboradores Edição on-line João Rodrigues ISSN 1647-6638

comunicação IPV andamos por aí . . .

www.ipv.pt

A Coordenação de Polistécnica agradece o envio de informação sobre atividades realizadas, eventos a ocorrer, ou outra julgada relevante, bem como comentários e/ou sugestões que visem uma melhor informação institucional.Os conteúdos devem ser enviados para: [email protected]