PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

12
‘SIM’ 300 CASAIS DIZEM “SIM” EM CASAMENTO COMUNITÁRIO BOLETIM DIGITAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO - ANO I - Nº 1 - JUNHO/2015 facebook/prefeituramunicipaldesaogoncalo www.saogoncalo.rj.gov.br FOTOS SANDRO NASCIMENTO

description

Boletim informativo da Prefeitura de São Gonçalo - RJ

Transcript of PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

Page 1: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

‘SIM’

300 CASAIS DIZEM “SIM”EM CASAMENTO COMUNITÁRIO

BOLETIM DIGITAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO - ANO I - Nº 1 - JUNHO/2015

‘SIM’facebook/prefeituramunicipaldesaogoncalo

www.saogoncalo.rj.gov.br

FOTO

S SA

nd

RO

nA

SCIM

En

TO

Page 2: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

Defesa Civil § P. 3P. 2 § eDUCaÇÃO

Três escolas disputam prêmio do TCE

Três escolas da rede pública municipal de São Gonçalo foram selecionadas na pri-

meira fase do Prêmio Melhores Práticas – Versão 2015, promo-vido pela Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), junto com outras sete de mais cinco mu-nicípios. Os trabalhos escolhi-dos abordam ações na área de “Educação, Cultura, Esporte e Lazer no Ensino Fundamental, tema da edição deste ano do

prêmio. As instituições são: Es-cola Municipal Genecy Suhett Lima, no Coelho; Colégio Muni-cipal Castelo Branco, no Boaçu; e o Jardim de Infância Menino Jesus, no Zé Garoto.

A Genecy Suhett Lima con-corre por proporcionar acessi-bilidade para alunos com ne-cessidades especiais. A escola tem uma Sala de Recursos, com material didático, computado-res e jogos voltados para este tipo de estudantes. Além de banheiros adaptados e placas

em braile nas portas das salas. O Jardim de Infância Menino

Jesus, por oferecer atendimen-to ao aluno autista. No local, professores procuram neutra-lizar a questão neurológica do autista, para que ele se sinta integrado aos demais estudan-tes. O estabelecimento tem 16 estudantes com necessidades especiais, em 150 ao todo. É referência no município.

Já o Castelo Branco, pelo programa Educação Bilíngue – Classe Bilíngue. Implantada em agosto do ano passado a classe é esperança de modificação na vida de crianças e jovens sur-dos. Em menos de um ano de funcionamento, o número de alunos triplicou. Hoje, existem 36 distribuídos em três turmas: 1° ano, 2° ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para facilitar o acompanhamento e a comunicação em casa, uma oficina de Libras é oferecida aos pais toda sexta-feira, de 8h às 9h, na própria unidade.

O resultado final será divul-gado a partir de outubro deste ano. As instituições responsá-veis pelos melhores relatos re-ceberão certificado.

A Escola Municipal Genecy Suhett Lima tem material didá-tico voltado a alunos com necessidades especiais

FOTO

GIR

LEY

OLI

VEIR

A

Page 3: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

Defesa Civil § P. 3

Defesa Civil organiza passeio para alunos do bairro Guaxindiba

Os alunos do 3º e 4º ano da Escola Esta-dual Municipalizada Guaxindiba, que fica

no bairro de mesmo nome, em São Gonçalo, aproveitaram o úl-timo dia 9 para curtir a premia-ção da gincana do projeto “De-fesa Civil nas Escolas”. Eles foram presenteados com um passeio na casa de jogos PlayToy, no São Gonçalo Shopping. Promovido pela coordenadoria de Defesa Civil da cidade, através da equipe de Minimização de Desastre, o programa visa transformar as crianças em multiplicado-res da cultura preventiva de acidentes naturais.

O projeto teve duração de cinco semanas em cada unida-de escolar. Dividido em etapas,

os estudantes aprenderam no-ções básicas de prevenção de catástrofes. A atividade é dire-cionada para os alunos do En-sino Fundamental e já formou mais de mil crianças.

“Esse passeio foi um in-centivo para os alunos que se esforçaram no período de aprendizagem do programa. Realizamos um trabalho de conscientização com essas crianças e como prêmio eles ganharam esse dia de lazer e diversão. Sabemos que muitos

deles moram em comunida-des carentes e nunca vieram ao shopping”, garantiu o idea-lizador do projeto e agente da Defesa Civil, Ricardo do Vale.

O estudante do 3º ano, Sa-muel Willians, de oito anos, foi um dos destaques da gin-cana e o que mais se divertiu na casa de jogos. “Eu aprendi muito sobre o trabalho da De-fesa Civil e acabei ganhando esse passeio. Estou muito feliz e me divertindo muito”, decla-rou o aluno.

Alunos da Esco-la Estadual Mu-nicipalizada Guaxindiba fo-ram premiados com passeio à casa de jogos

FOTO

LIO

dIn

Iz

Page 4: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

Novos brinquedos nas praças

P. 4 § PaRQUes e JaRDiNs

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, através da Subsecretaria de

Parques e Jardins, está instalan-do novos brinquedos infantis nas praças de São Gonçalo. Até o momento, 12 já estão pron-tas. Entre os bairros beneficia-dos, Marambaia, Nova Cidade, São Miguel, Gradim, Boa Vista, Jardim Catarina, Colubandê, Engenho do Roçado e Praia das Pedrinhas. No total, 22 praças serão contempladas.

No último dia 9 de junho, foram instalados novos equi-pamentos em duas praças no bairro Marambaia. Elas ficam entre as ruas Joaquim Lavoura e Tibiriçá. Os brinquedos são compostos por escorregador, balanços e gangorras e serão de uso exclusivo e gratuito para crianças. Todos são para uso ao ar livre em espaços reservados para a diversão infantil.

“Estamos atendendo as rei-vindicações dos usuários das áre-as de lazer do município. Nossas crianças merecem um novo espa-ço para brincar”, declarou o secre-tário Francisco Rangel, ressaltan-do que a iniciativa é resultado do

compromisso da atual gestão em preservar os espaços de lazer da população, tornando o ambiente agradável e urbanizado.

A subsecretária de Parques e Jardins, Luciana Abreu, revelou que neste primeiro momento estão sendo executados servi-ços que incluem a manutenção dos canteiros, poda de árvores, pintura de bancos e substituição da iluminação pública.

Doze praças da cidade já contam com brinquedos novos

Banco estão sendo pintados e a iluminação pública substituída

FOTO

S Jú

LIO

dIn

Iz

Page 5: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

FOTO GIRLEY OLIVEIRA

MeiO aMBieNTe § P. 5

Desenvolvimento sus-tentável, poluição (sonora, do ar e visu-al), crise hídrica, cui-

dado com animais peçonhentos e proteção à vida animal estarão entre os assuntos a serem discu-tidos durante o “Mês do Meio Ambiente”, promovido pela Pre-feitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, com uma série de atividades, entre palestras, caminhadas ecológicas e plantio de mudas, que começaram em 1° de junho até o dia 30.

No dia 8 de junho, o secretá-rio de Meio Ambiente, Ricardo Harduim, ministrou uma palestra sobre educação ambiental no Ciep Adalgisa Cabral de Faria, no bairro Barro Vermelho. No en-contro com os alunos do Ensino Médio, ele abordou a importân-cia do reflorestamento das vias do município para a melhoria da qualidade do ar e também orien-tou sobre o plantio de árvores. O grupo plantou uma muda da planta Saboneteira, no pátio ex-terno do colégio, que também ganhou outras três espécies. A atividade fez parte dos eventos relativos ao mês do Meio Am-biente, promovido pela pasta.

Meio Ambienteem pauta

Estudantes plantaram mudas no Ciep Adalgisa

Cabral de Faria, no bairro Barro Vermelho

Page 6: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

O serviço de saúde bucal gonçalense ganhou um reforço na última sexta-feira (29), com a

inauguração de mais um consul-tório odontológico, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marechal Cândido Rondon, no Capote. Com capacidade para atender

entre outros cuidados bucais.“A reorganização da saúde

bucal na atenção básica faz parte da qualificação e ampliação dos serviços oferecidos à população trabalhando de forma preventi-va, que é a maneira menos pre-ocupante de se cuidar da saúde bucal. Ampliamos também os atendimentos da rede especia-lizada como periodontia, assim como atendimento a gestantes, pacientes especiais, emergên-cias e bucomaxilo”, explica o subsecretário de Odontologia, Paulo Alberto Nascimento.

Deyvid Mendes Ornellas, 13 anos, foi ao local acompanhado do avô- já que estava com dor de dente. Durante a consulta, a dentista diagnosticou que a dor era causada por um dente siso, e elogiou a higiene bucal do pa-ciente, que não tem cáries.

A secretaria municipal de Saúde está instalando 60 cadei-ras odontológicas desde 2013. O equipamento faz parte do programa Brasil Sorridente, da Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O pro-jeto visa prevenir e recuperar a saúde bucal dos brasileiros.

A secretária de Administra-ção, Roseli Constantino, repre-sentou o prefeito Neilton Mulim na inauguração.

2.400 famílias, esta é a 50ª uni-dade destinada a atenção básica municipal nos últimos dois anos.

A unidade que tem capacida-de para fazer cerca de 400 con-sultas por mês, realiza atendi-mentos para aplicação de flúor, extração, higienização oral, ras-pagem de tártaro e restauração,

A unidade tem capacidade para fazer cerca de 400 consultas por mês

Inauguração do 50° consultório odontológico

P. 6 § saÚDeFO

TO J

úLI

O d

InIz

Page 7: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

P. 6 § saÚDe

M ais de 400 mil cartões do Sis-tema Único de Saúde (SUS) já

foram confeccionados com as 22 impressoras que a Se-cretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo adquiriu jun-to ao Ministério da Saúde. Os equipamentos estão sendo usados há dois anos e impri-mem etiquetas com os dados dos usuários no cartão de PVC colorido e personaliza-do. Na cidade, cerca de 500

mil usuários estão cadastra-dos no sistema, que contribui para a organização das ações da rede de serviços.

“Quando implantamos o novo sistema no município tínhamos apenas 100 mil usuários cadastrados. De-zenas de pessoas tinham o cartão do SUS que foram fei-tos e não foram cadastrados no sistema nacional, ou seja, eram nulos. No primeiro mês de funcionamento, em julho de 2013, confecciona-mos 45 mil unidades. Nossa

SUS: 400 mil cartões confeccionadosmeta é que to-dos os gonçalen-ses tenham o cartão”, explica o coordenador do programa do cartão SUS, Dyego Moura.

Para realizar o cadastro basta o usuário ir a uma das unidades munido de um do-cumento de identificação com foto (identidade, car-teira de habilitação, cartei-ra de trabalho, passaporte) ou certidão de nascimento/ casamento, comprovante de residência e CPF.

EndErEços para confEcção do cartão:

-Polo Sanitário Hélio Cruz, rua da Concórdia - Alcântara; Polo Sanitário Rio do Ouro, RJ 104; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel - Porto da Pedra; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Rua Cariranha- Jardim Catarina; Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, praça Estephania de Carvalho- Zé Garoto; Pam Alcântara, Rua Alfredo Backer - Alcântara;-Pam Coelho, Rua Candido Reis - Coelho; UBS Jardim Catarina, Rua Albino Imparato- Jardim Catarina; UBS Armando Gueiros, Tenente Siqueira- Pita; USF Vila lage, Rua Lúcio Tomé Feiteira- Vila Lage; USF Zé Garoto, Avenida Feliciano Sodré- Centro; UBS Bocaiuva Cunha, Rua Cruzeiro do Sul- Gradim; UBS Bandeirante, Praça dos Bandeirantes; UBS Robert Koch, Rua Ary Parreiras- Gradim; UBS Irmã Dulce, Avenidade Domingos Damasceno Duarte- Trindade; USF Covanca, Rua Floriano Peixoto; UBS Vista Alegre; UBS Luiz Carlos Prestes, Rua Expedicionária João Franco- Santa Catarina; UBS Alexandre Flem-ing, Rua Capitão Acassio- Porto da Pedra; USF Itauna, rua Ernesto Pires- Itauna; USF Porto do Rosa, Rua Alfredo Bahiense- Porto do Rosa.

Page 8: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

DeseNvOlviMeNTO sOCial § P. 9P. 8 § DeseNvOlviMeNTO sOCial

Uma dentre as 600 pessoas que disseram “sim” na noite do último dia 29 de maio, na cerimônia do Casamento Co-munitário, promovido pela Prefeitura de São Gonçalo,

Felizes para sempre

‘Queremos dian-te dos amigos e da família, eternizar esse

momento”. Esta fala é de Sil-viana de Jesus, de 43 anos.

em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Ela foi uma das primeiras noivas a chegar ao Clube Esportivo Mauá, onde a fes-

Casamento comunitário foi promovido pela

Prefeitura e o Tribunal de Jus-tiça do Estado do

Rio de Janeiro

Page 9: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

DeseNvOlviMeNTO sOCial § P. 9P. 8 § DeseNvOlviMeNTO sOCial

ta foi realizada. A dona de casa, que assim como o seu esposo, é deficiente auditi-va, vive com ele há 20 anos e tem dois filhos. Resumiu o dia em uma frase: “É a reali-zação de um sonho”.

Os casais passaram por vá-rias etapas durante a prepa-ração para a grande festa. Em fevereiro foi realizada a inscri-ção para o casamento, já em abril, por meio de audiência, foi oficializada a conversão de união estável em casamento. No início de maio foram rea-lizados cursos de capacitação profissional e os noivos tam-bém tiveram direito ao dia de beleza, além do ensaio da coreografia apresentada na comemoração.

Ao som da Orquestra Sinfô-nica Municipal, sob regência

do maestro Paulo Guarany, os 300 casais emociona-ram os amigos e fami-liares presentes. A ce-rimônia foi realizada pela juíza da 3ª Vara de Família de São Gonçalo, Márcia Alves Succi

De acordo com o prefeito Neilton Mulim a

emoção desse momento o

torna único e inesquecível. Um novo casamento comunitário será realizado ainda este ano.

“Já conversei com a juíza Márcia Succi e estabelecemos que um novo casamento co-munitário será realizado ain-da esse ano, no mês de no-vembro”, afirmou.

O “Megacasamento”, como foi batizado, foi a escolha de muitos casais que já viviam juntos mas ainda não haviam oficializado a união por dificul-dades financeiras.

FOTO

S SA

nd

RO

nA

SCIM

En

TO

O prefeito Neilton Mulim anunciou outra cerimônia

do casamento comunitário

ainda este ano

Page 10: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

P. 10 § DeseNvOlviMeNTO sOCial MeiO aMBieNTe § P. 11

FOTO GIRLEY OLIVEIRA

1º Seminário do programa Família Acolhedora

A s mães que partici-pam do programa “Família Acolhedo-ra” de São Gonçalo

participaram de um seminário sobre o projeto no último dia 3. O encontro, que foi promo-vido pela secretaria de Desen-volvimento Social, Habitação e Infância e Adolescência, bus-cou explicar todo o processo de acolhimento, os desafios e os depoimentos das famílias. O tema foi “As relações de cui-dado e proteção no serviço de Acolhimento Familiar”.

Na ocasião, o encontro tam-bém serviu para o lançamento oficial da “Rede Acolher”, que consiste em reuniões men-sais de esclarecimento sobre

55 O programa já atendeu 55 crianças desde 2013

o programa. Com o projeto, o município tem a capacidade de acolher 10 crianças. O principal objetivo é a inserção familiar das crianças. Atualmente, em São Gonçalo existem 11 famílias acolhedoras. Destas, cinco estão acolhendo. O programa passou por uma reformulação e já aten-deu 55 crianças desde 2013.

O projeto “Família Acolhe-

dora” trabalha com crianças de zero a seis anos, que pre-cisam de proteção por serem vítimas de abandono, negli-gência ou violência e precisam ficar temporariamente afasta-das da família. E esse acompa-nhamento é feito através de uma equipe multidisciplinar, que busca estimular o desen-volvimento das crianças. As famílias recebem todo o apoio da Prefeitura, inclusive de ali-mentação para as crianças.

Os interessados em partici-par poderão fazer as inscrições na secretaria Municipal de De-senvolvimento Social, Habita-ção, Infância e Adolescência. O órgão fica na Rua Uriscina Var-gas, nº 36, no Mutondo.

Seminário serviu para explicar o processo de acolhimento de crianças

Page 11: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

P. 10 § DeseNvOlviMeNTO sOCial MeiO aMBieNTe § P. 11

O Rio Imboaçu, no bairro Boaçu, em São Gonçalo, está passando por uma

limpeza para retirada do lixo. A equipe da secretaria de Infraes-trutura e Urbanismo trabalha no trecho da Avenida Imboaçu, com máquinas retroescavadei-ras para a despoluição do local.

“Para o sucesso desse traba-lho, precisamos da colaboração da população para evitar o des-pejo irregular de lixo. O rio não pode ser destino final de entu-lhos e detritos dos moradores. Estamos realizando os serviços aqui no Boaçu e assim que for concluído, faremos a limpeza do canal do bairro Maria Rita”,

afirmou o secretário da pasta, Francisco Rangel.

Ainda de acordo com o se-cretário, a desobstrução deveria ser feita pelo Instituto Estadual de Ambiente. Mas, a ação de limpeza cumpre determinação do prefeito da cidade, Neilton Mulim, e tem como objetivo re-duzir o número de ocorrências de alagamentos na cidade oca-sionados pelas enxurradas.

O trabalho de desobstru-ção de galerias e canais já vem sendo executado inten-samente por diversas equipes da secretaria, priorizando os pontos mais críticos onde co-mumente verificam-se inun-dações durante as chuvas.

Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo faz limpeza do Rio Imboaçu

FOTO

GIR

LEY

OLI

VEIR

A

Page 12: PREFEITURA_MUNICIPAL_SÃO GONÇALO_RJ

FOTO

LIO

dIn

Iz

P. 12 § saÚDe

O preconceito dentro da família e na so-ciedade, o descaso do poder público e o

aumento da expectativa de vida foram os temas da palestra “En-velhecimento e Qualidade de Vida”, que faz parte do 4° Gru-po de Trabalho da secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiên-cia de São Gonçalo. O encontro, que aconteceu no último dia 10, no auditório do Centro Cul-tural Prefeito Joaquim Lavoura, o Lavourão, no bairro Estrela do Norte, reuniu mais de 50 pesso-as. A palestra foi ministrada pela

Envelhecimento Saudável no Lavourão

professora da UFF, Regina Célia Pereira da Rosa, que é especia-lista em gerontologia.

“A família se prepara para re-ceber uma criança, mas não um idoso. As diferentes gerações se reúnem apenas para a foto. De-pois, vai cada um para um canto. Não há uma convivência. Além disso, O Estado trata a questão com descaso. Faltam políticas públicas “, afirmou Regina Célia.

A secretária de Políticas Pú-blicas Para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, Tânia Soares Castro, informou que os encontros, bimestrais, co-meçaram no início do ano e a

cada edição o público aumenta. Neles, os idosos apresentam as suas demandas e estas são im-portantes para a elaboração de políticas públicas da Prefeitura.

Maria Antônia Nunes, 70 anos, promove encontro de se-resteiros no Espaço Salvatori e adorou o evento.

“Os idosos sofrem. Nos ônibus a altura dos degraus dos ônibus é grande e di-ficulta para a gente entrar. Dentro da condução os mais jovens não querem dar lugar aos idosos. Não temos cora-gem de pedir para levantar”, relatou Maria Antônia.

Palestra discu-tiu o preconcei-to com os idosos e o aumento na expectativa de vida