Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

5
14/2/2014 Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre http://pt.wikipedia.org/wiki/Pranayama 1/5 Pranayama Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Pranayama é um palavra sânscrita (em sânscrito: ाणायाम, transl.: prāNāyāma) e significa respiratório. Ele é o quarto ramo do Raja Yoga exposto no Yoga Sutras de Patañjali. Prana é a fonte de energia. O prana é substrato universal. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana. Para o Yôga antigo é a expansão da bio-energia no corpo humano através de respiratórios conscientes e estruturados. De forma sistemática Patañjali precede do revestimento externo do ser humano e procede até o mais tênue das sua camadas. Respiração e mente são interdependentes e interpenetrantes. Índice 1 Controle respiratório 2 As principais técnicas do Pranayama 3 Classificação dos Pranayamas 4 Psicologia do pranayama 5 Cautelas 6 Pranayama no mundo 7 O Pranayama e a Gnose Moderna 8 Ver também 9 Referências 10 Ligações externas Controle respiratório O controle da respiração significa cessar os movimentos de entrada e saída do fôlego. A respiração é a representação mais sutil da energia vital dentro do seu corpo. Exatamente como se você conseguisse segurar um pedaço do tempo e o impedisse de se mover - como o tênue dente de uma engrenagem - trazendo, finalmente, a estabilidade. Trata-se de algo sutil como um fio de cabelo. Só então, pelo controle desta força que põe a mente em movimento, é que se pode parar a mente. Pois é o prana que faz a sua mente se mover: se o Prana for interrompido a mente não pode se mover, fazendo emergir o estado de serenidade (Manonasha). Portanto: "deter a movimentação do Prana é Pranayama" ("Path to Blessedness" Sri Swami Chidananda) Existe entre a inspiração e a expiração um ponto de repouso, um momento de completa satisfação respiratória. É neste ponto que o praticante do controle respiratório repousa sua atenção, deixando sua respiração fluir espontaneamente ele tenta engendrar sua mente neste estado de segurança que na verdade é um ponto absoluto, uma espécie de eixo, o qual é circundado pela inspiração e pela expiração. Quando os movimentos de entrada e saída do fôlego cessam estão na verdade em união com este ponto, o momento preciso entre a ânsia e a repulsa do ar, a satisfação completa.

Transcript of Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

Page 1: Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

14/2/2014 Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pranayama 1/5

Pranayama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pranayama é um palavra sânscrita (em sânscrito: �ाणायाम, transl.: prāNāyāma) e significa respiratório. Ele éo quarto ramo do Raja Yoga exposto no Yoga Sutras de Patañjali. Prana é a fonte de energia. O prana ésubstrato universal. Pranayama é o conhecimento e controle do Prana.

Para o Yôga antigo é a expansão da bio-energia no corpo humano através de respiratórios conscientes eestruturados.

De forma sistemática Patañjali precede do revestimento externo do ser humano e procede até o mais tênue dassua camadas. Respiração e mente são interdependentes e interpenetrantes.

Índice

1 Controle respiratório

2 As principais técnicas do Pranayama

3 Classificação dos Pranayamas4 Psicologia do pranayama

5 Cautelas

6 Pranayama no mundo

7 O Pranayama e a Gnose Moderna

8 Ver também9 Referências

10 Ligações externas

Controle respiratório

O controle da respiração significa cessar os movimentos de entrada e saída do fôlego. A respiração é arepresentação mais sutil da energia vital dentro do seu corpo. Exatamente como se você conseguisse segurarum pedaço do tempo e o impedisse de se mover - como o tênue dente de uma engrenagem - trazendo,finalmente, a estabilidade. Trata-se de algo sutil como um fio de cabelo. Só então, pelo controle desta força quepõe a mente em movimento, é que se pode parar a mente. Pois é o prana que faz a sua mente se mover: se oPrana for interrompido a mente não pode se mover, fazendo emergir o estado de serenidade (Manonasha).

Portanto:

"deter a movimentação do Prana é Pranayama" ("Path to Blessedness" Sri Swami Chidananda)

Existe entre a inspiração e a expiração um ponto de repouso, um momento de completa satisfação respiratória.É neste ponto que o praticante do controle respiratório repousa sua atenção, deixando sua respiração fluirespontaneamente ele tenta engendrar sua mente neste estado de segurança que na verdade é um pontoabsoluto, uma espécie de eixo, o qual é circundado pela inspiração e pela expiração. Quando os movimentosde entrada e saída do fôlego cessam estão na verdade em união com este ponto, o momento preciso entre aânsia e a repulsa do ar, a satisfação completa.

Page 2: Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

14/2/2014 Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pranayama 2/5

As principais técnicas do Pranayama

O treino do Pranayama necessita de um profundo embasamento nos asanas e deve ser executado com asupervisão de um guru ou um especialista. O melhor momento para praticar pranayamas é no período damanhã, após o alvorecer - o sol da manhã tem alta concentração de prana. As práticas são diárias e devemdurar pelo menos 15 minutos, com propósito e regularidade: devem ocorrer sempre à mesma hora e posição(sentado sobre um pavimento, um pequeno tapete ou um E.V.A., mantendo as costas eretas). O olhar deveestar focado em um ponto, de forma a manter a mente concentrada e evitar a distração com algum objetoexterno. A uniformidade da respiração fará a mente entrar em um estado de serenidade. O Pranayama nãodeve ser executado por mais de 15 minutos após a prática controlada de asana. Após o término da prática,deve-se permanecer na posição de Savasana por volta de 5 - 10 minutos (praticar imobilidade, deitando-se eentregando o peso do corpo em completo relaxamento), de forma a refrescar a mente e o corpo. Os principaisPranayama são apresentados abaixo:

Ujjayi Pranayama

Bhastrika PranayamaKapalabhati Sama Vritti Pranayama

Visama Vrtti Pranayama

A escolha de um tipo de ritmo de respiração fortalece o sistema respiratório, acalma o sistema nervoso e reduza ansiedade. A mente liberta-se e torna-se apta para a concentração.

Classificação dos Pranayamas

Os pranayama são classificados em agarbha e sagarbha, pelo seu ritmo e pela utilização de bandhas.

Psicologia do pranayama

"Pranayama é um modo de expandir o Sukshma Prana no qual você não tem acesso direto. Prana é umenergia invisível e sutil. Ela é a força vital que preserva o corpo. Ela é o fator que conecta o corpo a mente. Elaé a ligação entre corpo e mente. O corpo e a mente não tem conecções diretas.

Prana não é Svasa. O ar aspirado dentro dos seus pulmões não é prana. Ele é chamado de Svasa Vayu.Svasa-Prasvasa, inalação e exalação, do ar. Mas então, por que ele é regulado pela inspiração e expiração dospulmões que se dá o nome de Pranayama, quando eles não se constituem de prana e apenas de Svasa Vayu?O processo de regular a respiração é chamado de Pranayama, porque ele é o único caminho de conseguir ocontrole do sobre a força vital sutil que existe dentro do prana."

"A Filosofia, Psicologia, e Prática do Yoga"; Sri Swami Chidananda (1984)

"Simultaneamente a prática de Asanas, é um esforço para a regularização do prana. Assim, Asana ePranayama devem ser trabalhados juntos. Há uma intima relação entre a atividade física do corpo e a doPrana. O Prana é a energia que preserva todo o sistema físico e age como um meio entre o corpo e a mente. OPrana age mas não pode pensar. O Prana não é simplesmente respiração. O processo de, inalação e exalaçãoe retenção não formam o prana, mas é um indicador do funcionamento do prana. Nós não podemos ver oprana; ele não é um objeto físico. Mas nós podemos inferir na sua existência pelo processo da respiração. O aré aspirado e expelido por uma ação do prana. Algumas pessoas defendem que existem muitos tipos de prana,outros que existe só um. O prana é uma energia muito singular, mas pode determinar que o mesmo é diversos

Page 3: Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

14/2/2014 Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pranayama 3/5

se observar-se pelo ponto de vista de suas diferentes funções. Quando nos expiramos, o prana opera de umforma especifica. Quando nós inspiramos, o Apana surge. A inspiração afeta a atividade do apana. O centro doprana está no coração, o Apana esta no ânus.

Existe uma terceira classificação de função chamado Samana, a força de uniformalização. Seu centro é noumbigo. Ela digere o alimento para aquecer o corpo e também equilibrar todas as remanescentes funções nosistema. A quarta função do prana é chamada Udana. Seu selo está na garganta. Ele determina a fala, e namorte, ele determina a separação do prana do corpo. A quinta função é chamada de Vyana, uma força quepreserva todo o corpo e mantém a continuidade da circulação do sangue através do sistema.

Esta quinta função do prana é sua principal forma. ele também realiza outras funções como arroto, o abrir efechar das palpebras, causar a fome, bocejar e nutrir o corpo. Quando ele faz estas funções secundárias ele échamado de Naga, Kurma, Krikara, Devadatta e Dhananjaya, respectivamente. A essência do prana é aatividade. é o prana que faz o coração bater, o pulmão funcionar e o estomago secretar sucos. Portanto, desdeque nem a respiração, e nem a atividade do pulmão param até a morte. O Prana nunca dorme da mesma formaque o coração nunca para de bater. O prana pode ser considerado o vigia do corpo."

"The Yoga System"; Swami Krishnananda

Cautelas

Entretanto, as práticas das técnicas de pranayama não são triviais, e Kason (2000) menciona circunstânciasonde as técnicas do pranayama podem perturbar o equilíbrio do corpo. A possibilidade de efeitos adversos douso destas técnicas não deve ser subestimado. Estas cautelas estão também na literatura tradicional Hindu,como ilustrado no seguinte trecho do Yoga Sutras de Patanjali:

"A real conquista do Pranayama está diretamente relacionada com a atividade física e mental do nossa vidadiária. Somente quando o perfeito domínio é conquistado na vida mundana é que nós podemos esperargerenciar a parada da respiração e pulsação do corpo. Este processo é sempre perigoso para iniciantes sem ocontrole da respiração. Tentar o controle da respiração sem ter um controle pela rotina diária e sua reaçãosobre os outros processos existentes no corpo podem causar perigosos desequilíbrios em sua constituição.Qualquer experimento com a respíração resulta na estimulação dos centros de energia no plano eterico.

Quando o corpo físico e emocional não for suficientemente purificado estes desequilíbrios causam tempestadesna atividade emocional do indivíduo. Isto resulta em uma grande tensão nos nervos e no sistema vascular.causando uma parcial ou total ruína do corpo físico pela paralisia, insanidade ou serenidade da mente pode sercausado por tentar iniciar um pranayama com o controle do folego antes de conquistar os controle de suasoutras atividades.

Uma forma prática de exercitar o Pranayama deve ser sempre bem discriminatória, pois o aumento é fácil mas aabstinência e desconfortante para os iniciantes. Existem vários métodos de Puraka, Kumbhaka e Rechakadescritos por diversos professores e prescrita como o nome de 'respiração esotérica'.

Pranayama no mundo

França: A primeira descrição de Prana esta descrita em uma Upanishad, "Prana esta em qualquer ser

vivo e é uma energia" tão "sutil" que a fisiologia ocidental ainda está procurando decifrar os seusmecanismos e como mapeá-la.

Alemanha: "Yama" significa "disciplina" e designa o ajuste as oito uniformidades da consciência pela

Page 4: Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

14/2/2014 Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pranayama 4/5

prática constante. Esta uniformidade pode ser acessada pela concentração continua nos processos darespiração. Auxiliado pelas técnicas de relaxamento. Estas práticas de pranayama se percebe a relação

entre a expiração, inspiração e seu intervalo. Levando uma profunda mudança de estado, etransformando a consciência ao ponto dela ser sensibilizada pelo admirável material que é feita à vida.

Italia: Pranayama (controle do ritmo da respiração) junto com o Pratyahara são dois estágios do yoga

conhecidos como (antaranga sadhana) e ensina a controlar a respiração e a mente da escravidão dosdesejos. A palavra Pranayama é formada por Prana (vida, respiração) e Ayama (controle). Este controle

deve estar nas quatro divisões da respiração: inspiração (puraka) expiração (rechaka) intervalo da

respiração (kumbhaka) e o conjunto dos três (kumbha). Quando o folego é mantido após a inspiração(antara kumbhaka(interna)). Quando o folego é mantido após a expiração (bahya kumbhaka (externa)).

Desde que a meta do Yoga é o controle da mente, o Yogi aprende as técnicas do Pranayama de modo a

dominar a respiração, controlar os sentidos, e permanecer no estado de Pratyahara e predispor-se para

o dhyana (meditação).

O Pranayama e a Gnose Moderna

As correntes filosóficas denominadas gnósticas iniciadas em meados do século XX, apresentam o Pranayamacomo uma das formas de transmutar a energia sexual.

Ver também

Lista de Pranayamas

KosasYoga

Meditação

Referências

Chidananda, Sri Swami (1991) "Path to Blessedness". A DIVINE LIFE SOCIETY PUBLICATION

2nd Ed.: 1991 (3,000 copies) World Wide Web (WWW) Edition : 1999 WWW site:http://www.SivanandaDlshq.org/este site tem política de distribuição grátis de matérias.

Chidananda, Sri Swami (1984) "The Philosophy, Psychology, and Practice of Yoga". A DIVINE LIFE

SOCIETY PUBLICATION 1st Ed.: 1984, 2nd Ed.: 1991 (3000 copies) World Wide Web (WWW)Edition : 1999 WWW site: http://www.SivanandaDlshq.org/ este site tem política de distribuição grátis de

matérias.

Kason, Yvonne (2000) Farther Shores: Exploring How Near-Death, Kundalini and Mystical ExperiencesCan Transform Ordinary Lives. Toronto: HarperCollins Publishers; Revised edition.

Krishnananda, Swami "The Yoga System". The Divine Life Society Sivananda Ashram, Rishikesh, India

Download: http://www.swami-krishnananda.org/yoga_00.html (pdf and zip)

"Yoga Sutras of Patanjali"; Master E.K, Kulapathi Book Trust, Visakhapatanam, Bharat, ISBN 81-

85943-05-2

Ligações externas

Page 5: Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

14/2/2014 Pranayama – Wikipédia, a enciclopédia livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pranayama 5/5

Pranayama por Swami Ramdev Maharaj (http://knowyoga.org/tiki-index.php?page=Pranayama)Guia do Pranayama e da respiração do Yogi (http://www.best-home-remedies.com/blog/?p=17)

Classes de video Online Video sobre Pranayama (http://www.yogayak.com/pranayama.htm)

Site de pesquisa e educação oferecendo instrução sobre pranayama no Hatha e Raja yogi

(http://www.pranayama.org)Pranayama - video & audio online com exercicios respitatórios

(http://www.wailana.com/lifestyle/medstation/ys_pranayama.html)

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pranayama&oldid=37054797"Categorias: Ioga Sutras Palavras ou frases em sânscrito

Esta página foi modificada pela última vez à(s) 23h40min de 5 de outubro de 2013.Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 não

Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso

para mais detalhes.