Portfólio Ufrgs - 2010/1

11
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Nome do aluno: Kathia Seib Pólo: Alvorada Portfólio – Eixo VIII – 2010/1

Transcript of Portfólio Ufrgs - 2010/1

Page 1: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Universidade Federal do Rio Grande do SulPedagogia Anos Iniciais do Ensino FundamentalNome do aluno: Kathia Seib Pólo: AlvoradaPortfólio – Eixo VIII – 2010/1

Page 2: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Tudo começouassim...

AP (Arquiteturas pedagógicas)Colocar em Prática: + os conhecimentos;+ as habilidades;+ aprendizados dos 7 eixos do PEAD.

Proporcionar aos meus alunos:+ educação diferenciada;+ inovadora;+ baseada nas propostas pedagógicas interdisciplinares;+ “incluindo as Tics”

Page 3: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Planejamento

Idéia Chave RS – Quem quiser saber quem sou...

Ferramentas disponíveis: tecnológicas ou não.Estimular: + o interesse;+ motivação durante as descobertas;+ valorizar a auto-estima.

=“elaborando sua identidade cidadã”

Page 4: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Estágio

+ Diferente;+ Estimulante;+ Intenso;+ Repleto de trocas;+ Experiências novas, para mim - para meus alunos.

O TEMA:

+ Diversidade cultural e identidade na formação do povo gaúcho;+ O aluno conhece o ambiente em que vive, sua cultura, costumes;+ Passado-alicerce e Presente com transformador do futuro;+ Compreende a diversificação que o cerca.

Page 5: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Dúvidas

Qual Tics incluir?Qual Tics EU domino?

PÁRA TUDO...Como assim EU domino?

Eu não dominar nada cara pálida...

EUProporcionar o aprendizado Aluno desenvolver autonomia

Page 6: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Certezas

+ Muitas informações;+ Diferente - novo;+ Instruções em inglês.No início do PEAD, um dos meus monstrinhos.

Para meu aluno: uma nova amizade.Integração: Família X Aprendizagens

PBWORKS

Page 7: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Certezas Os indiginas  habitam o brasil a mais de 1500 anos atrás  as tribos que mais habitavam era a guarani , os ges ,   os pampeanos   .Quando  cabral  veio a ao  brasil vio  que a terra era bem grande e foi avisar as pessoas   da terra dele   .     E os Portugueses ,os alemães ,os italianos,   françeses   vieram também para ca . e poriço que agora temos atinias .Se não as pessoas que  a etnia é portuguesa iriam   morar em portugal, os françeses ,na frança, os italianos na italia e no Brasil  ia te so indios. E por isso   que o nosso Brasil é uma salada de frutas.   

Os indígenas  habitam o Brasil a mais de 1500 anos atrás  as tribos que mais habitavam era a guarani, os ges,   os pampianos. Quando Cabral veio ao Brasil viu que a terra era bem grande e foi avisar as pessoas  da terra dele  .   E os Portugueses, os alemães, os italianos,   franceses   vieram também para cá. E   que agora temos  etnias. Se   não as pessoas que   a etnia é Portuguesa iriam  morar em Portugal, os Franceses, na França, os Italianos na Itália e no  Brasil   ia ter só indígenas. E por isso      que o nosso Brasil é uma salada de frutas.       

Page 8: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Descobertas

+ Aprender com meus alunos novas tecnologias-Linux;+ Transpor barrei ras procurando sempre ultrapassar meus limites;+ Assumir minhas dificuldades, minhas vitórias e mostrar meus erros, é minha grande vitória pedagógica e pessoal; + Dificuldades : falta de apoio das famílias em divulgar informações.

Solução? Pesquisa na Web.

“A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém.” (Paulo Freire)

Page 9: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Colcha de retalhos

Page 10: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Aprendizagens

Reconsiderar objetivos Reavaliando necessidades Priorizar relações Construir a liberdade de criação e expressão Responsabilidade no processo ensino- aprendizagem.

Que professora quero ser?

Mudar moldes antigos Explorar recursos tecnológico.

Page 11: Portfólio Ufrgs - 2010/1

Obrigada.

"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram". (Jean Piaget)